terça-feira, 3 de setembro de 2013

Beata Elisabeth da Santíssima Trindade ocd





Elisabeth de la Trinité, priez pour nous!

Beata  Elisabeth da Santíssima Trindade, 
rogai por nós!



"Into the land of Carmel I have brought you
to enjoy its fruits and its blessings"
Jeremiah 2:7

E eu vos introduzi numa terra fértil, 
para comerdes o seu fruto e o seu bem;[...]
Jeremias 2:7





A flor do Carmelo 
que destila o dulcíssimo mel da contemplação 
 das coisas celestiais.





Laudetur Jesus Christus! Laudetur cum Maria! Semper Laudentur! 

Regina del Monte Carmelo 


 Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós! 




Eu sou “Elisabeth da Trindade”, 
ou seja, 
a Elisabeth que desaparece,
 que se perde nos Três e se deixa invadir por Eles.








"E eu amo tanto aquele Deus que me quer ciumentamente só para si. 
Sinto tanto amor me envolvendo a alma!
 É como se fosse um oceano em que me lanço e me perco... 
Ele está em mim e eu nEle.
 Só tenho que amá-lo e deixar que me ame,
 a cada instante, em cada coisa."


“Amar é tão simples,
 pois é o abandono de todas as vontades às do Mestre,
 como Ele se abandonou àquelas do Pai.”




A fachada de norte do Carmelo de Dijon France




“Às vezes imaginam que no claustro não se sabe mais amar,
 mas é justamente o contrário! 
Da minha parte, nunca tive mais afeto do que agora; 
parece-me que meu coração se dilatou.”



"Amo sempre mais estas queridas grades 
que me constituem prisioneira do amor."



Clôitre du Carmel Dijon

“Tudo é delicioso no Carmelo:
encontra-se o bom Deus tanto na lavanderia como na oração.
Ele se encontra por toda parte! Vivemo-lo, respiramo-lo.”



A cela da Beata Elizabeth da Santíssima Trindade
Cellule d'Elisabeth de la Trinité au Carmel de Dijon




"A alma não pode resistir ao Seu apelo. 
Ele subjuga, acorrenta; a gente não se pertence mais a si, 
mas nos tornamos a presa do Seu amor.
 O coração pode sofrer arranhões, 
mas na alma reina uma paz inefável..."



“A morte nos golpeia no momento em que menos a esperamos.
 O próprio Deus o disse. Quantas mortes repentinas!
 Amanhã, esta noite,
 será que a morte nos poupará como fez hoje?”





"Ele colocou no meu coração uma sede de infinito
 e uma necessidade tão grande de amar, 
que só Ele pode saciar."



a group of Carmelite nuns  outside of convent gate


“A vida podemos resumi-la da seguinte maneira:
 muitas dores, muitas lágrimas, muitas ilusões,
a esperança de uma felicidade sempre esperada e jamais alcançada.
 Apegamo-nos, contudo, a esta vida. Que loucura!”







“Como é difícil suportar os diferente  temperamentos!
 Um santo afirmou que isto constitui a flor da caridade.”



procession of veiled nuns

" É preciso que o amor de Deus seja tão grande 
que chegue a extinguir por completo nosso amor próprio." 





"Percamo-nos nessa Trindade Santa, nesse Deus todo Amor, 
deixemo-nos transportar nessas regiões 
onde não há mais do que Ele, só Ele!"






“Devemos assistir à Santa Missa com os sentimentos iguais 
aos que teríamos tido em nosso coração no Calvário.”




“ A Eucaristia é a plenitude transbordante do amor divino. 
Nela Jesus não nos dá apenas os seus méritos e as suas dores,
 mas totalmente a Si mesmo.”


A Carmelite nun lies prostrate on the floor to expiate her sins whilst her sisters read over her


“Como é belo rezar um pelo outro, marcar um colóquio junto ao Bom Deus,
 onde não existem mais nem distância nem separação.”






“Também no meio do mundo podemos ouvir a voz de Deus 
no silêncio de um coração que só quer ser dele.”


discalced carmelite

“Que importa o sentimento? 
Talvez Deus esteja mais perto quando menos sentimos.
 É aqui, no fundo da alma, que gosto de procurá-lo.
 Preocupemo-nos em não deixá-lo jamais sozinho,
 e que a nossa vida seja uma contínua oração.”



