Gentile da Fabriano The Adoration of the Magi 1423 Gall. Uffizi
O termo grego Ἐπιφάνεια significa aparição/manifestação; um fenômeno miraculoso.
Pela visita dos Magos Jesus é apresentado ao mundo.
Leonaert Bramer The Journey of the Three Magi to Bethleem 1638-40 New York
A Viagem dos Tres Reis Magos a Belem
A figura dos Magos se torna, emblemática:
"Eles representam o encaminhamento da humanidade para Cristo, inauguram uma procissão que percorre a história inteira".
A figura dos Magos se torna, emblemática:
"Eles representam o encaminhamento da humanidade para Cristo, inauguram uma procissão que percorre a história inteira".
Papa Bento XVI, A Infância de
Jesus.2012
The Journey of the Magi James Jacques J.Tissot 1894
The Magi in the House of Herodes J.James Tissot
Liturgia das Horas hino
Adoração dos Magos Fra Angelico Convento São Marcos Florença
Adorazione dei Magi Filippino Lippi 1496
"A estrela resplandece como fogo e mostra o Senhor, o Rei dos reis.
Os magos conduzidos pela estrela, trouxeram os seus dons ao grande Rei."
The Magi in the House of Herodes J.James Tissot
Elevai o olhar aos céus, vós que a Cristo procurais.
E da sua eterna glória podereis ver os sinais.
Essa estrela vence o sol em fulgor e em beleza,
e nos diz ter vindo à terra Deus, em nossa natureza.
Da região do mundo,persa, onde o sol tem seu portal,
sábios Magos reconhecem do Rei novo o sinal.
Quem será tão grande Rei, a quem os astros obedecem,
a quem servem luz e céus e suas forças estremecem?
Percebemos algo novo, imortal,superior,
que domina céus e caos e lhes é anterior
Rei do povo de Israel, este é o Rei das gentes,
prometido a Abraão e à sua raça eternamente.
Ó, Jesus louvor a Vós que às nações Vos revelais.
Glória ao Pai e ao Espírito pelos tempos eternais
Liturgia das Horas hino
[...] Os Magos do Oriente eram também e sobretudo homens que tinham coragem; tinham a coragem e a humildade da fé. Era preciso coragem a fim de acolher o sinal da estrela como uma ordem para partir, para sair rumo ao desconhecido, ao incerto, por caminhos onde havia inúmeros perigos à espreita.[...]
Bento XVI na Solenidade da Epifania 2013
A estrela de Belém apareceu em nossas vidas no momento do Santo Batismo.
É ela que seguimos sendo levados a Jesus Cristo pela Graça de Deus
Adoração dos Magos Fra Angelico Convento São Marcos Florença
Adorazione dei Magi Filippino Lippi 1496
"A estrela resplandece como fogo e mostra o Senhor, o Rei dos reis.
Os magos conduzidos pela estrela, trouxeram os seus dons ao grande Rei."
No dia de Natal a mensagem litúrgica é uma novidade que faz-se ressoar por todo o mundo: “Hodie descendit lux magna super terram –
Hoje uma grande luz desce sobre a terra” (Missal Romano).
Hoje uma grande luz desce sobre a terra” (Missal Romano).
The Adoration of the Shepherds Charles Le Brun
Agora esta mesma luz que desceu
faz-se manifestar a todos os homens por meio da estrela de Belém.
faz-se manifestar a todos os homens por meio da estrela de Belém.
Jesus é luz!
Adoração dos Magos Carlo Maratti Ermitage
Ó Admirável intercâmbio!
O Criador da Humanidade
assumindo corpo e alma,
quis nascer de uma Virgem.
Feito Homem nos doou sua própria divindade!
Adoration of the Magi Paolo Uccelo 1435-40 Florence
Adoração dos Tres Reis Magos Corregio sec XV
"Todos os povos serão nEle abençoados.
Todas as gentes cantarão o seu louvor."
Todas as gentes cantarão o seu louvor."
Adoration of the Child B.Esteban Murillo
Roger van Veyden Adoration of the Magi
Leonaert Bramer The Adoration of the Magi 1628-30 Institute of Arts Detroit
"Vendo a estrela, os Magos exclamaram: Eis aqui o sinal do grande Rei!
