segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A Iconografia em Medicina - Santos Mártires

St.Anthony the Abbot in Glory, St.Blaise and St.Apollonia ; Pietro Domini 1625  Beneditine Convent of St.Mary Zadar Croatia

A pintura de santos Apolonia, Brás e Antão Abade do Tesouro do Convento de Santa Maria em Zadar exibe três Santos Padroeiros da Região Oro-Facial



"Razão e fé concordam em fazer-nos pensar que os santos que sofreram mais, em qualquer parte de seus corpos têm também uma compaixão especial para aqueles que sofrem da mesma maneira."

 

 Santo Antão, Abade

Protetor contra pragas, pestes e doenças herpéticas

O nome original da pintura é "St. Anthony o abade em Glória, São Brás e Santa Apolônia". Foi pintado por Pietro Domini, pintor de Padova, em 1625, em estilo barroco, para a igreja de Santo Antônio Abade, que estava em Zadar na Croácia. A pintura é óleo sobre tela, 290 x 151 cm faz agora parte do acervo do convento beneditino de Santa Maria, em Zadar.
O quadro mostra St. Anthony o abade em Glória, flutuando sobre uma nuvem, rodeado de anjos, segurando uma chama "o fogo de Santo Antônio" em sua mão esquerda, simbolizando dores sentidas pelos doentes que sofrem de dano da pele e da mucosa durante a infecção por herpes labial e herpes zoster.

St.Anthony the Abbot

 St.Anthony  - Santo Antão eremita que viveu no III século,  sofria da doença que se caracteriza pela cor vermelha da pele e pelas bolhas que surgem com crostas, provavelmente as manifestações de uma infecção causada pelo vírus de herpes. Após o controle do ergotismo, todas  as infecções causadas por vírus  de herpes foram  chamadas de "fogo de Santo Antônio" ou "fogo de Santo Antão".



 "Ordem Hospitalar dos Antonianos", tinha como insígnia o bastão ou cajado em forma de cruz (T), que era atribuído tradicionalmente a Santo Antão.  (Canonici Regulares Sancti Antonii - CRSA).


Em 1095, o papa Urbano II delegou à Ordem de Santo Antônio a tarefa de tratar centenas doentes de ergotismo, mutilados pela ingestão dos cereais contaminados pelo fungo Ergot. , O nome da doença que era  "fogo sagrado" a  partir de então foi caindo em desuso, sendo substituído por "fogo de Santo Antônio".As intoxicações epidémicas ocorriam por toda a Idade Média até o século XX.

Para assegurar a subsistência de seus hospitais, os religiosos "antonianos" criavam porcos, que perambulavam pelas ruas, e eram mantidos pela caridade pública, pelos restos de comida jogados pelas famílias. Muita gente, imitando o costume dos "antonianos", começou a criar porcos soltos nas ruas das cidades. Foi necessário então que a autoridade civil promulgasse uma lei proibindo criar porcos soltos na rua, com exceção dos porcos dos hospitais antonianos, os quais, para serem identificados, deviam levar uma campainha, um chocalho, preso ao pescoço. Em alguns lugares da Europa, ainda hoje existe o costume de se criar, durante o ano, às custas da coletividade, o "porco de Santo Antão", que é leiloado para cobrir os gastos da festa do santo.




O FOGO DE SANTO ANTÃO PROVOCAVA
 TREMENDAS MUTILAÇÕES


O Ergotismo, dito também como o FOGO DE SANTO ANTONIO, (citado da Plínio como ignis sacer= fogo sagrado )  foi na época medieval uma das doenças mais temidas, que atingia muitas vitimas. Se tratava de uma intoxicação de origem alimentar provocada pela ingestão de farinha de cereais contaminada. A doença começava como  uma intensa queimadura e provocava no doente o dessecamento dos tecidos e a gangrena, levando-a à perda das articulações. Estas partes vinham sendo amputadas para impedir que a doença se alastrasse por causa da infecção.   O ergotismo desapareceu e o "Fogo de Santo Antonio" tornou se nome  para o "Herpes-Zoster", uma infecção que atinge as células nervosas  e se manifesta com fenômenos epidérmicos localizados ao longo do decurso dos nervos.
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 Intoxicação e mutilações pelo Ergotismo


Esse fungo do centeio Ergot tem em seu interior grandes quantidades de alcalóides. Alcalóides são compostos químicos que agem no nosso sistema nervoso central, inibindo ou causando sensações.Os alcalóides produzidos pelo claviceps purpúrea são vasoconstritores e psicotrópicos que, quando ingeridos, podem causar convulsões, alucinações, gangrena das extremidades e morte. 

 Fungo ergot no centeio


O alcaloide Isoergina é principal ingrediente do LSD. Na Idade Média, epidemias de ergotismo eram corriqueiras, pois o pão de centeio era o pão dos pobres da Europa, por ser a cultura desse grão menos exigente que a do trigo e o milho ainda não ter chegado ao velho mundo. Nessa época, a doença era conhecida como “fogo sagrado devido à sensação de formigamento e temperatura elevada que os doentes sentiam.


Santo Antão Filippo Lippi

Santo Antão icone copta



São Brás, Bispo e Mártir

Padroeiro da otorrinolarigologia


em Latin S.Blasius, em Catalão Blai, em Francês Blaise, em Espanhol Blas
 A parte esquerda do quadro mostra São Brás o bispo, com sua mitra posta de lado, segurando seu cajado de pastor e uma pá na mão direita, enquanto Santa Apolônia é mostrada no lado direito da pintura com uma folha de palmeira e uma par de pinças em sua mão direita. A presença dos três santos juntos representa um achado bastante singular. É de grande interesse, porque os três santos padroeiros da região oro-facial estão juntos. St. Anthony a Abbot protege contra a praga / peste, mas também  das doenças herpéticas; o bem conhecido  herpes labial


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                            São Brás
São Brás protege a cavidade oral, garganta e pescoço  A visão dos três santos, pode ser mera coincidência, mas dor de dente e várias doenças do pescoço, garganta, cavidade oral e lábios certamente representam uma "má experiência". Além disso, eles são as doenças que têm acompanhado os homens desde os primórdios dos tempos. Acredito que três santos foram pintados juntos aqui de propósito, para permitir que as pessoas de Zadar  pudessem rezar diante de uma imagem única para os três santos.

 São Brás - St. Blais,também conhecido como St. Vlaho em Dubrovnik, onde seu culto é o maior na Croácia). Ele era originalmente o protetor da garganta, pescoço, nariz e cavidade oral.  




A lenda diz que ele era um médico antes de se tornar bispo. Entre os feitos mais conhecidos bons e os milagres que ele realizou é a história sobre como salvar a criança que tinha uma espinha de peixe presa em sua faringe.


São Brás  abençoou a criança e seu sofrimento desapareceu. A lenda diz que São Brás orava a Deus para ajudar os doentes, com a preocupação especial para aqueles que sofrem com as doenças da faringe e cavidade oral. São Brás viveu no século III na cidade de Sebasta, Armênia.
Após se tornar um bispo, durante a perseguição dos cristãos recebeu uma mensagem Divina para se esconder nas colinas para escapar. Os homens que o caçavam descobriram um caverna cercada de animais selvagens que estavam doentes. Dentro da caverna estava São Braz, que andava entre eles, sem que os animais o atacassem. Reconhecido como bispo foi levado para julgamento. No caminho de volta ele convenceu o um lobo a soltar um porco que pertencia a uma camponesa. A sentença foi para que morresse vagarosamente de fome na prisão.
Duas mulheres o visitaram na prisão. A do porco que levava de uma maneira muito engenhosa comida para ele, e a outra a do menino que levava velas.
Lá pelas tantas, como São Braz não parecia definhar de fome, o governador mandou decapita-lo.



 Flagelação de São Brás  
 Diogo Teixeira 1585 Portugal

Ele foi torturado pelo governador romano sendo usado um pente de aço e depois jogado em um lago, tudo porque ele era um cristão e declarou a fé cristã. São Brás foi torturado com ferros em brasa e depois foi decapitado.




 São Brás
             Também padroeiro dos animais selvagens.
O costume de abençoar as gargantas no seu dia 3 de fevereiro e continua até hoje, sendo usadas velas nas cerimônias comemorativas. São utilizadas para lembrar o fato da mãe do menino curado por São Brás, ter levado a ele  velas na prisão. Muitos eventos miraculosos são mencionados nos estudos sobre São Brás e é muito venerado na França e Espanha.Brás, brasa, chama do amor de Deus, da fé, do amor ao próximo. A vida heróica de São Brás é um estímulo para que mantenhamos também acesa em nossas almas a brasa da fé, que em meio às trevas sempre arda de zelo, fidelidade e intrepidez a favor do bem.



 Nuzi Allegretto  Milagres de São Brás



Na Idade Média para todas as dificuldades da vida humana recorria-se mais a Deus e aos seus santos, do que aos meios humanos. Por isso, para todas as precisões, havia o seu advogado, e para todos os ofícios, os seus protetores, alguns dos quais vieram a ser confirmados pelos próprios sumos pontífices.

Benção da garganta na Missa http://psdomingosmococa.blogspot.com/ ano 2012

A benção das gargantas é feito da seguinte forma: 
Duas velas são abençoadas, e seguras ligeiramente abertas e comprimidas de encontro a garganta do doente e a benção então é pronunciada


Festividade do dia de São Brás Dubrovnic Croácia 3 de fevereiro 2012


St.Blais  Svaty Blazej


São Brás  Cathedralde Sevilha

 A humanidade geme sob o peso do caos, provocado pelo pecado.
 Os homens praticam atos de ferocidade nunca vistos.
Procuremos a so­lução para a desordem do mundo na Lei de Deus. 
Pela força da virtude, não só os homens, mas também a própria natureza entrará em ordem. 


Ouvi,ó Deus as preces do Vosso povo, confiado no patrocínio de São Brás; concedei-nos a paz neste mundo e a graça de chegar a vida eterna.
 Por nosso Ssenhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Símbolo dos Mártires

São Brás, rogai por nós!









 Santa Apolonia

Padroeira de Odontologia




Francisco de Zurbarán  Santa Apolonia 
 
A principal fonte de informações sobre Sta Apolonia é o diário do arcebispo de Alexandria.



Santa Apollonia  Carlo Dolci 1670


Santa Apolonia foi uma egípcia de Alexandria, nascida no início do terceiro século. Como uma cristã devota, ela logo sentiu os problemas devido à perseguição dos cristãos levadas a cabo pelo Império Romano.



Piero della Francesca Santa Apolônia XVI sec



Santa Margarida e Santa Apolônia pisoteando o demônio     Rogier van der Weyden Flandres XVe

St. Apolonia se tornou a padroeira dos dentistas devido às associações induzidas pela descrição do seu martírio.

 Martírio da Santa Apolonia  Guido Reni

Ela foi atingida na cabeça e no rosto, os dentes foram arrancados com pinças ou, segundo algumas fontes, os dentes foram quebrados usando os punhos e pedras."

".. Então aqueles homens também a agarraram e com vários golpes quebraram todos os seus dentes. Eles então ergueram fora dos portões da cidade uma pilha de madeira e ameaçaram queimá-la viva se viesse a recusar-se a repetir diante deles palavras ímpias (como uma blasfémia contra Cristo, ou uma invocação a algum deus pagão). Deram a ela, diante de um pedido seu, um minuto de liberdade, e ela então se jogou rapidamente no fogo, sendo queimada até a morte."Dionísio, bispo de Alexandria


Liturgia das Horas Martírio de Santa Apolônia Étienne Chevalier  Jean Fouquet XIVe.



 Liturgia das Horas sec XV  Paris



 Liturgia das Horas Bayeux sec XV

Posteriormente, ela foi queimada na fogueira. Exposições iconográficas principalmente mostram  ela segurando um par de pinças, muitas vezes com um dente. Às vezes, ela ainda detém uma folha de palmeira, indicando seu martírio.

 Santa Apolonia em Oração  Guido Reni

O culto de santa  Apollonia  propagou-se primeiro pelo Bizâncio e mais tarde para a parte ocidental da Europa cristã, onde muitas igrejas, capelas ou pinturas do altar e as estátuas são lhe consagradas.



The Martyrdom of Saint Apollonin  Guido Reni 1633



 Relicário contendo um dente de Santa Apolônia  Catedral do Porto



Santa Apolônia detaile de um retábulo   Ghirlandaio sec XV



SANTA APOLÔNIA, ROGAI POR NÓS!





 St.Anthony the Abbot in Glory, St.Blaise and St.Apollonia ; Pietro Domini 1625  Beneditine Convent of St.Mary Zadar Croatia

Esta pintura é um exemplo da  iconografia médica, onde os santos padroeiros do pescoço e da região oro-facial aparecem juntos. Embora a pintura descrita tem a mensagem primeiramente religiosa , certamente mostra também  as tradições medievais até os dias atuais e sublinha as raízes da medicina ocidental.









Santa Ágatha ou Agueda
Protetora das enfermidades dos seios!

Padroeira de Mastologia


Santa Ágata

A prospera cidade de Catânia, bela por um privilegio da natureza, talvez a mais bela da Sicília, e a mais rica; serviu de berço natal para Agatha, que ao nascer despertou a atenção de todos por sua beleza e pela luminosidade de seus olhos.
Filha de nobres comerciantes que em tudo se empenhavam para a formação de seus filhos. Eram cristãos devotados, educaram e instruíram seus filhos no cristianismo, apesar de às escondidas por causa da perseguição do imperador Décio, pelos anos 250.



Santa Ágata


Agatha era dotada de uma inteligência invejável, além de uma beleza que encantava a todos. Nossa jovem era muito religiosa, nutria um amor por Jesus e a Ele consagrou sua vida de todo o coração, desejando por Ele renunciar os amores terrenos.



Como não deixaria de ser, uma jovem bela, rica e inteligente; cortejada por muitos jovens da sociedade Siciliana e a todos dispensava com delicadeza, pois seus planos eram outros. Porem, as coisas não são sempre fáceis quando se trata de sentimentos humanos.
Um senador romano ilustre e poderoso apaixonou-se pela jovem Agatha, e por ela era capaz de mover meio mundo.



Sant'Agata Piero della Francesca 1460-70

Quando recebeu dela a recusa de seu cortejo, tornou-se intratável e odioso. Seu nome era Quintianus, e, descobrindo que Agatha era cristã e que havia sido trocado por Cristo, deu inicio a uma violenta perseguição contra a jovem, inclusive entregando-a ao imperador Décio.
Pelo imperador, homem cruel e inimigo dos cristãos; foi submetida a um humilhante processo condenatório.



Giovanni Carlani Ritratto di giovanne donna como S.Agata Martire 1618 National Gall. Scotland Edinburgo


No momento do julgamento, o governador da cidade, vendo-a em sua presença, interrogou-a asperamente: “Tu a que casta pertences?” ao que Agatha respondeu: “Embora de família nobre e rica, tenho a honra e a alegria de ser serva de Jesus Cristo, meu Senhor e meu Deus.”
Condenada! Foi despida, amarrada e arrastada sobre cacos de vasos e brasas acesas e depois lhe arrancaram os seios com ferros cortantes.




Felice Ficherelli Felice Riposo Sainte Agathe


Agatha, referindo-se aquela brutalidade, olhou para o juiz e disse: “Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te ofereceu para amamentar?”.





O Cônsul  Quintilhiano pediu-a em casamento, mas Santa Ágata não aceitou, por acreditar que deveria manter sua pureza e castidade. O Cônsul por sua vez, contrariado mandou amarrá-la em uma árvore e amputar seus seios com ferro quente.



The Martyrdom of St.Agata  Del Piombo 1520





Santa Ágata sendo consolada pelo Anjo




Santa Ágata (225-251) - 
Os açoites retalharam as espáduas da bela jovem Ágata, deixando-a numa poça de sangue.
 Seu crime foi este: Não queria renegar sua Fé.


Nenhum remédio ou ataduras foram permitidas que se colocassem nas suas feridas e depois das cruéis torturas foi jogada num calabouço escuro, sujo, sem água e sem comida, para ali morrer.



São Pedro curando as Feridas da Santa Ágata   Lanfranco Giovanni

Segundo a tradição, durante aquela noite Agatha teve uma visão de que São Pedro, acompanhado de um jovem que trazia uma tocha, foram visitá-la. O jovem aplicou óleos e ungüentos sobre os ferimentos e São Pedro impôs as mãos; e na manhã seguinte ela estava milagrosamente curada das feridas e restabelecida de suas forças físicas e espirituais.São Pedro juntamente com um anjo, na qual a submeteram a uma plástica milagrosa, reconstruindo seus seios. 

               Allesandro Alori Santa Ágata


  O cruel senador Quintianus, ao tomar conhecimento do milagre, solicitou ao imperador que fossem intensificadas as torturas. Novamente a jovem Agatha, permanecendo fiel a Cristo, foi despojada de suas vestes e arrastada sobre brasas, cacos de vasos, marcada com ferro e lançada ao calabouço, onde em lagrimas exclamava: “Meu Senhor Jesus Cristo, vós sois o meu coração e minha vida. Leve-me e faça-me eternamente sua!” Nesse exato momento um terremoto sacudiu a prisão e ela então veio a falecer








 


Entierro de Santa Ágata Giulio Campi 1537




Santa Ágata
O funeral da virgem mártir Agatha foi bastante movimentado e todos os presentes testemunharam a presença de um jovem com uma tocha na mão.
No primeiro aniversario de sua morte o vulcão Etna entrou em erupção. Os cristãos devotos de Santa Agatha colocaram o véu que cobria o seu tumulo sobre as lavas do vulcão que imediatamente o estancaram, salvando a cidade de Catânia. Era o dia cinco de fevereiro; dia em que foi estabelecida a sua festa e também o seu patronato sobre a cidade.





