segunda-feira, 2 de abril de 2012

SÁBADO SANTO E VIGILIA PASCAL


Labin Baugin  Cristo Morto com os Anjos


"Um grande silêncio reina hoje sobre a terra; 
um grande silêncio e uma grande solidão. 
Um grande silêncio, porque o Rei dorme; 
a terra estremeceu e ficou silenciosa,
 porque Deus adormeceu segundo a carne
 e despertou os que dormiam há séculos. 
Deus morreu segundo a carne e acordou a região dos mortos."




Alessandro Allori Body of Christ with Two Angels 1600 Nacional Gallery Budapest



Sábado Santo é um dia em que nada acontece, nada é garantido e nada se espera. É o dia em que Jesus está morto no túmulo, é um dia enquadrado pela angústia de Sexta-Feira Santa e a celebração da Páscoa. Sábado Santo é um dia entre, um tempo entre o desespero e a esperança quer para os primeiros discípulos de Jesus quer para nós.
É claro que nenhum dos discípulos de Jesus esperava a ressurreição. Talvez imaginassem uma restauração divina no fim da história, mas não no meio do tempo. Jesus estava morto e teriam que esperar a revelação do Reino de Deus para o encontrarem outra vez. Sábado Santo é o abismo: é a experiência da negação, se o nada pode ser experimentado, o abismo sem imagens do não conhecer, o vale de lágrimas sem esperança de cura.
No Sábado Santo não há garantias de que a vida será melhor, que a doença será curadas, que a criança perdida volte a casa, que a esperança regresse e que Deus seja real outra vez. Nós precisamos de um milagre – uma ressurreição – mas não podemos forçá-la, garanti-la ou assumi-la. A ressurreição acontece, como apaixonar-se ou aliviar o luto, quando menos se espera ou quando se acha que o amor passou ao largo. Mas quando acontece, descobrimos que a nossa taça está cheia mesmo que tenhamos ainda que pernoitar no vale das sombras.
É isto que quer dizer viver num tempo limiar, no deserto sem bússola, mapa ou caminho.
  Bruce Epperly



Giovanni Bellini Dead Christ Supported  by Angels  1474  Rimini




Abraçar o Sábado Santo é um acto de fé. Na espiritualidade liminar, confiamos em Deus apesar do silêncio, da incerteza, da oração não respondida, do falhanço, do envelhecimento e da morte. Acreditamos que há uma Presença subtil em acção – semelhante à germinação das sementes na terra negra – apesar da nossa incapacidade de O experimentarmos. O Sábado Santo lembra-nos que a jornada da fé envolve momentos de alegria e de intimidade e também momentos de ausência aparente e silêncio. A ressurreição é a nossa esperança, agora, mesmo quando não a podemos esperar ou quando não conseguimos imaginar de que modo Deus triunfará assegurando que podemos responder à nossa debilidade. No suspense do liminar, esperamos poder fazer a experiência de Deus outra vez e com ela, a coragem de sermos seus cooperadores na salvação do mundo

  Bruce Epperly









Os teólogos costumam dizer que neste dia trágico, a Igreja toda se resumia a Maria. Como Ela conteve em si o Salvador, desde a Anunciação até o Nascimento de Jesus, agora Ela continha a Igreja.








William Blake  The Angels Over The Body of Christ



Giuseppe  Sammartino  Dead Christ in Shroud Naples    1753   S.Maria della Pieta dei Sangro




William Blake Angels Rolling Away The Stone of Sepulchre




Champaigne  Dead Christ 1654  Louvre


Guercino Angels Weeping over Dead Christ 1618











Rosso Dead Christ Supported by Angels






Holbein Body of  Dead Christ in Tomb 1521 Kunstmuseum Basel





Veronesse Dead Christ Supported by Two Angels 1587-89 Staat.Museen Berlln





Jesus Cristo no Limbo Friedrich  Pacher  1460s 

Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua Ressurreição.



 
Ortodox icon  Anastásio
Jesus Cristo resgatando Adão e Eva dos Túmulos


 A comunidade cristã vela junto ao sepulcro. Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para meditar. O altar está despojado, o sacrário está aberto e vazio.




Christ of Saint Gregory 1480-90



Ortodox Icon Jesus Cristo Resgatando Adão e Eva dos Túmulos

É o dia da ausência. O Esposo nos foi arrebatado. 
Dia de dor, de repouso, de esperança, de solidão. 
O próprio Cristo está calado. 



 Tabernáculo Vazio  foto Rorate Caeli


Ele, que é Verbo, a Palavra, está calado.
 Depois de seu último grito da cruz "por que me abandonaste?",
 agora ele cala no sepulcro. Descansa: "tudo está consumado". 
Mas este silêncio pode ser chamado de plenitude da palavra.
 Ele é eloqüente, pois "resplandece o mistério da Cruz".



 
Jesus Cristo Resgatando Adão   Fra Angelico

É um dia de meditação e silêncio. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que pode ir uma pessoa. E junto a Ele, como sua Mãe Maria, está a Igreja, a esposa. Calada, como ele. O Sábado está no próprio coração do Tríduo Pascal. Entre a morte da Sexta-feira e a ressurreição do Domingo, nos detemos no sepulcro. São três aspectos - não tanto momentos cronológicos - de um mesmo e único mistério, o mesmo da Páscoa de Jesus: morto, sepultado, ressuscitado. A vitória germina de dentro mesmo da derrota, uma vez que antes da Ressurreição nos é dado contemplar a morte da própria morte...


Descent into Hell Mikhail Nesterov 1895

.. No Cristo, o homem restaura a obediência e o amor; pelo Cristo, o homem pode vencer o pecado e o mal. Era essencial que a morte fosse não só destruída por Deus, mas vencida e soterrada na natureza humana mesma, pelo homem e no homem. "É por um homem que a morte veio; é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos" (l Cor. 15:21).



"Permaneçamos em vigília até o romper do dia
e, em vez de mirra, ofereçamos um hino ao Senhor,
e veneremos a Cristo, Sol de justiça,
que faz brotar a vida para todos.   Cristo ressuscitou dos mortos!"


Harrowing Caparroso 1507 Pamplona Espanha

Sábado Santo:- descer à mansão dos mortos.
 Jesus visita todos os espaços da nossa desolação pessoal, social e histórica, 
onde só um Deus nos pode salvar.(relações pessoais mortas ou feridas de morte).
 É porque visita tudo isso, só Ele pode ressuscitar tudo isso.




Sábado Santo pintor polaco descohecido ano 1480-90


Nós estamos agora no grande Sábado, diante do túmulo do Cristo. É preciso vivermos este longo dia antes de escutarmos à meia-noite: "Cristo ressuscitou!" e antes de entrar na celebração da sua Ressurreição.



 Ressurection  Musei Vaticani  ortodox greec icon


Sábado Santo sem liturgia tem um significado espiritual próprio. Jesus morreu por nós, e permaneceu três dias no sepulcro. Assim, também deveríamos nos dedicar com plena consciência ao teor espiritual deste dia. Isso acontece melhor em meio ao silêncio, quando nos posicionarmos quanto à verdade e à situação sepulcral de nós mesmos.




Carl Heinrick Bloch Portrait of Cristo



Cristo desceu ao reino da morte, ao Hades, o reino das sombras. 





 
 Resurrection of Christ and the Harrowing of  the Hell  1500 russian icon



Assim, o Sábado de Aleluia convida-me a olhar para minha própria situação sepulcral.
 O que me caberia enterrar? Que feridas em minha história de vida precisam ser enterradas de uma vez por todas?



Sábado Santo
 Cristo Resgatando as Almas do Inferno Vatopaidi Monastery Monte Athos

Que feridas em minha história de vida precisam ser enterradas de uma vez por todas? Pretendo sepultar também os sentimentos de culpa que consomem e dos quais não consigo me afastar. Preciso ter confiança em que Cristo também desceu ao meu sentimento de culpa e a todo martírio interno que imponho a mim mesmo, com auto-acusações; e desceu até aí para libertar-me. Quando paro de andar em círculos em torno de minha culpa, aí sim realmente posso despertar para a vida nova.




 

Jesus Cristo Resgatando Adão e Eva dos Túmulos Iconografia Ecclesia


No Sábado de Aleluia desço até meu próprio sepulcro e imagino de que forma Cristo repousa lá, a fim de trazer tudo o que lá está para uma nova vida. Cristo desceu ao sepulcro de meu medo, minha resignação, minha autocompaixão e minha morbidez, a fim de salvar-me e transformar-me no mais fundo de minha alma. Para ressuscitar na Páscoa como uma pessoa salva e liberta, preciso ter a coragem de meditar acerca de meu sepulcro e de sepultar tudo o que me distancia da vida.




Sábado Santo

O amor nunca falha.



"Cristo, que descestes ao reino dos mortos para libertar os justos que,
 desde a origem do mundo, lá estavam encarcerados, 
compadecei-vos dos que estão mortos no túmulo de seus pecados, 
para que, escutandoo a vossa voz recuperem a vida."
Oração das Horas Sábado Santo


Cristo no Limbo Mantegna 1468

 São Pedro Crisólogo (c. 406-450)
Bispo de Ravena, doutor da Igreja - Sermão 3; PL 52, 303-306

«Esta geração pede um sinal»
É o próprio Jonas que pede que o atirem para fora do barco: «Pegai em mim e lançai-me ao mar», disse (Jn 1,12) - o que designa a Paixão voluntária do Senhor. [...] Mas eis que surge um monstro das profundezas, eis que se aproxima um grande peixe que vai realizar e manifestar plenamente a ressurreição do Senhor, ou melhor, engendrar esse mistério. Eis o monstro, imagem terrível do inferno, que, quando abre a garganta faminta para o profeta, prova e assimila o poder do seu Criador e, ao devorá-lo, se compromete na verdade a nunca mais devorar ninguém. A temível morada das suas entranhas prepara a morada para o Visitante que virá do alto; de tal maneira que aquilo que fora causa de desgraça se torna a barca impensável para uma travessia necessária, retendo o passageiro e expulsando-o três dias depois na margem. Assim era dado aos pagãos o que tinha sido arrancado aos inimigos de Cristo. E aos que pediram um sinal, o Senhor achou por bem dar-lhes apenas esse símbolo, pelo qual compreenderiam que a glória que esperavam receber de Cristo devia ser também dada aos pagãos. [...]
Pela malícia dos Seus inimigos, Cristo foi mergulhado nas profundezas do caos da morada dos mortos; durante três dias, percorreu todos os recantos desta morada (1Pe 3,19). E quando ressuscitou, ao mesmo tempo que destruiu a maldade dos Seus inimigos, fez brilhar a Sua própria grandeza e o Seu triunfo sobre a morte.
É portanto justo que os habitantes de Nínive se elevem no dia do juízo para condenar esta geração, pois eles converteram-se pela proclamação de um só profeta naufragado, estrangeiro, desconhecido; enquanto as pessoas desta geração, depois de tantas obras admiráveis e de tantos milagres, com todo o brilho da ressurreição, não se tornaram crentes nem se converteram.


 ortodox icon















A Basílica do Santo Sepulcro de Jerusalém celebra neste sábado a tradicional cerimônia do "fogo sagrado" quando as distintas igrejas da Terra Santa lembram o milagre da Ressurreição de Cristo. O Sábado de Aleluia é celebrado na primeira hora da tarde com o ritual, que data do ano 1106, e acontece na rotunda da basílica, onde a tradição situa o túmulo de Jesus.




Carlo Crivelli The Dead of Christ Supported by Two Angels The  National Gallery of London


O patriarca da Igreja Ortodoxa, Teófilos III, entrará no túmulo onde, após rezar uma prece que os fiéis acompanham cantando, recebe a "chama sagrada" que "desce" do céu – o milagre - em uma lâmpada de óleo, antes que, no domingo, se lembre a Ressurreição no Monte das Oliveiras.




Sábado Santo





Segundo Pavel Florensky, pesquisador da Academia Russa de Ciências Naturais e chefe do grupo de pesquisa responsável por estudar sinais miraculosos, disse que sua equipe analisou o aparecimento do Fogo Santo na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém durante o Sábado Santo com a ajuda de equipamentos modernos de alta precisão.

"A conclusão é simples: a manifestação do fogo é acompanhada de um 'poderoso fenômeno piezoelétrico' na igreja e territórios adjacentes, semelhantes aos que ocorrem durante as tempestades, mas não há formação de tempestades. Dessa forma, isso significa que este evento pode ser considerado miraculoso." - afirma Pavel Florensky.

http://luzbizantina.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-10-17T06:19:00-07:00&max-results=7
O patriarca armênio, o primeiro povo que adotou o cristianismo como religião de Estado no ano 301, acompanha o líder da Igreja ortodoxa ao receber a chama. E com ela os dignatários religiosos acendem as velas dos fiéis que, em multidão, se aproximam até eles antes de sair da basílica para distribuir o fogo por todos os peregrinos vindos de diferentes cantos do planeta, assim como para as casas dos fiéis da comunidade palestina que residem na cidade




Anastasis  Christ descending into Limbo Saves Adam and Eve ,King Davi and King Salomon


Outra das práticas tradicionais entre os devotos que vão aos santos lugares estes dias é levar algodão embebido em diferentes óleos e perfumes e jogá-lo sobre a "Pedra da Unção", de cor rosada e uma das últimas paradas da cruz situada à entrada do Santo Sepulcro, onde acredita-se que Jesus recebeu os últimos óleos ou a Unção dos Enfermos.


 
Harrowing of Hell Descida ao Limbo Andrea Bonaiuti di Firenzi 1365-68   Santa Maria Novella Florença


Os peregrinos da Igreja Greco-ortodoxa também costumam comprar uma tela de dois metros de comprimento por 80 centímetros de largura nas lojas do mercado árabe contíguo à basílica, e que em teoria tem as mesmas dimensões que a que cobriu Cristo e lhe serviu de mortalha no dia de sua morte, recordado ontem na Sexta-Feira Santa.




orthodox icon

 "Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte,sua descida à mansao dos mortos e esperando na oração e no jejum sua Ressurreição.
No dia do silêncio a comunidade cristã vela junto ao sepulcro. Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio. O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio.




  copta icon Sábado Santo





Se a fé, ungida de esperança, não visse no horizonte último desta realidade, cairíamos no desalento: "nós o experimentávamos…", diziam os discípulos de Emaús. É um dia de meditação e silêncio. Mas não é um dia vazio em que "não acontece nada". Nem uma duplicação da Sexta-feira. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que pode ir uma pessoa. E junto a Ele, como sua Mãe Maria, está a Igreja, a esposa. Calada, como ele. O Sábado está no próprio coração do Tríduo Pascal.


Jacopo Bellini Christ descent into Limbo



Santa Croce Agnolo Bronzino 1552 Florence



Harrowing of Hell



Duccio di Buoninsegna Christ in Limbo 1308-11 Duomo Siena

Duccio di Buoninsegna  Cristo no Limbo
Também conhecida como A Descida para o Inferno ou O Tormento do Inferno. De seu túmulo Cristo desceu ao inferno, onde encontrou muitos profetas e antepassados ​​no limbo, ou seja, em um espaço separado onde eles estavam à espera de Redenção. Eles não podiam ir para o céu, até que seus pecados não fossem lavados. Cristo os liberta, depois de ter esmagado a Satanás debaixo dos seus pés. O homem a quem Cristo ajuda a se levantar é Adão, e o homem com a coroa de ouro é o rei Davi.
A história não aparece nos Evangelhos. Sabe-se apenas a partir de fontes apócrifas, como o Evangelho de Nicodemos. Mas existem alguns versículos do Novo Testamento que podem se referir ao episódio.



The Descent into Hell Tintoretto 1568  Venice

A celebração é no sábado à noite, é uma Vigília em honra ao Senhor, segundo a tradição (Ex. 12, 42), de maneira que os fiéis tenham acesas as lâmpadas como os que aguardam a seu Senhor quando chega, para que, ao chegar, os encontre em vigília e os faça sentar em sua mesa. Toda a celebração da Vigília Pascal é realizada durante a noite, de tal maneira que não se deva começar antes de anoitecer, ou se termine a aurora do Domingo.




Giotto di Bondone  Descent into Limbo  1320 Munich

A missa ainda que se celebre antes da meia noite, é a Missa Pascal do Domingo da Ressurreição. Os que participam desta missa, podem voltar a comungar na segunda Missa de Páscoa.




Bronzino  Christ in Limbo

 A Noite Pascal tem duas partes centrais: a Palavra e o Sacramento. Estes elementos. A tudo isso antecede um especial rito de entrada constando do rito da luz, que brilha em meio à noite, e o pregão Pascal, lírico e solene. Todos estes elementos especiais da Vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da Noite:
 a Páscoa do Senhor, a sua passagem da Morte à Vida.


orthodox icon 1250




Jaume Serra Jesus Christ descent into Limbo 
altarpiece of the Convent of Sto Sepulcro  Zaragoza

“Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam à séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos. 
Ele vai, antes de tudo, à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte. Deus e seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, e agora libertos dos sofrimentos. 




Os penitentes em Procissão nas celebrações da Semana Santa na Espanha


os penitentes

os penitentes






"Eu te ordeno: Acorda, tu que dormes, porque não te criei para permaneceres na mansão dos mortos. Levanta-te, obra de minhas mãos; eu sou a vida dos mortos. Levanta-te, obra das minhas mãos; levanta-te, ó minha imagem, tu que foste criado à minha semelhança. Levanta-te, saiamos daqui; tu em mim e eu em ti, somos uma só e indivisível pessoa."




icone maronita














É costume em alguns mosteiros organizar a procissão em volta do claustro, cantando o Salve, Festa Dies,  antes de Laudes na manhã de Páscoa.







Este é um dos mais antigos hinos utilizados pela Igreja, escrito por Venâncio Fortunato antes de 609 AD! 
 Sublime, poético e bonito, este hino é considerado extremamente precioso pela Igreja.   Ela só faz uso dele uma vez por ano, durante a maior festa de seu ano litúrgico!  A Páscoa é na verdade a maior festa, ainda maior do que o Natal. Há pelo menos 40 dias para a preparação de Páscoa, mas apenas 4 semanas para o Natal. Além disso, Nosso Senhor nasceu, a fim de nos redimir - por isso a festa comemorando sua missão de vida (Redenção) deve ser o mais importante. Esta sequência é muitas vezes cantada antes da Missa do dia de domingo de Páscoa.


1. Salve festa morre toto venerabilis AEVO
Qua Deus Infernum vicit et astra princípio
2. Ecce renascentis testatur gratia mundi
Omnia cum Domino dona redisse suo
3. Namque triumphanti pós Tristia tartara Christo
Undique Fronda Nemus erva, denominada Gramina flore favent
4. Qui Crucifixus Erat Deus, ecce per omnia regnat
Dantque Creatori cuncta Creata precem
5. Christe, salus rerum, osso Conditor atque Redemptor
Unica progênies ex Deitate Patris
6. Qui gênero humanum cernens mersisse profundo
Ut hominem eriperes es quoque factus homo
7. Funeris exsequias pateris vitae et orbis auctor
Intras mortis iter Dando salutis opem













 
Referências:
 http://acolitosdaimaculada.blogspot.com/2011/04/sabado-de-aleluia-sabado-santo.html
 http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139
http://www.wga.hu/
http://saopio.wordpress.com/tag/sabado-santo/
http://vitaefratrumordinispraedicatorum.blogspot.com.br/search?updated-min=2008-12-31T16:00:00-08:00&updated-max=2009-04-26T11:10:00%2B01:00&max-results=50&start=101&by-date=false
http://o-povo.blogspot.com.br/