terça-feira, 17 de setembro de 2013

Jesus purificando o Templo Jesus Cleanses the Temple








Expulsion of the Money Changers from the Temple Cecco del Caravaggio 1610 Staatliche Museen Berlin


 Christ ex pulses Money Changers Cecco del Caravaggio 1610 (detail)



João 2:13-17 – “Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio. Lembraram-se os seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me consumirá.”


Jesus expulsando os vendilhões do Templo Raymond Balze


“E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. E foram ter com ele no templo cegos e coxos, e curou-os. Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, e disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?” – Mateus 21:12 a 16.

Jesus expulsando os vendilhões do Templo



A Santidade de Deus deve Ser Respeitada no Santuário d'Ele

Jesus entendeu perfeitamente a santidade de Deus e conheceu bem a história dos santuários terrestres. O tabernáculo feito no deserto de Sinai representava a presença de Deus no meio do povo. Quando entraram para servir no tabernáculo, os sacerdotes foram obrigados a respeitar cuidadosamente a santidade do Senhor. Aqueles que não mostraram reverência total para com Deus foram mortos (Levítico 10:1-3). Quase cinco séculos mais tarde, o templo em Jersualém foi construído como uma casa mais permanente para Deus. Deus o santificou como sua habitação (1 Reis 9:3), mas disse que ficaria no meio do povo somente se Israel fosse fiel (1 Reis 9:6-9).


 The Purification of the Temple  Marcello Venusti 1550

Quando Jesus chegou a Jerusalém e viu os homens profanando a casa de Deus,
 Ele agiu com coragem e dureza. 

 The Purification of the Temple Jacoppo Bassano 1585

O Cristão é Santuário de Deus  
Em 1 Coríntios 6:19-20, Paulo disse:
“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? 
Porque fostes comprados por preço. 
Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” 
Cada cristão deve se enxergar como o templo de Deus. Deus habita em nós, e deve ser glorificado e santificado pela nossa vida. Com essa base, compreendemos o problema do pecado. A nossa desobediência mancha e estraga o santuário de Deus. 
Um povo santo, o povo que Deus sempre quis, começa comigo e com você! 
Devemos ser santos, como ele é santo.

 The Purification of the Temple  Giovanni Paolo Pannini 1724

Paulo fala à igreja quando diz: 
“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; 
porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado” 
 (1 Coríntios 3:16-17).

Gesu sccaia i Mercanti dal Tempio

Precisamos deixar Jesus fazer uma limpeza em nossa vida 
para que possamos estar diante de Deus,
desprovidos de interesses egoístas, 
desprovidos de toda crendice e religiosidade, 
mas de uma forma simples e sincera.



Gesu sccaia i Mercanti dal Tempio Giotto do Bondone Scrovegni

A igreja deve ser zelosa em manter a doutrina pura
 e praticar somente as coisas autorizadas por Jesus.

Deus não habitará numa casa suja 
e poluída pela iniqüidade. 


 


O Senhor rejeitará uma igreja que perdeu o seu amor
(Apocalipse 2:4-5)
Ele não ficará numa congregação que tolera falsas doutrinas ou imoralidade
(Apocalipse 2:14-16,20).
Uma igreja morta, cujas obras não sejam íntegras, será castigada por Jesus 
(Apocalipse 3:2-3)
Ele vomitará da boca uma igreja morna e satisfeita 
(Apocalipse 3:15-17).


 

Gesu sccaia i Mercanti dal Tempio Giotto do Bondone (detail)

Como é que mantemos a santidade de uma igreja?
  Precisamos tirar a impureza da nossa própria vida. 
Eu faço parte da congregação. 
        Se eu limpar o meu coração, a igreja ficará mais limpa.


 

Gesu sccaia i Mercanti dal Tempio Giotto do Bondone (detail)

Quando Jesus executou a limpeza do templo percebemos que entraram dois grupos de pessoas:
Os desafortunados e enfermos – Os que não tinham recursos próprios para entrar no templo, só entrariam ali por graça e misericórdia. E foi Justamente isso que aconteceu, Jesus os introduziu na presença de Deus. Ele curou e libertou. 
As crianças – Desprovidas de auto-suficiência e mesquinhez elas louvavam a Deus pelos feitos de Jesus.



Gesu sccaia i Mercanti dal Tempio Caravaggio

O verdadeiro culto a Deus foi restabelecido por Jesus. Só por intermédio de Jesus podemos verdadeiramente cultuar a Deus. 
Ele mesmo declarou: 
“Eu sou o caminho, e a verdade e a vida;
 ninguém vem ao Pai, senão por mim”
 (João 14:6)


Christ driving the Money Changers from Temple 1626 Rembrandt van Rijn

E a dureza de Jesus?
Quando Ele expulsou os cambistas e comerciantes do templo – 
devemos ser tão zelosos, ao ponto de ofender outros?


Gesu sccaia i Mercanti dal Tempio Anonymo


 Quando um irmão persiste no pecado, somos obrigados a expulsá-lo do nosso meio   
 (1 Coríntios 5:1-13; 2 Tessalonicenses 3:6-14).
 Algumas das igrejas da Ásia foram reprovadas por não fazer isso. 

Uma igreja que tolera o pecado aberto e persistente 
não ama a Deus acima de tudo.

 Se ela não mostrar o arrependimento,
 o Senhor removerá o seu candeeiro!



Christ cleansing the Temple Carl Heinrich Bloch

Sejamos Zelosos!
Jesus falou para a igreja de Laodicéia: “Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Apocalipse 3:19). No Velho Testamento, homens zelosos se mostraram radicais em tirar a má influência do pecado do meio do povo. Finéias matou os rebeldes e poupou Israel da praga que estava matando o povo (Números 25:1-13). 
Deus elogiou o zelo desse servo: “Finéias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois estava animado com o meu zelo entre eles; de sorte que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel” (Números 25:11).


Gesu sccaia i Mercanti dal Tempio

As instruções já foram dadas aos coríntios e aos tessalonicenses sobre a necessidade de nos afastar de irmãos que voltam ao pecado. 
Muitas pessoas acham tal ensinamento duro demais, e muitas igrejas recusam seguí-lo. 



Quando permitimos que Jesus limpe o nosso coração fornecemos a Deus terreno para trabalhar livremente na nossa vida e nos trazer vitórias. 
Sentimo-nos livres para louvá-lo!!


Só Jesus pode purificar os corações. 
Isto não está a venda, não se comercializa,
 pois não tem preço.
 O preço já foi pago por Ele lá na Cruz.


Giovanni Benedetto Castigione Purification of the Temple 1645-55 Louvre

Quando ignoramos a palavra de Deus, 
as conseqüências são gravíssimas: 
1. O pecador permanece no erro, 
cauterizando a própria consciência;
 2. Nós nos tornamos cúmplices, 
sujando a Santa Igreja com o pecado não corrigido; 
3. Pela nossa conduta desobediente,
 mostramo-nos indignos de Deus,
pois escolhemos a amizade de pecadores 
acima da santidade de Deus.


Christ cleansing the Temple El Greco


Purificar ou Destruir

Ainda há mais um capítulo na história da purificação do templo.
Na mesma semana da segunda purificação, 
Jesus avisou o povo que voltaria para destruir o templo em  Jerusalém.
(Mateus 23:37-38; 24:2).

Quarenta anos depois, Ele usou o exército romano para cumprir a sua palavra.
 Jesus fez tudo para salvar o povo e estabelecer a sua comunhão com eles, 
mas rejeitaram os seus apelos. 
Devemos aprender a lição. 


Se não tivermos o zelo para purificar

 o santuário de Deus,

 a nossa casa ficará deserta.




Cacciata Mercanti  Giordano
Jesus cleansing the Temple

Por causa do pecado as pessoas têm deixado de ser um templo para Deus. Limpando o templo Jesus revelou sua missão de limpar os corações humanos das manchas do pecado que corroem a alma das pessoas.

Só Jesus pode purificar os corações.
 Isto não está a venda,
 não se comercializa, pois não tem preço.
 O preço já foi pago por Ele lá na Cruz.


 

Jacob JORDAENS (1593-1678) "Jésus chassant les vendeurs du Temple" dont l'original se trouve au musée du Louvre à Paris.

A alegoria do templo
 
O Templo Sagrado tinha três divisões: o átrio, o Lugar Santo eo Lugar Santíssimo. O átrio era o pátio externo que todos pudessem ver e visitar. Aqui, as ofertas de louvor, composto de animais vivos foram levados para o altar para ser oferecido. Em segundo lugar ficou o Santo lugar era onde somente os sacerdotes podiam entrar. Eles estavam perto de Deus, mas ainda estavam do lado de fora do véu, que separava o Santo Lugar do Santíssimo lugar, eles não estavam ainda na presença de Deus. O quarto mais íntimo foi o Santíssimo lugar, onde ninguém estava autorizado a entrar exceto o sumo sacerdote, uma vez por ano. A única luz no quarto era a de Deus. 


Christ cleansing the Temple Museo Diocesano

Esta formação tríplice nos permite comparar o nosso ser com a estrutura do templo Santo: o nosso corpo com o átrio (ou pátio), a alma com o Santo lugar, e o espírito com o Santíssimo lugar .

 
Christ cleansing the Temple


O próprio Senhor fez a analogia do templo, 
sendo o corpo (João 2:21)
Portanto, a purificação do templo
 que o Senhor Jesus nos fala 
também é a santificação do corpo. 

 
Jesus cleansing the Temple

A santificação do corpo é o primeiro passo para a santificação do crente. Por essa razão, Paulo mais tarde tinha a dizer aos irmãos em Roma:
- Rogo-vos irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus - este é o culto racional de vocês. (Romanos 12:1)


O Senhor nos fala claramente sobre como devemos reagir em relação aos apetites do nosso corpo. Há poucas ocasiões em que o Senhor era tão grave como nesta.
O nosso corpo pode ser um grande obstáculo para a alma; o corpo é egoísta por natureza, e, inevitavelmente, procura exercer domínio sobre a alma. Portanto, devemos exercer autoridade sobre ele. Precisamos ser donos do nosso corpo e não escravos dele, devemos vencê-lo, reduzi-lo à escravidão (1 Coríntios 9:27), de modo que acaba sendo um obediente servo e não um mestre rebelde. Este não é o ascetismo, como se poderia pensar: é a auto-disciplina necessária para fazer do nosso corpo um escravo em nosso serviço ao Senhor. 

 
 

Christ cleansing the Temple Peter Bruegel the Elder XVI  century Copenhagen



 

Purification of the Temple Moscow Pushkin 1626

O corpo não é, como os ascetas dizer - um incômodo que devemos desfazer, nem uma fonte de mal. Pelo contrário, existe dignidade dentro do corpo de um fiel. Que a dignidade é demonstrado pelo fato de que o Filho de Deus assumiu a forma de homem, ele habitava um corpo como o nosso. Os discípulos em Getsêmani não poderia conquistar sua sonolência (Marcos 14:37), porque eles não foram exercidas em ter controle sobre seu corpo. (Marcos 14:38)

 
Purification of the Temple Michael Pacher  St Wolfgang Altarpiece

Uma igreja que tolera o pecado aberto e persistente não ama a Deus acima de tudo.
 Se ela não mostrar o arrependimento, o Senhor removerá a sua luz!

Não é fácil ser um povo santo, mas somente os santos têm a esperança da vida eterna com Deus.
 Sejamos santos, porque Deus é santo!
 (1Pedro 14-16).


 

Fra Angelico (detail)

O perdão não substitui a justiça.
[...]os sofrimentos da Igreja vêm justamente do interior da Igreja, do pecado que existe na Igreja. Também isso sempre foi sabido, mas hoje o vemos de um modo realmente terrificante: que a maior perseguição da Igreja não vem de inimigos externos, mas nasce do pecado na Igreja, e que a Igreja, portanto, tem uma profunda necessidade de re-aprender a penitência, de aceitar a purificação, de aprender por um lado o perdão, mas também a necessidade de justiça. O perdão não substitui a justiça.
 Em uma palavra, devemos aprender precisamente estas coisas essenciais: a conversão, a oração, a penitência e as virtudes teologais. Assim respondemos que somos realistas ao esperar que o mal ataca sempre; ataca do interior e do exterior, mas que também as forças do bem estão presentes e que, no final, o Senhor é mais forte do que o mal, e Nossa Senhora é para nós a garantia visível, materna, da bondade de Deus, que é sempre a última palavra na história.”




 A Mistica do Templo  foto Gustavo Kralj


Moises before the burning buch  Domenico Fetti



Então disse Deus:
 "Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, 
pois o lugar em que você está é terra santa". 
Ex 3:5




“A beleza da casa de Deus
 deve dar aos fiéis um antegosto da beleza do Céu.
“Por meio do deleite da beleza material, nós podemos ser levados à fruição espiritual da beleza suprema”.
Abade Suger: não poupar arte nem riqueza no culto sagrado





"Podemos dizer até que a verdadeira liturgia se reconhece exatamente pelo fato que nos liberta do agir comum e nos restitui a profundidade e a elevação, o silêncio e o canto. A verdadeira liturgia reconhece-se pelo fato que é cósmica, não sob medida para um grupo. Ela canta com os anjos. 
Cala-se com a profundidade do universo em expectativa. 
E assim, redime a terra".
 (Cantate al Signore um canto nuovo, PP. 153-154)Papa Emérito Bento XVI



“When the Eucharist is being celebrated, 
the sanctuary is filled with countless angels 
who adore the divine victim immolated on the altar.”
Saint John Chrysostom



The Holy Mass Juan Carreno de Miranda 1666 The Heaven meets the Earth at Holy Mass

"Que fiel poderá duvidar que, 
à voz do sacerdote no momento da consagração, 
o céu se abre e os coros dos anjos descem 
para assistir ao mistério de Jesus Cristo, 
e as criaturas celestes e terrestres, visíveis e invisíveis, 
se reúnem em tão solene instante?"
 São João Crisóstomo


"A verdadeira ação que se realiza na liturgia é a ação do próprio Deus, a sua obra salvífica em Cristo a nós participada. Esta, entre outras, é a verdadeira novidade da liturgia cristã em relação às outras ações cultuais: o próprio Deus age e realiza o que é essencial, enquanto o homem é chamado a abrir-se à ação de Deus, com a finalidade de permanecer transformado nela."
Mons. Guido Marini



Fra Angelico The Transfiguration  detail


Os Sacramentais

Os sacramentais são certas práticas de piedade com alguma analogia com os Sacramentos.Indicam a ação invisível de Deus e da sua graça em nossas almas e podem alcançar-nos o perdão das faltas veniais e o aumento da graça santificante, de conversão e de salvação, dependendo das disposições de fé e piedade de quem os pratica.


 foto unisinos

Felizes os que em Vós têm sua força, 
 e se decidem a partir quais peregrinos!”
Sl 83 (84),6


 

1Crónicas 29,14:
" Nós somos estrangeiros que vivem na Tua presença,
peregrinos como todos os nossos antepassados".




"Non somos senón peregrinos de viaxe; a nosa patria é o ceo". 
San Caetán de Thiene





Nesta terra sou somente um peregrino
 e  céu é o meu destino!



 Os peregrinos necessitam dos sacramentais- 
providencial sabedoria da Igreja!



rosários e terços.

O crucifixo é um sacramental de fundamental importância na vida do católico.
 É o símbolo que mais claramente nos lembra o amor de Deus pela humanidade.

 medalhas, escapulários


velas, círios



§1670. Os sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela.
(II Concílio do Vaticano, Const. Sacrosanctum Concilium, 61: AAS 56 (1964) 116-117).
 


