quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

As Tentações de Santo Antão - The Torment of Saint Anthony



Michelangelo  Buonarrote  The Torment of Saint Anthony  1487-88 Kimbell Art Museum Fort Worth Taxas
Não apenas "O Tormento de Santo Antão" é a única pintura de Michelangelo que está no Hemisfério Ocidental, como também, para muitos críticos, é uma obra de arte magnífica.O valor pago pelo  Museu de Arte Kimbell  por obra de  Michelangelo foi de 6 milhões de dolares.
Acredita-se que Michelangelo tinha apenas 12 ou 13 anos de idade quando pintou a obra sobre um painel de madeira.
É uma cópia da gravura de um mestre alemão do século 15, intitulada "Santo Antão Atormentado por Demônios". A inspiração da obra é uma narrativa do século IV sobre Santo Antão, o Grande, que teria levitado no ar ao ser atacado por demônios.
Na versão do jovem Michelangelo, o Santo Antão está sendo atacado por várias criaturas fantásticas.
Um dos primeiros biógrafos de Michelangelo disse que, para criar as imagens dos monstros, o artista foi ao mercado de peixes para estudar as escamas e outras características físicas dos peixes.


icone ortodoxa

"Santo Antão do Deserto, também conhecido como Santo Antão do Egito, Santo Antão o Grande, Santo Antão o Eremita, Santo Antão o Anacoreta, ou ainda O Pai de Todos os Monges, é comummente considerado como o fundador do  monaquismo cristão. 

 Fra Filippo Lippi  Saint Anthony Abbot


O seu exemplo faz escola e, por volta do ano 300, é possível encontrar eremitas em todos os lugares no deserto, a maioria deles discípulos de Antão.


Como esses cristãos viviam só para Deus, longe do mundo, passaram a ser chamados de «monges», palavra que se origina do grego «monachós», que significa que aquele está só, que vivem só para Deus.

 Saint Anthony the Abbot  Mestre de Observância Louvre XVIe

O lugar onde os monges viviam, em comunidade (comunidade monástica) tomou o nome de «monastério», em grego, donde «mosteiro», em português. Assim mosteiros surgiram no meio das montanhas e o deserto se povoou de monges, de homens que tinham renunciado a todos os seus bens.


 Fra Angelico     Abade Santo Antão tentado com a Visão de Ouro no Deserto

Santo Antão é o mais reconhecido Padre do Deserto;um dos maiores Padres da Igreja é celebrado por todas as confissões cristãs a 17 de Janeiro.
Seu testemunho levou à eliminação completa do arianismo.
A sua vida foi relatada por Santo Atanásio de Alexandria, na Vita Antonii .




Segundo este, teria nascido em 251, na  Tebaida, no Alto Egito, e falecido em 356, portanto com cento e cinco anos de idade.
 Santo Atanásio apresenta na "Vida" como tese fundamental, que a santidade ou perfeição cristã, animada pelo Espírito, continuava ao alcance de todos.
Neste sentido, a "Vida" continua sendo um documento, não só monástico, mas simplesmente cristão, de perene atualidade. Isto explica também a imensa popularidade que a "Vida" teve em todos os tempos e a quantidade de traduções.

icone ortodoxa

todos nós somos Santo Antão 


Cristão copta egípcio fervoroso,com cerca de vinte anos tomou o Evangelho à letra e distribuiu todos os seus bens para os pobres, partindo de seguida para viver no deserto. 
 É o lugar de sua luta contra os demônios. Inicia, a partir daí, uma vida de eremita.

 Cornelis Saftleven  The Temptation of Saint Anthony 1629

À medida, porém, que seu progresso espiritual avança, o deserto se converte para ele em lugar privilegiado de seu encontro pessoal e místico com Deus. Esta é a finalidade verdadeira e última de toda austeridade, de toda vida ascética.Buscar primeiramente a Deus, mas saber muito bem que esse caminho passa através de todas as ilusões demoníacas.

 Anonimous (Upper Rhine) Saint Anthony tormented by demons  1520


O deserto recorda ao homem sua pobreza e solidão essencial,sem as quais não se pode compreender nem a riqueza da criação nem a graça que significa a comunidade e o serviço aos homens. 


Hieronymus Bosch The Temptation of Saint Anthony Priv.coll.



Em lugar distante encontrou um fortim abandonado e ali se estabeleceu para viver.  Bloqueou a entrada, e depois de enterrar pão para seis meses - assim o fazem os tebanos e muitas vezes os pães se mantêm frescos por todo um ano - e tendo água perto,ficou sozinho, não saindo nunca e não vendo ninguém passar. Por muito tempo perseverou nesta prática ascética; só duas vezes por ano recebia pão, que lhe deixavam cair pelo teto.

 Saint Anthony Abbat  Francisco Zurbarán  Galleria Palatina Florence

 Sua alimentação consistia em pão e sal; como bebida tomava só água.  Contentava-se em dormir sobre uma esteira, embora regularmente o fizesse sobre o simples chão.  
(Vale lembrar que chegou a viver 105 anos)Para não cair na ociosidade, tecia esteiras de palha.
Dizia: "As energias da alma aumentam quanto mais débeis são os desejos do corpo."




Mathias Grünewald The Temptation of Saint Anthony 1515 Colmar

As pessoas que passavam diante do forte ouviam lutas barulhentas. Tratava-se de uma luta contra o mal que, antevendo a glória futura deste grande santo, lançava-se sobre ele com força. Ele resistia heroicamente, sempre apoiado em sua fé humilde e cegamente confiante.
Assim dominou-se Antão a si mesmo e para terminar a sua luta, se entranha ainda mais no deserto.
Dizia:"A fé em Nosso Senhor é selo para nós e muro de salvação".

Hieronymus Bosch The Temptation of Saint Anthony  1505 Museu Nacional de Arte Antiga Lisbon

Jesus Cristo enfrentou demônio por 40 dias no deserto e venceu a luta pela Palavra das Escrituras.  
"Nosso Senhor, não permitiu que fôssemos enganados pelo demônio, quando uma vez repeliu-o quando intentava utilizar suas alucinações com Ele: 'Aparta-se, Satanás, porque está escrito: Adorarás ao Senhor, teu Deus, e só a Ele servirás' (Mt 4,10). Por isso, desprezemos sempre mais o autor do mal, pois o que Nosso Senhor disse foi por nós: quando os demônios ouvem tais palavras, são expulsos pelo Senhor que com essa palavras os repreendeu,"dizia Santo Antão.

Stefano di Giovanni Sassetta  Saint Anthony  the Hermit tortured by Devils 1423

St.Anthony the Abbot

Santo Antão enfrentou os demônios por quase vinte anos, sendo assim apto como único santo a descrevê-los para nós.

 Annibale Carracci  The Temptation of Saint Anthony Abbot 1597-98 National Gallery London

Todos os que combatem seriamente podem dizer: "Não eu, mas a graça de Deus comigo" (1 Cor 15,10). Assim falava Santo Antão.


Jaques Antoin Vallin The Temptation of Saint Anthony


The Temptation of Saint Anthony  Fernand Khnopff



Giovanni Girolamo Savoldo The Temptation of St.Anthony1520-25





The Torment of St.Anthony






The Torment of St.Anthony






La Tentation du Saint Antoin  Antoin Pieter Huys Flandres XVIe








Tintoreto  Saint Anthony Abbot

Gostava de repetir a si mesmo as palavras de S. Paulo: "Esquecer-me do que fica para trás e esforçar-me por alcançar o que está adiante" (Fl 3,13), recordando também a voz do profeta Elias: "Viva o Senhor em cuja presença estou neste dia" (1 Rs 17,1; 18,15).


Maerten de Vos Verzoeking van de Heilige Antonius de Grote van Egypte  1594


Dizia:"Temos inimigos poderosos e fortes: são os malvados demônios; e contra eles é nossa luta', como diz o Apóstolo, 'não contra gente de carne e osso, mas contra forças espirituais de maldade espalhados nos ares, isto é, os que têm autoridade e domínio sobre este mundo tenebroso (Ef 6,12).

 Gustave Dore Anjo Caído

"Grande é seu número no ar e em redor de nós, e não estão longe de nós. Mas a diferença entre eles é considerável."




 Saint Anthony assailed by demons Missale as usum Fratrum Minorum Milan 1389-90



 Santo Antão lutando contra Demônios  Francesco di Cenni XIV e.


Tentação de Santo Antão  Giovanni Battista Tiepolo


 Max Ernest The Temptation of Saint Anthony 1945

Por isso é necessário muita oração e disciplina ascética para que alguém possa receber do Espírito Santo o dom do discernimento dos espíritos e ser capaz de conhecê-los; qual deles é menos mau, qual o pior; que interesse especial tem cada um e como hão de ser repelidos e lançados fora; pois são numerosas suas astúcias e maquinações."
Bem sabiam isto o santo Apóstolo e seus discípulos quando diziam: 'Conhecemos muito bem suas manhas' 
(2 Cor 2,11). 

 Jan Wellens de Cock The Temptation of Saint Anthony

Os ditos e feitos dos Padres — lógoi kai erga, verba et dieta — foram recolhidos em todos os tempos com extrema piedade, porque eram quase sempre nozes duríssimas, intragáveis, por trazerem em si a totalidade da vida, impossíveis de partir com os dentes, como nas fábulas, no instante do perigo extremo, e além disso os Padres, na maior parte das vezes, recusavam-se a escrevê-los. Foram recolhidos em pergaminhos: gregos, coptas, arménios, siríacos. Nesses pergaminhos não foram perpetuados apenas os oráculos e os prodígios dos Padres e dos seus discípulos, mas também os de alguns leigos desconhecidos que secretamente praticavam os seus preceitos e, ainda que nas metrópoles que os Padres abominavam, foram algumas vezes mestres dos seus mestres.


The Temptation of Saint Anthony  Cornelis Massys  XVIe.


The Temptation of St.Anthony  David Teniers the Younger



Let it be your supreme and common purpose not to grow weary in the work you have begun, and in time of trial and affliction not to lose courage and say: Oh, how long already have we been mortifying ourselves! Rather, we should daily begin anew and constantly increase our fervour. For man’s whole life is short when measured against the time to come, so short, in fact, that it is as nothing in comparison with eternity. … Therefore, my children, let us persevere in our acts of asceticism. And that we may not become weary and disheartened, it is good to meditate on the words of the apostle: “I die daily.” If we live with the picture of death always before our eyes, we will not sin. The apostle’s words tell us that we should so awaken in the morning as though we would not live to evening, and so fall asleep as if there were to be no awakening. For our life is by nature uncertain and is daily meted out to us by Providence. If we are convinced of this and live each day as the apostle suggests, then we will not fall into sin; no desire will enslave us, no anger move us, no treasure bind us to earth; we will await death with unfettered hearts.
—St Anthony of the Desert (c. 251–356)





Os demônios, impotentes criaturas como são, tratam de aterrorizar, e isto com meros fantasmas!"Na realidade são frágeis e nada podem fazer mais do que ameaçar.
Mas não tem poder nem sequer contra porcos, como está escrito no Evangelho: (Mt 8,31). E se não têm poder nem sequer sobre animais, muito menos o têm sobre os homens feitos à imagem de Deus."
Somente com a permissão de Deus que Satanás  teve poder contra Jó.


Bernardino  Parenzano      The Temptation of   Saint Anthony 1494
"Olhou para cima, viu como se o teto se abrisse e um raio de luz baixasse até ele. Foram-se os demônios de repente e cessou-lhe a dor do corpo."

"Conhecem a graça dada pelo Salvador aos crentes quando diz: 'Olhem: dei-lhes o poder de calcar aos pés serpentes e escorpiões e todo o poder do inimigo' (Lc 10,19).


Saint Anthony Abbat  Francisco Zurbarán 1664 


«Providência», ensina António, «é o Verbo de Deus que se cumpre a si próprio e dá forma à substância que constitui este mundo». Neste divino tapete é lícito ao homem tecer-se a si próprio com o fio mágico daquele amor que tem o nome estranho de Comunhão dos Santos. Todos os portentos, todas as conversões, todas as graças narradas pelas histórias dos Padres do deserto são concedidas a qualquer um «pela dor que é assumida» por outro, pela privação e humilhação que um outro por sua vez aceitou. Do mesmo modo, o abade Bane, abandonadas todas as obras de caridade corporal pela pura oração, poderá conseguir «que a cevada cresça em abundância no mundo inteiro, e que todos os pecados de uma geração sejam remíveis». Qualquer outra forma de caridade, em relação a Deus ou em relação ao próximo, surge aos olhos dos Padres como algo risível: como sentimentalismo ou cumplicidade.


Saint Anthony the Abbot

É esta a hesychìa, a quietude divina ou santa impassibilidade que — como é razoável — transformava aqueles homens que não se comoviam em seres de fogo, e de tal modo que dos seus dedos erguidos saltavam chamas, e a sua palavra era «como um golpe de espada», e convinha que, durante a oração, um discípulo estivesse de vigia às suas portas para que as gentes não vissem que aquela porta era a boca de uma fornalha.


La Tentation de Saint Antoin  . Lucas van Leyden


Costumava dizer que a alma não deveria ser arrastada para baixo pelos prazeres do corpo, mas este é que deve ser posto sob a sujeição da alma. 
Isto é o que o Salvador expressou: 'Não se preocupem por sua vida, pelo que hão de comer ou beber, nem estejam ansiosamente inquietos,: os mundanos é que buscam todas estas coisas, pois o Pai sabe que têm necessidade de tudo isto. Procurem primeiro seu Reino, e tudo o mais lhes será dado por acréscimo (Lc 12,22. 29-31; cf tb. Mt 6,31-33).

 Paolo Veronese  The Temptation of Saint Anthony  1552-53 Musée des Beaux Arts Caen

"Toda a vida do homem é muito breve comparada ao tempo vindouro, de modo que todo o nosso tempo é nada comparado com a vida eterna . No mundo, tudo se vende; e cada coisa se comercia segundo seu valor por algo equivalente; mas a promessa da vida eterna pode comprar-se por muito pouco.
Pois 'os sofrimentos da vida presente não podem comparar-se com a glória futura que nos será revelada' (Rm 8,18). Não olhemos tampouco para trás, para o mundo, crendo que renunciamos a grandes coisas, pois também o mundo é muito trivial comparado com o céu. E ainda que fôssemos donos de toda a terra e renunciássemos a toda ela, nada seria isto comparado com o Reino dos Céus."

 Jacopo Pontormo  Heilige Antonius Abbas 1519 Gall.Uffizi Flerence

Exortava  a todos a nada preferir neste mundo ao amor de Cristo. 


Master of Osservanza Triptych Saint Anthony Abbot tempted by a Heap of Gold 1435 Metropolit.Museum of Art


Saint Antoin battu par les Demons Sano di Pietro  XVe



"Quem não tiver sido tentado, não poderá entrar no Reino do Céu. Se suprimires a tentação, ninguém se salvará."
Santo Antão



Antoin Jean Luc Robin Saint Anthony




Deus precipita-se a prumo nessas celas, nesses corpos, com um único e tremendo bater de asas. E nesses corpos, radicados no céu, existe uma força que espanta: visionários e taumaturgos sujeitos à tentação até chegarem aos cem anos, frágeis rapazes que escavam nas montanhas.

Mathias Grünewald  Saint Anthony the Hermit 1515  Colmar

"Vi todas as armadilhas do inimigo estendidas sobre a terra e gemendo perguntei:
Quem escapará delas?  Resposta : A Humildade"
Santo Antão


Tentation du Saint Antoine  Millet


Saint Antoin battu par les Demons Très Belles Heures a  lusage de Paris Jean de Berry XVe.

Ilustrações da Liturgia das Oras séc XV



"Deus é bom, imparcial e imutável."
 Santo Antão


Temptation of Saint Anthony Abbot  Marten de Vos 1594



Temptation of Anthony Abbot Paolo Veronese 1552

"E em Seu amor Ele deseja transformar o mortal para o imortal."
  Santo Antão

Saint Paul et Saint Antoin  Très Belles Heures de Notre Dame de Jean de Berry XVe.

Scala coeli dos Padres do Deserto: a total amputação do mundo, o extremo aperfeiçoamento dos poderes — eles mesmos simples instrumentos para a metamorfose do homem interior — através do silêncio, do jejum, do canto dos salmos, do trabalho manual: tudo o que é cânone constante, direi óbvio, de todo o monaquismo tradicional cristão.


Saint Antoin cherchant Saint Paul Ermitye e Rencontrant le Satyr. Livre des Mervilles Jean Mandeville XVe.


Saint Antoin cherchant Saint Paul Ermitye e Rencontrant le Satyr. Secret de l'Histoire Naturelle  XIVe.

«Os monges que saem de suas celas,
ou buscam a companhia do povo,
perdem a paz,
como o peixe perde a vida fora d’água».
Santo Antão


Diego Velásquez  Saint Anthony the Great and Saint Paul the Anachorite  1635-38 Prado Madrid

"Senta-te e vai!''

Paolo Veronese Virgin and Child with Angels Appearing to Saint Anthony Abbot and Saint Paul the Hermit (1562) 






Mathias Grünewald   Saint Anthony the Great and Saint Paul the Anachorite   1515 Colmar

«Os demónios não são corpos visíveis, mas nós tornamo-nos os corpos deles quando aceitamos os seus pensamentos tenebrosos. Porque, ao acolhermos tais pensamentos, acolhemos os próprios demónios e concedemos-lhes a sua expressão corpórea».Saint Anthony


Sano di Pietro  Saint Paul et Saint Antoin Tombment dans des bras l'un de l'outre.  XVe.






Saint Paul et Saint Antoin









Saint Paul et Saint Antoin





Saint Paul the Hermit  Jusepe Ribera 1647


Saint Paul et Saint Antoin s'entretenant  au desert. Maître des Prelats Bourguignon XVe.


"Aquele que senta-se em solidão e quietude escapou de três batalhas: ouvindo, falando e vendo. Mas mesmo assim ele tem uma constante guerra: no seu próprio coração."Santo Antão


Michelangelo  Buonarrote  The Torment of Saint Anthony  1487-88

"Santo Antão flutuando no ar viu se de repente cercado de todos os monstros imagináveis do pensamento; representações pictóricas de todas as realidades estranhas e perigosas que são capazes de surgir no coração humano. Os seres em forma de animais estendem suas patas, suas garras, seus dentes para atacá-lo. Eles se aproximam, mas nunca conseguem agredi-lo. E a face do santo é totalmente serena, impertubávelmente tranqüila. As paixões não exercem mais poder sobre ele. Esta despaixão -”apatheia” é o estado da alma de alguém que, por meio de um longo e árduo trabalho interior consigo  atingiu a verdadeira paz."
(Dom Bernardo Bonowitz OCSO)



 Saint Anthony  ortodox icon

"O gozo de sua alma transparecia na alegria de seu rosto, e pela forma de expressão de seu corpo se sabia e conhecia a estabilidade de sua alma, como o diz a Escritura: "O coração contente alegra o semblante, o coração triste deprime o espírito" (Pr 15,13). Assim também era reconhecido Antão: nunca estava agitado, pois sua alma estava em paz; nunca estava triste porque havia alegria em sua alma."


Lorenzo Lotto Thronende Madonna und heiliges Josef, Bernhard,Johannes und Antonius Abbot 1521

Em 1095, foi fundada uma ordem à qual foi atribuído o seu nome: os Antonianos (Canonici Regulares Sancti Antonii - CRSA) os monges tocavam pequenos sinos para chamar as almas à conversão.


Le De'pouille de Saint Paul et Saint Antoin  Speculum Historiale V.de Beauvais XVe.


Saint Antoin  The Abbot

Na mente pura e unida Deus pode morar. Da mente dilacerada, múltipla, Deus afasta-se.
 É a única razão para a solicitude de não pecar, o único e verdadeiro móbil da infatigável purificação.




As técnicas desta purificação são infinitamente variadas e infinitamente contraditórias:
 
«A quem te pede a túnica, darás também o manto; e a quem te atormenta no espaço duma milha, tu deves ir com ele pelo menos duas». Se um homem ou um demónio te acusa, deves duplicar essa acusação; se um homem ou um demónio te ameaça, deves mostrar-te ávido de uma ameaça ainda mais violenta. «Ancião, que farás tu, quando te restam ainda cinquenta anos para viver (e para sofrer)? Haveis-me afligido bastante pois eu estava preparado para viver duzentos anos». E ao maligno, quando se manifesta: «Vem, que isso me dá prazer!». E passados doze anos, ao vê-lo afastar-se vencido: «Por que foges? Não te vás ainda embora!»


Sto Antão eremita

Acreditem em mim, meus irmãos, ele costumava dizer,- Satanás tem medo de vigílias dos homens bons, de orações e jejuns, da pobreza voluntária, da misericórdia e humildade, mas acima de tudo, do seu amor quente por Cristo, nosso Senhor, um mero sinal de santa cruz é suficiente para desmontá-lo e colocá-lo em fuga.


Guirlandaio  Santo Antão 1471


 Como foi sublime tua vida, e como ricas em frutos foram as tuas obras! Verdadeiramente, Tu és o Pai de um grande povo, e um dos auxiliares mais poderosos da Igreja de Deus. Nós te pedimos, portanto, a intercessão  pelas Ordens Monásticas, para que possam reaparecer em todo o seu antigo fervor.


Santo Antão  Pintura Sacra Medieval


 Velai por nós nas tentações que o inimigo está incessantemente colocando em nosso caminho; rogai por nós, para que possamos estar vigilantes no combate, prudentes para evitar as ocasiões perigosas, corajosos no julgamento, e humildes em nossa vitória.

http://arsorandi.blogspot.com.br/


Death of Anthony the Abbot Viladomat Y Manalt 1740



No  centéssimo e quinto ano de sua idade, e na plenitude de sua reputação de piedade e milagres, tendo despertado grandes números de seguidores do seu exemplo, ele reuniu seus monges ao redor dele,  exortou-os a lutar pela  perfeição cristã,  passou para o céu no dia 17 de janeiro, no ano 356 de nosso Senhor .


A Morte de Santo Antão Abade


 As relíquias de Santo Antônio do Egito estão na França num magnífico mosteiro de Saint-Antoine 
 na Abadia de Chambarand na França um lugar sagrado escondido no coração do Isère. 
http://vultus.stblogs.org/


Saint Anthony copta icon egypt



The truly intelligent man pursues one sole objective: to obey and conform to the God of all. With this single aim in view, he disciplines his soul, and whatever he may encounter in the course of his life, he gives thanks to God for the compass and depth of His providential ordering of all things. For it is absurd to be grateful to doctors who give us bitter and unpleasant medicines to cure our bodies, and yet to be ungrateful to God for what appears to us to be harsh, not grasping that all we encounter is for our benefit and in accordance with His providence. For knowledge of God and faith in Him is the salvation and perfection of the soul.
- St. Anthony the Great (via jamesfromta)



Mais antigo mosteiro cristão do mundo Mosteiro de Santo Antão Egito



St. Antony's Monastery, which lies at the foot of Al-Qalzam Mountain near Al Zaafarana, was founded in 356 AD just after the saints death and is the oldest active monastery in the world.
http://www.stantony.com.au/Home.aspx 

Provável gruta onde vivia Santo Antão
Experience the awe of this natural mountain cave that St Antony loved and called his home for 43 years of his life. Today as in years past, this cave is the heartbeat of the Monastery.

De si próprios, os Padres do deserto dão uma única certeza: a sua caverna é um martyrion, eles vieram «para lutar por todos os mortos»: a morte do corpo, a morte do homem, a morte da própria mente (nous) para «se tornarem permanentemente conviventes com Deus no silêncio». O anjo sentado à entrada do sepulcro não se cansa de repetir: «Aquele que procurais — António, Arsénio, Macário — não está aqui».


 Como Santo Antão descreve os demônios:

Diabo Codex Gigas boêmia 1200
  • Sempre agem em manadas porque não tem poder;
  • São barulhentos, cheios de ruídos bramidos e alaridos, falam, gritam, assobiam e soltam risadas tontas e sibilosas;
  • Cheiram mal e têm muitas vezes o aspecto monstruoso;
  • Mentem,enganam e confundem;
  • São ilusionistas, transformando-se constantemente, contorcendo-se convulsivamente;
  • Sabem provocar alucinações;
  • São absolutamente cruéis e maus; 
  • São atrevidos e extraordinariamente desavergonhados. Pretendem profetizar e predizer acontecimentos futuros.  
  • Invocando Jesus Cristo e a sua Palavra veremos  como os enganos dos demônios se desvanecem como fumo e fogem em lugar de perseguir-nos. Eles são, covardes, sempre receosos do fogo preparado para eles (Mt 25,41)


    "O demônio teme a humildade, o bom trabalho e o jejum. Ele não consegue impedir a minha boca de falar contra ele. A ilusão do demônio logo desvanece especialmente, se o homem se arma com o Sinal da Cruz. O demônio treme ao Sinal da Cruz do Nosso Senhor, porque Ele triunfou sobre ele e o desarmou"
    Santo Antônio Abade.

    Preocupam as figuras dos monstros e dragões que estão surgindo gravadas nos corpos dos nossos até então dóceis e angelicais adolescentes.
    Sinalizam: “Estou entrando numa luta espiritual e vou precisar forte retaguarda e a munição espiritual!”

    Eles estão recorrendo desorientados à proteção espiritual dos dragões e outros monstros os quais num doloroso procedimento gravam na pele dos seus jovens corpos.
    Os pais meio perplexos observam os monstros gravados no corpo do filho e se consolam: “É a moda agora, todos são assim!”.
    Neste momento a permissividade, torna-se sinônimo de periculosidade.Os filhos têm o direito de ouvir o não e dever dos pais é dizer o não quando for preciso. A autoridade paterna que lhes foi concedida por Deus,se não for exercida, é retirada.

    Santo Antão costumava dizer que se deveria dar todo seu tempo à alma antes que ao corpo.

    Qual a atenção recebeu a alma desses jovens?
    No comportamento deles ocorrem dramáticas mudanças; ingerem e inalam substâncias halucinógenas.


    «Os demónios não são corpos visíveis, mas nós tornamo-nos os corpos deles quando aceitamos os seus pensamentos tenebrosos. Porque, ao acolhermos tais pensamentos, acolhemos os próprios demónios e concedemos-lhes a sua expressão corpórea».Sto Antão










    Os pais se desesperam!
    Meu Deus, onde erramos?

    O silêncio de Deus em resposta é eloqüente e indicativo. Somente aciona vagarosamente a voz da consciência.





    Imaginemos como reagiria o célebre pintor Fra Angelico caso lhe fosse revelado que um dia alguém ousaria desfigurar os personagens de sua magnífica obra tatuando-as. Ficaria com certeza indignado e talvez até mesmo desistisse de realizá-las. Imaginemos agora o Criador, que criou os homens à Sua imagem e semelhança vendo-os desfigurados desse modo!

    "Que mais deveria eu ter feito por meu vinhedo que deixei de fazer?
    Por que, então,quando esperava uvas boas só deu uva brava?"
    Isaías 5,4


    "A pedra que os construtores rejeitaram, esta é que se tornou a pedra principal."
    Salmo 118,22


    Bernardino Luini  Christ among the doctors 1515 National Gall.London

    Jesus Cristo, Ontem, Hoje e Eternamente

    Cristo é o Rei verdadeiro e eterno.


    “Descida aos infernos”, fresco do Beato Fra Angélico no Convento de São Marcos de Florença.


    Jaume Serra Jesus Christ descent into Limbo altarpiece of the Convent of Sto Sepulcro  Zaragoza

    Bronzino  Christ in Limbo



    Jesus Cristo resgatando as Almas do Limbo  Friedrich  Pacher  1460


    Jacoppo Bellini Christ descent into Limbo

    Giotto di Bondone  Descent into Limbo  1320 Munich


    ortodox icon

    "A mão direita do Senhor fez maravilhas,
    A mão direta do Senhor me levantou
     A mão direita do Senhor fez maravilhas."
    Salmo 117,16

    The Descent into Hell Tintoretto 1568  Venice


    Duccio di Buoninsegna  Cristo Salvando as Almas do Limbo


    Não há sempre a vitória numa luta; dos discípulos do Santo Antão que seguiam seu exemplo, dezenas morreram no deserto não suportando a solidão e privações extremas. Há muitos esqueletos brancos espalhados pelas areias do deserto.



    Aos que desprezam ou não aceitam a Salvação oferecida  pelo Nosso Senhor Jesus Cristo são dirigidas as duras, duras,  palavras do Evangelho de Lucas 19,11-27


     Giotto di Bondone  Last Judgement detail 1306  Padua

    o inferno é estado da alma sacudida e torturada pelas paixões do mundo



    Inferno  anônimo

    Jesus Cristo adverte, apontando a consequência do pecado: a condenação eterna no inferno,"onde o verme deles não morre e o fogo nunca se apaga".O "verme" se identifica com o remorso da consciência que jamais abandona o condenado. Pois um dos piores tormentos para ele é saber que violou os Mandamentos de Deus e o castígo é irremediável; que perdeu o prêmio eterno por tão pouco: uma ilusão fugaz, um prazer momentâneo...

    ..."amarrados ao pecado pelas cordas da ilusão!" Isaías 5


    Fra Angélico Last Judgement detail  San Marcos Florence


    Gustave Doré  Inferno







    "Ó Deus que chamastes ao deserto Santo Antão, pai dos monges, para Vos servir por uma vida heróica, dai-nos, por suas preces, a graça de renunciar a nós mesmos e amar-vos acima de tudo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."
    Liturga das Horas




    [...]"A partir da experiência deste deserto, deste vazio, que podemos redescobrir a alegria de crer, a sua importância vital para nós homens e mulheres. No deserto é possível redescobrir o valor daquilo que é essencial para a vida; assim sendo, no mundo de hoje, há inúmeros sinais da sede de Deus, do sentido último da vida, ainda que muitas vezes expressos implícita ou negativamente."

     Da homilia do Santo Padre, o Papa Bento XVI, na Santa Missa de abertura do Ano da Fé – 11 de outubro de 2012.


    Ἀββᾶς Ἀντώνιος
    St.Anthony Abbot  copta icon


     Ele é considerado o “pai” dos anacoretas (do grego anakhôrein, “retirar-se")


    Falar dos Padres do deserto, já foi dito, é tarefa quase intransponível, pois que o nosso maior desejo seria pô-los a falar. Para tal era necessário ser-se um deles, e nesse caso nada seria dito. Eles já não existem, não os temos connosco, nem sequer os meios de chegarmos a eles. O próprio espaço que os isola é de tal modo excessivo que se torna impossível atravessá-lo. Homens assim, verdadeiramente grandes, como é sempre verdadeiramente grande a Verdade, não podiam surgir a não ser na extrema solidão, e nada a não ser o «nu e ardente deserto» saberia contê-los.


    Saint Anthony The Abbot Grünewald 1515  Colmar


    «O que é mais notável nos Padres do deserto», afirmou um teólogo inglês, Bryan Houghton, «é que eles se mantenham obstinadamente no deserto. Nunca conseguiremos alcançá-los. Deles próprios não revelam absolutamente nada. E nem sequer parece demasiado importante que alguém consiga interrogá-los. Porque eles sabem bem que serão eles os últimos a rir. Tinham alcançado o ponto em que o eu havia simplesmente desaparecido. Não existia mais psique à qual se pudesse atribuir uma qualquer psicologia. E apesar dos carismas divinos de que sofriam — uso a palavra sem ironia porque os carismas divinos são coisas terríveis —, que pensariam eles? Silêncio, silêncio...»

    Também nós, ditas e pensadas sobre eles todas as coisas possíveis, somos obrigados a deixar fugir — tocando com a fronte, em silêncio, nas suas santas pegadas — um desses homens, se acaso a graça alguma vez o levou a atravessar, por um escasso segundo, o nosso deserto.


    Fra Angelico Saint Anthony Abbot 1440-41

    "As histórias do deserto egípcio são mais do que apenas uma parte do passado cristão. Eles são uma parte de nossa herança humana: eles  comunicam os valores eternos, verdades espirituais. Deles é um silêncio profundo do coração e  da intensa oração, um silêncio que atravessa os séculos e as culturas.




    The Mysteries of the Jesus Prayer.






    Referências: