St.Anthony the Abbot in Glory, St.Blaise and St.Apollonia ; Pietro Domini 1625 Beneditine Convent of St.Mary Zadar Croatia
A pintura de santos Apolonia, Brás e Antão Abade do Tesouro do Convento de Santa Maria em Zadar exibe três Santos Padroeiros da Região Oro-Facial
"Razão e fé concordam em fazer-nos pensar que os santos que sofreram mais, em qualquer parte de seus corpos têm também uma compaixão especial para aqueles que sofrem da mesma maneira."
Santo Antão, Abade
Protetor contra pragas, pestes e doenças herpéticas
O nome original da pintura é "St. Anthony o abade em Glória, São Brás e Santa Apolônia". Foi pintado por Pietro Domini, pintor de Padova, em 1625, em estilo barroco, para a igreja de Santo Antônio Abade, que estava em Zadar na Croácia. A pintura é óleo sobre tela, 290 x 151 cm faz agora parte do acervo do convento beneditino de Santa Maria, em Zadar.
O quadro mostra St. Anthony o abade em Glória, flutuando sobre uma nuvem, rodeado de anjos, segurando uma chama "o fogo de Santo Antônio" em sua mão esquerda, simbolizando dores sentidas pelos doentes que sofrem de dano da pele e da mucosa durante a infecção por herpes labial e herpes zoster.
St.Anthony - Santo Antão eremita que viveu no III século, sofria da doença que se caracteriza pela cor vermelha da pele e pelas bolhas que surgem com crostas, provavelmente as manifestações de uma infecção causada pelo vírus de herpes. Após o controle do ergotismo, todas as infecções causadas por vírus de herpes foram chamadas de "fogo de Santo Antônio" ou "fogo de Santo Antão".
St.Anthony the Abbot
St.Anthony - Santo Antão eremita que viveu no III século, sofria da doença que se caracteriza pela cor vermelha da pele e pelas bolhas que surgem com crostas, provavelmente as manifestações de uma infecção causada pelo vírus de herpes. Após o controle do ergotismo, todas as infecções causadas por vírus de herpes foram chamadas de "fogo de Santo Antônio" ou "fogo de Santo Antão".
"Ordem Hospitalar dos Antonianos", tinha como insígnia o bastão ou cajado em forma de cruz (T), que era atribuído tradicionalmente a Santo Antão. (Canonici Regulares Sancti Antonii - CRSA).
Em 1095, o papa Urbano II delegou à Ordem de Santo Antônio a tarefa de tratar centenas doentes de ergotismo, mutilados pela ingestão dos cereais contaminados pelo fungo Ergot. , O nome da doença que era "fogo sagrado" a partir de então foi caindo em desuso, sendo substituído por "fogo de Santo Antônio".As intoxicações epidémicas ocorriam por toda a Idade Média até o século XX.
Para assegurar a subsistência de seus hospitais, os religiosos "antonianos" criavam porcos, que perambulavam pelas ruas, e eram mantidos pela caridade pública, pelos restos de comida jogados pelas famílias. Muita gente, imitando o costume dos "antonianos", começou a criar porcos soltos nas ruas das cidades. Foi necessário então que a autoridade civil promulgasse uma lei proibindo criar porcos soltos na rua, com exceção dos porcos dos hospitais antonianos, os quais, para serem identificados, deviam levar uma campainha, um chocalho, preso ao pescoço. Em alguns lugares da Europa, ainda hoje existe o costume de se criar, durante o ano, às custas da coletividade, o "porco de Santo Antão", que é leiloado para cobrir os gastos da festa do santo.
O FOGO DE SANTO ANTÃO PROVOCAVA
TREMENDAS MUTILAÇÕES
TREMENDAS MUTILAÇÕES
O Ergotismo, dito também como o FOGO DE SANTO ANTONIO, (citado da Plínio como ignis sacer= fogo sagrado ) foi na época medieval uma das doenças mais temidas, que atingia muitas vitimas. Se tratava de uma intoxicação de origem alimentar provocada pela ingestão de farinha de cereais contaminada. A doença começava como uma intensa queimadura e provocava no doente o dessecamento dos tecidos e a gangrena, levando-a à perda das articulações. Estas partes vinham sendo amputadas para impedir que a doença se alastrasse por causa da infecção. O ergotismo desapareceu e o "Fogo de Santo Antonio" tornou se nome para o "Herpes-Zoster", uma infecção que atinge as células nervosas e se manifesta com fenômenos epidérmicos localizados ao longo do decurso dos nervos.
.
Intoxicação e mutilações pelo Ergotismo
Esse fungo do centeio Ergot tem em seu interior grandes quantidades de alcalóides. Alcalóides são compostos químicos que agem no nosso sistema nervoso central, inibindo ou causando sensações.Os alcalóides produzidos pelo claviceps purpúrea são vasoconstritores e psicotrópicos que, quando ingeridos, podem causar convulsões, alucinações, gangrena das extremidades e morte.
Fungo ergot no centeio
O alcaloide Isoergina é principal ingrediente do LSD. Na Idade Média, epidemias de ergotismo eram corriqueiras, pois o pão de centeio era o pão dos pobres da Europa, por ser a cultura desse grão menos exigente que a do trigo e o milho ainda não ter chegado ao velho mundo. Nessa época, a doença era conhecida como “fogo sagrado” devido à sensação de formigamento e temperatura elevada que os doentes sentiam.
Santo Antão Filippo Lippi
Santo Antão icone copta
São Brás, Bispo e Mártir
Padroeiro da otorrinolarigologia
em Latin S.Blasius, em Catalão Blai, em Francês Blaise, em Espanhol Blas
A parte esquerda do quadro mostra São Brás o bispo, com sua mitra posta de lado, segurando seu cajado de pastor e uma pá na mão direita, enquanto Santa Apolônia é mostrada no lado direito da pintura com uma folha de palmeira e uma par de pinças em sua mão direita. A presença dos três santos juntos representa um achado bastante singular. É de grande interesse, porque os três santos padroeiros da região oro-facial estão juntos. St. Anthony a Abbot protege contra a praga / peste, mas também das doenças herpéticas; o bem conhecido herpes labialSão Brás, Bispo e Mártir
Padroeiro da otorrinolarigologia
em Latin S.Blasius, em Catalão Blai, em Francês Blaise, em Espanhol Blas
.
São Brás
São Brás - St. Blais,também conhecido como St. Vlaho em Dubrovnik, onde seu culto é o maior na Croácia). Ele era originalmente o protetor da garganta, pescoço, nariz e cavidade oral.
A lenda diz que ele era um médico antes de se tornar bispo. Entre os feitos mais conhecidos bons e os milagres que ele realizou é a história sobre como salvar a criança que tinha uma espinha de peixe presa em sua faringe.
São Brás abençoou a criança e seu sofrimento desapareceu. A lenda diz que São Brás orava a Deus para ajudar os doentes, com a preocupação especial para aqueles que sofrem com as doenças da faringe e cavidade oral. São Brás viveu no século III na cidade de Sebasta, Armênia.
Após se tornar um bispo, durante a perseguição dos cristãos recebeu uma mensagem Divina para se esconder nas colinas para escapar. Os homens que o caçavam descobriram um caverna cercada de animais selvagens que estavam doentes. Dentro da caverna estava São Braz, que andava entre eles, sem que os animais o atacassem. Reconhecido como bispo foi levado para julgamento. No caminho de volta ele convenceu o um lobo a soltar um porco que pertencia a uma camponesa. A sentença foi para que morresse vagarosamente de fome na prisão.
Duas mulheres o visitaram na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas.
Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo.
Duas mulheres o visitaram na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas.
Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo.
Flagelação de São Brás
Diogo Teixeira 1585 Portugal
Diogo Teixeira 1585 Portugal
Também padroeiro dos animais selvagens.
O costume de abençoar as gargantas no seu dia 3 de fevereiro e continua até hoje, sendo usadas velas nas cerimônias comemorativas. São utilizadas para lembrar o fato da mãe do menino curado por São Brás, ter levado a ele velas na prisão. Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Brás e é muito venerado na França e Espanha.Brás, brasa, chama do amor de Deus, da fé, do amor ao próximo. A vida heróica de São Brás é um estímulo para que mantenhamos também acesa em nossas almas a brasa da fé, que em meio às trevas sempre arda de zelo, fidelidade e intrepidez a favor do bem.
Nuzi Allegretto Milagres de São Brás
Na Idade Média para todas as dificuldades da vida
humana recorria-se mais a Deus e aos seus santos, do que aos meios humanos. Por
isso, para todas as precisões, havia o seu advogado, e para todos os ofícios,
os seus protetores, alguns dos quais vieram a ser confirmados pelos próprios
sumos pontífices.
Benção da garganta na Missa http://psdomingosmococa.blogspot.com/ ano 2012
A benção das gargantas é feito da seguinte forma:
Duas velas são abençoadas, e seguras ligeiramente abertas e comprimidas de encontro a garganta do doente e a benção então é pronunciada
A benção das gargantas é feito da seguinte forma:
Duas velas são abençoadas, e seguras ligeiramente abertas e comprimidas de encontro a garganta do doente e a benção então é pronunciada
A humanidade geme sob o peso do caos, provocado pelo pecado.
Os homens praticam atos de ferocidade nunca vistos.
Os homens praticam atos de ferocidade nunca vistos.
Procuremos a solução para a desordem do mundo na Lei de Deus.
Ouvi,ó Deus as preces do Vosso povo, confiado no patrocínio de São Brás; concedei-nos a paz neste mundo e a graça de chegar a vida eterna.
Por nosso Ssenhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Por nosso Ssenhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Símbolo dos Mártires
São Brás, rogai por nós!
A principal fonte de informações sobre Sta Apolonia é o diário do arcebispo de Alexandria.
Santa Apollonia Carlo Dolci 1670
Santa Apollonia Carlo Dolci 1670
Santa Apolonia foi uma egípcia de Alexandria, nascida no início do terceiro século. Como uma cristã devota, ela logo sentiu os problemas devido à perseguição dos cristãos levadas a cabo pelo Império Romano.
Piero della Francesca Santa Apolônia XVI sec
Santa Margarida e Santa Apolônia pisoteando o demônio Rogier van der Weyden Flandres XVe
St. Apolonia se tornou a padroeira dos dentistas devido às associações induzidas pela descrição do seu martírio.
Martírio da Santa Apolonia Guido Reni
Ela foi atingida na cabeça e no rosto, os dentes foram arrancados com pinças ou, segundo algumas fontes, os dentes foram quebrados usando os punhos e pedras."
".. Então aqueles homens também a agarraram e com vários golpes quebraram todos os seus dentes. Eles então ergueram fora dos portões da cidade uma pilha de madeira e ameaçaram queimá-la viva se viesse a recusar-se a repetir diante deles palavras ímpias (como uma blasfémia contra Cristo, ou uma invocação a algum deus pagão). Deram a ela, diante de um pedido seu, um minuto de liberdade, e ela então se jogou rapidamente no fogo, sendo queimada até a morte."Dionísio, bispo de Alexandria
Liturgia das Horas Martírio de Santa Apolônia Étienne Chevalier Jean Fouquet XIVe.
Liturgia das Horas sec XV Paris
Liturgia das Horas Bayeux sec XV
Santa Apolonia em Oração Guido Reni
O culto de santa Apollonia propagou-se primeiro pelo Bizâncio e mais tarde para a parte ocidental da Europa cristã, onde muitas igrejas, capelas ou pinturas do altar e as estátuas são lhe consagradas.
The Martyrdom of Saint Apollonin Guido Reni 1633
Relicário contendo um dente de Santa Apolônia Catedral do Porto
Santa Apolônia detaile de um retábulo Ghirlandaio sec XV
SANTA APOLÔNIA, ROGAI POR NÓS!
St.Anthony the Abbot in Glory, St.Blaise and St.Apollonia ; Pietro Domini 1625 Beneditine Convent of St.Mary Zadar Croatia
Santa
Ágatha ou Agueda
Protetora
das enfermidades dos seios!
Padroeira de Mastologia
Santa Ágata
Filha de nobres comerciantes que em tudo se empenhavam para a formação de seus filhos. Eram cristãos devotados, educaram e instruíram seus filhos no cristianismo, apesar de às escondidas por causa da perseguição do imperador Décio, pelos anos 250.
Santa Ágata
Como não deixaria de ser, uma jovem bela, rica e inteligente; cortejada por muitos jovens da sociedade Siciliana e a todos dispensava com delicadeza, pois seus planos eram outros. Porem, as coisas não são sempre fáceis quando se trata de sentimentos humanos.
Um senador romano ilustre e poderoso apaixonou-se pela jovem Agatha, e por ela era capaz de mover meio mundo.
