Nascimento de João Batista. Cântico de Zacarias.
Giotto di Bondone The Birth and Naming of The St. Batist 1320 Santa Croce Florence
The Birth and Naming of The St. John the Batist Pontormo
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The Birth of Saint John the Baptist Luca Signorelli 1490
The Birth and Naming of The St. John the Batist Pontormo
A
história de Zacarias e Isabel é no entanto marcada por um acontecimento
paradoxal, uma circunstância que uma vez mais mostra a disparidade do poder do
homem e da ação de Deus, pois o pai daquele que é a voz que clama no deserto é
impossibilitado de falar, Zacarias é silenciado pelo anjo que lhe anuncia o
nascimento de um descendente.
Este
paradoxo é no entanto a metáfora de uma profecia, de uma realidade humana e
divina que Zacarias experimenta de modo total na sua própria carne, ou seja, a
palavra necessita do silêncio para nascer, a Palavra de Deus gera-se no
silêncio.
Experimentamos
assim desta forma e pelo mutismo de Zacarias que a Palavra de Deus, que a sua
força, o seu poder, a sua densidade se encontra nos antípodas do barulho, da
discussão e da algazarra. A Palavra de Deus gera-se no silêncio, nasce no
silêncio.
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Zacarias writes down the Name of his Son Ghirlandaio 1486-90
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The Birth of Saint John the Baptist Luca Signorelli 1490
"Anunciação a Zacarias", fragmento de um icone russo "A execução de São João Baptista".
"Vais ficar mudo sem poder falar" (Lc 1,20
(?-c. 420), Bispo - CC Sermão 5; PL 57, 863
«Não temas, Zacarias: a tua súplica foi atendida»
Foi a oração e não o desejo sexual que levou à concepção de João Baptista. O seio de Isabel tinha passado a idade de dar vida, o seu corpo tinha perdido a esperança de conceber; apesar destas condições de desesperança, a oração de Zacarias permitiu a esse corpo envelhecido germinar ainda: foi a graça e não a natureza concebeu João. Este filho, cujo nascimento vem menos do abraço do que da oração, só poderia ser santo.
Apesar de tudo, não devemos espantar-nos por João ter merecido nascimento tão glorioso. O nascimento do precursor de Cristo, daquele que Lhe abriu o caminho, devia apresentar uma semelhança com o do Senhor, nosso Salvador. Se, portanto, o Senhor nasceu de uma virgem, João foi concebido por uma mulher velha e estéril. [...] Não admiramos menos Isabel, que concebeu na sua velhice, do que Maria, que teve um Filho na sua virgindade.
Aqui parece-me já haver um símbolo: João representava o Antigo Testamento e nasceu do sangue já arrefecido de uma mulher idosa, enquanto o Senhor, que anuncia a Boa Nova do Reino dos céus, é fruto duma juventude plena de seiva. Maria, consciente da sua virgindade, admira a criança gerada nas suas entranhas. Isabel, consciente da sua idade avançada, cora ao ver o seu ventre pesado pela gravidez; o evangelista diz, com efeito: «durante cinco meses permaneceu oculta». Temos de admirar também o facto de ser o mesmo arcanjo Gabriel a anunciar os dois nascimentos: traz uma consolação a Zacarias, que permanece incrédulo; e encoraja Maria, que encontra confiante (Lc 1,26s). O primeiro, por ter duvidado, perdeu a voz; a segunda, por ter acreditado imediatamente, concebeu o Verbo Salvador.
The Birth of Saint John the Baptist Artemisia Gentileschi 1635 Prado
"Houve um homem enviado por Deus e João era seu nome."
"Houve um homem enviado por Deus e João era seu nome."
The Birth of Saint John the Baptist Tintoretto 1554 Ermitage
"João veio dar testemunho da Verdade."
The Birth of Saint John the Baptist Tintoretto 1563
"João foi um facho que arde e ilumina."
Scenes from the Life of St.John Baptist Bartolomeo di Giovanni 1490-95 Art Institute Chicago
É um grande acontecimento o nascimento de João, o precursor do Messias. Zacarias, que estivera mudo desde o anúncio do nascimento de seu filho, começou a falar. Tinha emudecido por não crer. Recuperou a fala quando o que Deus anunciou se cumpriu. Isto é para todos um grande sinal. Sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. João Batista recebeu de Deus a vocação de profeta e sua primeira profecia foi, abrir a boca do pai Zacarias. O profeta fala de Deus e faz com que os outros também falem.
O longo silêncio de Zacarais emerge com o seu Cântico, em resposta às aspirações e interrogação dos seus vizinhos :
Benedictus (Cântico de Zacarias)
"Bendito seja Deus de Israel,porque a seu povo visitou e libertou;e fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos,para salvar-nos do poder dos inimigos, e da mão de todos quantos nos odeiam.
Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança e o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que libertos do inimigo, a Ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dEle,enquanto perdurarem nossos dias.Serás profeta do Altíssimo,ó menino, pois irás andando à frente do Senhor para aplainar e preparar os seus caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, que está na remissão de seus pecados, pela bondade, e compaixão de nosso Deus, que sobre nós fará brilhar o Sol nascente, para iluminar a quantos jazem entre as trevas e na sombra da morte estão sentados e para dirigir os nossos passos, guiando-os no caminho da paz."
The Nativity of Saint John the Baptist
Local do Nascimento de São João Batista
São João Batista, embora
concebido no Pecado Original, foi dele purificado antes de nascer, quando sua
mãe, Santa Isabel, foi visitada pela Santíssima Virgem, que por sua vez portava
no seio o Salvador. Por isso, São João Batista é o único santo cujo nascimento
se comemora na Liturgia -- além da própria Virgem Maria, que já foi concebida
isenta de todo pecado.
Nascimento de São João Batista
Nascimento de São João Baptista
«Ele é que deve crescer, e eu diminuir» (Jo 3,30)
"(...) Foi para ensinar o homem a humilhar-se que João nasceu no dia a partir do qual os dias começam a decrescer; para nos mostrar que Deus deve ser exaltado, Jesus Cristo nasceu no dia em que os dias começam a aumentar. Há aqui um ensinamento profundamente misterioso. Nós celebramos a natividade de João como celebramos a de Cristo, porque essa natividade está cheia de mistério. De que mistério? Do mistério da nossa grandeza. Diminuamo-nos em nós próprios para podermos crescer em Deus; humilhemo-nos na nossa baixeza, para sermos exaltados na Sua grandeza."
Correggio Adoration of Child 1518-20 Gall. Uffizi Florence
Seis meses após o nascimeto do João nascia seu primo Jesus
O acontecimento mais notável na primeira infância de João foi a visita, em companhia dos seus pais Isabel e Zacarias a Jesus, seu primo e à família de Nazaré. O encontro dos santos primos inspirou os melhores pintores renascentistas.
. Mesmo o mundo criado - o sol, a lua, as estrelas - toda a criação testemunha a relação entre João e Jesus.
Julius Schnorr von Carlfeld The Family of St. John the Baptist visiting The Family of Christ 1817 Gemäldengall. Dresden
O
nascimento de São João é comemorado em 24 de junho, no momento do solstício de
verão. A partir desse ponto, luz do dia começa a reduzir.
Por outro lado, o
nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo é comemorado em 25 de dezembro, durante
o solstício de inverno. A partir desse ponto, luz do dia começa a crescer, para
ter mais tempo.Assim, podemos ver que o livro do mundo criado e da beleza dos céus repetir as conclusões da Escritura: Ele deve crescer e eu diminuir (Jo 3:30).
Ortolano Nativity with the Saints 1520
G.F.Penni Holy Family with the Infant St.John Gall Borghese Rome
the Infant St.John Baptist Bartolomeu Esteban Murillo
Holy Family Pompeo Batoni 1777 Ermitage
Raffaelo Sanzio Virgem della Rosa
The Virgin and Child with the Saints Pompeo Batoni Pinacoteca di Brera Milan
Agnolo Bronzino Holy Family 1540 Gall. Uffizi
Em Nazaré que Jesus Cresceu na Graça e Sabedoria
Raffaelo Sanzio The Virgin and Child with St.John the Baptist 1507 Louvre Paris
Sandro Botticelli Virgem com o Menino e São João Batista
Bernardino Luini Holy Family with the Infant St.John Prado Madrid
Piero di Cosimo Madonna with Child and the Young St.John 1505-10 Lichtenstein Museum
Maria mit Christuskind und dem schlafenden Johannesknaben von Lucas Cranach d. Ä. um 1540/50 in Privatbesitz
Maria com Jesus e João Batista dormindo
Raffaelo Sanzio Madonna of Belvedere 1506
Christ Triumphing over Death
Raffaelo Sanzio Virgem with Christ and Infant St.John
Madonna and Child with St.John the Baptist 1490 Sandro Botticelli
Correggio 1516 Prado Madrid
Holy Family with St.John Barnardino Luini Museo del Prado Madrid
Holy Family with the Infant st.John G.F.Penni Gall. Borghese Rome
The Virgin on the Rocks Leonardo da Vinci 1503-06 Musée Louvre
The Virgin on the Rocks Leonardo da Vinci 1506 National Gallery London
Holy Family with St.John Baptist Fra Bartolomeo 1506-07
Mother and Child with St.John Timoteo Viti 1500-05 Priv.Coll.
Madonna Pietro Perugio 1505-10 Nat.Gall.London
Raffaelo Sanzio
Madonna del Cardellino Raffaelo Sanzio 1506 Gall. Uffizi
Raffaelo Sanzio Madonna della Seggiola 1514 Galleria Palatina Florence
Raffaelo Sanzio The Canigiani Holy Family 1508 Pinacothec Munich
Sandro Botticelli Madonna with six Angels and St.John the Baptist 1485 Gall. Borghese Rome
Virgin with Child and St.John Francisco de Zurbarán 1662 Bilbao
Raffaelo Sanzio The Alba Madonna 1511 National Gall of Art Washington
Raphael liked to paint portraits and scenes from nature. Raphael used rich colors and brought emotion to his paintings. This was a big change from the art of the Middle Ages and apparently one that people liked. Raphael was also a really hard worker; to give you an idea of how many paintings Raphael painted: we know that Raphael painted more than 300 paintings of the Madonna alone, and his life was not a long one.
The Virgin and Child with John the Baptist Sandro Botticelli after 1500 Louvre Paris
Pinturicchio Virgin with the Child and Saint John the Baptist 1495-1500 Perugia(detail)
William Bouguereau La Vierge, L'Enfant Jesus et Saint Jean Baptiste 1881
William Bouguereau La Vierge, L'Enfant Jesus et Saint Jean Baptiste 1875
Jacopo del Sellaio Madonna and Child with Infant St.John the Baptist and Attending Angel 1485 Fine Arts Museum of San Francisco
Bernardo Strozzi Madonna and Child with the Young St.John the Baptist 1620 Galleria di Palazzo Rossi
Raphael The Great Holy Family of François I 1518 Louvre
Piero di Cosimo The Adoration of the Christ Child 1505 Gall. Borghese
Referências:
http://www.allartclassic.com/pictures_zoom.php?p_number=110&p=&number=RAS003
http://www.wga.hu/
http://www.allartclassic.com/
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=104&sort_mode=1