Jesus Cristo tomado como Prisioneiro Duccio di Buoninsegna
Evangelho de São Mateus 26,47-75;27,1-31
orthodox icon Beijo de Judas
Chegou Judas, um dos Doze, e, com ele, muito povo com espadas e varapaus, da parte dos sumos sacerdotes, dos doutores da Lei e dos anciãos. Ora, o que o ia entregar tinha-lhes dado este sinal: «Aquele que eu beijar é esse mesmo; prendei-o e levai-o bem guardado.» Mal chegou, aproximou-se de Jesus, dizendo: «Mestre!»; e beijou-o.” (Marcos 14, 43-45)
The Betrayal with a Kiss Fra Angelico 1450
Traição e abandono por parte daqueles que Ele tinha escolhido como apóstolos, a quem tinha confiado os segredos do Reino, em quem tinha depositado plena confiança. Ou seja, falência completa! Que sofrimento, que humilhação!
Mas tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que tinham dito os profetas. Caso contrário, como se poderia conhecer a monstruosidade do pecado, que é precisamente traição do amor?
A traição colhe-nos de surpresa sobretudo quando provém dos pastores do rebanho. Como puderam fazer-Lhe isto? O espírito é forte, mas a carne é fraca. Tentações, ameaças e extorsões quebram a vontade. Tanto escândalo! Quanta amargura no coração do Senhor!
Não nos escandalizemos! As deserções, nunca faltaram nas perseguições. Tal como depois, frequentemente, se davam os regressos.
Caravaggio Captura de Cristo no Horto
Carl Heinrich Bloch Mofándose de Jesus 19th century
The Kiss of Judas Ludovico Caracci 16e
Captura de Cristo no HortoGerard Douffet Flemish
Kiss of Judas Jean Bourdichon 1500
Captura de Cristo Guercino
Arent de Gelder Jesus Taken to the Hous of the Hight Priest 1715 Rijksmuseum Amsterdam
Anthony van Dyck Captura do Cristo
"Aqueles que prenderam Jesus
levaram-no à casa do Sumo Sacerdote Caifás,
onde estavam reunidos os mestres da Lei e os anciãos.
Pedro seguiu Jesus de longe
até o pátio interno da casa do Sumo Sacerdote.
Entrou e sentou-se com os guardas
para ver como terminaria tudo aquilo.
Ora, os sumos sacerdotes e todo o Sinédrio
procuravam um falso testemunho contra Jesus,
a fim de condená-lo à morte.
E nada encontraram,
embora se apresentassem muitas falsas testemunhas.
Por fim, vieram duas testemunhas,
que afirmaram: 'Este homem declarou:
'posso destruir o Templo de Deus
e construí-lo de novo em três dias'.'
levaram-no à casa do Sumo Sacerdote Caifás,
onde estavam reunidos os mestres da Lei e os anciãos.
Pedro seguiu Jesus de longe
até o pátio interno da casa do Sumo Sacerdote.
Entrou e sentou-se com os guardas
para ver como terminaria tudo aquilo.
Ora, os sumos sacerdotes e todo o Sinédrio
procuravam um falso testemunho contra Jesus,
a fim de condená-lo à morte.
E nada encontraram,
embora se apresentassem muitas falsas testemunhas.
Por fim, vieram duas testemunhas,
que afirmaram: 'Este homem declarou:
'posso destruir o Templo de Deus
e construí-lo de novo em três dias'.'
Escada do palácio de Caifás
Annaas and Caiaphas Tissot 1886
Caifás Julga Cristo Mattias Stom 1630
Caifás Rasga as Vestimentas Giotto de Bondone Capella degli Scrovegni
Albrecht Altdorfer Christ before Caiphas 1518
Niccolo Frangipane Christ before Caiphas Modena
Caifás rasga as vestiduras Bom Jesus 900 Braga Portugal
"Então o Sumo Sacerdote levantou-se
e perguntou a Jesus: 'Nada tens a responder
ao que estes testemunham contra ti?'
Jesus, porém, continuava calado.
E o Sumo Sacerdote lhe disse:
'Eu te conjuro pelo Deus vivo
que nos digas se tu és o Messias, o Filho de Deus.'
Jesus respondeu: 'Tu o dizes.
Além disso, eu vos digo que de agora em diante
vereis o Filho do Homem
sentado à direita do Todo-poderoso,
vindo sobre as nuvens do céu.'