Sant'Agata Piero della Francesca 1460-70
Quando recebeu dela a recusa de seu cortejo, tornou-se intratável e odioso. Seu nome era Quintianus, e, descobrindo que Agatha era cristã e que havia sido trocado por Cristo, deu inicio a uma violenta perseguição contra a jovem, inclusive entregando-a ao imperador Décio.
Pelo imperador, homem cruel e inimigo dos cristãos; foi submetida a um humilhante processo condenatório.
Giovanni Carlani Ritratto di giovanne donna como S.Agata Martire 1618 National Gall. Scotland Edinburgo
No momento do julgamento, o governador da cidade, vendo-a em sua presença, interrogou-a asperamente: “Tu a que casta pertences?” ao que Agatha respondeu: “Embora de família nobre e rica, tenho a honra e a alegria de ser serva de Jesus Cristo, meu Senhor e meu Deus.”
Condenada! Foi despida, amarrada e arrastada sobre cacos de vasos e brasas acesas e depois lhe arrancaram os seios com ferros cortantes.
Felice Ficherelli Felice Riposo Sainte Agathe
Agatha, referindo-se aquela brutalidade, olhou para o juiz e disse: “Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te ofereceu para amamentar?”.
O Cônsul Quintilhiano pediu-a em casamento, mas Santa Ágata não aceitou, por acreditar que deveria manter sua pureza e castidade. O Cônsul por sua vez, contrariado mandou amarrá-la em uma árvore e amputar seus seios com ferro quente.
The Martyrdom of St.Agata Del Piombo 1520
Santa Ágata sendo consolada pelo Anjo
Santa
Ágata (225-251) -
Os açoites retalharam as espáduas da bela jovem Ágata, deixando-a numa poça de sangue.
Seu crime foi este: Não queria renegar sua Fé.
Os açoites retalharam as espáduas da bela jovem Ágata, deixando-a numa poça de sangue.
Seu crime foi este: Não queria renegar sua Fé.
Nenhum remédio ou ataduras foram permitidas que se colocassem nas suas feridas e depois das cruéis torturas foi jogada num calabouço escuro, sujo, sem água e sem comida, para ali morrer.
São Pedro curando as Feridas da Santa Ágata Lanfranco Giovanni
Segundo a tradição, durante aquela noite Agatha teve uma visão de que São Pedro, acompanhado de um jovem que trazia uma tocha, foram visitá-la. O jovem aplicou óleos e ungüentos sobre os ferimentos e São Pedro impôs as mãos; e na manhã seguinte ela estava milagrosamente curada das feridas e restabelecida de suas forças físicas e espirituais.São Pedro juntamente com um anjo, na qual a submeteram a uma plástica milagrosa, reconstruindo seus seios.
Allesandro Alori Santa Ágata
O cruel senador Quintianus, ao tomar conhecimento do milagre, solicitou ao imperador que fossem intensificadas as torturas. Novamente a jovem Agatha, permanecendo fiel a Cristo, foi despojada de suas vestes e arrastada sobre brasas, cacos de vasos, marcada com ferro e lançada ao calabouço, onde em lagrimas exclamava: “Meu Senhor Jesus Cristo, vós sois o meu coração e minha vida. Leve-me e faça-me eternamente sua!” Nesse exato momento um terremoto sacudiu a prisão e ela então veio a falecer
Entierro de Santa Ágata Giulio Campi 1537
Santa Ágata
No primeiro aniversario de sua morte o vulcão Etna entrou em erupção. Os cristãos devotos de Santa Agatha colocaram o véu que cobria o seu tumulo sobre as lavas do vulcão que imediatamente o estancaram, salvando a cidade de Catânia. Era o dia cinco de fevereiro; dia em que foi estabelecida a sua festa e também o seu patronato sobre a cidade.
Santa Ágata Giovanni Battista Tiepollo Berlin
Considerada mártir,
na arte litúrgica da Igreja, é mostrada como uma jovem carregando um prato, que
contém: uma palma e os dois seios.
Os seguintes
milagres foram-lhe atribuídos:
A interrupção
instantânea das lavas lançadas pelo vulcão do monte Etna, no dia do primeiro
aniversário de sua morte. Os devotos de Ágatha enrolaram um véu que fora dela,
na ponta de uma lança, e subindo o monte, o fluxo imediatamente cessou.
Curas de
diversas doenças e infortúnios.
Preservação
da Ilha de Malta, do ataque dos Turcos em 1551.
Etna em ação Catânia Sicília
Catedral da Santa Ágata in Catania
Cattedrale di Sant'Agata Catania Sicilia Italy Castielli
"The king said to the girl, 'Ask me
for whatever you wish' "
Catania Festa para a padroeira Santa Ágata
Glória e espanto que pareçam, a
festa de Santa Ágata ; um espetáculo lindo e assustador que consome a cidade de
Catânia por dois dias e duas noites de mês fevereiro. A
celebração quase fanática começa na madrugada de 04 de fevereiro, quando imagem de
Agatha em tamanho natural, coberta com jóias coletadas desde o século 12, é
puxada pelas ruas em um carro prata £ 40.000 e por um elenco de 5.000 homens.
A
trilha sonora do desfile está gemendo, chorando, com as mós da carruagem
empurradas com ajuda de cera de vela derretida. Todo o tempo grito de milhares, "Viva Santa
Agata '."
Ó Santa Ágatha, vem em meu socorro, vós que
sofrestes com os seios mutilados que nunca amamentaram, vós que sentires
tamanha dor, dá-nos vossa coragem para vencer a tristeza e a angústia,
transformando-as em alegria e esperança.
Símbolo dos Mártires
Santa Ágatha, Rogai Por Nós!
São Jerônimo Pai e Doutor da Igreja
Padroeiro de Geriatria
St.Hierônimus Writing Caravaggio 1605-06 Galleria Borghese Rome
Eusebius
Sophronius Hieronymus ou Jerônimo
Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος
Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος
Nascido em Stridon, [Dalmácia] em cerca de 340-2;morreu em Belém 30 de setembro de 420.
São Jerônimo, Doutor da Igreja, é mais conhecido por sua tradução da Bíblia para o latim, chamada Vulgata (ou "língua comum do povo"), historicamente a edição mais importante vernáculo das Sagradas Escrituras.
Após o batismo , iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica.
Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata e demorou 15 anos para ser concluída. Assim, com alegria e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.
Cansado da vida mundana, voltou a Aquiléia(Antióquia) com a idéia de formar um pequeno grupo de cristãos dedicados a uma vida santa e austera. Mas acabou indo sozinho para o leste, para uma cela de eremita no deserto da Síria, e aos quarenta anos foi para Belém, para ficar ao lado da gruta em que nasceu Jesus. Ali viveu por mais de 40 anos, em companhia de seus livros, e correspondendo-se intensamente com seus contemporâneos famosos, Santo Agostinho, Dídimo, o Cego, e outros. Ali fundou o seu mosteiro. Para lá também foram, depois, suas fiéis seguidoras vindas de Roma, Paula e sua filha Eustáquia, que o ajudaram em seus escritos até a velhice, quando a cegueira o impedia de trabalhar.
Morreu em
420 aos 30 de setembro com praticamente, 80 anos de idade, dezesseis anos depois do saque de Roma pelos bárbaros, deixando uma obra
valiosa, estabelecida após compilar uma infinidade de documentos no decorrer
das suas longas viagens pelo Oriente, a Bíblia Latina, ou Vulgata, adotada
oficialmente pela Igreja e usada até os dias de hoje.
O seu talento de escritor aprecia-se particularmente nas suas cartas, nos
comentários dos salmos e nas biografias dos ermitões.
Entre as
suas numerosas obras literárias cabe também citar De viris illustribus, coleção
de biografias de escritores cristãos de elegante estilo, que denota o seu
profundo enraizamento nos clássicos greco-latinos."
Venice:Otinus de la Luna 1501
É
reconhecido pela Igreja Católica como santo e Doutor da Igreja, e como santo pela Igreja Ortodoxa Oriental, onde é conhecido como São Jerônimo de
Stridonium ou Abençoado Jerônimo.
St.Jerome Penitent Georges de la Tour National Museum Stockholm 1630
Em
374, Jerônimo foi para Antioquia, que foi atingida com disputas acirradas e
divisões doutrinárias, e ele passou vários anos levando uma vida ascetical no
deserto onde ele sofreu tentações, sobre a qual ele escreveu. Embora relutante,
ele foi ordenado sacerdote em Antioquia. Ele acreditava que sua vocação era para
ser a de um monge ou eremita. Ele foi a Constantinopla para estudar as
Escrituras em São Gregório Nazianzeno, em seguida, em 382 ele foi a Roma para e tornou-se secretário do Papa Dâmaso.Teve uma
vida atribulada depois que se mudou para Roma ainda jovem, para estudar. Seu
temperamento apaixonado provocou muitos escândalos, principalmente no círculo
de matronas romanas e damas virginais admiradoras
St. Jerome in the Wilderness Albrecht Dürer
Nesta posição de influência, ele revisou as antigas traduções latinas dos Evangelhos e os Salmos, seguido pelo resto do Novo Testamento. Ele se tornou conhecido por sua erudição e honestidade, mas também foi fortemente não gostava - pelos pagãos, bem como por cristãos que se opuseram a seus ensinamentos e sua maneira dura, sem rodeios. Após a morte do papa em 385, ele decidiu voltar a Antioquia, mais tarde, indo ele a Jerusalém, Alexandria, e acabaram por se instalar em um monastério em Belém, onde ele levou uma vida de ascetismo e de estudo, fundou uma escola e um hospital, continuou sua escritos contra as heresias, e traduções.
St.Jerôme Peter Paul Rubens
Foi em Belém que Jerônimo traduziu a maioria dos livros do Antigo Testamento do
hebraico para o latim, e revisou sua tradução dos Salmos com o texto hebraico.
De 395-400, Jeronimo se envolveu em um conflito contra o origenismo. Ele também
teve uma disputa prolongada com Agostinho sobre a interpretação (exegese) da
Epístola de São Paulo aos Gálatas.
The Penitent Saint Jerome Albrecht Altdorfer 15o7
"Pelo grande doutor instruídos, proclamamos, fiéis, o Deus trino;
e ressoem por todos os tempos as mensagens do Livro Divino"
Oração das Horas
Saint Jerome Alessandro Bonvicino 1525
As heresias Pelagian, o saque de Roma, ataques bárbaros e assaltos no seu
mosteiro de Belém por um grupo de bandidos pelagiana esgotaram Jeronimo. Ele
morreu em 30 de setembro, 420, e foi sepultado sob a vizinha Igreja da
Natividade, embora seu corpo foi enterrado em Santa Maria Maggiore, em Roma.
Saint Hieronymus - follower of Joos van Cleve 16-17 century
São Jerônimo escrevendo recado para nós: " Vigelate quia nescitis diem neque horam" !
"Vigiai, pois não sabeis nem dia nem a hora"!
Saint Hieronimus Berruguete 15th century Ávila
A atividade literária muito prolífico de São Jerônimo, pode ser resumido em
alguns tópicos principais: traduções e exegese da Bíblia; controvérsias
teológicas; obras históricas, e letras. São Jerônimo deve o seu lugar na
história dos estudos bíblicos, principalmente para seus comentários, revisões e
novas traduções da Bíblia do hebraico.
São Jerônimo Hendrick nam Somer
"Na velhice, com os meus cabelos brancos,
eu Vos suplico, ó Senhor, não me deixeis!"
Salmo 70(71), 18
São Jeronimo e Anjo José de Ribeira
" Eusébio Sofrônio, chamado Jerônimo, nasceu perto de Aquiléia, em 342 DC. Santo, e um dos maiores doutores da Igreja, foi canonizado não pela sua santidade, mas pelos serviços que prestou à Igreja, traduzindo a bíblia do hebreu e do grego para o latim, sendo este o idioma vigente da Roma de sua época, a pedido do papa Damaso, de quem foi secretário.
São Jerônimo Diogo Velázquez
"O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano;
na casa do Senhor estão plantados,
nos átrios de meu Deus florescerão.
Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão:
"É justo mesmo o Senhor Deus:
meu Rochedo,não existe nele o mal!"
Salmo 91(92),13-16
Saint Jerome en Meditation Sisto Badalocchio XVIIe
O Leão e São Jerônimo
Saint Jerom et le Lion Liberale da Verona XVIe
O Leão e São Jerônimo
Em Vita Divi Hieronymi (Migne. P.L., XXII, c. 209ff.) traduzido para
o Inglês por Helen Waddell em "Beasts and Saints" (NY: Henry Holtand
Co., 1934), você encontrará as razões pelas quais São Jerônimo é pintado
geralmente com um leão ao seu lado.
" Uma tarde São Jerônimo sentou-se com seus amigos monges no
seu monastério em Jerusalém ouvindo a lição do dia quando um gigantesco leão aproximou-se
andando em três patas, com a quarta pata levantada. Imaginem o caos que se
seguiu quando todos os monges correram, cada um para um lado, mas São Jerônimo
calmamente levantou-se e foi se encontrar com o hospede não convidado.
Naturalmente o leão não podia falar, mas ofereceu a sua pata ferida ao bom
padre. Jerônimo examinou a pata e pediu a um monge menos medroso, um balde com
água e lavou a pata ferida do leão. Aí Jerônimo notou que a pata estava
perfurada por espinhos. Jerônimo retirou com cuidados os espinhos e aplicou uma
pomada e o ferimento rapidamente sarou. O gentil cuidado amansou o leão que ia
e vinha pacificamente onde estava São Jerônimo como se fosse um animal
doméstico. Deste episódio Jerônimo disse "Pensem sobre isto e vocês encontrarão
varias respostas. Eu creio que não foi tanto para a cura de sua pata que Deus o
enviou, pois Ele curaria a pata sem a nossa ajuda, mas enviou o leão para
mostrar quanto Ele estava ansioso para prover o que necessitamos para o nosso
bem."
Os irmãos sugeriram que o leão poderia ser usado para acompanhar e
proteger o jumento que carregava a lenha para o monastério. E assim foi por
muito tempo. O leão guardava o jumento enquanto este ia e vinha. Um dia
entretanto, o leão ficou cansado de dormiu enquanto o jumento pastava.
Mercadores de óleos egípcios levaram o jumento.
O leão lá pelas tantas acordou e passou a procurar o jumento.Com incrível ansiedade procurou todo o dia. No final do dia voltou e ficou no portão do monastério parado e consciente de sua culpa o leão não tinha mais o seu andar orgulhoso que ele fazia ao lado o burrico.
Quando outros monges o viram concluíram que o leão tinha na verdade comido o jumento. E eles recusaram a alimentar o leão e o enviaram de volta para comer o resto da sua matança. Mas ainda havia uma certa dúvida se o leão havia ou não matado o jumento e assim Jerônimo mandou que eles procurassem pela carcaça do jumento e não a encontraram, e nem sinal de violência. Os monges levaram a noticia para São Jerônimo que disse " Eu fico triste pela perda do asno, mas não façam isto com o leão. Tratem dele como antes dêem comida a ele, e ele fará o serviço do jumento.Façam com que ele traga em seu lombo algumas das peças de lenha." E assim aconteceu.
O leão regularmente fazia a sua tarefa, mas continuava a procurar o seu velho companheiro. Um dia ele subiu uma colina e viu na estrada homens montados em camelos e um montado em um jumento. Ele então foi de encontro a eles. Ao se aproximar ele reconheceu o seu amigo e começou a rugir. Os mercadores assustados correram como puderam deixando o jumento e os camelos e sua carga para atras.
O leão conduziu os animais para o mosteiro .Quando os monges o viram aquela parada inusitada de um leão liderando um jumento e camelos correram para Jerônimo e ele foi lá, abriu os portões e disse: "Tirem a carga dos camelos e do jumento, lavem suas patas e dêem comida a eles e esperem para ver o que Deus tinha em mente para mostrar a este seu servo quando nos deu o leão".
Quando sua instruções foram seguidas o leão começou a rugir de novo e a balançar o seu rabo alegremente. Os irmãos com remorso da calúnia que haviam pensado do pobre leão disseram uns aos outros "Irmão confie na sua ovelha mesmo se por um tempo ela pareça um ganancioso rufião e Deus fará um milagre para curar o seu caráter".
Neste meio tempo Jerônimo sabendo o que viria disse: "Meus irmãos fiquem preparados e preparem refrescos porque novos hóspedes virão e deverão ser tratados sem embaraços’.
Assim os irmãos preparam para receber as visitas e em breve os mercadores estavam no portão. Foram bem-vindos, mas eles prostraram aos pés de São Jerônimo e pediram perdão pelas sua falhas. Gentilmente Jerônimo disse "dêem os refrescos a eles e deixem partir com os seu camelos e suas cargas. Os mercadores ofereceram metade do óleo que os seus camelos carregavam para as lâmpadas do mosteiro e mais alguns alimentos para os monges.
O chefe dos mercadores estão disse "Nós daremos todo óleo que vocês precisarem durante todo ano e nossos filhos e netos serão instruídos de seguirem esta ordem, e ainda nada de sua propriedade será jamais tocada por qualquer de nós ".
São Jerônimo aceitou e os mercadores de sua parte aceitaram os refrescos e partiram com benção e voltaram alegres para o seu povo. São Jerônimo então disse "vejam meus irmãos o que Deus tinha em mente quando nos mandou o seu leão"!
O leão lá pelas tantas acordou e passou a procurar o jumento.Com incrível ansiedade procurou todo o dia. No final do dia voltou e ficou no portão do monastério parado e consciente de sua culpa o leão não tinha mais o seu andar orgulhoso que ele fazia ao lado o burrico.
Quando outros monges o viram concluíram que o leão tinha na verdade comido o jumento. E eles recusaram a alimentar o leão e o enviaram de volta para comer o resto da sua matança. Mas ainda havia uma certa dúvida se o leão havia ou não matado o jumento e assim Jerônimo mandou que eles procurassem pela carcaça do jumento e não a encontraram, e nem sinal de violência. Os monges levaram a noticia para São Jerônimo que disse " Eu fico triste pela perda do asno, mas não façam isto com o leão. Tratem dele como antes dêem comida a ele, e ele fará o serviço do jumento.Façam com que ele traga em seu lombo algumas das peças de lenha." E assim aconteceu.
O leão regularmente fazia a sua tarefa, mas continuava a procurar o seu velho companheiro. Um dia ele subiu uma colina e viu na estrada homens montados em camelos e um montado em um jumento. Ele então foi de encontro a eles. Ao se aproximar ele reconheceu o seu amigo e começou a rugir. Os mercadores assustados correram como puderam deixando o jumento e os camelos e sua carga para atras.
O leão conduziu os animais para o mosteiro .Quando os monges o viram aquela parada inusitada de um leão liderando um jumento e camelos correram para Jerônimo e ele foi lá, abriu os portões e disse: "Tirem a carga dos camelos e do jumento, lavem suas patas e dêem comida a eles e esperem para ver o que Deus tinha em mente para mostrar a este seu servo quando nos deu o leão".
Quando sua instruções foram seguidas o leão começou a rugir de novo e a balançar o seu rabo alegremente. Os irmãos com remorso da calúnia que haviam pensado do pobre leão disseram uns aos outros "Irmão confie na sua ovelha mesmo se por um tempo ela pareça um ganancioso rufião e Deus fará um milagre para curar o seu caráter".
Neste meio tempo Jerônimo sabendo o que viria disse: "Meus irmãos fiquem preparados e preparem refrescos porque novos hóspedes virão e deverão ser tratados sem embaraços’.
Assim os irmãos preparam para receber as visitas e em breve os mercadores estavam no portão. Foram bem-vindos, mas eles prostraram aos pés de São Jerônimo e pediram perdão pelas sua falhas. Gentilmente Jerônimo disse "dêem os refrescos a eles e deixem partir com os seu camelos e suas cargas. Os mercadores ofereceram metade do óleo que os seus camelos carregavam para as lâmpadas do mosteiro e mais alguns alimentos para os monges.
O chefe dos mercadores estão disse "Nós daremos todo óleo que vocês precisarem durante todo ano e nossos filhos e netos serão instruídos de seguirem esta ordem, e ainda nada de sua propriedade será jamais tocada por qualquer de nós ".
São Jerônimo aceitou e os mercadores de sua parte aceitaram os refrescos e partiram com benção e voltaram alegres para o seu povo. São Jerônimo então disse "vejam meus irmãos o que Deus tinha em mente quando nos mandou o seu leão"!
Saint Jerom et le Lion Liberale da Verona XVIe
São Jerônimo, rogai por nós !
St. Stephen Vicenzo Foppa Ermitage XVe
Santo
Estêvão
Στέφανος
(Stephanós),
Protomártir
protetor contra a litíase Hl Stephanus Domenico Guirlandaio (detail)
Fra Angelico 'Beato Angelico' (b. ca. 1400, d. 1455)
St Peter Consecrates Stephen as Deacon 1447-49 (detail)
Fresco
Cappella Niccolina, Palazzi Pontifici, Vatican
St Peter Consecrates Stephen as Deacon 1447-49 (detail)
Fresco
Cappella Niccolina, Palazzi Pontifici, Vatican
Santo Estêvão é chamado de Protomártir, ou
seja, ele foi o primeiro mártir de toda a história católica. O seu martírio
ocorreu entre o ano 31 e 36 da era cristã. Eis a descrição, tirada do livro dos
Atos dos Apóstolos, capítulos 6 e 7:
St.Stephen Carlo Crivelli 1476
"Estêvão, porém, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes
sinais entre o povo. Levantaram-se então alguns da sinagoga, chamados dos
Libertos e dos Cirenenses e dos Alexandrinos, e dos da Cicília e da Ásia e
começaram a discutir com Estêvão, e não puderam resistir à sabedoria e ao
Espírito com que ele falava. Subornaram então alguns homens que disseram:
'Ouvimo-lo proferir palavras blasfematórias contra Moisés e contra Deus'.
The Stoning of Saint Stephen Sain Etienne du Mont Paris
E amotinaram o povo e os Anciãos e Escribas e apoderaram-se dele e
conduziram-no ao Sinédrio; e apresentaram falsas testemunhas que disseram:
'Este homem não cessa de proferir palavras contra o Lugar Santo e contra a Lei;
pois, ouvimo-lo dizer que Jesus, o Nazareno, destruirá este Lugar e mudará os
usos que Moisés nos legou'. E todos os que estavam sentados no Sinédrio, tendo
fixado os olhares sobre ele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo".
The Stoning of Saint Stephen Garzi
Num longo discurso, Estêvão evoca a história
do povo de Israel, terminando com esta veemente apóstrofe:
"'Homens de cerviz dura, incircuncisos de coração e de ouvidos, resistis
sempre ao Espírito Santo, vós sois como os vossos pais. Qual dos profetas não
perseguiram os vossos pais, e mataram os que prediziam a vinda do Justo que vós
agora traístes e assassinastes? Vós que recebestes a Lei promulgada pelo
ministério dos anjos e não a guardastes'.
The Martyrdom of Saint Stephen Giorgi Vasari 1560
Ao ouvirem estas palavras,
exasperaram-se nos seus corações e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, cheio
do Espírito Santo, tendo os olhos fixos no céu, viu a glória de Deus e Jesus
que estava à direita de Deus e disse: 'Vejo os céus abertos e o Filho do homem
que está à direita de Deus'.
"Estêvão viu is céus se abrirem e entrou;
feliz é este homem para o qual os céus se abriram"! The Martyrdom of Saint Stephen Peter Paul Rubens
. E levantando um grande clamor, fecharam os olhos e, em conjunto, lançaram-se contra ele.
" O meu corpo é por vós lapidado e minha alma se abraça convosco."
The Stoning of Saint Stephen Paolo Uccello 1435
E lançaram-no fora da cidade e
apedrejaram-no. E as testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um jovem,
chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão que invocava Deus e dizia: 'Senhor Jesus,
recebe o meu espírito'.
The Stoning of Saint Stephen Pietro da Cortona 1660 Ermitage
Apedrejamento de São Estevão Rembrandt van Rijn
Apedrejamento de São Estevão Rembrandt van Rijn
Depois, tendo posto os joelhos em terra, gritou em voz
alta: 'Senhor, não lhes contes este pecado'. E dizendo isto, adormeceu".
Apedrejamento de Santo Estevão Vittore Carpaccio 1520
" É lapidado e enfrenta a morte, mas do inimigo tem compaixão:
entre as pedradas bendiz e orando, para os algozes pede perdão."
São Estevão Morto Carlo Saraceni 1615 Museum of Fine Arts Boston
The Funeral of St.Stephen Filippino Lippi 1460 Prado
Saint Stephen Giotto di Bondone
Ensinai -nos, ó Deus, a imitar São Estêvão, amando os nossos próprios inimigos, pois vosso primeiro mártir soube rezar por seus perseguidores. Por nosso Senhor Jesus Crissto, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
St Stephen Domenico Ghirlandaio 1490 Budapest
São Estêvão, rogai por nós!
Santa Luzia
padroeira da oftamologia
e protetora de visão.
Sainte Lucie Franceso del Cossa 1470
Não é possível falar de "olhos" e não se lembrar de Santa
Luzia (ou Santa Lúcia).
