sexta-feira, 30 de março de 2012

ÚLTIMA CEIA -The Last Supper of Christ



 Marcos 14,12
No primeiro dia dos Ázimos, em que se imolava a Páscoa, perguntaram-lhe os discípulos: Onde queres que preparemos a refeição da Páscoa?Ele enviou dois dos seus discípulos, dizendo: Ide à cidade, e sair-vos-á ao encontro um homem, carregando um cântaro de água.Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: O Mestre pergunta: Onde está a sala em que devo comer a Páscoa com os meus discípulos?E ele vos mostrará uma grande sala no andar superior, mobiliada e pronta. Fazei ali os preparativos.Partiram os discípulos para a cidade e acharam tudo como Jesus lhes havia dito, e prepararam a Páscoa. Chegando a tarde, dirigiu-se ele para lá com os Doze. E enquanto estavam sentados à mesa e comiam, Jesus disse: Em verdade vos digo: um de vós que come comigo me há de entregar. Começaram a entristecer-se e a perguntar-lhe, um após outro: Porventura sou eu? Respondeu-lhes ele: É um dos Doze, que se serve comigo do mesmo prato. O Filho do homem vai segundo o que dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem for traído! Melhor lhe seria que nunca tivesse nascido...

A "Última Ceia" é um dos eventos mais importantes que, segundo a tradição, aconteceu no andar superior do edifício onde está localizado o túmulo de David.


No segundo andar, é a entrada para o salão Última Ceia a partir da varanda.


Na Quinta-Feira de Endoenças, Cristo ceou com seus apóstolos, seguindo a tradição judaica do Sêder de Pessach, já que segundo esta deveria cear-se um cordeiro puro; com o seu sangue, deveria ser marcada a porta em sinal de purificação; caso contrário, o anjo exterminador entraria na casa e mataria o primogênito dessa família (décima praga), segundo o relatado no livro do Êxodo.


Outro ponto de vista do lugar Santo  onde os peregrinos são muito animados - eles dançam, cantam e rezam.




Jacopo Tintoretto 1518 - 1594
Christ washing the Feet of the Disciples
1548-1549
Oil on canvas
210 cm x 533 cm
Museo Nacional del Prado, Madrid



Tintoreto The Last Supper(detail)



O Lava-pés
 


"Antes do dia da festa da Páscoa, sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora, hora  de passar deste mundo ao Pai, tendo amado aos seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.




Christ  Washing the  Feet of Disciples  Paolo Veroness 1580 Národní Galerie Prague

 

Começada a ceia, tendo já o demônio posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, a determinação de  entregar Jesus e  sabendo que o Pai tinha posto em suas mãos todas as coisas, que saíra de Deus e ia para Deus,Jesus  levantou-se da ceia, depôs o manto, e apegando uma toalha cingiu-se com ela." (Jo 13,1-4). Depois colocou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido"(Jo 13, 4-5)




Giovanni Agostino da Lodi (1495 – 1525)A Lavagem dos Pés (1520)Gallerie dell’Accademia, Veneza, Itália





Lava Pés Ducio di Buoninsegna

"Ele chegou junto a Pedro e este disse "Senhor, vais lavar os meus pés? E Jesus respondeu: "Tu não sabes o que estou fazendo, depois irás compreender." Pedro então respondeu: "Jamais lavarás os meus pés." Jesus respondeu "se eu não os lavar não terás parte comigo" (Jo 13,6-9).



Ford Madox Brown (1821‑1893) 
Jesus Washing Peter's Feet 
1852-6 
Oil paint on canvas 
1168 x 1333 mm 
Tate Britain, London



"Simão Pedro disse:"Senhor, lava não somente meus pés mas também minhas mãos e minha cabeça!" . Jesus respondeu:  "Aquele que se lavou não tem necessidade de lavar senão os pés, pois todo ele está limpo. Vós estais limpos, mas não todos. Porque Ele sabia qual era o que ia traí-lo, por isso ele disse: Não estais todos limpos" (Jo 13,10-11).



 Pietro Lorenzetti  A Lavagem dos pés (1320) Basilica di San Francesco di Assisi, Assis, Itália

Pietro Lorenzetti (1280 – 1348, Siena) foi um pintor italiano da escola Sienesa. Ele trabalhou aproximadamente de 1306 até 1347. Foi influenciado por Giovanni Pisano, Giotto, e trabalhou com Simone Martini em Assis. Ele e seu irmão também pintor, Ambrogio Lorenzetti, ajudaram a introduzir o naturalismo na arte de Siena.




ortodox icon

"Depois que lhes lavou os pés e que tomou seu manto, tendo retornado à mesa, disse-lhes: compreendeis o que fiz? Vós chamais-me Mestre e Senhor e dizeis bem, porque o sou. Se eu, pois Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros."




A nossa compaixão e piedade lavam os pés de Jesus.



Lava Pés  Giotto di Bondone detail 1300

 Giotto di Bondone O Lava-Pés
 Cappella degli Strovegni (Capela Arena), Pádua, Itália
Giotto (1266 -1337) foi um pintor e arquiteto italiano. Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo (Cimabue). Ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época e é considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista. Giotto é o elo entre o renascimento, a pintura medieval e a bizantina.


 Lava Pés  Giotto di Bondone detail

O Rito de Lava-pés

O lava-pés era muito usado no tempo de Jesus e até mesmo antes do seu nascimento. Era um trabalho humilde, feito por escravos, que consistia em lavar os pés dos patrões da casa e de daqueles que chegavam de viagem. Não raro, esse trabalho era considerado humilhante a ponto de ser designado como castigo a algumas pessoas que cometiam algum delito legal.


Lava Pés   Giovane Palma  1591-92   Venice
  
Jesus, ao realizar este gesto, coloca-se como escravo, o que fez Pedro reagir diante de Jesus não querendo admitir, de modo algum, que o Mestre se rebaixasse como escravo diante dele. Olhando o conceito que as pessoas, do tempo de Jesus, tinham desse gesto do lava-pés, compreendemos o alcance e o significado do gesto de Jesus.

O antigo nome do rito do lava-pés era "mandatum", tirada da palavra inicial da antífona que acompanhava o rito, cantada em latim: "mandatum novum do vobis..." ("Dou-vos um novo mandamento), quase que como decorrência do gesto que Jesus acabara de realizar.


Christ Washing the  Apostles Feets Dirck van Babures 1616 Staad.Museen Berlim

O rito do lava-pés, na liturgia, é conhecido desde a mais remota antiguidade e foi pratica por Papas, bispos e sacerdotes de todas as épocas. Também imperadores e reis praticaram o lava-pés como sinal de serviço aos seus súbditos. Os monges, que recebiam peregrinos em seus mosteiros, acolhiam-lhes com ósculo da paz e lavando-lhes os pés, para demonstrar que estavam a serviço do hóspede. Desde o século IV conhece-se o rito do lava-pés no Ocidente, com excepção de Roma.


Lava Pés   Arte copta Etiopia África

O 17º Concílio de Toledo, na Espanha, no ano de 694, prescreveu que o lava-pés deveria ser realizado em todas as igrejas do mundo inteiro, na quinta-feira santa para imitar o gesto de Jesus. Para aqueles padres que se recusavam realizar o rito havia severas penas eclesiásticas. Contudo, o rito estava reservado para as catedrais e basílicas e, mais tarde é que foi permitido ser realizado em todas as igrejas.
O bispo ou padre que lava os pés de algumas pessoas da comunidade está imitando Jesus no gesto, mas não como teatro; ao contrário, como compromisso de estar ao serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus. Não há necessidade, pois, que as pessoas venham vestidos de apóstolos, mesmo porque, o missal não determina quantas pessoas deverão ter os pés lavados ao dizer: "viri selecti deducuntur..." ("os homens escolhidos são levados...").


orthodox icon

"Porque eu dei-vos o exemplo, para que, como eu vos fiz assim façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo. O servo não é maior que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Se compreendeis estas coisas, bem-aventurados sereis se as praticardes."(Jo 13,12-17)




Lava Pés  Giovanni da Bologna  1500
A nossa compaixão e piedade lavam os pés de Jesus.

Le Lavement des Pieds  Eglise de la Madeleine  Strasbourg XVe

The Gospel Book of Oto III ilumination bayerische staatsbibliothek Munich


Meister des Hausbuche  Lava Pés



A Última Ceia

The Last Supper   Lorenzo Monaco 1494-95  Staatiche Museen Berlin


The Last Supper  Master of The Housebook  1475-80  Berlin


Last Supper Ghirlandaio



” A Última Ceia”, foi pintada em 1828 e é da autoria de Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde,que foi um importante pintor do barroco mineiro, além de dourador, entalhador e professor. Esta tela foi a sua única obra de cavalete e encontra-se no Colégio Caraça.É a visão do pintor sobre como terá sido a última refeição de Jesus com os seus Apóstolos, a quem num gesto de humildade lavou os pés quando se sentaram à mesa, o que é indicado pela bacia de barro com um pano branco semi-torcido mesmo à boca do quadro.

The Last Supper  Rosselli Casimo  1481  Capela Sistina


Evangelho - Mt 26,17-35

+ Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus


The Last Supper  Jacopo Bassano  1546  Gall. Borghese Rome

Jacopo Bassano's Last Supper is one of the masterpieces of 16th-century Italian painting. Instead of the elegant grouping of figures in Leonardo's painting, which inspired it, this dramatic scene features barefoot fishermen at the crucial moment when Christ asks who will betray him, and the light passing through a glass of wine stains the clean tablecloth red. Recent restoration has only now revealed the extraordinary original colours, which had been heavily painted over in the 19th century, when the emerald green and iridescent pinks and oranges were not in fashion



The Last Supper Ducio do Buoninsegna


"Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?

No primeiro dia da festa dos Ázimos,
os discípulos aproximaram-se de Jesus
e perguntaram: 'Onde queres que façamos os preparativos
para comer a Páscoa?"



The Last Supper Giovanni Lanfranco 17th century Rome











A Última Ceia Jaume Basso Jacomart  1450


"Jesus respondeu: 'Ide à cidade,
procurai certo homem e dizei-lhe:
'O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo,
vou celebrar a Páscoa em tua casa,
junto com meus discípulos'.' "


The Last Supper  Giovani Battista  Tiepolo 1745-47  Louvre


"Os discípulos fizeram como Jesus mandou
e prepararam a Páscoa."



La Última Ceia  Gioto di Bondone 1306






La Última Ceia  Gioto di Bondone(detail)



"Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa
com os doze discípulos."


Santa Ceia Bouveret

“Há três quintas-feiras mais reluzentes que o sol — reza um antigo provérbio espanhol: Quinta-feira Santa, Corpus Christi e Ascensão”.

The Last Supper ( detail) Andrea del Castagno 1447  Florence









Gaddi Agnolo  1395  Altenburg

e disse: "Ardentemente desejei comer convosco esta ceia pascal, antes de padecer. Pois eu vos digo que não mais a comerei, até que ela se realize no Reino de Deus." 
Lc 22, 14-16

The Last Supper Andrea del Castagno  1447 Florence



The Institution of Eucharist  Sasseta  Pinacoteka Siena






The Last Supper Andrea del Sarto 1520-25 Florence







Andrea di Bartolo The Last Supper




"Enquanto comiam, Jesus disse:
'Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair.'
Eles ficaram muito tristes
e, um por um, começaram a lhe perguntar:
'Senhor, será que sou eu?'"
The Last Supper  Otto van Veen  1592   Antwerp
"Jesus respondeu:
'Quem vai me trair é aquele
que comigo põe a mão no prato.
O Filho do Homem vai morrer,
conforme diz a Escritura a respeito dele."


Última Ceia Teophanes cretense 1546  monastery Monte Athos

"Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem!
Seria melhor que nunca tivesse nascido!"


"Então Judas, o traidor, perguntou:
'Mestre, serei eu?'
Jesus lhe respondeu: 'Tu o dizes.'

The Last Supper  Tintoreto

"Enquanto comiam, Jesus tomou um pão
e, tendo pronunciado a bênção,
partiu-o, distribuiu-o aos discípulos,
e disse: 'Tomai e comei, isto é o meu corpo.
'



Last Supper Jaume Huguet  1470  Barcelona 



The Last Supper  Philippe de Champaigne  1652  Louvre


The Last Supper   Jaume Serra 1370-1400  Palermo


"Em seguida, tomou um cálice,
deu graças e entregou-lhes, dizendo:
'Bebei dele todos.
Pois isto é o meu sangue, o sangue da aliança,
que é derramado em favor de muitos,
para remissão dos pecados."



Last Supper  Simon Vouet 1615-20  Loreto 

"Eu vos digo: de hoje em diante
não beberei deste fruto da videira,
até ao dia em que, convosco, beberei o vinho novo
no Reino do meu Pai.'



Fra Angelico  Eucaristia 1442

"Abra bem a boca e eu te saciarei"


A Comunhão dos Apóstolos



Eucharist  Nicolas Poussin



The Last Supper Carl Heinrich Bloch


Fra Angélico  ´Ultima Ceia


The Last Supper  Frederico Barocci


Last Supper Cappadócia igreja escura Göreme






The Last Supper Juan Ribalta 1620-28 Valencia Spain



The Last Supper Juan Ribalta 1616 Spain



The Last Supper orthodox icon

 
copta icon Ethiopia









Peter Paul Rubens The Last Supper



Pietro Lorenzeti The Last Supper


Comunione degli Apostole Cipro Fine 15e


The Last Supper

The Last Supper Lorenzo Mônaco 1495-96 Staatlishe museen Berlin



Ultima ceia  Valentin de Boulogne 1625-26  Rome



Last Supper From the Passion of the Christ

Music is from Thomas Tallis "O Sacrum Convivium
 this music is a hymn honoring the blessed sacrament 
written by St. Thomas Aquinas. Its translation is
"O sacred banquet!
in which Christ is received,
the memory of his Passion is renewed,
the mind is filled with grace,
and a pledge of future glory to us is given.
Alleluia."




The Last Supper  Leonardo Da Vinci sec.16

The Last Supper is a painting by Leonardo da Vinci for his patron Duke Lodovico Sforza. It represents the scene of The Last Supper from the final days of Jesus Christ as depicted in the Bible. The painting is based on John 13:21, in which Jesus announced that one of his 12 disciples would betray him.

The original work measures 460 x
880 cm and can be found in the convent of Santa Maria delle Grazie in Milan. Leonardo began work on The Last Supper in 1495 and completed it in 1498.

Leonardo painted The Last Supper on a dry wall rather than on wet plaster, so it is not a true fresco. Because of the method used, the piece has not withstood time very well – within 20 years of completion it already began showing signs of deterioration. It has undergone significant restoration since the 16th century. Because of this it is uncertain whether the faces still resemble Leonardo's original painting.


The Last Supper pos Restauration



A Comunhão dos Apóstolos

Instituição da Eucaristia Frederico Fiori Barocci  1608 Basilica Sta Maria Sopra Minerva Rome



Instituição da Eucaristia

The Last Supper  Nicolas Poussin

Carreno de Miranda Santa Missa



Instituição da Eucaristia





Pasme o homem todo, estremeça a terra inteira,

Rejubile o céu em altas vozes

Quando sobre altar estiver nas mãos do sacerdote

O Cristo, Filho de Deus vivo!



Ó grandeza maravilhosa,

Ó admirável condescendência!

Ó humildade sublime,

Ó humilde sublimidade!

O Senhor do Universo, Deus e Filho de Deus,

Se humilha a ponto de se esconder,

Para nosso bem,

Na modesta aparência do pão.



(São Francisco de Assis)







Instituição da Eucaristia



Last Supper      Arte copta Etiopia África




The Last Supper  Palma Vecchio  Discípulo Amado


Ùltima Ceia marfim Museu Gilbenkian Lisboa
interessantes são os rostos idênticos expressando a "todos somos um" e  teocentrismo.

O marfim simboliza, por sua brancura, a castidade. É com esse sentido que tantas vezes o marfim é usado para ornar os ricos evangeliários, que contém a Palavra sagrada.Ou para ornar a cruz peitoral dos abades, para lembrar-lhes a castidade pessoal e a de seus monges. Também é com simbolismo da mais pura castidade que a ladainha da Nosa Senhora chama Maria de "Torre de Marfim", o que significaria, então, o mesmo que "Virgem puríssima" ou "Virgem castíssima".
Frei Clarêncio Neotti,OFM Vila Velha/ES


Juan de Juanez  Serei eu Mestre?


 

arte copta Etiopia África


icone Igreja Maronita




The Last Supper  Girlandaio

Judas leaving Last Supper


"Depois de terem cantado salmos,
foram para o monte das Oliveiras.

Então Jesus disse aos discípulos:
'Esta noite,
vós ficareis decepcionados por minha causa.
Pois assim diz a Escritura: 'Ferirei o pastor
e as ovelhas do rebanho se dispersarão.'
Mas, depois de ressuscitar,
eu irei à vossa frente para a Galiléia.'
Disse Pedro a Jesus:
'Ainda que todos fiquem decepcionados por tua causa,
eu jamais ficarei.'
Jesus lhe declarou:
'Em verdade eu te digo, que, esta noite,
antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.'
Pedro respondeu:
'Ainda que eu tenha de morrer contigo,
mesmo assim não te negarei.'
E todos os discípulos disseram a mesma coisa.

Começou a ficar triste e angustiado."




My soul is sorrowful unto the death J.James Tissot
Minha alma está triste até a morte


The Priest take Consel with the Herodians

"O que me dareis se vos entregar Jesus?
Naquele tempo:
Um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes,
foi ter com os sumos sacerdotes
e disse: 'O que me dareis se vos entregar Jesus?'


Giotto di Bondone  Judas vendendo Jesus  1304-06

Giotto di Bondone  Judas vendendo Jesus  1304-06(detail)

 
Combinaram, então, trinta moedas de prata.
E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade
para entregar Jesus."


Duccio di Buoninsegna Traição de Judas  1308-11 Siena Judas recebendo dinheiro



No tempo de Jesus, o salário de um trabalhador diarista era uma moeda de prata (denário), 
quantia suficiente para sustentar a família durante um dia. Jesus foi vendido por 30 denários.






Referências:
Liturgia das Horas
http://www.wga.hu/index1.html
http://www.ecclesia.com.br/iconostase/
http://www.ebay.com/itm/Etiopia-Dipinto-religioso-sacra-Ethiopian-Painting-/360320462688?pt=Quadri&hash=item53e4c5ef60
http://iconografiascristas.blogspot.com/search?updated-max=2011-03-21T14:03:00-07:00&max-results=4
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139
http://www.biblewalks.com/Sites/LastSupper.html
http://www.clinicaecirurgiadope.com.br/index.php/pintura/