Em virtude desta consagração, o nazireu devia abster-se de tomar certos alimentos e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres. Estas exigências particulares parecem traduzir os seguintes princípios: manter-se mentalmente são ("abster-se de vinho e de bebida fermentada") e em sujeição a Deus (simbolizado pelo não cortar o cabelo) e manter-se cerimonialmente puro (não tocar em cadáveres).
Foram os mesmos votos que tinham sido administrados aos seus ilustres predecessores, Sansão e o profeta Samuel.Um nazarita vitalício era visto como uma personalidade santificada e sagrada.
Os judeus encaravam um nazireu quase com o mesmo respeito e a veneração dedicada ao sumo sacerdote, e isso não era de se estranhar já que os nazaritas de consagração vitalícia eram as únicas pessoas, além dos altos sacerdotes, a quem era sempre permitido entrar no local " Santo dos santos" de um templo.
John Everett Millais Infância de Jesus |
Jesus nesse tempo aprendia ofício de carpinteiro na oficina do seu pai José.
"O menino foi crescendo, ficando forte e cheio de sabedoria. A graça de Deus estava com ele." Lucas 2;40
Georges de la Tour Musée du Louvre |
Jesus nesse tempo aprendia ofício de carpinteiro na oficina do seu pai José.
Ao atingir a maturidade, João se encaminhou para o deserto e, nesse ambiente, preparou-se, através da oração e da penitência para cumprir sua missão.
Antigamente quando viajava um rei ou governador, era costume de enviar antecipadamemnte um mensageiro que anunciava:" O rei está chegando - preparai lhe o caminho."
St. John the Baptist Andrea del Sarto 1523 Gall. Palatina Florence
Jacoppo del Sellaio Saint John the Baptist 1480 National Gallery of Art Washington
Jacoppo del Sellaio Saint John the Baptist 1485 Museum of Fine Arts Budapest
Girolamo da Santacroce Saint John the Baptist 1500 Museum of Fine Arts Budapest
Preparação de São João Batista ortodox icon
Preparai os caminhos do Senhor.» Irmãos, os caminhos do Senhor que nos pedem que preparemos preparam-se percorrendo-os, e é preparando-os que os percorremos. Mesmo que já tenhais progredido muito no caminho, tendes ainda assim de o preparar, a fim de que, do ponto aonde chegastes, avanceis sempre mais. E assim, a cada passo que dais, o Senhor cujo caminho preparais vem ao vosso encontro, sempre novo, sempre maior. É, pois, com razão que o justo reza dizendo: «Instruí-me, Senhor, nos Vossos mandamentos, e os guardarei com fidelidade» (Sl 118, 33). Talvez se lhe tenha chamado «caminho eterno» porque, se é verdade que a Providência previu o caminho de cada um e lhe fixou um termo, também é certo que a bondade daquele para o Qual avançais não tem limites. É por isso que, ao chegar, o viajante sábio e decidido pensa que está apenas no princípio (Fil 3, 13); esquecendo o que tem atrás de si, dirá todos os dias: «Hoje começo». [...]
Comentário ao Evangelho do dia feito por Beato Guerric d'Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense
I Sermão para o Advento (Trad. Cf Bouchet, Leccionário, p. 36 e Brésard, 2000 anos B, p. 20)
João Batista era um mensageiro da vinda do Messias.
João passou a ser conhecido como profeta. Alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias e praticava um ritual de purificação corporal por meio de imersão dos fiéis na água,- batismo nas águas para simbolizar uma mudança interior de vida. Portanto foi chamado João Batista.
João pregava:“Ide e dizei aos vossos senhores que vós escutastes a ‘voz de alguém que grita no deserto’, como anunciou o profeta ao dizer: ‘preparai o caminho do Senhor, fazei uma estrada plana e reta até o nosso Deus.
Baptist´s Sermon Pieter Breuegel 1566
Cada vale deverá ser preenchido, cada monte e colina deverão ser cortados; o chão acidentado deverá tornar-se plano, enquanto os locais encrespados devem tornar-se um vale plano; e toda a carne verá a salvação de Deus’ “.
“Depois de mim virá um que é maior do que eu, de cuja sandália não sou digno de afrouxar e desatar as correias. Eu vos batizo com água, mas ele irá batizá-los com o Espírito Santo.
(c. 406-450), Bispo de Ravena, Doutor da Igreja
Sermão 167; CCL 248, 1025; PL 52, 636
E com a sua pá na mão irá cuidadosamente limpar esse chão das ervas daninhas; ele recolherá o trigo no seu celeiro, mas o refugo ele o queimará com o fogo do julgamento”.
