Madonna del Parto Taddeo Gaddi Chiesa di San Francesco di Paola Firenze
The Madonna of Expectation Antonio Veneziano
An image of Mary during her pregnancy from the Czech Republic.
Nossa Senhora do Ó é Nossa Senhora grávida. Tem este título precisamente por causa das antífonas, que começam todas por ó e destinam-se a esperar o Senhor, o Qual Maria carrega no Seu ventre.
As Antífonas do Ó são sete antífonas especiais, cantadas no Tempo do Advento, especialmente de 17 a 23 de dezembro antes e depois do Magnificat, na hora canônica das Vésperas.
As antífonas do Ó foram escritas baseadas no Velho Testamento no sétimo ou oitavo século pelos monges . Na Idade Média os sinos das igrejas tocavam quando as Antífonas do Ó foram cantadas no Advento.
As antífonas do Ó foram escritas baseadas no Velho Testamento no sétimo ou oitavo século pelos monges . Na Idade Média os sinos das igrejas tocavam quando as Antífonas do Ó foram cantadas no Advento.
Church Bells Narikara Tbilisi
Laudate Dominum, Psalm 150
Nossa Senhora do Ó é uma devoção mariana surgida em Toledo, na Espanha, remontando à época do X Concílio, presidido pelo arcebispo Santo Eugénio, quando se estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para o dia 18 de Dezembro. Sucedido no cargo por seu sobrinho, Santo Ildefonso, este determinou, por sua vez, que essa festa se celebrasse no mesmo dia, mas com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria. Pelo facto de, nas vésperas, se proferirem as antífonas maiores, iniciadas pela exclamação “Oh!”, o povo teria passado a denominar essa solenidade como Nossa Senhora do Ó.
(in: SILVA, Pe. Martinho da. Flores de Maria)
pt.wikipedia.org
Nossa Senhora da Expectação
Nossa Senhora do Ó
Nossa Senhora da Expectação
Cordoba
Claudio Giovanni Antonio Monteverdi (1567 (Il Battesimo ) - 1643),
Catherine Bott, New London Consort, Philip Pickett.
With works by Giovanni Battista di Jacopo (1494- 1540), aka Rosso Fiorentino, Melozzo da Forlì (c. 1438 - 1494), Hans Memling (Memlinc) (c. 1430- 1494),
Antiveduto Grammatica (1571- 1626), Jan van Eyck (Johannes de Eyck) (a.c. 1395- a. 1441), Piero della Francesca (c. 1415- 1492),
Francesco di Giovanni Botticini (1446- 1498), Iacopo Nigreti, aka Jacopo Palma il Giovane aka Palma Giovane (c. 1548/50- 1628),
Bartolomeo Roverio Il Genovesino (1577- 1630), Sir Peter Paul Rubens, Pieter Pauwel Rubens (1577- 1640).
Catherine Bott, New London Consort, Philip Pickett.
With works by Giovanni Battista di Jacopo (1494- 1540), aka Rosso Fiorentino, Melozzo da Forlì (c. 1438 - 1494), Hans Memling (Memlinc) (c. 1430- 1494),
Antiveduto Grammatica (1571- 1626), Jan van Eyck (Johannes de Eyck) (a.c. 1395- a. 1441), Piero della Francesca (c. 1415- 1492),
Francesco di Giovanni Botticini (1446- 1498), Iacopo Nigreti, aka Jacopo Palma il Giovane aka Palma Giovane (c. 1548/50- 1628),
Bartolomeo Roverio Il Genovesino (1577- 1630), Sir Peter Paul Rubens, Pieter Pauwel Rubens (1577- 1640).
Nossa Senhora do Ó é uma devoção mariana surgida em Toledo, na Espanha, remontando à época do X Concílio, presidido pelo arcebispo Santo Eugénio, quando se estipulou que a festa da Anunciação fosse transferida para o dia 18 de Dezembro. Sucedido no cargo por seu sobrinho, Santo Ildefonso, este determinou, por sua vez, que essa festa se celebrasse no mesmo dia, mas com o título de Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria. Pelo facto de, nas vésperas, se proferirem as antífonas maiores, iniciadas pela exclamação “Oh!”, o povo teria passado a denominar essa solenidade como Nossa Senhora do Ó.
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Nossa Senhora da Expectação
Nossa Senhora do Ó
Nossa Senhora da Expectação
Cordoba
Virgin of the Veil Madonna del Velo Ambrogio Bergognone 1500 Pinacoteca di Brera Milan
"Ó Sabedoria,
O Sapientia
17 de dezembro
O Sapientia, quae ex ore Altissimi prodiisti,
attingens a fine usque ad finem,
fortiter suaviterque disponens omnia:
veni ad docendum nos viam prudentiae
attingens a fine usque ad finem,
fortiter suaviterque disponens omnia:
veni ad docendum nos viam prudentiae
O Sapientia
"Ó Sabedoria,
que saístes da boca do Altíssimo
e atingis até os confins de todo universo
e com força e a suavidade governais o mundo inteiro:
oh, vinde ensinar-nos o caminho da Prudência!"
que saístes da boca do Altíssimo
e atingis até os confins de todo universo
e com força e a suavidade governais o mundo inteiro:
oh, vinde ensinar-nos o caminho da Prudência!"
Pintura onde São João Batista e Teólogo, juntamente com o Verbo
Encarnado,representam a Santa Sabedoria. Note-se que o
evangelista já está escrevendo as palavras de abertura do Prólogo do seu
Evangelho
A chegada de Cristo na
Palavra sacramental antecipa sua chegada em glória sobre as nuvens do céu (cf.
Mt 24:30).
Com razão, então, fez os
cristãos antigos acreditarem no poder de cura pelo Santo Evangelho lido sobre o
doente. "E toda a multidão procurava tocar-lhe, por força que saía dele, e
curava todos" (Lucas 6:19).
Oo Evangelho está sendo lido populum super, para a
cura dos doentes, a bênção de não-comungantes, e a libertação dos atormentados
por espíritos malignos.
Prudência
Nós aclamamos Cristo o Logos
em sua manifestação como Santa Sabedoria, a Sabedoria eterna do Pai, e nós
fazemos uma petição muito específica: ". Venha, ensina-nos o caminho da Prudência" O que é a prudência?
É a forma de usar a nossa razão, em todas as circunstâncias, para discernir o
que é nosso verdadeiro bem e a escolher os meios de alcançá-lo. São Tomás chama
de "reta razão em ação." Prudência -A Prudência é uma virtude
austera, porque significa que não vamos permitir que nossas decisões, nosso
curso de ação, ou nossas reações a serem determinadas por nossas emoções.
Quando permitimos que nossas
escolhas a sejam determinadas pelo medo - o medo da perda, o medo da rejeição,
medo de errar, medo do fracasso, medo do futuro, medo ou qualquer outro -, não
estamos sendo prudentes. Quando permitimos que nossas escolhas sejam
determinadas por um amor insensato, um amor desordenado, não estamos sendo
prudentes. Quando escolhemos impulsivamente, não estamos sendo prudentes.
Quando adiamos e adiamos a escolha de agir, não estamos sendo prudentes. A
prudência tem a ver com o escolher sabiamente, de modo a agir com sabedoria. E
assim, hoje, clamamos por Sabedoria,
implorando para ser nos ensinado o
caminho da prudência.
O poder e a doçura de
Deus
Nosso apelo é atendida
imediatamente no canto do Magnificat
(ou do Evangelho da Missa) e, em seguida, mais perfeitamente, no mistério
adorável da Santíssima Eucaristia. Em resposta ao nosso clamor, a Palavra é
enviada ex minério
Altissimi, "a partir da boca do Altíssimo". Fortiter. O poder de Deus
vem a nós em nossa fraqueza. Suaviter.
A doçura suave de Deus vem a nós em nossa amargura. "Venha a nos ensinar o
caminho da prudência." A prudência de Deus vem para nos resgatar de nossa
insensatez.
O cortejo da
Sabedoria
A "Sabedoria secreta e
oculta em Deus, que Deus decretou antes dos séculos para nossa
glorificação" (1 Coríntios 2:7) vem a nós encarnado em uma história
humana. A longa genealogia de São Mateus convida os ancestrais de Cristo a
precedê-lo em Seu advento, cercá-lo em sua vinda, e se juntar a nós em ouvir e
em adorá-lo. Todos os nomes pronunciados na Genealogia juntos formam o cortejo
real de Sabedoria.
Sabedoria em nosso
meio
Será que o advento da Santa
Sabedoria, sua chegada; aparecendo em nosso meio, nos deixa inalterados? Hoje é
o encontro da nossa fraqueza com a força do Logos, a reunião da nossa dureza
com doçura cativante de Deus, o encontro de nossa miopia com a prudência de
todos os tempos.
O Gosto da Sabedoria
Chegada da Santa Sabedoria “Palavra
Litúrgica” está concluída nos mistérios do Sagrado Corpo e Precioso Sangue de
Cristo. A nossa comunhão com a Sabedoria é dupla: na Palavra e no Sacramento.
Nós vamos para o altar, para a mesa da Sabedoria. Para o nosso "Vem!"
Respostas A Sabedoria responde por sua vez, "Coma, coma do meu pão e beba
o vinho que tenho misturado para você.
Abandone infantilidade, e
viva, e anda pelos caminhos da prudência"
(Pr 9:5-6).
http://vultus.stblogs.org/2012/12/17-december-o-sapientia.html
The Virgin and Child Pinturicchio 1475-80 National Gallery of London
O Adonai
18 de dezembro
O Adonai, et Dux domus Israel,
qui Moysi in igne flammae rubi apparuisti,
et ei in Sina legem dedisti:
veni ad redimendum nos in brachio extento
Moisés com sarça ardente mosaiico bizantino |
"Ó Adonai,
guia da casa de Israel,
que aparecestes a Moises na sarça ardente
e lhe destes a Vossa lei no Sinai:
vinde salvar-nos com o braço poderoso!”
vinde salvar-nos com o braço poderoso!”
Este é o painel central de um tríptico pintado por Nicolas Froment em
1476. Ele descreve Moisés impressionado diante da sarça ardente e da aparição
do Anjo do Senhor. Sarça Ardente - aqui uma roseira toda em chamas com chamas que
irradiam - envolve a Virgem Mãe com o Filho divino. O Menino Jesus segura um
espelho na mão em que ambos são refletidos
Hoje temos a mais judia das
Antífonas O: ADONAI, Moisés e Sinai - o Senhor Deus, o homem de Deus, e do
monte de Deus são nomeados em uma única oração breve. ADONAI é usado com freqüência
nas escrituras hebraicas. Os judeus usam-lo no lugar do nome santo e
impronunciável, o nome que é proibido pronunciar. Você vê, então, o significado
deste nome dado a Cristo. Cristo é o "anjo de Deus" que apareceu a
Moisés em uma chama de fogo do meio de uma sarça (cf. Êx 03:02). "E eis
que a sarça ardia, mas não se consumia. Moisés disse: 'Vou voltar para o lado e
ver esta grande visão, porque a sarça não se queima" (Ex 3:2-3).
The Virgin and Child Mariotto Albertinelli 1512 Pinacoteca Manfrediana Venice
Apparuisti
O centro e ápice da
antífona de hoje é a aparição de Deus a Moisés na sarça ardente. A palavra mais
importante da antífona é apparuisti
- "tu que fizeste aparecer."
A Virgem Mãe de Deus
Quando São José foi
confrontado com o mistério inexplicável de Maria, sua esposa, sendo encontrada
grávida, ele era muito parecido com Moisés diante da sarça ardente. "Eis
que a sarça ardia, mas não se consumia" (Ex 03:02). Antífona de 01 de
janeiro faz exatamente essa comparação: "Na sarça, onde Moisés viu chamas
e que não se consumia , reconhecemos sua virgindade gloriosamente preservada, ó
Mãe de Deus, intercedei por nós.". Homem diante do mistério. "Vou
virar de lado e ver" (Ex 03:03)
O Chamado de Deus
Experiência de Moisés diante
da sarça ardente é um paradigma de toda a oração. Deus chamou Moisés para fora
de si mesmo, e capturou sua atenção por meio da sarça ardente. "E quando o
Senhor viu que ele foi para a frente para ver, ele o chamou do meio da sarça, e
disse:!" Moisés, Moisés " E ele disse: 'Eis-me aqui!' "(Ex
03:04). Apenas quando nós pensamos que a oração é a nossa vocação de Deus,
descobrimos que ele é realmente sobre Deus chamando para nós. Apenas quando nós
pensamos que temos que colocar todo o nosso coração a dizer: "Vem!" a
Deus, descobrimos que incessantemente Deus põe todo o seu coração a dizer:
"Vem!" para nós.
Adoração
Deus nos quer perto,
muito perto de si mesmo, mas na intimidade de adoração. Adoração nos leva para
o infinito de Deus, em profundidades onde nossos sentidos e nossa razão não
poderiam ir. E esta é a razão pela qual a Moisés é ordenado a retirar os sapatos
de seus pés. "Não chegue perto, coloque os sapatos nos pés, porque o lugar
em que estás é uma terra santa" (Ex 03:05). Só então que Deus revela-Se
como o Criador (Gn 17:1-8), o Doador de
Bênçãos (Gn 26:12), o lutador misterioso na noite (cf. Gn 32:24-30). "E
Ele disse: 'Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o
Deus de Jacó". E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus
"(Ex 03:06
São José
São José também se viu atraído perto, muito perto, a Maria, sua noiva-com-filho, mas, como Moisés, ele não pôde deixar de esconder o rosto, ou seja, suspender o julgamento dos seus sentidos e sua razão. Casta intimidade de São José com sua noiva foi de espanto e temor de interrogações. Somente após a mensagem do Anjo de noite foi Joseph capaz de viver com o Mistério. "E ele levou sua esposa em sua casa" (Mt 1:24).
Moisés esconde o rosto, o que ele não pode ver com seus olhos de carne, ele percebe com os olhos do coração. Compreende-se também que São José é o amigo dos que sofrem noites escuras de não ver, para melhor ver as profundezas insondáveis do Mistério. Assim é, sempre, em oração. "Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face" (1 Cor 13:12). Paradoxalmente, na oração, vendo vem de não ver. É por isso que reza São Paulo que Efésios pode ter "os olhos dos seus corações iluminados, para que saibam o que é a esperança para a qual Deus os chamou" (cf. Ef 1:18).
Eu vi
Só depois de ter chamado a Moisés que Deus revela seu plano: "Eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores, eu conheço seus sofrimentos, e eu desci para libertá-los "(Ex 03:07). O Veni de hoje O Antífona repousa sobre essa promessa. Cristo-ADONAI vê nossa aflição. Cristo-ADONAI ouve o nosso clamor. Cristo-ADONAI conhece os nossos sofrimentos. Cristo-ADONAI chegou, vem mesmo agora, e voltará para nos livrar. Veni! A instabilidade que se torna um tremor de alegria.
Braço estendido: Cruz
O Antífona de hoje termina com uma alusão misteriosa para a Cruz nn Veni redimendum anúncios em bráquio extento -. "Vem para nos redimir com um braço estendido." Sabemos que os braços do Crucificado estendidos no madeiro da Cruz nos atraem até agora para o abraço de Deus. Esta é a realidade de cada celebração do Santo Sacrifício da Missa, a resposta definitiva ao nosso Veni. "Venha", nós choramos. E o SENHOR, nosso crucificado, ressuscitado e retornando respostas de Cristo: "Vinde a mim ... e eu vos aliviarei" (Mt 11:28).
http://vultus.stblogs.org/2012/12/17-december-o-sapientia.html
O Radix Jesse
19 de dezembro
O Radix Jesse, qui stas in signum populorum,
super quem continebunt reges os suum,
quem Gentes deprecabuntur:
veni ad liberandum nos, jam noli tardare
super quem continebunt reges os suum,
quem Gentes deprecabuntur:
veni ad liberandum nos, jam noli tardare
O Radix Jesse
“Ó Raiz de Jessé,
Ó estandarte,
levantado em sinal para as nações!
Ante Vós se calarão os reis da terra,
E as nações implorarão misericórdia;
Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!”
Raiz de Jessé
Madonna with Child Naroccio de'Landi 1470-75 Accademia Carrara Bergamo
Jan Mostaert (c.1475 -
c.1555)
The Tree of Jesse
1485
Oil on panel
89 x 59 cm
Rijksmuseum, Amsterdam
Jan Mostaert (c.1475 -
c.1555)
The Tree of Jesse (detail)
1485
Oil on panel
89 x 59 cm
Rijksmuseum, Amsterdam
O Clavis David
20 de dezembro
O Clavis David, et sceptrum domus Israel;
qui aperis, et nemo claudit;
claudis, et nemo aperit:
veni, et educ vinctum de domo carceris,
sedentem in tenebris, et umbra mortis.
qui aperis, et nemo claudit;
claudis, et nemo aperit:
veni, et educ vinctum de domo carceris,
sedentem in tenebris, et umbra mortis.
O Clavis David
”Ó Chave de Davi,cetro da casa de Israel
que abris e ninguém fecha,
que fechais e ninguém abre:
vinde logo e libertai o homem prisioneiro,
que nas trevas e na sombra da morte, está sentado.!”
The Virgin adoring the sleeping Christ Child Sandro Botticelli 1490 National Gallery of Scotland
O Oriens
21 de dezembro
O Oriens, splendor lucis aeternae,
et sol justitiae:
veni, et illumina sedentes
in tenebris, et umbra mortis
et sol justitiae:
veni, et illumina sedentes
in tenebris, et umbra mortis
”Ó Sol nascente justiceiro,
resplendor da Luz eterna:
Oh,vinde e iluminai os que jazem entre as trevas
e, na sombra do pecado e da morte estão sentados!”
Oriens era o nome romano antigo deus
sol, a fonte de calor, luz, energia e ao mesmo tempo, Oriens significa o
sol nascente, a vitória da luz sobre as sombras da noite. Desde os primeiros
tempos, os cristãos na oração se voltavam para o Oriente. Cristo é a Alvorada,
o Sol Nascente que desponta sobre nós do alto "para dar luz aos que estão
em trevas e na sombra da morte" (Lucas 1:9). A orientação para o leste de
igrejas e de altares é uma forma de expressar o grande exclamação de cada
Eucaristia: "Coração ao alto! Nosso coração está em Deus.
Ad
Orientem
Quando,
na celebração da liturgia, o padre se posiciona a "leste litúrgica",
ele "orienta as pessoas em peregrinação
para o Reino" e com ele, mantendo o relógio para o retorno do Senhor.
"Este Jesus, que foi arrebatado para o céu, há de vir do mesmo modo como
você viu ele ir para o céu" (Atos 1:11). O Papa Bento XVI lembrou-nos que
um poderoso testemunho é dado na oração de um sacerdote e as pessoas que estão
juntos de frente para o leste e dar voz a mesma esperança. "O Espírito e a
Esposa dizem: 'Vem'. E quem ouve, diga: 'Vem! "(Apocalipse 22:17).
A
mensagem do Santo Padre em Heiligenkreuz Abbey, em setembro de 2007 foi clara e
convincente:
Em todos os nossos esforços em
nome da liturgia, o fator determinante deve ser sempre o nosso olhar para Deus.
Estamos diante de Deus - Ele nos fala e nós falamos com ele. Se em nosso
pensamento estamos sempre apenas preocupados em fazer a liturgia atraente,
interessante e bonita, a batalha já está perdida. Ou é Opus Dei, com
Deus como seu tema específico, ou não é. Em função disso, peço-lhes para
celebrar a sagrada liturgia com o olhar fixo em Deus na comunhão dos santos, a
Igreja viva de cada tempo e em todo lugar, para que vai realmente ser uma expressão da beleza
sublime de Deus que chamou homens e mulheres para serem seus amigos.
Madonna and Child Fra Filippo Lippi Gallery of Art Washington
O Rex gentium
22 de dezembro
O Rex Gentium, et desideratus earum,
lapisque angularis, qui facis utraque unum:
veni, et salva hominem,
quem de limo formasti.
lapisque angularis, qui facis utraque unum:
veni, et salva hominem,
quem de limo formasti.
O Rex gentium
”Ó Rei das nações.Desejado dos povos;
Ó Pedra angular,que opostos unis:
Oh,vinde e salvai este homem tão frágil
Que um dia criaste do barro da terra!”
The Virgin and Child Francesco Botticini 1475
O Emmanuel
23 de dezembro
O Emmanuel, Rex et legifer noster,
exspectatio Gentium, et Salvator earum:
veni ad salvandum nos, Domine, Deus noster
exspectatio Gentium, et Salvator earum:
veni ad salvandum nos, Domine, Deus noster
O Emmanuel
"Ó Emanuel:Deus conosco,nosso Rei Legislador,
Esperança das nações e dos povos Salvador:
Vinde enfim para salvar-nos,ó Senhor e nosso Deus!”
Com a última das sete Antífonas do Ó- O Emmanuel- Deus Conosco- uma secreta mensagem se revela na seqüência das letras iniciais das Antífonas.
Em todas as Antífonas há uma constante chamada pela vinda do Cristo e de repente completando a última Antífona e lendo de baixo para cima, recebemos a resposta: “Amanhã Eu Venho!”
“ERO CRAS” em latim significa: “Amanhã Eu Venho!”
Sapientia
Adonai
Radix Jesse
Clavis David
Oriens
Rex Gentium
Emmanuel
Radix Jesse
Clavis David
Oriens
Rex Gentium
Emmanuel
Nossa Senhora Grávida
Expectation
Nossa Senhora do Ó
Em Portugal, o culto à Expectação do Parto, ou a Nossa Senhora do Ó, ter-se-ia iniciado em Torres Novas (SANTA MARIA, Frei Agostinho de. Santuário Mariano), onde uma antiga imagem da Senhora era venerada na Capela-mor da Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo. Esta imagem era conhecida à época de D. Afonso Henriques por Nossa Senhora de Almonda (devido ao rio Almonda, que banha aquela povoação), à época de D. Sancho I por Nossa Senhora da Alcáçova (c. 1187) ou, a partir de 1212, quando se lhe edificou (ou reedificou) a igreja, por Nossa Senhora do Ó.
Maria de la Ó Paróquia dos Santos Mártires Málaga
foto Gustavo Kralj Arautos do Evangelho
Nossa Senhora do Ó Sabará Minas Gerais Brasil
Nossa Senhora do Ó Sabará Minas Gerais Brasil
surpassing expectation
Our Lady of Expectation
Se você é a alma que
como Santa Anna, Sara, Rebeca e Elizabeth
anseia ter um bebê muito desejado, entregue seu coração nesta
bela festa da Igreja quando lembramos que no oitavo dia, a partir daí
Santíssima Maria Imaculada trará ao mundo um Salvador,
"agora" ainda escondido em seu ventre imaculado.
Peça à Virgem, que é muito procurada neste dia para a bênção.
Ela, certamente ultrapassará as suas expectativas!
Ó Mãe do Verbo Encarnado,
não desprezeis as minhas súplicas,
mas na tua misericórdia ouvi e respondei-me.
Amen.
não desprezeis as minhas súplicas,
mas na tua misericórdia ouvi e respondei-me.
Amen.
http://papastronsay.blogspot.com.br/
Referências
Oração das Horas