TEMPO DA GRAÇA
Povos todos, louvai o Senhor: o Senhor Jesus Cristo Ressuscitou e o mundo mudou para sempre
Povos todos, louvai o Senhor: o Senhor Jesus Cristo Ressuscitou e o mundo mudou para sempre
icone ortodoxa Ressuscitado
A morte nunca terá a última palavra. Para celebrar tão grande alegria, a Igreja propõe a Oitava da Páscoa, desde Domingo da Ressurreição até ao Domingo seguinte, toda uma semana vivida como se fosse um só dia. «Povos todos, louvai o Senhor».
Junta a tua voz a este hino de alegria e transforma a tua oração num cântico de louvor.
Mary Magdalene at the Tomb Grammatica Antiveduto 1620s
Evangelho de Jesus Cristo, segundo João, capítulo 20, versículos de 11 a 18.
"Maria tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para olhar dentro do túmulo. Ela enxergou dois anjos, vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram"."
Holy Women at Christ´s Tomb Anibal Carracci 1590 Ermitage
The Three Marys Sebastiano del Piombo 1510-11
Holy Women at the Sepulchre Domenico Carnevale 16th century
The Morning of Resurrection Herbert Gustve Smaltz
orthodox icon
The Three Marys at the Grave Hubert van Eyck 1425 Roterdam
Holy Women at Tomb siriac gospel lectionary northen Iraq
The Three Marys at the Grave; Von Cornelius 1815
The Three Marys Sebastiano del Piombo 1510-11
Holy Women at the Sepulchre Domenico Carnevale 16th century
The Morning of Resurrection Herbert Gustve Smaltz
orthodox icon
The Three Marys at the Grave Hubert van Eyck 1425 Roterdam
Holy Women at Tomb siriac gospel lectionary northen Iraq
The Three Marys at the Grave; Von Cornelius 1815
" Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus em pé, mas ela não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? Quem procuras?" Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o colocaste, e eu irei buscá-lo". Então, Jesus falou: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabûni!"
Jesus Appears to Mary Magdaleen Lavinia Fontana 1581 Gall. Uffizi
Santa Maria Magdalena
Santa Maria Magdalena
Santa Maria Magdalena
Santa Maria Magdalena
Christ Appearing to Mary Magdalene Juan de Flandes 1500
"Jesus disse: "Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai."
Santa Maria Magdalena Quentin Massys
Magdalene Penitent Agostino Carracci Priv. Coll
Noli me Tangere Adriaen van der Werff
Magdalene Penitent
Santa Maria Magdalena Guerierri
Santa Maria Magdalena Quentin Massys
Magdalene Penitent Agostino Carracci Priv. Coll
Noli me Tangere Adriaen van der Werff
Magdalene Penitent
Santa Maria Magdalena Guerierri
Noli me Tangere Fra Angelico
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Noli me Tangere Jacopo Pontormo 1530 Priv.Coll.
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Tiziano Vicellio Santa Maria Magdalena Penitente Ermitage
“Vidi Dominum!”
Noli me Tangere Hans Holbein the younger 1524 Royal Coll. Hampton Court
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
“Cristo como jardineiro aparece às três
Marias”, pintura flamenga do século XVI de autor desconhecido.
Simon Vouet Santa Maria Magdalena 1623-27 Rome
Noli me tangere Franciabigio 1520-25 Florence
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai."
Maria Madalena Penitente Pietro Perugio 1500 Florence
Sta Maria Madalena Penitente Guido Reni 1642
Monge, Bispo e Teólogo - Homilia 20: PG 151, 266.271
Lucas Cranach the Elder Christ and MaryMagdalene
Magdalene Penitent Annibale Carracci 1598
Sta Maria Magdalena
Magdalena Penitente Juan Bautista Maíno
"Eu vi o Senhor... eu O ouvi e toquei n'Ele!"
Giovanni Bellini Detail Maria Magdalena Virgem and Child between sta Catharina e Sta Mary Magdalene 1490 Gallerie dell'Accademia Venice Italy
"I have seen the Lord … and heard Him and touched Him!"
Duccio do Buoninsegna Maesta Noli me tangere 1308-11
Maria Madalena “apostolorum apostola”
"the Apostle to
the Apostles", a title which she had since the early Church.
Christ Appearing to Mary Magdalene Charles de la Fosse 1680-85
"Entre as que trouxeram perfumes ao túmulo de Cristo, Maria Madalena é a única de cuja memória celebramos. Cristo tinha expulsado dela sete espíritos (Lc 8,2), para dar lugar às sete operações da graça do Espírito. A sua perseverança em ficar perto do túmulo valeu-lhe a visão dos anjos e a conversa com eles; depois, após ter visto o Senhor, tornou-se Sua apóstola junto dos apóstolos. Instruída e plenamente assegurada pela boca de Deus, vai anunciar-lhes que viu o Senhor e repetir-lhes o que Ele lhe disse.
Consideremos, meus irmãos, quanto Maria Madalena cedia em dignidade a Pedro, o chefe dos Apóstolos, a João, o teólogo bem-amado por Cristo, e quanto ela foi, no entanto, mais favorecida que eles. Eles, quando acorreram ao sepulcro, apenas viram as ligaduras e o sudário; mas ela, que permanecera com firme perseverança até ao fim à porta do túmulo, viu, antes dos apóstolos, não só os anjos, mas o próprio Senhor dos Anjos, ressuscitado na carne. Ela ouviu a Sua voz e assim Deus, pela Sua própria palavra, a pôs ao Seu serviço. "
São Gregório Palamas (1296-1359)Monge, Bispo e Teólogo - Homilia 20: PG 151, 266.271
Sta Maria Magdalena Piero di Cosimo 1490 Naz.Gall d'Arte Antica Rome
“Vidi Dominum!”
Lucas Cranach the Elder Christ and MaryMagdalene
Magdalene Penitent Annibale Carracci 1598
“Vidi Dominum!”
Sta Maria Magdalena
Noli me Tangere Alonso Cano 1640 Budapest
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Neste seu evangelho, João narra o reconhecimento de Jesus, que permanece vivo, com um diálogo cheio de emoção, sentimento, e poesia, entre Maria Madalena, os anjos e Jesus. A ausência do corpo de Jesus provocara tristeza. Mas, com seu amor divino, Jesus está presente na vida de Maria. Jesus chama-a por seu nome. Passa-se do simples "enxergar" para o "ver", o compreender.
Benson Marie Magdalene 1530
Magdalena Penitente Juan Bautista Maíno
No seu
amor, na sua paixão, Maria tenta prender Jesus, num desejo de não voltar a
perder aquele que ama quere-o presente sempre junto de si, consigo.
Tentação
que nos alcança a todos, na nossa relação com Deus, e na nossa relação com os
outros, com aqueles que de modo particular amamos.
Contudo,
e como Maria Madalena descobre, nenhum de nós se pode apoderar de Deus,
não o podemos prender,
tal como não podemos prender
nem apossar-nos daqueles que amamos.
não o podemos prender,
tal como não podemos prender
nem apossar-nos daqueles que amamos.
Noli me Tangere Correggio 1525 Prado
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Dicit ei Iesus: “Iam noli me tenere, nondum enim ascendi
ad Patrem; vade autem ad fratres meos et dic eis: Ascendo ad Patrem meum et
Patrem vestrum et Deum meum et Deum vestrum”. Venit Maria Magdalene annuntians
discipulis: “Vidi Dominum!” et quia haec dixit ei” (Io. 20, 16-18).
Sta Mary Magdalene Carlo Dolci 1644-46 Ermitage
"I have seen the Lord … and heard Him and touched Him!"
"Eu vi o Senhor... eu O ouvi e toquei n'Ele!"
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Giovanni Bellini Detail Maria Magdalena Virgem and Child between sta Catharina e Sta Mary Magdalene 1490 Gallerie dell'Accademia Venice Italy
"I have seen the Lord … and heard Him and touched Him!"
Alexandre Ivanov Apparizione di Cristo alla Santa Maddalena 1834
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Dicit ei Iesus: “Iam noli me tenere, nondum enim ascendi
ad Patrem; vade autem ad fratres meos et dic eis: Ascendo ad Patrem meum et
Patrem vestrum et Deum meum et Deum vestrum”. Venit Maria Magdalene annuntians
discipulis: “Vidi Dominum!” et quia haec dixit ei” (Io. 20, 16-18).
Domenico Fetti Santa Maria Magdalena Arrependida The Repentant Saint Mary Magdalene
othodox icon
The Mourning Mary Magdalene Colijn de Cotter Budapest 1500-04
Maria
Madalena está junto ao túmulo, desorientada sem saber o que aconteceu ao seu
Senhor.
