sábado, 10 de março de 2012

Quarenta Santos Mártires de Sebasta





 Os 40 Santos Mártires de Sebasta

 Lembramos hoje os Santos Quarenta Mártires que deram tão grande testemunho de fé e coragem que Santo Éfrem disse a seu respeito: “Que desculpa poderemos apresentar ao tribunal de Deus,nós,que,livres de perseguição e torturas, deixamos de amar a Deus e trabalhar na salvação de nossas almas?” 
O martírio dos Santos 40 Mártires de Sebaste é uma rica lição de fé cristã, perseverança, sacrifício e amor. 
A história deste martírio tem início no século 4º, quando os cristãos ainda sofriam perseguição.


 Forty Martyrs of Sebasta 15th century Novgorod Shool Timken Museum of Art San Diego



 Relieftafel 40 Märtyrer von Sebaste Bodemuseum   placa de marfim bizantino VIII century


 Em ano 313 os Imperadores Constantino e Licinio, assinaram o Edito de Milão, que dava a liberdade às religiões para a manifestação pública. Próximo ao ano 320, as tropas romanas se estabeleceram na cidade de Sebaste, na Armênia. Era a famosa 12a Legião Romana a"Fulminante" do imperador Marco Aurélio.
Entre seus soldados estavam 40 cristãos oriundos da Capadócia (atualmente Turquia). 
O general romano Agricola os obrigava a prestar culto aos ídolos, porém estes soldados se negavam.


 
 General romano

 O general romano Agricola os obrigava a prestar culto aos ídolos, porém estes soldados se negavam.Cada general, ou alto magistrado, possuía uma ou mais legiões que lhe eram fiéis e obedeciam antes as suas ordens que as de um comandante geral.





Famosa 12a Legião romana a "Fulminante"

Legião Romana era a divisão fundamental do exército romano. As legiões variavam entre os 4000 e os 8000 homens, dependendo das baixas que eventualmente sofressem nas batalhas. Para além dos soldados, há que contar com os inúmeros servos, escravos e seguidores que as acompanhavam. Durante as suas campanhas na Gália, as legiões de Júlio César eram compostas por não mais de 3000 soldados.Suas duas maiores lições são copiadas, até hoje, pelos exércitos do mundo todo: disciplina e estratégia.
A Legião Romana era a mais conhecida e poderosa das forças de combate que já existiram na fase da terra. É designada como o primeiro exército profissional, organizado e disciplinado do mundo, que revolucionou a arte da guerra! O exército actual é seu discípulo! A Legião Romana existia para defender o império e assegurar a sobrevivência de um povo!


CÓDIGO DE HONRA DO LEGIONÁRIO 
Artigo 1
 Legionário, tu és um voluntário servindo a Roma com honra e lealdade.
Artigo 2
Cada legionário é o teu irmão de arma seja qual for a sua nacionalidade, a sua raça, a sua religião. Tu manifestarás sempre a estreita solidariedade que une os membros de uma mesma família.

Artigo 3
Respeitador das tradições, fiel aos teus chefes, a disciplina e camaradagem são a tua força, o valor e a lealdade tuas virtudes.
Artigo 4
Fiel do seu estado de legionário, tu o mostrarás na tua farda sempre elegante, teu comportamento sempre digno, mas modesto, teu aquartelamento sempre limpo.

Artigo 5
 Soldado de elite, tu treinas com rigor, cuida da tua arma como teu bem mais valioso, cuida permanentemente da tua forma física.
Artigo 6
A missão é sagrada. Tu a executas até o fim, no respeito das leis, dos costumes da guerra, ao perigo da tua vida para proteger teu companheiro, o estandarte e o Império.

Artigo 7
No combate, tu agis sem paixão e sem ódio, tu respeitas os inimigos vencidos,
nunca abandonas nem os teus mortos, nem os teus feridos, nem as tuas armas.

Artigo8
Na vida e na morte, jamais serás esquecido. Quem entra na Legião é eterno, teus feitos e virtudes, servem de lição e orgulho aos que vem depois de ti, onde os teus feitos são obras feitas para melhorar a boa conduta e um melhor legionário na nova geração!! Jamais serão esquecidos!






 Entre os soldados que moravam naquela cidade, uns quarenta estranharam a ordem. Decidiram entre eles não esconder a verdade, mas antes apresentar uma carta coletiva, que por boa sorte, foi-nos guardada como verdadeira relíquia, pois nos transmitiu os nomes de quarenta soldados. 

