domingo, 1 de abril de 2012

DESCIDA DA CRUZ - THE ENTOMBMENT

Rogier Van der Weyden  The Entombment

 Rogier Van der Weyden  The Entombment  (detail)


  Rogier Van der Weyden  The Entombment  (detail)



Rogier van der Weyden (1399/1400 – June 18, 1464)
Descent of Christ from the Cross c. 1435
Oil on oak panel 220 x 262 cm
Museo del Prado, Madrid




 Rogier Van der Weyden  The Entombment  (detail)


Evangelho - Mt 27,57-61
+ Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus

"Ao entardecer,
veio um homem rico de Arimatéia, chamado José,
que também se tornara discípulo de Jesus.
Ele foi procurar Pilatos e pediu o corpo de Jesus.
Então Pilatos mandou que lhe entregassem o corpo.
José, tomando o corpo,
envolveu-o num lençol limpo,
e o colocou em um túmulo novo,
que havia mandado escavar na rocha.
Em seguida, rolou uma grande pedra
para fechar a entrada do túmulo, e retirou-se.
Maria Madalena e a outra Maria
estavam ali sentadas, diante do sepulcro.



Rogier Van der Weyden  The Entombment 1450 Gall Uffizi Florence





The Descent from the Cross The Rembrandt van Rijn  Ermitage



The Descent from the Cross Giorgio Vasari  1540


Peter Paul Rubens The Descent from the Cross   1612 -14  Antwerp



The Entombment of Christ Fra Angelico  1437-40


The Descent from the Cross Bacchiacca  1518  Florence


Jean Baptiste Jouvenet The Descent from the Cross 1697  Louvre



Peter Paul Rubens  The Descent  from the Cross





















Charles le Brun The Descent from the Cross


Tintoretto The Descent from the Cross




Copy of Coecke van Aels Pieter The Descent from the Cross




Caravaggio The Entombment Pinakoteka Apostolica  1602 Vatican City
Monumental work by Caravaggio on the Entombment. Nicodemus and his helper (John?) have wrapped Jesus in cloths. The women look on and throw up their arms as the deceased is laid down. Hands and posture emphasize the arched composition. 




 Titian The Entombment 1520 Musée de Louvre Paris
Pontius Pilatus had given permission to Joseph of Arimathea to take down and bury Christ's body. Joseph is the man to the left. To the right is Nicodemus. John the Evangelist holds Christ's right hand. The grieving Mary is comforted by Mary Magdalene.
The postures of the figures create an oval which makes this a cohesive composition. The twilight glow is appropriate for the dramatic tension of the episode


Rafaello Sanzi The Entombment  1507 Galleria Borghese Rome
 
This painting was commissioned by a woman whose son had recently been murdered. It depicts a woman, Mary, fainting at the sight of her mutilated and murdered son, Jesus, a stab-wound in his side. In the background to the right, Mount Golgotha.
Raphael enjoyed great success with this painting of intricate composition.


The Entombment Ortolano 1522



Meister der Pieta von Avignon- Euguerrand Quarton  Pìeta  1460


Pietá  Baciccio 1667 Galleria Nazionale d'Arte Antica Rome



The Entombment  Giovam Battista Naldini  1572



Pieta  Pietro Perugino  1495-95  Florence



Lamentação  Fra Angelico 1441



A Virgem Santíssima não segura somente Jesus Cristo, 
mas neste momento toda a Igreja.



Matka Mater Dolorosa



Pietá William Bouguereau


"Singela e impactante pintura  desvela a realidade nua e crua do que foi a Paixão. Vemos ali fruto da dureza do coração, o fechamento ao Amor, a esperança que parece esvaecida sob o corpo de Jesus, que jaz no colo da Maria. A dor e o sofrimento devastador no olhar da Maria, entretanto, não impedem a acolhida e participação no Mistério da Paixão, denotada no abraço forte no corpo inerte e sem vida de Jesus, de quem sabe que a entrega total nas mãos do Pai dará sentido a tudo aquilo.
A Paixão do Senhor, violenta e brutal, fruto de sua fidelidade ao Pai expõe as feridas do mundo. Também trazemos as marcas da violência, da brutalidade. Experimentamos a rejeição, a zombaria, a inclemência, a perseguição e a maldade e, quando não, somos os que a promovem. A fidelidade ao Pai e seu projeto resultam no túmulo vazio, na ressurreição."
Frei Wilmar V.Ortiz


Dead Christ  Badalocchio Sisto   priv. coll.


Lamentation Ugolino di Nero   1325-30  Staatliche Museen  Berlin



Deric Bouts the elder  1450  The Entombment  Nat. Gall. London




The Lamentations and The Etombment  Fra Angelico









Arnold Böcklin 1868 A Maddalenna chora sobre o  Cristo morto


Arnold Böcklin 1868 A Maddalenna chora sobre o  Cristo morto (detail)


Pietá   Sebastiano del Piombo  1516-17  Viterbo

A Solidão na dor. Maria Co-Redentora  santifica a dor da perda na morte.



 Geertgen tot sint Jans  The Lamentation of Christ  Kunsthistorische Museum Wienna

O Cristo morto é lamentado por sua mãe Maria e outras duas mulheres. Entre os espectadores está provavelmente, Nicodemos, o homem que obteve permissão para levar o corpo da cruz. O homem de túnica vermelha poderia ser João Evangelista. Deitada ao lado do corpo são a coroa de espinhos e os pregos de ferro. No fundo os dois criminosos são retirados de suas cruzes. Eles foram crucificados juntamente com Jesus. Nem o pranto nem a deposição dos criminosos são registrados na Bíblia.
Esta grande painel é uma das duas obras que com certeza foram feitas por Geertgen.


ortodox icon






Peter Paul Rubens The Entombment





Carlo Crivelli  Pietá 1476 Metropolitan Museum of Art New York


The Entombment icone ortodoxa maronita




The Burrial Lamentations by Theophanes the Cretan




Michelangelo Buonarroti Pieta 1530 Coll. Priv.Dubrovnik

Uma das poucas pinturas no painel, de Michelangelo. É uma coleção particular nos EUA. O Inglês cardeal Reginald Pole (1500-1558) é dito ter sido o primeiro proprietário.
Dois anjos tomam o corpo do filho morto de colo de sua mãe para colocá-lo em uma cova.




Rembrandt van Rijn The Descent from the Cross 1632-33 Alte Pinakoteken unich



This lovely medieval image depicts Our Lady Saint Mary, Saint John the Beloved Disciple, and the Wounded Side of Christ. Together, Our Lady and Saint John teach us the contemplation of the Sacred Heart and of the Holy Face.1611


Rogier van der Weyden Lamentação de Cristo 1464 Museus Reais de Belas Artes Bélgica Bruxelas

Maria segura seu filho morto nos braços. João Evangelista sustenta o corpo. Maria Madalena olha, também em luto.Madalena é facilmente identificado pelo seu atributo de costume, o frasco com óleo. A caveira em primeiro plano nos lembra que estamos no Gólgota - Calvário.
O painel de carvalho é de apenas 0,35 centímetros de espessura. Um estudo dos anéis de crescimento coloca em torno de 1441. O trabalho não está assinado, mas o ponto de qualidade é estilo pictural de Rogier van der Weyden. Alguns especialistas acham que a obra foi feita em sua oficina, mas não mesmo por Rogier . Uma restauração recente retornou às cores brilhantes azuis.

orthodox icon



Carl Heinrick Bloch The Entombment of Christ




Bartolomé Esteban Murillo  Mater Dolorosa 1665 Seville


Christ to Tomb Sisto Badalocchio 1609 National Gallery Londres



Deposition Jean Beraud 1892


Giovanni Bellini  1505 Venice

Bellini estava em seus  setenta anos quando  fez essta pieta . 
O fundo mostra vários edifícios de Veneza.





