Rogier Van der Weyden The Entombment
Rogier Van der Weyden The Entombment (detail)
Rogier Van der Weyden The Entombment (detail)
Rogier van der Weyden
(1399/1400 – June 18, 1464)
Descent of Christ from the Cross c. 1435
Oil on oak panel 220 x 262 cm
Museo del Prado, Madrid
Descent of Christ from the Cross c. 1435
Oil on oak panel 220 x 262 cm
Museo del Prado, Madrid
Rogier Van der Weyden The Entombment (detail)
Evangelho - Mt 27,57-61
+ Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus
veio um homem rico de Arimatéia, chamado José,
que também se tornara discípulo de Jesus.
Ele foi procurar Pilatos e pediu o corpo de Jesus.
Então Pilatos mandou que lhe entregassem o corpo.
José, tomando o corpo,
envolveu-o num lençol limpo,
e o colocou em um túmulo novo,
que havia mandado escavar na rocha.
Em seguida, rolou uma grande pedra
para fechar a entrada do túmulo, e retirou-se.
Maria Madalena e a outra Maria
estavam ali sentadas, diante do sepulcro.
The Descent from the Cross The Rembrandt van Rijn Ermitage
The Descent from the Cross Giorgio Vasari 1540
Peter Paul Rubens The Descent from the Cross 1612 -14 Antwerp
The Entombment of Christ Fra Angelico 1437-40
Jean Baptiste Jouvenet The Descent from the Cross 1697 Louvre
Peter Paul Rubens The Descent from the Cross
Charles le Brun The Descent from the Cross
Tintoretto The Descent from the Cross
Copy of Coecke van Aels Pieter The Descent from the Cross
Caravaggio The Entombment Pinakoteka Apostolica 1602 Vatican City
Monumental work by Caravaggio on the Entombment. Nicodemus and his helper (John?) have wrapped Jesus in cloths. The women look on and throw up their arms as the deceased is laid down. Hands and posture emphasize the arched composition.
Titian The Entombment 1520 Musée de Louvre Paris
Monumental work by Caravaggio on the Entombment. Nicodemus and his helper (John?) have wrapped Jesus in cloths. The women look on and throw up their arms as the deceased is laid down. Hands and posture emphasize the arched composition.
Titian The Entombment 1520 Musée de Louvre Paris
Pontius Pilatus had given permission to Joseph of Arimathea to take down and bury Christ's body. Joseph is the man to the left. To the right is Nicodemus. John the Evangelist holds Christ's right hand. The grieving Mary is comforted by Mary Magdalene.
The postures of the figures create an oval which makes this a cohesive composition. The twilight glow is appropriate for the dramatic tension of the episode
Rafaello Sanzi The Entombment 1507 Galleria Borghese Rome
This painting was commissioned by a woman whose son had recently been murdered. It depicts a woman, Mary, fainting at the sight of her mutilated and murdered son, Jesus, a stab-wound in his side. In the background to the right, Mount Golgotha.
Raphael enjoyed great success with this painting of intricate composition.
The Entombment Ortolano 1522
Meister der Pieta von Avignon- Euguerrand Quarton Pìeta 1460
Pietá Baciccio 1667 Galleria Nazionale d'Arte Antica Rome
The Entombment Giovam Battista Naldini 1572
Pieta Pietro Perugino 1495-95 Florence
A Virgem Santíssima não segura somente Jesus Cristo,
mas neste momento toda a Igreja.
Matka Mater Dolorosa
mas neste momento toda a Igreja.
Matka Mater Dolorosa
Pietá William Bouguereau |
"Singela e impactante pintura desvela a realidade nua e crua do que foi a Paixão. Vemos ali fruto da dureza do coração, o fechamento ao Amor, a esperança que parece esvaecida sob o corpo de Jesus, que jaz no colo da Maria. A dor e o sofrimento devastador no olhar da Maria, entretanto, não impedem a acolhida e participação no Mistério da Paixão, denotada no abraço forte no corpo inerte e sem vida de Jesus, de quem sabe que a entrega total nas mãos do Pai dará sentido a tudo aquilo.
A Paixão do Senhor, violenta e brutal, fruto de sua fidelidade ao Pai expõe as feridas do mundo. Também trazemos as marcas da violência, da brutalidade. Experimentamos a rejeição, a zombaria, a inclemência, a perseguição e a maldade e, quando não, somos os que a promovem. A fidelidade ao Pai e seu projeto resultam no túmulo vazio, na ressurreição."
