segunda-feira, 19 de março de 2012

O Silêncio de São José


Catedral de Valencia (detail) San José


"O justo como o lírio brotará. 
E florirá ante o Senhor eternamente."
Oração das Horas  19 de março



São José Abraçando Jesus Menino  Quido Reni 1620




José compartilha o silêncio de Maria. O silêncio é a expressão da sua comunhão no amor terno e casto, um amor que está pronto para o sacrifício. José ouve com Maria. São José é o primeiro a entrar profundamente no silêncio da Virgem. É sua maneira de amá-la. É sua maneira de confiar em suas palavras. O silêncio de São José torna-se para todas as pessoas consagradas uma forma de amar, uma maneira de confiar, uma maneira de alargar as fronteiras da esperança. "O silêncio de São José", disse o Santo Padre Bento XVI, "é uma atitude de total disponibilidade para os desejos divinos .... Ele fica ao lado da Igreja de hoje, em silêncio, ouvindo, ternamente focando o rosto de Cristo em todos os seus membros . " A vida consagrada é exatamente isso: a disponibilidade para os desejos de Deus.
"Para alguém que tenha experimentado o próprio Cristo, o silêncio é mais precioso do que qualquer outra coisa." Quando  Deus tem a primeira palavra,o silêncio abre os corações para ouvi-lo. Só então as nossas próprias palavras realmente serão palavras, ecos de Deus, e não apenas mais lixo no lixão de ruído.


"O Senhor está no seu Santo Templo. 
Que toda a terra  mantenha silêncio diante dele! "  
profeta Habacuque.



Guido Reni   São José


San José


“Guarda o silêncio do coração, e não prestes atenção nem consideração aos pensamentos estranhos a Deus. Simplesmente não respondas aos pensamentos ilícitos; despreza-os, afasta-os com alegria para longe de ti e fecha quase com violência o teu coração. Guarda-o no silêncio para que nada entre ali senão com Aquele que só deve ser o objecto do teu pensamento Jesus-Deus. Que só Ele seja o habitante do teu coração, que jamais o abandone.”
(POR UN CARTUJO, [Lanspergio, monge Cartuxo (1489/90-1539)],
in “«Antologia de autores cartujanos», Itinerário de contemplación”,
Editorial Monte Carmelo, Burgos 2008, pg. 147)





Todos nós sabemos que há uma ligação entre o Advento e o silêncio, o Natal é o silêncio. Nossos berços são lugares silenciosos. Quem pode imaginar Maria como uma pessoa barulhenta? Nos evangelhos, São José nunca diz uma palavra, ele simplesmente obedece às palavras levadas por anjos.
Uma passagem do livro do Antigo Testamento o da Sabedoria descreve a noite do Êxodo de Israel do Egito como uma noite cheia de silêncio. Ele é usado pela liturgia da noite do nascimento de Jesus.



 Danielle Crespi  O sonho de José


O Anjo aparece ao  São José  Valentin de Boulogne  16e


Sonho de São José  George de La Tour 1640





Le repentir de saint Joseph. Alessandro Tiarini. XVIIe.




Quando um profundo silêncio cobriu todas as coisas e a noite estava no meio do seu curso, a tua Palavra todo-poderoso Senhor, saltou de real trono do céu '(Sb 18:14-15).
"Santa noite, noite silenciosa! Assim nós cantamos. O silêncio da noite de Natal nos convida a fazer silêncio dentro de nós. a Palavra todo-poderoso vai fluir silenciosamente, do trono do Pai".

'Criar o silêncio! " É um imperativo. Que a Palavra vinda de silêncio encontre o nosso silêncio esperando por ele como um presépio! "O diabo", disse Santo Ambrósio: "ama o ruído, Cristo ama o silêncio."
O silêncio é capaz de escavar um espaço interior no nosso íntimo para que Deus possa permanecer ali, de modo que Sua Palavra possa permanecer em nós, para que o amor por Ele possa estar enraizado em nossas mentes e em nossos corações e animar nossas vidas.
 A alternância  da palavra e do silêncio  marcou a oração de Jesus durante toda a sua vida terrena.

. Respeita o desejo do Espírito Santo para nos preparar para celebrar os santos mistérios. E depois da missa, com as suas palavras e com a música e os gestos e os seus próprios momentos de silêncio, se tornará tudo mais real. Ele vai unir-nos num nível mais profundo, e aqueles que visitam nossas igrejas vão sentir o Santo entre nós.

Um sábio idoso sacerdote da diocese disse : "Duas pessoas falando conseguem parar  quarenta pessoas rezando."


Casamento de Maria e  José  Perugino


Patriarca San José





Os doze graus do silêncio: Irmã Amada de Jesus
 
*A vida interior poderia consistir só nesta palavra: Silêncio! O silêncio prepara os santos; ele os começa, os continua e os acaba. Deus, que é eterno, não diz mais que uma só palavra, que é o Verbo. Do mesmo modo, seria desejável que todas as nossas palavras digam Jesus direta ou indiretamente. Esta palavra: silêncio, quão formosa é!

1º Falar pouco às criaturas e muito a Deus
  Silêncio ao mundo, silêncio às notícias, silêncio com as almas mais justas: a voz de um Anjo turbou Maria...







Guido Reni   São José com Menino Jesus Altar da Basílica de São João e São Paulo Veneza




2º Silêncio no trabalho, nos movimentos
Silêncio no porte; silêncio dos olhos, dos ouvidos, da voz; silêncio de todo o ser exterior, que prepara a alma para passar a Deus. ... É o silêncio do recolhimento, ou o recolhimento do silêncio.





São José com Menino Jesus    Bartolomé Esteban Murillo 



Holy Family







3º Silêncio da imaginação
 Silêncio às   emoções alheias, as vagas impressões, as tristezas.
Serão apresentadas à alma os encantos de seu Senhor,...as perfeições de seu Deus e ela   permanecerá no silêncio, e será a servente silenciosa do Amor divino.



San José




4º Silêncio da memória

Silêncio ao passado... esquecimento. Há que saturar esta faculdade com a recordação das misericórdias de Deus... É o agradecimento no silêncio, é o silêncio da ação de graças!




San José Guadalupe Cuzco



5º Silêncio às criaturas
Oh, miséria de nossa condição presente! Com freqüência a alma, atenta a si mesma, se surpreende conversando interiormente com as criaturas, respondendo em seu nome. Oh, humilhação que fez gemer os santos! Nesse momento esta alma deve retirar-se docemente às mais íntimas profundezas deste lugar escondido, onde descansa a Majestade inacessível do Santo dos santos, e onde Jesus, seu consolador e seu Deus, se descobrirá a ela, lhe revelará seus segredos, e a fará provar a bem-aventurança futura. Então lhe dará um amargo desgosto para tudo o que não é Ele, e tudo o que é da terra deixará pouco a pouco de distrair-la.








6º Silêncio do coração
Silêncio dos afetos, das antipatias, silêncio dos desejos no que tem de demasiado ardente, silêncio do zelo no que tem de indiscreto; silêncio do fervor no que tem de exagerado; silêncio até nos suspiros...  O silêncio do amor, é o amor no silêncio...

É o silêncio diante de Deus, suma beleza, bondade, perfeição...
Um coração no silêncio é um coração de virgem, é uma melodia para o coração de Deus. A lâmpada se consome sem ruído diante do Sacrário, e o incenso sobe em silêncio até o trono do Salvador: assim é o silêncio do amor. ...



Saint Joseph with Christ Child of Cuzco





7º Silêncio da natureza, do amor próprio
Silêncio à vista da própria corrupção, da própria incapacidade. Silêncio da alma que se compraz na sua baixeza. Silêncio aos louvores, à estima. Silêncio diante dos desprezos, das preferências, das murmurações; é o silêncio da doçura e da humildade.




Saint Joseph with Christ Child

"Convívio divino a outros, somente após dura morte é dado gozar. Mas tu, já em vida, abraças a Deus e o tens no teu lar!"
Oração das  Horas do Hino do dia 19 de março


Saint Joseph with Christ Child  C.Bosseron  Chambers  19th century



 7º Silêncio da natureza, do amor próprio

Silêncio da natureza diante das alegrias ou dos prazeres. A flor se abre no silêncio e seu perfume louva em silêncio ao criador: a alma interior deve fazer o mesmo. Silêncio da natureza na pena ou na contradição.



Saint Joseph  Guercino  séc 16-17




7º Silêncio da natureza, do amor próprio

  Silêncio nos jejuns, nas vigílias, nas fadigas, no frio e no calor. Silêncio na saúde, na enfermidade, na privação de todas as coisas: é o silêncio eloqüente da verdadeira pobreza e da penitência..... É o silêncio do eu humano transformando-se no querer divino.



Saint Joseph Holding the Christ Child in His Arms  Guido Reni 1620 Ermitage

“Qui custos est Domini sui glorificabitur”
 Glorificamos aquele que mereceu ser o guarda do seu Senhor.



8º Silêncio do espírito
Fazer calar os pensamentos inúteis, os pensamentos agradáveis e naturais; só estes danificam o silêncio do espírito, e não o pensamento em si mesmo, que não pode deixar de existir. Nosso espírito quer a verdade, e nós lhe damos a mentira! Agora bem, a verdade essencial é Deus!...
Silêncio aos raciocínios sutis que debilitam a vontade e dissecam o amor. Silêncio na intenção: pureza, simplicidade; silêncio às buscas pessoais; na meditação, silêncio à curiosidade; na oração, silêncio às próprias operações, que não fazem mais que entravar a obra de Deus. Silêncio ao orgulho que se busca em tudo, sempre e em todas as partes; que quer o belo, o bem, o sublime; é o silêncio da santa simplicidade, do desprendimento total, da retidão.
Um espírito que combate contra tais inimigos é semelhante a esses anjos que vêem sem cessar a Face de Deus. Esta é a inteligência, sempre no silêncio, que Deus eleva a si.



 Gentile di Fabriano  The Nativity
"Santa noite, noite silenciosa! Assim nós cantamos. O silêncio da noite de Natal nos convida a fazer silêncio dentro de nós. a Palavra todo-poderoso vai fluir silenciosamente, do trono do Pai".




9º Silêncio do juízo
Silêncio quanto às pessoas, silêncio quanto às coisas. Não julgar, não deixar ver a própria opinião. Não ter opinião às vezes, ou seja, ceder com simplicidade, sem nada se opor a ele por prudência ou por caridade. É o silêncio da bem-aventurada e santa infância, é o silêncio dos perfeitos, o silêncio dos anjos e dos arcanjos, quando seguem as ordens de Deus.
 É o silêncio do Verbo encarnado!




Bartolomé Esteban Murillo Holy Family





10º Silêncio da vontade
O silêncio aos mandamentos, ... não é, por dizer assim, mais que o silêncio exterior da própria vontade. O Senhor tem algo que ensinar-nos de mais profundo e de mais difícil: o silêncio do escravo sob os golpes de seu amo. Mas, feliz escravo, pois o Amo é Deus! Este silêncio é o da vítima sobre o altar, é o silêncio do cordeiro que é despojado de sua pele, é o silêncio nas trevas, silêncio que impede pedir a luz, ao menos a que alegra.

É o silêncio nas angústias do coração, nas dores da alma; o silêncio de uma alma que se viu favorecida por seu Deus, e que, sentindo-se rechaçada por Ele, não pronuncia nem sequer estas palavras: Por que? Até quando? É o silêncio no abandono, o silêncio sob a severidade do olhar de Deus, sob o peso de sua mão divina; o silêncio sem outra queixa que a do amor. É o silêncio da crucifixão, é mais que o silêncio dos mártires, é o silêncio da agonia de Jesus Cristo. Se este silêncio é seu divino silêncio e nada é comparável à sua voz, nada resiste à sua oração, nada é mais digno de Deus que esta classe de louvor na dor, que este fiat no sofrimento, que este silêncio no trabalho da morte....



São José com Menino Jesus    Bartolomé Esteban Murillo 1670

“Te cuncti resonent christianorum chori.”




11º Silêncio consigo mesmo

Não falar-se interiormente, não escutar-se, não queixar-se nem consolar-se. ... É o silêncio do nada. É mais heróico que o silêncio da morte.





São José e Anjo Gabriel Autor e data não conhecidos

Saint Jeseph's Dream  Gaetano Gandolphi 1790




12º Silêncio com Deus

  É o silêncio da eternidade, é a união da alma com Deus.



Todos os lírios do mundo para São José pelo seu Amor e sua Castidade!







“Guarda o silêncio do coração, e não prestes atenção nem consideração aos pensamentos estranhos a Deus. Simplesmente não respondas aos pensamentos ilícitos; despreza-os, afasta-os com alegria para longe de ti e fecha quase com violência o teu coração. Guarda-o no silêncio para que nada entre ali senão com Aquele que só deve ser o objecto do teu pensamento Jesus-Deus. Que só Ele seja o habitante do teu coração, que jamais o abandone.”
(POR UN CARTUJO, [Lanspergio, monge Cartuxo (1489/90-1539)],
in
“«Antologia de autores cartujanos», Itinerário de contemplación”,
Editorial Monte Carmelo, Burgos 2008, pg. 147)

 




 

“O mal faz mais barulho do que o bem: um assassinato brutal, a propagação da violência, injustiças graves fazem notícia;
 pelo contrário, os gestos de amor e de serviço, 
o cansaço quotidiano suportado com fidelidade e paciência, 
muitas vezes na sombra, não aparecem”,
 enfatizou o Papa, na homilia da cerimônia.
Bento XVI sustentou, neste contexto, que as pessoas 
não se podem limitar apenas às notícias para perceber o mundo
 e a vida.
Temos de ser capazes de permanecer no silêncio, na meditação, na reflexão calma e prologada; devemos saber parar para pensar”.



 





São José  orthodox icon



The only place where modern man does not like to visit - is himself. He cannot hear the silence, he does not want to hear the voice of his conscience. But without knowing yourself you can not know God. Modern man lives in a shadowy world of TV, the media, the Internet, but the greatest reality in the world is the human soul. Inside we can open up the kingdom of heaven, in our heart God wants to be born!

- Bishop Panteleimon (Shatov), 21st Century Russian Hierarch




pious image


Rollini    São José Patrono da Igreja - Basílica do Sagrado Coração de Jesus


Saint Joseph et la Trinite  1699 Guerra

Saint Joseph and the Infant Christ ;  Bacciccio 1670 -85



Circle of Pedro Orrente  The Holy Family and Saint Joseph's Workshop Madrid Spain



Robert Campin 1425-30 Metropolitan Museum of Art New York
.
O retábulo Mérode é um tríptico do mestre Robert Campin. O nome Mérode  pertenceu à família belga que foi a última proprietária privada da obra antes de ser adquirida pelo Museu Metropolitan em 1956.
É um tríptico popular por causa de suas cores brilhantes e translúcidas e do ambiente doméstico em uma cidade medieval europea.
Para um retábulo é bastante pequeno. Isso sugere que não foi feito para uma igreja, mas para uso privado. O patrono foi, provavelmente, o homem no painel da esquerda, os Ingelbrechts -comerciante Peter. O brasão de armas da sua família pode ser visto no painel central.
Painel da esquerda: os doadores
Painel Central: Anunciação
Painel da direita: José em sua oficina



Robert Campin Merode  Altarpiece Saint Joseph 1425-30 Metropolitan Museum of Art New York

 Ele mostra José trabalhando tranquilamente. Ele não tem conhecimento que o anjo já visitou a Maria. 
Alguns pensam que não é por acaso que Campin representa  José fabricando as ratoeiras.   "José fez duas ratoeiras, cujo significado é elucidado pela especulação agostiniana de que a Encarnação foi meio que Deus usou para  enganar o diabo, assim como a isca aprisiona um rato."  


San Guiseppe con Bambino  Giovan Battista


Ite ad Joseph!

Sancte Ioseph,
Protector sanctae Ecclesiae,
ora pro nobis.



«Não é Ele o carpinteiro?»
José amou Jesus como um pai ama o seu filho, tratou-O dando-Lhe tudo que de melhor tinha. José, cuidando daquele Menino como lhe tinha sido ordenado, fez de Jesus um artesão: transmitiu-Lhe o seu ofício. Por isso, os vizinhos de Nazaré falavam de Jesus chamando-lhe indistintamente «carpinteiro» e «filho do carpinteiro» (Mt 13,55). [...]
Por isso, Jesus devia parecer-se com José no modo de trabalhar, nos traços do Seu carácter, na maneira de falar. No realismo de Jesus, no Seu espírito de observação, no Seu modo de se sentar à mesa e de partir o pão, no Seu gosto por falar dum modo concreto tomando como exemplo as coisas da vida corrente, reflecte-se o que foi a infância e a juventude de Jesus e, portanto, a Sua convivência com José. Não é possível desconhecer a sublimidade do mistério. Esse Jesus que é homem, que fala com o sotaque de uma determinada região de Israel, que Se parece com um artesão chamado José, é o Filho de Deus. E quem pode ensinar alguma coisa a Deus? Mas é realmente homem e vive normalmente: primeiro como menino; depois como rapaz que ajuda na oficina de José; finalmente, como homem maduro, na plenitude da idade. «Jesus crescia em sabedoria, em idade e em graça diante de Deus e dos homens» (Lc 2,52).
José foi, no aspecto humano, mestre de Jesus; conviveu com Ele diariamente, com carinho delicado, e cuidou d'Ele com abnegação alegre. Não será esta uma boa razão para considerarmos este varão justo, este Santo Patriarca no qual culmina a fé da Antiga Aliança, Mestre de vida interior?
 
Comentário ao Evangelho do dia feito por São Josemaría Escrivá de Balaguer
(1902-1975), presbítero, fundador - Homilia «Na Oficina de José», de «Cristo que passa», §§ 55-56




 São José  com Menino Jesus Torres Clemente



The Holy Family arte cusquenha


Silence is an integral element of communication; in its absence, words rich in content cannot exist. In silence, we are better able to listen to and understand ourselves; ideas come to birth and acquire depth; we understand with greater clarity what it is we want to say and what we expect from others; and we choose how to express ourselves.






Referências:

*Livre-tradução do Artigo "Los doce grados del silencio" de "Sor Amada de Jesús" publicado em "Cuadernos de La Reja" número 2 do Seminário Internacional Nossa Senhora Corredentora da FSSPX.
Carta Pastoral do Bispo Hugh, OSB
Diocese de Aberdeen, na Escócia( abreviado)