Santa  Ágata  Giovanni Battista  Tiepollo Berlin


Considerada mártir, na arte litúrgica da Igreja, é mostrada como uma jovem carregando um prato, que contém: uma palma e os dois seios.





 
Os seguintes milagres foram-lhe atribuídos:

A interrupção instantânea das lavas lançadas pelo vulcão do monte Etna, no dia do primeiro aniversário de sua morte. Os devotos de Ágatha enrolaram um véu que fora dela, na ponta de uma lança, e subindo o monte, o fluxo imediatamente cessou.

 Curas de diversas doenças e infortúnios.

 Preservação da Ilha de Malta, do ataque dos Turcos em 1551.

Etna em ação Catânia Sicília


Catedral da Santa Ágata  in Catania

Cattedrale di Sant'Agata  Catania Sicilia Italy  Castielli



"The king said to the girl, 'Ask me for whatever you wish' "








Catania  Festa para a padroeira Santa Ágata






Glória e espanto que pareçam, a festa de Santa Ágata ; um espetáculo lindo e assustador que consome a cidade de Catânia por dois dias e duas noites de mês fevereiro. A celebração quase fanática começa na madrugada de 04 de fevereiro, quando imagem de Agatha em tamanho natural, coberta  com jóias coletadas desde o século 12, é puxada pelas ruas em um carro prata £ 40.000 e por um elenco de 5.000 homens.
 A trilha sonora do desfile está gemendo, chorando, com as mós da carruagem  empurradas com ajuda de  cera de vela derretida. Todo o tempo grito de milhares, "Viva Santa Agata '."



Ó Santa Ágatha, vem em meu socorro, vós que sofrestes com os seios mutilados que nunca amamentaram, vós que sentires tamanha dor, dá-nos vossa coragem para vencer a tristeza e a angústia, transformando-as em alegria e esperança.


Símbolo dos Mártires

 Santa Ágatha, Rogai Por Nós!







São Jerônimo Pai e Doutor da Igreja
Padroeiro de Geriatria



St.Hierônimus Writing  Caravaggio 1605-06  Galleria Borghese Rome


Eusebius Sophronius Hieronymus ou Jerônimo
 Εὐσέβιος Σωφρόνιος Ἱερώνυμος


 Nascido em Stridon, [Dalmácia] em cerca de 340-2;morreu em Belém 30 de setembro de 420.
São Jerônimo,  Doutor da Igreja, é mais conhecido por sua tradução da Bíblia para o latim, chamada Vulgata (ou "língua comum do povo"), historicamente a edição mais importante vernáculo das Sagradas Escrituras.

 
Após o batismo , iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica.

Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata e demorou 15 anos para ser concluída. Assim, com alegria e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal. 
Cansado da vida mundana, voltou a Aquiléia(Antióquia) com a idéia de formar um pequeno grupo de cristãos dedicados a uma vida santa e austera. Mas acabou indo sozinho para o leste, para uma cela de eremita no deserto da Síria, e aos quarenta anos foi para Belém, para ficar ao lado da gruta em que nasceu Jesus. Ali viveu por mais de 40 anos, em companhia de seus livros, e correspondendo-se intensamente com seus contemporâneos famosos, Santo Agostinho, Dídimo, o Cego, e outros. Ali fundou o seu mosteiro. Para lá também foram, depois, suas fiéis seguidoras vindas de Roma, Paula e sua filha Eustáquia, que o ajudaram em seus escritos até a velhice, quando a cegueira o impedia de trabalhar.
Morreu em 420  aos 30 de setembro com praticamente, 80 anos de idade, dezesseis anos depois do saque de Roma pelos bárbaros, deixando uma obra valiosa, estabelecida após compilar uma infinidade de documentos no decorrer das suas longas viagens pelo Oriente, a Bíblia Latina, ou Vulgata, adotada oficialmente pela Igreja e usada até os dias de hoje.
O seu talento de escritor aprecia-se particularmente nas suas cartas, nos comentários dos salmos e nas biografias dos ermitões.
Entre as suas numerosas obras literárias cabe também citar De viris illustribus, coleção de biografias de escritores cristãos de elegante estilo, que denota o seu profundo enraizamento nos clássicos greco-latinos."


 Venice:Otinus de la Luna 1501


 A Vulgata foi publicada cerca de 400 d.C., poucos anos depois de Teodósio I ter feito do cristianismo a religião oficial do Império Romano (391).
É reconhecido pela Igreja Católica como santo e Doutor da Igreja, e como santo pela Igreja Ortodoxa Oriental, onde é conhecido como São Jerônimo de Stridonium ou Abençoado Jerônimo.

 St.Jerome Penitent    Georges de la Tour  National Museum Stockholm 1630

Em 374, Jerônimo foi para Antioquia, que foi atingida com disputas acirradas e divisões doutrinárias, e ele passou vários anos levando uma vida ascetical no deserto onde ele sofreu tentações, sobre a qual ele escreveu. Embora relutante, ele foi ordenado sacerdote em Antioquia. Ele acreditava que sua vocação era para ser a de um monge ou eremita. Ele foi a Constantinopla para estudar as Escrituras em São Gregório Nazianzeno, em seguida, em 382 ele foi a Roma para e tornou-se secretário do Papa Dâmaso.Teve uma vida atribulada depois que se mudou para Roma ainda jovem, para estudar. Seu temperamento apaixonado provocou muitos escândalos, principalmente no círculo de matronas romanas e damas virginais admiradoras


St. Jerome in  the Wilderness  Albrecht Dürer

Nesta posição de influência, ele revisou as antigas traduções latinas dos Evangelhos e os Salmos, seguido pelo resto do Novo Testamento. Ele se tornou conhecido por sua erudição e honestidade, mas também foi fortemente não gostava - pelos pagãos, bem como por cristãos que se opuseram a seus ensinamentos e sua maneira dura, sem rodeios. Após a morte do papa em 385, ele decidiu voltar a Antioquia, mais tarde, indo ele a Jerusalém, Alexandria, e acabaram por se instalar em um monastério em Belém, onde ele levou uma vida de ascetismo e de estudo, fundou uma escola e um hospital, continuou sua escritos contra as heresias, e traduções.


St.Jerôme  Peter Paul Rubens

Foi em Belém que Jerônimo traduziu a maioria dos livros do Antigo Testamento do hebraico para o latim, e revisou sua tradução dos Salmos com o texto hebraico. De 395-400, Jeronimo se envolveu em um conflito contra o origenismo. Ele também teve uma disputa prolongada com Agostinho sobre a interpretação (exegese) da Epístola de São Paulo aos Gálatas.
 



The Penitent Saint Jerome Albrecht Altdorfer 15o7
"Pelo grande doutor instruídos, proclamamos, fiéis, o Deus trino; 
e ressoem por todos os tempos as mensagens do Livro Divino"
 Oração das Horas

Saint Jerome Alessandro Bonvicino 1525

As heresias Pelagian, o saque de Roma, ataques bárbaros e assaltos no seu mosteiro de Belém por um grupo de bandidos pelagiana esgotaram Jeronimo. Ele morreu em 30 de setembro, 420, e foi sepultado sob a vizinha Igreja da Natividade, embora seu corpo foi enterrado em Santa Maria Maggiore, em Roma.


Saint Hieronymus - follower of Joos van Cleve 16-17 century
São Jerônimo escrevendo recado para nós: " Vigelate quia nescitis diem neque horam" !
"Vigiai, pois não sabeis nem dia nem a hora"!



Saint Hieronimus Berruguete 15th century Ávila

A atividade literária muito prolífico de São Jerônimo, pode ser resumido em alguns tópicos principais: traduções e exegese da Bíblia; controvérsias teológicas; obras históricas, e letras. São Jerônimo deve o seu lugar na história dos estudos bíblicos, principalmente para seus comentários, revisões e novas traduções da Bíblia do hebraico.


São Jerônimo  Hendrick nam Somer


"Na velhice, com os meus cabelos brancos,
eu Vos suplico, ó Senhor, não me deixeis!"
Salmo 70(71), 18


São Jeronimo e Anjo   José de  Ribeira

" Eusébio Sofrônio, chamado Jerônimo, nasceu perto de Aquiléia, em 342 DC. Santo, e um dos maiores doutores da Igreja, foi canonizado não pela sua santidade, mas pelos serviços que prestou à Igreja, traduzindo a bíblia do hebreu e do grego para o latim, sendo este o idioma vigente da Roma de sua época, a pedido do papa Damaso, de quem foi secretário. 



São Jerônimo  Diogo Velázquez


"O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano;
na casa do Senhor estão plantados,
nos átrios de meu Deus florescerão.
Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão:
"É justo mesmo o Senhor Deus:
meu Rochedo,não existe nele o mal!"
Salmo 91(92),13-16


Saint Jerome en Meditation  Sisto Badalocchio XVIIe


O Leão e São Jerônimo
Em Vita Divi Hieronymi (Migne. P.L., XXII, c. 209ff.) traduzido para o Inglês por Helen Waddell em "Beasts and Saints" (NY: Henry Holtand Co., 1934), você encontrará as razões pelas quais São Jerônimo é pintado geralmente com um leão ao seu lado.
" Uma tarde São Jerônimo sentou-se com seus amigos monges no seu monastério em Jerusalém ouvindo a lição do dia quando um gigantesco leão aproximou-se andando em três patas, com a quarta pata levantada. Imaginem o caos que se seguiu quando todos os monges correram, cada um para um lado, mas São Jerônimo calmamente levantou-se e foi se encontrar com o hospede não convidado. Naturalmente o leão não podia falar, mas ofereceu a sua pata ferida ao bom padre. Jerônimo examinou a pata e pediu a um monge menos medroso, um balde com água e lavou a pata ferida do leão. Aí Jerônimo notou que a pata estava perfurada por espinhos. Jerônimo retirou com cuidados os espinhos e aplicou uma pomada e o ferimento rapidamente sarou. O gentil cuidado amansou o leão que ia e vinha pacificamente onde estava São Jerônimo como se fosse um animal doméstico. Deste episódio Jerônimo disse "Pensem sobre isto e vocês encontrarão varias respostas. Eu creio que não foi tanto para a cura de sua pata que Deus o enviou, pois Ele curaria a pata sem a nossa ajuda, mas enviou o leão para mostrar quanto Ele estava ansioso para prover o que necessitamos para o nosso bem."
Os irmãos sugeriram que o leão poderia ser usado para acompanhar e proteger o jumento que carregava a lenha para o monastério. E assim foi por muito tempo. O leão guardava o jumento enquanto este ia e vinha. Um dia entretanto, o leão ficou cansado de dormiu enquanto o jumento pastava. Mercadores de óleos egípcios levaram o jumento.
O leão lá pelas tantas acordou e passou a procurar o jumento.Com incrível ansiedade procurou todo o dia. No final do dia voltou e ficou no portão do monastério parado e consciente de sua culpa o leão não tinha mais o seu andar orgulhoso que ele fazia ao lado o burrico.
Quando outros monges o viram concluíram que o leão tinha na verdade comido o jumento. E eles recusaram a alimentar o leão e o enviaram de volta para comer o resto da sua matança. Mas ainda havia uma certa dúvida se o leão havia ou não matado o jumento e assim Jerônimo mandou que eles procurassem pela carcaça do jumento e não a encontraram, e nem sinal de violência. Os monges levaram a noticia para São Jerônimo que disse " Eu fico triste pela perda do asno, mas não façam isto com o leão. Tratem dele como antes dêem comida a ele, e ele fará o serviço do jumento.Façam com que ele traga em seu lombo algumas das peças de lenha." E assim aconteceu.
O leão regularmente fazia a sua tarefa, mas continuava a procurar o seu velho companheiro. Um dia ele subiu uma colina e viu na estrada homens montados em camelos e um montado em um jumento. Ele então foi de encontro a eles. Ao se aproximar ele reconheceu o seu amigo e começou a rugir. Os mercadores assustados correram como puderam deixando o jumento e os camelos e sua carga para atras.
O leão conduziu os animais para o mosteiro .Quando os monges o viram aquela parada inusitada de um leão liderando um jumento e camelos correram para Jerônimo e ele foi lá, abriu os portões e disse: "Tirem a carga dos camelos e do jumento, lavem suas patas e dêem comida a eles e esperem para ver o que Deus tinha em mente para mostrar a este seu servo quando nos deu o leão".
Quando sua instruções foram seguidas o leão começou a rugir de novo e a balançar o seu rabo alegremente. Os irmãos com remorso da calúnia que haviam pensado do pobre leão disseram uns aos outros "Irmão confie na sua ovelha mesmo se por um tempo ela pareça um ganancioso rufião e Deus fará um milagre para curar o seu caráter".
Neste meio tempo Jerônimo sabendo o que viria disse: "Meus irmãos fiquem preparados e preparem refrescos porque novos hóspedes virão e deverão ser tratados sem embaraços’.
Assim os irmãos preparam para receber as visitas e em breve os mercadores estavam no portão. Foram bem-vindos, mas eles prostraram aos pés de São Jerônimo e pediram perdão pelas sua falhas. Gentilmente Jerônimo disse "dêem os refrescos a eles e deixem partir com os seu camelos e suas cargas. Os mercadores ofereceram metade do óleo que os seus camelos carregavam para as lâmpadas do mosteiro e mais alguns alimentos para os monges.
O chefe dos mercadores estão disse "Nós daremos todo óleo que vocês precisarem durante todo ano e nossos filhos e netos serão instruídos de seguirem esta ordem, e ainda nada de sua propriedade será jamais tocada por qualquer de nós ".
São Jerônimo aceitou e os mercadores de sua parte aceitaram os refrescos e partiram com benção e voltaram alegres para o seu povo. São Jerônimo então disse "vejam meus irmãos o que Deus tinha em mente quando nos mandou o seu leão"!