Frei Wilmar V.Ortiz
Dead Christ Badalocchio Sisto priv. coll.
Lamentation Ugolino di Nero 1325-30 Staatliche Museen Berlin
Deric Bouts the elder 1450 The Entombment Nat. Gall. London
The Lamentations and The Etombment Fra Angelico
Arnold Böcklin 1868 A Maddalenna chora sobre o Cristo morto
Arnold Böcklin 1868 A Maddalenna chora sobre o Cristo morto (detail)
Pietá Sebastiano del Piombo 1516-17 Viterbo
A Solidão na dor. Maria Co-Redentora santifica a dor da perda na morte.
Geertgen tot sint Jans The Lamentation of Christ Kunsthistorische Museum Wienna
O Cristo morto é lamentado por sua mãe Maria e outras duas mulheres. Entre os espectadores está provavelmente, Nicodemos, o homem que obteve permissão para levar o corpo da cruz. O homem de túnica vermelha poderia ser João Evangelista. Deitada ao lado do corpo são a coroa de espinhos e os pregos de ferro. No fundo os dois criminosos são retirados de suas cruzes. Eles foram crucificados juntamente com Jesus. Nem o pranto nem a deposição dos criminosos são registrados na Bíblia.
Esta grande painel é uma das duas obras que com certeza foram feitas por Geertgen.
ortodox icon
Peter Paul Rubens The Entombment
Carlo Crivelli Pietá 1476 Metropolitan Museum of Art New York
The Entombment icone ortodoxa maronita
The Burrial Lamentations by Theophanes the Cretan
Michelangelo Buonarroti Pieta 1530 Coll. Priv.Dubrovnik
Uma das poucas pinturas no painel, de Michelangelo. É uma coleção particular nos EUA. O Inglês cardeal Reginald Pole (1500-1558) é dito ter sido o primeiro proprietário.
Dois anjos tomam o corpo do filho morto de colo de sua mãe para colocá-lo em uma cova.
Rembrandt van Rijn The Descent from the Cross 1632-33 Alte Pinakoteken unich
This lovely medieval image depicts Our Lady Saint Mary, Saint John the Beloved Disciple, and the Wounded Side of Christ. Together, Our Lady and Saint John teach us the contemplation of the Sacred Heart and of the Holy Face.1611
Rogier van der Weyden Lamentação de Cristo 1464 Museus Reais de Belas Artes Bélgica Bruxelas
Maria segura seu filho morto nos braços. João Evangelista sustenta o corpo. Maria Madalena olha, também em luto.Madalena é facilmente identificado pelo seu atributo de costume, o frasco com óleo. A caveira em primeiro plano nos lembra que estamos no Gólgota - Calvário.
O painel de carvalho é de apenas 0,35 centímetros de espessura. Um estudo dos anéis de crescimento coloca em torno de 1441. O trabalho não está assinado, mas o ponto de qualidade é estilo pictural de Rogier van der Weyden. Alguns especialistas acham que a obra foi feita em sua oficina, mas não mesmo por Rogier . Uma restauração recente retornou às cores brilhantes azuis.
orthodox icon
Carl Heinrick Bloch The Entombment of Christ
Bartolomé Esteban Murillo Mater Dolorosa 1665 Seville
Christ to Tomb Sisto Badalocchio 1609 National Gallery Londres
Deposition Jean Beraud 1892
Giovanni Bellini 1505 Venice
Bellini estava em seus setenta anos quando fez essta pieta .
O fundo mostra vários edifícios de Veneza.
Lamentação ( detail) Fra Angelico
The Entombment Garofalo 1520 Ermitage
Giovanni Bellini The Dead Christ Supported by Two Angels
Lamentation over the Dead Christ Fra Angelico San Marcos Altarpiece
La Sainte Pietá de Cannobio
Giotto di Bondone The Entombment
The Entombment Ambrósio Bergognone 1485 Budapest
Lamentação Cecchino del Salvati
Giotto di Bondoni A Lamentação de Cristo 1304-05 Padua
Angels Weeping over the Dead Christ Guercino 1618 Nat. Gall. London
Duccio di Buoninsegna The Entombment Duomo Siena
Lamentation Francesco Bassano 1580
Hugo van der Goes The Lamentation of Christ 1479 Kunsthistor. Museum Vienna
Albrecht Dürer The Lamentation Sete Dores
Último painel da série de Dürer sobre As Sete Dores de Maria.
Entombment of Christ Badocchino 1610 Rome
No dia seguinte,
como era o dia depois da preparação para o sábado,
os sumos sacerdotes e os fariseus foram ter com
Pilatos,
e disseram: 'Senhor, nós nos lembramos
de que quando este impostor ainda estava vivo, disse:
'Depois de três dias eu ressuscitarei!'
Portanto, manda guardar o sepulcro até ao terceiro dia,
para não acontecer que os discípulos venham roubar o
corpo e digam ao povo: 'Ele ressuscitou dos mortos!'
pois essa última impostura seria pior do que a
primeira.'
Pilatos respondeu: 'Tendes uma guarda.
Ide e guardai o sepulcro como melhor vos parecer.'
Então eles foram reforçar a segurança do sepulcro:
lacraram a pedra e montaram guarda."
The Entombment Fra Angelico 1442
The Entombment Annibal Carracci 1606 London
Burial of Christ Duccio di Buoninsegna
The Body of Christ with Two Angels Budapest
Deposition Lorenzo Lotto 1516
Deposition Lorenzo Lotto 1512
Burial of Christ Duccio di Buoninsegna
The Body of Christ with Two Angels Budapest
Deposition Lorenzo Lotto 1516
Deposition Lorenzo Lotto 1512
Quando alguém morria, o corpo
era lavado e envolvido em panos para sepultamento rápido por causa do clima
quente. O corpo era transportado em padiola até a sepultura.Os israelitas sepultavam os
mortos em cavernas. Algumas tinham espaço para todos os membros da família. Se
necessário, eram ampliadas, abrindo-se corredores com prateleiras escavadas na
rocha, onde eram postos os cadáveres.
As pessoas ricas tinham
túmulos especialmente construídos, com escadaria que descia através da rocha
sólida até a câmara mortuária. Uma lage e um bloco de pedra fechavam a entrada.
Os pobres eram entrerrados em
covas pouco profundas em terreno aberto. Em torno do corpo era colocada uma
fileira de pedras e os espaços intermediários eram preenchidos com pequenas
pedras e terra.
Rosso Fiorentino Deposition from the Cross
Deposição no Túmulo - Cristóvão de Figueiredo
Óleo sobre madeira de carvalho
Em três planos bem definidos se estrutura a encenação desta pintura: túmulo, friso de figuras e paisagem. A marcada horizontalidade é cortada pela diagonal do corpo de Cristo envolto na mortalha, figura principal desta representação fixada no momento exacto em que desce à sepultura. De um lado e doutro convergem as cabeças dos figurantes e João, o discípulo tão amado, reúne no seu rosto a expressão sofrida de Maria e das santas mulheres. Há outros valores essenciais para o entendimento plástico e psicológico desta pintura de Cristóvão de Figueiredo. Um deles é a paisagem clareada, no canto superior esquerdo do quadro, zona de fuga desta dramatização contida e que tem o seu contraponto na figura de Madalena, em primeiro plano, que segura a coroa de espinhos em figurada atitude de apresentação da morte. Outro dos motivos é a representação em plano ligeiramente diferenciado, dos dois personagens de negro trajados que rematam a estrutura compositiva apontada pela colocação do divino corpo. O seu retrato, de expressão absolutamente personalizada, tão diversa das circundantes, testemunha um caminho diferente no tratamento convencional dos rostos, na pintura portuguesa do século XVI.
The Entombment Bellini 1505 Venice
Julio Cesare Procaccini Pietá 1620 Milan
icone ortodoxa
Christ soutenu par Nicodeme Baldinelli 1560 Florence
Sir Anthony van Dyck The Lamentation of Christ 17th centuryAntwerp
Vir Dolorum Master Francke 1420 Museum der Bildenden Künste Leipzig
Hans Holbein the younger Christ's Body in the Grave 1521 Kunstmuseum Basel
Pietá Paolo Veronesse 1576-82 Ermitage
Pietá Paolo Veronesse 1576-82 Ermitage
Antonello Messina The Dead Christ Supported by an Angel
Cristo Morto sendo Sustentado pelo Anjo Alonso Cano 1646 Prado
Pietá ou
Nossa Senhora da Piedade - Frei Cipriano da Cruz
Nascido em Braga, professou no Mosteiro de Tibães em 1676 e foi o mais notável escultor barroco seiscentista português, entre 1676 e 1713, sendo esta escultura em madeira de castanho, uma das suas melhores obras.Faleceu em 1716 estando sepultado naquele mosteiro.“Esta imagem mostra Nossa Senhora, sentada, sustentando o corpo inerte do seu Filho, apoiando-lhe a cabeça com a mão direita e segurando-lhe o braço com a esquerda. Apresenta-se coberta por amplos panejamentos em tons de vermelho, azul e ouro, estofados e com decoração aplicada, formando motivos vegetalistas. Tem túnica muito ampla, touca branca e, sobre ela, um manto que envolve toda a composição.
O rosto é marcado pelos olhos grandes, congestionados, virados para o alto, em gesto de resignação e dramatismo. Cristo, estendido obliquamente no regaço da Mãe, apoia os pés moribundos no solo.”
Ana Alcoforado -mnmachadodecastro.imc-ip.pt
Nascido em Braga, professou no Mosteiro de Tibães em 1676 e foi o mais notável escultor barroco seiscentista português, entre 1676 e 1713, sendo esta escultura em madeira de castanho, uma das suas melhores obras.Faleceu em 1716 estando sepultado naquele mosteiro.“Esta imagem mostra Nossa Senhora, sentada, sustentando o corpo inerte do seu Filho, apoiando-lhe a cabeça com a mão direita e segurando-lhe o braço com a esquerda. Apresenta-se coberta por amplos panejamentos em tons de vermelho, azul e ouro, estofados e com decoração aplicada, formando motivos vegetalistas. Tem túnica muito ampla, touca branca e, sobre ela, um manto que envolve toda a composição.
O rosto é marcado pelos olhos grandes, congestionados, virados para o alto, em gesto de resignação e dramatismo. Cristo, estendido obliquamente no regaço da Mãe, apoia os pés moribundos no solo.”
Ana Alcoforado -mnmachadodecastro.imc-ip.pt
Pietá Annibal Carracci 1599-1600 Naples
Giuseppe Xella Descida da Cruz com Maria Magdalena Museum Histórico Santo André
Michelangelo Buonarroti Pietá 1498 Basilica São Pedro Vaticano
Pietá em italiano quer dizer "a piedade", como em "tem piedade de mim". Nas artes, a palavra é usada para se referir às imagens da Virgem Maria e seu filho recém falecido. A Bíblia não menciona tal momento. Esta composição inteligente mostra todas as habilidades do mestre. A mão direita sustenta o corpo morto, enquanto a mão esquerda parece chamar para a compaixão. Contra a tradição, Maria é mostrada como uma jovem mulher.
Diz-se que Michelangelo motivou sua escolha, argumentando que a virgindade de Maria teria mantido-la jovem.Este Pieta foi destinado para a Basílica de São Pedro, em Roma, onde ainda está em exibição. É provavelmente a mais famosa escultura de Michelangelo, talvez apenas acompanhando por seu David em Florença. É o único trabalho que ele já assinou.
A escultura foi danificado em diversas ocasiões ao longo dos anos e restaurada. Na parte do século 18 a mão esquerda estava quebrada. Em 1972, um homem com um martelo derrubado parte do braço inferior esquerdo e cabeça teve danificado o rosto. Hoje a escultura está por trás de uma janela de vidro forte.
Trinity Jusepe de Ribera Prado Madrid
Miquéias 6 (ano 740-700 a.C.):
"Meu povo, que te fiz eu? Ou em que te maltratei, responda-me!"
"Popule meus, quid feci tibi? Aut in quo contristavi te? Responde mihi"
Trinity with the Dead Christ Colijn de Coter after 1500
Descent from Cross Vassilii Pietrovitch Wereschtschagin
Jerusalém Santo Sepulcro no Sábado Santo
Basílica Santo Sepulcro
Basílica Santo Sepulcro
Santo Sepulcro Gólgota Holy Sepulcher Golghota
Jesus foi crucificado no Calvário, hoje parte da Igreja do Santo Sepulcro. Uma estrela de 12 pontas, no chão, marca o lugar exato da cruz
Sandro Botticelli Santíssima Trindade
Miquéias 6 (ano 740-700 a.C.):
"Popule meus, quid feci tibi? Aut in quo contristavi te? Responde mihi"
Rogier van der Weyden Holy Woman Weeping on the Descent from the Cross 1435
Referências:
http://www.wga.hu/index1.html
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139
http://www.artbible.info/art/large/280.html