domingo, 28 de julho de 2013

Carmelo e as suas Luzes






Carmelo: o Monte do Profeta Elias


Stella Maris  Monastery


Vista do Carmelo, perto da Caverna de Elias. Adiante, o Mediterrâneo, supostamente na mesma perspectiva do olhar de Elizeu quando este escalou o monte por sete vezes, por ordem do Profeta Elias:"Suba agora, olhe para o Mar". (1 Re 18:43).

Segundo a tradição, Elias refugiou-se na caverna das encostas, que se chama a "estrela do mar". No entanto, os cristãos carmelitas escolheram uma caverna adicional no topo da serra e instalaram ai um grande mosteiro, que se transformou no seu centro mundial. A Ordem do Carmo foi criada no Monte Carmel durante o final do século 12 e 13.
Alí, viviam eremitas entregues à oração e à penitência. 


carmelite family -  carmelite friars 15th


Há quem afirme que o primeiro oratório em louvor à Virgem Maria foi levantado no Monte Carmelo. Sempre foi transmitida a crença que aquela nuvem branca que surgiu do mar e se transformou em chuva benéfica é símbolo da Imaculada Conceição de Maria.




Deus cuida daqueles que estão debaixo de sua mão. Depois do deserto, Elias vai para caverna. Longe do perigo de Jezabel, mas próximo de Deus. Alguns dizem que aqui Elias se isolou num momento de fraqueza. Prefiro pensar que Elias fora guiado por Deus para ser provado. Nosso Deus prova quem ele quer aprovar. Ali na caverna não teria mais recursos, era só Elias e Deus. O limite do profeta seria testado. Até onde vai a força de um escolhido? É no momento de caverna que nossas forças são provadas, onde diminui totalmente o homem e cresce a força de Deus em nós.


 Caverna onde supostamente profeta Elias se refugiou no Monte Carmelo

1 Reis 19:11-12


E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o "SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada". 



                          Observe as provas do  profeta Elias: 

Pode se chamar o  Homem de fogo, o Santo Elias, o Profeta de Deus, na verdade a sua palavra era como um facho, que aquece e ilumina; seu coração, à semelhança do coração de Cristo, era uma fornalha ardente, e de fogo era a sua imaginação.






Pôr do Sol do Monte Carmelo





Vento. Na caverna, Elias foi afrontado por um grande e forte vento, que fendia os montes e quebrava as penhas. Não era o vento do Espírito, pois o Senhor não estava no vento. Era o vento que é soprado nos ouvidos do escolhido do Senhor. Ventos de doutrina, ventos de apostasia, de acusações, de mentiras. Ventos que são soprados trazendo mensagens do tipo "você não vai conseguir", "quem é você", "com os outros acontece, menos contigo".
Este tipo de prova que um escolhido passa é tão terrível que é chamado de grande e forte vento.


Terremoto. Depois do vento, um terremoto. Mal saíra da prova do vento, Elias já estava na prova do terremoto. No terremoto, tudo sai do lugar, tudo parece que vai cair, o que estava arrumado vira uma bagunça, o chão parece que vai se abrir e sugar tudo, o que está em pé vai ao chão. Esta prova tenta jogar o profeta ao chão, derrubá-lo. 







Fogo. Depois do terremoto, um fogo. Lembre-se que um grande fogo começa de uma pequena fagulha. Este tipo de prova é quando as coisas fogem do controle, começa de uma pequena situação e, em pouco tempo, vira algo destrutivo. Assim como o fogo muda o aspecto daquilo que foi queimado, quando passa essa prova, as coisas parecem que já não são mais como antes. Antes madeira, agora cinzas.

    






 Uma prova atrás da outra. Difícil quando chegam dias assim. Quando somos provados e provados e provados,  e parece que não passa logo. Dias em que, assim como Elias na caverna, parece que estamos só. Elias olha para um lado e outro e não vê saída. E na caverna, somos impulsionados a irmos mais fundo nela, indo em labirintos onde não se sabe o fim. Na vida, quando estamos na caverna, somos atraídos a experimentar o fim da caverna, andando na escuridão, em labirintos e perigos. 
 



E depois do fogo, uma voz mansa e delicada. Elias ouvia essa voz e foi guiado para fora da caverna. Só há uma saída da caverna, pelo mesmo lugar que você entrou. Esta volta ao lugar de onde você estava é profético para nossas vidas. Depois de três provas, veio a voz mansa e delicada de Deus guiando seu escolhido para o lugar certo. Se você está passando pelos mesmos dias de Elias, dias de provações, não permita que os ventos atinjam teu coração, não caia na prova do terremoto, e seja atento para não deixar pequenas fagulhas virarem grandes fogos destrutivos em sua vida. Mas acima de tudo, saiba que depois das provas, virá a voz mansa e delicada de Deus, falando contigo, Deus e você, te guiando para os lugares certos.






Mas acima de tudo, saiba que depois das provas,
 virá a voz mansa e delicada de Deus, falando contigo,
 Deus e você, te guiando para os lugares certos.



 San Elias alimentado por los cuervos Museum Bizantino Athenas






  Elias in the  Desert Diereck Bouts the Elder 1468


Santo Profeta Elias  orthodox icon




"Into the land of Carmel I have brought you

to enjoy its fruits and its blessings"
Jeremiah 2:7



Laudetur Jesus Christus! Laudetur cum Maria! Semper Laudentur! 
Regina del Monte Carmelo 




Houve também inúmeros santos que usaram o Escapulário, como, por exemplo, Santo Afonso de Ligório, São Pedro Claver, São Carlos Borromeu, São Francisco de Sales, São João Maria Batista Vianney, Beato Batista Mantovano, São Pompílio Pirrotti, São João Bosco, Santa Teresa de Ávila, Santa Terezinha do Menino Jesus, São João da Cruz, Santa Maria de Jesus e Santa Teresa Benedita da Cruz, entre muitos. 

 

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós! 


A Ordem carmelitana considera seus fundadores o Profeta Santo Elias -- que viveu
no Monte Carmelo, na Terra Santa, e que séculos antes da vinda ao mundo de Nosso Senhor já vira sua Santa Mãe simbolizada numa nuvenzinha -- e seu discípulo Santo Eliseu. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, dado pela Santíssima Virgem a São Simão Stock no século XIII da Era Cristã, é ao mesmo tempo o privilégio maior e o sinal distintivo da espiritualidade carmelitana. 


Our Lady of Mount Carmel and the Souls of Purgatory


     Como é costume se dizer: O Carmelo é todo de Maria. Ela é verdadeiramente vida, doçura e esperança nossa. Ela é nossa irmã, nossa amada, a única imaculada, o amor dos nossos corações, nossa Rainha e nossa Mãe. Nossa Senhora nos comunica seu carisma. Somos impelidos pelo amor a imitar sua vida orante, humilde e escondida e a dar seguimento à sua missão de conduzir as almas ao seu Filho Jesus. 




Na noite de 16 de julho de 1251, no Convento de Cambridge, no condado de Kent, Inglaterra, assim rezava São Simão Stock na sua cela: "Flor do Carmelo, Vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar!".
Terminada estre prece, levanta os olhos marejados de lágrimas, vê a cela encher-se, subitamente, de luz. Rodeada de anjos, apareceu-lhe a Virgem Santíssima, revestida de esplendor, trazendo nas mãos o Escapulário dizendo a São Simão Stock, com inexprimível ternura maternal: "Recebe, filho queridíssimo, este Escapulário de tua Ordem, como sinal peculiar de minha fraternidade, como privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Quem morrer revestido dele não sofrerá o fogo eterno. Eis um sinal de salvação, de proteçao nos perigos, eis uma aliança de paz e de eterna amizade".
Nossa Senhora voltou ao céu e o Escapulário permaneceu como sinal de Maria.







Saint Simon de Stock intercedant poir les Âmes du Purgatoir Corrado Giaquetti 18th


Santos do Carmelo  Jardim do Carmelo




Our Lady of Mount Carmel Giovanni Battista Tiepolo detail 1730



Carmel: An Ancient Path for Today's Pilgrim




O Jardim do Carmelo,- Jardim de Deus -
onde florescem constantemente novos brotos de seu velho tronco!
Excelsa a Glória que rende ao Altíssimo, seus pequenos filhos e filhas, que no decorrer dos séculos se entregam a Ele tão somente, com o único fim de O ajudar na salvação das almas e para o Louvor de sua Glória!


