domingo, 1 de abril de 2012

PAIXÃO DE JESUS CRISTO - The Passion of the Christ



Antonello di Messina (detail)


Deposition(detail)Rogier van der Weyden



The Crucifixion  Rembrandt van Rijn





Deposition(detail)Rogier van der Weyden

Cristo é o caminho e a porta. Cristo é a escada e o veículo, [...] e o sacramento escondido desde os séculos. Quem olha para este propiciatório de rosto plenamente voltado para Ele, contemplando-O suspenso na cruz com fé, esperança e caridade, com devoção, admiração e alegria, com veneração, louvor e júbilo, realiza com Ele a Páscoa, isto é, a passagem. E assim por meio da vara da cruz, atravessa o Mar Vermelho. [...]
Nesta passagem, se for perfeita, é necessário que se deixem todas as operações intelectivas e que o ápice mais sublime do amor seja transferido e transformado totalmente em Deus. Isto porém é uma realidade mística e ocultíssima, que «ninguém conhece a não ser quem recebe» (Ap 2,17), que ninguém recebe senão quem deseja, nem deseja senão aquele que é inflamado, até à medula da alma, pelo fogo do Espírito Santo, que Cristo enviou à terra. Por isso diz o Apóstolo que esta sabedoria mística é revelada pelo Espírito Santo.
Se pretendes saber como isto sucede, interroga a graça e não a ciência [...], a nuvem e não a claridade. Não interrogues a luz, mas o fogo que tudo inflama e transfere para Deus, com unção suavíssima e ardentíssimos afectos. Este fogo é Deus; «a Sua fornalha está em Jerusalém» (Is 31,9). Cristo acendeu-o na chama da Sua ardentíssima Paixão. [...] Quem ama esta morte pode ver a Deus, porque é indubitavelmente verdade que «nenhum homem poderá ver-Me e continuar a viver» (Ex 33,20).
Morramos, pois, e entremos nessa nuvem; imponhamos silêncio às preocupações terrenas, paixões e imaginações; passemos, com Cristo crucificado, «deste mundo para o Pai» (Jo 13,1), a fim de que, ao manifestar-se-nos o Pai, digamos com o apóstolo Filipe: «Isso nos basta» (Jo 14,8); e ouçamos com São Paulo: «Basta-te a Minha graça» (2Cor 12,9); e exultemos com David, exclamando: «Desfalece a minha carne e o meu coração: Deus é o meu refúgio e a minha herança para sempre» (Sl 72,26).

São Boaventura
(1221-1274), franciscano, Doutor da Igreja - Itinerário da alma para Deus, 7 (trad: Breviário)



The Passion of Christ  Unknown Mestre escola da Cologne  1400-30  Cologne




Ecce Homo   Antonello de Messina séc 15



Evangelho - Mt 26,14-27,66

+ Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus 26,14-27,66

"Daí o levaram para crucificar.
Com ele também crucificaram dois ladrões.
Quando saíam, encontraram um homem chamado Simão,
da cidade de Cirene,
e o obrigaram a carregar a cruz de Jesus.
E chegaram a um lugar chamado Gólgota,
que quer dizer 'lugar da caveira'.
Ali deram vinho misturado com fel para Jesus beber.
Ele provou, mas não quis beber.
Depois de o crucificarem,
fizeram um sorteio, repartindo entre si as suas vestes.
E ficaram ali sentados, montando guarda.
Acima da cabeça de Jesus
puseram o motivo da sua condenação:
'Este é Jesus, o Rei dos Judeus.'
Com ele também crucificaram dois ladrões,
um à direita e outro à esquerda de Jesus.
Se és o Filho de Deus, desce da cruz!
As pessoas que passavam por ali o insultavam,
balançando a cabeça e dizendo:
'Tu que ias destruir o Templo
e construí-lo de novo em três dias,
salva-te a ti mesmo!
Se és o Filho de Deus, desce da cruz!'
Do mesmo modo, os sumos sacerdotes,
junto com os mestres da Lei e os anciãos,
também zombaram de Jesus:
A outros salvou... a si mesmo não pode salvar!
É Rei de Israel... Desça agora da cruz!
e acreditaremos nele.
Confiou em Deus; que o livre agora,
se é que Deus o ama!
Já que ele disse: Eu sou o Filho de Deus.'
Do mesmo modo, também os dois ladrões
que foram crucificados com Jesus, o insultavam."




Christ Carrying the Cross  Fra Angelico




 
Christ Nailed to the Cross  Gerard Davi  1480 Nat. Gall. London





Albrecht Dürer Zevensmarten Kruisnageling Jesus is Nailed to the  Cross 1495-96






Elevação na Cruz  Rembrandt van Rijn   Priv. Coll.


São João Crisóstomo
(c. 345-407), Presbítero de Antioquia, Bispo de Constantinopla, Doutor da Igreja
4ª homilia sobre a 1ª epístola aos Coríntios

«A Tua majestade suprema é proclamada pela boca
das crianças, dos pequeninos» (Sl 8,3)
O que é tido como loucura de Deus, é mais sábio que os homens,
 e o que é tido como fraqueza de Deus é mais forte que os homens (1Cor 1,25).
 Sim, a cruz é uma loucura e uma fraqueza, mas só aparentemente. [...]
 A doutrina da cruz conquistou os espíritos de todo o mundo por meio de pregadores ignorantes.
 Esta doutrina abriu uma escola onde não se tratava de questões banais, 
mas de Deus e da verdadeira fé, da vida segundo o Evangelho, e do julgamento futuro. 
Assim, a cruz transformou em filósofos pessoas simples e iletradas.
 É por isso que a loucura da cruz é mais sábia que a sabedoria dos homens. [...]



Christ Being Nailed  to Cross   Fra Angelico 1441



Alma de Cristo, santificai-me
Corpo de Cristo, salvai-me
Sangue de Cristo, inebriai-me
água do lado de Cristo, lavai-me
Paixão de Cristo, confortai-me
Ó bom Jesus, ouvi-me
dentro das Vossas chagas, escondei-me
na hora da minha morte, chamai-me e mandai-me ir para Vós,
para que com os Vossos Santos Vos louve
por todos os séculos dos séculos.
Ámen. 


Santo Inácio de Loyola







Anima Christi, sanctifica me.
Corpus Christi, salva me.
Sanguis Christi, inebria me.
Aqua lateris Christi, lava me.
Passio Christi, conforta me.
O bone Jesu, exaudi me.
Intra tua vulnera absconde me.
Ne permittas me separari a te.
Ab hoste maligno defende me.
In hora mortis meae voca me.
Et iube me venire ad te,
Ut cum Sanctis tuis laudem te.
In saecula saeculorum.
Amen


San Domingos  with the Crucifix  Fra Angelico Convento San Marcos Florença1437-46

Cor Jesu lancea perforatum, miserere nobis!”
Coração de Jesus, 

perfurado por uma lança, 
tende compaixão de nós!



Alonso Cano Crucificção 1640 Madrid

Vale mais a alma de cada um de nós
 que todo mundo

As coisas estimam-se e avaliam-se pelo que custam.
 Que lhe custou a Cristo uma alma, e que lhe custou o mundo?
 O mundo custou-lhe uma palavra: Ipse dixit, et facta sunt - uma alma custou-lhe a vida,
 e o sangue todo. 
Pois, se o mundo custa uma só palavra de Deus, e a alma custa todo o sangue de Deus,
 julgai se vale mais uma alma que todo o mundo. 
Assim o julga Cristo, e assim o não pode deixar de confessar o mesmo demônio. 
E só nós somos tão baixos estimadores de nossas almas,
que lhas vendemos pelo preço que vós sabeis.

