Jesus estava no Monte das Oliveiras, numa propriedade chamada Getsêmani. A hora tão esperada tinha chegado. Era o momento crucial de toda a sua existência. Era o momento crucial das nossas existências.
Em certa altura do Monte das Oliveiras, a 830 metros de altura, fica o Jardim do Getsêmani, do outro lado do ribeiro Cedrom, lugar onde costumeiramente Jesus e seus discípulos oravam (Jo 18.2). Foi exatamente ali que aconteceu a última e mais feroz tentação de Cristo. O fato de ter sido num jardim lembra o jardim do Éden, onde se deu a primeira tentação da história humana, quando o pecado entrou no mundo.
Gat Shemanim (Getsêmani) significa em 'prensa de óleo "em hebraico. O "jardim" era um olival.
As oliveiras que ainda existem enormes e antiquissimas são produtivas por ali, são as oliveiras que fornecem as olivas/azeitonas que produzem o azeite usado pelo(s) Papa no Vaticano!
As oliveiras que ainda existem enormes e antiquissimas são produtivas por ali, são as oliveiras que fornecem as olivas/azeitonas que produzem o azeite usado pelo(s) Papa no Vaticano!
O detalhe de que o Getsêmani ficava do outro lado de Cedrom (Jo 18.1), lembra a experiência mais dramática de Jacó, quando ele lutou com Deus e venceu, do lado de cá do ribeiro Jaboque. Era um ambiente aberto e bucólico, numa madrugada de lua cheia.
De setembro/outubro até
novembro era tempo de colher e prensar as azeitonas. As oliveiras resistem a
longo período de seca e crescem até em terreno pedregoso.
As azeitonas eram transportadas em cestas e despejadas em barricas ou tinas onde, nos tempos mais antigos, o oléo era espremido pisando-se as azeitonas com os pés ou amassando-as com o pilão.
As azeitonas eram transportadas em cestas e despejadas em barricas ou tinas onde, nos tempos mais antigos, o oléo era espremido pisando-se as azeitonas com os pés ou amassando-as com o pilão.
Jesus teve as mesmas tentações que nós temos, ainda que ele nunca cedeu a elas nem pecou” — é o que diz a Bíblia (Hb 4.15). Porém, nenhum de nós passou por uma tentação tão difícil como a que ele experimentou na madrugada de seu último dia de vida.
Evangelho - Mt 26,36-55
+ Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus 26,14-27,66
Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani,
e disse: 'Sentai-vos aqui,
enquanto eu vou até ali para rezar!'
Jesus levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu,
e começou a ficar triste e angustiado.
e disse: 'Sentai-vos aqui,
enquanto eu vou até ali para rezar!'
Jesus levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu,
e começou a ficar triste e angustiado.
Belline Giovanni Agony in Garden 1465 New York Metrop Museum |
"Jesus lhes disse:
'Minha alma está triste até á morte.
Gethsemani Sebastiano Conca 1746
Alguns dias antes, estando ainda em Cesareia de Filipe, ao norte da Galileia, ele havia sido tentado por Pedro a ter compaixão de si mesmo e evitar a cruz (Mt 16.21-23).
The Agony in the Garden Hans Holbein
Senhor orando em Getsêmany ortodox icon
The Agony in the Garden Jacopo Tintoretto 15th century
Agonia de Cristo othodox icon
The Agony in the Garden
The Agony in the Garden
The Agony in the Garden
Embora totalmente livre e soberano, Jesus autoriza: “Não seja feito o que quero , mas o que tu queres” (Mt 26.39, 42). Em outras palavras, Jesus está dizendo: “Eu quero a tua vontade e não a minha” .
Ercole d´Roberti séc 15 Dresden
"Ficai aqui e vigiai comigo!'
'Minha alma está triste até á morte.
Agony in the Garden Fra Angelico 1450
Albrecht Altdorfer The Agony in the Garden of Olives 1518
No jardim do Getsêmani Jesus enfrentou solidão, ali Ele ficou sozinho quando travou a mais titânica batalha do universo. Ali Ele suou sangue quando resoluta e voluntariamente se entregou por nós.
The Agony in the Garden Pieter Coecke van Aelst 1527-30 Ermitage
Logo na entrada do jardim, Jesus deixa alguns discípulos. Em seguida, sozinho, avança mais um pouco. Ele parece agitado. O que era muito razoável, já que, nos momentos seguintes, ele seria traído com um beijo, negado três vezes pelo próprio Pedro, condenado como réu de morte por um tribunal religioso, açoitado, espancado, ridicularizado (cruz de espinhos na cabeça e cetro de caniço na mão direita), entregue para ser morto pela justiça romana e pregado numa cruz. Se ele não estivesse disposto a beber o cálice, nada disso aconteceria.
The Agony in the Garden Duccio di Buoninsegna
Ao chegar a companhia de Pedro, Tiago e João, Jesus “começa a entristecer-se e a angustiar-se” (Mt 26.37). Antes, ele não estava nem triste nem angustiado, a ponto de afirmar aos seus discípulos, enquanto no cenáculo: “Tenho-lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa” (Jo 15.11).
Gethsemani Sebastiano Conca 1746
O Verbo feito carne, a imagem visível do Deus invisível, o enxugador de lágrimas alheias, o Todo-poderoso que acalma o mar e repreende o vento, aquele que perdoou a mulher adúltera e a mulher pecadora, o médico dos médicos, o ressuscitador de mortos — abriu seu coração com Pedro, Tiago e João e desabafou: “A minha alma está profundamente triste até a morte” (Mt 26.38). O texto é mais dramático do Novo Testamento: “A tristeza que estou sentindo é tão grande, que é capaz de me matar”.
Francisco de Goya The Agony in the Garden
Enquanto os três amigos não conseguem vencer o sono, Jesus, a sós ora ao seu Pai: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres” (Mt 26.39). O teor dessa oração, que seria repetida duas vezes, mostra qual é a tentação pela qual Jesus está passando. É uma tentação atroz: a vontade surpreendente de não beber o cálice transbordante da ira de Deus que iria atingir o ser humano por culpa do seu pecado, caso ele não o bebesse.
Jan Gossaert The Agony in the Garden
The Agony in the Garden Hans Holbein
Senhor orando em Getsêmany ortodox icon
The Agony in the Garden Jacopo Tintoretto 15th century
Cristo chamou os Seus, mas eles também O abandonaram, e
um anjo teve que descer dos Céus para consolar o Divino Mestre porque os
Apóstolos d’Ele dormiam.
Cristo rezando em Jardim Getsêmani Sebastiano Ricci 1730 Kunsthist. Museum Vienna
Agonia de Cristo othodox icon
The Agony in the Garden
The Agony in the Garden
The Agony in the Garden
Heinrich Hofmann Christ in the Garden of Getsemane 1890
The Agony in the Garden, Hans Holbein the Elder, 1505
Embora totalmente livre e soberano, Jesus autoriza: “Não seja feito o que quero , mas o que tu queres” (Mt 26.39, 42). Em outras palavras, Jesus está dizendo: “Eu quero a tua vontade e não a minha” .
The Agony in the Garden, Ambrogio Bergognone, 1501
Ercole d´Roberti séc 15 Dresden
"Ficai aqui e vigiai comigo!'
Arquivo Casa Generalícia S.V.D Roma sec XX
The tree of Agony
Adjacent to the Church of All Nations is an ancient olive garden. Olive trees do not have rings and so their age can not be precisely determined, but scholars estimate their age to anywhere between one and two thousand years old. It is unlikely that these trees were here in the time of Christ because of the report that the Romans cut down all the trees in the area in their siege of Jerusalem in 70 A.D.
No jardim do Getsêmani, atrás de uma cerca de ferro rendilhado, com bizantinos motivos, estão os troncos retorcidos de oito veneráveis oliveiras. Eles criam uma atmosfera espiritual para os visitantes do jardim do Getsêmani, embora os canteiros e caminhos ao redor deles introduzir um elemento artificial.
O historiador Flavius Josephus relata que todas as árvores ao redor de Jerusalém foram cortadas pelos romanos para o seu equipamento antes de cerco e capturaram a cidade em 70 dC.
No entanto,as azeitonas de Gethsemane são possivelmente descendentes daquelas árvores anteriores. Isto porque, quando uma oliveira é cortada, os brotos vão voltar a partir das raízes para criar uma nova árvore.
Em 1982, a Universidade da Califórnia realizou datação por radiocarbono testes em algum material da raiz do Getsêmani. Os resultados indicaram que alguma da madeira pode ser datada de 2300 anos de idade.
O que acontece com o fruto oliveiras de Gethsemane ? Quando é colhido a cada ano, o óleo é pressionado para lâmpadas do santuário e os caroços são usados para fazer contas de rosário, dado pelos franciscanos do Custódio da Terra Santa para peregrinos notável.
No jardim do Getsêmani, atrás de uma cerca de ferro rendilhado, com bizantinos motivos, estão os troncos retorcidos de oito veneráveis oliveiras. Eles criam uma atmosfera espiritual para os visitantes do jardim do Getsêmani, embora os canteiros e caminhos ao redor deles introduzir um elemento artificial.
O historiador Flavius Josephus relata que todas as árvores ao redor de Jerusalém foram cortadas pelos romanos para o seu equipamento antes de cerco e capturaram a cidade em 70 dC.
No entanto,as azeitonas de Gethsemane são possivelmente descendentes daquelas árvores anteriores. Isto porque, quando uma oliveira é cortada, os brotos vão voltar a partir das raízes para criar uma nova árvore.
Em 1982, a Universidade da Califórnia realizou datação por radiocarbono testes em algum material da raiz do Getsêmani. Os resultados indicaram que alguma da madeira pode ser datada de 2300 anos de idade.
O que acontece com o fruto oliveiras de Gethsemane ? Quando é colhido a cada ano, o óleo é pressionado para lâmpadas do santuário e os caroços são usados para fazer contas de rosário, dado pelos franciscanos do Custódio da Terra Santa para peregrinos notável.
Agony in the Garden Andrea Mantegna 1459 National Gallery London(detail)
Jesus é coerente com o modelo de oração que ele havia ensinado: “Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt 6.10). No início daquela semana, pouco depois da entrada triunfal em Jerusalém, Jesus já estava afirmando sua submissão ao sacrifício: “Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora” (Jo 12.27).
Agony in Garden Jacopo Ligozzi 1587 Priv. Coll.
Já que sacrifícios e holocaustos de animais não podem em absoluto remover pecados, Jesus, antes mesmo de sua encarnação, havia se oferecido para entregar seu próprio corpo como oferta definitiva pelo pecado: “Estou aqui, ó Deus, venho fazer a tua vontade” (Hb 10.7). Agora, no Getsêmani, uma vontade contrária e circunstancial muito forte toma conta dele. Todo o esquema de salvação, na antiga e na nova aliança, dependem dele. Tornam-se tremendamente incertas a justificação, a santificação e a glorificação do miserável pecador!
"Jesus foi um pouco mais adiante,
prostrou-se com o rosto por terra e rezou:
'Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice.
Contudo, não seja feito como eu quero,
mas sim como tu queres.'
Christ at Gethsemane J.Kirk Richards
The Agony Baltasar de Echave Orio the elder 1610
Jardim das Oliveiras Philippe de Champaigne
prostrou-se com o rosto por terra e rezou:
'Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice.
Contudo, não seja feito como eu quero,
mas sim como tu queres.'
Christ at Gethsemane J.Kirk Richards
The Agony Baltasar de Echave Orio the elder 1610
Jardim das Oliveiras Philippe de Champaigne
Christ at Gethsemane Carl Heinrich Bloch 1834-90
O sofrimento é tão grande que o suor de Jesus fica vermelho, transforma-se em gotas de sangue cai no chão, onde está o seu rosto. Jesus resolve orar mais intensamente (a oração é um recurso para ele e para nós, em qualquer drama). O sofrimento é tão grande que vem ao seu encontro um anjo do céu que o conforta e lhe dá bom ânimo, ajuda indispensável para quem precisa vencer uma batalha ou uma tentação. Trinta e poucos anos antes, uma multidão do exército celestial havia irrompido nos céus de Belém para comunicar e festejar o nascimento de Jesus (Lc 2.13-14).
Christ in the Garden of Getsemany Orazio Borgianni 1610 Museum Braunschweig
O sofrimento é tão grande que vem ao seu encontro um anjo do céu que o conforta e lhe dá bom ânimo, ajuda indispensável para quem precisa vencer uma batalha ou uma tentação.
A Pedra da Agonia Church of Nations Israel
"Voltando para junto dos discípulos,
Jesus encontrou-os dormindo, e disse a Pedro:
'Vós não fostes capazes de fazer
uma hora de vigília comigo?"
Jesus encontrou-os dormindo, e disse a Pedro:
'Vós não fostes capazes de fazer
uma hora de vigília comigo?"
Esquisse pour le Christ au Jardin des Oliviers Eugen Delacroix 1820
Obilman Christ Praying in the Garden
The Agony in the Garden Ludovico Carracci 16 century
Christ in the Garden
Christ Praying in the Garden
Christ Praying in the Garden
Jardim das Oliveiras Antolinez
Christ in the Garden Gethsemane Paolo Veronesse 1583-85 Pinacoteca di Brera
"Vigiai e rezai, para não cairdes em tentação;
pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.'
pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.'
Giovanni Battista Tiepollo Christ in the Garden of Gethsemane 1753
Eugene Delacroix Christ in the Garden of Olives 1827 Paris
Andrea Mantegna The Agony in the Garden 1457-59
The Agony in the Garden Sandro Botticelli 1500 Granada
Cristo rezando em Jardim Getsêmani Sebastiano Ricci 1730 Kunsthist. Museum Vienna
"Ele voltou de novo e encontrou os discípulos dormindo,
porque seus olhos estavam pesados de sono."
The Agony in the Garden Giacinto Brandi 1658 Pinacoteca Vatican
Deixando-os, Jesus afastou-se e rezou pela terceira
vez, repetindo as mesmas palavras.
The Agony in the Garden Christ in the Garden Gethsemany Honthorst Gerit van 1617
The Agony in the Garden, Lo Spagna
Jesus au Jardins des Oliviers Benedeto Uti 18s Rome
Agony in the Garden Hans Leonhard Schaufelein 1516
The Agony in the Garden
The Agony in the Garden Andrea Vaccaro
The Agony in the Garden
The Agony in the Garden
The Agony in the Garden
De repente, a vontade espúria diminui e desaparece, e a vontade legítima volta a vingar e prevalece. A tempestade passa, a crise acaba, a tentação é vencida e o processo de salvação continua. Jesus levanta a cabeça, reúne os discípulos, entrega-se corajosamente aos seus algozes, caminha para a cruz, toma sobre si a iniquidade de todos nós, derrama sua alma na morte e realiza plenamente o seu projeto! O fio no qual a nossa salvação estava dependurada não se rompe. A expiação dos nossos pecados foi tão plenamente cumprida que o véu do templo, naquele mesmo dia, se rasgou por inteiro de alto a baixo! Aleluia!
The Arrest of Christ Fra Angelico 1450
"Então voltou para junto dos discípulos e disse:
'Agora podeis dormir e descansar.
Eis que chegou a hora
e o Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores.
Levantai-vos! Vamos!
Aquele que me vai trair, já está chegando.'
'Agora podeis dormir e descansar.
Eis que chegou a hora
e o Filho do Homem é entregue nas mãos dos pecadores.
Levantai-vos! Vamos!
Aquele que me vai trair, já está chegando.'
Giotto di Bondone Beijo de Judas |
"Jesus ainda falava, quando veio Judas, um dos Doze,
com uma grande multidão armada de espadas e paus.
Vinham a mandado dos sumos sacerdotes
e dos anciãos do povo."
com uma grande multidão armada de espadas e paus.
Vinham a mandado dos sumos sacerdotes
e dos anciãos do povo."
The Capture of Christ ( detail) Cimabue Upper Church San Francisco Assisi fresco
"O traidor tinha combinado com eles um sinal, dizendo:
'Jesus é aquele que eu beijar; prendei-o!'
Judas, logo se aproximou de Jesus, dizendo:
'Salve, Mestre!' E beijou-o."
'Jesus é aquele que eu beijar; prendei-o!'
Judas, logo se aproximou de Jesus, dizendo:
'Salve, Mestre!' E beijou-o."
Kiss of Judas Unknown Mestre italiano 1300-50 Gall. dell´ Accademia Venice
Cristo é Tomado de Prisioneiro Duccio di Buonsignone
orthodox icon beijo de Judas
The Capture of Christ Dieric Bouts the Elder Munich
ortodox icon
The Capture of Christ Pietro Lorenzetti 1330
Alejo Fernandes Prisão de Cristo séc XVI
Gefangennahme Christi Hans Holbein
Prissão de Cristo Fra Angelico
afresco Monastério de Macedônia
Beijo de Judas
Guercino Captura de Cristo
"Jesus lhe disse:
'Amigo, a que vieste?'
Então os outros avançaram
lançaram as mãos sobre Jesus e o prenderam"
'Amigo, a que vieste?'
Então os outros avançaram
lançaram as mãos sobre Jesus e o prenderam"
Wolfgang Huber - Captura de Jesus
The Capture of Christ Anthony van Dyck 1618-20 Prado "Nesse momento, um dos que estavam com Jesus estendeu a mão, puxou a espada, e feriu o servo do Sumo Sacerdote, cortando-lhe a orelha"
Captura de Cristo Giuseppe Cesari 1596-97 Roma
The Taking of Crist Gerard Douffet 1620 Museum of Fine Arts Boston
"Jesus, porém, lhe disse: 'Guarda a espada na bainha! pois todos os que usam a espada pela espada morrerão. Ou pensas que eu não poderia recorrer ao meu Pai e ele me mandaria logo mais de doze legiões de anjos?"
Biagio d'Antonio The Taking of Crist 1482 Vaticano
que dizem que isso deve acontecer? E, naquela hora, Jesus disse à multidão: 'Vós viestes com espadas e paus para me prender, como se eu fosse um assaltante." The Taking of Christ Caravaggio 1598 Nat. Gall. of Irland Dublin The Taking of Christ Caravaggio (detail)1598 Nat. Gall. of Irland Dublin "Todos os dias, no Templo, eu me sentava para ensinar, e vós não me prendestes.' Porém, tudo isto aconteceu para se cumprir o que os profetas escreveram." Então todos os discípulos, abandonando Jesus, fugiram.' Referências: http://www.wga.hu/index1.html http://amigosdeoracao.wordpress.com/2010/03/22/o-drama-da-cruz-no-jardim-do-getsemani-nossa-salvacao-estava-por-um-fio-mas-o-fio-era-de-aco/ http://www.ecclesia.com.br/ http://www.artbible.info/art/ |