      Somos introduzidos na terra do Carmelo para comer seus frutos e o melhor dela. Como Nova Eva, a Imaculada Virgem junto à árvore da Cruz nos oferece o fruto bendito do Paraíso que é o Coração Eucarístico de seu Filho e nos prepara um lugar, longe do mundo e das ilusões passageiras, onde, com os olhos fixos em Jesus, nosso espírito pode se elevar às coisas eternas e fazer tudo o que Ele disser. Ela nos introduz neste horto de delícias em comunhão de vida com a Santíssima Trindade nos dispondo a sermos participantes da natureza divina. Somos, portanto, consagradas inteiramente à Bem-aventurada Virgem Maria, e procuramos em tudo nos conduzir por um amor filial a Ela. Assim, revestidas do seu sagrado hábito, usando o seu escapulário como sinal de sua aliança conosco, somos formadas através dela pelo Espírito, segundo a imagem de Cristo nosso Esposo.



Our Lady of Carmel and Saints  Pietro Novelli   Palermo




Our Lady of Carmel and Saints  Pietro Novelli   Palermo (detail)



Primeiro icone dos carmelitas do Monte Carmelo


Our Lady of Carmel


Our Lady of Carmel








Santa Teresa de Lisieux

Doutora  da Igreja


Sainte Thérèse de l’Enfant Jésus de La Sainte Face

Santa Tereza de Menino Jesus e da Sagrada Face

Thérèse: The Doctor of Merciful Love 







Santa Terezinha - uma florzinha branca de Jesus Cristo




"Para mim, a oração é um impulso do coração, um simples olhar dirigido para o céu, um grito de agradecimento e de amor, tanto do meio do sofrimento como do meio da alegria. Em uma palavra, é algo grande, algo sobrenatural que me dilata a alma e me une a Jesus." 

 


"Jesus é onipotente; a confiança faz milagres.
  "O que o ofende, o que lhe fere o Coração é a falta de confiança."




"Aqui na terra não nos devemos apegar a coisa alguma, nem mesmo às mais inocentes, porque elas nos faltarão no momento em que bem o não esperarmos; só o que é eterno nos pode contentar."



"...os elogios não me envaidecem,
 porque penso constantemente nas minhas misérias."




  "Eu vos peço, ó meu Deus, que o óleo dos louvores, tão doce à natureza, não me amoleça a cabeça, quero dizer, o meu espírito, persuadindo-me que já possuo virtudes que apenas pratiquei algumas vezes. (salmo CXL)




“Espero não ficar inativa no céu, meu desejo é de trabalhar ainda pela Igreja e pelas almas; peço isso ao bom Deus e estou certa de que Ele me ouvirá.”
“Só a caridade pode dilatar meu coração. Ó Jesus, desde que essa doce chama o consome, corro com alegria no caminho de vosso mandamento novo...”



“Quando o coração se dá a Deus, não perde a afetividade. Pelo contrário, a afetividade se avoluma na medida que se torna mais pura e mais divina.”
“Sim eu o sinto, quando sou caridosa, é Jesus só quem age em  mim; quanto mais estou unida a Ele, tanto mais amo todas as minhas irmãs.”
“Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda eternidade; esse pensamento me dá uma grande coragem quando penso no futuro.”



“Mais do que nunca, 
compreendo que os menores acontecimento de nossa vida são conduzidos por Deus,
 é Ele quem nos faz desejar e quem realiza nossos desejos.”
“Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias.”





“Quando Jesus olha uma alma,
 logo lhe dá sua semelhança, 
mas é preciso que essa alma não cesse de fixar sobre ele seus olhares.”






 La communaute a la lessive 1895

 
"Sim, tudo está bem, 
quando só se busca a vontade de Jesus".



“Vejo com satisfação que tendo amor a Deus, o coração se dilata e pode dar muito mais ternura aos que lhe são caros do que quando se concentra num amor egoísta e infrutuoso.”
“O bom Deus me deu um coração tão fiel, que ele ama, ama para sempre.”



“Desejo ser santa, mas sinto minha impotência e vos peço,
 ó meu Deus, ser Vós mesmo minha santidade.”



Jesus é onipotente; a confiança faz milagres."
  "O que o ofende, o que lhe fere o Coração é a falta de confiança."



"Se muitos perdem a coragem e se desesperam, 
 é porque passam muito no passado e no futuro."
 (História de uma alma,  c.  XII)



 "Não desejo mais morrer nem viver;
 se o Senhor me facultasse a escolha entre a vida e a morte,
 eu nada escolheria, porque só quero o que Ele quer."



"O mérito não consiste em fazer nem em dar muito,
 mas, antes, em receber, em amar muito!"




 "Eu nunca aconselho nada a ninguém
 sem antes recomendar-me à Virgem Santíssima.
 Ela é que faz que as palavras que digo 
tenham eficácia nos que as ouvem."



"A vida é apenas um sonho, em breve nos acordaremos".




"Só tenho de olhar o santo Evangelho, 
logo respiro os perfumes da vida de Jesus 
e sei para que lado correr".

 " O que me impulsiona a ir para o céu 
é o pensamento de poder acender no amor de Deus 
uma multidão de almas que o louvarão eternamente." 






 "É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!"
"Eu vos suplico, ó meu Deus,

 enviar-me uma humilhação cada vez
 que eu tentar me elevar acima dos outros".




"Remember that nothing is small in the eyes of God. 
Do all that you do with love."
Saint Therese of the Child Jesus



  "Meu Deus, eu só temo uma coisa: é fazer a minha vontade.  
Tomai-a, porque eu escolho tudo o que vós quereis."



"Não sou um guerreiro que combateu com armas terrestres, 
mas com a espada do Espírito que é a palavra de Deus". 





"Como é grande o poder da oração! É como uma rainha que em todo o momento tem acesso direto ao rei e pode conseguir tudo o que lhe pede."

 "Eu sou pequena demais para subir a rude escada da perfeição".

"Posso, apesar de minha pequenez, aspirar à santidade".


"Vou me contentar em seguir Jesus em seu caminho doloroso".








"A vida é um instante entre duas eternidades." 



 "... Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela".






"Ah! Que veneno feito de louvores é ofertado diariamente àqueles que ocupam os primeiros lugares! Que funesto incenso! E quando deve estar desprendida de tudo a alma para não experimentar com isso prejuízo! "(Conselhos e lembranças)

 

"... Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai". 







"Só temos o curto instante da vida para dá-lo ao Bom Deus..."










 Tendo em vista a fraqueza humana (de que eu mesmo sou um testemunho irrefragável), não julgarei ninguém; por outro lado, não darei a mínima importância aos juízos que de mim venham a formular os outros.

 
 "...não há nada mais doce 
do que pensar bem do nosso próximo."




 "Quisera eu encontrar também um elevador que me elevasse até Jesus,
 porque sou demasiado pequena para subir a dura escada da perfeição". 





"É preciso que o Espírito Santo seja a vida de teu coração". 









"Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a rainha do céu 
e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha".





 
Santa Terezinha de  Leonard Porter

"Deus é mais terno que uma mãe".






  "Eleve sua alma acima de tudo o que passa, 
isto é, acima de todas as coisas do mundo".

 

"Eu não lamento a vida, oh, não!" 






"A minha vida é um ''único ato de amor!" 






"O Bom Deus me dá coragem 

 na proporção dos meus sofrimentos".




“Divino Jesus, eis o último limite de teu amor; após ter tornado visível às fracas criaturas a Face adorável, cujo esplendor os serafins não podem suportar, queres escondê-la sob um véu mais espesso do que o da natureza humana. Mas Jesus, vejo brilhar na Hóstia o esplendor de Teu rosto. Teus encantos fascinantes não são escondidos para mim...Vejo teu inefável olhar penetrar nas almas puras, convidando-as a te receber.”
“Quero pegar minha cruz, doce Salvador, e vos seguir. Morrer por vosso amor, não quero mais nada.”







"Guardar a palavra de Jesus, 
eis a única condição de nossa felicidade".

 
"Sou de tal natureza que o temor me faz recuar;
 com o amor não somente avanço, mas vôo..."





 "Como a bondade e o amor misericordioso de Jesus são pouco conhecidos!..."




  "É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!" 




"É preciso abandonar o futuro nas mãos do Bom Deus..." 



“Quando o coração se dá a Deus, não perde a afetividade. 
Pelo contrário, a afetividade se avoluma na medida que se torna mais pura e mais divina.”

“Sim eu o sinto, quando sou caridosa, é Jesus só quem age em  mim; 
quanto mais estou unida a Ele, tanto mais amo todas as minhas irmãs.”




 
 

"Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade..."
"Não me inquieto, absolutamente, com o futuro..."





"Remember that nothing is small in the eyes of God.
 Do all that you do with love."
Saint Therese of the Child Jesus





 "A mim Ele me deu sua Misericórdia infinita e é, através dela,
 que contemplo e adoro as outras perfeições divinas!..."



"O Bom Deus me fez compreender 
que existem almas que sua misericórdia não se cansa de esperar..."


Mileseva Serbia  orthodox Monastery White Angel fresco


“Para mim a oração é um élan do coração, é um simples olhar lançado em direção ao céu, é um grito de reconhecimento e de amor no meio da provação como também em meio à alegria; é enfim, algo de grande, de sobrenatural, que me dilata a alma e me une a Jesus.”

“Quando Jesus olha uma alma, logo lhe dá sua semelhança, mas é preciso que essa alma não cesse de fixar sobre ele seus olhares.”


 

"Jesus não quer que eu reclame o que me pertence;
 isso deveria parecer-me fácil e natural pois nada me pertence".






"Instruindo os outros muito aprendi".


 

 "Felizmente, não desanimo com facilidade". 



 "Ao dar-se a Deus, o coração não perde sua natural ternura, 
pelo contrário, essa ternura cresce ao tornar-se mais pura e mais divina".





 

"Eu não quereria entrar no céu um minuto mais cedo por minha própria vontade."

"Não desejo mais morrer nem viver; se o Senhor me facultasse a escolha entre a vida e a morte, eu nada escolheria, porque só quero o que Ele quer."



 


                       "Meu Deus, eu só temo uma coisa: é fazer a minha vontade.  
                             Tomai-a, porque eu escolho tudo o que vós quereis."


 
cerca de um mês antes de falecer vítima da tuberculose

"é tão doce servir a Deus nas trevas e nas provações! 
" Só temos esta vida para viver da fé!" 
"A verdadeira caridade consiste em suportar todos os defeitos do próximo,
 não estranhar as suas fraquezas 
e procurar tirar proveito das suas virtudes, 
 por pequeninas que sejam."


 

 "Não prefiro nem morrer nem viver... 
O que o Bom Deus prefere e escolhe para mim,
 eis o que me agrada mais."



 "Morrer de amor é um bem doce martírio!"
"Vou passar meu céu fazendo o bem na terra",
 "Eu não morro, entro na vida".


 
"Sabe-se muito bem 

que a Santíssima Virgem é a Rainha do Céu e da Terra, 
porém é muito mais Mãe que Rainha". 






"Oh! Maria! Se eu fosse Rainha do Céu e Tu fosses Teresa,
 eu queria ser Teresa a fim de que tu fosses a Rainha do Céu." 




"A Santíssima Virgem demostrou-me que nunca deixou de proteger-me. Logo quando a invoco, quando me vem uma incerteza, um aperto, imediatamente recorro a ela, e sempre cuida de meus interesses como a mais terna das Mães." 





Oração que Santa Teresinha compôs no dia da sua profissão
(ela trazia sempre sobre o coração)


“Ó Jesus, meu Divino Esposo! Que nunca eu perca a segunda veste do meu batismo. Arrebata-me antes que eu cometa a mais leve falta voluntária. Que não procure e não encontre nunca senão a ti somente; que as criaturas não sejam nada para mim e eu não seja nada para elas, mas tu, Jesus, sejas tudo!…
.
Que as coisas da terra nunca possam perturbar a minha alma, nada perturbe a minha paz; Jesus, eu não te peço senão a paz, e também o amor, o amor infinito, sem outro limite além de ti, o amor que já não seja mais eu mesma e sim tu, meu Jesus!”.


"Que Felicidade de sofrer por Aquele que nos ama loucamente
e passar por loucos aos olhos do mundo."


Sanctuaire Sainte Thérèse de Lisieux.

“Espero não ficar inativa no céu,
 meu desejo é de trabalhar ainda pela Igreja e pelas almas;
 peço isso ao bom Deus e estou certa de que Ele me ouvirá.”

Sor Teresa de Lisieux  1873-1897







STELLA MARIS


Flos Carmeli, vitis florigera,
Splendor cæli, virgo puerpera, singularis.
Mater mitis sed viri nescia
Carmelitis esto propitia, stella maris.












Referências

: Pe Luiz Alberto Kleina. (Santuário Nossa Sra do Carmo - Curitiba - PR - Brasil)

·        Irmã Juliane Vasconcelos Almeida Campos, EP