Eles declaravam-se felizes, se tivessem de padecer qualquer coisa: “Até o presente combatemos e vencemos a serviço dum senhor mortal como nós; agora queremos lutar e vencer sob a bandeira de Cristo, que é o Deus verdadeiro, a quem devemos obediência e adoração”. 
Seguem ao texto as quarenta assinaturas.
Viviano, Cândido, Leôncio, Cláudio, Nicolau, Lisiníaco, Teófilo, Quirão, Donulo, Dominicano, Eunóico, Sisínio, Heráclito, Alexandre, João, Anastásio, Valente, Heliano, Ecdício, Euvico, Acácio, Hélio, Teódulo, Cirilo, Flávio, Severiano, Valério, Cuidão, Prisco, Sacerdão, Etíquio, Êutiques, Esmaragdo, Filotiman, Aécio, Xantete, Angias, Hesíquio, Caio e Gorgônio. 


 
Todos na  flor da sua idade, graciosos, valentes e robustos.

 Foram então encarcerados e levados como prisioneiros a um lado da cidade de Sebaste. Era inverno e entardecia. Tiraram suas roupas e os puseram sobre o gelo que cobria o lago. O frio imobilizou suas articulações e começaram a  congelar. Na margem do lago havia uma pequena fogueira e só poderia ir até ela para se aquecer quem renunciasse sua fé em Cristo. Durante toda a noite os soldados cristãos suportaram com coragem o frio intenso, consolando-se mutuamente e glorificando a Deus com Salmos e hinos.



 
 Lago Sevan na Armênia  Սևանա լիճ
Lago Sevan, aninhado-se no planalto armênio, é o segundo maior
lago do mundo em relação à sua altitude, a 1.900 metros (6.234 pés) acima do nível do mar.





  Os 40 Santos Mártires de Sebasta


 O governador, muito ofendido com a  coragem deles, e com a liberdade de expressão com a qual se aproximaram dele, inventou um tipo extraordinário de morte, que, por ser lento e grave,  esperava que abalaria suas constâncias. O frio na Armênia é muito forte, especialmente em março, e no final do inverno, quando o vento vem de norte, como era então, sendo também nessa altura uma geada severa. Sob as muralhas da cidade, havia uma lagoa, que estava congelada  que se podia  andar em cima com segurança. O juiz ordenou que os santos fossem expostos completamente nus no gelo e para tentá-los  mais  a renunciar à sua fé, um banho quente foi preparado a uma pequena distância do lago congelado, para qualquer um deles pudesse sair ao encontro do aquecimento.
 Os mártires, ao ouvir sua sentença, correram alegremente para o local, e sem esperar a ser mandados, despiram-se, encorajando um ao outro, do mesmo modo como é usual entre os soldados em expedições militares em dificuldades e perigos, dizendo que uma noite ruim iria comprar-lhes uma eternidade feliz.





 Não foi só horrendo o martírio porque doloroso, como também pela duração. Estava-se no frio invernal e Sebaste aparecia coberta de gelo. Os coitados foram despidos e assim deixados a tremer. A mais, foi preparado, a alguns metros de distância, abrigo aquecido. Bastava um sinal, que se negava a Cristo e de imediato recebia-se todo alívio que merece um amigo do imperador. 

Mas ao contrário os mártires animavam-se, rezando: “Somos quarenta, Jesus; mas escolhemos morrer de frio, em honra do quarenta dias de jejum, do nosso Senhor e Deus”.

 Mas embora não seja fácil formar uma idéia  da dor amarga que devem ter sofrido, do número total apenas um teve a infelicidade  e perdendo a coragem, saiu da lagoa para buscar o alívio preparado em prontidão para os que estavam dispostos a renunciar à sua fé, mas como o diabo geralmente engana seus adoradores, o apóstata, tão logo entrou na água quente,  ele expirou. 
 O seu lugar e seu número quarenta foi milagrosamente preenchido. Uma sentinela estava se aquecendo perto da casa de banho e  observando se algum dos mártires estava inclinado a desistir. Enquanto ele estava observando, ele teve uma visão de espíritos bem-aventurados descendo do céu sobre os mártires. 
 O guarda, que estava  sendo golpeado com a visão celestial  foi convertido  por um movimento particular do Espírito Santo, jogou fora as suas vestes, e se colocou em seu lugar entre os 39 mártires.





