domingo, 20 de janeiro de 2013

Santa Inês - virgem e mártir


A Igreja venera hoje uma santa muito conhecida e amada: Santa Inês, Saint Agnes,Svatá Anežka



Ela é, sem dúvida, a mais famosa de todas as virgens e mártires dos primeiros tempos do cristianismo. Viveu por volta de 304-306. Sua lembrança e seu culto nunca foram interrompidos.




Santa Ines Carlo Dolci  séc.XVII


Agnes significa, em grego, casta; e em latim, ovelha. 
Talvez por isto na arte litúrgica da Igreja ela é representada sempre segurando uma ovelha




Francisco de Zurbarán  Santa Inês

  Entre as heroínas da Igreja primitiva, que derramaram o sangue em testemunho da fé é Santa Inês aquela a que os Santos Doutores da Igreja tecem os maiores elogios. São Jerônimo, em referência a esta santa, escreve: “Todos os povos são unânimes em louvar Santa Inês, porque vencendo a fraqueza da idade e o tirano, coroou a virgindade com a morte do martírio”. De modo semelhante se exprimem Santo Ambrósio e Santo Agostinho. Com Maria Santíssima e Santa Tecla, Santa Inês é invocada para obter-se a virtude da pureza.



Giovanni Battistta Morone Santa Agnes Mártir

Virgem e mártir do século III e de família nobre e rica. Segundo a tradição a medida que crescia se tornava uma linda donzela de sedutora beleza. Seus cabelos vermelhos e longos acendiam os desejos dos jovens romanos.

mosaico romano

"Hoje é natal de Santa Inês, virgem a Cristo dedicada,que hoje ao céu entrega o espírito,no próprio sangue consagrada."Oração das Horas -Hino


   Santa Inês Domenichino  1620 Royal Collection Windsor

Logo que soube avaliar a excelência da pureza virginal, ofereceu-a a Deus, num santo voto. A riqueza, formosura e nobre origem de Inês fizeram com que diversos jovens, de famílias importantes de Roma a pedissem em casamento. A todos  Inês respondia que seu coração já pertencia a um esposo invisível a olhos humanos.


Behind Alter Church of Saint Agnes New York

"Já contemplo Aquele a quem tanto eu buscava; já possuo aquele que há tempo esperava."


            Detail of St.Agnes Fra Angelico

As declarações de amizade e afeto dos pretendentes seguiu-se a denúncia, que arrastou a donzela ao tribunal, para defender-se contra a acusação de ser cristã.



Santa Agnes

A maneira por que o juiz a tratou para conseguir que abandonasse a religião, obedeceu ao programa costumeiro em tais ocasiões: elogios, desculpas, galanteios e promessas. Experimentada a ineficácia destes recursos, entravam em cena, imposições, ameaças, insultos, brutalidades. O juiz fez a Inês saborear todos os recursos da força inquisitorial da justiça romana.

Saint Agnes  mosaico romano 

Inês não se perturbou. Mesmo quando lhe mostraram os instrumentos de tortura, cujo simples aspecto era bastante para causar espanto ao homem mais forte, Inês os olhou com indiferença e desprezo.


Saint Agnes

Arrastada com bruteza ao lugar  onde se achavam imagens de deuses e intimada a queimar incenso, a donzela levantou as mãos puríssimas ao céu, para fazer o sinal da cruz.










Saint Agnes  Luis Kostner

No auge do furor, vendo baldados todos os esforços e posta a ridículo sua autoridade, o juiz teve uma inspiração diabólica: de mandar a donzela a uma casa de pecado. Inês respondeu-lhe: “Jesus Cristo vela sobre a pureza de sua esposa e não permitirá que lh’a  roubem.


Onorio Marinari Saint'Agnes

Ele é meu defensor e abrigo. Podes derramar o meu sangue. Nunca, porém, conseguirás profanar o meu corpo, que é consagrado a Jesus Cristo”.Nem mesmo tais ameaças intimidaram Inês, e ela com coragem e determinação declarou: “Jesus Cristo vela sobre a vida e a pureza de sua esposa e não permitirá que lha roubem. Ele é o meu defensor e abrigo. Podes derramar o meu sangue, nunca, porém, conseguiras profanar o meu corpo, que é consagrado a Cristo”.


Bernardo Daddi Saint'Agnes

A ordem do juiz foi executada e daí a pouco Inês se achava no lugar da prostituição.O bordel ficava debaixo do arco onde é hoje a Praça Navona. O arco forma a cripta da Igreja de Santa Agnes em Agone.  
Dos diversos rapazes que lá estavam, só um teve o atrevimento de aproximar-se de Inês, com malignos intuitos. No momento, porém, em que ia estender a mão contra ela, caiu por terra , como fulminado por um raio. Os companheiros, tomados por um grande pavor, tiraram o corpo do infeliz e levaram-no para outro lugar. Não estava morto, como todos supuseram no primeiro momento, mas aos olhos faltou-lhes a luz. Inês rezou sobre ele e a cegueira desapareceu.


Saint'Agnes

Ninguém ousou tocar em nossa jovem, pois todos que dela se aproximavam saíam extasiados com seu olhar divinal.


Saint Agnes Pacceco de Rosa

"O Senhor a sustenta com a luz de sua face. 
Quem a pode abalar? Deus está junto a ela." 

The Martyrdom of Saint Agnes Gilliam Forchond London

Colocada para ser desmembrada por cavalos, os seus punhos eram muito pequeninos e não havia grilhões de ferros para ela.


 Saint Agnes on the Pyre Guercino

Diz a tradição que foi aceso uma fogueira para ela ser queimada, e quando colocada na pira ela orou e o fogo milagrosamente se extinguiu.


Saint'Agnes of Rome

Tentaram amarrá-la com correntes mas estas escorregavam em seu corpo ou simplesmente arrebentavam.


Saint'Agnes of Rome

  O juiz, profundamente humilhado com esta inesperada vitória da Santa, deu ordem para que fosse decapitada.
 

Joseph Desirée Court of the Martyrdom of Saint Agnes 1864 Musée des Beaux Arts Rouen

Finalmente foi decapitada com espada. Por causa da influência de sua família, seu corpo não foi atirado no rio (como era costume) e foi enterrado no cemitério da família. Hoje forma a catacumba de Santa Inês ao lado da igreja dedicada a ela, na Via Nomentana


Saint'Agnes

                                      Ao ouvir esta sentença, a alma de Inês encheu-se de júbilo. Maior não podia ser a satisfação e a alegria da jovem noiva, ao ver aproximar-se o dia das núpcias, que o prazer que Inês experimentou, quando ouviu dos lábios do juiz o convite para as núpcias eternas com Jesus Cristo, seu celeste esposo. 

Sta Agnes in prision


De Ribera Santa Agnes 1641


O  algoz tinha recebido ordem para, antes de executar a sentença de morte, convidar a Inês para prestar obediência à intimação do juiz. Feito pela última vez Inês com firmeza o rejeitou. Ajoelhando-se, inclinou a cabeça, ao que parecia para prestar a Deus a última adoração aqui na terra, quando a espada do algoz lhe deu o golpe de morte. Os circunstantes, vendo este triste e ao mesmo tempo grandioso espetáculo, soluçavam alto.


St.Agnes - She was led to Altar of Minerva 

No início quiseram diálogo, depois foi presa, torturada e arrastada para adorar um ídolo, além de ser jogada numa zona de prostituição.


"Devendo aos deuses icensar, diz sem nenhuma hesitação:
Virgens a Cristo consagradas lâmpadas tais não portarão.

Porque tal chama apaga a luz, tal fogo a fé extinguirá.
Feri-me, e o sangue derramado o seu braseiro apagará."

Oração das Horas   Hino

Santa Inês Juan Vicente Masip(1475-1550) Prado


Santa Inês ( detail) Juan Vicente Masip(1475-1550) Prado




Francesco del Cairo  The Death of Sta Agnes  1635  Gall. Sabauda Turin

Conta a história que, por vingança, ela foi condenada à fogueira. E o povo acrescenta que o fogo não tocou nem mesmo os seus longos e belos cabelos. Decidiram então os algozes decepar-lhe a cabeça. Só então ela morreu. Ou melhor, não morreu, mas passou definitivamente para a verdadeira Vida, com Cristo, no Reino do Pai.


Saint Agnes de Roma

A castidade deve ser sempre encarada como uma opção de vida; a opção por um amor maior e mais abrangente, um amor sem limites e sem fronteiras!


Milagre de Santa Agnes Tintoretto 1577 Veneza

Vários milagres foram reportados em sua tumba e creditados à sua intercessão, e sua fama se espalhou rapidamente.

 

               Admirável em Santa Inês é a fidelidade com que
 guardou o voto de castidade.

                                                         Saint Agnes Johann von Schraudolph XIX e

                Santa Inês é padroeira das Filhas de Maria, por causa da sua pureza angelical. 


 Mestre Teodorik  Svatá Anezka Rímská  1360-65  Narodni Galerie Praha

 Os jardineiros também a veneram como padroeira, por ser o modelo perfeito da pureza, como Maria Santíssima, que é chamada “hortus conclusus”, horto fechado.



"Nem ameaças, nem carícias conseguiram abalar esta Virgem do Senhor."


Sta Agnes Virgin and Martyr

Santa Agnes Ambrosio Bergognone 1495  Milan
“Quando tiveres feito algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo;  porque o Senhor teu Deus te pedirá conta dele e se te demorares, ser-te-á  imputado  o pecado”. (Deut. 23,  21). “Se fizeste algum voto a Deus, trata de cumpri-lo logo; porque é desgraçada a promessa infiel e imprudente; mas cumpre tudo o que tiveres prometido. Muito melhor é não fazer voto algum, do que  depois de o fazer, não cumprir o prometido”. (Ecl. 5).


St Agnes flanked by St Blaise and St.Anthony 15th century poss. Bruges The  British  Library London




Santa Inês defendeu heroicamente a virtude da pureza e Deus protegeu-a visivelmente. O impuro experimentará a ira de Deus. Sirva este aviso para afastar-te da impureza.


                
   Preferiu a morte ao pecado. Se queres conservar a virtude da pureza, fecha os ouvidos às vozes acariciadoras do mundo e foge das ocasiões. 

 Saint Agnes Lorenzo di Niccolo di Martino XVe


Onde estaria Santa Inês, se não tivesse heroicamente resistido à tentação?
Ela  preferiu a morte ao pecado.

                                      
Santa Inês completou o martírio aos 21 de janeiro de 304 ou 305. tendo apenas a idade de 13 anos. No tempo do imperador Constantino foi construída em Roma uma Igreja dedicada à gloriosa mártir.



No dia de sua festa, 21 de janeiro, todos os anos, os cônegos de São João do Latrão, que servem na Basílica de Santa Inês, fora dos muros, oferecem ao Papa dois cordeiros, para que depois de benzidos, sejam tosquiados e com a lã sejam confeccionados os pálios dos arcebispos.

Pallium é a palavra latina para um tradicional manto romano feito de lã. Este é um adereço que somente o papa pode conceder e significa a jurisdição de um arcebispo metropolitano, além de uma comunhão especial que o receptor partilha com o papa e a Igreja de Roma. A mais antiga referência ao Pallium procede do reinado do papa Marcos (336 d.c.), que conferiu o Pallium ao bispo de Ostia.
O Pallium continua sendo feito de lã. De fato, os cordeiros são presentes dos monges trapistas. A lã é então dada às freiras do Convento de Santa Agnes que tecem e transformam a lã nos pallia (A palavra latina para cordeiro é “agnus” e este tem sido um trocadinho associado com Santa Agnes). A ligação com ovelhas lembra “Cristo, o bom pastor” que carrega as ovelhas dispersas sobre seus ombros. Similarmente,  o pallium é uma advertência aos arcebispos de que eles também devem ser bons pastores sempre atentos às ovelhas desgarradas. Ele os chamou a carregar as ovelhas em seus ombros.
 
Por fim, os pallia confeccionados são postos sobre as relíquias de São Pedro no Vaticano. Portanto, cada pallium é uma relíquia em terceiro grau de São Pedro. 
Então o arcebispo, quando veste o pallium está usando uma relíquia de São Pedro!
Assim, o pallium tem um duplo simbolismo. Primeiro siginifica que o arcebispo carrega as ovelhas sobre os seus ombros. 
Segundo, significa sua união com o sucessor de São Pedro, o bispo de Roma.


 Rey de Reyes  Elena Storni


When the Pope was invested with the pallium it was prayed: 
"Praise the Lord, who chose you as herdsman of the whole church and embraces you with the white stole of your office. May you act under its briliance for many years of your earthly life and enter his celestial realm vested in the stole of immortality once He calls you."






Tradicionalmente, os cordeiros são benzidos na festa de Santa Inês.
dia 21 de janeiro

Saint Agnes Deschwanden

" Qu'il est doux et fort, Ô Agnès, l'amour de Jésus votre Epoux ! Comme il s'empare des cœurs innocents, pour les transformer en cœurs intrépides

"Alegrai-vos comigo, porque recebi na assembleia dos santos um trono de glória."


Saint Agnes  Alonso Cano 1638 Gemäldegall.Berlin


O sweet Saint Agnes, I earnestly implore thy compassion and commend myself to thy prayers. O noble virgin, thou didst despise all earthly things and prefer the love of Christ to the glory of the world. Death was welcome to thee, and the holy angels were waiting for thy soul to convey it into the joys of Paradise, where, adorned with the martyr's palm, thou didst arrive at the nuptials of the heavenly Spouse. I too seek Him; deign to intercede for me that He may grant me health of mind and body, restrain the temptations of the devil, extinguish the desires of the flesh, give me time for true repentance and amendment of life, grant me the remission of all my sins, together with grace to make a good end and a happy death. Amen.
 by Thomas a Kempis

Santa Inês rogai pela Graça da União entre os Arcebispos e o Papa.




Para Santa Inês: