sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Eva - " Ela Será Chamada a Mulher"






The Creation from Catechism of St Pius V


" Quando se trabalha pelo bem, 
não se faz nada mais do que potencializar a lógica da criação."

The Creation of the World and the Expulsion of Paradise  Giovanni di Paolo 1445



"A vida surge, o mundo existe, porque tudo obedece à Palavra divina", diz Bento XVI
 Deus é a origem de todas as coisas e na beleza da criação se desdobra a sua onipotência de Pai que ama.


Michelangelo   Criação de Adão  Capela. Sistina

Gênesis 2.18-25

E o Senhor Deus disse:
"Não é bom que o homem esteja só.
Vou-lhe fazer uma auxiliar que lhe corresponda".
Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem para ver como os chamaria; cada ser vivo teria o nome que o homem lhe desse.
E o homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens.
Mas entre todos eles não havia para o homem uma auxiliar que lhe correspondesse.
Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre o homem e ele adormeceu.
Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne.
Depois, da costela tirada do homem, o Senhor Deus formou a mulher e apresentou ao homem.
E o homem exclamou:    "Desta vez sim, é osso dos meus ossos
    e carne da minha carne!
    Chamar-se-á mulher
    porque foi tirada do homem".
 
Por isso deixará o homem o pai e a mãe e se unirá à sua mulher e se tornarão uma só carne.
Ambos estavam nus, o homem e a mulher, mas não se envergonhavam.
 

Michelangelo Criação de Eva  Capella Sistina
 


(1)[...] Deus prepara todas as suas maravilhas do universo para receber a mulher, a última das suas obras-primas. E ela nasce dum sono do primeiro homem, como um sonho, uma visão, uma flor sagrada do céu, brotando-lhe das mãos de Deus.


A Criação de Eva é o quinto dos frescos realizados por Michelangelo na abóbada da Capella Sistina
 Michelangelo Buonarroti

Descrição
A criação de Eva é uma cena pintada por Michelangelo, que não goza de muita popularidade, apesar de  se encontrar junto ao  fresco mais famoso de todos, o da "Criação de Adão". Nele encontramos a Deus pela primeira vez no ciclo de frescos, parado na Terra. Seu aspecto desta vez é mais terrenal.
Mesmo assim, conserva suas proporções herculares e segue sendo imponente, comparando seu tamanho com o de Eva.
Eva aparece na cena, confundida e nua. Parece que acaba de ser criada. Deus está conversando com ela e esta, ao que parece lhe está pedindo algo.
Adão permanece estendido, ainda dormido e alheio à situação que está ocorrendo. Isto, de acordo à história do Génesis que diz que a mulher foi criada graças à costela que Deus extraiu do corpo de Adão. Desta vez, Adão já não se parece ao Adão  pálido e débil da cena anterior. Desta vez, Adão apresenta se forte, apesar de estar  descansando. Seu rosto é parecido, mas agora é ruivo.
Por trás deles se encontra uma paisagem simples. Um céu azul no horizonte; o mar e o pasto estão bem perto. A ação está se realizando em um lugar entre pedras e árvores jovens. Esta paisagem está realizada com pouca maestría. Só se destacam os corpos de Adão, Eva e Deus.


Michelangelo  Marcelo Venusti



 Capela Sistina

"The Sistine Chapel, although it is part of a museum complex, is not a museum. It is a consecrated space. Moreover, it is the true and proper place of identity for the Roman Catholic Church. The great liturgies are celebrated here, the cardinals assembled in conclave elect the pontiff here.
"At the same time, the Sistine is the synthesis of Catholic theology.
The history of the world, from cosmogony to the last judgment, is represented here together with the destiny of man redeemed by Christ. The Sistine is the history of salvation for all and for each one, it is the affirmation of the primacy of the pope of Rome, it is the time 'sub gratia' that absorbs, transfigures, and assimilates the time 'sub lege' of the Old Testament. It is the ark of the new and definitive covenant that God has established with the Christian people. 

  Capela Sistina

"All of this to say that the Sistine is a place of art of absolute excellence, but is also a place of the highest catechesis, it is 'Painted Word', perfectly eloquent today just as yesterday. To keep it open for all so that all may see and understand is the duty and mission of those who administer the museums of the Holy See."
Professor Antonio Paolucci, Director of the Vatican Museums. in L'Osservatore Romano on September 13, 2010


 Capela Sistina

http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html


O Conclave se realiza na Capela Sistina. Situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano, ela tem seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480.


 Capela Sistina

A Capela Sistina é a mais famosa capela católica, situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitetura inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento e pela sua decoração com afrescos pintados pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli. A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criou uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de agosto de 1483 Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção. Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.


Bertram of Minden  Criação de Eva



Bertram of Minden  Criação de Eva  Shepping Eva   1383 Kunsthalle Hamburg





She Shall be Called Woman  George Frederic Watts 1892
Ela será chamada Mulher


Criação de Eva  Raffaello Sanzio



A mulher feita por Deus como Seu trabalho manual especial 

A mulher não é somente feita para o homem; ela é também feita por Deus como um ato especial da criação. Tanto o homem como a mulher foram criações especiais de Deus. Eles foram criados em igual dignidade. Gênesis 2:21-22 diz: “E o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem e este adormeceu; tomou uma das costelas e fechou o lugar com carne”.Deus causou um profundo sono em Adão como um passo inicial na criação da mulher. Este “sono profundo” deve ter sido algo como uma anestesia hoje, e a operação que Deus realizou, semelhante à cirurgia médica. Deus extraiu uma das costelas do homem e preencheu o lugar vazio com carne, fechando a ferida.
Da costela, Deus então “fez” — literalmente, em hebraico, “edificou” ou “construiu” uma mulher. Deus miraculosamente, meticulosamente, belamente, laboriosamente, formou uma mulher com Suas próprias mãos, fazendo-a cada pedacinho, tão especial quanto o homem que Ele havia criado antes.
Existe algo particularmente belo, até mesmo poético, sobre esta criação. A mulher é feita para o homem e, por isso, poder-se-ia pensar nela como uma serva do homem. Gênesis porém, não diz isto.
Ao contrário, como coloca Matthew Henry: 
“A mulher foi feita da costela do lado de Adão; não da sua cabeça, para não governá-lo; nem de seus pés, para não ser pisada por ele; mas do seu lado, para ser igual a ele, debaixo de seu braço, para ser protegida, e perto do seu coração, para ser amada”.
Então, o Pai amoroso apresentou ao homem a noiva que Suas próprias mãos tinham cuidadosamente formado. Ele “a trouxe para o homem”, o que é uma frase especial em hebraico que significa “apresentou-a ou conduziu-a ao homem”. A palavra também implica na entrega solene, formal da mulher dentro dos vínculos do pacto matrimonial, que Provérbios 2:17 chama “o pacto de Deus”. Deus, como Criador e Pai da mulher, trouxe-a ao homem.
Ao trazer a mulher para o homem, Deus estabeleceu o casamento como a primeira, a mais fundamental das instituições humanas. Antes que houvessem governos ou igrejas ou escolas ou quaisquer outras estruturas sociais, Deus estabeleceu uma família baseada no respeito e no amor mútuos de um esposo e uma esposa.