Praying nun with covered face




“Permanecendo simples e amorosamente na Sua presença
para que possa refletir em nós a Sua própria imagem
como se reflete o sol no límpido cristal”. 







“Deus é o princípio e o vínculo indissolúvel 
de toda amizade verdadeira e profunda.”






 Carmelo  chanting the  Divine Oficce

“Se somos fiéis na vivência da vida do Cristo, se nos identificamos com todos os impulsos da alma do crucificado, com toda simplicidade, então não temos mais nenhum motivo para temer nossas fraquezas, porquanto Ele será nossa força e ninguém poderá separar-nos dele.”


veiled Carmelite nuns


"Nós somos tão fracas ou, até mesmo, não somos senão miséria; 
mas Ele sabe disso e gosta de perdoar-nos, de soerguer-nos e,
 depois de, de arrebatar-nos para junto de si, na sua pureza, na sua santidade infinita."





“Nosso lema deve ser estas palavras de S. Paulo:
 Nossa vida está escondida com Cristo em Deus.”



“Nunca estou sozinha: meu Cristo está aqui, 
sempre orando dentro de mim,
 e eu me uno à sua oração.”



Carmelite Family Our Lady of Mount Carmel 





“Jesus continua sempre vivo. 
Vivo no adorável Sacramento do tabernáculo,
 vivo em nossas almas... porque vive em nós, 
façamos-lhe companhia como o amigo faz com o amigo!”


nun and novice Carmelites Porto Alegre Brazil (ano 2011)



“Uma alma unida a Jesus é um sorriso vivo que o reflete e expande.”







"Nós carregamos o céu dentro de nós, 
porque aquele que sacia os bem-aventurados,
 na luz da visão beatífica, entrega-se a nós na fé e no mistério."


Carmelite nun with veiled face

“Peçamos a Jesus que nos torne autênticos no amor,
 isto e que nos transforme em vítimas de sacrifício,
 porque me parece que o sacrifício não é outra coisa 
senão o amor traduzido em ação.”




“Toda circunstância, todo acontecimento, todo sofrimento, 

como toda alegria,
 é um sacramento que Deus nos outorga.”


Numa última fotografia com "Janua Caeli"



“Que o amor seja o seu claustro,
 então encontrarás a solidão no meio dos ruídos e da multidão.”



"Como é bonito unir, identificar a nossa vontade com a dEle!"



 





“Nesta derradeira hora de meu exílio,
nesta bela noite da minha vida,
 como tudo me aparece em sua importância 
à luz que vem da eternidade.”






Ó meu Deus, Trindade que eu adoro,

Ô mon Dieu, Trinité que j’adore,
 

"Bem que eu quisera ser uma alma 
totalmente silenciosa e adoradora 
para poder penetrar sempre mais nEle. 
Quisera encher-me de Sua plenitude,
 que pudesse dá-lo mediante a oração àquelas pobres almas 
que ignoram o dom de Deus!"







"O dia em que compreendi isto (a presença da Trindade no céu da sua alma)
 tudo se iluminou no meu interior 
e queria contar muito baixinho este segredo a todos os que amo 
para que também eles se unam a Deus."



 le soleil

"Esta intimidade com Ele no interior foi o formoso sol 
que iluminou a minha vida convertendo-a num céu anticipado. 
E isso é o que me sustem hoje no meio dos sofrimentos.
Não tenho medo da minha debilidade... porque o Deus forte está em mim".
Beata Isabel da Santíssima Trindade




"Encontrei o Céu na Terra, pois o Céu é Deus 
e Ele está na minha alma." 
Não serão purificados, olhando para as nossas misérias,
 mas olhando naquele que é toda a pureza e santidade.



"Quando contemplo a minha vida passada, descubro,
 como que uma divina perseguição de amor sobre minha alma. 
Oh! Quanto amor! Sinto-me como que esmagada sob o seu peso e
 só me resta calar e adorar!"



 

plancton fluorescente



“«Peço ao Espírito Santo que te revela esta presença de Deus em ti. (…) Podes acreditar na minha doutrina, porque ela não é minha; se tu leres o Evangelho segundo São João hás-de reparar que a todo o momento o Mestre insiste neste mandamento: 
‘Permanecei em mim, e eu em vós’, e ainda naquele pensamento tão belo que está à cabeça da minha carta (‘Se alguém me ama guardará a minha palavra, e meu Pai o amará e viremos a ele, e nele faremos a nossa morada’), em que Ele fala de fazer em nós a sua morada. São João, nas suas epístolas, deseja que tenhamos “sociedade” com a Santíssima Trindade: esta palavra é tão doce, é tão simples.
 Basta – di-lo São Paulo – basta acreditar: Deus é espírito e é pela fé que nos aproximamos d’Ele. Pensa que a tua alma é o templo de Deus, é ainda São Paulo quem o diz; a todo o instante do dia ou da noite as três Pessoas divinas permanecem em ti. 
Não possuis a Santa Humanidade como quando comungas, mas a Divindade, essa essência que os bem-aventurados adoram no Céu, ela mesma está na tua alma; assim, quando se tem consciência disso, dá-se uma intimidade toda de adoração; nunca se está só!»”
Carta da Beata Isabel da Santíssima Trindade à sua mãe, Maio 1906

 




Ó Jesus, meu Bem-Amado, como é doce amar-te, pertencer-te, ter-te por único Todo!
Ah, agora que vens diariamente ao meu coração, que a nossa união seja ainda mais íntima.
Que a minha vida seja uma oração contínua, um longo ato de amor. Que nada me possa distrair de ti, nem ruídos, nem distracção, nada, não é?
Gostaria tanto, ó meu Mestre, de viver contigo no silêncio. Mas o que acima de tudo mais amo é fazer a tua vontade, e dado que ainda me queres no mundo, submeto-me de todo o meu coração pelo amor de ti.
Ofereço-te a cela do meu coração, que seja a tua pequena Betânia; vem aqui repousar-te, amo-te tanto...
Queria consolar-te e ofereço-me a ti como vítima, ó Mestre, por ti, contigo.
Aceito antecipadamente todos os sacrifícios, todas as provas, mesmo a de já não te sentir comigo. Não te peço senão uma única coisa: que eu seja sempre, sempre, generosa e fiel; mesmo que nunca me corrija.
Quero cumprir perfeitamente a tua vontade, responder sempre à tua graça; desejo ser santa contigo e para ti, mas sinto a minha incapacidade, oh! sê a minha santidade.
 Se alguma vez [me] arrepender, oh! conjuro-te, suplico-te: enquanto eu for ainda tudo para ti, leva-me, faz-me morrer.
Sou a tua «pequena mimada», tu mo dizes, mas talvez, em breve, venha a provação e, então, hei-de ser eu a retribuir-te.
Mestre, não são estes dons, estas consolações com que me comulas que procuro; és tu, oh! unicamente tu!
Ampara-me sempre, toma-me cada vez mais; que tudo em mim te pertença; quebra, arranca tudo o que te desagradar para que eu tudo seja para ti.
Oh!, cada batimento do meu coração é um ato de amor.
 Meu Jesus, meu Deus, como é bom amar-te, ser inteiramente tua!

Beata Isabel da Santíssima Trindade
23 de Janeiro de 1900
(Notas Íntimas)



"Ampara-me sempre, toma-me cada vez mais; 
que tudo em mim te pertença; 
quebra, arranca tudo o que te desagradar para que eu tudo seja para ti.
 Oh!, cada batimento do meu coração é um acto de amor.
 Meu Jesus, meu Deus, como é bom amar-te, ser inteiramente tua!"



"Percamo-nos nessa Trindade Santa, 
nesse Deus todo Amor, 
deixemo-nos transportar nessas regiões 
onde não há mais do que Ele, só Ele!"




"Nós carregamos o céu dentro de nós, 
porque aquele que sacia os bem-aventurados,
 na luz da visão beatífica, 
entrega-se a nós na fé e no mistério."




"Bem que eu quisera ser uma alma 
totalmente silenciosa e adoradora 
para poder penetrar sempre mais nEle. 
Quisera encher-me de Sua plenitude,
 que pudesse dá-lo mediante a oração àquelas pobres almas 
que ignoram o dom de Deus!"






"Como compreendo, agora, o recolhimento e o silêncio dos santos 
que não conseguiam mais abandonar a sua contemplação."







"«Santificai o Senhor no vosso coração» (1Ped 3, 15). 
Mas para isto é necessário pôr em prática esta outra palavra de São João Baptista: «É preciso que Ele cresça e que eu diminua» (Jo 3, 30). ... façamo-lo crescer em nossas almas, guardêmo-lo só e separado; que seja, de verdade, Rei.
E nós, desapareçamos, esqueçâmo-nos, sejamos exclusivamente o «louvor da sua glória» (Ef 1, 12)".
Beata Isabel da Santíssima Trindade
(C 220 - carta à senhora Angles de 5 de Janeiro de 1905)







Fogo de Amor...

O Nosso Deus, escrevia São Paulo, é um Fogo que consome, isto é, 'um fogo de amor' que destói, que 'transforma em si próprio tudo o que toca'. 
(...) Algumas almas 'escolheram este asilo para nele repousarem eternamente. (...) Pensam (...) em afundar-se no Braseiro do amor que nelas arde, e que não é senão o Espírito Santo, esse mesmo Amor que na Trindade é o laço do Pai e do seu Verbo. 
Elas 'entram n'Ele pela fé viva, e aí, simples, pacificas', são 'elevadas por Ele' acima das coisas, dos gostos sensíveis, 'na treva sagrada' e 'transformadas na imagem' divina. 
Vivem, segundo a expressão de São João, em «comunhão» com as Três adoráveis Pessoas, a sua vida é 'comum', e é 'isso a vida contemplativa'.

Beata Isabel da Santíssima Trindade
"O Céu na terra, 4º dia - primeira oração"







"Olhar somente a Ele, 
receber como vindo diretamente de seu amor tanto a alegria como a dor; 
isso estabelece a alma nas alturas serenas."







Senhor... esta Quaresma...

Senhor, concedei-me a graça de viver esta Quaresma como se fosse a última da minha vida. Com feliz e generosa radicalidade, sem guardar nada para mim, mas entregando-Vos tudo, entregando-me todo. 
Que chegado à celebração do Mistério Pascal, aconteça de fato Páscoa na minha vida, que eu esteja mais parecido a Vós, que tenha dado passos de gigante rumo à santidade, que possa dizer de verdade e com a "minha" vida: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gl 2, 20), “… para mim, viver é Cristo…” (Fl 2, 21).
"Escolheu-me" como apoio desta Quaresma, esta oração que brotou do coração da Beata Isabel da Santíssima Trindade:
"Desprendei o meu coração de tudo; que esteja totalmente livre para que nada o impeça de Vos ver. Submetei a minha vontade, abatei o meu orgulho, Vós que sois tão humilde de coração; numa palavra, moldai aquilo que sou para que possa ser a vossa querida morada, para que venhais descansar em mim e a conversar comigo em sublime união. Que o meu pobre coração seja uma coisa só com o vosso coração divino. E para isso, quebrai, arrancai, consumi tudo o que vos desagrada".
Beata Isabel da Santíssima Trindade
(Diário Espiritual [119], de 29 de Março de 1899)







De tuas ardentes e puras chamas,
Espírito Santo,
digna-te abrasar minha alma;
consome-a com divino amor,
Ó Tu que invoco cada dia!...
Espírito de Deus, brilhante luz,
Tu que me cumulas de teus favores,
Tu que me inundas de tuas doçuras,
queima, aniquila-me toda inteira!
Tu que me dás minha vocação,
Oh, conduz-me a essa união Íntima, interior,
a essa vida Toda em Deus,
que é meu desejo.
Que só em Jesus se funda minha esperança,
e que (…), não aspire, não veja senão a Ele,
Ele, meu Amor, meu divino Amigo!
Espírito Santo,
Bondade, Beleza suprema!
Ó Tu que adoro, Ó Tu que amo!
Consome com tuas divinas chamas,
este corpo, este coração, esta alma!
Esta esposa da Trindade
que não deseja senão a Sua vontade!... 

Beata Isabel da Santíssima Trindade ocd










«Deixo-te a minha devoção pelos Três, pelo “Amor”.

Vive, no interior, com Eles no céu da tua alma; 
o Pai te cobrirá com a sua sombra, colocando como que uma nuvem entre ti e as coisas terrenas para te guardar toda sua, 
Ele há-de comunicar-te o poder para que o ames com um amor forte como a morte;
 o Verbo há-de se imprimir na tua alma, como num cristal, a imagem da sua própria beleza, para que sejas pura da pureza dele, luminosa, da sua luz; 
o Espírito Santo virá transformar-te numa lira misteriosa que, no silêncio, sob o toque divino, há-de produzir um magnífico cântico ao Amor;
 então serás “o louvor da sua glória”.
A Trindade, eis a nossa morada, o nosso “lar”, a casa paterna donde nunca devemos sair.»
Beata Elizabeth da Santíssima Trindade ocd











«Vou dar-lhe o meu “segredo”:
 pense neste Deus que a habita e de que é o templo;
 é São Paulo quem assim fala, podemos acreditá-lo. 
Pouco a pouco a alma habitua-se a viver na sua doce companhia, começa a compreender que traz em si um pequeno Céu em que o Deus de amor fixou a sua morada.
 Então, é como que uma atmosfera divina na qual respira, diria mesmo que só o corpo é que fica na terra, mas a alma habita acima das nuvens e dos véus, n’Aquele que é Imutável.»

Beata Elizabeth da Santíssima Trindade ocd








Ó meus Três,
meu Tudo,
minha Beatitude,
Solidão infinita,
Imensidade em que me perco,
eu me entrego a Vós como uma presa.
Sepultai-Vos em mim
para que eu me sepulte em Vós,
enquanto espero ir con­templar, na Vossa luz,
o abismo das Vossas gran­dezas.


Beata Elizabeth da Santíssima Trindade ocd











Carta da Beata Isabel da Santíssima Trindade
a um neo-sacerdote
Ao Abade Chevignard
[Inicio de Junho de 1905]
J.M.+J.T.
«Si scries donum Dei»
(“Se tu soubesses o dom de Deus” Jo 4, 10) 

 “Se tu soubesses o dom de Deus”

Senhor Abade,
O Santo Deus, que «realiza todas as coisas segundo o conselho da sua vontade» (Ef 1, 11), quis o encontro das nossas almas, como mo dizeis, para assim receber mais amor, adoração e louvores.
 Devemos, pois ajudar-nos pela oração, e não posso dizer-vos que forte emoção me impulsiona para vós, quando vos preparais para a primeira Missa.
 De facto, encontro-me em retiro, «oculta em Deus com o Cristo» (Col 3, 3), e peço Àquele que Santa Catarina de Sena chamava a sua «doce Verdade» para realizar na vossa alma este desejo que Ele exprimia ao Pai na suprema oração: «Santificai-os na verdade (cf. Jo 17, 17)... Vossa palavra é verdade...» (cf. Jo 17, 19).
São Paulo, na Epistola aos Romanos, diz que «aqueles que Ele conheceu na sua presciência, Deus os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho» (Rm 8, 29). Parece-me que é justamente de vós que aqui se trata: não sois este predestinado que o Eterno elegeu para ser o sacerdote dele [?]; e creio que na actividade de amor o Pai debruça-se sobre a vossa alma e que a afeiçoa com divina mão e seu delicado toque, para que a semelhança com o Ideal divino vá sempre crescendo, até ao grande dia em que a Igreja vos disser: «Tu és sacerdos in aeternum - Tu és sacerdote para sempre» (Hb 5,6; 7, 17; Sl 110[109], 4).
 Então, em nós tudo há-de ser, por assim dizer, uma cópia de Jesus Cristo, o Pontífice supremo, e haveis de poder reproduzi-lo sem cessar perante o Pai e perante as almas. 
Que grandeza! É a «virtude culminante de Deus» (Ef 1, 19) que se verte no vosso ser para o transformar e divinizar. 
Quanto recolhimento, que amorosa atenção a Deus, reclama esta obra sublime! São João da Cruz diz «que a alma se deve manter no silêncio e na solidão absoluta, para que o Altíssimo possa realizar os seus desejos nela; Ele então leva-a, por assim dizer, como uma mãe que toma o filho nos braços e, encarregando-se Ele próprio da sua orientação íntima, reina nela pela abundância da tranquilidade e da paz que derrama».
Felicito-vos por terdes Nossa Senhora do Bom Conselho como timbre; realmente parece-me que é a Virgem sacerdotal que o padre deve invocar e sempre olhar. Que ela vos obtenha esta «ciência da luz de Deus derramada na face do Cristo» (2ª Cor 4, 6) de que fala o Apóstolo. Vamos implorar-lho junto a ela no silêncio da oração.
A-Deus, senhor Abade, que Ele nos torne verdadeiros pela sua verdade, a fim de que desde já, daqui da terra, sejamos a «louvor da sua glória» (Ef 1, 12).

Ir. Maria Isabel da Trindade, r.c.i.
ISABEL DA TRINDADE, "Escritos Espirituais",
Edições Carmelo, Oeiras, 1989, pgs. 232/233
















"Sede santos porque Eu Sou Santo".
Seja qual for o nosso estado de vida
ou a roupa que envergamos,
cada um de nós tem que ser o santo de Deus.
Quem é pois mais santo?
Quem mais ama,
quem contempla mais a Deus
e satisfaz mais plenamente as exigências do Olhar Divino.
Como satisfazer as exigências do Olhar Divino?
Permanecendo simples e amorosamente na Sua presença
para que possa reflectir em nós a Sua própria imagem
como se reflecte o sol no límpido cristal."









Madonna dei Carmelitani  1329 Pietro Lorenzetti 




Coração de Mãe...
Há um coração de Mãe
no qual podes ir refugiar-te,
é o da Virgem.
Ele conheceu todos os desfalecimentos,
todos os despedaçamentos,
e permaneceu sempre tão calmo,
tão forte,
porque permanecia sempre apoiado
no de seu Cristo! 


Beata Isabel da Santíssima Trindade ocd
(Carta 134)



Maria dei Carmeli




Maria... ofício da Caridade

A sua vida era tão simples que, mais que qualquer outro santo, me parece imitável. Basta-me olhá-la, sinto-me logo pacificada. (Recordações, 138)



  Madonna of Mercy


"Parece-me que a atitude da Virgem, durante os meses que decorreram entre a Anunciação e o Natal, 
é o modelo das almas interiores, 
dos seres que Deus escolheu para viverem de dentro, no fundo do abismo sem fundo."




  Madonna of Mercy

Com que paz, em que recolhimento, Maria se entregava e se prestava a todas as coisas! Como é que mesmo as mais banais eram por ela divinizadas! (O Céu na Fé, 40)




 Simone Martini  Madonna of Mercy 1310 Italy


"Quando leio no Evangelho «que Maria percorreu diligentemente as montanhas da Judeia» para ir cumprir o seu ofício de caridade junto a sua prima Isabel, vejo-a passar tão bela, tão calma, tão majestosa, tão recolhida interiormente, com o Verbo de Deus." (Último Retiro, 40)




cilícios do Carmelo espanhol


"O sacrifício é um sacramento que nos leva a Deus. 
Ele o envia àqueles que ama e que deseja estejam perto dele!"



" Preocupemo-nos em não deixá-lo jamais sozinho,
 e que a nossa vida seja uma contínua oração.”




"Creio que não há nada que nos manifesta tanto o amor
 que está no coração de Deus como a Eucaristia. 
É a união consumada, é Ele em nós e nós nEle; 
e não lhe parece que isto é o céu na terra?"


Encontro de corações
“À noite, fazia uma boa meia hora de adoração ao Santíssimo Sacramento…; quem poderá adivinhar a suavidade desse encontro de corações durante os quais se julga não estar na terra e em que nada mais se vê nem se ouve senão Deus! Deus fala à alma, Deus diz-lhe coisas tão suaves … Enfim, Jesus, que nos pede um pouco de amor…”





plancton fluorescente


Pelo Sangue da Sua Cruz

pacificará todo o meu pequeno céu,
para que possa realmente servir de descanso ao “Três”.
Encher-me-á d’Ele, sepultar-me-á n’Ele
e ressuscitar-me-á com Ele a Sua Vida…
E, se caio a cada instante,
com uma fé plenamente confiante conseguirei que Ele me levante,
e sei que Ele me perdoará,
e que apagará todo o meu pecado com extremo cuidado e delicadeza.
Mais ainda,
que Ele me desposará e me libertará de todas as minhas misérias,
de tudo o que constitua um obstáculo para a acção divina…
Então ficarei totalmente transformada n’Ele
e poderei dizer:
«Já não sou eu que vivo, o meu Mestre vive em mim!» (cf. Gl. 2, 20)


(Último Retiro)


 
Notre Dame de la Trinité

 

"Como todos os santos permanecem na sombra,
quando se contemplam as claridades da Virgem! 
O segredo guardado e repassado por Ela em seu coração,
nenhuma língua pôde revelá-lo,
nenhuma escrita pôde traduzi-lo."



Ó MEU DEUS...
Ó meu Deus, Trindade que eu adoro,
ajudai-me a esquecer-me inteiramente
para me estabelecer em Vós, imóvel e pacífica,
como se a minha alma estivesse já na eternidade.
Que nada possa perturbar a minha paz,
nem fazer-me sair de Vós, ó meu Imutável,
mas que cada minuto me faça penetrar
mais na profundidade do Vosso mistério.
Pacificai a minha alma, fazei dela o Vosso céu,
a Vossa morada dilecta
e o lugar do Vosso repouso.
Que eu nunca Vos deixe ai só,
mas que nela esteja inteiramente,
toda desperta na minha fé, toda em adoração,
toda entregue à Vossa acção criadora.
Ó meu Cristo amado, crucificado por amor,
eu quisera ser uma esposa para o Vosso Coração,
quisera cobrir-Vos de glória,
quisera amar-Vos... até morrer de amor!
Mas sinto a minha impotência
e peço-Vos para me «revestirdes de Vós mesmo»,
identificardes a minha alma com todos os movimentos da Vossa,
me submergirdes, me invadirdes, Vos substituirdes a mim
para que a minha vida não seja senão uma irra­diação da Vossa.
Vinde a mim como Adorador,
como Reparador e como Salvador!
Ó Verbo Eterno, Palavra do meu Deus,
eu quero passar a minha vida a escutar-Vos,
quero ser intei­ramente dócil para aprender tudo de Vós.
E depois, através de todas as noites,
de todos os vazios, de todas as impotências,
eu quero fixar-Vos sempre
e permanecer sob o esplendor da Vossa luz.
Ó meu Astro adorado, fascinai-me
para que eu não possa mais sair da Vossa irradiação.
Ó Fogo devorador, Espírito de Amor, «descei sobre mim»,
para que se faça na minha alma, como que uma incarnação do Verbo.
Que eu seja para Ele uma humanidade de acréscimo,
na qual Ele renove todo o Seu mistério.
E Vós, Ó Pai, inclinai-Vos para a Vossa pequena criatura,
«cobri-a com a Vossa sombra»,
não vejais nela senão o Bem Amado
no qual «pusestes todas as Vossas complacências.»
Ó meus Três, meu Tudo, minha Beatitude, Solidão infinita,
Imensidade em que me perco, eu me entrego a Vós como uma presa.
Sepultai-Vos em mim para que eu me sepulte em Vós,
enquanto espero ir con­templar, na Vossa luz,
o abismo das Vossas gran­dezas.

beata Isabel da Santíssima Trindade ocd







... QUEIMA, ARRANCA, CONSOME ...
Desapega o meu coração de tudo,
a fim de ficar livre
para que nada o impeça de Te ver.
Queima a minha vontade,
abaixa o meu orgulho,
Ó Tu tão humilde de coração,
enfim educa-o
para que possa ser a Tua morada amada,
para que venhas repousar nele,
e conversar comigo numa união ideal.
Que este pobre coração
não seja senão um com o teu divino coração,
e para isso queima, arranca, consome tudo o que Te desagrada.


 







"Ó Jesus, meu Bem-Amado, como é doce amar-Te, pertencer-Te, ter-Te por único Tudo! Que nada me possa distrair de Ti... 
Que eu seja sempre, sempre, generoso e fiel; pelo menos que nunca me arrependa. 
Quero cumprir perfeitamente a Tua Vontade, responder à Tua graça;
 desejo ser santo contigo e para Ti, mas sinto a minha incapacidade, oh! sê a minha santidade. 
Se alguma vez [me] arrepender, oh! conjuro-Te, suplico-Te: 
enquanto eu for ainda tudo para Ti, leva-me, faz-me morrer. 
Toma-me cada vez mais; que tudo em mim Te pertença; quebra, arranca tudo o que Te desagradar para eu tudo seja para Ti".
beata Elizabeth da Trindade




Sitting Carmelite nun with white habit, black veil covering the face




Se caio a cada instante, na fé confiante farei com que Ele me levante. 












Ó meu Deus, pacificai minha alma, fazei dela vosso céu. 






"A fé no grande amor de Deus, 
dispõe a alma a ser cheia de toda a plenitude de Deus."



Então, na montanha do Carmelo, em silêncio, na solidão, em uma oração que é incessante, pois nada pode interrompê-la, a carmelita já vive como se fosse nos céus, pois está só com Deus!
 O mesmo Deus que um dia será sua beatitude e vai cumprir seus desejos em glória, já está entregando-se a ela aqui na terra.
Ele nunca a deixa, Ele habita nas profundezas do seu ser, e mais maravilhoso ainda, Ele e ela são um só. E assim ela está com fome de silêncio e da oração onde ela sempre pode ouvi-lo e penetrar mais profundamente no seu ser infinito. Ela identifica-se com Aquele a quem ela ama, ela encontra-lo em todos os lugares. Ela vê-lo brilhar através de tudo. Ela pertence a Ele somente, e confia completamente em Sua providência amorosa e fiel. Isso não é o céu na terra?




A Santa do Silêncio



O silencio da Elizabeth fala em voz alta

Elizabeth Catez, é uma das filhas mais notáveis ​​de Teresa na órbita carmelita.
Isabel da Trindade é uma daquelas que, em seus breves 26 anos, resume o melhor do ideal carmelita de viver no momento presente, amando, contemplando, e servindo em silêncio. Seu imediatismo é emocionante e reconfortante.
Felizmente, temos uma fonte de informações em seus escritos: três cadernos, um diário, quatro tratados espirituais, 364 cartas, 124 poemas e 17 notas pessoais, dois terços dos quais nunca foram publicados.
Ela identificou desde o início com o lema do início da Ordem:  
Só com o Sozinho  Solus cum Solo
Este foi o seu caminho, e que ela chamou tanto de  "austero como de  doce."


        

Maria ia ser a porta aberta propiciadora do seu encontro definitivo com a Santíssima Trindade. "Janua Coeli deixará passar Laudem gloriæ", ouviram- -na dizer nas últimas horas de sua agonia.


 Elisabeth se sentia como filha adotiva da Trindade, em uma completa conaturalidade com Ela, de maneira a todos os seus atos provirem de sua alma e, ao mesmo tempo, de Deus. Vivia constantemente, por assim dizer, no próprio coração da Trindade e deste centro indivisível sua alma contemplava todas as coisas em suas razões mais elevadas, mais divinas.
        Tudo nesta Terra - inclusive a dor e o sofrimento - ficava num segundo plano para ela. Possuía, "por instinto, o senso das coisas eternas e divinas, e precisaria violentar-se para descer ao nível das ninharias em que se arrastam numerosas almas, mesmo religiosas - que se dizem contemplativas - e que não sabem esquecer suas misérias e seu nada".[...]

·       Irmã Juliane Vasconcelos Almeida Campos, EP





Maria ia ser a porta aberta propiciadora do seu encontro definitivo com a Santíssima Trindade. "Janua Cœli deixará passar Laudem gloriæ", ouviram-na dizer nas últimas horas de sua agonia.
       "Vou à vida, à luz, ao amor"

Je vais à la Lumière, à l'Amour, à la Vie

I am going to the light, to the life, to the love."
These were last audible words before she died at the age of 26.


Obrigado, Elizabeth, por tocar sua música para este brutal século insensível.
Tua é a doce música da alegria-em-o presente, e nos arrebata,
 não para um céu distante "lá fora", 
mas a sua realidade sempre presente, neste momento, porque nós vivemos nEle, e Ele vive em nós.
Obrigado ", laudem gloriae", por dizer seu silêncioso 'Sim'. 
Que ele possa reverberar em torno deste planeta morrendo de fome espiritual.

La bienheureuse Élisabeth de la Trinité (1880-1906)


... un silence plein, profond… Oui, c'est la plus belle louange, puisque c'est celle qui se chante éternellement au sein de la tranquille Trinité…




Referências