Leonardo da Vinci São João Batista 1513-16 Musée de Louvre Paris
Saint John the Baptist in the Desert José de Ribera
Saint John the Baptist in the Desert José de Ribera
Alivise Vivarini Sant John the Baptist
São João Batista com os Fariseus Murillo
St.John Baptist
St.John Baptist
"[...]Estamos a ir a reboque de um mundo que se
evade; esquecemos os tempos que aí vêm. Estamos ávidos de atualidade, mas não
temos em consideração o julgamento que se aproxima. Não acorremos ao encontro
do Senhor que chega. [...]
Convertamo-nos irmãos, convertamo-nos
depressa. [...] O Senhor, pelo fato de tardar, de ainda esperar, revela o Seu
desejo de nos ver voltar para Ele, o desejo de que não pereçamos. Na Sua grande
bondade, dirige-nos sempre estas palavras: «Não tenho prazer na morte do ímpio,
mas sim na sua conversão, de maneira que ele tenha a vida» (Ez 33,11).
Convertamo-nos, irmãos; não tenhamos medo de o tempo estar a acabar. O tempo do
Autor do tempo não pode ser encurtado. A prova disso é aquele malfeitor do
Evangelho que, na cruz e na hora da sua morte, escamoteou o perdão, se apoderou
da vida e, ladrão do paraíso com arrombamento, conseguiu penetrar no Reino (Lc
23,43)."
São Pedro Crisólogo (c. 406-450), Bispo de Ravena, Doutor da Igreja
Sermão 167; CCL 248, 1025; PL 52, 636
E com a sua pá na mão irá cuidadosamente limpar esse chão das ervas daninhas; ele recolherá o trigo no seu celeiro, mas o refugo ele o queimará com o fogo do julgamento”.
Hieronymus Bosch São João no Deserto St.John the Baptist in the Wilderness
Alexandre Ivanov The Appearance of Christ before the People 1837-57 Tretiakov Gallerie Moscow
«Naqueles dias, apareceu João, o Baptista, a
pregar no deserto da Judeia. Dizia: 'Convertei-vos, porque está próximo o Reino
do Céu'» (Mt 3,1-2). «Convertei-vos.» Porque não diz: «Rejubilai»? «Rejubilai
antes porque as realidades humanas dão lugar às realidades divinas, as
terrestres às celestiais, as temporais às eternas, o mal ao bem, a incerteza à segurança,
a tristeza à felicidade, as realidades perecíveis às que permanecerão para
sempre. O Reino dos céus está muito próximo. Convertei-vos.» Que a tua conduta
de convertido seja evidente. Tu que preferiste o humano ao divino, que quiseste
ser escravo do mundo em vez de vencedor do mundo com o Senhor do mundo,
converte-te. Tu que fugiste da liberdade que as virtudes conferem porque
quiseste sofrer o jugo do pecado, converte-te; converte-te verdadeiramente, tu
que, por medo de possuir a Vida, te entregaste à morte.
São Pedro Crisólogo (c. 406-450), Bispo de Ravena, doutor da Igreja - Sermão 167; CCL 248, 1025, PL 52, 636
Jesus Cristo e São João Batista Bartolomeu Esteban Murillo
O segredo da felicidade, a chave para abrir as portas do céu e temos recebido essa chave que sabe o segredo. Agora é a nossa vez de pegar esta chave e usá-la:
"Cristo deve cresça e que eu diminua".
João
era a luz, Jesus é o sol.
Batista era a voz, Cristo era a Palavra.
Batista era a voz, Cristo era a Palavra.
The Baptism of Christ Bacchiacca 1520 Viena
"Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto ao rio Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu." [Mateus 3:13-15].
The Baptism of Christ Murillo 1655 Berlin
Mateus 3;4-6 " A veste de João era feita de pêlos de camelo e ele usava um cinto de couro à cintura; o seu alimento era gafanhoto e mel silvestre."
Então Jerusalém, toda a Judéia e toda a região do Jordão saíram à sua procura e, confessando os seus pecados eram por ele batizados no rio Jordão."
The Baptism of Christ Gerard Davi 1500 Bruges
Então Jerusalém, toda a Judéia e toda a região do Jordão saíram à sua procura e, confessando os seus pecados eram por ele batizados no rio Jordão."
Batismo de Cristo 1600 Priv.Coll
Francesco Albani Batismo de Cristo
"Naquele tempo, veio Jesus de Nazaré, da Galiléia
e foi batizado, por João, no Jordão."
The Baptism of Christ Juan Fernandes de Navarrete 1568 Prado Madrid
No momento em que saia da água, viu os céus abertos
e descer o Espírito, sobre ele, em forma de pomba.
E ouviu-se dos céus uma voz:
«Tu és o meu Filho muito amado;
em Ti ponho a minha afeição.» (Is 9, 11)
João feliz, mas tremendo,
mergulha em rio profundo
aquele que lavaria no sangue a culpa do mundo.
rio Jordão
orthodox icon
São Gregório
O Taumaturgo (c. 213-c. 270), Bispo - Homilias sobre a sagrada Teofania, 4; PG 10, 1181
Santo Agostinho
orthodox icon
São Gregório
O Taumaturgo (c. 213-c. 270), Bispo - Homilias sobre a sagrada Teofania, 4; PG 10, 1181
«Não sou digno de me inclinar
para Lhe desatar
as correias das sandálias»
as correias das sandálias»
[«Então veio Jesus da Galileia ter com João
ao Jordão para ser baptizado por ele. João opunha-se, dizendo: 'Eu é que tenho
necessidade de ser baptizado por Ti'» (Mt 3,13-14)]. Na Tua presença, Senhor
Jesus, não posso calar-me, porque sou a voz, a voz que clama no deserto: Preparai
o caminho do Senhor. Sou eu que tenho necessidade de ser baptizado por Ti e Tu
vens a mim? [...] Tu que eras no princípio, Tu que estavas em Deus e eras Deus
(Jo 1,1); Tu que és o resplendor da glória do Pai e a imagem da Sua substância
(Heb 1,); Tu que, quando estavas no mundo, vieste aonde já estavas; Tu que Te
fizeste carne a habitaste entre nós (Jo 1,14; 14,23), e que tomaste a condição
de servo (Fil 2,7); Tu que uniste a terra e o céu pelo Teu santo nome - és Tu
que vens a mim? Tu que és grande, ao pobre que eu sou? O Rei ao precursor, o
Senhor ao servo? [...]
Conheço o abismo que separa a terra do
Criador. Sei que diferença há entre o pó da terra e Aquele que o modelou (Gn
2,7). Sei quão longe está de mim o Teu sol de justiça, de mim que sou apenas a
lâmpada da Tua graça (Mal 3,20; Jo 5,35). E, embora Te encontres revestido pela
nuvem puríssima do Teu corpo, reconheço a minha condição de servo e proclamo a
Tua magnificência. «Não sou digno de me inclinar para Lhe desatar as correias
das sandálias.» Como ousaria então tocar o alto imaculado da Tua cabeça? Como
ousaria estender a mão para Ti, que «estendeste os céus como um pavilhão» e que
«estendeste a terra sobre as águas» (Sl 103,2; 135,6)? [...] Que oração farei
sobre Ti, que até as preces daqueles que Te ignoram acolhes?
Andrei Rublev Batismo do Senhor 1405 Catedral da Annunciação Moscou
“Baptismo de Jesus”, de Jan Brueghel, o Velho, Deutsche
Barockgaleri, Augsburg.
The Baptism of Christ Paolo Veronese
Santo Agostinho
Bispo de Hipona (Norte de África), Doutor da Igreja - (354-430)
Sermões sobre o Evangelho de João, n°14, 1-3
Sermões sobre o Evangelho de João, n°14, 1-3
«Pois esta é a minha alegria! E tornou-se completa!
Ele é que deve crescer, e eu diminuir»
Ele é que deve crescer, e eu diminuir»
João afirmou aquilo que ouvistes quando
lhe vieram dizer, para suscitar o seu ciúme, que Jesus fazia muitos discípulos.
Dizem-lhe os amigos, como se ele tivesse inveja: «Ele está a ficar com mais
discípulos do que tu». Mas João reconheceu Quem Ele era; e por isso mereceu
estar unido a Cristo, pois não ousou ficar com o que era de Cristo. E disse:
«Um homem não pode tomar nada como próprio se isso não lhe for dado do Céu.»
[...] A alegria de João não vem de si mesmo. Aquele que quer encontrar em si
mesmo a causa da sua alegria estará sempre triste; mas aquele que quer
encontrar a sua alegria em Deus estará sempre alegre, porque Deus é eterno.
Queres ter uma alegria eterna? Junta-te Àquele que é eterno. Foi o que fez João.
É
a voz do esposo que alegra o amigo do esposo, e não a sua própria voz; ele está
de pé e escuta. [...] «Esta é a minha alegria! E tornou-se completa. Tenho a
minha própria graça, não desejo mais nada com medo de perder o que recebi.» Que
alegria é esta? «Ele fica encantado ao ouvir a voz do esposo.» Que os homens
compreendam que não devem alegar-se com a sua própria sabedoria mas com a que
receberam de Deus. Que não procurem outra coisa pois assim não perderão o que
encontraram. [...] João reconheceu que recebeu tudo; disse que sentiu alegria
com a voz do esposo, e acrescentou: «A minha alegria é agora perfeita.»
The Baptism of Christ copta icon
Annibale Carracci The Baptism of Christ St. Gregorio Bologne
The Baptism of Christ
Jesus Cristo é batizado e o mundo é renovado.
The Baptism of Christ Giovanni Mastelleta
Jesus beeing baptizes by John the Baptist copta icon sec II-VII Egito
Baptism of Christ Francesco Albani 1600
Batismo de Jesus Veroquio Galeria Uffizi
Baptism armenian easternTurkey monastery st. George 1435 Turkey
[...]Sobre esta flor que brota subitamente do
tronco e da raiz de Jessé através da Virgem Maria, vai repousar o Espírito do
Senhor, pois «n'Ele habita corporalmente toda a plenitude da divindade» (Col
2,9). Não de um modo fragmentado como nos outros santos, mas [...] segundo o
que se lê no evangelho de Mateus: «Aqui está o Meu servo, que escolhi, o Meu
amado em Quem pus todo o Meu enlevo. Derramarei sobre Ele o Meu espírito e Ele
anunciará a verdadeira fé às nações» (Mt 12,18; Is 42,1). Aplicamos esta
profecia ao Salvador, sobre Quem o Espírito do Senhor veio repousar, o que
significa que estabeleceu n'Ele a Sua morada eterna. [...] Como testemunha João
Baptista, desce para ficar sobre Ele sem cessar: «Vi o Espírito que descia do
céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas Quem me
enviou a baptizar com água é que me disse: 'Aquele sobre quem vires descer o
Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo'». [...] Este
Espírito chama-se «Espírito de sabedoria e entendimento, Espírito de conselho e
de fortaleza, Espírito de ciência e de temor do Senhor» (Is 11,2). [...] Ele é
a única e mesma fonte de todos os dons.
São Jerónimo
(347-420), presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja - Sobre Isaías, cap. 11
(347-420), presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja - Sobre Isaías, cap. 11
Batismo de Jesus Veroquio Galeria Uffizi
Baptism armenian easternTurkey monastery st. George 1435 Turkey
Batismo de Jesus Tintoreto
Cozzarelli Guidoccio The Baptist of Christ 1486
Andrea Verrocchio The Baptism of Christ by St.John Baptist 1474
Batismo do Cristo Jesus Mariotto di Nardo
Quando Jesus apareceu em sua glória em nosso meio, santificou todas as fontes e as águas do universo.
The Baptism of Christ Tintoretto
ORTHODOX ICON
The Baptism of Christ Paolo Veronesse
The Batism of Christ Alessandro Allori
The Baptism of Christ Tintoretto
ORTHODOX ICON
St.John the Baptist Pointing to Christ Murillo
The Baptism of Christ Joachim Patimier
The Baptism of Christ Jean Bapt. Camille Corot
"Vinde buscar água das fontes do Senhor e Salvador!
Pois o Cristo nosso Deus, santificou todas as coisas."
Jesus, pede o batismo ao perplexo João Batista, entrando na fila, em humilde solidariedade com os pecadores,que somos todos nós.
Bellini The Baptism of Christ 1500 Vicenza
A instituição do Batismo será confirmada pelo próprio Cristo quando Ele diz a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino dos céus”, (Jo 3,5). E ordenou aos seus Apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16, 15-16).
The Baptism of Christ Cima de Conegliano 1493-94 San Giovanni in Bragora Venice
O Batismo de João não era um Sacramento. Jesus ao santificar as águas do rio Jordão com sua presença e a voz do Pai se faz ouvir: “Este é o meu Filho amado, em quem pus minhas complacências”(Mt 3, 17), e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba, é que fica instituído o Batismo. (Presença da Santíssima Trindade).
O céu se abre no momento do Batismo de Jesus e a todos nós, que significa o começo de um novo tempo.
"Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo - O Batismo é o sacramento da regeneração pela água na Palavra".
É no batismo que recebemos a luz da vida.
É no batismo que recebemos a luz da vida.
The Baptism of Christ Giotto di Bondone 1304-06 |
The Baptism of Christ Giotto di Bondone 1304-06
Ao sermos batizados, recebemos a graça santificante, que é a amizade e a presença de Deus no nosso coração, preenchendo o vazio espiritual do pecado original. Junto com a graça santificante, recebemos o dom da Fé, da Esperança e da Caridade, assim como todas as demais virtudes, que devemos procurar proteger no nosso coração.
The Baptism of Christ Jan van Scorel. 1530 Oil on panel, 121 x 157 cm Frans Halsmuseum, Haarlem
O Batismo é o sacramento da comunhão de todos no Cristo. É isso que nos diz São Paulo: "Pois todos vocês, que foram batizados em Cristo, se revestiram de Cristo. Não há mais diferenças entre judeu e grego, entre escravo e homem livre, entre homem e mulher, pois todos vocês são um só em Jesus Cristo" (Gl 3, 27-28)
"Grande és Tu, Senhor e admiráveis são as tuas obras,
e não há palavras que possam expressar tuas maravilhas.
The Baptism and Tentation of Christ Paolo Veronesse 1580 Pinacoteca di Brera Milan
"Nas águas é lavado o celestial Cordeiro; o que não tem pecado nos lava primeiro."
Batismo de Cristo Pietro Perugino 1481-83 Capela Sistina Vaticano
Capela Sistina Vaticano
Esta pintura é o afresco visto pela primeira vez a partir da esquerda para a direita na parede norte na Capela Sistina. Pietro Perugino trabalhou com Bernardino Di Betto nesta fresco, e este último se acredita ter executado a paisagem. Se você olhar atentamente para o afresco, você pode ver que há duas cenas sendo retratado. Na direita é uma cena de João Batista pregando e à esquerda é a circuncisão de filho de Moisés. A razão que esta pintura é considerada trinitária é porque ele contém os três elementos que compõem a Trindade: o Pai, o Filho eo Espírito Santo.
G.B.Caracciolo Battesimo di Cristo 1610
The Baptism of Christ Donducci Giovanni -Andrea Musée des Beaux-Arts
Juan de Flandes The Batism of Christ 1496
Quando, recolhido em oração depois do baptismo, sai da água, abrem-se os céus. É o momento esperado pela multidão dos profetas: «Se rasgásseis os céus e descêsseis!», tinha invocado Isaías (64, 1). Neste momento, parecia sugerir São Lucas, esse pedido é satisfeito. De facto, «o céu abriu-se e o Espírito Santo desceu»; ouviram-se palavras nunca anteriormente pronunciadas: «Tu és o Meu Filho muito amado; em Ti pus todo o Meu agrado». [...] O Pai, o Filho e o Espírito Santo descem entre os homens e revelam-nos o Seu amor que salva.
Comentário ao Evangelho do dia feito por Papa Bento XVI Homilia de 10/01/2010 (trad. © Libreria Editrice Vaticana)
The Baptism of Christ Paris Bordone XVIe
Sem Santo Batismo não há Caminho
The Batism of Christ Ghirlandaio 1486-90
Piero della Francesca
(ca.1422-1492)
Baptism of Christ
1448-50
Tempera on panel, 167 x 116 cm
National Gallery, London
Baptism of Christ
1448-50
Tempera on panel, 167 x 116 cm
National Gallery, London
Piero della Francesca (ca.1422-1492)
Baptism of Christ detail
1448-50
Tempera on panel, 167 x 116 cm
National Gallery, London
O arcebispo de Westminster, cardeal Cormac Murphy-O'Connor, diz que “o Batismo
de Cristo”, pintado na década de 1440 por Piero della Francesca, deveria ser exibido em um contexto religioso tal como ex.:
a Catedral de Westminster.
Cardeal disse: "Eu gostaria de ver esta pintura retirada das paredes da Galeria Nacional e colocada em uma igreja católica em Londres, porque é um erro tratá-la como uma obra de arte: é uma obra de fé e piedade, uma expressão da vida da Igreja e um caminho para a oração ".
Cardeal disse: "Eu gostaria de ver esta pintura retirada das paredes da Galeria Nacional e colocada em uma igreja católica em Londres, porque é um erro tratá-la como uma obra de arte: é uma obra de fé e piedade, uma expressão da vida da Igreja e um caminho para a oração ".
