sexta-feira, 30 de março de 2012

FLAGELAÇÃO - The Mocking of Christ


Jesus Cristo tomado como Prisioneiro  Duccio di Buoninsegna

Evangelho de São Mateus 26,47-75;27,1-31



orthodox icon Beijo de Judas

Chegou Judas, um dos Doze, e, com ele, muito povo com espadas e varapaus, da parte dos sumos sacerdotes, dos doutores da Lei e dos anciãos. Ora, o que o ia entregar tinha-lhes dado este sinal: «Aquele que eu beijar é esse mesmo; prendei-o e levai-o bem guardado.» Mal chegou, aproximou-se de Jesus, dizendo: «Mestre!»; e beijou-o.” (Marcos 14, 43-45)



The Betrayal  with a Kiss  Fra Angelico 1450


Traição e abandono por parte daqueles que Ele tinha escolhido como apóstolos, a quem tinha confiado os segredos do Reino, em quem tinha depositado plena confiança. Ou seja, falência completa! Que sofrimento, que humilhação!
Mas tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que tinham dito os profetas. Caso contrário, como se poderia conhecer a monstruosidade do pecado, que é precisamente traição do amor?
A traição colhe-nos de surpresa sobretudo quando provém dos pastores do rebanho. Como puderam fazer-Lhe isto? O espírito é forte, mas a carne é fraca. Tentações, ameaças e extorsões quebram a vontade. Tanto  escândalo!  Quanta  amargura  no  coração  do Senhor!
Não nos escandalizemos! As deserções, nunca faltaram nas perseguições. Tal como depois, frequentemente, se davam os regressos.



Caravaggio  Captura de Cristo no Horto



Gregorian chant - Deus, Deus meus



Carl Heinrich Bloch  Mofándose de Jesus 19th century



The Kiss of Judas Ludovico Caracci 16e


Captura de Cristo no HortoGerard Douffet Flemish



Kiss of Judas  Jean Bourdichon 1500

Captura de Cristo  Guercino


Arent de Gelder  Jesus Taken to the Hous of the Hight Priest  1715  Rijksmuseum Amsterdam




Anthony van Dyck  Captura do Cristo




"Aqueles que prenderam Jesus
levaram-no à casa do Sumo Sacerdote Caifás,
onde estavam reunidos os mestres da Lei e os anciãos.
Pedro seguiu Jesus de longe
até o pátio interno da casa do Sumo Sacerdote.
Entrou e sentou-se com os guardas
para ver como terminaria tudo aquilo.
Ora, os sumos sacerdotes e todo o Sinédrio
procuravam um falso testemunho contra Jesus,
a fim de condená-lo à morte.
E nada encontraram,
embora se apresentassem muitas falsas testemunhas.
Por fim, vieram duas testemunhas,
que afirmaram: 'Este homem declarou:
'posso destruir o Templo de Deus
e construí-lo de novo em três dias'.'


Escada do palácio de Caifás

Annaas and Caiaphas Tissot 1886



Caifás Julga Cristo     Mattias Stom 1630




 Caifás Rasga as Vestimentas   Giotto de Bondone Capella degli Scrovegni

Albrecht Altdorfer  Christ before Caiphas 1518


Duccio di Buoninsegna Cristo perante Caifás  1308-11 Museo dell'Opera Metropolitana del Duomo Siena



Niccolo Frangipane  Christ before Caiphas Modena

Caifás rasga as vestiduras  Bom Jesus  900 Braga Portugal 


"Então o Sumo Sacerdote levantou-se
e perguntou a Jesus: 'Nada tens a responder
ao que estes testemunham contra ti?'
Jesus, porém, continuava calado.
E o Sumo Sacerdote lhe disse:
'Eu te conjuro pelo Deus vivo
que nos digas se tu és o Messias, o Filho de Deus.'
Jesus respondeu: 'Tu o dizes.
Além disso, eu vos digo que de agora em diante
vereis o Filho do Homem
sentado à direita do Todo-poderoso,
vindo sobre as nuvens do céu.'
Então o sumo sacerdote rasgou suas vestes
e disse: 'Blasfemou!
Que necessidade temos ainda de testemunhas?
Pois agora mesmo vós ouvistes a blasfêmia.
Que vos parece?' Responderam: 'É réu de morte!'



 
Antonello de Messina  



Christ before Caifás


Cristo perante Pilato  Duccio di Buoninsegna 1308-11 Museo dell'Opera Metropolitana del Duomo Siena




"Que é a verdade ?Quid est veritas?"



Pilatemer  stèle romaine graveé au nom de Ponce  Pilate prefet de Judée


Antonello de Messina

De manhã cedo,
todos os sumos sacerdotes e os anciãos do povo
convocaram um conselho contra Jesus,
para condená-lo à morte.

 


 
Flagelação   Vassilacchi 1560


Que necessidade temos ainda de testemunhas?
Pois agora mesmo vós ouvistes a blasfêmia.
Que vos parece?' Responderam: 'É réu de morte!'




Flagellation  Michael  Pacher  1495-98  Österreichishe Gall. Vienna

Então cuspiram no rosto de Jesus e o esbofetearam.
Outros lhe deram bordoadas,
dizendo: 'Faze-nos uma profecia, Cristo,
quem foi que te bateu?'



The Mocking of Christ Duccio di Buoninsegna



Fra Angelico  A Flagelação


Eles o amarraram, levaram-no
e o entregaram a Pilatos, o governador.
 


Christ before Pilates Jean François de Troy 1731 Paris







Mihaly von Munkacsy  Christ in front of Pilate 1881


        O Governador Romano, Poncio Pilatos, foi mandado para a Judéia, ele não gostava dos judeus. Os sacerdotes que ministravam no templo, apresentaram-lhe Cristo, como um fanático, que eles não tinham coragem de condenar.
A pena que Poncio Pilatos, destinou a Cristo incluía flagelação, e os seus carrascos, cumpriram as suas ordens com boa vontade,  pois como soldados romanos, eles também sentia profundo desprezo pelos judeus, que os julgavam um povo inferior.


Ecce Homo Master Francke   1430  Hamburg Kunsthalle







Bassa Ferrer Christ before Pontius Pilate

The Escourging of Christ  Tiziano Vecellio 1560



Francesco Signorelli The Escouring of Christ 1480 Milan



Fra Angelico  Christ Crowned by Thorns 1440


"Perdoar em nome de Jesus Cristo a quem nos faz ou quer mal é, de facto, uma das maiores manifestações de Fé. 
Numa outra palavra, diria até que o Perdão é como a Criação: faz-nos nascer de novo!"

Padre João J. Vila-Chã



Giotto di Bondone  The Mocking of Christ 1305


Ecce Homo Bernardino Luini 1515-16 Cologne


The Flagellation of Christ  Cimabue 1280





 
Bento XVI

Para nós, Deus não é uma hipótese distante, não é um desconhecido que se retirou depois do "big-bang". Deus mostrou-se em Jesus Cristo. No rosto de Jesus Cristo vemos o rosto de Deus. nas suas palavras, ouvimos o próprio Deus a falar connosco. 


Mateo Cerezo Ecce Homo 1666



Manuel da Costa Flagelação de Cristo séc.XVIII


Il Tintoretto Christ before Pilatos 1565-67


Christ before Pilatos Pietro Lorenzeti 1330 Vatican




Cristo perante Pilatos      Ludovico Mazzolino  1525  Budapest



Cristo Flagelado Jaume Huguet  1450  Louvre 


 

 Crowning  Valentin de Boulogne



“Às vezes, na nossa vida, 
os óculos para ver Jesus são as lágrimas.”
(Papa Francisco)



Jan Sanders van Hemessen  1563


Christ with the Crown of Thorns; Dirck van Baburen 1623









The Mocking of Christ  Matthias  Grünewald 1503  Munich

Os pesquisadores acreditam que esta foi uma das mais terríveis provações que Jesus passou antes de ir para a cruz. A flagelação era considerada o segundo pior castigo, perdia apenas para a crucificação. Nela o réu era despido de suas vestes e homens treinados o chicoteavam com chicotes especiais conhecidos como flagrum.