Lamentação ( detail) Fra Angelico



The Entombment   Garofalo 1520  Ermitage


Giovanni Bellini The Dead Christ Supported by Two Angels



Lamentation over the Dead Christ Fra Angelico  San Marcos Altarpiece


La Sainte Pietá de Cannobio


Giotto di Bondone The Entombment


The Entombment  Ambrósio Bergognone 1485    Budapest





Lamentação  Cecchino del Salvati


Giotto di Bondoni A Lamentação de Cristo 1304-05 Padua



Angels Weeping over the Dead Christ  Guercino 1618  Nat. Gall. London



Duccio di Buoninsegna  The Entombment  Duomo Siena



Lamentation  Francesco Bassano  1580


Hugo van der Goes The Lamentation of Christ 1479 Kunsthistor. Museum Vienna




Albrecht Dürer  The Lamentation  Sete Dores

Último painel da série de Dürer sobre As Sete Dores de Maria. 


Entombment of Christ  Badocchino 1610  Rome

No dia seguinte,
como era o dia depois da preparação para o sábado,
os sumos sacerdotes e os fariseus foram ter com
Pilatos,
e disseram: 'Senhor, nós nos lembramos
de que quando este impostor ainda estava vivo, disse:
'Depois de três dias eu ressuscitarei!' 
Portanto, manda guardar o sepulcro até ao terceiro dia,
para não acontecer que os discípulos venham roubar o
corpo e digam ao povo: 'Ele ressuscitou dos mortos!'
pois essa última impostura seria pior do que a
primeira.'
Pilatos respondeu: 'Tendes uma guarda.
Ide e guardai o sepulcro como melhor vos parecer.'
Então eles foram reforçar a segurança do sepulcro:
lacraram a pedra e montaram guarda."



The Entombment  Fra Angelico 1442



The Entombment  Annibal Carracci  1606   London


Burial of Christ  Duccio di Buoninsegna



 The Body of Christ with Two Angels  Budapest


Deposition Lorenzo Lotto 1516



Deposition Lorenzo Lotto 1512


Quando alguém morria, o corpo era lavado e envolvido em panos para sepultamento rápido por causa do clima quente. O corpo era transportado em padiola até a sepultura.Os israelitas sepultavam os mortos em cavernas. Algumas tinham espaço para todos os membros da família. Se necessário, eram ampliadas, abrindo-se corredores com prateleiras escavadas na rocha, onde eram postos os cadáveres.
As pessoas ricas tinham túmulos especialmente construídos, com escadaria que descia através da rocha sólida até a câmara mortuária. Uma lage e um bloco de pedra fechavam a entrada. Os pobres eram entrerrados em covas pouco profundas em terreno aberto. Em torno do corpo era colocada uma fileira de pedras e os espaços intermediários eram preenchidos com pequenas pedras e terra.
http://agnusdei.50webs.com/cur11.htm


Rosso Fiorentino Deposition from the Cross


Deposição no Túmulo - Cristóvão de Figueiredo
Óleo sobre madeira de carvalho


 Em três planos bem definidos se estrutura a encenação desta pintura: túmulo, friso de figuras e paisagem. A marcada horizontalidade é cortada pela diagonal do corpo de Cristo envolto na mortalha, figura principal desta representação fixada no momento exacto em que desce à sepultura. De um lado e doutro convergem as cabeças dos figurantes e João, o discípulo tão amado, reúne no seu rosto a expressão sofrida de Maria e das santas mulheres. Há outros valores essenciais para o entendimento plástico e psicológico desta pintura de Cristóvão de Figueiredo. Um deles é a paisagem clareada, no canto superior esquerdo do quadro, zona de fuga desta dramatização contida e que tem o seu contraponto na figura de Madalena, em primeiro plano, que segura a coroa de espinhos em figurada atitude de apresentação da morte. Outro dos motivos é a representação em plano ligeiramente diferenciado, dos dois personagens de negro trajados que rematam a estrutura compositiva apontada pela colocação do divino corpo. O seu retrato, de expressão absolutamente personalizada, tão diversa das circundantes, testemunha um caminho diferente no tratamento convencional dos rostos, na pintura portuguesa do século XVI.




The Entombment   Bellini 1505  Venice


Julio Cesare Procaccini Pietá 1620 Milan



icone ortodoxa




Christ soutenu par Nicodeme  Baldinelli 1560  Florence



Sir Anthony van Dyck The Lamentation of Christ  17th centuryAntwerp




Vir Dolorum  Master Francke  1420  Museum der  Bildenden Künste  Leipzig




Hans Holbein the younger Christ's Body in the Grave 1521 Kunstmuseum Basel



 Pietá Paolo Veronesse 1576-82  Ermitage


 Antonello Messina  The Dead Christ Supported by an Angel




Cristo Morto sendo Sustentado pelo Anjo Alonso Cano  1646 Prado




Pietá ou Nossa Senhora da Piedade - Frei Cipriano da Cruz

Nascido em Braga, professou no Mosteiro de Tibães em 1676 e foi o mais notável escultor barroco seiscentista português, entre 1676 e 1713, sendo esta escultura em madeira de castanho, uma das suas melhores obras.Faleceu em 1716 estando sepultado naquele mosteiro.“Esta imagem mostra Nossa Senhora, sentada, sustentando o corpo inerte do seu Filho, apoiando-lhe a cabeça com a mão direita e segurando-lhe o braço com a esquerda. Apresenta-se coberta por amplos panejamentos em tons de vermelho, azul e ouro, estofados e com decoração aplicada, formando motivos vegetalistas. Tem túnica muito ampla, touca branca e, sobre ela, um manto que envolve toda a composição.
O rosto é marcado pelos olhos grandes, congestionados, virados para o alto, em gesto de resignação e dramatismo. Cristo, estendido obliquamente no regaço da Mãe, apoia os pés moribundos no solo.”
Ana Alcoforado -mnmachadodecastro.imc-ip.pt


Pietá  Annibal Carracci 1599-1600  Naples


La Piedad  Sebastian Cadavid Chile



Giuseppe Xella Descida da Cruz com Maria Magdalena  Museum Histórico Santo André




Michelangelo Buonarroti Pietá   1498  Basilica São Pedro Vaticano

Pietá em italiano quer dizer "a piedade", como em "tem piedade de mim". Nas artes, a palavra é usada para se referir às imagens da Virgem Maria e seu filho recém falecido. A Bíblia não menciona tal momento. Esta composição inteligente mostra todas as habilidades do mestre. A mão direita sustenta o corpo morto, enquanto a mão esquerda parece chamar para a compaixão. Contra a tradição, Maria é mostrada como uma jovem mulher.
Diz-se que Michelangelo motivou sua escolha, argumentando que a virgindade de Maria teria mantido-la jovem.Este Pieta foi destinado  para a Basílica de São Pedro, em Roma, onde ainda está em exibição. É provavelmente a mais famosa escultura de Michelangelo, talvez apenas acompanhando por seu David em Florença. É o único trabalho que ele já assinou.
A escultura foi danificado em diversas ocasiões ao longo dos anos e restaurada. Na parte do século 18 a mão esquerda estava quebrada. Em 1972, um homem com um martelo derrubado parte do braço inferior esquerdo e cabeça teve danificado o rosto. Hoje a escultura está por trás de uma janela de vidro forte.


Trinity  Jusepe de Ribera  Prado  Madrid

Miquéias 6 (ano 740-700 a.C.):      
"Meu povo, que te fiz eu? Ou em que te maltratei, responda-me!" 

"Popule meus, quid feci tibi? Aut in quo contristavi te? Responde mihi"


Trinity with the Dead Christ Colijn de Coter after 1500


Descent from Cross Vassilii Pietrovitch Wereschtschagin




Jerusalém Santo Sepulcro no Sábado Santo


Basílica Santo Sepulcro

Basílica Santo Sepulcro



Santo Sepulcro Gólgota Holy Sepulcher Golghota


Jesus foi crucificado no Calvário, hoje parte da Igreja do Santo Sepulcro. Uma estrela de 12 pontas, no chão, marca o lugar exato da cruz




Sandro Botticelli  Santíssima Trindade


Miquéias 6 (ano 740-700 a.C.):      

"Meu povo, que te fiz eu? Ou em que te maltratei, responda-me!"

"Popule meus, quid feci tibi? Aut in quo contristavi te? Responde mihi"

 

Rogier van der Weyden Holy Woman Weeping on the Descent from the Cross 1435















Referências:
http://www.wga.hu/index1.html
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139
http://www.artbible.info/art/large/280.html