quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O "Santíssimo Nome de Jesus" é uma oração completa!





"Ó Senhor, nosso Deus, como é grande Vosso nome por todo o universo"  
Salmo 8



O Gesù, em Roma é a Igreja mãe da Companhia de Jesus, em Roma. Seu nome oficial é a Chiesa del Gesù di Santissimo Nome all'Argentina (a Igreja do Santíssimo Nome de Jesus).

"Em tudo seja glorificado o nome do Senhor, que ama com infinito amor o povo que escolheu. Suba até Ele a nossa oração!"





 
O monograma de Cristo (IHS) é o centro do trabalho. É o emblema da Ordem dos Jesuítas. Foi dada a ordem de seu fundador, Santo Inácio de Loyola.A ordem dos jesuítas difundira a Christograma em toda a Europa e o resto do mundo.






"Non nobis Domine non nobis sed nomini tuo da gloriam" (Psalmi 113,9)
 "Não a nós, Senhor, não a nós, ao Vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade."


Iglesia del Gesù, Roma. 

 "Vossa lembrança e Vosso nome, o Senhor,
 são o desejo e a saudade de nossa alma!"

Chiesa del Gesú Rome Igreja do Sagrado Nome de Jesus

Os formosos pavimentos de muitas igrejas antigas foram "feitos para os joelhos dos fiéis" como um "tapete perene de pedras" para a oração e a humildade; um tapete de pedra sobre o qual podemos nos prostrar ou ajoelhar diante do esplendor da epifania divina" Mons. Agostini
O Gesù, em Roma é a Igreja mãe da Companhia de Jesus, em Roma. Seu nome oficial é a Chiesa del Gesù di Santissimo Nome all'Argentina (a Igreja do Santíssimo Nome de Jesus)
A maior parte da obra na Igreja é Gaulli `s afresco obra-prima, o" Triunfo do Nome Sagrado de Jesus "(também conhecido como o culto, adoração, ou Triunfo do Santo Nome de Jesus) 

"Quero ofertar-Vos meu sacrifício de coração e com muita alegria: quero louvar, ó Senhor, Vosso nome,
quero cantar Vosso nome que é bom ! "Salmo 53,8


Giovanni Gaulli Chiesa del Gesù Roma 1692-95
 No afresco que ilumina as figuras dos santos e beatos em torno dele. Nas bordas externas na escuridão são condenados e os vícios da vaidade e da Heresia

"O doce nome de Jesus, santo acima de todo nome nos céus e na terra, e ao qual todo joelho, tanto dos homens e dos anjos no céu, na terra e no inferno se dobram.
Você é o caminho do justo, a glória dos santos, a esperança dos necessitados, o bálsamo dos enfermos, o amor do devoto e a consolação dos que sofrem."
 Thomas A. Kempis



"Ei- nos  aqui!  e agradecidos nós queremos Vos louvar e celebrar o Vosso nome glorioso!"

O "Santo Nome de Jesus" é uma oração completa! 


  "Relatos de um peregrino russo"
O livro “Relatos de um peregrino russo” é um clássico da espiritualidade cristã oriental. Foi escrito por um monge russo anônimo, no século XIX. O peregrino russo conta a história de um homem que queria aprender a rezar. Ele ouviu certa vez na Bíblia que deveríamos "orar sem cessar". Ele procurou muitos mestres, e nenhum o satisfez, até que encontrou um monge  que lhe ensinou a “oração de Jesus”, a repetição do nome de Jesus... O homem então começou a repetir o nome de JESUS até que a oração tomou conta de sua mente e de seu coração. Murmurar ou pensar nas palavras: "Senhor Jesus Cristo, tende piedade de mim” é como água em pedra dura, a repetição vai amolecendo o coração do peregrino, “aprofundando- se em sua carne”. Ele repete as palavras 3 mil, 6 mil,12 mil vezes ao dia. E passa por vários estados, do desconforto e preguiça iniciais às primeiras sensações de calor no peito, a purificação vinda pelas lágrimas, o sentimento de união com o mundo, a abertura para a paz, até atingir a experiência do amor divino. Esse homem alcançou a oração contínua, aprendeu a "orar sem cessar". . Ele repetia o nome de Jesus o dia inteiro, e até durante o sono o nome de JESUS estava em seu coração....
"É preciso lembrar-se de Deus em todo tempo, em todo lugar e em todas as coisas.
Se fabricas alguma coisa, deves pensar no Criador de tudo o que existe; se vês a luz do dia, lembra-te Daquele que criou a luz para ti; se olhas o céu, a terra e o mar e tudo o que eles contêm, admira, glorifica Aquele que tudo criou; se te vestes com uma roupa, pensa Naquele de quem a recebeste e lhe agradece, a Ele que provê a tua existência. Em resumo, que todo movimento seja para ti um motivo para celebrar o Senhor: assim rezarás sem cessar e tua alma estará sempre alegre".
"A oração interior incessante é um anseio contínuo do espírito humano por Deus. ....É a própria oração que lhe revela como rezá-la sem cessar; mas leva algum tempo".....
A oração de Jesus, interior e constante, é a invocação contínua e ininterrupta do nome de Jesus com os lábios, o coração, a inteligência, no sentimento da sua presença, em todo lugar, em todo tempo, até durante o sono. Ela é expressa por estas palavras: 'Senhor, Jesus Cristo, tende piedade de mim'"."Todo meu desejo estava fixo sobre uma só coisa: dizer a oração de Jesus e, desde que me consagrei a isto, estive tomado de alegria e de consolo. Era como se meus lábios e minha língua pronunciassem por si mesmas as palavras, sem esforço de minha parte".
"Então senti como um rápido calor em meu coração, e tal amor por Jesus Cristo em meu pensamento, que me imaginei, a mim mesmo, ajoelhando-me a seus pés – Ah se pudesse vê-lo! – abraçando-o, beijando com ternura seus pés e agradecendo-lhe com lagrimas haver me permitido, em sua graça e seu amor, encontrar em seu nome tão grande consolo – a mim sua criatura indigna e pecadora. Em seguida sobreveio em meu coração um calor agradável que se expandiu para todo meu peito".
“Quando rezava, no fundo do meu coração, tudo o que me cercava aparecia sob um aspecto maravilhoso: árvores, ervas, pássaros, terra, água, ar... tudo parecia dizer-me que existem para o homem, que através do Amor de Deus, tudo rezava, tudo cantava a glória do Senhor. Compreendia assim aquilo que a Filocalia chama de consciência, o conhecimento da linguagem da criação, e via como é possível conversar com as criaturas de Deus”.
"Algumas vezes meu coração resplandecia de alegria, parecia leve, pleno de liberdade e de consolo. As vezes eu sentia um amor ardente por Jesus Cristo e por todas as criaturas de Deus... As vezes, invocando o nome de Jesus, estava repleto de felicidade e, depois disto, conhecia o sentido destas palavras: 'O reino de Deus está dentro de vós”.