Chora
perdidamente aquele que a libertou da escravidão do pecado, e na sua dor, com
as suas lágrimas, é incapaz de ver o extraordinário que contempla.
As
lágrimas não a deixam ver o que se apresenta diante dos olhos, nem os anjos nem
o próprio Mestre. As lágrimas turbam-lhe a visão. Também a nós nos acontece o mesmo algumas vezes,
também a nós na dor da perda as lágrimas nos impedem de ver o que se apresenta
diante dos olhos
Maria Magdalena penitente ( detail) Murillo
Duccio do Buoninsegna Maesta Noli me tangere 1308-11
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Angelo Bronzini Maria Magdalena
Paulo Veronese Noli me tangere Museum Grenoble
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Maria Magdalena Caravaggio 1596
Angelo Bronzini Maria Magdalena
Paulo Veronese Noli me tangere Museum Grenoble
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Maria Magdalena Caravaggio 1596
Tiziano Noli me Tangere 1511-12 National Gallery of Londres
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
É
em S. João que se encontra a narração do episódio mais perturbador. Maria de Magdala,
depois da morte do Senhor, não saiu de ao pé do túmulo e soluçava.
"Soluçando, inclinou-se para o túmulo e viu dois anjos, vestidos de
branco, sentados no local onde repousava o corpo de Jesus. Um sentado junto à
cabeça, outro sentado junto aos pés. Perguntaram-lhe: "Mulher, porque
choras?" "Levaram-me o meu Senhor", respondeu-lhes ela. "E
não sei para onde O levaram." Dizendo isto, voltou-se e viu Jesus que
estava de pé, mas ela não sabia que era Ele. Jesus disse-lhe: "Mulher,
porque choras? Quem procuras?" Julgando que Ele era o jardineiro, ela
respondeu: "Senhor, se foste tu que O levaste, diz-me onde O puseste e eu
irei buscá-lO." Jesus disse: "Maria." Ela reconheceu-O e
disse-lhe em hebreu: "Rabuni!", o que quer dizer Mestre. Jesus
disse-lhe: "Noli me tangere" [não me toques], porque ainda não subi
para junto do Pai. Mas vai ter com os irmãos e diz-lhes que eu subo para o Meu
Pai e Vosso Pai, para o Meu Deus e Vosso Deus."" (Jo, VIII. 20:11-17)
Desde tempos imemoriais, esta foi a aparição do Senhor que mais reteve a atenção e a confusão de exegetas e artistas. Porque é que Jesus, que tantas vezes, nesses dias post mortem, insistiu com os apóstolos para que O tocassem e Lhe tocassem nas mãos e nos pés; porque é que Jesus que, segundo o mesmo S. João, e logo na narrativa seguinte, mandou Tomé estender a mão e metê-la na chaga do lado para não continuar a ser incrédulo; porque é que Jesus não deixou que Maria de Magdala O tocasse (nalgumas versões, aparece mesmo a expressão "Não me toques assim") e lhe deu como justificação o fato de ainda não ter subido para o Pai, o que só aconteceu quarenta dias depois?
Segundo a tradição, Maria de Magdala foi a mesma mulher que, em casa do Fariseu, Lhe lavou os pés com perfumes preciosos e Lhos enxugou com os seus cabelos, provocando grande escândalo, porque era uma pecadora pública. Seja ou não Maria de Magdala a mesma Maria de Betânia do episódio da casa do Fariseu, é a mulher que Cristo escolheu para a Sua primeira aparição e é a mulher a quem não consentiu contacto físico.
Na mais célebre das representações desse episódio, Cristo está quase nu, apenas semienvolto na mortalha, de que tanto se desembaraça como se cobre, e Maria de Magdala está de rastos ao pé d"Ele, detendo a mão que ia tocar a mão do Senhor pousada sobre a perna esquerda. De jardineiro apenas tem a enxada na mão esquerda e o corpo que tem a cor macilenta de um cadáver, a cor com que o mesmo pintor (Tiziano) representou Lázaro ressuscitado.
Se é lícito especular sobre essa representação, o que Tiziano figurou foi um cadáver que ainda não tinha ressuscitado no esplendor da ressurreição da carne e que, por isso, não quis ser tocado na carne ainda submetida ao aguilhão da morte. Nas aparições seguintes, Cristo já descera aos infernos e já subira aos céus. Já assumira o corpo glorioso, tão tocável como um corpo vivo. O olhar de Maria de Magdala foi o único olhar que O viu entre.
Se eu tiver alguma razão, a tela de Tiziano é a única representação do ser corruptível que ainda se não revestiu da incorruptibilidade, do ser mortal que ainda se não revestiu da imortalidade, de que fala S. Paulo quando distingue o corpo físico e o corpo psíquico, e o corpo psíquico do corpo espiritual.
http://o-povo.blogspot.com.br/search/label/Arte%3A%20Pintura?updated-max=2008-05-04T16:37:00%2B01:00&max-results=20&start=260&by-date=false
Desde tempos imemoriais, esta foi a aparição do Senhor que mais reteve a atenção e a confusão de exegetas e artistas. Porque é que Jesus, que tantas vezes, nesses dias post mortem, insistiu com os apóstolos para que O tocassem e Lhe tocassem nas mãos e nos pés; porque é que Jesus que, segundo o mesmo S. João, e logo na narrativa seguinte, mandou Tomé estender a mão e metê-la na chaga do lado para não continuar a ser incrédulo; porque é que Jesus não deixou que Maria de Magdala O tocasse (nalgumas versões, aparece mesmo a expressão "Não me toques assim") e lhe deu como justificação o fato de ainda não ter subido para o Pai, o que só aconteceu quarenta dias depois?
Segundo a tradição, Maria de Magdala foi a mesma mulher que, em casa do Fariseu, Lhe lavou os pés com perfumes preciosos e Lhos enxugou com os seus cabelos, provocando grande escândalo, porque era uma pecadora pública. Seja ou não Maria de Magdala a mesma Maria de Betânia do episódio da casa do Fariseu, é a mulher que Cristo escolheu para a Sua primeira aparição e é a mulher a quem não consentiu contacto físico.
Na mais célebre das representações desse episódio, Cristo está quase nu, apenas semienvolto na mortalha, de que tanto se desembaraça como se cobre, e Maria de Magdala está de rastos ao pé d"Ele, detendo a mão que ia tocar a mão do Senhor pousada sobre a perna esquerda. De jardineiro apenas tem a enxada na mão esquerda e o corpo que tem a cor macilenta de um cadáver, a cor com que o mesmo pintor (Tiziano) representou Lázaro ressuscitado.
Se é lícito especular sobre essa representação, o que Tiziano figurou foi um cadáver que ainda não tinha ressuscitado no esplendor da ressurreição da carne e que, por isso, não quis ser tocado na carne ainda submetida ao aguilhão da morte. Nas aparições seguintes, Cristo já descera aos infernos e já subira aos céus. Já assumira o corpo glorioso, tão tocável como um corpo vivo. O olhar de Maria de Magdala foi o único olhar que O viu entre.
Se eu tiver alguma razão, a tela de Tiziano é a única representação do ser corruptível que ainda se não revestiu da incorruptibilidade, do ser mortal que ainda se não revestiu da imortalidade, de que fala S. Paulo quando distingue o corpo físico e o corpo psíquico, e o corpo psíquico do corpo espiritual.
http://o-povo.blogspot.com.br/search/label/Arte%3A%20Pintura?updated-max=2008-05-04T16:37:00%2B01:00&max-results=20&start=260&by-date=false
Moreau Christ and Mary Madalene
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
icone ortodoxa Noli me Tangere
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Noli me Tangere Fra Bartolomeo 1506 Louvre
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Dicit ei Iesus: “Iam noli me tenere, nondum enim ascendi
ad Patrem;
vade autem ad fratres meos et dic eis:
Ascendo ad Patrem meum et Patrem vestrum et Deum meum et Deum vestrum”
vade autem ad fratres meos et dic eis:
Ascendo ad Patrem meum et Patrem vestrum et Deum meum et Deum vestrum”
Maria Magdalena Penitente Guido Reni 1635
Maria Magdalena é um
símbolo de força e de coragem, já que diz aos apóstolos estando eles afligidos:
«Não choreis e não vos entristeçais. Não vacileis mais, pois sua graça
descerá sobre todos vós e vos protegerá. Antes, louvemos sua grandeza…».
Ela sofre
mais que todos eles e é graças a sua força, a sua grandeza, a sua sabedoria do
coração que pode dizer tudo isto.
Noli me Tangere Agnolo Bronzino 1561 Louvre
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
The Penitent Mary Magdalene Tiziano Vicellio Ermitage
Maria
Madalena está junto ao túmulo, desorientada sem saber o que aconteceu ao seu
Senhor. Chora perdidamente aquele que a libertou da escravidão do pecado, e na
sua dor, com as suas lágrimas, é incapaz de ver o extraordinário que contempla.
As lágrimas não a deixam ver o que se apresenta diante dos olhos, nem os anjos
nem o próprio Mestre. As lágrimas turbam-lhe a visão.Também a nós nos acontece
o mesmo algumas vezes, também a nós na dor da perda as lágrimas nos impedem de
ver o que se apresenta diante dos olhos.O chamamento pelo nome traz a Maria o
cessar das lágrimas, a passagem da morte à vida, a ressurreição, pois o seu
nome na boca de Jesus traz-lhe à memória a relação, o amor, os momentos
vividos, a vida e a liberdade. Pelo seu nome, invocado por Jesus, Maria
descobre que o amor é mais forte que a morte, que é em vão que procura entre os
mortos aquele que é a Vida, aquele que lhe deu vida.
No
seu amor, na sua paixão, Maria tenta prender Jesus, num desejo de não voltar a
perder aquele que ama quere-o presente sempre junto de si, consigo.Tentação que
nos alcança a todos, na nossa relação com Deus, e na nossa relação com os
outros, com aqueles que de modo particular amamos.Contudo, e como Maria
Madalena descobre, nenhum de nós se pode apoderar de Deus, não o podemos
prender, tal como não podemos prender nem apossar-nos daqueles que amamos.A
descoberta do outro, a relação com o outro, seja Deus, seja um homem ou mulher,
é sempre um convite a partir, a ir anunciar uma boa nova. Se Maria Madalena foi
enviada aos discípulos a anunciar que o Mestre estava vivo, tinha ressuscitado,
nós somos igualmente enviados a anunciar que a vida vale a pena, que o amor é
mais forte que a morte, que a vida vivida com amor é eterna.
Que as lágrimas da dor e da perda não nos
turbem o olhar e o amor nos descubra a presença ressuscitada daqueles que
partiram e partem.
The Penitent Mary Magdalene Tiziano Vicellio Ermitage
Giacomo Cadevone Maria Magdalena
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Gerhart Seghers Christ and the Penitent Sinner 17e Amsterdam
Conversão de Santa Maria Madalena Paulo Veronesse
Santa Maria Madalena
The Penitent Magdalene Anthony vam Dyck 1622
Artemisia Gentileschi Samta Magdalena
Noli me Tangere Christ Appearing to Mary Magdalene Pietro di Cortona 1640-50
Mary Magdalene Francesco Granacci
Mary Magdalene Bachiacca
Cristo Appare a Maria Magdalena Anonymous
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Extase da Maria Madalena Peter Paul Rubens 17s
Sta Maria Magdalena Tiziano Vecellio 1532 Veneza
Sainte Marie Madeleine anonymus 17s
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Santa Maria Magdalena
Mary Magdalen Penitent Philippe de Champaigne 1650
No
Ocidente, o culto à Santa Maria Madalena propagou-se a partir do Século XII. Na
arte litúrgica da Igreja ela é representada com longos cabelos, segurando uma
jarra própria para guardar óleos perfumados. Sua festa é celebrada no dia 22 de
julho.Quando rezamos a Ladainha de Todos os Santos encontramos o nome de Santa
Maria Madalena como a primeira das invocações das Santas Virgens.
Anthon Raphael Mengs Noli me Tangere Madrid
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Gerhart Seghers Christ and the Penitent Sinner 17e Amsterdam
Conversão de Santa Maria Madalena Paulo Veronesse
Santa Maria Madalena
The Penitent Magdalene Anthony vam Dyck 1622
Artemisia Gentileschi Samta Magdalena
Noli me Tangere Christ Appearing to Mary Magdalene Pietro di Cortona 1640-50
Mary Magdalene Francesco Granacci
Mary Magdalene Bachiacca
Cristo Appare a Maria Magdalena Anonymous
"Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai".
Extase da Maria Madalena Peter Paul Rubens 17s
Sta Maria Magdalena Tiziano Vecellio 1532 Veneza
Sainte Marie Madeleine anonymus 17s
Santa Maria Magdalena Cordoba Espanha
Todos os
especialistas, teólogos e especialistas, dentro e fora da Igreja Católica em
geral, crêem agora que Maria Madalena foi extremamente maltratada no curso dos
séculos.