Vamos pois procurá-lo e oferecer-lhe ouro, incenso e mirra, nossos dons."
Adoration of the Magi Unknown Master germain 1420 Darmstadt
"Deus é tão grande que Se pode fazer pequeno.
Deus é tão poderoso que Se pode tornar fraco
e vir ao nosso encontro como Menino indefeso,
para que O possamos amar."Papa Bento XVI
Deus é tão poderoso que Se pode tornar fraco
e vir ao nosso encontro como Menino indefeso,
para que O possamos amar."Papa Bento XVI
Adoration of the Magi Francisco de Zurbarán 1639-40 Musée des Beaux Arts Grenoble
Adoration of the Magi Hieronimus Bosch 1510 Prado Madri
“Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo” (Mt 2,2).
A tradição iconográfica transmitiu uma constante sobre os magos: a idade.
Apresentam-no com semblantes: jovem, adulto e velho, representando assim as três idades do homem em uma única síntese visual.
Grão Vasco“Adoração dos Reis Magos”
Seu nome verdadeiro era Vasco Fernandes, mas
tornou-se um ícone da pintura quinhentista portuguesa como Grão Vasco
(1475-1542). Vasco executou trabalhos célebres como o retábulo da Sé de Lamego
(Portugal) e “Pentecostes”, retábulo para o Mosteiro da Santa Cruz, em Coimbra
(Portugal).
Sua arte tinha uma forte influência da pintura flamenga e da pintura renascentista italiana.
“Adoração dos Reis Magos” figura entre os seus trabalhos mais importantes, onde se nota as influências citadas, sobretudo a italiana. No entanto, um detalhe na obra chama a atenção do espectador e torna-a diferente das outras obras do mesmo tema. Dos três reis magos, o rei negro Baltazar é substituído por um índio brasileiro, uma clara referência à chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, ou seja, seis anos antes da conclusão desta pintura.
Sua arte tinha uma forte influência da pintura flamenga e da pintura renascentista italiana.
“Adoração dos Reis Magos” figura entre os seus trabalhos mais importantes, onde se nota as influências citadas, sobretudo a italiana. No entanto, um detalhe na obra chama a atenção do espectador e torna-a diferente das outras obras do mesmo tema. Dos três reis magos, o rei negro Baltazar é substituído por um índio brasileiro, uma clara referência à chegada dos portugueses ao Brasil em 1500, ou seja, seis anos antes da conclusão desta pintura.
O traje do nobre índio representado é um misto de elementos indígenas com
europeus, que ainda segura numa mão um presente para o Menino Jesus e na outra,
uma típica lança indígena. O cocar sobre a cabeça, não deixa dúvidas de que se
trata de um índio brasileiro, dando à obra um grande valor não só artístico
como também histórico.
Outro dado curioso na cena, é que há quem afirme que o rei mago ajoelhado
diante do Menino Jesus seria o Pedro Álvares Cabral e que este seria o seu
retrato mais fiel.
Boa parte das pinturas de Grão Vasco está no Museu Grão Vasco, em Viseu,
Portugal, e que recebe esse nome em sua homenagem.
Referências: Wikipedia
www.rtp.pt
www.rtp.pt
Os santos, os justos, ainda que não sejam de Israel, são agradáveis a Deus, e Cristo estende sua predileção e primogenitura a todos os povos, representados pelos magos.
Adoração dos Magos Andrea Mantegna 1460-64 Gall. Uffizi
"Os reis de toda a terra hão de adorá-lo e todas as nações hão de servi-lo."
Peter Paul Rubens The Head of One of Three Kings
A Cabeça de um dos Três Reis Magos
Giotto di Bondone The Adoration of the Magi
“Apparuit enim gratia Dei salutaris omnibus hominibus –
Manifestou-se a graça salvadora de Deus a todos os homens” (Tt 2,11).
Manifestou-se a graça salvadora de Deus a todos os homens” (Tt 2,11).
Sandro Botticelli The Adoration of the Magi |
Jesus manifesta-se!
Lorenzo de Credi The Adoration of the Shepherds
Ele é a graça salvífica do Pai destinada a todos os homens.
