sábado, 16 de fevereiro de 2013

Tentação de Jesus no Deserto- Temptation of Christ



Zin Valley in the Negev Desert of Israel

A cena da tentação de nosso Senhor geralmente é suposto ter sido a montanha de Quarantania (qv), "um alto e íngreme parede de rocha, 1200 ou 1500 pés acima da planície oeste da Jordânia, perto de Jericó.


 Mateus 4:1-11 – “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo."
Após o Batismo, Jesus é guiado pelo Espírito Santo ao Deserto, onde fora tentado por Satanás. Vivia entre os animais selvagens e os anjos o serviam.

Para Jesus, o deserto foi o lugar em que encontrou o Tentador e foi testado. Para os israelitas, o deserto foi o lugar de provação também. Os resultados eram totalmente opostos. Jesus derrotou Satanás em tudo. No caso dos israelitas, todos eles passaram pelo mar e participavam da alimentação providenciada por Deus no deserto; porém, "Deus não se agradou da maioria deles; por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto" (1 Coríntios 10:5). É uma lição forte, porque 603.550 homens saíram do Egito, mas apenas dois deles entraram na terra prometida! No deserto onde 99,99% dos israelitas fracassaram, Jesus venceu. Qual era a diferença? Jesus confiou no Senhor e na Palavra.

Quando Jesus foi levado para o deserto, Ele já estava preparado para enfrentar o diabo, Jesus estava cheio do Espírito Santo de Deus. E o próprio Espírito, nos leva para sermos provados, na hora que estamos preparados.





 Wilderness of Judea




" E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome."
O deserto era na tradição profética do Antigo Testamento, o lugar ideal do encontro do homem com Deus (cf. Dt 32,10; Os 2,16) ou no imaginário judaico, o lugar da "prova".  O deserto é situação humana e cenário de prova, mais do que lugar geográfico e faz parte da paisagem da Quaresma.



Ivan Nikolaevich Kramskoy Christ in the Wilderness 1872 Tretyakov Gall. Moscow



Ivan Nikolaevich Kramskoy (1837–1887)
Christ in the Wilderness, 1872.
Oil on canvas.
State Tretyakov Gallery, Moscow



Um debate acalorado sempre acompanha  o “Cristo  no Deserto“de Kramskoy.
Ao amanhecer, em um deserto pedregoso, um exausto Cristo ligeiramente curvado agachado sobre uma rocha, suas mãos vigorosamente  firmemente juntas, presas em oração. Seus olhos inchados olham fixamente para o chão na frente dele. Exteriormente, este peregrino-em-deserto-tem um olhar levemente selvagem . Seu cabelo é despenteado, barba fina desgastada. Suas roupas surradas, uma túnica cor de vinho com capa azul, parecem já desbotadas e desgastadas. A forma sombria de Cristo, mas ao mesmo tempo como uma presença brilhante, sentada de costas para o nascer do sol. Esta figura  parece fossilizada, como uma pedra na paisagem. Um frio, luz, manhã rosada, acompanhados por faixas azuis pálidos de nuvem, aparecem no horizonte.
O jovem escritor Vsevolod Garshin observava na figura de Cristo uma compostura interior: ". A expressão de enorme força moral, o ódio do mal, e uma determinação radical para declarar-lhe guerra"
O artista sublinhou repetidamente o impulso que o levou a pintar “Cristo no Deserto.:  “Tinha diante de mim a imagem  continuamente por cinco anos. Tive que pintá-lo, a fim de se livrar dele. Durante o trabalho sobre a pintura, pensei, orei, e sofri muito. " Kramskoy confessou a seu amigo, o pintor de paisagens Fedor Vasiliev, que ele repetidamente se perguntava se ele estava capaz de representar Cristo. "Eu talvez tenha cometido um sacrilégio, mas eu não podia não pintar ajudar, mas pintar-lhe  mas posso dizer que eu o pintei com sangue e lágrimas ".









Cristo no Deserto  Moretto di Brescia   16e  Metropolitan Museum of Art New York


Por experiência sabemos que tentação, é uma prova, um momento de risco no qual podemos ser vitoriosos ou derrotados. Se põe à prova nossa adesão a Deus. Por isso, a tentação se nos apresenta como certo sofrimento, como um tempo ou estado de combate ou luta espiritual.



O diabo é limitado por Deus, somente serás tentado naquilo que és capacitado, para ser testado.


 " Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."



Juan de Flandes The Temptation of Christ   1500 National Gallery of Art USA


The Temptation of Christ  Fra Angelico 1450

Jerusalém Greg Olsen

"Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."
A tentação é o momento de luta pelo Amado e nos oferece uma ocasião para manifestar o amor. O homem e a mulher têm a oportunidade de expressar sua condição de criatura diante do Criador e demonstrar sua adesão incondicional a Deus acima dos sofrimentos, se submetendo humildemente à sua vontade.


o pecado da gula
Primeira Tentação: dos prazeres sensuais ou dos sentidos




Atrás de cada um deles há pais que trabalham até em três empregos para garantirem a boa alimentação e posição social desses jovens. No entanto a alma deles está faminta da Palavra de Deus e sedenta da Graça  de Deus . Famintos ,sedentos e desesperados !!!! Não só de paõ viverá o homem...

A sabedoria e a fé dos pobres e humildes nos diz: "Pouco com Deus é muito!!"



Apesar de ter sido criado em beleza e perfeição, Satanás, o anjo de Deus mais elevado na hierarquia angelical, caiu em pecado e arrastou consigo um terço dos outros anjos (Ap 12.4,9).


A Cobra do deserto de Israel

The Temptation of Christ     1350 Naples


The Temptation of Christ


"Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus."


Franz von Stuch  Lucifer
Na tradição judaica, o livro de Enoch, onde se relata a queda dos anjos que rejeitam o paraíso e as ordens de Deus, é também o relato de uma guerra no céu. A rebelião é levada a cabo por vários líderes, dentre eles o príncipe Satanael que acaba por se transformar na personificação da essência de todo o mal.


Bonifácio  Veronese  Saint Michel Vanquishing the Devil  Venice


Arcanjo Michael  Pietro Perugino 1499 London

St. Michel Arcanjo           Luca Giordani 1663  Berlin



"Him the Almighty Power Hurl'd headlong from the ethereal sky 
John Martin18-19th century


The Fall of the Rebel Angels Les Tres Riches Heures du Duc de Berry
A Queda dos Anjos Rebeldes


The Fall of Satan and his Angels   Gustave Doré

O diabo tentou fazer Jesus duvidar de Deus,

Satan tried  to Tempt Jesus  James Tissot



Sandro Botticcelli  Scenes from the Life of Christ Capella Sistina Vatican 



Sandro Botticcelli  Scenes from the Life of Christ Capella Sistina Vatican (detail)



Sandro Botticelli Satan falling off the Cliff Detail of The Scenes from the Life of Christ Capella Sistina Vatican



"Não tentarás o Senhor, teu Deus."
Segunda Tentação: da glória ou triunfo terreno
   

A vida é o nosso maior troféu; maior dádiva do nosso bondoso Deus; um grande milagre. Colocar -a em risco é uma grande ingratidão.


Mas, na verdade, o que o diabo queria é que Cristo, sendo Deus, lhe obedecesse e o adorasse. 

"Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares."


Satanás é um ser real e literal e suas mentiras e armadilhas devem ser evitadas através da retidão.

Cristo no Deserto  Vasily Surikov 1892

Ary Scheffer  The Temptation of Christ   1854


Duccio di Buoninsegna Temptation of Christ on the Mount  1308-11New York
Gustave Dore  Jesus is Tempted by satan in the Wilderness

Tentação de Cristo Catedral de Salamanca Espanha


The Landscape with Temptation of Christ (detail) Joos de Momper 17e



Terceira Tentação:da posse e de muitas riquezas


Nephates Gustav Doré



O Carnaval é uma amostra caricaturada das riquezas que o tentador nos possa oferecer.
















Quem sucumbe nesta tentação  - coração endurece e os olhos são vedados para apreciar e admirar as maravilhosas obras de Deus.

Isaías: " Cegou-lhes os olhos  e endureceu-lhes o coração, do modo que não vêem com seus olhos, nem compreendem com seu coração, nem se convertem para que eu os cure".



"Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto."


pintura medieval unknown master





pintura da idade média

Satanás é totalmente previsível. Ele tem usado a mesma estratégia e os velhos truques desde a criação. Todas as tentações seguem um padrão idêntico, e é por isso que Paulo declara: “Somos bem familiarizados com seus esquemas malignos” (II Cor.2:11).
 Ele se rebelou contra Deus e disse  "Não servirei!"  veja em que se transformou esse belíssimo querubim!



The Temptation of Christ Tintoretto 1581



Gustave Doré   1866
Satanás e um anjo caído, da ordem dos Querubins, como descrito no texto Bíblico do Livro de Ezequiel, no capítulo 28. Como tal era portador de asas, mas estas haviam perdido as características de beleza e agora eram negras e desprovidas de plumagem, assemelhando-se às asas negras do morcego, criatura noctívaga e sinistra que povoava os pesadelos dos fiéis.

Temptation of Christ  San Marcos

Temptation of Christ orthodox icon



Christ's Temptation  Montreal

Denying Satan  Carl Heinrich Bloch

Com isto, o deixou o diabo,

"Bem-aventurados os que são tentados! É quando o diabo vê que uma alma está tendendo à união com Deus que ele redobra seus esforços." 

 (São João Maria Vianney)

 

Christ in the Wilderness sorrounded by Angels Charles de la Fosse  1680-90


Cristo servido pelos Anjos no Deserto   Lodovico Carracci 1608 Berlim  

e eis que vieram anjos e o serviram.”

Thomas Cole  Angels Ministering to Christ in the Wilderness  1843


Le Christ servu par deux Anges Montin 1673 Florence




Charles le Brumm  Christ in the Desert served by Angels  1653


Christ in the Desert served by Angels Jean Baptiste de Champaigne


Jesus mergulha na nossa natureza, corre os nossos riscos e por nós e conosco é tentado. Logo, é preciso em nossas fraquezas, limitações e quedas pensar que Jesus viveu e sofreu tudo por todos, todas estas nossas mesmas tribulações. Aí já vemos o sentido expiatório de toda a vida de Jesus, que sofreu tentação não somente no deserto, mas em todo o seu caminho. Vejamos o que nos explica a carta aos Hebreus 2,18 que nos diz:
“De fato, por ter Ele mesmo suportado tribulações, 
está em condição de vir em auxílio dos que são atribulados.”




The Sheep and The Wolf







"Não tenhais medo; 
estarei com vocês até o final dos tempos."









Quaresma








Referências: