sábado, 9 de fevereiro de 2013

Cúpulas Ortodoxas Alegria de Louvor




 Ukraine Kiev

" Onde quer que o Espírito Santo está presente,
 as pessoas de barro são transformadas em pessoas de ouro."
- São João Crisóstomo, escrevendo sobre Pentecostes




Kiev St.Andrew's Cathedral

"Os cristãos têm uma glória, uma beleza e uma riqueza celeste, 
que está além das palavras, e isso é ganho com dores e suor,
 e com as provações, e muitos conflitos, todos com a graça de Deus." 
- São Macário, o Grande

Catedral da Anunciação

"If you see a man who has sinned and you do not pity him, 
the grace of God will leave you.
 Whoever curses bad people, and does not pray for them, 
will never come to know the grace of God."
- St. Silouan the Athonite (via antonyofva)


Catedral Ortodoxa Estônia

"Quem segue a Deus é feliz, mesmo no sofrimento ...
 mas quem segue o diabo é infeliz
mesmo em suas alegrias terrenas."-
  Seraphim Aleksiev


Catedral de Arcanjo S. Miguel   Kiev

"Love, rather than food and drink, is sufficient to nourish a person. This is the wine “which maketh glad the heart.” Blessed is the one who partakes of this wine! Licentious people have drunk this wine and become chaste; sinners have drunk it and have forgotten the pathways of stumbling; drunkards have drunk this wine and become fasters; the rich have drunk it and desired poverty, the poor have drunk it and been enriched with hope; the sick have drunk it and become strong; the unlearned have taken it and become wise.”
St Isaac the Syrian


"O amor, ao invés de comida e bebida, é suficiente para alimentar uma pessoa. Este é o vinho que alegra o coração.
Bem-aventurado é aquele que participa deste vinho! Pessoas  que bebem este vinho  tornam-se castas; pecadores por ter bebido  esquecem os caminhos de tropeço; bêbados por ter bebido este vinho e tornam-se sóbrios, os ricos que têm bebido-lo desejam a pobreza , os pobres que o têm bebido  foram enriquecidos com a esperança , o doente que tem bebido-lo  tornou-se forte,e o tolo  tornou-se sábio. "
São Isaac, o Sírio



Nizni Novgorod Russia





"Que grande criatura é o homem? Que maravilhosa criação de Deus, criado à Sua própria imagem! Se mesmo em um estado caído, ele é capaz de realizar muitas obras maravilhosas que ele produziu e ainda produz, como estamos constantemente vendo, tanto na história e no tempo presente, então o que pode ser capaz em um estado de santidade e de perfeição! Mas o que nele é acima de tudo merecedor de atenção, admiração, reverência e gratidão mais sincera é que ele pode ser comparado ao seu Deus Criador; que ele está predestinado a imortalidade, a eterna bem-aventurança em Deus e com Deus, que ele um dia brilhará como o sol no Reino de seu Pai celestial "
São João de Kronstadt (Minha Vida em Cristo;. Santíssima Trindade Mosteiro pg 345)



Catedral da Dormição de Mãe de Deus  Kiev

"Ó minha Mãe do Céu, abra os olhos na minha alma, 
para que eu possa ver  quem está morando nela 
 e que tipo de frutos estão crescendo nela."St Nikolai


St Peter and Paul Cathedral

"If we were to receive the entire universe as a gift, 
that gift would be less than the Grace of God."
- St. Nikolai Velimirovichhttp://simplyorthodox.tumblr.com/page/19




"Não há ortodoxia nos ensinamentos e filosofias humanas;
 falsa razão reina neles, o fruto da queda. 
Ortodoxia é o ensinamento do Espírito Santo dado por Deus ao homem para sua salvação. Onde não há ortodoxia, não há salvação."
- Santo Inácio Brianchaninov



St.Nicolau Church  Bucarest

"Na verdade só existe uma liberdade - a santa liberdade de Cristo,
 pela qual Ele nos libertou do pecado, do mal, do diabo. 
Ele nos une a Deus. 
Todas as outras liberdades são ilusórias, falsas, 
ou seja, todos eles são, de fato, a escravidão."
 
- St Justin Popovich, capítulos ascética e Teológico





“Tudo nesta vida passa. Só Deus permanece, só por Ele vale a pena lutar . Nós temos uma escolha: seguir o caminho deste mundo, da sociedade que nos rodeia, e, assim, encontrar-nos fora de Deus, ou escolher o caminho da vida, para escolher Deus que nos chama e por quem o nosso coração está à procura .”
-
Fr. Seraphim Rose








Rostov Cathedral Russia





Icone bizantino Maria com Menino

Nossa Senhora é mãe e sabe consolar como ninguém:
 seus "lábios são como o favo do qual destila mel".
 (Cant. 4, 11)














Trinity Cathedral Petersburg





“Ave, cheia de graça, o Senhor está com você! 
 Conceda-me e nós, indignos, o orvalho da Tua graça e revele as tuas misericórdias.
- Akathist trecho de Nossa Senhora do Pão Sporitelnitsa no Mosteiro de Optina



"O medo do tormento é uma forma de escravidão
o desejo de recompensa no Reino Celestial é o modo de um mercenário, 
mas o caminho de Deus deve ser  a de um filho, pelo amor."- 
São Nicodemos da Montanha Sagrada








As primeiras igrejas  ortodoxas russas  foram erigidas de madeira e  cobertas por tabuinhas.

 bulgarian church



Deus é longânimo e misericordioso para com você: isso você experimenta muitas vezes todos os dias. Seja longanimo e misericordioso para com seus irmãos, também cumprindo as palavras do Apóstolo, que assim fala de amor antes de tudo: ". Amor é sofredor, é benigno" Você deseja que o Senhor  se alegre  por seu amor, regozije-se em Sua parte o coração dos outros por seu terno amor e bondade.

- São João de Kronstadt


suszdal



Do not desire to hear about the misfortunes of those who oppose you. For those who listen to such speech later reap the fruits of their evil intention.

- St. Mark the Ascetic

Não desejem conhecer as desventuras daqueles que se opõem a você. Quem deseja ouvir esse discurso mais tarde colherá os frutos de sua má intenção.
- São Marcos, o asceta












A ilha de Kizhi está localizada no Lago Onega, na Rússia, entre as ilhas Solovki (no mar Branco) e São Petersburgo. E nesta bela região está preservado um conjunto de construções eclesiásticas, na qual se tornaram símbolos da arquitetura de madeira no país.




Kizhi: Patrimônio Unesco



sourse:Bielovedrussia


isto não é montagem; está somente acelerado - 
eu presenciei este pequeno  milagre num amanhecer na floresta  no Brasil !
-  a renda logo em seguida derrete ao sol


"Deixe-os empurrá-lo, mas não empurre, deixe-os te crucificar, mas não crucifique. Deixe-os te insultar, mas não insulte. Deixe-os caluniar, mas não calunie. 
Seja humilde, e não seja zeloso no mal."-
 St. Isaac, o Sírio, Homilia, 89

Let them push you, but do not push; Let them crucify you, but do not crucify. Let them insult, but do not insult. Let them slander, but do not slander. Be meek, and do not be zealous in evil.
- St. Isaac the Syrian, Homily, 89
 




"Não há nada melhor do que a paz de Cristo, pois ela traz a vitória sobre todos os espíritos malignos na terra e no ar. Quando a paz habita no coração do homem que lhe permite contemplar a graça do Espírito Santo a partir de dentro. Aquele que habita em paz recolhe os dons espirituais como se fosse com uma colher, e ele lança a luz do conhecimento sobre os outros. 
 Todos os nossos pensamentos, todos os nossos desejos, todos os nossos esforços e todas as nossas ações devem fazer-nos dizer constantemente com a Igreja: "Ó Senhor, dai-nos a paz" Quando um homem vive em paz, Deus revela os mistérios para ele .."
-
São Serafim de Sarov




St.Seraphim greeted all who came to him with a prostration, a kiss, and the Paschal greeting: "Christ is risen! My joy, I beg you, acquire the Spirit of Peace, and thousand around you will be saved!"





"Deus é perfeito, Ele é impecável. E assim, quando o amor divino se manifesta em nós na plenitude da graça, nós irradiar este amor - não só na terra, mas em todo o universo inteiro também. Assim, Deus está em nós, e Ele está presente em todos os lugares. É o amor todo-abrangente de Deus que se manifesta em nós. Quando isso acontece, nós não vemos nenhuma diferença entre as pessoas: todo mundo é bom, todo mundo é nosso irmão, e nós nos consideramos os piores dos homens - os servos de todas as coisas criadas."
- Elder Tadeu











Kiiji é uma ilha no extremo norte do lago Onega na República da Carélia. Com 7 km de comprimento e 500 m de largura é cercada por outras ilhas e ilhotas (cerca de 5 000), algumas não medem mais de 2 metros de diâmetro e outras têm até 35 km de comprimento. Logo após a conquista da Finlândia, a Igreja Ortodoxa foi construída (em 1714). O adro (Pogost) é constituído por duas igrejas, uma torre octogonal, rodeado por uma cerca, todas construídas de madeira. A jóia da arquitetura original é a Igreja da Transfiguração, o trabalho de carpintaria revestindo 22 cúpulas de prata formando uma pirâmide. A Igreja da intercessão da Virgem, coroada com 9 cúpulas foi construído apenas em 1764. Estes dois edifícios inteiramente de madeira, ilustram a técnica dos carpinteiros da época, eles não usavam pregos ou parafusos ou peças de metal. Um verdadeiro museu ao ar livre da arquitetura de madeira careliana. São Lázaro, século XIV (o mais antigo da Rússia, do mosteiro Mouromski). Um moinho de vento (também o mais antigo na Rússia) e também casas de madeira nas proximidades. A singularidade deste monumental lhe valeu a ser Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1990.







Господи помилуй

St Jean Chrysostome : « Lorsque la Messe est célébrée, le sanctuaire est rempli d'une infinité d'Anges qui adorent la divine Victime immolée sur l'autel. »


"O Sacrifício da Santa Missa é assistido pelo Espírito Santo e no momento da consagração, miríades de anjos estão ali presentes para adorar a Deus."

.

Lago Onega

Valaam Monk in solitary Prayer


"This is the way we should see Christ. He is our friend, our brother; He is whatever is good and beautiful. He is everything. Yet, He is still a friend and He shouts it out, “You’re my friends, don’t you understand that? We’re brothers. I’m not…I don’t hold hell in my hands. I am not threatening you. I love you. I want you to enjoy life together with me.”
- Elder Porphyrios





"Este é o caminho pelo qual devemos ver Cristo. Ele é nosso amigo, nosso irmão, Ele é tudo o que é bom e belo. Ele é tudo. No entanto, ele ainda é um amigo e ele grita para fora: "Vocês são meus amigos, você não entende isso? Nós somos irmãos. Eu não sou ... eu não guardo inferno em minhas mãos. Não estou ameaçando você. Eu te amo. Eu quero que você aproveite a vida junto comigo. "
- Elder Porphyrios




A suas edificações são de impressionar, com um aprimoramento que pode ser dizer único. Um serviço perfeito de marcenaria, sem a utilização de pregos ou parafusos. Sua decoração foi construída de maneira que encobrisse qualquer brecha para infiltrações.

 A igreja de Kiiji na margem do lago Onega  Carélia  séc 14

A igreja da Transfiguração (o prédio maior), é classificada também como “Igreja de Verão” por ser usada nesta estação climática. Possui 22 domos em sua cobertura, e uma grande tela de madeira coberta com imagens religiosas e adornada em ouro. Além de sua riqueza está a sua imponência, medindo 37 metros de altura, tornando-se uma das estruturas eclesiásticas mais altas no mundo.






"Devemos compreender dois pensamentos, e temê-los.
Um diz: 'Você é um santo, "o outro:" Você não será salvo. "Ambos os pensamentos são do inimigo, e não há verdade nele. Mas pense assim: Eu sou um grande pecador, mas o Senhor é misericordioso. Ele ama muito as pessoas, e Ele irá perdoar os meus pecados. "
São Silouan o Athonita (via affcath)






Fr. Seraphim Rose



"Everything in this life passes away. Only God remains, only He is worth struggling towards. We have a choice: to follow the way of this world, of the society that surrounds us, and thereby find ourselves outside of God; or to choose the way of life, to choose God Who calls us and for Whom our heart is searching."
- Hieromonk Seraphim (Rose)

 VALAAM, JÓIA DA IGREJA ORTODOXA
O Mosteiro da Transfiguração, na ilha de Valaam, lago Ladoga, República Federada da Carélia

A brother asked Abba Poemen, “If I see my brother sin, is it right to say nothing about it?” The old man replied, “whenever we cover our brother’s sin, God will cover ours; whenever we tell people about our brother’s guilt, God will do the same about ours.”

Um irmão perguntou Abba Poemen, "Se eu vejo meu irmão pecar, é o direito de dizer nada sobre isso" O velho respondeu: "sempre que encobrimos o pecado de nosso irmão, Deus vai encobrir o nosso; sempre que contamos  às pessoas sobre a culpa de nosso irmão , Deus fará o mesmo em relação a nós.


monge do Mosteiro de Valaam

Construção monumental no lago Ladoga está quase completamente restaurada
O líder da Igreja Ortodoxa Russa, Cirillo I, Patriarca de Moscou e de Toda a Rússia, expressou sua esperança de que o Mosteiro de Valaam (ou Valamo) seja reativado e traga a religião ao povo. O Patriarca afirmou: “O Mosteiro de Valaam tem tudo o que é necessário para gerar a vida espiritual e intelectual que pode fertilizar não só os monges, mas também os peregrinos e, através deles, o mundo inteiro.” A fala do Patriarca aconteceu no sábado, 9, depois de uma prece no santuário principal do mosteiro – as relíquias de São Sérgio e de Herman de Valamo, na igreja inferior da Catedral da Transfiguração do Salvador. A visita de Cirillo I serviu para que o Patriarca observasse os trabalhos de restauração do complexo.
O mosteiro se localiza na ilha de Valaam, a maior do lago Ladoga, por sua vez o maior lago da Europa. Está na República Federada da Carélia, próximo à Finlândia. O mosteiro, entre muitas outras tradições, cultiva a do chamado Canto de Valaam, herdeiro de antiqüíssimos cantos bizantinos. Segundo Kirill, o Mosteiro de Valaam está revivendo como “uma autêntica fortaleza espiritual para a vida do nosso povo, e sua grandeza externa e beleza interna são sinais visíveis que refletem o poder de nossos justos antepassados”.
O Patriarca Cirillo declarou que a restauração se aproxima do fim, mas assinalou que “uma longa e espinhosa estrada ainda tem de ser percorrida para reavivar não só a grandeza e a beleza dos edifícios, mas também encher todo o arquipélago de Valaam com a vida que foi criada por nossos honrados ancestrais”. Disse ainda Cirillo: “O monasticismo na Igreja é o baluarte, a força interior e uma espécie de escudo que deveria receber primeiro os golpes.” (Fonte: Diário da Rússia)http://www.ecclesia.com.br/news/2011/
Simultaneamente com a cristianização, as Igrejas Cristãs após o Edito de Milão promulgado pelo Imperador Constantino em 313 e ratificado pelo Imperador Teodósio em 391, receberam ajuda imperial para serem edificadas.

Da Rússia surge a arquitetura religiosa russa. 
A sua principal característica é a cúpula que lembra a chama de uma vela.
Simboliza a chama de uma vela, o que nos conduz às palavras de Cristo: "Vós sois a luz do mundo".

São sempre em número ímpar e a cúpula central é a dourada, que representa principalmente o poder do Espírito Santo. 

Vale lembrar que após o domínio turco-otomano, as Igrejas acrescentaram abaixo da Cruz uma meia-lua, que representa a supremacia do Cristianismo sobre a religão do Islan, como pode ser observado nas Igrejas ortodoxas russas, ucranianas e romenas (as que resistiram a invasão).
Desde a antigüidade as igrejas embelezaram as cidades e as aldeias. Elas se transformaram no símbolo do mundo espiritualizado. 
                                      

O número de cúpulas em igrejas ortodoxas carrega um significado teológico


 

Numa igreja, a quantidade de cúpulas tem seu profundo significado.
Uma cúpula significa o Deus único;
três - a Santíssima Trindade;
cinco - o Nosso Senhor e os quatro Evangelistas;
sete - sete sacramentos;
treze - Nosso Senhor e os doze apóstolos;
se nove, as nove ordens angelicais;
se são treze, Cristo e os doze Apóstolos.
Este número pode chegar até trinta e três, segundo o número de anos da vida terrena do Salvador.

Simbologia das cores

A cor da cúpula é relevante na simbologia do templo: o ouro simboliza a glória celeste. Os templos mais importantes e os dedicados a Cristo e às Dozes Festas principais de sua vida, têm as cúpulas douradas. As de cor azul com estrelas coroam os templos dedicados à Virgem Maria, porque a estrela nos recorda o Nascimento de Jesus da Sempre Virgem Maria. Os templos dedicados à Santíssima Trindade têm as cúpulas pintadas de verde, que é a cor do Espírito Santo. Ao contrário, os templos dedicados aos santos estão coroados de cúpulas de cor verde ou prata.

Catedral Saint Michel Russia




·         Na iconografia ortodoxa, o ouro representa a luz de Deus e sua natureza divina. O vermelho é tradicionalmente um lembrete da paixão e do sofrimento de Jesus e os mártires, mas também significa a Ressurreição e a vida eterna. 


Church of Nativity in Krasnodar Russia
Rostov on Don Russia

 Verde é a cor do Espírito Santo, o mundo natural e a vida nova.  Azul é uma cor associada com o “Deus portador”, ou mãe de Jesus, Maria.  Branco é outro símbolo da luz de Deus e também é usado para denotar pureza, justiça e santidade.














As de cor azul com estrelas coroam os templos dedicados à Virgem Maria, porque a estrela nos recorda o Nascimento de Jesus da Sempre Virgem Maria.









"If only I’d had an enemy bigger than my apathy, I could’ve won."



“Perhaps the most distinguished quality in love is sacrifice. 
This is the big difference between love and lust:
 love always seeks to give, and lust always seek to take.”
-
H.H. Pope Shenouda III of Alexandria





Vale lembrar que após o domínio turco-otomano, as Igrejas acrescentaram abaixo da Cruz uma meia-lua, que representa a supremacia do Cristianismo sobre a religão do Islan, como pode ser observado nas Igrejas ortodoxas russas, ucranianas e romenas .





Yaroslavl Church Russia

Os templos dedicados à Santíssima Trindade têm as cúpulas pintadas de verde,
 que é a cor do Espírito Santo.









A forma abobadada das cúpulas significava que o cristianismo devia abranger toda a terra, semelhante à abóbada terrestre.



A mudança no formato das cúpulas na Igreja Ortodoxa  ocorreu porque, naquela região, é natural nevar durante a maior parte do inverno. Portanto, as cúpulas com o formato de "Aghia Sophia", seria de grande perigo devido ao acúmulo de neve e o risco de desabamentos. Então, segundo estudos, eles tiveram que achar uma maneira de fazer com que a neve não ficasse acumulada nas cúpulas, diminuindo assim este risco de desabamento.






Igreja de Santo Cirillo Kiev

 
Saint Sergey Monastery  Zagorsk Russia

"Feed the needy now or be ready to forever feed the fires of hell,
 because there is no love in you unless you do it.”
St. John Chrysostom  


 Novospassky





 "Se acontecer de você cair em tentação, não deixe a culpa do pecado ser um obstáculo à oração. Se você deixar a rezar até que você se arrepender, você nunca vai se arrepender, pois a oração é a porta para o arrependimento genuíno. "
 - Sua Santidade o Papa Kyrillos VI de Alexandria



 Catharine's palace St Petersburg

       "Não há nada mais frio do que um cristão
 que não procura  a  salvação  dos outros."
   São João Crisóstomo (via theorthodoxbrit)




 Peterhof Palace Petersburg Russia



"Não negligencie o jejum; 
ele constitui uma imitação do modo de vida de Cristo ..."
Santo Antônio, o Grande (via phil0kalia)






"Quando você é caluniado e continua perturbado e magoado no coração,
 isso mostra que  orgulho está em você, 
e que deve ser ferido e expulso por desonra para fora."
São João de Kronstadt



 Petersburg Church of the Saviour


"The only place where modern man does not like to visit - is himself. He cannot hear the silence, he does not want to hear the voice of his conscience. But without knowing yourself you can not know God. Modern man lives in a shadowy world of TV, the media, the Internet, but the greatest reality in the world is the human soul. Inside we can open up the kingdom of heaven, in our heart God wants to be born!
- Bishop Panteleimon (Shatov), 21st Century Russian Hierarch

St. Petersburgo

"O único lugar  que o homem moderno não gosta de visitar - é ele mesmo. Ele não pode ouvir o silêncio, ele não quer ouvir a voz de sua consciência. Mas sem conhecer a si mesmo ele  não pode conhecer a Deus. O homem moderno vive em um mundo sombrio de TV, a mídia, a internet, mas a grande realidade no mundo é a alma humana. Dentro de nós podemos abrir o Reino dos Céus, em nosso coração, Deus quer nascer!
- Bispo Pantaleão (Shatov), ​​21st Century Hierarca russo


 Pokrovsky Monastery Kiev

The soul that has come to know the Lord fears nothing except sin, the sin of pride in particular. (The soul) knows that the Lord loves us, and if he loves us, what have we to fear?
St Silouan 



 Convento Novodievishi Moskú


Na verdade só existe uma liberdade - a santa liberdade de Cristo, pela qual Ele nos libertou do pecado, do mal, do diabo. Ele nos une a Deus. Todas as outras liberdades são ilusórias, falsas, ou seja, todos eles são, de fato, a escravidão.
- São Justino Popovich, capítulos ascética e Teológico


 Petersburg Church of the Saviour

"The spiritual work of a monk living in community or a hermit withdrawn from the world retains all its worth for the entire universe, even though it remain hidden from the sight of all." 
- Vladimir Lossky, The Mystical Theology of the Eastern Church




 
"O trabalho espiritual de um monge que vive em comunidade ou um eremita retirado do mundo mantém todo o seu valor para todo o universo, ainda que permanecem escondidos à vista de todos."-
 Vladimir Lossky, A Teologia Mística da Igreja Oriental



 Smolny Cathedral Petersburg

" For virtue is a light and buoyant thing, and all who live in her way ‘fly like clouds’ as Isaiah says, ‘and as doves with their young ones’; but sin is a heavy affair, as another of the prophets says, ‘sitting upon a talent of lead.’
- St. Gregory of Nyssa 



 







 Sta Sofia Cathedral Bulgaria


 Nossa sociedade é uma prova viva: muitas almas sentem indignação e ressentimento, a cada dia aumenta a incerteza sobre o futuro ... nos dias de incertezas e turbulências sociais, os homens procuram segurança na Igreja.
- Patriarca Neófito, 21st Century Primaz da Igreja búlgara