Então o sumo sacerdote rasgou suas vestes
e disse: 'Blasfemou!
Que necessidade temos ainda de testemunhas?
Pois agora mesmo vós ouvistes a blasfêmia.
Que vos parece?' Responderam: 'É réu de morte!'
todos os sumos sacerdotes e os anciãos do povo
convocaram um conselho contra Jesus,
para condená-lo à morte.
e perguntou a Jesus: 'Nada tens a responder
ao que estes testemunham contra ti?'
Jesus, porém, continuava calado.
E o Sumo Sacerdote lhe disse:
'Eu te conjuro pelo Deus vivo
que nos digas se tu és o Messias, o Filho de Deus.'
Jesus respondeu: 'Tu o dizes.
Além disso, eu vos digo que de agora em diante
vereis o Filho do Homem
sentado à direita do Todo-poderoso,
vindo sobre as nuvens do céu.'
Então o sumo sacerdote rasgou suas vestes
e disse: 'Blasfemou!
Que necessidade temos ainda de testemunhas?
Pois agora mesmo vós ouvistes a blasfêmia.
Que vos parece?' Responderam: 'É réu de morte!'
Antonello de Messina
Christ before Caifás
Cristo perante Pilato Duccio di Buoninsegna 1308-11 Museo dell'Opera Metropolitana del Duomo Siena
Pilatemer stèle romaine graveé au nom de Ponce Pilate prefet de Judée
Antonello de Messina
De manhã cedo,Christ before Caifás
Cristo perante Pilato Duccio di Buoninsegna 1308-11 Museo dell'Opera Metropolitana del Duomo Siena
"Que
é a verdade ?Quid est veritas?"
Pilatemer stèle romaine graveé au nom de Ponce Pilate prefet de Judée
Antonello de Messina
todos os sumos sacerdotes e os anciãos do povo
convocaram um conselho contra Jesus,
para condená-lo à morte.
Flagelação Vassilacchi 1560
Que necessidade temos ainda de testemunhas?
Pois agora mesmo vós ouvistes a blasfêmia.
Que vos parece?' Responderam: 'É réu de morte!'
Pois agora mesmo vós ouvistes a blasfêmia.
Que vos parece?' Responderam: 'É réu de morte!'
Flagellation Michael Pacher 1495-98 Österreichishe Gall. Vienna
Então cuspiram no rosto de Jesus e o esbofetearam.
Outros lhe deram bordoadas,
dizendo: 'Faze-nos uma profecia, Cristo,
quem foi que te bateu?'
Fra Angelico A Flagelação
Ecce Homo Master Francke 1430 Hamburg Kunsthalle
Francesco Signorelli The Escouring of Christ 1480 Milan
"Perdoar em nome de Jesus Cristo a quem nos faz ou quer mal é, de facto, uma das maiores manifestações de Fé.
Numa outra palavra, diria até que o Perdão é como a Criação: faz-nos nascer de novo!"
Padre João J. Vila-Chã
Outros lhe deram bordoadas,
dizendo: 'Faze-nos uma profecia, Cristo,
quem foi que te bateu?'
The Mocking of Christ Duccio di Buoninsegna
Fra Angelico A Flagelação
Eles o amarraram, levaram-no
e o entregaram a Pilatos, o governador.
e o entregaram a Pilatos, o governador.
Mihaly von Munkacsy Christ in front of Pilate 1881
O Governador Romano, Poncio Pilatos, foi mandado para a Judéia, ele não gostava dos judeus. Os sacerdotes que ministravam no templo, apresentaram-lhe Cristo, como um fanático, que eles não tinham coragem de condenar.
A pena que Poncio Pilatos, destinou a Cristo incluía flagelação, e os seus carrascos, cumpriram as suas ordens com boa vontade, pois como soldados romanos, eles também sentia profundo desprezo pelos judeus, que os julgavam um povo inferior.
Ecce Homo Master Francke 1430 Hamburg Kunsthalle
Bassa Ferrer Christ before Pontius Pilate
The Escourging of Christ Tiziano Vecellio 1560
Francesco Signorelli The Escouring of Christ 1480 Milan
Fra Angelico Christ Crowned by Thorns 1440
"Perdoar em nome de Jesus Cristo a quem nos faz ou quer mal é, de facto, uma das maiores manifestações de Fé.
Numa outra palavra, diria até que o Perdão é como a Criação: faz-nos nascer de novo!"