Pe. António Vieira,1653




Saint Dominic Adoring the Crucifixion   Fra Angelico 1440





Crucifixion  Andrea del Castagno 1450 National Gallery Londres


São Leão Magno
(?-c. 461), Papa, Doutor da Igreja
Oitava homilia sobre a Paixão, 7; SC 74 bis



«Uma vez levantado da terra, atrairei todos a Mim» (Jo 12,32). Admirável poder da cruz! Indescritível glória da Paixão! Aí se encontra o tribunal do Senhor, o julgamento do mundo e a vitória do Crucificado. Sim, Tu atraíste todos a Ti, Senhor, e quando «estendias continuamente as mãos para um povo incrédulo e rebelde» (Is 65,2; Rom 10,21), o mundo inteiro percebeu que devia glorificar a Tua majestade. [...] Tu atraíste todos a Ti, Senhor, porque, quando o véu do templo se rasgou (Mt 27,51), a imagem do Santo dos Santos manifestou-se na verdade, a profecia foi completamente cumprida, e a Lei antiga foi substituída pelo Evangelho. Tu atraíste todos a Ti, Senhor, para que o culto de todas as nações seja celebrado em plenitude pelo mistério que, até então envolto em símbolos num só templo na Judeia, seja finalmente expresso abertamente. [...]

Porque a Tua cruz é a fonte de todas as bênçãos, a causa de toda a graça. Da fraqueza da cruz os crentes recebem a força; da sua vergonha, a glória; de Tua morte, a vida. Agora, de facto, acabaram os múltiplos sacrifícios: a oferenda única do Teu corpo e do Teu sangue leva ao seu cumprimento todos os sacrifícios oferecidos nas diferentes partes do mundo, porque Tu és o verdadeiro Cordeiro de Deus, que tira o pecado o mundo (Jo 1,29). Tu realizas em Ti todas as religiões de todos os homens, para que todos os povos formem um só Reino.










Master Theodorick  Cordeiro de Deus 15s



Crucifixion and Saints Andrea del Castagno 1441  Florence


A crucifixão produzia uma terrível falta de ar, em razão de todos os músculos do condenado, 
suspenso pelos dois braços,irem aos poucos se contraindo em terríveis cãibras, 
e seus pulmões acabarem comprimidos pelas musculaturas intercostais,
 interrompendo a respiração. 
A isso se unia a perda de sangue, motivada pela flagelação e outros maus-tratos 
recebidos antes de chegar ao patíbulo.
 Era uma morte lenta e muito dolorosa, que podia se prolongar durante vários dias. 
Por vezes, entretanto, para que a agonia não fosse por demais longa,
 havia entre os romanos o costume, chamado crurifragium
de acelerar o desenlace, quebrando com um violento golpe as pernas do crucificado
. Assim fizeram os soldados com os dois ladrões
 e se dispunham a fazer o mesmo com Nosso Senhor à véspera da festa da Páscoa, 
os judeus não queriam
 que naquele sábado tão solene a maldição ligada “ao que foi suspenso” manchasse a terra
 pois a lei mosaica proibia que os cadáveres dos supliciados passassem a noite no local da execução.



Carl Heinrick Bloch  The Crucifixion


São João Crisóstomo comenta:
Os judeus, que engoliram o camelo e filtraram mosquito, 
encontrando-se embora prestes a executar um ato tão descarado,
 tinham não obstante escrúpulos com relação ao dia.”







Cranach  The Centurion  under The Cross Crucifixion 1539




Crucifixion  Albrecht Altsdorfer 1526   Staatliche Museen Berlin









Crucifixion  Zevio da Altichiero 1376-79  Basilica de Sant'Antonio de Padua



Deric Baegert Hoofdman The Centurion under the Cross 1477-82  Lugano





Albrecht Dürer Seven Sorrows Crucifixion 1495-96 Gemäldegall.Dresden




São Dimas O Bom Ladrão

"Hodie mecum eris in Paradiso" Lc23,43

Golghota Govert Flinck  1649  Priv.Coll







Ó,inimigo meu, venha comigo ao paraíso!
Santa Maria Goretti










Trinity with the Dead Christ  Colijn de Coter after 1500



Rogier van der Weyden (1399/1400 – June 18, 1464)(detail)
Descent of Christ from the Cross c. 1435
Oil on oak panel 220 x 262 cm
Museo del Prado, Madrid






copta icon





Iohannes



São Jerônimo
"A fortaleza é a virtude que brilhou em grau eminente naquela
 que se manteve fiel e corajosa ao lado do Filho, 
acompanhando-o até ao Calvário 
e permanecendo em pé ao lado da cruz."