Santa Lucia Filippino Lippi Museo dell'Opera del Duomo Prato
Conforme o monge beneditino Anselm Grün, em seu formidável livro 50 Santos (2005, Edições Loyola), Lúcia significa "a luminosa, brilhante, iluminadora". Ela sofreu o martírio em Siracusa (Sicília, Itália), durante a perseguição aos cristãos - a mais dura delas - promovida pelo imperador romano Diocleciano, que governou de 284 d.C. a 305 d.C.
St. Lucie Domenico Beccafumi 1521
Luzia pertencia a uma família nobre e foi prometida em matrimônio. Contudo, ela se recusava a casar, porque fez o voto de conservar-se virgem por amor a Jesus Cristo durante toda a sua vida.
Ficando sua mãe, Eutíoque, gravemente doente, o casamento foi adiado. A jovem convenceu-a a ir à tumba de Santa Águeda (ou Ágata) - outra mártir, que tinha vivido um século antes - para que obtivesse o milagre da cura.
Santa Lucía en el secupulcro de Santa Agüeda Jacobello del Fiore
Que aconteceu! Com isso, Eutíoque consentiu que a filha não só se dedicasse à vida religiosa como distribuísse o rico dote, que seria do casamento, aos pobres.
Santa Luzia Lorenzo Lotto 1532 Pinakoteca Civica
O noivo, revoltado com a atitude de sua prometida, denunciou-a como cristã. Alguns imperadores seguiam a seguinte lei: "Não se buscam os cristãos, mas quem for denunciado deve abandonar a fé, sob pena de morte".
Santa Lucia condotta al Martirio Pasqualino Rossi Catedral de Serra San Quirico
Santa Luzia sendo conduzida ao Martírio
Luzia, que permaneceu firme na obediência a Deus, foi condenada a viver em um prostíbulo, a fim de que sua pureza fosse profanada.
Santa Luzia tentativa de ser levada ao prostíbulo
Os
soldados a pegaram para levar embora, mas nem com a força conseguiam move-la,
experimentaram também liga-la com fios, as mãos e os pés, mas nem assim
conseguiram, sem explicação a moça continuava fixa como uma pedra. Deus não
permetia a ninguém de levá-la embora.
Conforme Grün, a luz que ilumina Lúcia é "o Espírito Santo. Ele a ilumina de dentro para fora e lhe dá tal força que ninguém pode movê-la do lugar".
St Lucy's Martyrdom Jabobello del Fiore 1410
Santa Luzia The Martyrdom of St Lucie 1505-1510 Master of the Figdor Deposition
Então, derramaram-lhe azeite nas roupas e nos cabelos e expuseram-na ao
fogo.
No entanto, as chamas nada fizeram contra ela.
Martírio de Santa Luzia Domenico Venezianno 1445 Germany
Última Santa Comunhão de Santa Luzia antes de morrer.Veronesse
Last Communion of St Lucy 1748 Tiepollo
Martírio da Santa Luzia Igreja de Santa Agata Brescia Itália
Por fim, decapitaram-na. E
mesmo com a garganta cortada, a jovem mártir "continuou a exortar os fiéis
a antepor os deveres para com Deus àqueles para com as criaturas"
Deus pode esfriar as chamas de fogo, fechar a boca das feras, mas não pode segurar a mão que levanta o punhal, porque Ele sempre respeitará nosso livre arbítrio.
The Burial of St Lucy Caravaggio
Por que
Santa Luzia é representada em imagens segurando um prato com dois olhos?
Santa Luzia
Há pelo menos duas versões para isso:
1ª) conta que "enquanto estava presa, lhe foram arrancados os olhos, mas no dia seguinte a encontraram com seus olhos novamente perfeitos" (Orações e Santos Populares, Salles Editora, 2007);
Sainte Lucie Francisco de Zubarán 16-17 sec.
2ª) remonta à Idade Média - período entre os séc. V e XV aproximadamente - e elucida que "o pretendente de Santa Luzia havia ficado fascinado pela beleza e brilho de seus olhos. Então ela os arrancou e os ofertou a ele. Entretanto, para espanto de todos, seus olhos se restabeleceram milagrosamente, ainda mais formosos que antes" (Santa Luzia - Novena e biografia, 2007, Paulinas).
Sainte Lucie Francisco de Zubaran 16-17 sec.
Santa Luzia, ou Lúcia, é invocada contra a cegueira do corpo e da alma, "a qual nos impede de 'enxergar' que Deus é nossa luz e a vida só vale a pena quando se torna um ato de amor total a Ele e ao próximo" (Santa Luzia - Novena e biografia).
Missa Tridentina I Traditional Latin Mass - Canto Gregoriano - Sanctus VIII -
(LEGENDAS I SUBTITLES)
Capela de Santa Luzia e Menino Jesus São Paulo Brazil
Painel contando a vida da Santa Luzia
Na
Dinamarca e Suécia a Santa vem sendo comemorada com a escolha de uma moça que a
represente e com o cortejo com outras moças; na Suécia é muito venerada também
da Igreja Luterana.
Procissão da Santa Lucia na Suécia
Quando somos iluminados pelo Espírito Santo, emitimos uma luz ao nosso redor. Não vamos turvar e escurecer ainda mais as emoções turvas que nos rodeiam, mas contribuir para que surja a claridade.
Muitas vezes nos envolvemos e nos enredamos de tal modo em conversas que a visão clara dos problemas verdadeiros se obscurece. Aqui precisamos de Lúcia, como a iluminadora que clareia o escuro e turvo.
Luzia foi morta no dia 13 de Dezembro de 304 e teve sepultura no mesmo lugar onde no ano 313 foi construído um santuário a ela dedicado.
Templo da Santa Luzia Siracusa
Símbolo dos Mártires
Santa Luzia, Rogai por Nós!
Peço-vos proteger-me de todos os males de meus
olhos e prometo
ver sempre todas as pessoas como Deus as vê:
com olhos cheios de amor, sua imagem e semelhança,
com misericórdia, enfim,
como destinados a contemplar um dia
a luz eterna na felicidade do Paraíso. Amém.
ver sempre todas as pessoas como Deus as vê:
com olhos cheios de amor, sua imagem e semelhança,
com misericórdia, enfim,
como destinados a contemplar um dia
a luz eterna na felicidade do Paraíso. Amém.
Santa Luzia, Rogai por Nós!
A iconografia em medicina
A iconografia em medicina é um campo muito interessante da história da medicina. A investigação dos cultos de santos padroeiros e protetores de certas doenças pode revelar muitos fatos, considerando a situação social, cultural, fenomenológica e de saúde da região onde o santo em particular era adorado. Santos padroeiros representam fenômenos particularmente interessantes, principalmente porque eles revelam o paradigma de pensamento entre as pessoas comuns em momentos em que os médicos (mas também os barbeiros que praticavam a cirurgia e odontologia) não estavam disponíveis para todos, tanto devido aos seus números escassos e, devido ao status sócio-econômico da população, uma vez que a visita de um barbeiro médico / foi reservada para a elite . É por isso que o povo não tinha outra solução senão acreditar que os santos iriam ajudá-los, curá-los. Estes santos são defensores do povo (intercessão de mediação), em sua comunicação com Deus. Eles consideraram que Deus é grande e todo-poderoso, mais facilmente acessível através dos mediadores - os santos.
Universal mediadora entre o povo e Deus foi a Mãe de Deus, Santa Virgem Maria, frequentemente referida como a Senhora da Saúde. Na Idade Média, os santos padroeiros das cidades, vilas e aldeias foram escolhidos, assim como patronos das sociedades, exércitos, comércios, fraternidades. A adoração de santos como os patronos das doenças e auxiliares nos processos de cura e alívio dos sintomas também data da época. Os santos padroeiros de certas doenças foram escolhidos usando se vários métodos, por vezes, de acordo com a maneira como eles foram torturados (por exemplo St. Stephen, que tinha sido apedrejado, tornou-se o santo padroeiro contra lythiasis, ou Santa Apolônia, que tinha os dentes quebrados, se tornou a santa padroeira da odontologia e contra dores de dentes), por vezes, de acordo com o significado de seus nomes (St. Lucia é uma santa padroeira contra as doenças oculares, uma vez que seu nome se origina da palavra latina "lux", que significa luz), ou de acordo para as doenças de que os próprios santos sofreram (São Jerônimo viveu para ser muito velho, então ele foi venerado por problemas geriátricos, por exemplo, a catarata). Alguns santos se tornaram "especialistas médicos".
Universal mediadora entre o povo e Deus foi a Mãe de Deus, Santa Virgem Maria, frequentemente referida como a Senhora da Saúde. Na Idade Média, os santos padroeiros das cidades, vilas e aldeias foram escolhidos, assim como patronos das sociedades, exércitos, comércios, fraternidades. A adoração de santos como os patronos das doenças e auxiliares nos processos de cura e alívio dos sintomas também data da época. Os santos padroeiros de certas doenças foram escolhidos usando se vários métodos, por vezes, de acordo com a maneira como eles foram torturados (por exemplo St. Stephen, que tinha sido apedrejado, tornou-se o santo padroeiro contra lythiasis, ou Santa Apolônia, que tinha os dentes quebrados, se tornou a santa padroeira da odontologia e contra dores de dentes), por vezes, de acordo com o significado de seus nomes (St. Lucia é uma santa padroeira contra as doenças oculares, uma vez que seu nome se origina da palavra latina "lux", que significa luz), ou de acordo para as doenças de que os próprios santos sofreram (São Jerônimo viveu para ser muito velho, então ele foi venerado por problemas geriátricos, por exemplo, a catarata). Alguns santos se tornaram "especialistas médicos".
O historiador da medicina Fielding Garrison mostra
que antes de Cristo "a atitude face à doença e à desgraça não era de
compaixão. O crédito de cuidar dos seres humanos enfermos em grande escala deve
ser atribuído à Igreja”.
Os cristãos causavam admiração pela coragem com que atendiam os agonizantes e enterravam os mortos. Os pagãos abandonavam em ruas e estradas os parentes e melhores amigos doentes, semi-mortos, ou mortos sem enterrar.
Os cristãos causavam admiração pela coragem com que atendiam os agonizantes e enterravam os mortos. Os pagãos abandonavam em ruas e estradas os parentes e melhores amigos doentes, semi-mortos, ou mortos sem enterrar.
O hospital foi
criado pelo cristianismo e
desenvolvido no Idade Média pelas órdens hospitalres (primeiro as militares).
Na foto Hospital de Beaune, França, medieval
desenvolvido no Idade Média pelas órdens hospitalres (primeiro as militares).
Na foto Hospital de Beaune, França, medieval
Santo
Agostinho fundou uma hospedaria para peregrinos, resgatou escravos, deu roupa
aos pobres.São João Crisóstomo fundou hospitais em Constantinopla. São Cipriano e Santo
Efrém organizaram os auxílios durante epidemias e fomes.
O rei de França São Luís IX dizia que os mosteiros eram o "patrimônio dos
pobres". Eles davam diariamente esmolas aos carentes.
Por vezes, míseros seres humanos passavam a vida dependendo da caridade
monástica ou episcopal.
Também os monges, os de
Cluny por exemplo,
distribuíam alimentos aos pobres em sufrágio da alma de um religioso falecido,
durante trinta dias no caso de um simples monge, e durante um ano no caso de um
abade.E, às vezes, perpetuamente.
"Razão e fé concordam em fazer-nos pensar que os santos que sofreram mais, em qualquer parte de seus corpos têm também uma compaixão especial para aqueles que sofrem da mesma maneira."
Referências:
http://www.ascro.hr/index.php?id=148
http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&cp=11&gs_id=1v&xhr=t&q=santa+apolonia&pf=p&sclient=psy-ab&biw=747&bih=470&source=hp&pbx=1&oq=santa+apolo&aq=0&aqi=g4&aql=&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=b2fb18ce495a2c1b
http://www.google.com.br/search?q=s%C3%A3o+br%C3%A1s&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=FrQyT5e5HsLEgQfrs6GzBQ&sqi=2&ved=0CEYQsAQ&biw=747&bih=470
http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Ergotismo&lang=3
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g25_centeio/hist.html
http://www.summagallicana.it/lessico/s/segale.htm
http://hodiemecum.hautetfort.com/
http://www.cademeusanto.com.br/sao_braz.htm
http://oracoesemilagresmedievais.blogspot.com.br/view/timeslide
http://marcioreiser.blogspot.com.br/2008/07/santa-gatha-ou-agueda.html
http://larita-caramela.blogspot.com.br/2011/12/santa-luzia.html
Sources: The Catholic Encyclopedia, NY: Robert Appleton Company, 1909; Butler's Lives of the Saints.
http://www.cademeusanto.com.br/sao_jeronimo.htm