Há pontos importantes nos quais homens e mulheres são iguais.  Ambos foram criados igualmente à imagem de Deus. Isto é que os fez companheiros idôneos um para o outro.  Eles foram ambos, colocados sob o comando moral de Deus e, dessa maneira, lhes foram dadas responsabilidades morais.
  Dr. Joel Beeke


Elohim Creating Adam William Blake 1795 Watercolour, 420 x 535 mm Tate Gallery, London

 Interessante o que diz o Alcorão:
“Ó muçulmanos! Eu os aviso para serem gentis com as mulheres, porque elas foram criadas de uma costela e a parte mais curva da costela é a superior. Se tentarem torná-la reta quebrará, e se a deixarem, continuará curva; então peço que cuidem das mulheres.” (Saheeh Al-Bukhari)

 Adam and Eve in the Garden of Eden (Earthly Delights) by Hieronymus Bosch 1500

 

(1)[...]O homem foi formado do limo da terra, mas a mulher, não; 
Eva foi tirada do corpo de Adão, adormecido como num profundo êxtase.
 Assim é que também ela, por certo, vem do pó, mas indiretamente, 
através dos ossos e da carne do homem, mais do que este, 
portanto, distanciada e desapegada da terra.
 Não vedes nisso, uma predestinação da mulher 
de ser menos terra e menos material do que o homem? 
Não descobres aí, desde logo, a sua vocação
 a uma espiritualidade maior,
 que há de ser todo o segredo da sua beleza e da sua glória?
[Dom Aquino Corrêa, 9 de dezembro de 1934. 
Discursos, vol. II, tomo II. Elevação da mulher. pp. 133-135. Brasília, 1985.]

Hieronymus Bosch, Last Judgement, left wing of the Triptych 
Akademie der Bildenden Kunste Vienna




Jan Brueghel the Elder Paradise and theFall 1615





O crente pode ler o grande livro da natureza e entender sua linguagem (cf. Sal 19,2-5); mas é necessária a Palavra de Revelação, que suscita a fé, para que o homem possa chegar à plena consciência da realidade de Deus como Criador e Pai”
 Ao citar o livro que trata da criação, o Gênesis, Bento XVI, interpreta, a partir da revelação bíblica, que:
 O primeiro pensamento de Deus ao criar o mundo era encontrar um amor que respondesse ao seu amor. 
O segundo pensamento era criar um mundo material onde colocar este amor, estas criaturas que em liberdade lhe responderiam.Papa Bento XVI






Adam and Eve in the Garden of Eden(detail) Peter Wenzel




“Isto significa que não somos Deus, não nos fizemos por nós mesmos, somos terra; mas significa também que viemos da terra boa, por obra do Criador bom.”  

O jardim do Éden diz que a realidade em que Deus colocou o ser humano não é uma floresta selvagem, mas lugar que protege, alimente e sustenta. “

O homem deve reconhecer o mundo não como propriedade a ser saqueada e explorada, mas como dom do Criador, sinal de sua vontade salvifica, dom a cultivar e proteger, de fazer crescer e desenvolver no respeito, na harmonia, seguindo os ritmos e a lógica, segundo o desígnio de Deus (cf. Gn 2,8-15)”.Papa Bento XVI






Hieronymus Bosch, Haywain,left wing of the Triptych 1485-90
Monasterio de San Lorenzo El Escorial


The Garden of Eden  Lucas Cranach the Elder 1536




"A argila se tornou homem no momento em que um ser, pela primeira vez, embora do modo mais imperfeito, pôde formar o pensamento de Deus. O primeiro tu - que por mais balbuciante que tenha sido- foi dito a Deus 
 por boca humana designa o momento no qual o espírito surgiu no mundo."
Cardeal Joseph Ratzinger "Dogma e Anúncio"





The Garden of Eden Borgogne sec XVI



 Todo o processo em que estamos inseridos é logos mais caos.

Mesmo os pensamentos que saem da nossa mente são o resultado dessa luta contínua entre logos e caos. Quando o logos consegue vencer sobre o caos, gera-se o cosmos; na medida em que temos uma mente ordenada, ela é cosmos, jardim, éden. Diante da desordem caótica dos pensamentos, uma alma capaz de viver segundo uma espiritualidade e segundo valores é o cosmos, jardim, beleza. Mas o jardim da nossa mente requer que, todos os dias, nós trabalhemos para dar ordem ao caos, porque o caos pressiona.

Quem é o santo, o sábio, a pessoa luminosa? Aquele cuja existência é constantemente cosmos, jardim. A meta é alcançar essa ordem, cada um segundo o seu próprio estilo, as próprias características, a própria cultura, a própria tradição espiritual. A meta é fazer de nós mesmos um jardim. 
A Criação Contínua Vito Mancuso






The Paradise Lucas Cranach the Eldeder   1530  Kunsthistorisches Museen Vienna



A Voz de Deus   The Voice of God
As in paradise, God walks in scripture, seeking man.
Como no paraíso, Deus caminha nas Escrituras, buscando o homem.
Santo Ambrósio de Milão
http://orthodoxphilokalia.wordpress.com/page/7/

The Garden of Eden  Jacob de Backer  Groeninge 1559 Museum Bruges




“Somente a ortodoxia católica faz o homem feliz: 

é como os muros postos ao redor de um precipício 

onde pode brincar uma porção de crianças” 

 Chesterton  

 

 

 

Satan Watching the Caresses of Adam and Eve  William Blake 1808
Pen and watercolor on paper, 505 x 380 mm
Museum of Fine Arts, Boston



 O Paraíso é uma área limitada!!!


The Century J.Fish

 O Paraíso é uma área limitada!!!










 A figura da serpente representa o sinal da tentação que objetiva levar o homem a romper a relação com Deus, colocando no seu coração a dúvida e inimizade com o Criador.
Segundo o Papa, a serpente levanta a suspeita de que a aliança com Deus seja como uma prisão que une, que priva da liberdade e das coisas mais belas e preciosas da vida. A serpente, como sinal da tentação, leva o homem a não aceitar os seus limites de criatura e a pensar a dependência do amor criador de Deus, como um fardo do qual deve se libertar. 




 
Lucas Cranach the Elder   Adam 1528 


The Temptation and The Fall  Rijksmuseum




Tentação de Adão e Eva  portal  de leste de Catedral Notre Dame Paris




Lucas Carnach the  Elder  Eva 1533


Adam and Eve  Hans Baldung Grien  Gall Uffizi Florence


Eve    Hans Baldung Grien  1524  Budapest

Lucas Cranach the Elder   Adam and Eve 1533


Eve, the Serpent and the Death Hans Baldung Grien  1510-15  National Gallery of Canada, Ottawa


William Blake  The Temptation and The Fall of Eve

John Byam Shaw  The Angel offering the Fruits of the Garden to Adam and Eve 1528 


Uma belíssima reflexão:
"Deus é Amor" (Jo 4,8). E o primeiro dom do Amor foi a vida. Esta era essencialmente uma comunhão. Para viver, o homem devia se nutrir, comer e beber, comungar o mundo. O mundo era, pois, amor divino tornado alimento, tornado corpo do homem. Estando vivo, isto é, comungando o mundo, o homem devia estar em comunhão com Deus, fazer de Deus a finalidade e a substância de sua vida. 

                         Temptation (detail)    Masolino da Panicale  1424 



 Temptation Masolino da Panicale  Capella Brancacci Florence  

Hugo Van der Goes The Fall of Adam 1436-82

Adam and Eve Tician 1550


Adam and Eva Jacoppo Tintoretto1550  Venice



 


 O Santo Padre, comentando a realidade do pecado original, afirmou que “o pecado gera pecado e todos os pecados da história estão ligados entre si.”
 Segundo ele, o pecado significa perturbar ou destruir a relação com Deus e sua  essência está em colocar-se no lugar de Deus.
 Viver de fé significa ao homem reconhecer a grandeza de Deus, a pequenez humana e a sua condição de criatura.
 A fé ilumina o mistério do mal e traz a “certeza de que é bom ser um homem”.