Saint Jerom et le Lion Liberale da Verona XVIe



São Jerônimo, rogai por nós !









 Santo Estêvão
Στέφανος (Stephanós),
Protomártir
protetor contra a litíase 


 St. Stephen  Vicenzo Foppa  Ermitage XVe



Hl Stephanus  Domenico Guirlandaio (detail)





Fra Angelico 'Beato Angelico' (b. ca. 1400, d. 1455)
St Peter Consecrates Stephen as Deacon 1447-49 (detail)
Fresco
Cappella Niccolina, Palazzi Pontifici, Vatican



Santo Estêvão é chamado de Protomártir, ou seja, ele foi o primeiro mártir de toda a história católica. O seu martírio ocorreu entre o ano 31 e 36 da era cristã. Eis a descrição, tirada do livro dos Atos dos Apóstolos, capítulos 6 e 7:


St.Stephen Carlo Crivelli 1476

 "Estêvão, porém, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. Levantaram-se então alguns da sinagoga, chamados dos Libertos e dos Cirenenses e dos Alexandrinos, e dos da Cicília e da Ásia e começaram a discutir com Estêvão, e não puderam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. Subornaram então alguns homens que disseram: 'Ouvimo-lo proferir palavras blasfematórias contra Moisés e contra Deus'.


The Stoning of Saint Stephen Sain Etienne du Mont Paris

 E amotinaram o povo e os Anciãos e Escribas e apoderaram-se dele e conduziram-no ao Sinédrio; e apresentaram falsas testemunhas que disseram: 'Este homem não cessa de proferir palavras contra o Lugar Santo e contra a Lei; pois, ouvimo-lo dizer que Jesus, o Nazareno, destruirá este Lugar e mudará os usos que Moisés nos legou'. E todos os que estavam sentados no Sinédrio, tendo fixado os olhares sobre ele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo".


The Stoning of Saint Stephen  Garzi


St Stephen's Sermon Carpaccio

 
Num longo discurso, Estêvão evoca a história do povo de Israel, terminando com esta veemente apóstrofe:
"'Homens de cerviz dura, incircuncisos de coração e de ouvidos, resistis sempre ao Espírito Santo, vós sois como os vossos pais. Qual dos profetas não perseguiram os vossos pais, e mataram os que prediziam a vinda do Justo que vós agora traístes e assassinastes? Vós que recebestes a Lei promulgada pelo ministério dos anjos e não a guardastes'.


The Martyrdom of Saint Stephen Giorgi Vasari 1560

 Ao ouvirem estas palavras, exasperaram-se nos seus corações e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, cheio do Espírito Santo, tendo os olhos fixos no céu, viu a glória de Deus e Jesus que estava à direita de Deus e disse: 'Vejo os céus abertos e o Filho do homem que está à direita de Deus'.

"Estêvão viu is céus se abrirem e entrou;
feliz é este homem para o qual os céus se abriram"!



 The Martyrdom of Saint Stephen Peter Paul Rubens

 . E levantando um grande clamor, fecharam os olhos e, em conjunto, lançaram-se contra ele.
 
" O meu corpo é por vós lapidado e minha alma se abraça convosco."


The Stoning of Saint Stephen Paolo Uccello 1435

 E lançaram-no fora da cidade e apedrejaram-no. E as testemunhas depuseram os seus mantos aos pés de um jovem, chamado Saulo. E apedrejavam Estêvão que invocava Deus e dizia: 'Senhor Jesus, recebe o meu espírito'.

The Stoning of Saint Stephen Pietro da  Cortona 1660  Ermitage


 Apedrejamento de São Estevão  Rembrandt van Rijn


Depois, tendo posto os joelhos em terra, gritou em voz alta: 'Senhor, não lhes contes este pecado'. E dizendo isto, adormeceu".


Apedrejamento de Santo Estevão  Vittore Carpaccio 1520

" É lapidado e enfrenta a morte, mas do inimigo tem compaixão:
entre as pedradas bendiz e orando, para os algozes pede perdão."

 São Estevão Morto  Carlo Saraceni 1615 Museum of Fine Arts Boston




The Funeral of St.Stephen Filippino Lippi  1460 Prado

"As portas do céu se abriram para Santo Estêvão entrar;foi ele o primeiro dos mártires a ser coroado no céu."