Manifesta-se Cristo para que os homens não se silenciem.
Pietro Perugio The Adoration of the Magi 1476 Perugia
Sempre repetimos: Vinde Senhor Jesus! Ele veio! Ele está conosco!
Jan Brueghel The Adoration of the Magi |
Seja louvado o Deus que desce para elevar a nossa mísera condição.
Leonardo da Vinci Adoração dos Magos
E tudo isso Ele faz por Amor. Amor!
E onde podemos achar maior doçura do que há em Jesus?
Este Deus, escondido na frágil carne humana, não é
encontrado pelos que vivem instalados no poder ou encerrados na segurança
religiosa. Revela-se a quem, guiado por pequenas luzes de fé, procura
incansavelmente uma esperança para o ser humano na ternura e na pobreza da
vida.
Adoration of the Magi Antonio Vivarini 1445-47 Staatliche Museum Berlin
Anjo do Natal repete: "Nasceu-vos hoje o Salvador; nasceu para vós! Vinde, vinde para adorá-Lo!".
Sandro Botticelli The Adoration of the Magi |
«O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós» (Ib. 1,14), proclama João evangelista.
Veronesse The Adoration of the Magi |
"Essa estrela vence o sol em fulgor e em beleza, e nos diz ter vindo à terra Deus, em nossa natureza."
Raffaello Sanzio The Adoration of the Magi |
"Os reis de toda a terra hão de adorá-lo e todas as nações hão de servi-lo."
Eles percebem que tal resplandecer não era comparado a nenhum outro astro. Aquela estrela não era apenas mais um astro a brilhar, mas era o próprio Deus, e eles sabiam que seguindo-a encontrariam o verdadeiro
Astro, o Senhor do Cosmos. Mas, certamente, não ser-lhes-ia suficiente a estrela se eles não se abrissem à verdade.
Fray Juan Bautista Maino TheAdoration of the Magi |
"Hoje a Palavra de Deus é para nós a verdadeira estrela ,
que nos deve guiar ao imenso esplendor da verdade divina."
da Homília da Epifania do Senhor 6/1/2011 do Papa Bento XVI
Bradi Barth The Adoration of the Magi |
A melhor descrição dos magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata: “Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.
Quanto aos seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.
Três Reis Magos, mosaico em S. Apollinare Nuovo, Ravenna, Itália.
No muro da igreja, concluida em 569, lê-se os nomes dos três.
Apresentados com gorros frígios (chapéu originário da Ásia Menor.
No Irã era atributo do deus Mitra).
No muro da igreja, concluida em 569, lê-se os nomes dos três.
Apresentados com gorros frígios (chapéu originário da Ásia Menor.
No Irã era atributo do deus Mitra).
Adoration of the Magi Franceso Bassano 1567-69 Ermitage
Adoration of the Magi Bartholome Zeitblom Boston
(1) Os Magos eram os sábios daquele tempo. A sua presença
junto do Deus Menino é significativa da homenagem que a inteligência deve
prestar ao Criador, louvando-o. Porque o mistério não humilha a razão, antes a
sublima e eleva onde, por si só. Eram sábios e por isso leram os sinais dos
tempos: a sabedoria, afinal, mais não é do que um olhar mais atento e
penetrante sobre a realidade. Muitos viram a estrela, mas só eles compreenderam
o seu significado e se puseram a caminho. Os ignorantes, como não sabem nada,
nem sequer sabem o que não sabem.
Os Magos, como eram sábios, sabiam muito, mas também sabiam que não sabiam tudo. Conscientes da sua ignorância teológica, ao chegarem a Jerusalém, perguntaram sobre o lugar do nascimento de Jesus. Sábia foi também a sua decisão de acatar a douta resposta dos peritos na ciência que não era a sua.
Quando finalmente viram o tão desejado Rei dos Judeus, aqueles homens, com a humildade própria do seu muito saber, prostraram-se e adoraram-no. Não o fazem como crentes, pois eram gentios; nem como súbditos do novo Rei, porque não eram judeus; mas como sábios, porque Aquele que adoram é a Verdade o princípio e o fim de toda a sabedoria.
Os Magos, como eram sábios, sabiam muito, mas também sabiam que não sabiam tudo. Conscientes da sua ignorância teológica, ao chegarem a Jerusalém, perguntaram sobre o lugar do nascimento de Jesus. Sábia foi também a sua decisão de acatar a douta resposta dos peritos na ciência que não era a sua.
Quando finalmente viram o tão desejado Rei dos Judeus, aqueles homens, com a humildade própria do seu muito saber, prostraram-se e adoraram-no. Não o fazem como crentes, pois eram gentios; nem como súbditos do novo Rei, porque não eram judeus; mas como sábios, porque Aquele que adoram é a Verdade o princípio e o fim de toda a sabedoria.
Adoration of the Magi Bartholome Zeitblom Boston
Adoration of the Shepherds Gaspare Diziani 1755 Budapest
Adoration des Mages Tirbuzio Passerotti XVIe
Dar-se a Deus provoca uma grande alegria no coração da pessoa que oferece a sua vida ao Senhor. Os Magos, ao ver a estrela, alegraram muito com uma grande alegria (Mt 2:10) - gavisi sunt gaudio magno valde!
Como comenta o Papa Bento: "É a alegria de alguém cujo coração recebeu um raio de luz de Deus e que agora podem ver que a sua esperança tem sido realizado, a alegria de quem encontrou o que procurava, e também já foi encontrado" (narrações da infância, p. 106).
Lorenzo Monaco The Adoration of the Magi 1421-22 Gall. Uffizi
Hoje a Igreja se uniu a seu celeste esposo,
porque Cristo lavou no Jordão o pecado;
para as núpcias reais correm Magos com presentes;
e as convivas se alegram com a água feita vinho. Aleluia!
Jezus Memling 1470 Triptych Prado
Papa Bento XVI, em seu estudo sobre a
infância de Jesus, a mediação sobre o estado interior destes Magos "homens
de agitação interior, [homens] de esperança, [homens] à procura de a verdadeira
estrela da salvação" (cf. p . 95). O Papa destaca: "Eles eram sábios.
Eles representam a dinâmica interna da religião para a auto-transcendência ...
"(p. 95) em busca da verdade, em busca do Deus verdadeiro. "De certa
forma, eles são sucessores de Abraão, que partiu em uma viagem em resposta ao
chamado de Deus" (pp. 95-96).
The Adoration of the Magi Lorenzo Monaco 1370 Londres
Papa Bento XVI, A Infância de Jesus. O texto foi publicado no jornal dos bispos italianos, Avvenire, 22-11-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Capítulo 4: Os Magos do Oriente e a fuga ao Egito, p. 118-119.
Astrologia
e religião na história dos Magos
Gregório Nazianzeno diz que, no momento mesmo em que os Magos se prostraram diante de Jesus, teria chegado o fim da astrologia, porque, a partir daquele momento, as estrelas teriam girado na órbita estabelecida por Cristo (Poem. dogm. V, 55-64: PG 37, 428-429).
No mundo antigo, os corpos celestes eram vistos como potências divinas que decidiam o destino dos seres humanos. Os planetas traziam nomes de divindades. Segundo a opinião de então, eles dominavam o mundo de algum modo, e o ser humano devia tentar entrar em acordo com essas potências.
A fé no único Deus, testemunhada pela Bíblia, realizou aqui bem logo uma desmitificação, quando o relato da criação, com magnífica sobriedade, chama o sol e a lua – as grandes divindades do mundo pagão – de "lâmpadas" que Deus, juntamente com todas as hostes das estrelas, suspende na cúpula celeste (cf. Gn 1,16s).
Entrando no mundo pagão, a fé cristã devia novamente abordar a questão das divindades astrais. Por isso, nas Cartas da prisão aos Efésios e aos Colossenses, Paulo insistiu fortemente no fato de que o Cristo ressuscitado venceu todo Principado e Potestade do ar e domina todo o universo. Nessa linha também está o relato da estrela dos Magos: não é a estrela que determina o destino do Menino, mas sim o Menino que guia a estrela. Querendo, pode-se falar de uma espécie de reviravolta antropológica: o homem assumido por Deus – como aqui se mostra no Filho unigênito – é maior do que todas as potências do mundo material e vale mais do que o universo inteiro.
Gregório Nazianzeno diz que, no momento mesmo em que os Magos se prostraram diante de Jesus, teria chegado o fim da astrologia, porque, a partir daquele momento, as estrelas teriam girado na órbita estabelecida por Cristo (Poem. dogm. V, 55-64: PG 37, 428-429).
No mundo antigo, os corpos celestes eram vistos como potências divinas que decidiam o destino dos seres humanos. Os planetas traziam nomes de divindades. Segundo a opinião de então, eles dominavam o mundo de algum modo, e o ser humano devia tentar entrar em acordo com essas potências.
A fé no único Deus, testemunhada pela Bíblia, realizou aqui bem logo uma desmitificação, quando o relato da criação, com magnífica sobriedade, chama o sol e a lua – as grandes divindades do mundo pagão – de "lâmpadas" que Deus, juntamente com todas as hostes das estrelas, suspende na cúpula celeste (cf. Gn 1,16s).
Entrando no mundo pagão, a fé cristã devia novamente abordar a questão das divindades astrais. Por isso, nas Cartas da prisão aos Efésios e aos Colossenses, Paulo insistiu fortemente no fato de que o Cristo ressuscitado venceu todo Principado e Potestade do ar e domina todo o universo. Nessa linha também está o relato da estrela dos Magos: não é a estrela que determina o destino do Menino, mas sim o Menino que guia a estrela. Querendo, pode-se falar de uma espécie de reviravolta antropológica: o homem assumido por Deus – como aqui se mostra no Filho unigênito – é maior do que todas as potências do mundo material e vale mais do que o universo inteiro.
Peter Brueghel the Elder The Adoration of the Magi National Gall London
Recordamos neste dia três mistérios:
Hoje a estrela guia os Magos ao presépio;
Hoje a água se faz vinho para as bodas;
Hoje Cristo no Jordão foi batizado para salvar nos.Aleluia!
Hoje a estrela guia os Magos ao presépio;
Hoje a água se faz vinho para as bodas;
Hoje Cristo no Jordão foi batizado para salvar nos.Aleluia!
The Adoration of the Child Rembrandt van Rijn Alte Pinakotheke Munich
Palácio Episcopal de Cusco Menino Jesus (detail)
Palácio Episcopal de Cusco Menino Jesus (detail)
The Adoration of the Magi Dierick Bouts 1445
" Viram um homem e reconheceram a Deus."
Sto Tomas de Aquino
" Viram um homem e reconheceram a Deus."
Sto Tomas de Aquino
Adoração dos reis Magos Giotto di Bondonne
Quem
são os Reis Magos? No contexto do Evangelho de hoje, esses personagens
pertencem a uma casta sacerdotal persa. Na verdade, durante esse período, na
cidade de Babilônia, havia um pequeno grupo de astrônomos que pertencia a esta
casta e que poderia ter calculado a conjunção astral dos planetas Júpiter e
Saturno na constelação de Peixes, que aconteceu nos sete anos -6 BC-agora
acredita-se que o tempo real do nascimento de Jesus (cf. as narrativas da
infância, pp 92 e 94).
Adoração dos reis Magos Duccio di Buoninsegna
Adoration of the Magi Theodor van Loon Museum Liechtenstein
Reis magos
Encontrar Deus e ser encontrado por Ele.
Pesebre Museum Vaticano presepio
The Adoration of the Shepherds Rembrandt van Rijn Nat. Gall Londres
The Adoration of the Magi Fra Angelico 1433-35 San Marcos Florence
Os Magos eis-los vindo, buscar na Luz a luz;
a estrela vão seguindo que ao Rei dos reis conduz.
Spencer collection |
Domenico Ghirlandaio The Adoration of the Magi 1488
"Os magos do oriente vieram a Belém adorar Nosso Senhor;e abrindo seus tesouros, oferecem seus presentes preciosos a Jesus:
o ouro ao grande Rei,
o incenso ao sumo Deus e
a mirra ao ser humano para a sua sepultura".
Sigamos os Magos orthodox icon
Logo após a visita de três reis Magos, a Sagrada Família desmontou a manjedoura preparando-se para fugir para o Egito. Daquele fato permanece a ordem da tradição de desarmar a árvore de Natal no dia de Epifania.
The Journey of the Magi Sassetta 1435 Metrop. Museum of Art New York
A luz que se acende na nossa alma é apenas o começo; temos de segui-la, se queremos que se torne estrela e depois sol. Enquanto os Magos estavam na Pérsia - escreve S. João Crisóstomo - não viam senão uma estrela, mas quando abandonaram a pátria viram o próprio sol da justiça. Pode dizer-se que não teriam continuado a ver a estrela se tivessem permanecido no seu país. Apressemo-nos, pois, nós também; e embora todos no-lo impeçam, corramos para casa desse Menino.
http://vultus.stblogs.org/
O Encontro dos Tres Reis Magos Pol de Limburg 15e
[...]Os Magos
souberam reconhecer Deus na humildade, no quase nada deste casal e seu
recém-nascido: eles se prostraram, prestaram a sua homenagem, abriram os seus
tesouros. Não vamos insistir no simbolismo do ouro, do incenso e da mirra. De
todo modo, o relato dos Magos antecipa o futuro glorioso da reunião universal
no Corpo do Cristo. O grão minúsculo semeado na terra se tornará a grande
árvore que abrigará todos os habitantes do céu sob os seus galhos (Mateus
13,32). Os Magos voltaram para sua casa: "Nem neste monte nem em
Jerusalém adorareis o Pai…" (João 4,21). Não precisam mais de Belém
nem de Herodes nem da estrela: a luz se lhes tornou interior. Voltaram para o
seu país, reencontraram a sua civilização, as suas ocupações, mas nada será
mais como antes: eles entraram "por outro caminho".A reflexão é de Marcel Domergue, sacerdote jesuíta francês,
Belíssimo hino bizantino
Bento XVI
usa o fânon, uma capa muito simples e leve que, a partir do X-XII século, foi
utilizada como veste litúrgica tipicamente papal.
Aparece
nas duas grandes solenidades a da Noite de Natal e da Epifania. O termo fânon
deriva do latim e significa "pano". Foi habitualmente usado pelos
Pontífices até João Paulo II. Bento XVI tem procurado preservar o uso desta
simples e significativa veste litúrgica. Durante o tempo foi desenvolvida uma
simbologia em relação a este paramento. Diz se que representa o escudo da fé
que protege a Igreja. Nesta interpretação simbólica, as faixas verticais de cor
ouro e prata exprimem a unidade e a indissolubilidade da Igreja latina e
oriental, que se colocam aos ombros do Sucessor de Pedro.
Prague- Praga - Praha revivendo a festa de Três Reis
com as incenações nas praças e nas igrejas.
Celebrações da Epiphania na Ucraina- Lviv
comemorações da Epiphania na Espanha
e Santo Batismo na Bulgária - igreja orthodoxa,
já festejando o Batismo do Senhor na Epiphania
já festejando o Batismo do Senhor na Epiphania
Josef Lada - pintor tcheco muito popular Tres Reis carols
a tradição continua....
República Tcheca
"Nós três reis vindo de longa caminhada a vós,
rogamos pela vossa felicidade, a saúde, longa vida, e Feliz Ano Novo...."
as crianças vão de casa em casa cantando...
... deixam a casa marcada e abençoada,
escrevendo com giz K+M +B (Kaspar,Melchior e Baltazar)
Bênção epifanica: Christus mansionem benedicat
Nesta festa gloriosa da Epifania do Senhor, é a tradicional bênção do Ritual Romano, com uma pequena explicação do mesmo.
Inscrição epifanica sobre a entrada da Casa
20 + C + M + B + 13
As letras têm dois significados. Eles são as iniciais dos nomes tradicionais dos três Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar. Eles também abreviam palavras Christus mansionem benedicat.
Nesta festa gloriosa da Epifania do Senhor, é a tradicional bênção do Ritual Romano, com uma pequena explicação do mesmo.
Inscrição epifanica sobre a entrada da Casa
20 + C + M + B + 13
As letras têm dois significados. Eles são as iniciais dos nomes tradicionais dos três Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltazar. Eles também abreviam palavras Christus mansionem benedicat.
Que
Cristo abençoe a casa. "
As letras recordam o dia em que a inscrição foi
feita, bem como o propósito de abençoar.
As cruzes representam a proteção do Preciosíssimo Sangue de Cristo, cujo nome sagrado invocamos, e também a santidade dos três Reis Magos santificados pela sua adoração do Menino Cristo.
A inscrição é feita acima da porta da frente, de modo que todos os que entram e saem este ano podem desfrutar a bênção de Deus. O mês de janeiro ainda leva o nome do deus romano Janus, o porteiro do céu e protetor do início e fim das coisas. Esta bênção "batiza" a observância romana do primeiro mês. A inscrição é feita de giz, um produto de argila, que lembra a natureza humana tomada pela Palavra adorável e eterna de Deus no seio da Virgem Maria, pelo poder do Espírito Santo.
Para abençoar a sua casa esta Epifania, primeiro leia o prólogo do Evangelho de São João, seguido do Pai Nosso, e Coleta da Epifania, em seguida, escreva a inscrição para este ano acima de sua porta da frente com giz abençoado.
Bênção de Giz
V. O nosso auxílio está no nome do Senhor.
R. Que fez o céu e a terra.
V. O Senhor esteja convosco.
R. E com teu espírito.
Oremos.
Abençoa, ó Senhor Deus, esta criatura giz
para torná-la útil para teu povo.
Fazei com que a quem usá-la na fé
e com ela inscrever nas portas de suas casas
os nomes de santos Teus, Caspar, Melchior e Baltazar,
pode através de seus méritos e intercessão
gozar de saúde de corpo e proteção da alma.
Através de Cristo, nosso Senhor.
E o giz é aspergido com água benta.
As cruzes representam a proteção do Preciosíssimo Sangue de Cristo, cujo nome sagrado invocamos, e também a santidade dos três Reis Magos santificados pela sua adoração do Menino Cristo.
A inscrição é feita acima da porta da frente, de modo que todos os que entram e saem este ano podem desfrutar a bênção de Deus. O mês de janeiro ainda leva o nome do deus romano Janus, o porteiro do céu e protetor do início e fim das coisas. Esta bênção "batiza" a observância romana do primeiro mês. A inscrição é feita de giz, um produto de argila, que lembra a natureza humana tomada pela Palavra adorável e eterna de Deus no seio da Virgem Maria, pelo poder do Espírito Santo.
Para abençoar a sua casa esta Epifania, primeiro leia o prólogo do Evangelho de São João, seguido do Pai Nosso, e Coleta da Epifania, em seguida, escreva a inscrição para este ano acima de sua porta da frente com giz abençoado.
Bênção de Giz
V. O nosso auxílio está no nome do Senhor.
R. Que fez o céu e a terra.
V. O Senhor esteja convosco.
R. E com teu espírito.
Oremos.
Abençoa, ó Senhor Deus, esta criatura giz
para torná-la útil para teu povo.
Fazei com que a quem usá-la na fé
e com ela inscrever nas portas de suas casas
os nomes de santos Teus, Caspar, Melchior e Baltazar,
pode através de seus méritos e intercessão
gozar de saúde de corpo e proteção da alma.
Através de Cristo, nosso Senhor.
E o giz é aspergido com água benta.
http://vultus.stblogs.org/
Epiphany
Inscription Over the Doorway of the Home
20 + C + M + B + 13
20 + C + M + B + 13
K + M + B
2013
Referências:
http://obaudahistoria.blogspot.com.br/search/label/Arte?updated-max=2011-04-02T21:27:00%2B01:00&max-results=20&start=20&by-date=false
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/515763-a-infancia-de-jesus-alguns-trechos-do-novo-livro-do-papa
(1) http://o-povo.blogspot.com.br/
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/516687-epifania
Liturgia das Horas antífonas e hinos
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/515763-a-infancia-de-jesus-alguns-trechos-do-novo-livro-do-papa
(1) http://o-povo.blogspot.com.br/
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/516687-epifania
Liturgia das Horas antífonas e hinos