Labin Baugin Cristo Morto com os Anjos
"Um grande silêncio reina hoje sobre a terra;
um grande silêncio e uma grande solidão.
Um grande silêncio, porque o Rei dorme;
a terra estremeceu e ficou silenciosa,
porque Deus adormeceu segundo a carne
e despertou os que dormiam há séculos.
Deus morreu segundo a carne e acordou a região dos mortos."
um grande silêncio e uma grande solidão.
Um grande silêncio, porque o Rei dorme;
a terra estremeceu e ficou silenciosa,
porque Deus adormeceu segundo a carne
e despertou os que dormiam há séculos.
Deus morreu segundo a carne e acordou a região dos mortos."
Alessandro Allori Body of Christ with Two Angels 1600 Nacional Gallery Budapest
Sábado
Santo é um dia em que nada acontece, nada é garantido e nada se espera. É o dia
em que Jesus está morto no túmulo, é um dia enquadrado pela angústia de
Sexta-Feira Santa e a celebração da Páscoa. Sábado Santo é um dia entre, um
tempo entre o desespero e a esperança quer para os primeiros discípulos de
Jesus quer para nós.
É claro
que nenhum dos discípulos de Jesus esperava a ressurreição. Talvez imaginassem
uma restauração divina no fim da história, mas não no meio do tempo. Jesus
estava morto e teriam que esperar a revelação do Reino de Deus para o
encontrarem outra vez. Sábado Santo é o abismo: é a experiência da negação, se
o nada pode ser experimentado, o abismo sem imagens do não conhecer, o vale de
lágrimas sem esperança de cura.
No Sábado
Santo não há garantias de que a vida será melhor, que a doença será curadas,
que a criança perdida volte a casa, que a esperança regresse e que Deus seja
real outra vez. Nós precisamos de um milagre – uma ressurreição – mas não
podemos forçá-la, garanti-la ou assumi-la. A ressurreição acontece, como
apaixonar-se ou aliviar o luto, quando menos se espera ou quando se acha que o
amor passou ao largo. Mas quando acontece, descobrimos que a nossa taça está
cheia mesmo que tenhamos ainda que pernoitar no vale das sombras.
É isto
que quer dizer viver num tempo limiar, no deserto sem bússola, mapa ou caminho.
Bruce Epperly
Giovanni Bellini Dead Christ Supported by Angels 1474 Rimini
Abraçar o Sábado Santo é um
acto de fé. Na espiritualidade liminar, confiamos em Deus apesar do silêncio,
da incerteza, da oração não respondida, do falhanço, do envelhecimento e da
morte. Acreditamos que há uma Presença subtil em acção – semelhante à
germinação das sementes na terra negra – apesar da nossa incapacidade de O
experimentarmos. O Sábado Santo lembra-nos que a jornada da fé envolve momentos
de alegria e de intimidade e também momentos de ausência aparente e silêncio. A
ressurreição é a nossa esperança, agora, mesmo quando não a podemos esperar ou
quando não conseguimos imaginar de que modo Deus triunfará assegurando que
podemos responder à nossa debilidade. No suspense do liminar, esperamos poder
fazer a experiência de Deus outra vez e com ela, a coragem de sermos seus
cooperadores na salvação do mundo
Bruce Epperly
Os teólogos costumam dizer que neste dia trágico, a
Igreja toda se resumia a Maria. Como Ela conteve em si o Salvador, desde a
Anunciação até o Nascimento de Jesus, agora Ela continha a Igreja.
William Blake The Angels Over The Body of Christ
Giuseppe Sammartino Dead Christ in Shroud Naples 1753 S.Maria della Pieta dei Sangro
Guercino Angels Weeping over Dead Christ 1618
Rosso Dead Christ Supported by Angels
Holbein Body of Dead Christ in Tomb 1521 Kunstmuseum Basel
Veronesse Dead Christ Supported by Two Angels 1587-89 Staat.Museen Berlln
Jesus Cristo no Limbo Friedrich Pacher 1460s
Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua Ressurreição.
Ortodox icon Anastásio
Jesus Cristo resgatando Adão e Eva dos Túmulos
A comunidade cristã vela junto ao sepulcro. Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para meditar. O altar está despojado, o sacrário está aberto e vazio.
É o dia da ausência. O Esposo nos foi arrebatado.
Dia de dor, de repouso, de esperança, de solidão.
O próprio Cristo está calado.
Tabernáculo Vazio foto Rorate Caeli
Ele, que é Verbo, a Palavra, está calado.
Depois de seu último grito da cruz "por que me abandonaste?",
agora ele cala no sepulcro. Descansa: "tudo está consumado".
Mas este silêncio pode ser chamado de plenitude da palavra.
Ele é eloqüente, pois "resplandece o mistério da Cruz".
Jesus Cristo Resgatando Adão Fra Angelico
É um dia de meditação e silêncio. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que pode ir uma pessoa. E junto a Ele, como sua Mãe Maria, está a Igreja, a esposa. Calada, como ele. O Sábado está no próprio coração do Tríduo Pascal. Entre a morte da Sexta-feira e a ressurreição do Domingo, nos detemos no sepulcro. São três aspectos - não tanto momentos cronológicos - de um mesmo e único mistério, o mesmo da Páscoa de Jesus: morto, sepultado, ressuscitado. A vitória germina de dentro mesmo da derrota, uma vez que antes da Ressurreição nos é dado contemplar a morte da própria morte...
Descent into Hell Mikhail Nesterov 1895
.. No Cristo, o homem restaura a obediência e o amor; pelo Cristo, o homem pode vencer o pecado e o mal. Era essencial que a morte fosse não só destruída por Deus, mas vencida e soterrada na natureza humana mesma, pelo homem e no homem. "É por um homem que a morte veio; é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos" (l Cor. 15:21).
São Pedro Crisólogo
(c. 406-450)
Bispo de Ravena, doutor da Igreja - Sermão 3; PL 52, 303-306
Bispo de Ravena, doutor da Igreja - Sermão 3; PL 52, 303-306
«Esta geração pede um sinal»
É
o próprio Jonas que pede que o atirem para fora do barco: «Pegai em mim e
lançai-me ao mar», disse (Jn 1,12) - o que designa a Paixão voluntária do
Senhor. [...] Mas eis que surge um monstro das profundezas, eis que se aproxima
um grande peixe que vai realizar e manifestar plenamente a ressurreição do
Senhor, ou melhor, engendrar esse mistério. Eis o monstro, imagem terrível do
inferno, que, quando abre a garganta faminta para o profeta, prova e assimila o
poder do seu Criador e, ao devorá-lo, se compromete na verdade a nunca mais
devorar ninguém. A temível morada das suas entranhas prepara a morada para o
Visitante que virá do alto; de tal maneira que aquilo que fora causa de
desgraça se torna a barca impensável para uma travessia necessária, retendo o
passageiro e expulsando-o três dias depois na margem. Assim era dado aos pagãos
o que tinha sido arrancado aos inimigos de Cristo. E aos que pediram um sinal,
o Senhor achou por bem dar-lhes apenas esse símbolo, pelo qual compreenderiam
que a glória que esperavam receber de Cristo devia ser também dada aos pagãos.
[...]
Pela
malícia dos Seus inimigos, Cristo foi mergulhado nas profundezas do caos da
morada dos mortos; durante três dias, percorreu todos os recantos desta morada
(1Pe 3,19). E quando ressuscitou, ao mesmo tempo que destruiu a maldade dos
Seus inimigos, fez brilhar a Sua própria grandeza e o Seu triunfo sobre a
morte.
É
portanto justo que os habitantes de Nínive se elevem no dia do juízo para
condenar esta geração, pois eles converteram-se pela proclamação de um só
profeta naufragado, estrangeiro, desconhecido; enquanto as pessoas desta
geração, depois de tantas obras admiráveis e de tantos milagres, com todo o
brilho da ressurreição, não se tornaram crentes nem se converteram.
A Basílica do Santo Sepulcro de Jerusalém celebra neste sábado a tradicional cerimônia do "fogo sagrado" quando as distintas igrejas da Terra Santa lembram o milagre da Ressurreição de Cristo. O Sábado de Aleluia é celebrado na primeira hora da tarde com o ritual, que data do ano 1106, e acontece na rotunda da basílica, onde a tradição situa o túmulo de Jesus.
Carlo Crivelli The Dead of Christ Supported by Two Angels The National Gallery of London
O patriarca da Igreja Ortodoxa, Teófilos III, entrará no túmulo onde, após rezar uma prece que os fiéis acompanham cantando, recebe a "chama sagrada" que "desce" do céu – o milagre - em uma lâmpada de óleo, antes que, no domingo, se lembre a Ressurreição no Monte das Oliveiras.
Sábado Santo
Segundo
Pavel Florensky, pesquisador da Academia Russa de Ciências Naturais e chefe do
grupo de pesquisa responsável por estudar sinais miraculosos, disse que sua
equipe analisou o aparecimento do Fogo Santo na Igreja do Santo Sepulcro em
Jerusalém durante o Sábado Santo com a ajuda de equipamentos modernos de alta
precisão.
"A conclusão é simples: a manifestação do fogo é acompanhada de um 'poderoso fenômeno piezoelétrico' na igreja e territórios adjacentes, semelhantes aos que ocorrem durante as tempestades, mas não há formação de tempestades. Dessa forma, isso significa que este evento pode ser considerado miraculoso." - afirma Pavel Florensky.
"A conclusão é simples: a manifestação do fogo é acompanhada de um 'poderoso fenômeno piezoelétrico' na igreja e territórios adjacentes, semelhantes aos que ocorrem durante as tempestades, mas não há formação de tempestades. Dessa forma, isso significa que este evento pode ser considerado miraculoso." - afirma Pavel Florensky.
http://luzbizantina.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-10-17T06:19:00-07:00&max-results=7
O patriarca armênio, o primeiro povo que adotou o cristianismo como religião de Estado no ano 301, acompanha o líder da Igreja ortodoxa ao receber a chama. E com ela os dignatários religiosos acendem as velas dos fiéis que, em multidão, se aproximam até eles antes de sair da basílica para distribuir o fogo por todos os peregrinos vindos de diferentes cantos do planeta, assim como para as casas dos fiéis da comunidade palestina que residem na cidade
Anastasis Christ descending into Limbo Saves Adam and Eve ,King Davi and King Salomon
Outra das práticas tradicionais entre os devotos que vão aos santos lugares estes dias é levar algodão embebido em diferentes óleos e perfumes e jogá-lo sobre a "Pedra da Unção", de cor rosada e uma das últimas paradas da cruz situada à entrada do Santo Sepulcro, onde acredita-se que Jesus recebeu os últimos óleos ou a Unção dos Enfermos.
Harrowing of Hell Descida ao Limbo Andrea Bonaiuti di Firenzi 1365-68 Santa Maria Novella Florença
Os peregrinos da Igreja Greco-ortodoxa também costumam comprar uma tela de dois metros de comprimento por 80 centímetros de largura nas lojas do mercado árabe contíguo à basílica, e que em teoria tem as mesmas dimensões que a que cobriu Cristo e lhe serviu de mortalha no dia de sua morte, recordado ontem na Sexta-Feira Santa.
orthodox icon
"Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte,sua descida à mansao dos mortos e esperando na oração e no jejum sua Ressurreição.
No dia do silêncio a comunidade cristã vela junto ao sepulcro. Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio. O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio.
No dia do silêncio a comunidade cristã vela junto ao sepulcro. Calam os sinos e os instrumentos. É ensaiado o aleluia, mas em voz baixa. É o dia para aprofundar. Para contemplar. O altar está despojado. O sacrário aberto e vazio. O Sábado é o dia em que experimentamos o vazio.
copta icon Sábado Santo
Se a fé, ungida de esperança, não visse no horizonte último desta realidade, cairíamos no desalento: "nós o experimentávamos…", diziam os discípulos de Emaús. É um dia de meditação e silêncio. Mas não é um dia vazio em que "não acontece nada". Nem uma duplicação da Sexta-feira. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo em que pode ir uma pessoa. E junto a Ele, como sua Mãe Maria, está a Igreja, a esposa. Calada, como ele. O Sábado está no próprio coração do Tríduo Pascal.
Jacopo Bellini Christ descent into Limbo
Santa Croce Agnolo Bronzino 1552 Florence
Harrowing of Hell
Duccio di Buoninsegna Christ in Limbo 1308-11 Duomo Siena
Duccio di Buoninsegna Cristo no Limbo
Também conhecida como A Descida para o Inferno ou O Tormento do Inferno. De seu túmulo Cristo desceu ao inferno, onde encontrou muitos profetas e antepassados no limbo, ou seja, em um espaço separado onde eles estavam à espera de Redenção. Eles não podiam ir para o céu, até que seus pecados não fossem lavados. Cristo os liberta, depois de ter esmagado a Satanás debaixo dos seus pés. O homem a quem Cristo ajuda a se levantar é Adão, e o homem com a coroa de ouro é o rei Davi.
A história não aparece nos Evangelhos. Sabe-se apenas a partir de fontes apócrifas, como o Evangelho de Nicodemos. Mas existem alguns versículos do Novo Testamento que podem se referir ao episódio.
The Descent into Hell Tintoretto 1568 Venice
A celebração é no sábado à noite, é uma Vigília em honra ao Senhor, segundo a tradição (Ex. 12, 42), de maneira que os fiéis tenham acesas as lâmpadas como os que aguardam a seu Senhor quando chega, para que, ao chegar, os encontre em vigília e os faça sentar em sua mesa. Toda a celebração da Vigília Pascal é realizada durante a noite, de tal maneira que não se deva começar antes de anoitecer, ou se termine a aurora do Domingo.
Giotto di Bondone Descent into Limbo 1320 Munich
A missa ainda que se celebre antes da meia noite, é a Missa Pascal do Domingo da Ressurreição. Os que participam desta missa, podem voltar a comungar na segunda Missa de Páscoa.
Bronzino Christ in Limbo
A Noite Pascal tem duas partes centrais: a Palavra e o Sacramento. Estes elementos. A tudo isso antecede um especial rito de entrada constando do rito da luz, que brilha em meio à noite, e o pregão Pascal, lírico e solene. Todos estes elementos especiais da Vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da Noite:
a Páscoa do Senhor, a sua passagem da Morte à Vida.
orthodox icon 1250
Jaume Serra Jesus Christ descent into Limbo
altarpiece of the Convent of Sto Sepulcro Zaragoza
altarpiece of the Convent of Sto Sepulcro Zaragoza
“Que está acontecendo hoje? Um grande silêncio reina sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o Rei está dormindo; a terra estremeceu e ficou silenciosa, porque o Deus feito homem adormeceu e acordou os que dormiam à séculos. Deus morreu na carne e despertou a mansão dos mortos.
Ele vai, antes de tudo, à procura de Adão, nosso primeiro pai, a ovelha perdida. Faz questão de visitar os que estão mergulhados nas trevas e na sombra da morte. Deus e seu Filho vão ao encontro de Adão e Eva cativos, e agora libertos dos sofrimentos.
Os penitentes em Procissão nas celebrações da Semana Santa na Espanha
os penitentes
os penitentes
"Eu te ordeno: Acorda, tu que dormes, porque não te criei para permaneceres na mansão dos mortos. Levanta-te, obra de minhas mãos; eu sou a vida dos mortos. Levanta-te, obra das minhas mãos; levanta-te, ó minha imagem, tu que foste criado à minha semelhança. Levanta-te, saiamos daqui; tu em mim e eu em ti, somos uma só e indivisível pessoa."
icone maronita
É costume em alguns mosteiros organizar a procissão em volta do claustro, cantando o Salve, Festa Dies, antes de Laudes na manhã de Páscoa.
Este é um dos mais antigos hinos utilizados pela Igreja, escrito por Venâncio Fortunato antes de 609 AD!
Sublime, poético e bonito, este hino é considerado extremamente precioso pela Igreja. Ela só faz uso dele uma vez por ano, durante a maior festa de seu ano litúrgico! A Páscoa é na verdade a maior festa, ainda maior do que o Natal. Há pelo menos 40 dias para a preparação de Páscoa, mas apenas 4 semanas para o Natal. Além disso, Nosso Senhor nasceu, a fim de nos redimir - por isso a festa comemorando sua missão de vida (Redenção) deve ser o mais importante. Esta sequência é muitas vezes cantada antes da Missa do dia de domingo de Páscoa.
1. Salve festa morre toto venerabilis AEVO
Qua Deus Infernum vicit et astra princípio
2. Ecce renascentis testatur gratia mundi
Omnia cum Domino dona redisse suo
3. Namque triumphanti pós Tristia tartara Christo
Undique Fronda Nemus erva, denominada Gramina flore favent
4. Qui Crucifixus Erat Deus, ecce per omnia regnat
Dantque Creatori cuncta Creata precem
5. Christe, salus rerum, osso Conditor atque Redemptor
Unica progênies ex Deitate Patris
6. Qui gênero humanum cernens mersisse profundo
Ut hominem eriperes es quoque factus homo
7. Funeris exsequias pateris vitae et orbis auctor
Intras mortis iter Dando salutis opem
Referências:
http://acolitosdaimaculada.blogspot.com/2011/04/sabado-de-aleluia-sabado-santo.html
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139
http://www.wga.hu/
http://saopio.wordpress.com/tag/sabado-santo/
http://vitaefratrumordinispraedicatorum.blogspot.com.br/search?updated-min=2008-12-31T16:00:00-08:00&updated-max=2009-04-26T11:10:00%2B01:00&max-results=50&start=101&by-date=false
http://o-povo.blogspot.com.br/