Signum Crucis

In nómine Patris
et Fílii
et Spíritus Sancti.
 Amen.


O sinal da cruz é um sacramental.

“Ao benzer-se, volta para si a palma da mão direita com todos os dedos juntos e estendidos, faz o sinal da cruz da fronte ao peito; do ombro esquerdo ao direito”.
A simbologia nesta forma de fazer o Sinal da Cruz está na representação das chagas de Cristo.  “Os cinco dedos estendidos representam as cinco chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, que são o sinal da cruz. Cristo, com a sua cruz, tira toda a condenação do homem (por isso, da esquerda para a direita).”
 Persignação


Persignação é o ato ou efeito de benzer-se, fazendo três cruzes com o dedo polegar da mão direita, uma na testa outra na boca e outra no peito. Uma piedosa explicação diz que a cruz na testa é para Deus nos livrar dos maus pensamentos; na boca, para nos livrar das más palavras; e no peito, para nos livrar das más ações.
 A cruz na testa,também lembra que o Evangelho deve ser entendido, estudado;  a cruz nos lábios lembra que o evangelho deve ser proclamado, anunciado (missão de todo cristão); e a cruz no peito, à altura do coração,  indica que o evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado e testemunhado.



Ao fazermos o Sinal da Cruz, professamos os principais mistérios da religião: a Unidade e Trindade de Deus e a Encarnação, Paixão e Morte do Redentor.
Pelo Sinal da Cruz lucramos as bênçãos de Deus e, além disso, recebemos proteção contra o demônio e contra um grande número de males espirituais e temporais.
O sinal da cruz, é um ato em que nos lembramos que fomos redimidos pela Cruz além de pedir a Deus para cuidar de nós.
 
O incenso é um sacramental

Santiago de Compostela  botafumeiro


O incenso é primordialmente um ato de homenagem a Deus, a Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como aos homens e objetos consagrados ao culto divino.


O celebrante põe incenso no turíbulo e o benze com o sinal-da-cruz. Essa bênção faz dele um sacramental, isto é, um “sinal sagrado” mediante o qual, imitando de certo modo os sacramentos, “são significados principalmente efeitos espirituais que se alcançam por súplica da Igreja” (CIC nº 1166).


 


“Depois veio outro anjo e parou diante do altar, tendo um turíbulo de ouro. Foram-lhe dados muitos perfumes, a fim de que oferecesse as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono de Deus”
 ( Apocalipse 8, 3-4).
Quem não se rejubila ao ver, nas solenidades litúrgicas, elevarem-se dos turíbulos aquelas ondas que impregnam de suave perfume todo o recinto sagrado? Perfeita imagem da oração que sobe como oblação de agradável odor até o trono de Deus, nas Sagradas Escrituras incenso e prece são apresentados como termos reversíveis um no outro: 
“Suba direita a minha oração como incenso na tua presença” (Sl 140, 2).
Este perfume será para vós uma coisa santíssima” 
(Ex 30, 34-36).


 A água benta é um sacramental



 

Asperges me, Domine
 
A água benta é um sacramental, que é usado como um meio de exorcismo, em que a fé de um padre é colocada na mesma, é então um objeto de fé pelo qual Deus pode agir em outras pessoas, pela fé do sacerdote.



 http://www.arautos.org/gustavo Kralj


Fazer devotamente o sinal-da-cruz com água benta traz incontáveis benefícios para o corpo e para a alma: afugenta os demônios, obtém o perdão dos pecados veniais, pode livrar-nos de acidentes e até curar doenças. 




Há várias formas de usá-la. A mais comum é persignar-se com ela. Outra é aspergi-la sobre si mesmo, sobre outras pessoas, lugares ou objetos. Qualquer leigo ou leiga pode fazer isto. Naturalmente, quando feito por um sacerdote tem mais peso.
Além do mais, a água benta é um sacramental que nos alcança o perdão dos pecados veniais, pode livrar-nos de acidentes (trânsito, assaltos, quedas), e ajuda até a curar doenças;como todo sacramental, leva-nos a invocar, nas diversas circunstâncias do dia, o socorro do Divino Espírito Santo, para o bem de nossa alma e de nosso corpo.
É importante lembrar que para ser verdadeiramente água benta, ela precisa ser benzida pelo sacerdote segundo o cerimonial prescrito pela Igreja, no "Ritual de Bênçãos" e no próprio "Missal Romano", ambos publicados pela CNBB.