Padre João J. Vila-Chã
The Flagellation of Christ Cimabue 1280
Bento XVI
Para nós,
Deus não é uma hipótese distante, não é um desconhecido que se retirou depois
do "big-bang". Deus mostrou-se em Jesus Cristo. No rosto de Jesus
Cristo vemos o rosto de Deus. nas suas palavras, ouvimos o próprio Deus a falar
connosco.
Mateo Cerezo Ecce Homo 1666
Manuel da Costa Flagelação de Cristo séc.XVIII
Il Tintoretto Christ before Pilatos 1565-67
Christ before Pilatos Pietro Lorenzeti 1330 Vatican
Cristo perante Pilatos Ludovico Mazzolino 1525 Budapest
Cristo Flagelado Jaume Huguet 1450 Louvre
Crowning Valentin de Boulogne
“Às vezes, na nossa vida, os óculos para ver Jesus são as lágrimas.” (Papa Francisco)
The Mocking of Christ Matthias Grünewald 1503 Munich
Os pesquisadores acreditam que esta foi uma das mais terríveis provações que Jesus passou antes de ir para a cruz. A flagelação era considerada o segundo pior castigo, perdia apenas para a crucificação. Nela o réu era despido de suas vestes e homens treinados o chicoteavam com chicotes especiais conhecidos como flagrum.
Giovanni Bazzi 1510 Budapest
"Jesus foi posto diante do governador, e este o interrogou: 'Tu és o rei dos judeus?' Jesus declarou: 'É como dizes', e nada respondeu, quando foi acusado pelos sumos sacerdotes e anciãos. Então Pilatos perguntou: 'Não estás ouvindo de quanta coisa eles te acusam?' Mas Jesus não respondeu uma só palavra, e o governador ficou muito impressionado. Na festa da Páscoa, o governador costumava soltar o prisioneiro que a multidão quisesse. Naquela ocasião, tinham um prisioneiro famoso, chamado Barrabás. Então Pilatos perguntou à multidão reunida: 'Quem vós quereis que eu solte: Barrabás, ou Jesus, a quem chamam de Cristo?' Pilatos bem sabia que eles haviam entregado Jesus por inveja. Enquanto Pilatos estava sentado no tribunal, sua mulher mandou dizer a ele: 'Não te envolvas com esse justo! porque esta noite, em sonho, sofri muito por causa dele.' Porém, os sumos sacerdotes e os anciãos convenceram as multidões para que pedissem Barrabás e que fizessem Jesus morrer. O governador tornou a perguntar: 'Qual dos dois quereis que eu solte?' Eles gritaram: 'Barrabás.' Pilatos perguntou: 'Que farei com Jesus, que chamam de Cristo?' Todos gritaram: 'Seja crucificado!' Pilatos falou: 'Mas, que mal ele fez?' Eles, porém, gritaram com mais força: 'Seja crucificado!'
H. Bosch Ecce Homo 1480
Ecce Homo Antonio Ciseri
Cristo perante Pilatos, Hans Multscher
"Ecce Homo" (Eis o Homem), Quintin Massys Gustave Doré Christ leaving the Paetorium 1872 Nantes
"Ecce Homo" (Eis o Homem), Mantegna
Neste
retábulo de pequenas dimensões, intitulado “Ecce Homo” ou “Senhor da Cana
Verde”, hoje propriedade do MNAA, está representado Cristo depois de ter sido
flagelado pelos romanos sob as ordens de Pilatos e pronto para a sua
apresentação ao povo judeu.
Pelas Suas faces rolam lágrimas e o sangue corre das feridas abertas. Para que a humilhação seja mais dolorosa, os soldados colocaram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos, nas mãos atadas uma cana em vez do cetro e uma simples manta em vez da túnica real. O seu autor foi Frei Carlos, um dos pintores mais importantes e enigmáticos de origem flamenga da primeira metade do sec. XVI, que em 1517 entrou como frade na Ordem de S. Jerónimo, no Convento do Espinheiro em Évora, identificando-se como “frei Carlos de Lisboa framengo” sendo esta a sua única assinatura conhecida. Foi sepultado no Convento de S. Jerónimo do Mato, em Alenquer.
Juan de Valdés Leal Ecce Homo 1660
"ODIARAM-ME SEM MOTIVO" Flagelação de Cristo Guercino 1644 Budapest
Cristo alla Colonna scuola lombarda 16th century
Cristo Flagelado Peter Paul Rubens
Guercino Flagelação de Cristo 1657 Galleria Nazionale d 'Arte Antica Rome
A Flagelação romana.
Uma vez que uma pessoa era condenada à morte da cruz, precedida da Flagelação, caía na mão dos verdugos que, praticamente não a consideravam como uma pessoa, mas sim como um mero animal.
Na legislação romana estava proibida a Flagelação que se aplicasse aos cidadãos romanos, sendo reservado apenas aos escravos. É que este tormento, além de brutalmente cruel, era ainda considerado como infame.Era costume praticar este suplício no Forum para escárnio público, ou perante o juiz que ditava a sentença.
Os algozes que flagelavam eram os litores se o juiz que dava a sentença os tinha juridicamente ao seu serviço. Caso contrário eram os milites (soldados) os executantes, como foi no caso de Cristo, uma vez que os Procuradores não tinham oficialmente litores ao seu serviço. Açoitavam a vítima, dois, quatro ou seis algozes, revezando-se; e eram escolhidos entre os mais hábeis e vigorosos. Diferentemente da Lei judaica em que só se podiam dar 40 golpes, para a Lei romana não havia limite; ficava à discrição do juiz, da finalidade que se pretendia ou até do ódio ou capricho dos algozes, os quais podiam tornar o tormento ainda mais cruel.Para ser flagelado, o réu era despojado da maior parte das suas vestes.
Depois era atado pelas mãos a uma grande argola fixada a uma coluna baixa (o mais frequente), para deixar bem exposto o dorso aos seus algozes.Às vezes também se prendia a vítima a um poste, e até, abusivamente, se atirava ao chão.
A que foi aplicada a Cristo, foi a Flagelação romana.Jesus foi flagelado pelos soldados, provavelmente dois, que pertenciam às tropas auxiliares do exército sírio-sumaritano, fiéis a Roma, conhecidos pelo seu ódio feroz aos judeus.
Coroação de Espinhos Caravaggio
A única maneira de provar a Verdade do Evangelho é estar disposto a viver, sofrer traições, flagelações e morrer por ele até ao fim!
Flagelação de Cristo Caravaggio 1607 Naples
" Nossos pecados nos flagelam!
Cristo Coroado de Espinhos e um Par de Anjos; Hannibal Caracci 1585-87
Flagelação de Cristo Alessandro Tiarini
M.M.Caravaggio Christ at the Column 1607 Rouen
Diego Velázquez Cristo, depois da Flagelação contemplado pela Alma Cristã
provavelmente 1628-9 National Gallery, Londres
Cristo é visto amarrado depois de ser chicoteado na Flagelação pelos soldados romanos
Um anjo da guarda traz consigo a alma humana (personificada pela criança) para contemplar o Seu sofrimento.A alma olha para Cristo e Cristo parece estar olhando para a alma.
As armas de tortura estão em primeiro plano
"Ó Alma, tem compaixão de mim, você que me reduziu a este estado."- "Ó Soul, take pity on me for you have reduce me to this state."
Ele convida a meditação sobre a Paixão e à oração contemplativa
William Bouguereau Flagellation du Notre Seigneur Jesus Christ 1880
No salmo 129, o salmista descreve, profeticamente, o lugar onde Cristo seria flagelado. Ele usa o vocábulo hebraico "Gav" (bg), que significa "Lombo", "Dorso", ou "Costas". Ele escreve dizendo: Lavraram sobre o meu dorso os lavradores... Sl 129.3 O criminoso era acoitado com um chicote chamado "Fragon" (fragon), ou, também ”Fraguélion” (fragellion), segundo os arqueólogos, era um chicote com cabo de madeira, tiras de couro, e na ponta esfera de chumbo ou ossinhos de carneiro (Jo 2.15).O profeta Isaías, também, fala deste momento, que Cristo é flagelado. Ele diz: As minhas costas dou aos golpes... Is 50.6
As esferas de chumbo de que eram providos os chicotes entravam na carne do flagelado, fazendo um tipo de ferimento característico. O salmista descreve na profecia, estas feridas feitas no corpo de Cristo, ele usa o termo hebraico "Maanit" (tynim) e significam "Sulcos", "buracos".
Flagelação de Cristo Guido Reni 1642
Ecce Homo Domenico Feti 1600 Gall Uffizi Florence
The Flagellation of Christ Cimabue 1280
Ecce Homo Titian 1543 Vienna
The Crowning with the Thorns Tiziano Vecellio
Caravaggio Ecce Homo 1606 Palazzo Rosso Genova
Ecce Homo Quentin Massys 1515 Museu del Prado Madrid
The Mocking of Christ Quentin Massys
The Mocking of Christ Fra Angelico The Mocking of Christ Teodore Jaspersz van Baburen 1590 The Mocking of Christ Francesco Furini
The Mocking of Christ Alexandre Cabanel Ecole des Beaux-Arts
The Mocking of Christ Hyerônimus Bosch
The Mocking of Christ Gerrit van Honthorst 1617-20
Mater Dolorosa Christ Crowned with Thorns Peter Paul Rubens Christ with the Crown of Thorns Ecce Homo Philippe de Champaigne 1654
The Mocking of Christ
Ecce Homo Michele Giabono 1430 The Mocking of Christ
«Quem se humilhar será exaltado»
Não pares de realizar actos de humildade e de amor a Deus e aos homens; porque Deus fala àquele que tem o coração humilde perante Ele e enriquece-o com os Seus dons.
Se Deus te reservar os sofrimentos do Seu Filho e quiser que conheças a tua própria fraqueza, é preferível seres humilde do que perderes a coragem. Faz subir até Deus uma oração de abandono e de esperança quando a tua fragilidade te fizer cair, e agradece ao Senhor todas as graças com que ele te enriquece. São Pio de Pietrelcina (1887-1968)
Ecce Homo Correggio National Gallery of London Christ Crowned with Thorns Caravaggio Christ Presented to the People Master of The Bruges Passion Scenes 1510
The Mocking of Christ Jaccopo Tintoretto 1585-90
Flagellation du Christ anonymus 16s Ortodox icon
The Mocking of Christ Orazio Gentileschi sec XVI
Christ Crowned with Thorns Dirk Bouts (detail) Ad Deum stillat oculus meus.
Ecce Homo Bartolomeu Esteban Murillo 1675
Coroa de Espinhos recolhida pelos Discípulos, coberta pela fina camada de vidro cristal Cathedral de Paris Christ Crowned with Thorns Titian 1542
Negação de São Pedro Duccio di Buoninsegna 1308-11 Museo dell'Opera Metropolitana del Duomo Siena
Negação de Pedro Rembrandt 1660 Amsterdam
Pedro estava sentado fora, no pátio.Uma criada chegou perto dele e disse:'Tu também estavas com Jesus, o Galileu!'Mas ele negou diante de todos:'Não sei o que tu estás dizendo'.
Verlooch Negação de Pedro
"E saiu para a entrada do pátio. Então uma outra criada viu Pedro e disse aos que estavam ali: 'Este também estava com Jesus, o Nazareno.' Pedro negou outra vez, jurando: 'Nem conheço esse homem!' Negação de Pedro "Pouco depois, os que estavam ali aproximaram-se de Pedro e disseram: 'É claro que tu também és um deles, pois o teu modo de falar te denuncia.' Pedro começou a maldizer e a jurar, dizendo que não conhecia esse homem!' The Denial of St.Peter Bartolomeo Manfredi 1615-16 Braunschwieg "E nesse instante o galo cantou. Pedro se lembrou do que Jesus tinha dito: 'Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.' E saindo dali, chorou amargamente."
Lágrimas de São Pedro Guercino
Duccio di Buonisegna Flagelação de Cristo e Nagação de Pedro 1308-11 Museo dell'Opera Metropolitana del Duomo Siena
Negação de São Pedro José de Ribera Prado
Peter's Betrayal Carl Heinrich Bloch
Ecce Homo Guido Reni 1639-40 Museé du Louvre
Ecce Homo
Jan Lievens Pilatos Washing his Hands in Innocence 1624-25 Leiden
Pilate washes his Hands after the Condemnation of Chris Matthias Stom 1650
Pilatos lavando as mãos- Mattia Preti 1663 Metrop.Museum of Art New York
"Pilatos viu que nada conseguia e que poderia haver uma revolta. Então mandou trazer água, lavou as mãos diante da multidão, e disse: 'Eu não sou responsável pelo sangue deste homem. Este é um problema vosso!' O povo todo respondeu: 'Que o sangue dele caia sobre nós e sobre os nossos filhos'. Então Pilatos soltou Barrabás, mandou flagelar Jesus, e entregou-o para ser crucificado." Christ Crowned with Thorns Guercino 1622 Budapest "Em seguida, os soldados de Pilatos levaram Jesus ao palácio do governador, e reuniram toda a tropa em volta dele. Tiraram sua roupa e o vestiram com um manto vermelho; depois teceram uma coroa de espinhos, puseram a coroa em sua cabeça, e uma vara em sua mão direita. Então se ajoelharam diante de Jesus e zombaram, dizendo:'Salve, rei dos judeus!' Cuspiram nele e, pegando uma vara, bateram na sua cabeça. Depois de zombar dele, tiraram-lhe o manto vermelho e, de novo, o vestiram com suas próprias roupas. Daí o levaram para crucificar."
