domingo, 6 de janeiro de 2013

TEOFANIA - BATISMO DE JESUS




Bacchiacca -  Maria, Isabel St.John and Jesus 1530 oil on wood 

O profeta João Batista, primo de Jesus,somente 6 mêses mais velho do que Jesus, veio ao  mundo para preparar os caminhos para a vinda do Messias, foi ele quem batizava as pessoas para a vinda de Cristo (Mc 1, 2s). 


 Raffaelo Sanzio St. John the Baptist  1518


Além disso, o menino cresceu em regiões desérticas, diz o Evangelho, ele provavelmente foi criado na comunidade dos essênios, especificamente separados da sociedade, sem muito contato com o mundo exterior, na seita dos essênios. No ponto em que João começou seu ministério profético, é bem possível que os dois primos não tiveram contato direto.   João teria ouvido falar de Jesus, mas ele não o teria conhecido pessoalmente . A identidade de Jesus teria sido revelado a ele pelo Espírito Santo, para que ele  conhecesse sua verdadeira identidade, então, João imediatamente teria começado a dar testemunho dele: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! (Jo 1:29).
Desde que João era uma pessoa muito carismática, muitos pensaram, que ele era o Messias. Então ele teve que esclarecer as coisas de imediato, para explicar que ele não era a própria luz, mas veio para dar testemunho da luz (Jo 1:8). 
Nas belas palavras do Evangelho, João proclama:" Ele deve crescer e eu diminuir" (Jo 3:30).
Fr. Cassiano Folsom, O.S.B

Saint John the Baptist as a Child 



Filippo Lippi St.John taking leave of his Parents
 
João já na adolescência fez votos de nazireu.
Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres. Estas exigências particulares parecem traduzir os seguintes princípios: manter-se mentalmente são ("abster-se de vinho e de bebida fermentada") e em sujeição a Deus (simbolizado pelo não cortar o cabelo) e manter-se cerimonialmente puro (não tocar em cadáveres).
Foram os mesmos votos que tinham sido administrados aos seus ilustres predecessores, Sansão e o profeta Samuel.Um nazarita vitalício era visto como uma personalidade santificada e sagrada.
Os judeus encaravam um nazireu quase com o mesmo respeito e a veneração dedicada ao sumo sacerdote, e isso não era de se estranhar já que os nazaritas de consagração vitalícia eram as únicas pessoas, além dos altos sacerdotes, a quem era sempre permitido entrar no local " Santo dos santos" de um templo.

John Everett Millais Infância de Jesus
 Jesus nesse tempo aprendia ofício de carpinteiro na oficina do seu pai José. 
 

 
     "O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele." Lucas 2;40

Georges de  la Tour            Musée du Louvre
Jesus nesse tempo aprendia ofício de carpinteiro na oficina do seu pai José. 
   Ao atingir a maturidade, João se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência  para cumprir sua missão.
Antigamente quando viajava um rei ou governador, era costume de enviar antecipadamemnte um mensageiro que anunciava:" O rei está chegando - preparai lhe o caminho." 


St. John the Baptist  Andrea del Sarto  1523 Gall. Palatina Florence

                                                                                       
 Jacoppo del Sellaio  Saint John the Baptist  1480 National Gallery of Art Washington

 Jacoppo del Sellaio  Saint John the Baptist  1485  Museum of Fine Arts Budapest


 Girolamo da Santacroce Saint John the Baptist 1500 Museum of Fine Arts Budapest

 Preparação de São João Batista ortodox icon

Preparai os caminhos do Senhor.» Irmãos, os caminhos do Senhor que nos pedem que preparemos preparam-se percorrendo-os, e é preparando-os que os percorremos. Mesmo que já tenhais progredido muito no caminho, tendes ainda assim de o preparar, a fim de que, do ponto aonde chegastes, avanceis sempre mais. E assim, a cada passo que dais, o Senhor cujo caminho preparais vem ao vosso encontro, sempre novo, sempre maior. É, pois, com razão que o justo reza dizendo: «Instruí-me, Senhor, nos Vossos mandamentos, e os guardarei com fidelidade» (Sl 118, 33). Talvez se lhe tenha chamado «caminho eterno» porque, se é verdade que a Providência previu o caminho de cada um e lhe fixou um termo, também é certo que a bondade daquele para o Qual avançais não tem limites. É por isso que, ao chegar, o viajante sábio e decidido pensa que está apenas no princípio (Fil 3, 13); esquecendo o que tem atrás de si, dirá todos os dias: «Hoje começo». [...]
Comentário ao Evangelho do dia feito por Beato Guerric d'Igny
(c. 1080-1157), abade cisterciense
I Sermão para o Advento (Trad. Cf Bouchet, Leccionário, p. 36 e Brésard, 2000 anos B, p. 20)


João Batista era um mensageiro da vinda do Messias.
Através de uma vida extremamente coerente, não cessava jamais de chamar os homens à conversão, advertindo: " Arrependei-vos e convertei-vos, pois o reino de Deus está próximo".
João passou a ser conhecido como profeta. Alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal por meio de imersão dos fiéis na água,- batismo nas águas  para simbolizar uma mudança interior de vida. Portanto  foi chamado João Batista.
João pregava:“Ide e dizei aos vossos senhores que vós escutastes a ‘voz de alguém que grita no deserto’, como anunciou o profeta ao dizer: ‘preparai o caminho do Senhor, fazei uma estrada plana e reta até o nosso Deus. 

 Baptist´s Sermon   Pieter Breuegel  1566
Cada vale deverá ser preenchido, cada monte e colina deverão ser cortados; o chão acidentado deverá tornar-se plano, enquanto os locais encrespados devem tornar-se um vale plano; e toda a carne verá a salvação de Deus’ “.

Caravaggio - São João Batista 


Barbieri Giovanni Francesco   St.John the Baptist


Domenico Ghirlandaio Preaching of St John the Baptist (detail)


Saint John the Baptist Francesco Solimena




Fra Angelico  St.João Batista



João Batista Pregando perto do rio Jordão século 15  Belgica

Nicolas Poussin  St.John Baptist Batizes the People 1635  Louvre




St.John the  Baptist




São João Batista  Valentin de Boulogne 1630

“Depois de mim virá um que é maior do que eu, de cuja sandália não sou digno de afrouxar e desatar as correias. Eu vos batizo com água, mas ele irá batizá-los com o Espírito Santo.

Leonardo da Vinci  São João  Batista    1513-16   Musée de   Louvre Paris

Saint John the Baptist in the Desert José de Ribera

Alivise Vivarini Sant John the Baptist

São João Batista com os Fariseus  Murillo

St.John Baptist

St.John Baptist

"[...]Estamos a ir a reboque de um mundo que se evade; esquecemos os tempos que aí vêm. Estamos ávidos de atualidade, mas não temos em consideração o julgamento que se aproxima. Não acorremos ao encontro do Senhor que chega. [...]
Convertamo-nos irmãos, convertamo-nos depressa. [...] O Senhor, pelo fato de tardar, de ainda esperar, revela o Seu desejo de nos ver voltar para Ele, o desejo de que não pereçamos. Na Sua grande bondade, dirige-nos sempre estas palavras: «Não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim na sua conversão, de maneira que ele tenha a vida» (Ez 33,11). Convertamo-nos, irmãos; não tenhamos medo de o tempo estar a acabar. O tempo do Autor do tempo não pode ser encurtado. A prova disso é aquele malfeitor do Evangelho que, na cruz e na hora da sua morte, escamoteou o perdão, se apoderou da vida e, ladrão do paraíso com arrombamento, conseguiu penetrar no Reino (Lc 23,43)."
 São Pedro Crisólogo
(c. 406-450), Bispo de Ravena, Doutor da Igreja
Sermão 167; CCL 248, 1025; PL 52, 636


São João Batista   G. Battista Piazzeta 1740  Staat Museen Berlin

St. John  the Baptist   Geertgen  1490-95  Berlin

E com a sua pá na mão irá cuidadosamente limpar esse chão das ervas daninhas; ele recolherá o trigo no seu celeiro, mas o refugo ele o queimará com o fogo do julgamento”.
                                              
Hieronymus Bosch São João no Deserto St.John the Baptist in the Wilderness

 Alexandre Ivanov The Appearance of Christ before the People  1837-57  Tretiakov Gallerie Moscow

«Naqueles dias, apareceu João, o Baptista, a pregar no deserto da Judeia. Dizia: 'Convertei-vos, porque está próximo o Reino do Céu'» (Mt 3,1-2). «Convertei-vos.» Porque não diz: «Rejubilai»? «Rejubilai antes porque as realidades humanas dão lugar às realidades divinas, as terrestres às celestiais, as temporais às eternas, o mal ao bem, a incerteza à segurança, a tristeza à felicidade, as realidades perecíveis às que permanecerão para sempre. O Reino dos céus está muito próximo. Convertei-vos.» Que a tua conduta de convertido seja evidente. Tu que preferiste o humano ao divino, que quiseste ser escravo do mundo em vez de vencedor do mundo com o Senhor do mundo, converte-te. Tu que fugiste da liberdade que as virtudes conferem porque quiseste sofrer o jugo do pecado, converte-te; converte-te verdadeiramente, tu que, por medo de possuir a Vida, te entregaste à morte. 
 São Pedro Crisólogo
(c. 406-450), Bispo de Ravena, doutor da Igreja - Sermão 167; CCL 248, 1025, PL 52, 636


Jesus Cristo e São João Batista    Bartolomeu Esteban Murillo


O segredo da felicidade, a chave para abrir as portas do céu e temos recebido essa chave que sabe o segredo. Agora é a nossa vez de pegar esta chave e usá-la: 
"Cristo deve cresça e que eu diminua".


João era a luz, Jesus é o sol.
Batista era a voz, Cristo era a Palavra.


The Baptism of Christ    Bacchiacca  1520  Viena

"Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto ao rio Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu." [Mateus 3:13-15].

The Baptism of Christ  Murillo    1655  Berlin

Mateus 3;4-6 " A veste de João era feita de pêlos de camelo e ele usava um cinto de couro à cintura; o seu alimento era gafanhoto e mel silvestre."


The Baptism of Christ  Gerard Davi  1500  Bruges

Então Jerusalém, toda a Judéia e toda a região do Jordão saíram à sua procura e, confessando os seus pecados eram por ele batizados no rio Jordão."

Batismo de Cristo 1600 Priv.Coll

Francesco Albani Batismo de Cristo

"Naquele tempo, veio Jesus de Nazaré, da Galiléia
e foi batizado, por João, no Jordão."

The Baptism of Christ   Juan Fernandes de Navarrete  1568   Prado Madrid
 
No momento em que saia da água, viu os céus abertos
e descer o Espírito, sobre ele, em forma de pomba.
E ouviu-se dos céus uma voz:
«Tu és o meu Filho muito amado;
em Ti ponho a minha afeição.» (Is 9, 11)


The Baptism of Christ   Joaquim Patenier    Kunsthist. MuseumVienna

João feliz, mas tremendo,
 mergulha em rio profundo 
aquele que lavaria no sangue a culpa do mundo.


The Baptism of Christ ortodox icon

Di Paolo The Baptism of Christ Oxford

rio Jordão

orthodox icon

São Gregório
O Taumaturgo (c. 213-c. 270), Bispo - Homilias sobre a sagrada Teofania, 4; PG 10, 1181

«Não sou digno de me inclinar para Lhe desatar
as correias das sandálias»

[«Então veio Jesus da Galileia ter com João ao Jordão para ser baptizado por ele. João opunha-se, dizendo: 'Eu é que tenho necessidade de ser baptizado por Ti'» (Mt 3,13-14)]. Na Tua presença, Senhor Jesus, não posso calar-me, porque sou a voz, a voz que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor. Sou eu que tenho necessidade de ser baptizado por Ti e Tu vens a mim? [...] Tu que eras no princípio, Tu que estavas em Deus e eras Deus (Jo 1,1); Tu que és o resplendor da glória do Pai e a imagem da Sua substância (Heb 1,); Tu que, quando estavas no mundo, vieste aonde já estavas; Tu que Te fizeste carne a habitaste entre nós (Jo 1,14; 14,23), e que tomaste a condição de servo (Fil 2,7); Tu que uniste a terra e o céu pelo Teu santo nome - és Tu que vens a mim? Tu que és grande, ao pobre que eu sou? O Rei ao precursor, o Senhor ao servo? [...]
Conheço o abismo que separa a terra do Criador. Sei que diferença há entre o pó da terra e Aquele que o modelou (Gn 2,7). Sei quão longe está de mim o Teu sol de justiça, de mim que sou apenas a lâmpada da Tua graça (Mal 3,20; Jo 5,35). E, embora Te encontres revestido pela nuvem puríssima do Teu corpo, reconheço a minha condição de servo e proclamo a Tua magnificência. «Não sou digno de me inclinar para Lhe desatar as correias das sandálias.» Como ousaria então tocar o alto imaculado da Tua cabeça? Como ousaria estender a mão para Ti, que «estendeste os céus como um pavilhão» e que «estendeste a terra sobre as águas» (Sl 103,2; 135,6)? [...] Que oração farei sobre Ti, que até as preces daqueles que Te ignoram acolhes?

Andrei Rublev  Batismo do Senhor  1405 Catedral da Annunciação  Moscou




“Baptismo de Jesus”, de Jan Brueghel, o Velho, Deutsche Barockgaleri, Augsburg.




The Baptism of Christ Paolo Veronese

 Santo Agostinho

Bispo de Hipona (Norte de África), Doutor da Igreja - (354-430)
Sermões sobre o Evangelho de João, n°14, 1-3

«Pois esta é a minha alegria! E tornou-se completa!
Ele é que deve crescer, e eu diminuir»
João afirmou aquilo que ouvistes quando lhe vieram dizer, para suscitar o seu ciúme, que Jesus fazia muitos discípulos. Dizem-lhe os amigos, como se ele tivesse inveja: «Ele está a ficar com mais discípulos do que tu». Mas João reconheceu Quem Ele era; e por isso mereceu estar unido a Cristo, pois não ousou ficar com o que era de Cristo. E disse: «Um homem não pode tomar nada como próprio se isso não lhe for dado do Céu.» [...] A alegria de João não vem de si mesmo. Aquele que quer encontrar em si mesmo a causa da sua alegria estará sempre triste; mas aquele que quer encontrar a sua alegria em Deus estará sempre alegre, porque Deus é eterno. Queres ter uma alegria eterna? Junta-te Àquele que é eterno. Foi o que fez João.
É a voz do esposo que alegra o amigo do esposo, e não a sua própria voz; ele está de pé e escuta. [...] «Esta é a minha alegria! E tornou-se completa. Tenho a minha própria graça, não desejo mais nada com medo de perder o que recebi.» Que alegria é esta? «Ele fica encantado ao ouvir a voz do esposo.» Que os homens compreendam que não devem alegar-se com a sua própria sabedoria mas com a que receberam de Deus. Que não procurem outra coisa pois assim não perderão o que encontraram. [...] João reconheceu que recebeu tudo; disse que sentiu alegria com a voz do esposo, e acrescentou: «A minha alegria é agora perfeita.»




The Baptism of Christ copta icon

Annibale Carracci  The Baptism of Christ  St. Gregorio Bologne

The Baptism of Christ

Jesus Cristo é batizado e o mundo é renovado.


The Baptism of Christ Giovanni Mastelleta










Jesus beeing baptizes by John the Baptist  copta icon sec II-VII Egito


Baptism of Christ  Francesco Albani 1600


[...]Sobre esta flor que brota subitamente do tronco e da raiz de Jessé através da Virgem Maria, vai repousar o Espírito do Senhor, pois «n'Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade» (Col 2,9). Não de um modo fragmentado como nos outros santos, mas [...] segundo o que se lê no evangelho de Mateus: «Aqui está o Meu servo, que escolhi, o Meu amado em Quem pus todo o Meu enlevo. Derramarei sobre Ele o Meu espírito e Ele anunciará a verdadeira fé às nações» (Mt 12,18; Is 42,1). Aplicamos esta profecia ao Salvador, sobre Quem o Espírito do Senhor veio repousar, o que significa que estabeleceu n'Ele a Sua morada eterna. [...] Como testemunha João Baptista, desce para ficar sobre Ele sem cessar: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas Quem me enviou a baptizar com água é que me disse: 'Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo'». [...] Este Espírito chama-se «Espírito de sabedoria e entendimento, Espírito de conselho e de fortaleza, Espírito de ciência e de temor do Senhor» (Is 11,2). [...] Ele é a única e mesma fonte de todos os dons.
 São Jerónimo
(347-420), presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja - Sobre Isaías, cap. 11


Batismo de Jesus Veroquio  Galeria Uffizi



Baptism armenian easternTurkey monastery st. George 1435 Turkey




Batismo de Jesus  Tintoreto

Baptism of Christ  Fra Angelico 1441

Hermann Corrodi The Baptism of Christ

Cozzarelli Guidoccio  The Baptist of Christ 1486

Andrea Verrocchio The Baptism of Christ by St.John Baptist 1474


Batismo do Cristo Jesus Mariotto di Nardo


Quando Jesus apareceu em sua glória em nosso meio, santificou todas as fontes e as águas do universo.

 The Batism of Christ  Alessandro Allori


The Baptism of Christ  Tintoretto


ORTHODOX ICON


St.John the Baptist Pointing to Christ  Murillo 



The Baptism of Christ Joachim Patimier

The Baptism of Christ Jean Bapt. Camille Corot


  The Baptism of Christ   Paolo Veronesse



The Baptism of Christ    Perugino


The Baptism of Christ  Guido Reni

"Vinde buscar água das fontes do Senhor e Salvador!
Pois o Cristo nosso Deus, santificou todas as coisas."


Jesus,  pede o batismo ao  perplexo João Batista, entrando na fila, em humilde solidariedade com os pecadores,que somos todos nós. 

Bellini    The Baptism of Christ       1500 Vicenza
A  instituição  do Batismo será confirmada pelo próprio Cristo quando Ele diz a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino dos céus”, (Jo 3,5). E ordenou aos seus Apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16, 15-16).




The Baptism of Christ  Cima de Conegliano  1493-94 San Giovanni in Bragora Venice


O Batismo de João não era um Sacramento. Jesus ao santificar as águas do rio Jordão com sua presença e a voz do Pai se faz ouvir: “Este é o meu Filho amado, em quem pus minhas complacências”(Mt 3, 17), e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba, é que fica instituído o Batismo. (Presença da Santíssima Trindade).

O céu se abre no momento do Batismo de Jesus e a todos nós, que significa o começo de um novo tempo.


"Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra".


É no batismo que recebemos a luz da vida.

The Baptism of Christ  Giotto di Bondone  1304-06

The Baptism of Christ  Giotto di Bondone  1304-06


Ao sermos batizados, recebemos a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração, preenchendo o vazio espiritual do pecado original. Junto com a graça santificante, recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração.





The Baptism of Christ  Jan van Scorel. 1530  Oil on panel, 121 x 157 cm Frans Halsmuseum, Haarlem




O Batismo é o sacramento da comunhão de todos no Cristo. É isso que nos diz São Paulo: "Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferenças entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo" (Gl 3, 27-28)



"Grande és Tu, Senhor e admiráveis são as tuas obras,
e não há palavras que possam expressar tuas maravilhas.

The Baptism and Tentation of Christ  Paolo Veronesse  1580 Pinacoteca di Brera Milan

"Nas águas é lavado o celestial Cordeiro; o que não tem pecado nos lava primeiro."


Batismo de Cristo  Pietro Perugino 1481-83 Capela Sistina Vaticano

 Esta pintura é o afresco visto pela primeira vez a partir da esquerda para a direita na parede norte na Capela Sistina. Pietro Perugino trabalhou com Bernardino Di Betto nesta fresco, e este último se acredita ter executado a paisagem. Se você olhar atentamente para o afresco, você pode ver que há duas cenas sendo retratado. Na direita é uma cena de João Batista pregando e à esquerda é a circuncisão de filho de Moisés. A razão que esta pintura é considerada trinitária é porque ele contém os três elementos que compõem a Trindade: o Pai, o Filho eo Espírito Santo.

Capela Sistina Vaticano



G.B.Caracciolo  Battesimo di Cristo 1610



The Baptism of Christ Donducci Giovanni -Andrea Musée des Beaux-Arts


Juan de Flandes The Batism of Christ  1496


Quando, recolhido em oração depois do baptismo, sai da água, abrem-se os céus. É o momento esperado pela multidão dos profetas: «Se rasgásseis os céus e descêsseis!», tinha invocado Isaías (64, 1). Neste momento, parecia sugerir São Lucas, esse pedido é satisfeito. De facto, «o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu»; ouviram-se palavras nunca anteriormente pronunciadas: «Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o Meu agrado». [...] O Pai, o Filho e o Espírito Santo descem entre os homens e revelam-nos o Seu amor que salva.
Comentário ao Evangelho do dia feito por Papa Bento XVI Homilia de 10/01/2010 (trad. © Libreria Editrice Vaticana)


The Baptism of Christ  Paris Bordone XVIe

Sem Santo Batismo não há Caminho


The Batism of Christ Ghirlandaio 1486-90


Piero della Francesca (ca.1422-1492)
Baptism of Christ
1448-50
Tempera on panel, 167 x 116 cm
National Gallery, London



Piero della Francesca (ca.1422-1492)
Baptism of Christ detail
1448-50
Tempera on panel, 167 x 116 cm
National Gallery, London



O arcebispo de Westminster, cardeal Cormac Murphy-O'Connor, diz que “o Batismo de Cristo”, pintado na década de 1440 por Piero della Francesca, deveria  ser exibido em um contexto religioso tal como ex.: a Catedral de Westminster.
 Cardeal disse: "Eu gostaria de ver esta pintura retirada das paredes da Galeria Nacional e colocada em uma igreja católica em Londres, porque é um erro tratá-la como uma obra de arte: é uma obra de fé e piedade, uma expressão da vida da Igreja e um caminho para a oração ". 
O cardeal está correto. Arte religiosa é um ramo distinto de arte. Ela sempre foi diferente da arte secular.  Ignorar o aspecto religioso da arte religiosa  prejudica o artista e sua obra.
Originalmenteo quadro foi pintado para a capela de São João Batista na abadia camaldulense (hoje catedral) da cidade natal de Piero, Borgo Sansepolcro. A cidade, visível na distância para a esquerda de Cristo, pode ser Borgo Sansepolcro.
A obra é  pintada no álamo e é tão delicada que nunca é emprestada. Deve ser mantida em condições muito controladas ao contrário, ele seria destruída.Os custos de manutenção e segurança seriam astronômicos. No momento a obra  é mantida em condições que permitam muitas pessoas a se aproximar  à esta grande obra de arte para admirá-la e, talvez, a ser inspiradas por ela.
É de se perguntar por quantas pessoas seria a obra vista, se fosse mantida a uma certa distância de um altar e também até que ponto seria  oportuno uso de cópias nas igrejas.


The Baptism of Christ Master of Bartholomew altar  1500

"As águas, ó prodígio, já ficam cor d'aurora,
não deixam mais vestígio, pois jorram vinho agora."





The Baptism of Christ  Nicolas Poussin


The Baptism of Christ  16th cent. Pinacoteca Vatican  russian icon


The Baptism of Christ  Domenico Ghirlandaio  1473

"Porque, pela tua vontade,
chamastes todas as coisas do nada à existência
pelo teu poder, sustentas a Criação
e por tua providência governas o mundo."


Cordeiro de Deus
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1,29-34
Naquele tempo João viu Jesus aproximar-se dele e disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel'. E João deu testemunho, dizendo: 'Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: `Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!'


StainedGlass St.John Ashfield
"Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo 



Pietro Longhi Batismo
Batismo Coter

Masaccio  São Pedro batizando os Neófitos 1425 Florence



"A todos aqueles que receberam o Batismo, 
deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus" 
 Jo1,12

orthodox baptism in África


 Detail of ceiling mosaic,depicting the Batism of Crist sorrounded by apostles


Ceiling with mosaic of the Batism of Crist.


Teofania – Revelação da Santíssima Trindade


          
O Pai, o Filho e Espírito Santo são três revelações ao mundo durante o batismo de Jesus; o Pai e o Espírito se revelam em relação ao amor que os une ao Filho. Eis aqui o que há mais profundo e mais íntimo em mistério de Jesus.
Por mais grande que seja o ministério redentor de Cristo a favor dos homens, a vida íntima do Filho com o Pai e o Espírito é uma realidade maior ainda.
Jesus nos é verdadeiramente manifestado quando podemos ouvir a voz do Pai: “Aqui está meu Filho amado” ... e ver descendo do céu pomba  que representa o Espírito Santo sobre a cabeça do Salvador.


Batistério São João  mosaicos na cúpula séc.XIII  Florença Itália



Ao ser batizado, Jesus ingressa em nova época em Sua vida; dá início ao Seu Ministério Público. Não há registro algum, de que Ele tivesse curado ou pregado antes desse período. Estava em Nazaré, esperando a hora marcada. Assim como o batismo que Ele mesmo instituiria, marca a separação entre a velha e nova vida (o batismo cristão), o batismo que lhe ministrou João, assinalou-lhe o término da vida particular e o início do Seu Ministério Público.


 Após o seu batismo, Jesus foi levado para o deserto por Deus, onde jejuou durante quarenta dias e quarenta noites sofrendo as tentações.






Yahshua Ha' Mashiach (Jesus the Christ)!






      Referências:
    http://www.christusrex.org/
Liturgia da Horas; antífonas