"The truly intelligent man pursues one sole objective: to obey and conform to the God of all. With this single aim in view, he disciplines his soul, and whatever he may encounter in the course of his life, he gives thanks to God for the compass and depth of His providential ordering of all things."
St. Anthony the Great
"O homem verdadeiramente inteligente persegue um único objetivo: a obedecer e estar de acordo com o Deus de todos. Com esse único objetivo em vista, ele disciplina sua alma, e tudo o que ele pode encontrar no curso de sua vida, ele dá graças a Deus pela bússola e profundidade de Seu providencial ordenação de todas as coisas. "

St. Anthony the Great


  Petersburg Church of the Saviour



"Nós precisávamos de um Deus encarnado, um Deus condenado à morte para que pudéssemos viver .... Nada pode igualar o milagre da minha salvação, algumas gotas de sangue recriaram todo o mundo."
- São Gregório Nazianzeno (via antonyofva)



"In short, let every action be a cause of your remembering and praising God, and lo! you will be praying without ceasing and therein your soul will always rejoice."
- Peter of Damascus

 Petersburg Church of the Saviour



"Se um homem quer que Deus atenda a sua oração rapidamente, antes que ele orar por qualquer outra coisa, até mesmo por sua própria alma, quando ele  levanta e estende as mãos para Deus, ele deve orar com todo o seu coração para seus inimigos.
 Através dessa ação Deus vai ouvir tudo o que ele pede."
- Abba Zeno

"É melhor comer carne e beber vinho do que comer a carne de um de irmãos por calúnia."
Abba Hyperechius



 Kiev



"Why do you increase your bonds? Take hold of your life before your light grows dark and you seek help and do not find it. This life has been given to you for repentance; do not waste it in vain pursuits."
- St. Isaac the Syrian









Cathedral Zenkov  Alma Ata  Kazachstan





"Sin makes man a coward; 
but a life in the Truth of Christ makes Him bold."
-
St. John Chrysostom (via theorthodoxbrit)

 Peterhof Russia Petersburg



"Quem segue a Deus é feliz, mesmo no sofrimento ... 
mas quem segue o diabo é infeliz, 
mesmo em suas alegrias terrenas."
- Seraphim Aleksiev




 Moscow



"We were created for eternal life by our Creator, we are called to it by the word of God, and we are renewed by holy Baptism. And Christ the Son of God came into the world for this, that He should call us and take us there, and He is the one thing needful. For this reason your very first endeavor and care should be to receive it. Without it everything is as nothing, though you have the whole world under you."
- St. Tikhon of Zadonsk

"Nós fomos criados para a vida eterna, por nosso Criador, nós somos chamados a Ele, pela palavra de Deus, e somos renovados por santo Batismo. E Cristo, o Filho de Deus veio ao mundo para isso, para que se ligue para nós e nos levar até lá, e ele é a única coisa necessária. Por esta razão, o seu primeiro esforço e cuidado deve ser para recebê-lo. Sem ele tudo é como nada, mesmo que você tem o mundo inteiro em sua posse. "
- St. Tikhon de Zadonsk



 Shipka Church Bulgaria

Fasting is not the aim, but the means towards it. See, it was your aim to come to Mount Athos, it was your destination. The boat which brought you was the means by which you arrived. Such is fasting; it is one of the means given to us by the love of God to crave for Him. God is our destination.- An Athonite monk on fasting


O jejum não é o objetivo, mas o meio. Veja, era o seu objetivo de chegar ao Monte Athos, que era o seu destino. O barco que te trouxe foi o meio pelo qual você chegou. Esse é o jejum, é um dos meios que nos foram dados pelo amor de Deus para implorar a Ele. Deus é o nosso destino.
- Um monge Athonite em jejum



 Kiev Pecherks Lavra Ukraine



"God is long-suffering and merciful to you: this you experience many times every day. Be long-suffering and merciful to your brethren, also fulfilling the words of the Apostle, who thus speaks of love before everything: “Love suffereth long, and is kind.” You desire that the Lord should rejoice you by His love, rejoice on your part the hearts of others by your tender love and kindness."

- St. John of Kronstadt

Deus é longânimo e misericordioso para com você: isso você experimenta muitas vezes todos os dias. Seja longânime e misericordioso para com seus irmãos, também cumprindo as palavras do Apóstolo, que assim fala de amor antes de tudo: ". Amor é sofredor, é benigno" Você deseja que o Senhor se alegre por seu amor, regozije-se em Sua parte o coração dos outros por seu terno amor e bondade.
-
São João de Kronstadt






"Everyday I lay a foundation for building my repentance, 
and again with my own hands I demolish it."
- St. Ephraim the Syrian



 Kadaschi



Chiswick

"Cada vez que alguém aceita a humilhação por causa da verdade de Cristo, ele será glorificado cem vezes mais por outros homens. Mas é melhor sempre fazer o bem por causa de bênçãos na vida de por vir."- São Marcos, o asceta


Cacássia

"Como o diabo é astuto! Para os jovens que conseguiram se unir em matrimônio cristão, ele sussurra: 'Quanto melhor você seria se você fosse para o convento e vivesse os prazeres espirituais celestiais, longe das preocupações da vida familiar que separam você e mantêm-lo para baixo! "Enquanto para aqueles que foram para o mosteiro, como desejavam a vida de virgindade em Cristo, ele sussurra: 'Quanto melhor você seria, se você se casasse e fizesse de sua casa um templo de Deus, vivendo as alegrias da vida marital, longe de mortificação ascética e a solidão que deprime você! "E se a pessoa casada se tornou um monge e o monge casado, ele lhes diria o contrário. Tudo isso para jogar a pessoa no desespero e puxá-la do caminho da salvação. Para o caminho da salvação é tanto o casamento abençoado como a virgindade em Cristo."- Elder Epiphanios de Atenas
Mordóvia

"O corpo é feito de terra, mas não é algo morto, mas vivo e dotado de uma alma vivente. Dentro dessa alma  respira um espírito, o espírito de Deus, destinado a conhecer a Deus, para reverenciá-lo, buscar e saboreá-lo, e ter a sua alegria em Deus e nada mais."- São Teófanes o Recluso



"Never allow yourself boldly to judge your neighbor; judge and condemn no one…rather have compassion and pity for him, but let his example be a lesson in humility to you; realizing that you too are extremely weak and as easily moved to sin as dust on the road, say to yourself: ‘He fell today, but tomorrow I shall fall.’
- St. Efraim the Syrian
Cathedral of the Archangel  Kremlin Moscow

"Se a alma é vigilante e se retira de todas as distrações 
e abandona a sua própria vontade,
 então o espírito de Deus a invade 
e ela poderá conceber,
 pois é livre para fazê-lo."
-St. Teófanes o Recluso


Igreja Sta Maria Magdalena Jerusalem

Os eslavos desenvolveram suas cúpulas de forma alongada para representar a chama de uma vela acesa. As torres com suas cúpulas representam um grande círio aceso significando que o cristianismo tem sua fé viva em Deus e que a Igreja é a Luz que deve iluminar o mundo. O dourado representa a claridade da chama . Onde houvesse uma Igreja cristã lá deveria haver luz.


Vilnius Lituania Igreja  de São Casimiro

"When you are besieged by people and despondency overtakes you, genuflect 100 times with prayer to God, then not only grapeshot but cannons will not frighten you"
-
St. Anthony of Optina

Cathedral Estonia Tallin

Meu conselho é que em vez de ter desejos, alimente a sua alma com a oração a Deus e confie nele, sem cuja vontade, até mesmo ave não pereça, muito menos um ser humano. Tenha calma de espírito.- Anthony Abade do Mosteiro de Optina

 Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e Papa Bento XVI



Let’s not stone our fellow-man in a so-called “Christian manner.”  The person who – in the presence of others – checks someone for having sinned (or speaks in an impassioned manner about a certain person), is not moved by the Spirit of God; he is moved by another spirit.
-
Elder Paisios of Mt. Athos


 San Petersburgo  Igreja da Ressurreição de Cristo

 Maravilha por dentro e por fora.  O interior está completamente forrado  de mosaicos  com  motivos religiosos.
Na época da União Soviética sofreu grandes estragos.  Depois da Revolução Russa, foi utilizada como armazém.
Foram precisos 30 anos para restaurá-la.


 San Petersburgo  Igreja da Ressurreição de Cristo - interior


Deus é um fogo que aquece e acende o coração e partes internas. Portanto, se nos sentimos em nossos corações o frio que vem do diabo - para o diabo está frio - vamos invocar o Senhor. Ele virá para aquecer nossos corações com amor perfeito, não só para ele, mas também para o nosso vizinho, e o frio de quem odeia o bem vai fugir antes  do calor de Seu semblante.
- São Serafim de Sarov


Solovetsky Monastery


Você não pode simplesmente pular de repente ao céu, mas você deve entrar com humildade. O pior de todos os pecados é quando somos invadidos por nosso orgulho e nossa própria opinião sobre tudo.- São Macário de Optina



SMOLENSK, RÚSSIA -  Igreja da Natividade
Quando Napoleão invadiu a Rússia, proclamou em frente deste altar, que se algum dos  seus soldados se atrevesse a roubar algo dali, ele, o mataria.

Interior das igrejas ortodoxas:
As paredes são tomadas por pinturas - icones, que muitas vezes vão do piso ao teto.
Ao lado da porta de acesso ao altar, permitido apenas aos sacerdotes, há a imagem de Cristo, de Maria e do santo ou fato religioso que dá nome à igreja.
Nas pilastras geralmente estão representados os mártires, numa referência de que são eles que sustentam a igreja.
Não há bancos nas igrejas ortodoxas, a não ser para idosos ou portadores de deficiências.Os demais fiéis assistem às celebrações de pé ou de joelhos.



Enter the Katholicon in the monastery of Vatopedi, one of the most ornate churches in Mount Athos


Nunca menospreze o significado de seus pensamentos, 
pois nenhum deles escapa de aviso de Deus.- São Marcos, o asceta





o Sweet-Kissing (Glykophilousa) o Doce-Beijar
  Ícone da Santíssima Theotokos.




  ícone Doce-Beijar  foi salvo dos iconoclastas por uma mulher piedosa, no século IX. Ele também viajou milagrosamente sobre o mar, chegando ao Monte. Athos, o "Jardim da Theotokos", onde ele foi homenageado pelos monges.
O ícone é um dos (Tenderness) Tipo Eleusa. É incomum, pois mostra a Virgem beijando seu filho.










Interior da Catedral de Cristo Salvador Moscou 


Se fôssemos para receber todo o universo como um dom, o dom seria menor do que a Graça de Deus.- St. Nikolai Velimirovich




O Patriarca russo Kirill celebra o Natal na catedral de Cristo Salvador, em Moscou, no dia 07 de janeiro de 2013.

Foto: Alexander Nemenov/ AFP ( IHU Unisinos)


Seguir a Cristo significa tomá-lo com todo o seu coração e viver segundo os seus mandamentos. Seguir a Cristo muitas vezes significa ir contra a corrente, de ser mal interpretado pela maioria dos inquiridores ... como sempre foi na história dois mil anos da Igreja.- O Patriarca Kirill


Catedral de Cristo o Salvador.  
Em 1812, quando as tropas Francesas foram expulsas da Rússia, o Czar Alexandre I  ordenou a construção de uma igreja  com o nome de “Cristo o Salvador “, para expresar  à Divina  Providência, a gratidão dos russos, por tê-los salvo do desastre que teria sido se Napoleão  se tivesse apoderado da Rússia.
A construção demorou 44 anos. Foi aberta ao culto em 20 de Maio de 1883, día da coroação de Alexandre III.



Em 5 de Dezembro de 1931, por ordem de Stalin, a igreja foi dinamitada.  No lugar onde esteve a igreja, Stalin ordenou a construção do “Palácio dos Sovietes”, o qual  devia ter uma estátua de Lenine com 100 metros de altura.  O projeto nunca se materializou.
A reconstrução começou em 1994. A nova igreja é exatamente igual à que Stalin mandou destruir.



Catedral São Basílio  Moscou
Popularmente conhecida como Catedral de São Basílio, o seu nome é Catedral  da  Intercessão da Mãe de Deus.

A catedral de São Basílio, em Moscou, é conhecida mundialmente por ter grandes cúpulas com formatos de colmeias no topo da igreja. É um dos atrativos da cidade e pode ser vista de longe. Assim como a Grande Muralha da China, também é um dos únicos monumentos humanos mundiais que podem ser vistos via satélite, mas não por tamanho e sim pela grande variedade de cores, que de longe parece um arco-íris redondo.    As formas mais elaboradas e as cores fortes das cúpulas da Igreja de São Basílio, o Bendito -  Moscou, expressam a beleza da Jerusalém celeste.







Foi construída por ordens do imperador czar Ivan o Terrível como homenagem a São Basílio. Foi feita esta igreja totalmente gigante, com nove torres, uma em cima da outra, com cúpulas gigantes sobre elas, cada uma mais extravagante que a outra chamando a atenção de todos que passavam: cores vivas e fortes, e cada um com sua beleza, como espinhos e vórtices grandes e arredondados que hipnotizam as pessoas que o observarem bem de perto.A obra acabou pontualmente em 1555.












19/03/2013



Referências:
http://www.ecclesia.com.br/
http://en.wikipedia.org/wiki/Kizhi
http://thenfacetoface.tumblr.com/page/7
http://simplyorthodox.tumblr.com/page/19
http://orthodoxwayoflife.tumblr.com/
http://orthopraxis.tumblr.com/
http://nataliakoptseva.tumblr.com/post/47573482210/nataliakoptseva-tumblr-com