Saint Stephen  Giotto di Bondone

Ensinai -nos, ó Deus, a imitar São Estêvão, amando os nossos próprios inimigos, pois vosso primeiro mártir soube rezar por seus perseguidores. Por nosso Senhor Jesus Crissto, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

St Stephen  Domenico Ghirlandaio 1490 Budapest




símbolo dos Mártires

São Estêvão, rogai por nós!










Santa Luzia

padroeira da oftamologia
e protetora de visão.



Sainte Lucie    Franceso del Cossa 1470
Não é possível falar de "olhos" e não se lembrar de Santa Luzia (ou Santa Lúcia).


 Santa Lucia Filippino Lippi  Museo dell'Opera del Duomo Prato

Conforme o monge beneditino Anselm Grün, em seu formidável livro  50 Santos (2005, Edições Loyola), Lúcia significa "a luminosa, brilhante, iluminadora". Ela sofreu o martírio em Siracusa (Sicília, Itália), durante a perseguição aos cristãos - a mais dura delas - promovida pelo imperador romano Diocleciano, que governou de 284 d.C. a 305 d.C.


      St. Lucie    Domenico   Beccafumi 1521

Luzia pertencia a uma família nobre e foi prometida em matrimônio. Contudo, ela se recusava a casar, porque fez o voto de conservar-se virgem por amor a Jesus Cristo durante toda a sua vida.


 Santa Lucia


Santa Luzia  Cagnacci


Santa Luzia     Paulo Veronesse
 
 Ficando sua mãe, Eutíoque, gravemente doente, o casamento foi adiado. A jovem convenceu-a a ir à tumba de Santa Águeda (ou Ágata) - outra mártir, que tinha vivido um século antes - para que obtivesse o milagre da cura. 

 Santa Lucía en el secupulcro de Santa Agüeda Jacobello del Fiore

 Que aconteceu! Com isso, Eutíoque consentiu que a filha não só se dedicasse à vida religiosa como distribuísse o rico dote, que seria do casamento, aos pobres.


 Santa Luzia   Lorenzo Lotto 1532 Pinakoteca Civica

O noivo, revoltado com a atitude de sua prometida, denunciou-a como cristã. Alguns imperadores seguiam a seguinte lei: "Não se buscam os cristãos, mas quem for denunciado deve abandonar a fé, sob pena de morte".


 Santa Lucia condotta al Martirio Pasqualino Rossi Catedral de Serra San Quirico
 Santa Luzia sendo conduzida ao Martírio

Luzia, que permaneceu firme na obediência a Deus, foi condenada a viver em um prostíbulo, a fim de que sua pureza fosse profanada.


 Santa Luzia tentativa de ser levada ao prostíbulo

Os soldados a pegaram para levar embora, mas nem com a força conseguiam move-la, experimentaram também liga-la com fios, as mãos e os pés, mas nem assim conseguiram, sem explicação a moça continuava fixa como uma pedra. Deus não permetia a ninguém de levá-la embora.

 Contudo, não puderam carregar o seu corpo, que ficou extrema e inesperadamente pesado. 
 Conforme Grün, a luz que ilumina Lúcia é "o Espírito Santo. Ele a ilumina de dentro para fora e lhe dá tal força que ninguém pode movê-la do lugar".


St Lucy's Martyrdom  Jabobello del Fiore  1410



 Santa Luzia  The Martyrdom of St Lucie 1505-1510 Master of the Figdor Deposition

 Então, derramaram-lhe azeite nas roupas e nos cabelos e expuseram-na ao fogo.
 No entanto, as chamas nada fizeram contra ela. 


 Martírio de Santa Luzia   Domenico Venezianno 1445 Germany



Última Santa Comunhão de Santa Luzia antes de morrer.Veronesse


Last Communion of St Lucy  1748 Tiepollo



 Martírio da Santa Luzia  Igreja de Santa Agata Brescia Itália

Deus pode esfriar as chamas de fogo, fechar a boca das feras, mas não pode segurar a mão que levanta o punhal, porque Ele sempre respeitará nosso livre arbítrio.

Por fim, decapitaram-na. E mesmo com a garganta cortada, a jovem mártir "continuou a exortar os fiéis a antepor os deveres para com Deus àqueles para com as criaturas"


  The Burial of St Lucy   Caravaggio

Por que Santa Luzia é representada em imagens segurando um prato com dois olhos?




Santa Luzia
 

 Há pelo menos duas versões para isso:

1ª) conta que "enquanto estava presa, lhe foram arrancados os olhos, mas no dia seguinte a encontraram com seus olhos novamente perfeitos" (Orações e Santos Populares, Salles Editora, 2007);



 Sainte Lucie    Francisco de  Zubarán 16-17 sec.


2ª) remonta à Idade Média - período entre os séc. V e XV aproximadamente - e elucida que "o pretendente de Santa Luzia havia ficado fascinado pela beleza e brilho de seus olhos. Então ela os arrancou e os ofertou a ele. Entretanto, para espanto de todos, seus olhos se restabeleceram milagrosamente, ainda mais formosos que antes" (Santa Luzia - Novena e biografia, 2007, Paulinas).




                                                                                       Sainte  Lucie  Francisco de Zubaran 16-17 sec.

Santa Luzia, ou Lúcia, é invocada contra a cegueira do corpo e da alma, "a qual nos impede de 'enxergar' que Deus é nossa luz e a vida só vale a pena quando se torna um ato de amor total a Ele e ao próximo" (Santa Luzia - Novena e biografia).




Missa Tridentina I Traditional Latin Mass - Canto Gregoriano - Sanctus VIII -

 (LEGENDAS I SUBTITLES)

Capela de Santa Luzia e Menino Jesus  São Paulo Brazil



 Painel contando a vida da Santa Luzia



 
Na Dinamarca e Suécia a Santa vem sendo comemorada com a escolha de uma moça que a represente e com o  cortejo com outras moças; na Suécia é muito venerada também da Igreja Luterana.



Procissão da Santa Lucia na Suécia

 Quando somos iluminados pelo Espírito Santo, emitimos uma luz ao nosso redor. Não vamos turvar e escurecer ainda mais as emoções turvas que nos rodeiam, mas contribuir para que surja a claridade.

Muitas vezes nos envolvemos e nos enredamos de tal modo em conversas que a visão clara dos problemas verdadeiros se obscurece. Aqui precisamos de Lúcia, como a iluminadora que clareia o escuro e turvo.






 Luzia foi morta no dia 13 de Dezembro de 304 e teve sepultura no mesmo lugar onde no ano 313 foi construído um santuário a ela dedicado.



Templo da Santa Luzia Siracusa





Símbolo dos Mártires



Santa Luzia, Rogai por Nós!



Peço-vos proteger-me de todos os males de meus olhos e prometo
ver sempre todas as pessoas como Deus as vê
:
com olhos cheios de amor, sua imagem e semelhança,
com misericórdia, enfim,
como destinados a contemplar um dia
a luz eterna na felicidade do Paraíso. Amém.


Santa Luzia, Rogai por Nós!




A iconografia em medicina

A iconografia em medicina  é um campo muito interessante da história da medicina. A investigação dos cultos de santos padroeiros e protetores de certas doenças pode revelar muitos fatos, considerando a situação social, cultural, fenomenológica e de saúde da região onde o santo em particular era adorado. Santos padroeiros representam fenômenos particularmente interessantes, principalmente porque eles revelam o paradigma de pensamento entre as pessoas comuns em momentos em que os médicos (mas também os barbeiros que praticavam a cirurgia e odontologia) não estavam disponíveis para todos, tanto devido aos seus números escassos e, devido ao status sócio-econômico da população, uma vez que a visita de um barbeiro médico / foi reservada para a elite . É por isso que o povo não tinha outra solução senão acreditar que os santos iriam ajudá-los, curá-los. Estes santos são  defensores do povo (intercessão de mediação), em sua comunicação com Deus. Eles consideraram que Deus é grande e todo-poderoso, mais facilmente acessível através dos mediadores - os santos.
Universal mediadora entre o povo e Deus foi a Mãe de Deus, Santa Virgem Maria, frequentemente referida como a Senhora da Saúde. Na Idade Média, os santos padroeiros das cidades, vilas e aldeias foram escolhidos, assim como patronos das sociedades, exércitos, comércios, fraternidades.  A adoração de santos como os patronos das doenças e auxiliares nos processos de cura e alívio dos sintomas também data da época. Os santos padroeiros de certas doenças foram escolhidos usando se vários métodos, por vezes, de acordo com a maneira como eles foram torturados (por exemplo St. Stephen, que tinha sido apedrejado, tornou-se o santo padroeiro contra lythiasis, ou Santa Apolônia, que tinha os dentes quebrados, se tornou a santa padroeira  da odontologia e contra dores de dentes), por vezes, de acordo com o significado de seus nomes (St. Lucia é uma santa padroeira contra as doenças oculares, uma vez que seu nome se origina da palavra latina "lux", que significa luz), ou de acordo para as doenças de que os próprios santos sofreram (São Jerônimo viveu para ser muito velho, então ele foi venerado por problemas geriátricos, por exemplo, a catarata). Alguns santos se tornaram "especialistas médicos".



O historiador da medicina Fielding Garrison mostra que antes de Cristo "a atitude face à doença e à desgraça não era de compaixão. O crédito de cuidar dos seres humanos enfermos em grande escala deve ser atribuído à Igreja”.
  Os cristãos causavam admiração pela coragem com que atendiam os agonizantes e enterravam os mortos. Os pagãos abandonavam em ruas e estradas os parentes e melhores amigos doentes, semi-mortos, ou mortos sem enterrar.




O hospital foi criado pelo cristianismo e
desenvolvido no Idade Média pelas órdens hospitalres (primeiro as militares).
Na foto Hospital de Beaune, França, medieval
Santo Agostinho fundou uma hospedaria para peregrinos, resgatou escravos, deu roupa aos pobres.São João Crisóstomo fundou hospitais em Constantinopla. São Cipriano e Santo Efrém organizaram os auxílios durante epidemias e fomes. O rei de França São Luís IX dizia que os mosteiros eram o "patrimônio dos pobres". Eles davam diariamente esmolas aos carentes. Por vezes, míseros seres humanos passavam a vida dependendo da caridade monástica ou episcopal. Também os monges, os de Cluny por exemplo, distribuíam alimentos aos pobres em sufrágio da alma de um religioso falecido, durante trinta dias no caso de um simples monge, e durante um ano no caso de um abade.E, às vezes, perpetuamente.



"Razão e fé concordam em fazer-nos pensar que os santos que sofreram mais, em qualquer parte de seus corpos têm também uma compaixão especial para aqueles que sofrem da mesma maneira."













Referências:

http://www.ascro.hr/index.php?id=148
http://www.google.com.br/#hl=pt-BR&cp=11&gs_id=1v&xhr=t&q=santa+apolonia&pf=p&sclient=psy-ab&biw=747&bih=470&source=hp&pbx=1&oq=santa+apolo&aq=0&aqi=g4&aql=&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.,cf.osb&fp=b2fb18ce495a2c1b
http://www.google.com.br/search?q=s%C3%A3o+br%C3%A1s&hl=pt-BR&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=FrQyT5e5HsLEgQfrs6GzBQ&sqi=2&ved=0CEYQsAQ&biw=747&bih=470
http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Ergotismo&lang=3
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g25_centeio/hist.html
 http://www.summagallicana.it/lessico/s/segale.htm
http://hodiemecum.hautetfort.com/
http://www.cademeusanto.com.br/sao_braz.htm
http://oracoesemilagresmedievais.blogspot.com.br/view/timeslide
http://marcioreiser.blogspot.com.br/2008/07/santa-gatha-ou-agueda.html
http://larita-caramela.blogspot.com.br/2011/12/santa-luzia.html
Sources: The Catholic Encyclopedia, NY: Robert Appleton Company, 1909; Butler's Lives of the Saints.
http://www.cademeusanto.com.br/sao_jeronimo.htm