 De manhã, o juiz ordenou que tanto os que foram mortos de frio, como aqueles que ainda estavam vivos, fossem colocados sobre carruagens, e lançados no fogo. Quanto ao resto foram atirados em um vagão para serem levados para a pilha; o mais novo deles (a quem os atos chamam Melito) foi encontrado vivo, e os carrascos, esperando que ele iria mudar a sua decisão quando voltar a si, foi deixado para trás. Sua mãe, uma mulher de condição média,  uma viúva, mas rica em fé e digna de ter um filho mártir, observando esta falsa compaixão, repreendeu os carrascos, e quando ela veio até seu filho, a quem ela encontrou bastante congelado, ele olhou para ela com olhos lânguidos, e fez um pequeno sinal com a mão fraca para confortá-la. Ela exortou-o a perseverar até o fim, e, fortalecida pelo Espírito Santo, o levantou, e pôs-lo com suas próprias mãos no vagão com o resto dos mártires, não só sem derramar uma lágrima, mas com um semblante cheio de alegria, dizendo corajosamente: "Vai, vai, filho, vá até o fim desta jornada feliz com os teus companheiros, para que tu não sejas o último dos que hão de apresentar-se perante Deus."




De acordo com registros deste martírio, os nomes dos quarenta soldados eram: 

Viviano, Cândido, Leôncio, Cláudio, Nicolau, Lisiníaco, Teófilo, Quirão, Donulo, Dominicano, Eunóico, Sisínio, Heráclito, Alexandre, João, Anastásio, Valente, Heliano, Ecdício, Euvico, Acácio, Hélio, Teódulo, Cirilo, Flávio, Severiano, Valério, Cuidão, Prisco, Sacerdão, Etíquio, Êutiques, Esmaragdo, Filotiman, Aécio, Xantete, Angias, Hesíquio, Caio e Gorgônio. 


Simbolo dos Mártires



 Igreja dos 40 Santos Mártires de Sebasta na Macedônia



Yerevan Armênia


mosteiro Khor Virap e monte Ararat



Mt. Ararat, the traditional resting place of Noah’s Ark, is located in eastern Turkey near the Armenian and Iranian borders. The summit of Mt. Ararat is 5,165 meters (16,946 feet) above sea level. Ararat is a dormant volcano and its last eruption was on June 2, 1840. At present the upper third of the mountain is covered with snow and ice throughout the year. The Turkish name for Mt Ararat is Agri Dagi (which means mountain of pain). http://sacredsites.com/europe/armenia/sacred_sites_of_armenia.html



The Pilgrim in Church of Khor Virap

No sétimo século foi erigido o  mosteiro Khor Virap na sombra do Monte Ararat, o pico em que Arca de Noé atracou após o dilúvio.


 Yerevan  Armênia




Yerevan  Os invernos são muito frios com muita neve, com temperaturas variando entre -10 e -5 º C no verão as temperaturas são altas de até 45C


 Armênia tem uma população de 3.238.000 e
  uma diáspora relativamente grande e preocupante, ameaçando a existência da nação (8 milhões segundo algumas estimativas)





 Situa-se no sul do Cáucaso, nas nascentes do rio Tigre e e do Eufrates.  nas montanhas bíblicas de Ararat, sobre a qual Arca de Noé atracou depois do dilúvio.Recentes estudos arqueológicos tem encontrado na Armênia um sapato do mundo antigo, couro, e produtora de vinho datada de cerca de 4000 aC. Isso aponta para uma civilização avançada no início da Idade do Bronze.

A civilização arménia conta com mais de 5.000 anos.




 Holy Trinity Church Sebasta Yerevan


 
Cristianismo se espalhou pelo país desde ano 40 dC. Rei Tiridates III (AD 238? 314) declarou o cristianismo a religião do Estado no ano 301,  tornando-se assim  o primeiro estado oficialmente cristão do mundo, isto dez anos antes do Império Romano conceder uma tolerância ao cristianismo oficial sob Galério, e 36 anos antes de Constantino, o Grande, for batizado.



 paisagens da Armênia



 A civilização arménia conta com mais de 5.000 anos.



Inscrição lapidar grande cuneiforme encontrado em Yerevan estabelecido que a moderna capital da Armênia foi fundada no verão de 782 aC pelo rei Argishti I. Yerevan é a Cidade mais antiga do mundo com a data documentada exata de sua fundação.



Atualmente a Yerevan - capital da Arménia tem 25 cidades irmãs entre elas São Paulo Brasil.



 mosteiro Tatev  9-13 century


 
Papa Clemente VI deu uma permissão aos padres armênios que haviam retornado à Igreja Católica para administrar os sacramentos entre os cismáticos, não como aprovação do cisma, - isso é dito - mas para trazê-los de volta à obediência à verdadeira Igreja.



Igreja Apostólica Armênia - Chefe Espiritual Karekin II



Visita a  São Paulo Catedral Armênia São Jorge da 
Sua Santidade Karekin II, I Patriarca Supremo e Catholicós de todos os Armênios, chefe espiritual da nação Armênia e o sucessor de São Gregório, o “Iluminador”, fundador da Igreja Apostólica Armênia,
- são 8 milhões de armênios fiéis em diáspora pelo mundo


A Armênia foi a primeira nação a adotar o cristianismo como religião do Estado, um evento tradicionalmente datado de 301 dC.
A religião predominante na Armênia é o cristianismo. As raízes da Igreja  Armênia apontam para século 1. 
Segundo a tradição, a Igreja da Armênia foi fundada por dois apóstolos de Jesus: Tadeu e Bartolomeu que pregavam cristianismo na Armênia entre os anos 40-60 dC.
Devido a estes dois apóstolos fundadores, o nome oficial da Igreja é Igreja Apostólica  Armênia.
São Bartolomeu,missionário na Armênia foi martirizado de forma brutal na cidade Albanópolis - Arménia.
 Ele teve sua pele arrancada enquanto ainda vivo.  


  Martyrdom of St.Bartholomew Jusepe de  Ribera  1630     Prado



 Gerard David  Esfolamento de São Bartolomeu

 Martyrdom of St.Bartholomew Stephan Lochner 1450-1500 Pinacoteca Vaticano


 Martyrdom of St.Bartholomew


Apostolo Bartolomeu  Matteo di Giovanni Budapest




 Michelangelo Buonarroti São Bartholomeu com sua Pele Esfolada  Juízo Final detail  1536-41 
  Capela Sistina Vaticano





San Bartolomeo Scorticato Duomo di Milano Marco d'Agrate 1562


São Bartholomew  Rembrandt van Rijn 1657 Timken Museum of Arts San Diego


Saint Bartholomew Le Gros Pierre the Younger 1718



Mais de 93% de cristãos arménios pertencem à Igreja Apostólica Armênia, uma forma de Oriental (Non-Calcedônia) Ortodoxia, que é igreja muito ritualística, conservadora, aproximadamente comparável às igrejas copta e síria. Igreja Apostólica Armênia está em comunhão apenas com um grupo das igrejas dentro da Ortodoxia Oriental.
Outras denominações religiosas na Armênia são os batistas   e presbiterianos.



 

Católicos também existem na Armênia, tanto rito Latino e católicos mequitarista. Os Mechitarists (Também escrito "Mekhitarists" armênio: Մխիթարեան), são uma congregação de monges beneditinos de Igreja Armênia católica fundada em 1712 por Mekhitar de Sebaste.




 

A Armênia tornou o Catolicismo, religião oficial antes mesmo de Roma, sendo a nação católica mais antiga que nós temos. A Igreja Católica Apostólica Armênia tem autonomia sobre o Vaticano e mantém seu próprio "papa", atualmente, o chamado Karekin II, que visitou o Brasil entre 4 e 10 de maio de 2004, numa visita histórica para a comunidade Armênio-Brasileira e para todos os católicos. O Karekin II é O Patriarca Supremo e Catholicós de Todos os Armênios é o chefe espiritual da nação e o sucessor de São Gregório, o Iluminador, fundador da Igreja Apostólica Armênia.

Religião da Armênia:
  1. Cristianismo 98 %
  2. Outros 2 %




 
A Galeria Nacional de Arte de Yerevan possui mais de 16.000 obras que remontam à Idade Média. Abriga pinturas de muitos mestres europeus.




Armênios têm o seu próprio alfabeto distintivo e da linguagem. O alfabeto foi inventado em 405 dC por São Mesrob Mashtots e é composto por trinta e oito cartas, duas das quais foram adicionadas durante o período Ciliciano.A taxa de alfabetização é 100% e ensino secundário é obrigatório.
 Հայաստան

 Dez Mil Martires de Monte Ararat Albrecht Durer

Martires do Monte Ararat  ilustr. Liturgia das Horas 1503-08


The ten thousand martyrs of Mount Ararat were, according to a medieval legend, Roman soldiers who, led by Saint Acacius, converted to Christianity and were crucified on Mount Ararat in Armenia by order of the Roman emperor. The story is attributed to the ninth century scholar Anastasius Bibliothecarius.(Wikipedia)



Dez Mil Martires de Monte Ararat  Vittore  Carpaccio 1515 Accademia  Venice

Despite its questionable veracity, the event was extremely popular in Renaissance art, as seen for example in the painting 10,000 martyrs of Mount Ararat by the Venetian artist Vittore Carpaccio, or in the Martyrdom of the Ten Thousand by the German artist Albrecht Dürer.




Cruz da Arménia de Echmiadzin 1543


Santo Expedito


Expedito, era chefe da 12a Legião romana, então estabelecida em Melitene, sede de uma das províncias romanas da Armênia. Ocupava esse alto posto porque o imperador Diocleciano tinha-se mostrado, no começo de seu reinado, favorável aos cristãos, confiando-lhes postos importantes na administração e no exército.
Essa legião era conhecida como a "Fulminante", nome que lhe havia sido dado em memória de uma façanha que se tornou célebre. Foi sob Marco Aurélio, durante a campanha da Alemanha
. Expedito o chefe da 12a Legião romana, foi martirizado com seus companheiros em Melitene Arménia, no dia 19 de abril de 303, sob as ordens do imperador Diocleciano.Portanto 17 anos antes do martírio dos 40 Santos Mártires


SÃO BRÁS, BISPO E MÁRTIR.(+ Sebaste, Armênia, 316)

São Brás nasceu na Armênia, foi médico e depois bispo de Sebaste, onde sofreu o martírio por não sacrificar aos deuses pagãos. Também sabemos que, apesar de aqueles anos marcarem os finais das grandes perseguições aos cristãos, muitos ainda torturados e mortos na mão dos poderosos pagãos. Brás abandonou o bispado e se protegeu na caverna de uma montanha isolada e mesmo assim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.
 Muitas tradições envolvem seus prodígios, graças e seu suplício. Segundo elas, fama de sua santidade rodou o mundo ainda enquanto vivia e sua morte foi impressionante. O bispo Brás teria sido terrivelmente flagelado e torturado, sendo por fim pendurado em um andaime para morrer. Como isso não acontecia, primeiro lhe descarnaram os ossos com pentes de ferro. Depois tentaram afogá-lo duas vezes e, frustrados, o degolaram para ter certeza de sua morte. 




  O corpo do santo mártir ficou guardado na sua catedral de Sebaste da Armênia, mas no ano 732 uma parte de suas relíquias foram embarcadas por alguns cristãos armênios que seguiam para Roma. Nessa ocasião uma repentina tempestade interrompe a viagem na altura da cidade de Maratea, em Potenza; e alí os fieis acolhem as relíquias do santo numa pequena igreja, que depois se tornaria sua atual basílica e a localidade receberia o nome de Monte São Brás.
Ultimamente, em 1983 no local da igrejinha inicial foi erguida uma estátua de São Brás, com a altura de vinte e um metros.




Diogo Teixeira Flagelação de São Brás 1858 Portugal






Monte Ararat, que foi historicamente parte da Armênia, é a montanha mais alta na região. Agora localizado na Turquia, mas claramente visível na Armênia, é considerado pelos armênios como um símbolo de sua terra. Devido a isso, a montanha está hoje presente sobre o emblema nacional Armenio. 


Mt. Ararat, the traditional resting place of Noah’s Ark, is located in eastern Turkey near the Armenian and Iranian borders. The summit of Mt. Ararat is 5,165 meters (16,946 feet) above sea level. Ararat is a dormant volcano and its last eruption was on June 2, 1840. At present the upper third of the mountain is covered with snow and ice throughout the year. The Turkish name for Mt Ararat is Agri Dagi (which means mountain of pain). 
http://sacredsites.com/europe/armenia/sacred_sites_of_armenia.html




'The Deluge', Francis Danby, 1840
 
A fúria avassaladora da tempestade leva humanidade infeliz longe da rocha à qual se queria agarrar. A Terra e o céu estão cheios de água. Danby  é especialista em pinturas com temas épicos -e esta é típica. Água domina a paisagem, e os seres humanos são diminuídos por isso. No fundo, sob um único feixe de luar, é a arca; e é única coisa que parece calma. O redemoinho das águas, arrasta animais e pessoas quando tentam desesperadamente agarrar-se ao pico da montanha.


The Flood  Antonio Carracci 1617-1618 Louvre Paris


The Flood Michelangelo Buonarroti 1508-1511 Sistine Chapel Vaticano



Dilúvio Arca de Noé  Hans Baldung Grien  1516



Noé na Arca Aegidius of Roya Compendium Historiae Universalis Manuscrito Den Haag, MMW




Arca de Noé no Monte Ararat


Simon de Myle  The Arc of Noah on Mount Ararat 1570


Master of Munich Golden Legend the Animals leave the Ark 1415-1430 London



'The Subsiding of the Waters of the Deluge', Thomas Cole, 1829


O dilúvio cessou, as águas baixam, e uma nova aurora se abre para a Terra. A qualidade mais surpreendente desta pintura é a claridade da luz. É como se o mundo inteiro tivesse sido lavado de todas as manchas, e agora está pronto para um novo amanhecer. Certamente destroços estão visíveis na pintura e a terra ainda está inundada com a água do dilúvio vazante, mas a luz que vem de algum ponto à direita do quadro parece anunciar o novo mundo que Deus está oferecendo ao Noé. Cole parece sugerir que esta é a cena que avistou Noé quando abriu a porta da arca.



'The Sacrifice of Noah'Jacopo Bassano, circa 1574


O chão está repleto de destroços, mas Noé e sua família estão construindo um altar a Deus em agradecimento por sua passagem segura através do desastre do Dilúvio. Os destroços causados ​​pelas enchentes são por demais evidentes na pintura de Bassano. Ele se concentra na tarefa que Noé e sua família enfrentam: a reconstrução de uma casa e começar tudo de novo. O chão está repleto de suas posses, e os homens já definiram uma tentativa de construir um abrigo. As mulheres fazem o que as mulheres sempre fazem em qualquer situação: uma refeição. Apenas os animais têm olhar perplexo e aturdido. No fundo Noé oferece a Deus um agradecimento pela libertação de sua família.



 'Noah's Altar', Antonio Carracci

As chamas do altar sacrificial se levantam, de modo que "o Senhor cheirou o odor agradável". Noé e sua família estão dando  graças a Deus, que promete nunca novamente destruir a terra com água. Observe a arca a direita da pintura, atrás de Noé. Ela está no cume do Monte Ararat. Observe também que a maioria dos membros da família tem suas costas voltadas para ele, e estão se concentrando no altar em ação de graças. Devem afastar-se do passado e concentrar-se no futuro, e na adoração do Deus que os salvou.

 Noé ofertando e sacrificando Noah's SacrificMichelangelo Buonarroti 1508-12 Capela Sistina Vaticano


Noah and the Arc Rainbow Mosaic Italy artist San Marco Venice 1250



 Noah's Sacrifice



 Noah's Sacrifice


Dilúvio e Noé  Charles Willson Peale  Pennsylvania Academy of Fine Arts USA


Noah's Sacrifice




Damasqueiro " prunus armeniaca" sua madeira perfumada e dura serve bem para confecção da flauta típica duduk.







Os armênios dizem que a receberam de presente de Deus e ouvindo o som dela, quente e denso que consegue vibrar as cordas da nossa alma, quase não duvidamos.
Eu também não duvido que nosso muito corajoso e de fé inquebrantável  patriarca Noé já tocava esta flauta enquanto navegava com arca.


É um som único,incomparável e  inigualável!
O som de duduk é mágico, quem o ouviu nunca o consegue esquecer.




Aos   Quarenta Santos Mártires de Sebasta:




duduk Դուդուկ


e também  às vítimas do Genocídio Armênio

Genocídio Armênio

A "limpeza étnica" realizada pelos turcos maometanos provocou holocausto armênio  com extermínio de 1.500 000 de armênios nos anos 1915 até 1918. A Armênia Ocidental foi devastada e despovoada, e o povo armênio perdeu inúmeras riquezas e tesouros culturais de valor incalculável.











Referências:
De Homilia de São Basílio no seu festival, Hom. 20, t. 1, p. 453, e três discursos de São Gregório de Nissa, t. 2, p. 203, t. 3, pp 499, 504, seguido por Santo Efrém. ed. Profético. Gr. e Lat. t. 2, p. 341. São Gaudêncio, São Crisóstomo, citado por Fócio. Ver Tillemont, t. 5, p. 518. Ruinart, p. 523. Ceillier, t. 4, 162 Jos Assemani em Cal. Univ. ad 11 Martii, t. 6, p. 172.

http://www.ewtn.com/library/MARY/40MAR.htm