Marc Lancelot Symons The Crucifixion (1887-1935)



The Raising of Cross Levantando a Cruz  Jiulio Cesare Procaccini 1615-20  National Gallery of Scotland


Fiz-me tudo para todos, para serem todos salvos




The Crucifixion   Paulo Veronesse
 







The Crucifixion   Paolo Veronesse 1580  San Lazaro Dei Mendicanti  Venice



Santo Padre Bento XVI afirmou:
 "Cristo nos sustenta através da noite da morte que Ele mesmo atravessou;
 é o Bom Pastor,
 em cuja orientação se pode confiar sem nenhum medo, 
porque Ele conhece bem a estrada, 
mesmo através da escuridão".




The Crucifixion   Simon Vouet   Musée des Beaux- Arts Lyon



Jogando Sorte (detail) Altichiero da Zevio 1376-79 Padua




Sta Maria Madalena (detail)




Crucifix ( detail)  Cimabue  1268-71  San Domenico  Arezzo




Bernini  Crocifissione


Não se pode entrar na Semana Santa sem contemplar o mistério adorável do Preciosíssimo Sangue. 
O Pai Eterno contempla o derramamento do sangue do Filho. 
Os Anjos estão surpresos com o que vêem. 
O sangue jorra das mãos e os pés e do lado aberto do Crucificado. 
A Mãe de Jesus, ela que é a imagem perfeita da Igreja,
 levanta as mãos para receber a torrente vermelha
 jorrando do santuário interior do Sagrado Coração de Jesus
. Debaixo da cruz existe um oceano de Sangue:
 Sangue para purificar o mundo de toda mancha de pecado,
 de qualquer crime, de toda imundície.

 
"Cravaram-lhe os cravos tão fundo,
seu lado vão traspassar;
já corre o sangue fecundo,
a água põe-se a brotar:
mar, terra e mundo a tudo podem lavar!"

Hino Cristão rezado na Sexta-feira Santa



Tintoretto Crucifixion


“Olharão para Aquele que transpassaram"  
Jo 19,31-37





Pietro Perugio 1503-06  Siena Crucifixion



Maria aos Pés da Cruz  Jean Joseph Wertz


"Apoia-te na cruz de Cristo, como fez Maria,
 e nela encontrarás grande conforto.
 Maria permaneceu de pé junto do seu filho crucificado (Jo 19,25).
 Nunca Jesus a amou tanto como nesse momento de inexprimível sofrimento."
São Pio de Pietrelcina
(1887-1968), capuchinho
FSI 32, FM 167, Ep 3, 564




Crucifixion  orthodox icon Toronto






Cristo e Maria Madalena   Giovanni Batista Langatti 1670  Venice



Agora, em Jesus Cristo, vós, que outrora estáveis longe , 
vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo.
Ele de fato é a nossa paz:do que era dividido, ele fez uma unidade. Ef2,13



Paolo Veneziano  1340  National Gallery of Art Washington

 Pelo sangue derramado na cruz,
 selaste conosco uma nova e eterna aliança.




Konrad von Soest  1404-14 







Josse Lieferinxe 1500-05   Louvre








Kyrie: Orbis Factor by Ensemble Organum




Cranach The Crucifixion with Maria e St. John








 
 The Calvary  Karel Dujardin  1661  Louvre


Frase de São Bernardo, pela qual ele reconhecia diante de Deus sua própria fraqueza:
 "Vulnera tua, merita mea.
 Meus méritos são vossas chagas, Senhor!".


 
Crucifixion  Pier-Paul Prud'hon 1822 Louvre



Hans Baldung Grien  Crucifixion  1512 Staatliche Museen Berlin





Crucifixion  El Greco




Crucifixion  Albert  Altdorfer 1520  Budapest




Crucifixion   Giotto di Bondone




Christ on the Cross between Mary and St.John  Albert Altdorfer 1512 Staadt.Museum Kassel

A fortaleza é a virtude que brilhou em grau eminente naquela
 que se manteve fiel e corajosa ao lado do Filho,
 acompanhando-o até ao Calvário e permanecendo em pé ao lado da cruz.






Saíram sangue e água do Coração traspassado de Jesus, e com eles nasceu a Santa Igreja. 
”De  seu flanco formou Cristo a Igreja como do de Adão formara Eva”

É do conúbio místico entre Jesus e a Igreja – arquétipo do matrimônio sacramental-
 que nascem todos os filhos de Deus, gerados pela água do Batismo e pelo sangue da Eucaristia.

A perfuração do Sacratíssimo Coração de Jesus tornava patente a todos a morte de Cristo,
 e segundo São João Crisóstomo, 
“para frear as línguas mentirosas dos hereges, para predizer os futuros mistérios 
e em consideração ao tesouro que neles albergava.



Crucifixion   Giotto di Bondone




Duccio de Buoninsegna La Crociffissione  Siena



Explica Bento XVI: “É a hora em que são degolados os cordeiros pascais;
para estes, vigora a prescrição segundo a qual não se lhes deve quebrar nenhum osso.
Jesus aprece aqui como o verdadeiro Cordeiro pascal, que é puro e perfeito.
Diante de tão insondável manifestação ,
impossível é deixarmos de nos sentir amados por Deus apesar das nossas miséria.
 Mesmo após termos rolado na lama do pecado,
 podemos contar com os infinitos méritos obtidos pelo Sacratíssimo Coração de Jesus
 durante sua Paixão,
 certos que ele tudo fará para nos resgatar.



Crucifixion   Fra Angelico 1442


Fra Angelico rezava antes de pegar no pincel, jamais retocando suas obras,
 porque refletiam a vontade divina. 
Quando pintava os crucifixos ou o rosto sofredor de Jesus durante a Paixão, 
chorava de emoção devido a sua grande bondade e sensibilidade espiritual.
 Poderia ter sido rico, mas não se importava.
 Dizia que a verdadeira riqueza não era outra senão contentar-se com pouco. (Giorgio Vesari)









Juan de la Flandes Crucifixion









Frans Floris  Frans de Vriendt    Santíssima Trindade séc 16



Fra Angelico Crucifixion



Sine aspectu et decore, crucique Affixa, adoranda est veritas!




 

Crucifixion  Jose Ribera



Sine aspectu et decore, crucique Affixa, adoranda est veritas!



 

Crucifixion  Matthias Grünewald

 
Jesus, envolto em uma tanga. A maioria dos crucificados foram pregados nus para intensificar a vergonha. 
 Aqui vemos o corpo dilacerado pela flagelação anterior, deixando muitas marcas que sangravam abundantemente. 
 Alguns estilhaços ainda estão presos ao seu corpo. Mesmo o pano é rasgado, mostrando que os soldados 
 não mostraram  misericórdia na flagelação .
 Por meio desta homilia visual, Grünewald, o pintor, encoraja-nos ao longo do caminho quaresmal
 a perseverar em nossos próprios padrões diários de morte e ressurreição para uma nova vida.



Os pés de Jesus também são retratados de uma forma mais horrível.
 Eles também foram pregados no madeiro da cruz,
 traspassados muito provavelmente através dos ossos navicular ou cuneiforme. 
Estes foram os mesmos pés que caminhavam nas montanhas da Galiléia, 
que escalaram o Monte das Bem-aventuranças,
 Monte Tabor e, finalmente, o Monte das Oliveiras. 
Estes foram os mesmos pés que caminharam sobre a água.
Estes eram os pés que subiram a colina do Calvário,
 que tombaram três vezes no caminho até lá










As mãos e os pés de Jesus, atravessados por pregos sem piedade atrozes. 
Pode-se ver as contorções dos músculos em uma de suas mãos. 
Essas foram as mesmas mãos que ajudaram seu pai na oficina de carpinteiro em Nazaré,
 as mesmas mãos que ajudaram a sua outra Maria em diárias tarefas domésticas. 
Essas foram as mesmas mãos que transformaram  a água em vinho, 
que curaram muitos enfermos, que ressuscitaram Lázaro e outros. 
Essas foram as mãos que alimentaram os cinco mil homens,
 que mudaram o pão e o vinho no Seu próprio Corpo e Sangue. 
E agora essas mesmas mãos estão a ser torturadas.
 Essas mesmas mãos foram mostrados a Tomé após a Ressurreição,
 e depois abençoaram os apóstolos antes de Jesus ascendeu ao céu.









Crucifixion  Antonello da Messina 1475  Antwerp 





"Da cruz gloria-se todo O apóstolo, 
por ela todo o mártir é coroado,
 todo o justo é santificado. 
Pela cruz revestimo-nos de Cristo,
 despojamo-nos do velho homem.
 Pela cruz, nós, ovelhas de Cristo, 
reunimo-nos num só rebanho, 
destinados que somos aos campos celestes."
São Teodoro Estudita, sermões





 

Crucifixion   Pedro Campanã  1550 Louvre


Beijo a esponja encostada aos Vossos lábios incontaminados, 

com que a amargura da transgressão 

me foi transformada em doçura.



Tivesse podido eu degustar aquele fel, 

que dulcíssimo alimento não teria sido!



Tivesse podido eu tomar o vinagre, 

que bebida agradável!



Aquela coroa de espinhos 

teria sido para mim um diadema régio.



Aquelas cusparadas 

me teriam ornado como esplêndidas pérolas.



Aquelas zombarias 

me teriam ornado como sinal de profundo obséquio.



Aquelas bofetadas 

me teriam glorificado como o prestígio mais alto.



Eu Vos beijo, Senhor, 

e a Vossa paixão é o meu orgulho.


Jorge de Nicomedia - (séc. IX)

http://a-grande-guerra.blogspot.com.br/


 

Crucifixion   Bonnat Florentin


"Pater, dimitte illis, quia nesciunt, quid faciunt." Lk. 23: 34  




 Diogo Velazquez  Cristo Crucificado 1632

A crucificação reduzida à sua essência: um homem sozinho na cruz.




Mistério Doloroso de Jesus










Crucifixion  Andrea Mantegna 1459 Louvre


"Hodie mecum eris in Paradiso.Lk. 23: 43




Crucifixion   Andrea da Firenze  1370-77 Pinacoteca Vatican

"Mulier, ecce filius tuus.Jo. 19: 26-7





Crucifixion  Master of the Virgo inter Virgines 1490  Gall. Uffizi




"Sempre que estamos em grande dor,
 não devemos esquecer a grande honra 
que o Senhor está fazendo 
 nos deixando participar em Sua coroa de espinhos."  

Madre Gabriel




Maria Magdalena aos pés da Cruz Giovanni Battista Langetti 1670




Matthias Grünewald  1510-1515
A primeira vista do altar de Isenheim vemos São Sebastião (à esquerda),
 a Crucificação (ao centro),
 Santo Antônio (à direita), e o Sepultamento (embaixo). “O Altar de Isenheim”
 retrata toda a dramaticidade
 de um dos momentos chave da história cristã. 
Destaca-se a figura de um Cristo desmaiado de dor,
 na cena central da Crucificação, enquanto, como pano de fundo,
a mais terrível escuridão se abate sobre o gênero humano.
Ao lado esquerdo da cena está Maria, vestida de branco,
em completo desalento, sustentada pelo emocionado apóstolo João.
 Maria Madalena, de joelhos, coloca-se em devota paixão.
 Ao lado esquerdo está João Batista, que calmamente aponta para o Cristo.
 Ao lado do batista encontra-se um cordeiro,
a fim de remeter para a frase pronunciada por ele ao apontar para o Cristo:
 “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (“Agnus Dei, qui tollis peccata mundi).
 O Altar de Isenheim reflete a profunda devoção mística do movimento conhecido como Devoção Moderna…
http://amadeudeprado.wordpress.com/2010/04/01/o-altar-de-isenheim-a-crucificacao-matthias-grunewald/


A pintura inteira de Crucificação Grunewald com os painéis laterais
Esta pintura foi encomendada para o mosteiro Antoinite em Isenheim, pintado entre 1510 e 1515 e foi concebido para dar suporte aos pacientes do hospital monástico.
 Cristo aparece hediondo, sua pele inchada e rasgada, como resultado da flagelação e tortura que Ele suportou. 
Mesmo a trave horizontal da cruz parece cansada como ele e cede com o peso do corpo de Cristo. 
Esta foi, compreensivelmente, uma imagem poderosa em um hospital especializado 
em cuidar de pessoas que sofrem de problemas de pele. 
Nesse quadro, estamos cercados pelas imensidões da escuridão, só com dor, forçados  a encarar a verdade. 
O Antigo Testamento freqüentemente fala de um "servo sofredor" e, obviamente,Crucificação Grünewald vem à mente quando pensamos nessa metáfora.
 Arte gótica atingiu uma grandeza eletrizante nesta pintura de cortar o coração.


Precious blood




Salvador Dali  El Cristo de San Juan de la Cruz 1951





Fra Angelico ( detail)







"Deus meus, Deus meus, utquid dereliquisti me? "
Mk. 15: 34 (Mt. 27: 46)




Christ on the Cross Rembrandt van Rijn


A Solidão do Cristo na cruz

 é a  Solidão dos excluídos 
e marginalizados



The Crucifixion  Pesellino   Washington



"In manus tuas, Domine, commendo spiritum meum."  
 Lk. 23:







ortodox icon





"Consummatum est"
 
Cristo morre na Cruz

"Eli, Eli, lamá sabactâni?

Desde o meio-dia até às três horas da tarde,
houve escuridão sobre toda a terra.
Pelas três horas da tarde, Jesus deu um forte grito:
'Eli, Eli, lamá sabactâni?',
que quer dizer: 'Meu Deus, meu Deus,
por que me abandonaste?'
Alguns dos que ali estavam, ouvindo-o, disseram:
'Ele está chamando Elias!'
E logo um deles, correndo, pegou uma esponja,
ensopou-a em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara,
e lhe deu para beber.
Outros, porém, disseram:
'Deixa, vamos ver se Elias vem salvá-lo!'
Então Jesus deu outra vez um forte grito
e entregou o espírito.
E eis que a cortina do santuário
rasgou-se de alto a baixo, em duas partes,
a terra tremeu e as pedras se partiram.
Os túmulos se abriram
e muito corpos dos santos falecidos ressuscitaram!
Saindo dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus,
apareceram na Cidade Santa
e foram vistos por muitas pessoas.
O oficial e os soldados
que estavam com ele guardando Jesus,
ao notarem o terremoto e tudo que havia acontecido,
ficaram com muito medo e disseram:
'Ele era mesmo Filho de Deus!'
Grande número de mulheres estava alí, olhando de longe.
Elas haviam acompanhado Jesus desde a Galiléia,
prestando-lhe serviços.
Entre elas estavam Maria Madalena,
Maria, mãe de Tiago e de José,
e a mãe dos filhos de Zebedeu."









Paul Delaroche  Saint Veronica  1865 Priv. Collection




Mater Dolorosa Hans Baldung Grien 1516 Budapest



Mater Dolorosa Master der Goslarer Sybillen 1501-15 Rathauls Goslar










Herbert  Gustave  Schmalz  Return from Calvary     A Volta do Calvário



"Os túmulos se abriram 
e muito corpos dos santos falecidos ressuscitaram!"




Gustave Doré  Burning Tombs


Referências:
http://www.wga.hu/index1.html
http://www.ecclesia.com.br/sinaxe/sexta_feira_santa.html
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139
http://fatherjulian.blogspot.com.br/2012/03/my-favorite-painting.html