O cardeal está correto. Arte religiosa é um ramo distinto de
arte. Ela sempre foi diferente da arte secular. Ignorar o aspecto
religioso da arte religiosa prejudica o artista e sua obra.
Originalmenteo quadro foi pintado para a capela de São João Batista na abadia camaldulense (hoje catedral) da cidade natal de Piero, Borgo Sansepolcro. A cidade, visível na distância para a esquerda de Cristo, pode ser Borgo Sansepolcro.
A obra é pintada no álamo e é tão delicada que nunca é emprestada. Deve ser mantida em condições muito controladas ao contrário, ele seria destruída.Os custos de manutenção e segurança seriam astronômicos. No momento a obra é mantida em condições que permitam muitas pessoas a se aproximar à esta grande obra de arte para admirá-la e, talvez, a ser inspiradas por ela.
É de se perguntar por quantas pessoas seria a obra vista, se fosse mantida a uma certa distância de um altar e também até que ponto seria oportuno uso de cópias nas igrejas.
Originalmenteo quadro foi pintado para a capela de São João Batista na abadia camaldulense (hoje catedral) da cidade natal de Piero, Borgo Sansepolcro. A cidade, visível na distância para a esquerda de Cristo, pode ser Borgo Sansepolcro.
A obra é pintada no álamo e é tão delicada que nunca é emprestada. Deve ser mantida em condições muito controladas ao contrário, ele seria destruída.Os custos de manutenção e segurança seriam astronômicos. No momento a obra é mantida em condições que permitam muitas pessoas a se aproximar à esta grande obra de arte para admirá-la e, talvez, a ser inspiradas por ela.
É de se perguntar por quantas pessoas seria a obra vista, se fosse mantida a uma certa distância de um altar e também até que ponto seria oportuno uso de cópias nas igrejas.
The Baptism of Christ Master of Bartholomew altar 1500
"As águas, ó prodígio, já ficam cor d'aurora,
não deixam mais vestígio, pois jorram vinho agora."
The Baptism of Christ Nicolas Poussin
The Baptism of Christ 16th cent. Pinacoteca Vatican russian icon
"Porque, pela tua vontade,
chamastes todas as coisas do nada à existência
pelo teu poder, sustentas a Criação
e por tua providência governas o mundo."
e por tua providência governas o mundo."
Cordeiro de Deus
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1,29-34
Naquele tempo João viu Jesus aproximar-se dele e disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel'. E João deu testemunho, dizendo: 'Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: `Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo'. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!'
StainedGlass St.John Ashfield |
"Baptismus est sacramentum regenerationis per aquam in verbo
Pietro Longhi Batismo |
Batismo Coter |
Masaccio São Pedro batizando os Neófitos 1425 Florence
"A todos aqueles que receberam o Batismo,
deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus"
Detail of ceiling mosaic,depicting the Batism of Crist sorrounded by apostles
Ceiling with mosaic of the Batism of Crist.
Teofania – Revelação da Santíssima Trindade
O Pai, o Filho e Espírito Santo são três revelações ao mundo durante o batismo de Jesus; o Pai e o Espírito se revelam em relação ao amor que os une ao Filho. Eis aqui o que há mais profundo e mais íntimo em mistério de Jesus.
Por mais grande que seja o ministério redentor de Cristo a favor dos homens, a vida íntima do Filho com o Pai e o Espírito é uma realidade maior ainda.
Jesus nos é verdadeiramente manifestado quando podemos ouvir a voz do Pai: “Aqui está meu Filho amado” ... e ver descendo do céu pomba que representa o Espírito Santo sobre a cabeça do Salvador.
Batistério São João mosaicos na cúpula séc.XIII Florença Itália
Ao ser batizado, Jesus ingressa em nova época em Sua vida; dá início ao Seu Ministério Público. Não há registro algum, de que Ele tivesse curado ou pregado antes desse período. Estava em Nazaré, esperando a hora marcada. Assim como o batismo que Ele mesmo instituiria, marca a separação entre a velha e nova vida (o batismo cristão), o batismo que lhe ministrou João, assinalou-lhe o término da vida particular e o início do Seu Ministério Público.
Após o seu batismo, Jesus foi levado para o deserto por Deus, onde jejuou durante quarenta dias e quarenta noites sofrendo as tentações.
Referências:
http://www.christusrex.org/
Liturgia da Horas; antífonas
Liturgia da Horas; antífonas