Peter Paul Rubens Adam and Eve 1597 Anvers




Albrecht Durer 1507


 Original Sin by Michiel van Coxcie 1770

O Homem Recebeu o Poder de Escolher
"E o Senhor Deus lhe deu esta ordem:  De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás" (Gênesis 2:16-17).  
Henry Morris disse: 
"Essa foi a prova mais simples que se possa imaginar da postura do homem para com o seu Criador.  Será que ele 'confiaria e obedeceria' porque ele amava aquele que mostrou tanto amor por ele; ou será que duvidaria da bondade de Deus e se ressentiria do controle dele, rejeitando a sua palavra e lhe desobedecendo?" 


 The Fall    Ramon de Mur  1412  Museu Episcopal

 Para deixar clara a necessidade de obedecer, Deus fez acompanhar as mais terríveis conseqüências à sua ordem "Não comerás.".  "Porque", diz ele, "no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gênesis 2:17).  Desde o começo, o salário do pecado era a morte (Romanos 6:23)
Eve Tempted by Satan  William Blake




 A figura da serpente como sendo o sinal da tentação que objetiva levar o homem a romper a relação com Deus, coloca no seu coração a dúvida e inimizade com o Criador.
Segundo o Papa, a serpente levanta a suspeita de que a aliança com Deus seja como uma prisão que une, que priva da liberdade e das coisas mais belas e preciosas da vida.
 A serpente, como sinal da tentação, leva o homem a não aceitar os seus limites de criatura e a pensar a dependência do amor criador de Deus, como um fardo do qual deve se libertar.    O pecado gera pecado e todos os pecados da história estão ligados entre si. O pecado significa perturbar ou destruir a relação com Deus e sua  essência está em colocar-se no lugar de Deus. 
 Viver de fé significa ao homem reconhecer a grandeza de Deus, a pequenez humana e a sua condição de criatura. 





Lucas Cranach 1526  Adam e Eva 


Eva Sendo Tentada  George Frederic Watts





















The Fall of Man  Cornelis van Haarlem



                                                                                                                          Lucas Cranach  1513


      As Conseqüências do Pecado

 
Isaías 3:11 afirma:  "Ai do perverso!  Mal lhe irá; porque a sua paga será o que as suas próprias mãos fizeram". 
 A primeira coisa que ocorreu com Adão e Eva é que os seus olhos foram abertos e souberam que estavam nus (Gênesis 3:7).  Viram em seus corpos o potencial para o mal.  A carne e o espírito lutariam pela supremacia no seu interior, e essa guerra mataria cada vida humana (Gálatas 5:17).









                                                                                                                                                                                                                                    


Raphaello  Adam and Eve (ceiling panel) 1509-11 Fresco, 120 x 105 cm Stanza della Segnatura, Palazzi Pontifici, Vatican




Mabusse Adam and Eve

Culpados e envergonhados, usaram folhas de figueira para cobrir a sua nudez um do outro (Gênesis 3:7).  Também, se esconderam entre as árvores da presença de Deus (Gênesis 3:8). 
  A presença do Senhor dos exércitos sempre traz terror aos pecadores:  eles "se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos:  Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro" (Apocalipse 6:15-17).  Almas impenitentes, atenção:  "Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10)

Albrecht Durer Adam e Eva 1507
 Expulsão de Adão e Eva do Paraíso Benjamim West 1791


Adam and Eve expelled from Paradise Giuseppe Cesare 16th century


God judging Adam  William Blake   Deus julga Adão


The Temptation and Expulsion of Adam and Eve by Michelangelo Capp Sistina

Sendo afastados da presença de Deus, Adão e Eva, naquele dia, morreram espiritualmente. Pensem em tudo o que eles perderam!  Eva tinha dito no coração:  "Vou me fazer como o Altíssimo".  Agindo assim, ela perdeu o direito ao esplendor do Paraíso. Decretaram-se maldições sobre ela (3:16), e sobre o homem (3:17-19).  Ah, como caíram os valentes.