Kombuskini de pulso


Kyrie Eleison
 Senhor, Jesus Cristo, tende piedade de mim' 
"Em tudo seja glorificado o nome do Senhor, que ama com infinito amor o povo que escolheu!"

Hallelu Yah
Aleluia
Louve seu santo nome! 
HALLELU-YAH 
 Louve a Yah

A fim de adorar uma deidade verdadeiramente (Deus) , algo que devemos saber é o seu nome. Isto tem sido verdade através das eras.



O tetragrama JHVH




"Y-H-W-H" O nome pessoal do Deus de Israel é escrito na bíblia em hebraico com quatro consoantes YHWH (hebraico) que é conhecido como tetragrama
 


Os primeiros registros da comunicação do homem com Seu Criador nós o encontramos no livro de Gênesis (escrito em hebraico), e ele é conhecido por EL. EL é o mais primitivo nome semítico, e sua raiz provavelmente significa "Forte". É encontrado em nomes compostos antigos, nomes próprios tais como Beth-EL = casa de EL; IsraEL = provavelmente soldado de EL; Daniel = EL é meu juiz. O homem veio para conhece-lo como o único que pode responder à oração e que pode livrar, se o homem puder ser obediente à Ele. Com o passar do tempo, o homem conheceu-o como (hebraico) EL-Ohim, "Pleno em Poder", e também EL-Shaddai, que é "EL Todo-Poderoso" (Deus Todo-Poderoso), o Todo-Poderoso Provedor. Então eles descobriram que Ele era o Todo-Poderoso e o Provedor de todas as suas necessidades.

 Vasnetsov  Sacramentum Caritatis

Qual é o seu nome?



Enquanto Moisés estava cuidando das ovelhas no Monte Horebe (Sinai) em Ex 3:1-17, o Todo-Poderoso fala a ele e dá-lhe uma atribuição: liderar os filhos de Israel para fora do Egito até a terra prometida de Canaã. Os versos 11-13 dizem o seguinte: "Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel? E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?"
"E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Isto tem sido sugerido que o original em sua forma completa era algo como Yahweh-Asher-Yahweh, "Ele trouxe à existência tudo o que existe..."
E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração".
Esta pergunta e a resposta a ela tem deixado uma marca perpétua na adoração e no relacionamento do homem com o Seu Criador. O homem tinha conhecido-o como EL, EL-SHADDAI, ELOHIM, etc... Mais aqui o Todo-Poderoso dá seu nome ao homem (vv. 14-15): "E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração".




Em verdade, em verdade  eu vos digo:
 Se pedirdes em meu nome a meu Pai,
dar-vos-á todas as coisas, aleluia.
antífona do Canto evangélico



"Desde o nascer do sol, até ao poente, grande é meu nome entre as nações, em todo lugar se oferece um sacrifício e uma oblação para ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações, diz o Senhor dos exércitos."  Ml1,11

Deposition Lorenzo Lotto  1512


  "Até quando sucederá isso no coração dos profetas que profetizam mentiras, e que só profetizam do engano do seu coração? Os quais cuidam fazer com que o meu povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo, assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal". 
Jr 23:26-27

    Tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei 

(Jo,14,14

 Poderá haver promessa mais fascinante que esta que Jesus nos deixa ao dizer-nos que tudo o que pedirmos ao Pai em seu nome, ele nos concederá?
E no entanto quantas vezes nos esquecemos desta promessa, quantas vezes nos deixamos levar por pedidos sem nexo e sem força, sem a força de um nome.
Pedir a Deus Pai pelo nome de Jesus significa ter presente a pessoa e a vida de Jesus, porque o nome diz a pessoa e diz a vida. E neste caso diz a pessoa que é o Filho de Deus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, partilhando da glória celeste do Pai mas também da condição mortal do homem.
Foi este nome e a sua força que Pedro ofereceu ao paralítico que à porta do templo lhe pedia esmola. Não tendo ouro nem prata, Pedro oferece o nome de Jesus, interpela o poder de Deus pelo nome do Filho, e o paralítico andou, porque ao nome de Jesus todos os joelhos se dobram no céu e na terra, todas as forças se subjugam.
Como deveria ser suave e frequente em nossos lábios o nome de Jesus, para que o Pai nos atendesse por seu Filho e nosso Salvador nas nossas necessidades.


Invoque este nome poderosíssimo!
 
É o mais suave e santo dos nomes. Ele é um símbolo sacratíssimo do Filho de Deus, e sumamente eficaz para atrair sobre nós as graças e favores celestiais. O próprio Nosso Senhor prometeu: "Qualquer coisa que peçais a meu Pai em meu nome, Ele vo-la concederá" (Jo 14,13). Que magnífico convite para repeti-lo sem cessar e com ilimitada confiança!

Esta fé e confiança no nome de Jesus expandiu-se com a própria Igreja e assim vamos encontrá-lo na liturgia primitiva, na celebração dos sacramentos, nos exorcismos e nas recomendações espirituais para o combate contra o maligno e as tentações. É de São João Climâco, século sétimo, este conselho: “quando fores para lugares que temes e te amedrontam não saias mais que armado com a oração; quando chegares ao local, estende as mãos e esmaga os inimigos com o nome de Jesus, pois não há nem na terra nem no céu arma mais forte”.

 Nicolas Poussin  Saints Peter and John Healing the Lame Man 1655

Muitos habitantes de Jerusalém assistiram à cena tão bem narrada nos Atos dos Apóstolos, que o leitor tem a impressão de estar também presente.

Pedro e João subiam ao Templo para rezar. Um coxo de nascença, postado na Porta Formosa, lhes pediu esmola.

- Olha para nós! - disse-lhe o Príncipe dos Apóstolos. - O pobre fitou-os com atenção, perguntando- se quanto iria receber.

- Não tenho prata nem ouro, mas dou-te o que tenho: em nome de Jesus de Nazaré, levanta-te e anda. - Dando um salto, o aleijado pôsse de pé e entrou com eles no Templo, saltando e louvando a Deus. E de tal forma agarrou-se aos dois Apóstolos que em torno destes juntou-se uma multidão estupefata. Ao ver isso, Pedro assim falou:

- Varões israelitas, por que olhais para nós, como se por nosso poder tivéssemos feito andar este homem? O Deus de nossos pais glorificou seu filho Jesus. Mediante a fé em seu nome é que esse mesmo nome deu a cura perfeita a este homem que vós vedes e conheceis.



O nome Jesus Cristo, com o qual a Igreja nascente começou a denominar o Homem-Deus, corresponde à declaração ufana da unidade de Jesus, o Homem Verdadeiro, e Cristo, o Deus Verdadeiro.



Pregar o Evangelho é proclamar o nome de Jesus.





"No Senhor nós esperamos confiantes, porque Ele é nosso auxílio e proteção!
 Por isso o nosso coração se alegra nEle, 
Seu santo nome é a nossa única esperança."

Salmo 32(33),21

 ortodox icon


Ao longo dos anos, especialmente durante o período do Exílio, a pronúncia do nome representado por JHVH foi perdida, porque os judeus temiam até por pronunciar esse nome, poderiam estar violando o terceiro mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão" (Ex. 20:7). A introdução de vogais através dos "sinais massoréticos" ocorreu somente a partir do quinto século DC. Este fato explica porque essa expressão "JHVH" pode ser transliterada tanto por Javé, Iavé ou Jeová.

Em João 17:6 e 26, Jesus orou: “Manifestei teu nome aos homens". Cabe então a pergunta: Que nome Jesus manifestou aos homens? Com certeza não foi o de Jeová, pois Jesus só se referia a Deus pela expressão "Pai", não havendo nunca mencionado o nome "Jeová", durante todo seu ministério, como reportam os Evangelhos.


Jesus omitiu o nome "Jeová" que constava no texto
Na sinagoga de Nazaré (Lc. 4:14 a 21), Jesus tomou o rolo das escrituras e leu Isaias 61:1 e 2, onde o Tetragrama era usado na escrita original, mas Ele propositalmente omitiu o nome "Jeová" que constava no texto.
Sempre que Jesus se referia a Deus, Ele usava a expressão "Pai". Essa é uma prova clara que o ministério de Jesus é ligado ao Pai, mas não a Jeová.



Jesus é o verdadeiro Deus
Jesus é o verdadeiro Deus (1 Jo. 5:20). Ele é “Emanuel” que significa "Deus conosco" (Mt.  1:23).
Quando Filipe lhe pediu para que mostrasse o Pai a ele, Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de haver estado tanto tempo convosco? Quem vê a mim vê o Pai. Como podes dizer - Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim?" (Jo. 14:8 a 10).




Tomé era um judeu e teria observado o primeiro mandamento, não chamando a ninguém "meu Senhor e meu Deus", a não ser Jeová. Quando ele chamou Jesus de "Senhor meu" e "Deus meu" em contravenção ao primeiro mandamento do "Decálogo" do VT, Jesus não o repreendeu, porque sua declaração pública era verdadeira. Por sua vez, se Jesus admitisse que Jeová era o Deus verdadeiro, não permitiria que seu discípulo lhe imputasse uma glória que não fosse dele.
Após sua conversão, Paulo admitiu finalmente que há um só Deus - o Pai, como ele escreveu em 1 Coríntios 8:4 a 6 …"ainda que hajam muitos deuses e muitos senhores, para nós há um só Deus, o Pai".

Em Filipenses 2:9 e 10, lemos que Jesus recebeu um nome acima de todo nome (inclusive o de "Jeová"), para que ao nome de Jesus todo joelho se dobrasse no céu, na terra, ou debaixo da terra.
 “Um dos aspectos mais fundamentais e essenciais da revelação bíblica é o fato de que Deus não fica sem nome: ele tem um nome pessoal, por meio do qual pode e deve ser invocado.” Jesus certamente tinha esse nome em mente quando ensinou seus seguidores a orar: “Nosso Pai nos céus, santificado seja oTeu nome.” — Mateus 6:9.


Cristo Pantocrator

...o ícone estava ali, com o seu rosto sem sorriso que, no entanto, era todo acolhimento, com seus olhos abertos que me fitavam e que, no entanto, olham o interior, “para o Pai”.  Mas isso eu aprenderia em seguida... Naquele momento preciso, eu apenas recebia o “choque da síntese”. Essa síntese não era uma soma de pensamentos, uma nova ideologia, mas “Alguém”, uma “verdade em pessoa”.  Não uma verdade científica, nem filosófica, sequer teológica: uma verdade em presença, um “Eu sou a Verdade”, um “Eu sou verdadeiro”, verdadeiramente Deus, verdadeiramente homem, no interior e no exterior, no início, no fim; eu sou o alpha e o omega.


*Jean- Ives Leloup, padre cristão-ortodoxo e filósofo




É em nome do Divino Salvador que a Igreja reza, cura os enfermos, evangeliza os povos, expulsa os demônios, enfim, realiza sua obra  de salvação das almas.


  "E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o Senhor, o Santo em Israel".
Ezequiel 39:7 
  Este Santo nome deve ter sempre a maior reverência e não ser usado de forma banal ou em conversas comuns.
-

O nome Jesus vem do grego Iesous, que foi derivado do aramaico, Yeshu. Isso significa "Javé é salvação".
Novamente, os nomes em hebraico tem significado, e seu maravilhoso nome significa algo. "Ele salvará o seu povo dos seus pecados"... Yeshua (YEH-O-SHUA), significando "Salvação de Yah" ou "Yah é salvação", O nome não era único, mesmo em tempos bíblicos, e hoje é comum em língua árabe Oriente e em países de língua espanhola. Desde os tempos apostólicos o nome tem sido tratado com o maior respeito, a honra é devida ao nome que representa Nosso Senhor, Ele mesmo.

"O Nome de Jesus", será em seu ouvido alegria, na tua boca o mel, e em seu coração melodia,:  Se você pronuncia o nome "Jesus" continuamente, ele limpa o seu pecado,  acende o seu coração,  esclarece a sua alma,  remove raiva. Ele cura as feridas com amor e caridade,  Ele persegue o diabo, e liberta do pavor e de todos os vícios e fantasmas. Ele abre o céu, e torna um homem contemplativo.
Em cada geração, o Espírito Santo sussurra o nome adorável de Jesus às Igrejas, inspirando novas expressões  que permanecem inalterada de idade em idade, a confissão de São Pedro nos Atos dos Apóstolos: "Não há salvação em nenhum outro, pois não há debaixo do céu outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos "(Atos 4:12).Richard Rolle, um místico do século XIV

Francesco Trevasane  Joseph's Dream  1690 O Sonho de José


Mt 1:21, que foi escrito em hebraico: "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".

"Ensinai-me os Vossos caminhos, e na Vossa verdade andarei;meu coração orientai para Vós:que respeite, Senhor, Vosso Nome!"Salmo 85,11



Sonho de São José  Goya

- "Não tomarás o nome do  teu Deus em vão; porque o  Senhor  não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". Ex 20:7
 

"Com alegria bebereis no manacial da salvação, e direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor, invocai Seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é mais sublime."
 



 Danielle Crespi  O sonho de José


"Dou-Vos graças com toda a minha alma, sem cessar louvarei Vosso nome!"
Salmo 85,12 - "Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é SENHOR, e exultai diante dele".
Salmo 68:4




Pintura mural representa 0 Anjo que visita São José  Basílica de la Saint Maison Lorette



Dream of St.Joseph  Luca Giordanno 1700



O nome de Jesus foi dado pelo céu; tanto assim que o Arcanjo Gabriel o confirma em sonho a José:


 Joseph's Dream  Gaetano Gandolfi 1790


The Dream of St.Joseph by Rizi 

“Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. (Mt 1, 20-21). Cabia ao pai dar o nome para o filho no costume judaico.


Todas as orações litúrgicas se concluem com a fórmula «per Dominum nostrum Jesum Christum – por nosso Senhor Jesus Cristo». 

- "O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado".
Salmo 72:17




“OS VOSSOS PECADOS  FORAM PERDOADOS POR CAUSA DO SEU NOME." 1JOÃO,11

"Ó Senhor, por Vosso Nome e Vosso Amor, conservai, renovai a minha vida ! Aleluia."
Salmo 142,11

Sim, o nome é importante aos olhos de Deus, e ele pôs no homem o desejo de identificar pessoas e coisas por meio de nomes. Assim, anjos, pessoas, animais, bem como estrelas e outras coisas inanimadas, têm nome. Seria coerente da parte do Criador de todas essas coisas manter-se anônimo? Claro que não, especialmente em vista das palavras do salmista: “Bendiga toda a carne seu [de Deus] santo nome por tempo indefinido, para todo o sempre.” — Salmo 145:21.

Flagellation of Christ Anonimo alemão séc XVI

"Reconhecido exteriormente como homem, humilhou-se, obedecendo até à morte, até a morte humilhante numa cruz. Por isso Deus o exaltou sobremaneira e deu-lhe o nome mais excelso, mais sublime, e elevado muito acima de outro nome."

"Ao simples ecoar do Vosso nome eterno,
joelhos vão dobrando o céu, a terra, o inferno."

Hino Vésperas tempo de Advento Oração das Horas


Christ Benissant Anonimo XVIIe  



Em cada geração, o Espírito Santo sussurrou o nome adorável de Jesus às Igrejas, inspirando novas expressões; o que permanece inalterado de idade para idade é a confissão de São Pedro nos Atos dos Apóstolos: 
"Não há salvação em nenhum outro, pois não há nenhum outro nome debaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos "(Atos 4:12)


pantocrator  orthodox icon 

432. O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa do seu Filho (14) feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. Ele é o único nome divino que traz a salvação (15) e pode desde agora ser invocado por todos, pois a todos os homens Se uniu pela Encarnação (16), de tal modo que «não existe debaixo do céu outro nome, dado aos homens, pelo qual possamos ser salvos» (Act 4, l2) (17).Fonte: Catecismo da Igreja Católica

Santíssimo Nome de Jesus

... exulte de alegria todo aquele que em Vós de refugia; sob a Vossa proteção se regozijem os que amam vosso nome, aleluia. 

Nós queremos Vos louvar, ó nosso Deus, e celebrar o Vosso nome glorioso. Sl12 

 


Jesus é a luz das almas, a alegria dos corações
 e o tesouro incomparável de quem O ama.
"Ó família das nações, dai ao Senhor, ó nações, 
dai ao Senor poder e glória, dai-lhe a glória devida ao seu nome!"
Salmo 95,7

Tiziano Redeemer  1533 Florence

"Ensinai-me os Vossos caminhos, e na Vossa verdade andarei;
meu coração orientai para Vós: 
que respeite,Senhor, Vosso nome!" 
 Salmo 85,11

 
"Nome amável dos Anjos,
 terrível aos demônios, 
saudável aos pecadores
 e suave aos justos."
 Santo Antonio de Pádua







Mostrai-me o teu rosto, o som tua voz em meus ouvidos, pois a tua voz é doce, e o teu rosto formoso. (Cântico 2:14)

No rosto de Jesus e no Nome de Jesus, temos o que há de mais precioso para nós, para a nossa viagem por este vale de lágrimas. 
Um Deus que está muito próximo

Venha, então, a Nosso Senhor no Sacramento do Seu Amor, e chamá-lo pelo nome. Venha a Ele no sacramento do seu amor, e lá você vai experimentar o esplendor de cura da Sagrada Face, seu rosto humano, formado pelo Espírito Santo no seio virginal de Sua Mãe Imaculada. Um Deus que  revelou a suas criaturas tanto seu nome e seu rosto é um Deus que está muito próximo.

Para conhecer Jesus Cristo e acreditar nEle é a salvação, e é a vida eterna Esta é a vida eterna:. Que se saiba de ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (João 17:3).
  Este conhecimento dele - de seu nome e de seu rosto - vem através da Palavra e dos Sacramentos de Sua Santa Igreja Católica. 

Para os nossos ouvidos e aos nossos lábios, Jesus nos dá o Seu Nome. E para os nossos olhos - para os olhos da alma - Ele nos dá o seu rosto sagrado. Sua Divina Pessoa, assim chamada, e, assim,  na Hóstia Santa, torna-se mais perto de nós do que nunca um deus foi  perto para aqueles que o adoram. 
Jesus Cristo é Deus, e não há outro. Só Ele é Deus com o Pai e o Espírito Santo; a alma que invocar Seu Nome e procura a sua face, já entrou para o mistério da vida divina que circula inefavelmente e eternamente entre os três.

Isto é, em essência, o que Nosso Senhor revelou aos Seus 


Fogo e luz neste mundo
 

O Nome Sagrado e Face Sagrada de Jesus são fogo e luz neste mundo que está se tornando mais frio e mais escuro a cada dia. No fim, a escuridão será para sempre vencida pelo fogo do Seu Nome e pela luz do seu rosto, e então haverá paz em Seu Reino totalmente revelada, e na companhia de seus santos que vão cantar louvores ao seu nome e adorar a Sua face, brilhando mais brilhante do que mil sóis, e este pelos séculos dos séculos. http://vultus.stblogs.org/


"Eu oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor." 
"Aclamemos a Cristo Jesus, esperança daqueles que conhecem o Seu nome e peçamos confiantes: Kyrie, eleison!"

Cristo Salvador o Mundo  Quentin Massys sec 15 Antwerp

"...sempre cantarei o Vosso nome
e cumprirei minhas promessas dia a dia."
Salmo 60,9

Vicente Lopes Portaña Bom Pastor
"Ao nome de Jesus nosso Senhor se dobre reverente todo joelho seja nos céus, seja na terra ou nos abismos."


Correggio Salvator Mundi National Gallery of Art Washington


"Dou vos graças com toda a minha alma, sem cessar louvarei Vosso nome!" 
Salmo 85,12
- "Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; 
louvai aquele que vai montado sobre os céus,
 pois o seu nome é SENHOR, 
e exultai diante dele".Salmo 68:4


"Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos,
porque somente o seu nome é excelso!
A majestade e esplendor de sua glória
ultrapassam em grandeza o céu e a terra."
Salmo 148,13

Christ with Folded Arms Rembrandt van Rijn 1655-67 The Hyde Collection

"Ajudai-nos, nosso  Deus e Salvador, por Vosso nome, perdoai nossos pecados!"


 Os filhos de Israel foram levados ao cativeiro para Babilônia em 606 antes de Cristo, e desde aquela época, o nome santo foi contaminado, profanado e substituído em ambos, nos escritos e na adoração.
Vejamos Ez 36:20-24 - "E, chegando aos gentios para onde foram, profanaram o meu santo nome, porquanto se dizia deles: Estes são o povo do SENHOR, e saíram da sua terra. Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre os gentios para onde foi. Dize portanto à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Não é por respeito a vós que eu faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome, que profanastes entre as nações para onde fostes. E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos. E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra".



Jesus é o nome único do único esposo, é nosso bem, alegria, paraíso, tudo enfim.

A memória do Santíssimo Nome de Jesus é uma devoção que se desenvolveu lentamente ao longo da história da Igreja até ao século XII, atingindo o seu auge no século XV, e que se funda nas próprias palavras de Jesus, no mandamento de pedirmos ao Pai do céu o que necessitamos por intermédio do seu nome.
A leitura da Primeira Carta de São João, da liturgia da Palavra de hoje, dá-nos um exemplo da importância do nome de Jesus e assim podemos ler: “é este o seu mandamento, acreditar no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e amarmo-nos uns aos outros”.
Nos Actos dos Apóstolos encontramos várias situações em que os discípulos actuam fazendo fé no nome de Jesus, fundando a sua ação nesse nome, no mandamento que o Senhor lhes tinha dado de fazerem uso do seu nome. Assim quando Pedro e João são apresentados perante o sinédrio por terem curado um paralítico Pedro defende-se dizendo que o fez em nome de Jesus, nome ao qual se dobram todos os joelhos no céu e na terra.

Il Trionfo del Nome di Gesú  Il Baciaccia  1679
Giovanni Battista Gaulli chamado il Baciccia 1639 - 1709
Il Trionfo del Gesù di Nome / O Triunfo do Nome de Jesus (1679)
Bozzetto
Galleria Spada, Roma


Oh, Nome de Jesus exaltado acima de todo o nome! Oh, gozo dos Anjos! Oh, alegria dos justos! Oh, pavor dos condenados: em Vós está a esperança de qualquer perdão, em Vós, toda a esperança da indulgência, em Vós, toda a expectativa de glória. Oh, Nome dulcíssimo, Vós dais o perdão aos pecadores, renovais os costumes, encheis os corações de doçura divina. Oh, Nome desejável, Nome admirável, Nome venerável, Vós, Nome do Rei Jesus, assim levantais ao mais alto dos Céus os espíritos! Todos os que principam a ter devoção a este Nome, graças a Ele encontram a glória e a salvação, por Jesus Cristo nosso Senhor.
(Homilia de S.Bernardino de Sena, o grande promotor da devoção ao SS. Nome de Jesus)




  
Cada vez que dizemos "Jesus", é um ato de amor perfeito, pois oferecemos a Deus, o amor infinito de Jesus. 
  - "E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo Israel, e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, o Santo em Israel".Ezequiel 39:7


Claudio Monteverdi, Laudate Dominum, 

Psalm 150





"Voltai-vos para mim e sereis salvos,homens todos dos confins de toda a terra!
Porque eu é que sou Deus e não há outro, e isso eu juro por meu nome, por mim mesmo!"




 The Glorification of the Name of Jesus  Anthonis Sallaert
O Santo Nome de Jesus gradualmente enche nossa alma de uma paz e alegria que nunca tivemos antes. 
O nome de Jesus não é somente luz, é também alimento. Não te sentes reconfortado sempre que o recordas? Há alguma coisa que sacie mais o espírito daquele que nele medita? Ou que possa reparar tanto as forças perdidas, fortalecer as virtudes, incrementar os hábitos bons e honestos, fomentar os afetos castos? Todo o alimento é desabrido se não se condimenta com este azeite, insípido se não se tempera com este sal. O que escrevas me saberá a nada se não encontro o nome de Jesus. Se nas tuas controvérsias e dissertações não ressoa o nome de Jesus nada me dizem. Jesus é mel na boca, melodia no ouvido, júbilo no coração.”
No século onze Santo Anselmo dá uma nova entoação ao apelo pelo nome de Jesus


Andrea di Bartolo Jesus Christ Benissant XVIe  
"Sede bendito, nome santo e glorioso!
A Vós louvor, honra e glória eternamente!" 
 


The Triumph of the Name of Jesus
Triunfo do Nome de Jesus, de Giovanni Battista Gaulli Iglesia del Gesù, Roma. 
"Sim, os justos louvarão o Vosso nome, e junto a Vós habitarão os homens retos."
Salmo 139(140),14 
- "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome..."Mt 6:9 
  Bendito e santo era o nome do Senhor, e assim deve continuar!

Deposition  Lorenzo Lotto 1512


Em cada geração, o Espírito Santo sussurrou o nome adorável de Jesus às Igrejas, inspirando novas expressões; o que permanece inalterado de idade para idade é a confissão de São Pedro nos Atos dos Apóstolos:
 "Não há salvação em nenhum outro, pois não há nenhum outro nome debaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."(Atos 4:12).
 

Christo Pantocrator Julian Cumar Monte Athos 

"Agora, pois, ó nosso Deus, eis-nos aqui!
 e agradecidos, nós queremos vos louvar e celebrar o Vosso nome glorioso."

  Chiesa del Gesù (Chiesa del Santissimo Nome di Gesù)


No início da Idade Média a devoção ao Santo Nome foi fixada especificamente para o Nome de Jesus. O Papa Gregório X (1271 - 1276) e do Conselho de Lyons em 1274 iniciou um apelo da Igreja Universal a esta devoção especial. Através das obras do Beato João de Vercelli, o quinto Mestre Geral da Ordem de S. Domingos, os dominicanos começaram a pregar sobre as virtudes do Santo Nome e edificaram altares especiais, onde os fiéis leigos podiam venerar o Santo Nome de Jesus.
 
The Worchip of the Holy Name of Jesus Baciaccia 1679
Giovanni Battista Gaulli chamado il Baciccia 1639 - 1709
Il Trionfo del Gesù di Nome / O Triunfo do Nome de Jesus (1679)
Afresco
A Nave
O Gesù, em Roma
Louvor ao Santo Nome de Jesus
"Glorioso nome, nome gracioso, nome do amor e do poder! Através de vós, os pecados são perdoados, por meio de vocês, os inimigos são derrotados, através de você os doentes estão livres da sua doença, através de você aqueles que sofrem nos ensaios são feitos forte e alegre. Você traz honra para aqueles que acreditam, você ensina que aqueles que pregam, você dá a força para o trabalhador, você sustenta o cansado "
- St. Bernardino de Sena
Devoção formalizada para o Nome Santo é o fruto do trabalho de São Bernardino de Siena, AD 1380-1444, o franciscano que reformou sua Ordem e pregou sermões inflamados em toda a Itália


"Ó Senhor, fazei conosco maravilhas, 
pois santo e poderoso é Vosso nome!"


Adoration of the Name of Jesus Juan de las Roelas 1604-05

"Por amor do Vosso nome, não nos abandoneis para sempre, 
mas lembrai-Vos, Senhor, da Vossa aliança."

  São Bernardino pintou uma tabuleta de madeira especial com o monograma do Nome de Jesus cercado por raios de sol. Durante estes sermões muito populares, ele  realizava a veneração do monograma do nome de Cristo.
Por causa da influência  de São Bernardino, o nome "Jesus" foi adicionado para a oração Ave Maria, e na Festa do Santo Nome foi posteriormente adicionado ao calendário.  A Missa foi escrita por Bernardo dei Busti, e faz uso do bonito hino  do século 12, IESU Dulcis Memoria, que fala de seu nome e foi escrito por St. Bernard de Clairvaux (AD 1090 -1153).  São Bernardino e seu contemporâneo St. João Capistrano popularizaram essa devoção e a tornaram  tão difundida que o monograma do nome de Jesus, ainda hoje, está ao lado da cruz como um símbolo do cristianismo. 

The Adoration of the Name of Lord  Francisco Goya 1772 Saragossa  Nuestra Senora del Pilar
"Desde o nascer do sol, até ao poente, grande é meu nome entre as nações, em todo lugar se oferece um sacrifício e uma oblação para ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações, diz o Senhor dos exércitos."  Ml1,11

No século treze serão as ordens mendicantes, franciscanos e dominicanos a difundirem esta devoção do nome de Jesus, transpondo-a para fora dos muros dos claustros. Depois da celebração do Concilio de Lyon, em 1274, o Papa Gregório X, pedirá numa carta ao Mestre da Ordem frei João de Vercelis, datada de 20 de Setembro desse mesmo ano, ainda antes da publicação do decreto sobre a veneração do nome de Jesus, que os dominicanos dêem execução particular a esse decreto através da veneração do Santíssimo Nome de Jesus em todos os conventos da Ordem.
É desta forma que surgem os altares e capelas dedicadas ao nome de Jesus, as confrarias e irmandades e até algumas práticas rituais, alguns gestos de veneração como a inclinação ao nome de Jesus e a procissão pelo claustro no segundo domingo de cada mês. É também neste espírito e devoção que o beato Henrique Suzo fará gravar sobre o seu coração as letras IHS como sinal de pertença e intima fusão com Aquele cujo nome transporta, fazendo suas as palavras do Cântico dos Cânticos “grava-me como um selo em teu coração”.
Perante estes exemplos e num momento em que a devoção ao nome de Jesus, a fé no seu poder parece insignificante, cabe-nos recuperá-la e usá-la para fazer face aos desafios que cada dia se nos colocam no combate da fé e na fidelidade ao seguimento de Jesus.

"Cantai ao Senhor, bendizei Seu santo nome!"
"Do nascer do sol, até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor!"

Elizabetta Sirani The Head of Christ 

"Vossa lembrança e Vosso nome, ó Senhor, são o desejo e a saudade de nossa alma! Exulte de alegria todo aquele que em Vós se refugia; 
sob a Vossa proteção se regozijem, os que amam Vosso nome!"
 Salmo 5,12



"Dou-vos graças com toda a minha alma, sem cessar louvarei Vosso nome!"
 
- "O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele;
 todas as nações lhe chamarão bem-aventurado".
Salmo 72:17


Heinrick Hoffmann Jesus Christ
"Quero ofertar-Vos o meu sacrifício de coração com muita alegria;
quero louvar, o Senhor, Vosso nome, quero cantar Vosso nome que é bom!
Pois me livrastes de toda angústia e humilhados vi meus inimigos!"Sl53,8



"Louvem o nome do Senhor, louvem-o todos, porque somente o Seu nome é excelso!"
"Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder!
Dai-lhe a glória devida ao Seu nome; adorai-o com santo ornamento!"Salmo 28,1


Sagrado Coração de Jesus sendo Adorado pelos Povos do Mundo Inteiro
Sacred Heart adored by all the people of the Word Musée Magnin Dijon Hyppolite Dominique Holfeld
"Louvai o Senhor, porque é bom
cantai ao Seu nome suave!' Salmo 134,3

"Ouvi - nos, Senhor, para a glória do Vosso nome!"

De acordo com Abba Apollo, um pai deserto que viveu cerca de 1.700 anos atrás, o diabo não tem joelhos, não pode ajoelhar-se, ele não pode adorar, ele não pode orar, ele só pode olhar para baixo de seu nariz em desprezo. Não estar disposto a dobrar o joelho ao nome de Jesus é a essência do mal. (Cf. Is 45:23, Rm 14:11) Mas, quando nos ajoelhamos em nome de Jesus, quando nos prostramos em serviço dos outros, e quando dobramos os joelhos em adoração, estamos seguindo as pegadas dos Magos, estamos imitando Bem-aventurada Madre Teresa de Calcutá, são Maximiliano Kolbe, e todos os santos e anjos no céu. 
 Carta de Dom Thomas Olmsted

"...meu coração orientai para Vós, que respeite Senhor, Vosso nome! 

Dou vos graças com toda a minha alma, sem cessar louvarei Vosso nome!" 
Salmo 85(86),11,12

 

Meu representante favorito de devoção ao Santo Nome de Jesus é o deliciosamente excêntrico e totalmente incandescente Richard Rolle, um místico do século XIV da Inglaterra. Richard Rolle associava o nome de Jesus com três coisas: Calor, doçura,e melodia.
Ouça o seu ensinamento:
Se você quer estar bem com Deus, e ter a graça para governar a sua vida, e venha para a alegria do amor: em nome de Jesus, prenda-o tão rápido em seu coração que Ele nunca sai de seu pensamento. E quando você falar com Ele, tenha por costume dizer, "Jesus", assim estará em seu ouvida a alegria, na tua boca o mel, e em seu coração melodia; os homens sentem a alegria ao ouvir esse nome quando chamado, doçura  quando falado, alegria e melodia quando  pensam nEle.
Se você chama  o nome "Jesus" continuamente, e  perseveres firmemente, Ele limpa seu pecado, e acende o seu coração,  esclarece a sua alma,  remove a raiva e acaba com a preguiça.
Ele persegue o diabo, e põe para fora pavor. Ele abre o céu, e faz um homem contemplativo. Jesus,- tenha esse nome  em mente, para que coloque  todos os vícios e fantasmas fora de ti.

http://vultus.stblogs.org/2012/01/the-name-of-jesus-makes-a-cont.html

The Adoration of the Name of Jesus  El Greco 1578-79 Oil on canvas, 140 x 110 cm Chapter House, Monasterio de San Lorenzo, El Escorial


As nações que criaste virão adorar e louvar Vosso nome.  Sl85,9

St. Bernard disse: "Nada  freia o início de raiva, ou alivia o surto de orgulho como o Nome de Jesus. Ele cura a ferida da inveja, controla extravagância desenfreada, extingue o fogo da luxúria,  resfria a sede da cobiça e elimina a coceira do desejo impuro ...  
Quando eu citar o Nome de  Jesus, eu ponho diante de mim um homem que é manso e humilde de  coração, prudente, casto, misericordioso, sem  e santo aos olhos de todos, e este mesmo homem é o Deus todo-poderoso, cujo modo de vida me cura, cujo suporte é a minha força "(Sermão 15 sobre o Cântico. dos Cânticos).
"A invocação incessante do nome de Deus", diz Barsanúfio, o Grande ", é um medicamento que não mortifica apenas as paixões, mas mesmo a sua influência. Assim como o médico coloca medicamentos ou curativos em uma ferida que pode ser curada, sem que o paciente mesmo sabendo a maneira de seu funcionamento, assim também o nome de Deus, quando invocá-lo, mortifica todas as paixões, porém não sabemos como isso acontece "
A fé em Jesus e no poder do Seu Santo Nome é a maior força espiritual no mundo de hoje. É uma fonte de alegria e inspiração em nossa juventude e de força em nossa vida adulta, quando apenas seu nome Santo e Sua graça pode nos capacitar a vencer a tentação; de esperança, consolo e confiança na hora da nossa morte, quando mais de que nunca, percebemos que o significado de Jesus é "Senhor, o Salvador." Devemos nos curvar em reverência ao Seu Nome e em submissão à Sua santa vontade. - Bendito Henry Suso


Fora de Jesus, nada possuímos; sem Jesus, tudo é nada.
São Bernardo comentou no Sermão 15 sobre o Cântico dos Cânticos, desta forma.
O nome de Jesus não é somente luz, é também alimento. Não te sentes reconfortado sempre que o recordas? Há alguma coisa que sacie mais o espírito daquele que nele medita? Ou que possa reparar tanto as forças perdidas, fortalecer as virtudes, incrementar os hábitos bons e honestos, fomentar os afectos castos? Todo o alimento é desabrido se não se condimenta com este azeite, insípido se não se tempera com este sal. O que escrevas me saberá a nada se não encontro o nome de Jesus. Se nas tuas controvérsias e dissertações não ressoa o nome de Jesus nada me dizem. Jesus é mel na boca, melodia no ouvido, júbilo no coração.”

"Nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra!"

 

Hino católico ao Santo Nome de Jesus de autoria São Bernardo Claraval 

 

 

 

 

A Vespers hymn by Saint Bernard of Clairvaux

Jesu, dulcis memoria,
dans vera cordis gaudia:
sed super mel et omnia
ejus dulcis praesentia.

Nil canitur suavius,
nil auditur jucundius,
nil cogitatur dulcius,
quam Jesus Dei Filius.



 

Jesu, spes paenitentibus,
quam pius es petentibus!
quam bonus te quaerentibus!
sed quid invenientibus?

Nec lingua valet dicere,
nec littera exprimere:
expertus potest credere,
quid sit Jesum diligere.

Sis, Jesu, nostrum gaudium,
qui es futurum praemium:
sit nostra in te gloria,
per cuncta semper saecula.
Amen

 

 

...Nor voice can sing, nor heart can frame,
Nor can the memory find
A sweeter sound than thy blest name,
O Savior of mankind!...


São Bernardo de Claraval
“Existe indubitavelmente uma espantosa analogia entre o azeite e o nome do Amado, pelo que a comparação apresentada pelo Espirito Santo não é arbitrária. A não ser que possais sugerir algo de melhor, afirmarei que o nome de Jesus possui semelhança com o azeite na tripla utilidade deste último, nomeadamente, para iluminar, na alimentação e como lenitivo. Mantém a chama, alimenta o corpo, alivia a dor. É luz, alimento e medicina. Observai como as mesmas propriedades podem ser encontradas no nome do noivo divino. Quando pronunciado fornece luz; quando meditado, alimenta; quando invocado, serena e abranda”.




"O nome do Senhor vou invocar;
vinde todos e dai glória ao nosso Deus!"

"Ó Senhor nosso Deus, como é grande Vosso nome por todo o universo!"


Oração

"Cantem Vossa glória, Senhor, os nossos lábios, cantem nossos corações e nosa vida;
 e já que é Vosso dom tudo o que somos, para Vós se oriente também todo o nosso viver.
 Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."

The Mysteries of the Jesus Prayer.











referências:

http://coracaomistico.blogspot.com/2007/12/relatos-de-um-peregrino-russo_14.html

http://www.ecclesia.com.br/ 

http://www.permanencia.org.br/drupal/node/1839 

  http://op54rosary.ning.com/profiles/blogs/the-holy-name-of-jesus-history-practices-devotions-and-prayers

http://vitaefratrumordinispraedicatorum.blogspot.com.br/search?updated-min=2010-12-31T16:00:00-08:00&updated-max=2011-01-14T21:57:00Z&max-results=50&start=325&by-date=false 

Liturgia das Horas antífonas e salmos

http://www1.uol.com.br/biblia/revista/edicao10/aleluia.htm 

 http://www.wga.hu/index1.html

http://iabr.oswnet.com/page_24.htm