Giovanni Bazzi 1510 Budapest

"Jesus foi posto diante do governador,
e este o interrogou:
'Tu és o rei dos judeus?'
Jesus declarou: 'É como dizes',
e nada respondeu, quando foi acusado
pelos sumos sacerdotes e anciãos.
Então Pilatos perguntou:
'Não estás ouvindo de quanta coisa eles te acusam?'
Mas Jesus não respondeu uma só palavra,
e o governador ficou muito impressionado.
Na festa da Páscoa,
o governador costumava soltar o prisioneiro
que a multidão quisesse.
Naquela ocasião, tinham um prisioneiro famoso,
chamado Barrabás.
Então Pilatos perguntou à multidão reunida:
'Quem vós quereis que eu solte:
Barrabás, ou Jesus, a quem chamam de Cristo?'
Pilatos bem sabia
que eles haviam entregado Jesus por inveja.
Enquanto Pilatos estava sentado no tribunal,
sua mulher mandou dizer a ele:
'Não te envolvas com esse justo! porque esta noite,
em sonho, sofri muito por causa dele.'
Porém, os sumos sacerdotes e os anciãos
convenceram as multidões para que pedissem Barrabás
e que fizessem Jesus morrer.
O governador tornou a perguntar:
'Qual dos dois quereis que eu solte?'
Eles gritaram: 'Barrabás.'
Pilatos perguntou: 'Que farei com Jesus,
que chamam de Cristo?'
Todos gritaram: 'Seja crucificado!'
Pilatos falou: 'Mas, que mal ele fez?'
Eles, porém, gritaram com mais força:
'Seja crucificado!'




H. Bosch  Ecce Homo  1480

 


Ecce Homo Antonio  Ciseri



Cristo perante Pilatos, Hans Multscher


Pilatos lava as Mãos  Jan Lievens 1594





"Ecce Homo" (Eis o Homem), Quintin Massys





Gustave Doré Christ leaving the Paetorium  1872 Nantes 





"Ecce Homo" (Eis o Homem), Mantegna




Neste retábulo de pequenas dimensões, intitulado “Ecce Homo” ou “Senhor da Cana Verde”, hoje propriedade do MNAA, está representado Cristo depois de ter sido flagelado pelos romanos sob as ordens de Pilatos e pronto para a sua apresentação ao povo judeu.
Pelas Suas faces rolam lágrimas e o sangue corre das feridas abertas. Para que a humilhação seja mais dolorosa, os soldados colocaram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos, nas mãos atadas uma cana em vez do cetro e uma simples manta em vez da túnica real.
O seu autor foi Frei Carlos, um dos pintores mais importantes e enigmáticos de origem flamenga da primeira metade do sec. XVI, que em 1517 entrou como frade na Ordem de S. Jerónimo, no Convento do Espinheiro em Évora, identificando-se como “frei Carlos de Lisboa framengo” sendo esta a sua única assinatura conhecida. Foi sepultado no Convento de S. Jerónimo do Mato, em Alenquer.
 


Juan de Valdés Leal    Ecce Homo 1660


"ODIARAM-ME SEM MOTIVO"




Flagelação de Cristo Guercino   1644  Budapest


Cristo  alla Colonna  scuola lombarda 16th century




Cristo Flagelado Peter Paul Rubens



 
Guercino  Flagelação de Cristo  1657  Galleria Nazionale d 'Arte Antica Rome



A Flagelação romana.

Uma vez que uma pessoa era condenada à morte da cruz, precedida da Flagelação, caía na mão dos verdugos que, praticamente não a consideravam como uma pessoa, mas sim como um mero animal.
Na legislação romana estava proibida a Flagelação  que se aplicasse aos cidadãos romanos, sendo reservado apenas aos escravos. É que este tormento, além de brutalmente cruel, era ainda considerado como infame.Era costume praticar este suplício no Forum para escárnio público, ou perante o juiz que ditava a sentença.
Os algozes que flagelavam eram os litores se o juiz que dava a sentença os tinha juridicamente ao seu serviço. Caso contrário eram os milites (soldados) os executantes, como foi no caso de Cristo, uma vez que os Procuradores não tinham oficialmente litores ao seu serviço. Açoitavam a vítima, dois, quatro ou seis algozes, revezando-se; e eram escolhidos entre os mais hábeis e vigorosos. Diferentemente da Lei judaica em que só se podiam dar 40 golpes, para a Lei romana não havia limite; ficava à discrição do juiz, da finalidade que se pretendia ou até do ódio ou capricho dos algozes, os quais podiam tornar o tormento ainda mais cruel.Para ser flagelado, o réu era despojado da maior parte das suas vestes.
Depois era atado pelas mãos a uma grande argola fixada a uma coluna baixa (o mais frequente), para deixar bem exposto o dorso aos seus algozes.Às vezes também se prendia a vítima a um poste, e até, abusivamente, se atirava ao chão.
A que foi aplicada a Cristo, foi a Flagelação romana.Jesus foi flagelado pelos soldados, provavel­mente dois, que pertenciam às tropas auxiliares do exército sírio-sumaritano, fiéis a Roma, conhecidos pelo seu ódio feroz aos judeus.