São belas e altamente significativas as orações para a bênção da água. Por exemplo, esta: "Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, abençoai esta água que vamos usar confiantes para implorar o perdão dos nossos pecados e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo.

Revista Arautos do Evangelho, Junho/2006, n. 30, p. 32 e 33

 
Sino é um sacramental

Restauração dos sinos da Cathedral Notre-Dame Paris


Como todas as grandes e belas coisas, é à Igreja que devemos o sino.



Restauração dos sinos da Cathedral Notre-Dame Paris 

O sino nasceu católico, por isso a Igreja o ama como a mãe ama o seu filho. Ela benze o metal de que é feito.
Logo que ele veio ao mundo, a Igreja o batizou e fez dele um ente sagrado.
Com razão, porque o sino é destinado a cantar tudo o que há de santo e de santificante na terra e no céu.
Pelas orações e cerimônias que o acompanham, o batismo vai dizer-lhe a sua vocação.
A Igreja sempre teve em muito respeito o sino, o que se mostra com novo esplendor nas preces e nas cerimônias do seu batismo.
Reunidos os fiéis em roda do sino, suspenso a alguns metros acima do solo, o bispo em hábitos pontificais chega majestosamente, acompanhado do clero e seguido do padrinho e da madrinha do sino.
Em nome de Deus, de quem é ministro, o bispo chama sobre essa maravilhosa criatura a virtude do Espírito Santo, que a torna fecunda no primeiro dia da criação.
Certo de ser atendido, o bispo asperge o sino, ao qual confere o poder e o dever de afastar de todos os lugares, onde seu som repercutir, as potências inimigas do homem e de seus bens: os demônios, as trombas, o raio, o granizo, os animais maléficos, as tempestades e todos os espíritos de destruição.
Vejamos sua missão positiva.
A sua voz proclamará os grandes mistérios do Cristianismo, aumentará a devoção dos cristãos, para cantar novos cânticos na assembléia dos santos, e convidará os anjos a tomar parte nos seus concertos.
O sino fará tudo isto, porque esta missão lhe é confiada em nome d'Aquele que possui todo o poder no céu e na terra.
Cada badalada faz retinir ao longe os dois mistérios de morte e de vida - alpha e ômega - mistérios necessários para orientar a vida do homem, consolar as suas esperanças.
Não admira, pois, que o bispo, dirigindo¬-se ao próprio sino, o dedique a um santo ou a uma santa no paraíso, e lhe diga, com uma espécie de respeitosa ternura: “Em honra de São N., a paz doravante seja contigo, caro sino”.

Como o sino deve ter um nome, é preciso também que ele tenha um padrinho e uma madrinha.
O nome é gravado no sino, abaixo da cruz em relevo, que o marca com o selo de Nosso Senhor e o consagra ao seu alto culto.
Daí vem um fato pouco notado: o amor dos verdadeiros filhos da Igreja ao sino, e o ódio que lhe têm os inimigos de Deus.[...]
Este incontestável poder do sino contra os demônios do ar justifica a virtude que ele goza, de dissipar os ventos e as nuvens, de afugentar diante de si o granizo e o raio, de conjurar as tempestades e os elementos desencadeados, pois que todas essas perniciosas influências da atmosfera provêm muito menos de coisas naturais do que da maldade desses gênios maléficos.
Nossos pais, na hora do perigo, faziam ouvir ao Pai Celeste, ao som dos sinos, seu primeiro grito de alarme. O Senhor não permanecia muito tempo insensível à voz do seu povo.
A corda que serve para tocar o sino, essa corda que sobe e desce sem cessar, indica o trabalho do pregador, e é também imagem da nossa vida.
(Fonte: Mons. Jean-Joseph Gaume, “L’Angelus au dix-neuvième siècle”, 
Editions Saint -Remi , 2005)      







“Nada será suficientemente precioso, belo e esplêndido 
para conter as Sagradas Espécies."
Abade Suger: não poupar arte nem riqueza no culto sagrado




“Os cristãos não poderiam ornar com pedras preciosas 
os cálices de ouro que contêm o sangue de Cristo?"
Abade Suger: não poupar arte nem riqueza no culto sagrado








“A beleza da casa de Deus
 deve dar aos fiéis um antegosto da beleza do Céu.
“Por meio do deleite da beleza material, nós podemos ser levados à fruição espiritual da beleza suprema”.
Abade Suger: não poupar arte nem riqueza no culto sagrado





 http://www.arautos.org/Moçambique foto Gustavo Kralj


 "Aquela mulher que, em casa de Simão o leproso, em Betânia, unge com rico perfume a cabeça do Mestre, recorda-nos o dever de sermos magnânimos no culto de Deus. - Todo o luxo, majestade e beleza me parecem pouco. - E contra os que atacam a riqueza dos vasos sagrados, paramentos e retábulos, ouve-se o louvor de Jesus: "Opus enim bonum operata est in me" - uma boa obra fez para comigo".
 S. Josemaria















Ego sum Catolicus Romanus?













Das Cartas de Santo Atanásio, Bispo, século IV (Ep. 1 ad Serapionem 28-30: PG 26,594-595.599). 
"Não devemos perder de vista a tradição, a doutrina e a fé da Igreja Católica, tal como o Senhor ensinou, tal como os apóstolos pregaram e os Santos Padres transmitiram. De fato, a tradição constitui o alicerce da Igreja, e todo aquele que dela se afasta deixa de ser cristão e não merece mais usar este nome".









 “Onde quer que o Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo for conservado de modo inconveniente ou simplesmente deixado em alguma parte, que o tirem dali para colocá-lo e encerrá-lo num lugar ricamente ordenado”  

 Saõ Francisco de Assis

poverello d’Assisi
Carta 2 aos clérigos.























Missa Aniversário  http://www.christeeleyson.com/
















anjos Giotto di Bondone ( detail)



Celebração de Santa Missa dentro do riacho poluído - Brazil 2013  http://fratresinunum.com/



" Não me deixes confundido, Senhor, 

porque Te tenho invocado. 

Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura."

 Salmos 31:17


 Missa afro  Brazil



"Estou convencido de que a crise na Igreja, pela qual passamos hoje, é causada em grande parte pela decadência da liturgia, que às vezes até é concebida de uma maneira etsi Deus non daretur (como se Deus não existisse), isto é, que nela não importa mais se Deus existe e se Ele nos fala e nos escuta."
 (Bento XVI, Lembranças da minha vida, p. 130)







Cathedral São Paulo Brazil  Missas Políticas  2013 http://fratresinunum.com/

“O demônio sempre procurou privar o mundo da Missa, por meio dos hereges, constituindo-os precursores do Anticristo, o qual, primeiro que tudo o mais, procurará abolir, e de fato conseguirá abolir, como punição pelos pecados dos homens, - propter peccata homines - o Santo Sacrifício do Altar, conforme aquilo que predisse Daniel: ‘E foi-lhe dado poder contra o sacrifício contínuo, por causa dos pecados’(Dan. VIII, 12).”
[No original: “il demonio ha procurato sempre di toglier dal mondo la messa per mezzo degli eretici, costituendoli precursori dell’Anticristo, il quale, prima d’ogni altra cosa, procurerà d’abolire, ed in fatti gli riuscirà d’abolire, in pena de’ peccati degli uomini, il santo sacrificio dell’altare, giusta quel che predisse Daniele: Robur autem datum est ei contra iuge sacrificium propter peccata.”]

(Santo AFONSO DE LIGÓRIO, La Messa e l’Officio strapazzati, Nápoles, 1760; cf. tb., 
http://www.deuslovult.org/



Anjo Giotto di Bondone




http://www.christeeleyson.com/




foto:  http://hallowedground.wordpress.com/













 expulsão de heresias







O Encontro de Santo Agostinho com o demônio de pederastia Garofalo 1483














"Francesco, va e ripara la mia casa!"


"Santificai, Senhor a Igreja que fundastes,
para que glorifique o Vosso nome
 por toda a terra."



“Suba  a minha oração como incenso na tua presença” (Sl 140, 2).
"May my Prayer be counted as incense before you"
Psalm 140,2





Entrando os Reis Magos na casa onde estava Ele com sua Mãe, prostraram-se e O adoraram, em seguida abriram seus tesouros e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra. 
“O incenso era para Deus, 
a mirra para o Homem e 
o ouro para o Rei”,
diz São Leão Magno (Sermão n. 31). 
Portanto, dos três dons oferecidos,
 o de maior valor simbólico era o incenso. 

A serviço do esplendor da Liturgia



O incenso é primordialmente um ato de homenagem a Deus, 
a Nosso Senhor Jesus Cristo, 
bem como aos homens e objetos consagrados ao culto divino.





 Arcanjo Michael  orthodox icon

"Santa Sé prepara documento contra abusos litúrgicos"

O Vaticano está preparando uma norma para impedir o que classifica como abusos litúrgicos na celebração da Eucaristia, como aplausos, danças, a presença de coroinhas meninas e a participação de ministros de outras igrejas cristãs.
A revista "Jesús", publicada mensalmente pela Sociedade de São Paulo, mais conhecida como "Os paulinos", informa em sua edição de outubro alguns detalhes sobre o documento que está sendo elaborado conjuntamente pelas congregações para a Doutrina da Fé e do Culto.
A minuta enumera até 37 "abusos litúrgicos" e pede a "cada católico, sacerdote, diácono ou laico" que denuncie eventuais "infrações" a seus superiores.
A normativa desaconselha a participação na Eucaristia dos chamados "assistentes pastorais", sob o argumento de que, às vezes, eles assumem faculdades e usam vestimentas exclusivas dos sacerdotes, e recomenda a não participação de meninas coroinhas sem autorização expressa do bispo.
O conjunto de normas exclui, além disso, a possibilidade de "aplausos e danças dentro do recinto sacro", não só na celebração da Eucaristia.
A revista "Jesús" destaca ainda que o documento desaconselha que as missas sejam acompanhadas por ministros de outras crenças.
Também é excluído pelo documento, que será aprovado nos próximos meses, o uso de expressões como "comunidade celebrante" e "assembléia celebrante", consideradas pela Santa Sé muito políticas e pouco litúrgicas.

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O abuso litúrgico é antes de tudo uma falsificação da liturgia católica, no dizer da Instrução Redemptionis Sacramentum. Todo católico tem o direito de ver celebrada a sagrada liturgia sem improvisações, sem experimentação, de acordo com as normas estabelecidas pela Santa Sé.  

Na missa, vale a "regra de ouro": o que não caberia fazer no Calvário, não cabe fazer na missa.
Estamos diante do sacrifício do Filho de Deus! No altar, Jesus oferece-se ao Pai como vítima, por nossos pecados. Portanto, conversar com o vizinho, atender chamadas de celulares, bater palmas ou fazer coreografias, danças, etc., nada disso é próprio na missa. Este tipo de atitude podemos chamar de atos nefastos e profanos na celebração da renovação do sacrifício do calvário.




Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que possamos nos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.


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Asperges me, Domine, hyssopo et mundabor.
Lavabis me et super nivem de albabor.
Miserere mei, Deus, secundum magnam misericordiam tuam.
Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
Sicut erat in principio et nunc et semper
et in sæcula sæculorum.
Amen.






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" Meu Deus! 
Eu creio, adoro, espero e amo-Vos!
Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e Vos não amam."





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“O incenso era para Deus, 
a mirra para o Homem 
e o ouro para o Rei”



Referências:

http://www.deuslovult.org/