Muito freqüentemente a semana santa é considerada como uma "linda tradição," um "costume," uma data importante do calendário. É o acontecimento anual esperado e amado, a Festa "observada" desde a infância, durante a qual a gente se encanta com a beleza dos ofícios, com o fausto dos ritos, e na qual a gente se ocupa de preparar a ceia pascal, que não é de menor importância. . . Depois, uma vez que tudo isto tenha acabado, nós retomamos a vida normal.
Mas, teremos mesmo consciência de que "a vida normal" não é mais possível depois que o mundo rejeitou seu Salvador, depois que "Jesus ficou triste e abatido.. .," que sua alma "ficou infinitamente triste até a morte. . ." e que ele morreu na cruz? Foram mesmo homens "normais" que gritaram: "Crucifica-o!" Homens normais que cuspiram nele e o pregaram na cruz. . . Se eles o odiaram e o mataram, é precisamente porque ele veio sacudir e desestabilizar sua vida normal. Foi mesmo um mundo perfeitamente "normal" que preferiu as trevas e a morte, em lugar da vida e da luz. . . pela morte de Jesus o mundo "normal," a vida "normal" foram irrevogavelmente condenados. Ou, mais exatamente, o mundo e a vida revelaram sua natureza verdadeira e anormal, sua incapacidade de acolher a luz, o terrível poder que o mal exerce sobre eles. "É agora o julgamento deste mundo" (João 12:31). A Páscoa de Jesus significa o fim para "este mundo" e, desde então, ele está "no seu fim." Este fim pode se estender por centenas de séculos, mas isto não altera em nada a natureza dos tempos em que vivemos, que é "o último tempo." "O rosto deste mundo passa" (ICor. 7:31).
http://www.ecclesia.com.br/sinaxe/semana_santa.html
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139Ecce Homo Guido Reni 1639 Pinacoteka Naz. Bologne Preparação da Santa Cruz Agnolo Gaddi Preparação da Santa Cruz 1380 "Então Judas, o traidor,ao ver que Jesus fora condenado, ficou arrependido e foi devolver as trinta moedas de prata aos sumos sacerdotes e aos anciãos, dizendo: 'Pequei, entregando à morte um homem inocente.' Eles responderam: 'O que temos nós com isso?O problema é teu.' Rembrandt van Rijn The Return of Silver Coins 1629 Priv. Coll. Judas devolvendo Moedas de Prata "Judas jogou as moedas no santuário,saiu e foi se enforcar. "
" Recolhendo as moedas, os sumos sacerdotes disseram:'É contra a Lei colocá-las no tesouro do Templo, porque é preço de sangue.' Então discutiram em conselho e compraram com elas o Campo do Oleiro, para aí fazer o cemitério dos estrangeiros.É por isso que aquele campo até hoje é chamado de 'Campo de Sangue'. Assim se cumpriu o que tinha dito o profeta Jeremias: 'Eles pegaram as trinta moedas de prata- preço do Precioso, preço com que os filhos de Israel o avaliaram - e as deram em troca do Campo do Oleiro, conforme o Senhor me ordenou!"
Referências: http://www.wga.hu/index1.html http://www.ecclesia.com.br/ http://idlespeculations-terryprest.blogspot.com/2011/01/saint-bernard-of-clairvaux-holy-name-of.html http://ribeirodequerite.webnode.com.br/news/em-breve/ John Nascimento http://www.vatican.va/news_services/liturgy/2008/via_crucis/po/station_02.html http://www.artbible.info/art/large/451.html http://www.artbible.info/art/ http://obaudahistoria.blogspot.com.br/search/label/Arte http://what-a-lovely-shroud.tumblr.com/ |