Coroação de Espinhos  Caravaggio


A única maneira de provar a Verdade do Evangelho é estar disposto a viver, sofrer traições, flagelações e morrer por ele até ao fim!



Flagelação de Cristo  Caravaggio  1607 Naples

" Nossos pecados nos flagelam!





Cristo Coroado de Espinhos e um Par de Anjos; Hannibal Caracci 1585-87






Salmo 50 - Piedade ó Senhor tende piedade Pois pecamos contra vós!







Flagelação de Cristo   Alessandro Tiarini




M.M.Caravaggio  Christ at  the Column  1607 Rouen








Diego Velázquez  Cristo, depois da Flagelação contemplado pela Alma Cristã
provavelmente 1628-9  National Gallery, Londres
 
Cristo é visto amarrado depois de ser chicoteado na Flagelação pelos soldados romanos
Um anjo da guarda traz consigo a alma humana (personificada pela criança) para contemplar o Seu sofrimento.A alma olha para Cristo e Cristo parece estar olhando para a alma.
 As armas de tortura estão em primeiro plano
"Ó Alma, tem compaixão de mim, você que me reduziu a este estado."- "Ó Soul, take pity on me for you have reduce me to this state."
Ele convida a meditação sobre a Paixão e à oração contemplativa



William Bouguereau Flagellation du Notre Seigneur Jesus Christ 1880


No salmo 129, o salmista descreve, profeticamente, o lugar onde Cristo seria flagelado. Ele usa o vocábulo hebraico "Gav" (bg), que significa "Lombo", "Dorso", ou "Costas". Ele escreve dizendo: Lavraram sobre o meu dorso os lavradores... Sl 129.3 O criminoso era acoitado com um chicote chamado "Fragon" (fragon), ou, também ”Fraguélion” (fragellion), segundo os arqueólogos, era um chicote com cabo de madeira, tiras de couro, e na ponta esfera de chumbo ou ossinhos de carneiro (Jo 2.15).O profeta Isaías, também, fala deste momento, que Cristo é flagelado. Ele diz: As minhas costas dou aos golpes... Is 50.6
           As esferas de chumbo de que eram providos os chicotes entravam na carne do flagelado, fazendo um tipo de ferimento característico.   O salmista descreve na profecia, estas feridas feitas no corpo de Cristo, ele usa o termo hebraico "Maanit" (tynim) e significam "Sulcos", "buracos".




Flagelação de Cristo Guido Reni 1642








Ecce Homo  Domenico Feti  1600 Gall Uffizi Florence




The Flagellation of Christ Cimabue 1280




Ecce Homo Titian 1543 Vienna




The Crowning with the Thorns Tiziano Vecellio




Caravaggio  Ecce Homo 1606 Palazzo Rosso Genova






Ecce Homo Lodovico Cardi 1607 Palacio Pitti Florence








The man of Sorrow Abraham Bloemaert 1645 Utrecht








Ecce Homo  Quentin Massys  1515  Museu del Prado Madrid



The Mocking of Christ Quentin Massys




The Mocking of Christ Fra Angelico




The Mocking of Christ Teodore Jaspersz van Baburen 1590




The Mocking of Christ Francesco Furini



The Mocking of Christ Alexandre Cabanel Ecole des Beaux-Arts



The Mocking of Christ Hyerônimus Bosch



The Mocking of Christ Gerrit van Honthorst  1617-20


Mater Dolorosa




Christ Crowned with Thorns 




Peter Paul Rubens Christ with the Crown of  Thorns 




Ecce Homo  Philippe de Champaigne  1654



The Mocking of Christ



Ecce Homo  Michele Giabono 1430




The Mocking of Christ



«Quem se humilhar será exaltado»
Não pares de realizar actos de humildade e de amor a Deus e aos homens; porque Deus fala àquele que tem o coração humilde perante Ele e enriquece-o com os Seus dons.
Se Deus te reservar os sofrimentos do Seu Filho e quiser que conheças a tua própria fraqueza, é preferível seres humilde do que perderes a coragem. Faz subir até Deus uma oração de abandono e de esperança quando a tua fragilidade te fizer cair, e agradece ao Senhor todas as graças com que ele te enriquece. São Pio de Pietrelcina (1887-1968)








Ecce Homo  Correggio National Gallery of London




Christ Crowned with Thorns  Caravaggio




Christ Presented to the People  Master of The Bruges Passion Scenes 1510



The Mocking of Christ Jaccopo Tintoretto 1585-90


Flagellation du  Christ anonymus 16s




Ortodox icon



The Mocking of Christ  Orazio Gentileschi sec XVI



Christ Crowned with Thorns  Dirk Bouts (detail)


Ad Deum stillat oculus meus. 

 

Ecce Homo Bartolomeu  Esteban Murillo 1675

Coroa de Espinhos recolhida pelos Discípulos, 
coberta pela fina camada de vidro cristal Cathedral de Paris



Christ Crowned with Thorns  Titian 1542






Negação de São Pedro  Duccio di Buoninsegna 1308-11 Museo dell'Opera Metropolitana del Duomo Siena





Negação de Pedro  Rembrandt  1660  Amsterdam


Pedro estava sentado fora, no pátio.Uma criada chegou perto dele e disse:'Tu também estavas com Jesus, o Galileu!'Mas ele negou diante de todos:'Não sei o que tu estás dizendo'.



Verlooch  Negação de Pedro



"E saiu para a entrada do pátio.
Então uma outra criada viu Pedro
e disse aos que estavam ali:
'Este também estava com Jesus, o Nazareno.'
Pedro negou outra vez, jurando:
'Nem conheço esse homem!'




Negação de Pedro


"Pouco depois, os que estavam ali
aproximaram-se de Pedro e disseram:
'É claro que tu também és um deles,
pois o teu modo de falar te denuncia.'
Pedro começou a maldizer e a jurar, dizendo
que não conhecia esse homem!'




The Denial of St.Peter  Bartolomeo Manfredi 1615-16  Braunschwieg






"E nesse instante o galo cantou.
Pedro se lembrou do que Jesus tinha dito:
'Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.'
E saindo dali, chorou amargamente." 




Lágrimas de São Pedro  Guercino




 

Duccio di Buonisegna  Flagelação de Cristo e  Nagação de Pedro 1308-11 Museo dell'Opera Metropolitana del Duomo Siena




Negação de São Pedro José de Ribera Prado





Peter's Betrayal Carl Heinrich Bloch




 
Ecce Homo  Guido Reni  1639-40  Museé du Louvre



Ecce Homo



Jan Lievens Pilatos Washing his Hands  in Innocence 1624-25 Leiden


Pilate washes his Hands after the Condemnation of Chris  Matthias Stom 1650




 
Pilatos  lavando as mãos- Mattia Preti  1663 Metrop.Museum of Art New York



"Pilatos viu que nada conseguia
e que poderia haver uma revolta.
Então mandou trazer água,
lavou as mãos diante da multidão, e disse:
'Eu não sou responsável pelo sangue deste homem.
Este é um problema vosso!'
O povo todo respondeu:
'Que o sangue dele caia sobre nós
e sobre os nossos filhos'.
Então Pilatos soltou Barrabás,
mandou flagelar Jesus,
e entregou-o para ser crucificado."



 
Christ Crowned with Thorns  Guercino  1622 Budapest  

 

"Em seguida, os soldados de Pilatos
levaram Jesus ao palácio do governador,
e reuniram toda a tropa em volta dele.
Tiraram sua roupa e o vestiram com um manto vermelho;
depois teceram uma coroa de espinhos,
puseram a coroa em sua cabeça,
e uma vara em sua mão direita.
Então se ajoelharam diante de Jesus e zombaram,
dizendo:'Salve, rei dos judeus!'
Cuspiram nele
e, pegando uma vara, bateram na sua cabeça.
Depois de zombar dele,
tiraram-lhe o manto vermelho
e, de novo, o vestiram com suas próprias roupas.
Daí o levaram para crucificar."
  

 




































Muito freqüentemente a semana santa é considerada como uma "linda tradição," um "costume," uma data importante do calendário. É o acontecimento anual esperado e amado, a Festa "observada" desde a infância, durante a qual a gente se encanta com a beleza dos ofícios, com o fausto dos ritos, e na qual a gente se ocupa de preparar a ceia pascal, que não é de menor importância. . . Depois, uma vez que tudo isto tenha acabado, nós retomamos a vida normal.
Mas, teremos mesmo consciência de que "a vida normal" não é mais possível depois que o mundo rejeitou seu Salvador, depois que "Jesus ficou triste e abatido.. .," que sua alma "ficou infinitamente triste até a morte. . ." e que ele morreu na cruz? Foram mesmo homens "normais" que gritaram: "Crucifica-o!" Homens normais que cuspiram nele e o pregaram na cruz. . . Se eles o odiaram e o mataram, é precisamente porque ele veio sacudir e desestabilizar sua vida normal. Foi mesmo um mundo perfeitamente "normal" que preferiu as trevas e a morte, em lugar da vida e da luz. . . pela morte de Jesus o mundo "normal," a vida "normal" foram irrevogavelmente condenados. Ou, mais exatamente, o mundo e a vida revelaram sua natureza verdadeira e anormal, sua incapacidade de acolher a luz, o terrível poder que o mal exerce sobre eles. "É agora o julgamento deste mundo" (João 12:31). A Páscoa de Jesus significa o fim para "este mundo" e, desde então, ele está "no seu fim." Este fim pode se estender por centenas de séculos, mas isto não altera em nada a natureza dos tempos em que vivemos, que é "o último tempo." "O rosto deste mundo passa" (ICor. 7:31).


http://www.ecclesia.com.br/sinaxe/semana_santa.html



 
Ecce Homo  Guido Reni 1639 Pinacoteka Naz. Bologne

Preparação da Santa Cruz


Agnolo Gaddi  Preparação da Santa Cruz  1380


"Então Judas, o traidor,ao ver que Jesus fora condenado, ficou arrependido e foi devolver as trinta moedas de prata aos sumos sacerdotes e aos anciãos, dizendo:
'Pequei, entregando à morte um homem inocente.' Eles responderam: 'O que temos nós com isso?O problema é teu.' 


Rembrandt van Rijn  The Return of Silver Coins 1629  Priv. Coll.  Judas devolvendo Moedas de Prata


"Judas jogou as moedas no santuário,saiu e foi se enforcar. "




" Recolhendo as moedas, os sumos sacerdotes disseram:'É contra a Lei colocá-las no tesouro do Templo, porque é preço de sangue.' Então discutiram em conselho e compraram com elas o Campo do Oleiro, para aí fazer o cemitério dos estrangeiros.É por isso que aquele campo até hoje é chamado de 'Campo de Sangue'. Assim se cumpriu o que tinha dito o profeta Jeremias: 'Eles pegaram as trinta moedas de prata- preço do Precioso, preço com que os filhos de Israel o avaliaram - e as deram em troca do Campo do Oleiro, conforme o Senhor me ordenou!"






  


Referências:

http://www.wga.hu/index1.html http://www.ecclesia.com.br/
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139
http://idlespeculations-terryprest.blogspot.com/2011/01/saint-bernard-of-clairvaux-holy-name-of.html
http://ribeirodequerite.webnode.com.br/news/em-breve/ 
John Nascimento
http://www.vatican.va/news_services/liturgy/2008/via_crucis/po/station_02.html
http://www.artbible.info/art/large/451.html
http://www.artbible.info/art/
http://obaudahistoria.blogspot.com.br/search/label/Arte
http://what-a-lovely-shroud.tumblr.com/