Foi
somente em 1969 que o Vaticano anulou interpretação de Maria Madalena
como prostituta.
Maria
Madalena é um símbolo de arrependimento e de morte psicológica. Ela representa
também a feminilidade, o amor, a humildade, a fidelidade, a coragem, a
visionária, a missionária. É, também, a que faz milagres, a que está
transbordante de fé ao pé da cruz, a mensageira da ressurreição, uma discípula
fundadora do cristianismo a quem Jesus Cristo confiou a missão de expandir a
boa nova.
Santa Maria Madalena Segna di Boaventura seculo 14
Noli me Tangere pintura medieval unknownmaster
Santa Maria Magdalena
Mary Magdalen Penitent Philippe de Champaigne 1650
"Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor", e contou o que ele lhe tinha dito."
Maria Magdalena Geovanni Gerolamo Savoldo
Benozzo Gozzoli The Women at the Tomb 1440-41
Jesus appearing to the three Marys Laurent Lahire 1650
Raboni Herbert Gustave Smaltz 1896
Marie Madeleine
Apparizione di Cristo risorto a Santa Maria Maddalena / The Appearance of the Resurrected Christ to Mary Magdalene Andrea del Sarto (detail)
Apparizione di Cristo risorto a Santa Maria Maddalena / The Appearance of the Resurrected Christ to Mary Magdalene Andrea del Sarto (detail)
Noli me Tangere
Andrea del Sarto (1486 -
1530)
Apparizione di Cristo
risorto a Santa Maria Maddalena / The Appearance of the Resurrected Christ to
Mary Magdalene
1509 - 1510
Oil on wooden panel
176 x 155 cm
Museo del Cenacolo di
Andrea del Sarto, Florence (Now in the Uffizi Gallery, Florence)
Apparizione di Cristo risorto a Santa Maria Maddalena / The Appearance of the Resurrected Christ to Mary Magdalene Andrea del Sarto (detail)
Apparizione di Cristo risorto a Santa Maria Maddalena / The Appearance of the Resurrected Christ to Mary Magdalene Andrea del Sarto (detail)
Noli me Tangere
Noli me Tangere Pintura das Catacumbas Roma
Mary Magdalene Announcing the Resurrection St.Albans Psalter
Maria Madalena anunciando a Ressurreição
Maria Madalena anunciando a Ressurreição
Venit Maria Magdalene annuntians discipulis: “Vidi
Dominum!” et quia haec dixit ei” (Io. 20, 16-18).
Lamentação Maria Magdalena ( detail) Sandro Botticelli
Então Maria Madalena começa um papel rigoroso de apostolado e de
evangelização. Ela converteu o sul da Gália ao cristianismo. Depois passa o
resto da sua vida em uma gruta, em Sainte-Baume, situada ao sul da França.
Muitos afirmam possuir relíquias de seus ossos e mechas de sua célebre
cabeleira avermelhada.
Dizem que Maria Madalena viveu de alimentos divinos durante trinta anos
nesta gruta, que vivia ali em penitência e submersa na contemplação, e que um
dia desceu em direção à planície, até o oratório do Santo Maximino, e recebeu
em comunhão o Corpo e o Sangue do Cristo. Morreu nos braços de São Maximino e
sua alma voou para seu Salvador.
Maria Magdalena Geovanni Gerolamo Savoldo
Saint Magdalena and two Angels Guercino 1622 Rome
Maria Magdalena Carlo Crivelli 1480-90
The Penitent Mary Mgdalene Filippino Lippi 1470
Maria Magdalena with the jar of ointment Domenico Puligo 1525
Maria Madalena “apostolorum apostola”
The Penitent Magdalene Carlo Cignani 1685-90
Benozzo Gozzoli The Women at the Tomb 1440-41
Jesus appearing to the three Marys Laurent Lahire 1650
" Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia.
Lá eles me verão.'Mt 28,10
Lá eles me verão.'Mt 28,10
mar de Galilei
As tilápias pescadas no Mar de Galileia
O termo Tilapia foi utilizado pela primeira vez em meados de 1840, por Smith. A palavra que significa Peixe, no vocabulário africano derivado da palavra “THLAPI”, os japoneses a chamam de TELEPIA, em algumas regiões do Mundo comercialmente são utilizados nomes como “Saint Peter Fish” ou “Saint Pierre Fish” em referencia ao Apostolo Pescador Pedro, que capturava tilápias com redes no mar da Galiléia
Boatmodel modelo de Barco de Pedro construído na região da Gelileia
Mar da Galileia de hoje
" Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo.Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia.
Lá eles me verão.'Mt 28,10
Lá eles me verão.'Mt 28,10
Maria Magdalena Jan van Scorel 1530 Rijksmuseum Amsterdam
" Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo.Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia.
Lá eles me verão.'Mt 28,10
Lá eles me verão.'Mt 28,10
Pastor de Ovelhas na Galiléia
" Jesus disse a elas: 'Não tenhais medo.Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia.
Lá eles me verão.'Mt 28,10
Lá eles me verão.'Mt 28,10
Mary Magdalene Rogier van der Weydem 1445 Kunsthistorische Museum Vienna Conversão da Maria Magdalena Paolo Veronese 1547 |
Mar da Galileia
" Jesus disse a elas:
'Não tenhais medo.Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia.
Lá eles me verão.'Mt 28,10
'Não tenhais medo.Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia.
Lá eles me verão.'Mt 28,10
Georges de la Tour St.Marie Madeleine à la veilleuse
Maria
Madalena é normalmente reconhecida na arte católica por seus ícones: um pote de
perfume (de quando lavou os pés de Cristo) e o seu longo cabelo. Interessante
que somente o cabelo é o que vemos neste quadro e também não há nenhum indício
de que se trata de uma santa (ausência de auréola), algo que foi usado por
Caravaggio, os santos são mostrados como simples humanos para que os fiéis se
sintam mais próximos do divino. Acredita-se que essa cena seria quando a santa
parte ao exílio e se retira em uma gruta em St Baume, na França.
Como
vemos, pela presença de um chicote na sua mesa, ela é penitente. Ela se prepara
para a morte. Os livros e a cruz de madeira são para nutrir sua alma. O crânio
é um dos elementos tradicionais de uma natureza morta (vanité), também uma
"invenção" de Caravaggio, que simboliza a temporalidade da vida. A
vela também tem esse significado mas igualmente o de presença divina.
No que
diz respeito a luz, ele difere de Caravaggio por ter a luz que vem de dentro do
quadro. Ela esculpe o corpo e põe em evidência as linhas simples (o que é muito
moderno para a época) da composição. E não, ela não está grávida, é um código
visual da época. Esta é a última das quatro Madalenas que George de la Tour
fez, o que mostra a popularidade do tema na época. Também nos leva a pensar que
esta seria a mais "bem feita" das quatro.
St.Mary Magdalene Georges de la Tour 1640 National Gallery of Art Washington
Santa Maria Magdalena arrependida Paulo Veronesse
Maria Magdalena antes de su conversion J.James Tissot
El Arrepentiemiento de Maria Magdalena J.James Tissot
Jesus com Maria Madalena Igreja de Salamanca
A Deus nada é impossível. É a beleza da contrição e do
perdão. Aquele que é capaz de "transformar as pedras brutas em Filhos de
Abraão", pode perfeitamente devolver a integridade a uma pecadora. E isso,
sobretudo se ela arrependeu-se muito, se admirou muito, se amou muito. Como foi
o caso da Maria Magdalena. Uma
das missões de Jesus Cristo é a de ter restaurado a posição social da mulher.
Capo del Cristo Anthony van Dick (1599-1641)
" Jesus disse a elas:
'Não tenhais medo!
Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia.
Lá eles me verão.'
Mt 28,10
'Não tenhais medo!
Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galiléia.
Lá eles me verão.'
Mt 28,10
Referencias:
Liturgia das Horas
http://www.ecclesia.com.br/iconostase/
http://ferrelljenkins.wordpress.com/2011/06/23/abraham-at-beersheba-beer-sheba/
http://idlespeculations-terryprest.blogspot.com.br/
http://vitaefratrumordinispraedicatorum.blogspot.com.br/search?updated-min=2013-01-01T00:00:00Z&updated-max=2014-01-01T00:00:00Z&max-results=50
* Comentário do Evangelho Frei Aloísio de Oliveira,OFM Conv Especialista em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139http://ferrelljenkins.wordpress.com/2011/06/23/abraham-at-beersheba-beer-sheba/
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