The Temptation and Expulsion of Adam and Eve by Michelangelo Capp Sistina


 The Rebuke of Adam and Eve by Domenichino 1626   Museum des Beaux Arts Grenoble

Na cena, Deus está questionando Adão sobre sua desobediência . Adão aponta para Eva, a fim de transferir a culpa. Eva, por sua vez, transfere a culpa para a serpente a seus pés. Você quase pode ouvir as suas vozes dizendo "Não é minha culpa!"
Aqui estamos nós, como de costume, tentando transferir a culpa a quem causou os nossos problemas, sejam eles problemas da vida ou o dinheiro ou a sociedade. Mas, assim como Adão e Eva foram os responsáveis ​​por suas próprias ações em comer a maçã, assim somos também nós. Assim como eles fizeram usamos nosso livre-arbítrio para seguir essa voz da serpente que nos diz: "sereis como deuses". E quando estamos presos na nossa loucura, nós dizemos "a serpente enganou-me". 

Alexandre Cabanel  Eve after Fall  detail 19th century.  Priv.Coll


Expulsão de Adão e Eva do Paraíso  Charle Joseph Natoir




(1) [...]Onde, porém, o futuro da mulher, através dos séculos, refulge com os esplendores dum íris avassalando os céus, é na sentença que, aí mesmo, fulmina o Eterno contra o príncipe do mal, transfigurado na serpente: “Porei inimizades entre ti e a mulher... ela há de esmagar-te a cabeça!” (Gen. III, 15)
Não sei de página literária, em que a aparição da mulher sobre a terra, nos demonstre em tanta beleza, como nesses versículos de ouro, cuja simplicidade escandaliza as vaidades da crítica. As filhas de Eva não precisam buscar fora da Bíblia os pergaminhos da sua nobreza, nem o poema das suas glórias

Masaccio Expulsão 

Adam and Eve banished from Paradise 14th century


  Cuidado, o Paraíso é uma Área Limitada!!


Adam e Eva  denunciados George Frederic Watts 1865


Meister Bertram von Minden God in the Form of Jesus chides Adam and Eve for eating the forbidden Fruit,
Lilith as a serpent watches 1375-83 Hamburg

The Fall of Adam and Eve  Pontormo

Expulsão de Paraíso  Aureliano Milani 17e


Adam and Eve Expulsion from Paradise by Paul Gustave Doré


 Adam and Eve Expulsion from Paradise    Adão e Eva sendo expulsos de Paraíso



A Queda do Homem




Adam e Eva George Frederic Watts 1865 (detail)


Arthur Nowell The Expulsion of Adam and Eve from the Garden of Paradise


Alexandre Cabanel The Expulsion of Adam and Eve from the Garden of Paradise  séc.19 Priv.Coll.

Sofrendo a morte espiritual, Adão e Eva também iniciaram o processo de morte física:  "E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida" (Gênesis 3:24).  Por causa do pecado deles, o homem, a mulher e os filhos de todas as épocas voltariam ao pó:  "Em Adão, todos morrem" (1 Coríntios 15:22).


                                                                    Kain and Abel Bring Offerings  Bertram of Minden 1383 Kunstahall Hamburg



                                             Adam and Eve  bemoaning the Death of Abel  Lucas van Leyden 1529 Michigan University Museum of Art




The Soul of Abel descending to Heaven Antonio Balestra 18th century




 William Blake  Fuga de Caim  Adam e Eva encontram o Corpo de Abel 1825


The First Mourning   1888  William Adolphe Bouguereau 
Adam e Eva segurando o corpo morto de Abel - Primeiro sofrimento


                                                        The Temptation by Wiliam Strang 1899  1899 The Temptation by William Strang
Eclesiástico 9,2
"Não dês a mulher poder sobre ti, 
para que não se meta no que é da tua competência e passes vergonha".




Maria x Eva


(1)[...] combater a serpente, eis a missão da mulher;
 esmagar-lhe a cabeça, 
eis a sua vitória! 
Aflora ela assim, no mundo, feita aliada natural de Deus
 para a guerra do bem contra o mal: 
que grandeza! que elevação! 
e que glória!





Referências: