sábado, 2 de fevereiro de 2013

Apresentação de Jesus no Templo - Presentation of Jesus at Temple

Vittore  Carpaccio Presentation of Jesus in the Temple  1510

Completando se os dias de purificação, segundo a lei de Moisés, levaram o menino  a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: "Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor".



Cantoco de Simeon Miguel Jacinto Meléndez  1720-22 Musée Condé Chantilly



The Circumcision of Christ   Orazio Gentileschi 1605-07

Quando os pais levaram o menino Jesus ao templo, Simeão, um homem justo e piedoso,que teve pelo próprio Espírito Santo   uma revelação divina, que não morreria sem ver o ungido do Senhor;  tomou o nos braços e louvou a Deus dizendo:


Simeão e Ana Louvando Menino Jesus  Arent de Gelder  !700 Haia


" Agora ,Senhor, segundo a tua  promessa, deixas teu servo ir em paz, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória de Israel, teu povo."
Lucas2;29


Rembrandt van Rijn  Simeon and Ana Recognize the Lord in Jesus 1627 Kunsthalle Hamburg

"Oferta,ó Virgem, o teu Filho,
que é do Pai o Filho amado.
Nele oferece nosso preço,
pelo qual fomos resgatados."
hino


Apresentação do Senhor no Templo Pieter Josef Verhagen 1767 Belgium 


"Os pais  ao templo levam Cristo,
no templo, o Templo se oferece.
E quem à Lei nada devia,à lei dos homens obedece."
hino
 
No templo o Templo se oferece- 
Jesus Cristo é o próprio Templo de Deus 

 Giotto de Bondone  Presentation of Jesus at the Temple

Giotto de Bondone  Presentation of Jesus at the Temple(detail)

" O justo e piedoso Simeão esperava a redenção do Israel 
e o Espírito de Deus estava nele. 
Simão toma o Menino nos seus braços e dá graças, bendizendo ao Senhor."


Presentation of Jesus at the Temple

"No ritual do sacrifício teu Filho,ó Virgem oferece.
A Salvação foi dada a todos, grande alegria resplandece"
hino


Giovanni di Paolo di Grazia XVe Presentation of Jesus at the Temple

Em esplêndido Intróito  hoje cantamos que recebemos misericórdia "no meio do templo" (Sl 47:10). No coração do mistério de hoje brilha o rosto de uma criança, o rosto humano da Divina Misericórdia. Hoje encontramos o olhar do Cristo Menino ", feito semelhante aos irmãos em todos os aspectos" (Hb 2:17) e, olhando em seus olhos, vemos que Ele já é nosso "sumo sacerdote misericordioso e fiel no serviço de Deus , para fazer propiciação pelos pecados do povo "(Hb 2:17).

.Presentation of Jesus at the Temple   Guido Reni XVIIIe

"A qui respire tes parfums, toute autre senteur est nulle ou désagréable ;
 en celui qui cultive ton amour, tout autre amour s'efface,
ou n'obtient plus que le second rang."
d'Adam de Saint-Victor


Peinture flamand anonyme XVIe.Presentation of Jesus at the Temple


" Ornons le temple intérieur ; dans un cœur nouveau,
renouvelons la joie nouvelle du saint vieillard, qui,
 prenant sur ses bras l'Enfant divin,
 satisfait enfin les désirs qui le firent soupirer tant d'années."

Hoje, no meio do templo o Pai apresenta seu Cristo, nosso Sumo Sacerdote.  Nós mesmos não temos nada para apresentar, mas podemos receber a Cristo e tornar nos uma oferta em Suas mãos. "Recebemos sua misericórdia, ó Deus, no meio de seu templo" (Sl 47:10).


orthodox icon



A circuncisão - Aliança

Primeiro de tudo, a circuncisão é um sinal da aliança - não é apenas um sinal qualquer, mas um sinal de que subsiste na carne. Veja a explicação da circuncisão, que encontramos no livro de Gênesis:
“E Deus disse a Abraão: Quanto a você, você deve manter a minha aliança, tu e a tua descendência depois de você, através de suas gerações. Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e ti e a tua descendência depois de ti: Todo macho entre vós será circunscrito na carne de seu prepúcio, e isso será um sinal da aliança entre mim e você. Ele, que é de oito dias de idade entre vocês deverá ser circunscrito ... assim será a minha aliança na vossa carne uma aliança eterna” (Gn 17:9-13).
 Jesus, que veio para estabelecer uma nova aliança com seu próprio sangue, está marcado na carne de mesmo acordo como a antiga aliança. O sentido da circuncisão é clara: a aliança com que nós devemos subsistir, não apenas em palavras pronunciadas verbalmente ou por escrito em papel, mas também na carne própria.

Na consagração do cálice, repetimos as palavras de Jesus, nosso Salvador: "Porque este é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por muitos para a remissão dos pecados ". Os Padres gostavam de destacar que na circuncisão, Jesus derramou seu sangue pela primeira vez, como um sinal da nova e eterna aliança, que seria formado conosco na cruz.
Fr. Cassiano Folsom, O.S.B.
http://osbnorcia.org/2013/01/01/circumcision


                                                              Memling Apresentação de Jesus no Templo

 " O pai e mãe ficavam admirados com aquilo que diziam do menino. Simão os abençoou e disse a Maria, a mãe: Este menino será causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel. Ele será sinal de contradição - uma espada traspassará a tua alma! - e assim serão revelados os pensamentos de muitos corações." Lucas 2,33



The Presentation in the Temple Gerbrand van der Eeckhout 1671  Budapest


Fra Angelico Presentation of Jesus at the Temple  1442




 The Presentation in the Temple



 The Presentation in the Temple



The Presentation in the Temple Lotto Lorenzo



The Presentation in the Temple


A circuncisão não era uma prática exclusiva dos israelitas. Como nos diz Werner H. Schmidt “suas origens perdem-se nas trevas da pré-história” (SCHMIDT, Werner H., 2004, p. 425). A prática da circuncisão ocorria no antigo Egito e entre os povos semíticos que viviam em Canaã. Os filisteus, por exemplo, não eram semitas, por isso eram chamados de “incircuncisos” (cf. 2 Sm 1,20). Os babilônios também foram chamados de incircuncisos (hb. ‘arel), em Is 52,1:
“Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e os impuros não tornarão a entrar em você.”
Na imagem acima você vê um relevo da sexta dinastia de Saqqara representando sacerdotes realizando circuncisões em meninos egípcios (KING, Philip J; STARGER, Lawrence E., 2001, p.43).


Apresentação de Jesus no Templo  James J.Tissot



Fra Bartolomeu Christ in Temple 1519


 .. será a causa de queda  para muitos que não crerão e não seguirão Jesus Cristo;
...será a causa de reerguimento para os que crerão e seguirão  seus ensinamentos.



A mulher envolvida no silêncio
 
Cada um dos  que cercam o Cristo Menino no templo é um ícone da vida consagrada, começando com a sua Virgem Mãe toda santa. Como o Evangelho de hoje a apresenta?  Ela é uma mulher envolta em silêncio. Mesmo quando Simeão se dirige a ela, ela permanece em silêncio. Seu silêncio é de uma intensidade audível. Ela é silenciosa, de modo a ouvir a canção de Simeão de louvor, em silêncio, de modo a receber sua profecia misteriosa da  tristeza da alma e mantê-la no seu Coração Imaculado. Ela é silenciosa, porque hoje os seus olhos dizem tudo, olhos fixos no rosto de Cristo Menino, os olhos iluminados pelo brilho do seu olhar.
Sem dizer nada, Maria oferece-se para a chama viva de amor. Ela é a noiva do Cântico de quem se disse: "Eis que és bela, meu amor, eis que você é linda! Seus olhos são pombas por detrás do teu véu" (Ct 4:1). A vida consagrada em todas suas formas, e a  vida monástica, em particular, começa no silêncio de Maria,  já no templo.


Simeão abençoando a Virgem Maria, Mãe de Deus,
viu profeticamente nela os sinais da paixão


Nossa Senhora das Dores  Cadiz Arcos de la Frontera Espanha

Na alegria, como no sofrimento,
 Maria permanece a primeira colaboradora na obra da redenção

Meeting of Lord  Russian ortodox icon sec 15
     Na alegria, como no sofrimento, Maria permanece a primeira colaboradora na obra da Redenção


Oriente bizantino chama a celebração de Hypapántê, que significa “Encontro”.


Menologion of Basil

O Santo Encontro entre o velho Simeão e o Menino Jesus representa o encontro entre o Antigo Testamento (Hebreu) com o Novo Testamento (Cristão):


Sandro do Benozzo di Lese XVe.Presentation of Jesus at the Temple


  The Presentation of Jesus at the Temple Simon Vouet 1640


 The Presentation of Jesus at the Temple  Simon Vouet(detail)




Comentário ao Evangelho do dia feito por São Bernardo
Monge cisterciense, Doutor da Igreja - (1091-1153)3º Sermão para a Apresentação, §2
«Maria e José levaram Jesus a Jerusalém
para O apresentarem ao Senhor»

Oferece o teu Filho, Virgem santa, e apresenta ao Senhor o bendito fruto de teu ventre (Lc 1,42). Oferece a todos, para nossa reconciliação, a vítima santa que agrada a Deus. Deus aceitará sem dúvida esta nova oferenda, esta vítima de grande preço, acerca de Quem disse: «Este é o Meu Filho muito amado, no qual pus todo o Meu agrado» (Mt 3,17).
Tal oferenda, irmãos, parece contudo algo suave: foi simplesmente apresentada ao Senhor, resgatada por pombas e imediatamente levada. Virá o dia em que o Filho já não será oferecido ao Templo, nem tomado nos braços de Simeão - mas sê-lo-á fora da cidade, e nos braços da cruz. Virá o dia em que Ele já não será resgatado pelo sangue de uma vítima, mas em que será Ele a resgatar os outros com o Seu próprio sangue [...]. Será o sacrifício da noite. E este é o sacrifício da manhã: um sacrifício alegre. Mas aquele será total, e não será oferecido na altura do nascimento mas na plenitude da idade. A um e a outro pode aplicar-se o que o profeta havia predito: «[...] ofereceu-Se, porque Ele próprio assim o quis» (Is 53,7 Vulg). Hoje, com efeito, não Se ofereceu porque tivesse necessidade de Se oferecer, ou porque estivesse sujeito à Lei, mas porque Ele próprio o quis. E já na cruz, igualmente, não Se oferecerá porque tenha merecido a morte, ou porque os Seus inimigos tivessem poder sobre Ele, mas porque Ele próprio o quis.
Portanto, «de bom grado eu Te oferecerei sacrifícios», Senhor (Sl 53,8), porque foi voluntariamente que Te ofereceste para a minha salvação [...]. Ofereçamos-Lhe também nós, irmãos, o que de melhor temos, ou seja, nós próprios. Ele ofereceu-Se a Si próprio; quem és tu, para hesitares ofereceres-te inteiro?




 The Presentation of Jesus at the Temple


 The Presentation of Jesus at the Temple Ludovico Carracci 1605 Madrid


 The Presentation of Jesus at the Temple  Rafaelo Sanzio


The Presentation of Jesus at the Temple  Tintoretto


 The Presentation of Jesus at the Temple



 The Presentation of Jesus at the Temple



 The Presentation of Jesus at the Temple Robert Henrrique


 The Presentation of Jesus at the Temple

 The Presentation of Jesus at the Temple(detail)
 Apresentação de Jesus no Templo Peter Paul Rubens 1612-14  Antuérpia



The Presentation of Jesus at the Temple


 The Presentation of Jesus at the Temple

 The Presentation of Jesus at the Temple

O número "Quarenta" na Bíblia
O dia de Candlemas é conectado com o número 40, um número que representa a purificação. O livro de Gênesis, por exemplo, nos diz que o dilúvio durou quarenta dias e quarenta noites (7.12), e, segundo Mateus, capítulo 4.2, Jesus estava jejuando no deserto durante quarenta dias e quarenta noites. Por outro lado, São Paulo em seus escritos para os cristãos de Corinto, ele lembra quando recebeu 40 chibatadas por judeus. (2Cor. 11,26)

Na Bíblia, o número 40, com o seu significado preciso religioso é usado muitas vezes: Abraão implora a Deus para salvar Sodoma se iria encontrar pelo menos 40 pessoas justas (mas tinha caído para menos de 10 no final), e quando salvo de Esaú ele tinha 40 vacas oferecer em sacrifício. No Egito, José levou 40 dias para embalsamar o corpo de seu pai, e saiu do Egito, Moisés estava no Monte Sinai por 40 dias e 40 noites, e quando o tabernáculo foi construído levou 40 bases de prata para se sustentar. Os exploradores da terra de Canaã para chegar à Terra Prometida:  levou 40 dias, mas em troca eles tinham 40 anos de punição. Juiz Abdon teve 40 filhos, eo filisteu perseverou por 40 dias, de acordo com Samuel (1 Sam. 17,14).

Até mesmo o grande profeta Elias permaneceu no Monte Horebe por 40 dias e 40 noites e Jonas pregou o arrependimento para os habitantes de Nínive, por 40 dias. Portanto realmente emprestou 40 dias (40 noites) de verdadeira penitência interior, o jejum, não é apenas uma postura física, mas a experiência espiritual.


 Rembrandt van Rijn - " Simeão Maravilhado" 1631 Haia


The Presentation of Jesus at the Temple  Venetto

O Cristo Menino, apresentado a nós como nosso Sumo Sacerdote, apresenta-nos, por sua vez, ao Pai. É justo que o símbolo do Menino Cristo deve ser a chama viva que coroa as nossas velas. Esta criança tem um coração de fogo, e então o profeta diz: "Mas quem suportará o dia da Sua vinda, e quem poderá subsistir quando Ele aparecer? Para Ele é como o fogo do ourives ... e Ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e prata, até que sejam apresentadas como as ofertas adequadas ao Senhor "(Malaquias 3:2-3).


Presentation of Jesus at the Temple Phillipe de Champaign  1648


Hoje é o Dia Mundial da Vida Consagrada. Considere as imagens que a liturgia nos propõe: uma chama que arde, consumindo a cera ,uma criança com o olhar abrangente do "Ancião dos Dias" (Dn 7:13); uma criança que já está Sacerdote e Vítima.





Salve, ó Virgem, Mãe de Deus, cheia de graça,
pois de ti nasceu o Sol de Justiça, o Cristo, nosso Deus,
iluminando os que estão nas trevas.
Alegra-te, ó justo ancião,
ao receber em teus braços o libertador das nossas almas,
que nos dá a Ressurreição.
Tropário (1º tom)


Presentaion of Jesus at the Temple  Luis de  Morales 16th

 Hoje é o Dia Mundial da Vida Consagrada. A identificação com Cristo, a Vítima

Um consagrado na vida monástica é uma vela consumida na chama de amor. Uma consagrada só tem olhos para o olhar de Cristo, revelando um coração que é todo fogo. Uma consagrada é apresentada e entregue ao Cristo Sacerdote. Um consagrado é inevitavelmente destinado para o altar do sacrifício, para a identificação com Cristo, a Vítima. A vida monástica não pode ser nada menos do que isso, nem pode ser qualquer coisa mais. É por isso que o Apóstolo diz: "Rogo-vos pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual" (Rm 12:1).


Rembrandt van Rijn Prophhetesse Ana 1625



José de Ribera San Simeón con el Nino Jesus XVII th century Napoles


Fra Filippo Lippi Circoncizione di Christi 1465

 


The Presentaion of Jesus at the Temple cusco's art



 Presentation of Jesus in the Temple  Francesco Bassano


Presentation of Jesus in the Temple Caravaggio
Virando-se para São José, o que vemos? José compartilha o silêncio de Maria. O silêncio é a expressão da sua comunhão no amor terno e casto, um amor que está pronto para o sacrifício. José ouve com Maria. São José é o primeiro a entrar profundamente no silêncio da Virgem. É sua maneira de amá-la. É sua maneira de confiar em suas palavras.



O velho sacerdote canta
 
São Simeão representa o sacerdócio antigo desaparecendo na luz de Cristo, o nosso "sumo sacerdote misericordioso e fiel diante de Deus" (Hb 2:17). Simeão é o velho sacerdote apontando para o novo. Ele fala, ele canta o seu louvor, ele profere a profecia.  Simeão tem uma relação especial com o Espírito Santo. Três vezes em muitos versos São Lucas destaca a sinergia mística de Simeão e do Espírito Santo: "O Espírito Santo estava sobre ele ..." (Lc 2:25): "Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo .. ..; (Lc 2:26): "Ele veio no Espírito foi ao templo"; (Lc 2:27) No Espírito Santo, Simeão contempla o rosto do Menino Cristo, no Espírito Santo, ele levanta a sua voz na profecia e em ação de graças. Em tudo isso Simeão mostra-nos os traços característicos do sacerdócio novo chamado para servir no Espírito Santo.



Rembrandt van Rijn  Simeão Maravilhado Nationalmuseum Estocolmo

Simeão é sinceramente feliz que ele, como um homem velho que está prestes a morrer, pode ter futuro Messias em seus braços. Os pais da criança tinham levado seu filho ao templo para tê-lo abençoado e para trazer sacrifícios. O Espírito Santo levou Simeão no templo.
O assunto deve ter fascinado Rembrandt, porque ele fez pelo menos duas pinturas e desenhos diversos sobre o assunto. Nesta pintura se concentra totalmente a emoção de Simeão e deixa de fora quase todas as outras figuras. Também não existe referência ao local de ação. Isso pode muito bem ter sido a última pintura de Rembrandt. Verificou-se inacabada em sua oficina no dia seguinte que ele morreu. A mulher no fundo foi provavelmente adicionada posteriormente por outra pessoa. Alguns pensam que ela é Maria, outros dizem que ela deve ser a profetisa Anna.
 





"Os meus olhos viram a Vossa salvação que preparaste ante a face das nações."


Fra Angelico Presentation of Jesus at the Temple  1442

Naquela hora também a profetisa chamada Ana, de idade avançada chegou e se pôs a louvar  Deus e a falar do menino a todos que esperavam a libertação em Jerusalém.


Anna da Face de Deus
 
Finalmente, há Anna, a profetisa, Ana, filha de Fanuel, cujo nome significa "Face de Deus". A viúva Anna fez  do templo a sua casa. Permanecendo dia e noite em adoração, ela emerge dos recessos do templo apenas para dar graças a Deus e falar da Criança. Atraída  para a luz do rosto de Cristo, ela não pode deixar de louvar e publicar imediatamente a boa notícia "a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém" (Lc 2:38).
Anna do rosto de modelo de Deus da vocação de cada mulher consagrada, chamada para ser ao mesmo tempo totalmente contemplativa e totalmente apostólica. Encontro da velha com o Cristo Menino energiza e rejuvenesce-la. De alguma forma, Anna é o primeiro apóstolo enviado pelo Espírito Santo. Antes de Maria Madalena e antes dos 12 apóstolos, Anna anuncia Cristo. Ela é obrigada a falar, mas faz isso em um "silêncio adorando." Ela aparece no templo para publicar a chegada tão esperada de Misericórdia, e em seus olhos brilha a luz do Seu rosto. Misericórdia na carne foi passada como uma chama viva dos braços de Maria e José para os braços de Simeão e, então, sem dúvida, no abraço da santa Anna. "Recebemos sua misericórdia, ó Deus, no meio de seu templo" (Sl 47:10).





A pintura (1488) do Bartolomeo di Giovanni e foi levada para o Hospital dos Inocentes, em Florença. O altar de seis lados, no centro da composição aponta para o sacrifício do sexto dia da cruz. Não é fogo que arde sobre o altar,é n um sinal do Espírito Santo. O gesto do Bem-Aventurada Virgem Maria, indica que ela está oferecendo o Cristo infantil e participar de seu sacrifício. Gesto de Simeão é de aceitação, ele é uma imagem do Pai Eterno. São José mantém as rolas em sua capa, José foi escolhido por Deus para o véu de mistério. Anna, entrando a pintura na extrema esquerda, mantém a vela acesa da sua fé e esperança, ela testemunha a chegada no templo do sacerdote há muito aguardado e a  Vítima, a consolação de Israel.


Presentation of Jesus at the Temple Hans Holbein



 Circumcisión  Garofallo Louvre



A circuncisão era comum entre os semitas. Em Israel, a circuncisão tornou-se, para toda criança do sexo masculino, sinal de pertença ao povo de Deus.
Todo primogênito pertencia de direito a Deus. Por ocasião da circuncisão, o primogênito era resgatado mediante o sacrifício de um animal.
Por ocasião da circuncisão da criança, também era feita a purificação da mãe, por meio do sacrifício de um pombo e um cordeiro. No caso de pobres, o cordeiro era substituído por outro pombo.



The Circumcisión  Luca Signoreli


JESUS É A LUZ  

Vamos, irmãos! Vede o círio que hoje arde entre as mãos de Simeão! Vinde buscar nele a luz, vinde acender nele as vossas velas, quero dizer, as lâmpadas que o Senhor quer ver entre as vossas mãos (Lc 12, 35). «Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes» (Sl 33, 6). Não tanto por levardes círios nas mãos como por serdes vós mesmos círios que brilham por dentro e por fora, para vosso bem e para o dos outros: … Jesus iluminará a vossa fé, fará brilhar o vosso exemplo, inspirar-vos-á uma palavra de bem, tornará ardente a vossa oração, purificará a vossa intenção…
E para ti que possuis interiormente tantas lâmpadas acesas, quando se extinguir a chama desta vida, brilhará a luz da vida que não se extingue. Aparecerá para ti, no ocaso, o esplendor do meio-dia. No momento em que julgues extinguir-te, erguer-te-ás como a estrela da manhã (Jb 11, 17) e as trevas brilharão como a luz em pleno dia (Is 38, 10). Já não haverá sol durante o dia nem a luz da lua te iluminará, mas o Senhor será a tua luz eterna (Is 60,19), porque a lâmpada da nova Jerusalém é o Cordeiro (Ap 21, 23), a Ele a bênção e a glória pelos séculos dos séculos! Amém.
B. Guerrico de Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense
1º Sermão para a Purificação, 5-5 (SC 166, p. 313s) 
http://www.ecclesia.com.br/sinaxe/apresentacao_do_senhor.html



The Circumscision  of Jesus at the Temple Francisco Zurbarán Grenoble


Candelária é a Festa da Purificação de Maria, celebrada pela Igreja e pelos fiéis em 2 de fevereiro, simultaneamente, com a apresentação de Jesus no templo que não poderia ocorrer antes dos 40 dias se passaram, que é o tempo exigida pela lei judaica para a purificação de um que recentemente deu à luz um macho.


ortodox icon


A Festa da Purificação e da Apresentação do Senhor no Templo é também conhecida como a «Festa da Candelária», devido à procissão de velas que é realizada neste dia, principalmente na Igreja de Jerusalém e nas de tradição eslava. Este rito das velas tem origem nas palavras de Simeão referindo-se ao Menino, «Luz que brilhará sobre todas as nações, e glória do teu povo, Israel.»

Na religiosidade popular festeja-se neste dia Nossa Senhora das Candeias - uma das dezenas invocações de Maria, Mãe do Senhor. Como no dia da festa da Apresentação do Senhor se fazia em Roma uma procissão com candeias, ou lâmpadas de azeita, ficou conhecida como Procissão das Candeias. 
A Festa é celebrada no mundo inteiro no dia 2 de fevereiro.
Os fiéis levam as velas abençoadas para casa e as acendem nos dias de perigo - tempestades fortes, ao lado da cama do agonizante e ao lado do defunto. 
 As velas simbolizam a Luz do Cristo - há uma grande sabedoria e compaixão da Igreja nesta Liturgia.




Mais antiga imagem da Apresentação do Senhor  Menologion of Basil Biblioteca de Vaticano






Ilustração dos Salmos  Suécia Sweden







Fra Angelico The Circumcision 1450











As velas abençoadas nesta Festa Litúrgica  representam :
"JESUS É A LUZ DO MUNDO"  



Vela recorda que Cristo é a luz da vida terrena do crente na estrada. Nele temos um real conhecimento dos valores e sentido da vida. Desde os tempos antigos, os cristãos são considerados a luz como um símbolo de alegria, a vida, santidade e presença de Deus, um símbolo de oração, um diálogo com o Senhor.


coptic icon




coptic icon




"Senhor que os nossos olhos vejam a Vossa salvação!"



Bretons Praying by Pascal Adolphe Bouvert




Nossa Senhora de Candelária Filipinas



Oração Sainte Anne d'Auray Wiliam  Adolphe Bouguereau


A Candelária (ou Candelaia) deriva do latim tardio "candelorum" ou "candelaram", ou seja a bênção das velas.
A bênção das velas, então como agora, é um momento significativo na grande procissão chamado Cerorum luminibus coruscans (ou "brilhando através das velas e luzes"), e é capaz de gerar no coração dos participantes um forte sentido de comunhão com a mãe de Jesus. 

Estátua da Virgem de Socavón  em Oruro, na Bolívia
 Com 45 metros, a "Virgen del Socavón" "Nossa Senhora da Candelária" torna-se o monumento mais alto da América do Sul sete metros mais alta que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro,

 Atinge a altura de 3. 845; estátua  é projetada para suportar até terremotos.

Her er hun, den 45 meter høje statue af jomfru Maria, som blev indviet den 1. februar 2013 i Oruro, Bolivia. foto: JAVIER MAMANI/Scanpix Denmark

A imagem é consagrada à Nossa Senhora da Candelária padroeira de Oruro
inaugurada dia 1 de fevereiro 2013


The Purification of the Virgin Francesco Barbieri  ilGuercino 1654



"Beauty... is not mere decoration, but rather an essential element of the liturgical action, since it is an attribute of God Himself and His revelation."
(Pope Benedict XVI, Sacramentum Caritatis, 35)





A oferta solene de velas ao Papa é feito por muitas cidades italianas, como em Trapani, onde as representações populares lembram a purificação de Maria, e as pessoas trazem velas, lanternas e tochas para as suas janelas, como costumava acontecer em Nápoles. As velas bentas são mantidas em casa pelos fiéis e são acesas para apaziguar a ira de Deus, durante tempestades violentas, na espera de uma pessoa ausente que não retorna ou é mantida afastada em grave perigo, ao assistir a um moribundo, ou sempre que você sentir a necessidade de invocar o auxílio divino.

"Vamos oferecer a Deus o culto aceitável, com reverência e temor, pois o nosso Deus é um fogo consumidor"
 Hebreus 12:28-29).

Marcelha França   Procissão de Luz  no dia 2 de fevereiro


Sweden
A vela acesa é um símbolo de luz.

the Candlemass celebration


Fra Angélico Apresentação de Jesus no Templo 1433-34 Cortona


"Adorna tua casa,ó Sião,
receba o teu Rei,Cristo Jesus!" 





a primeiras luzes da primavera acordando, ainda na neve,
pequenos lírios
Este é um momento de transição entre o inverno / escuro / fim
 e primavera / luz / nascimento: 
a passagem é celebrada através da purificação e preparação para a nova temporada.








Referências: