domingo, 4 de novembro de 2012

Jesus Cristo - Rei do Universo

"Coroaste Vosso Cristo de glória e esplendor.
Aleluia!"



"Cristo Vive, Cristo Reina, Cristo Impera"




da Homilia do Papa na Solenidade de Cristo Rei - 25/11/2012


[...]  Fazei-vos imitadores de Jesus, que diante de Pilatos, na situação humilhante descrita pelo Evangelho, manifestou a sua glória: a glória de amar até ao fim, dando a própria vida pelas pessoas amadas. Esta é a revelação do reino de Jesus. E por isso, com um só coração e uma só alma, rezemos: "Adveniat regnum tuum". Amen.





[1]O poder do Cristo se exerce suprimindo do universo a própria raiz da violência. É preciso, aqui, entender a violência, em sentido bastante amplo, como a tentativa de fazer substituir por nossa vontade a liberdade dos outros. Mas como será possível reinar sem se impor?



Cristo Rei

"Christus vincit, Christus regnat, Christus imperat!"



[1] O poder. A expressão “Cristo Rei” é, na verdade, um pleonasmo. Mas significa que o Cristo de Israel assume um poder universal sobre a humanidade e sobre a natureza à qual a humanidade está vinculada. Não há nada de mais inquietante do que a possibilidade humana de uns pesarem sobre a liberdade dos outros; de uns dirigirem os outros. Com que direito? A que título? A humanidade, desde sempre, tem inventado sistemas para designar quais devam ser os detentores da autoridade: se por herança, por eleição... Pois parece ser indispensável haver uma autoridade, para poder se conter os riscos da violência nascidos da selvagem competição. Cada um de nós aspira, de fato, a deter algum poder, porque, além de outras vantagens, isto nos dá segurança com respeito à nossa importância, ao nosso valor, e nos põe no centro das atenções. Existe, sim, uma busca pelo poder. [...] A busca pelo poder vicia, porque o que justifica o poder é, antes de tudo, “a desigualdade”; ou seja, a superioridade. E uma superioridade que deve ser real: a de quem sabe mais, é mais inteligente, tem maior espírito de decisão... Coisas todas que podem justificar o exercício um poder sobre os outros, ao menos provisoriamente, e, melhor, sendo aceito este poder. Todos nós exercemos poderes, em virtude de nossas competências ou responsabilidades: poderes que exercemos dentro dos nossos domínios e à medida de nossa condição (em casa, na família, na profissão, etc.). Qual seria então o poder do Cristo?

[1] A reflexão de Marcel Domergue, sacerdote jesuíta francês, publicada no sítio Croire.



Antonello da Messina Cristo Rei do Universo


VIVA CRISTO REI!
" Omnia potestas data es mihi in cælo et in terra"



[1] Qual poder? Jesus disse a Pilatos que a sua realeza não é deste mundo. Significa que não lhe foi conferida pelos homens. Não a recebeu nem de sua nação nem dos chefes dos sacerdotes. Significa também que não a exerce como os outros soberanos normais. Ele não tem guardas nem exércitos e não faz “sentir o seu poder”. A sua realeza não é, enfim, da mesma natureza que as outras: não visa a conter nem reprimir a violência possível nas relações humanas, projeto este que supõe o exercício de uma violência superior, o exercício da sujeição. O poder do Cristo se exerce suprimindo do universo a própria raiz da violência. É preciso, aqui, entender a violência, em sentido bastante amplo, como a tentativa de fazer substituir por nossa vontade a liberdade dos outros. Mas como será possível reinar sem se impor? É o que Jesus responde a Pilatos: Vim para dar testemunho da verdade”. E o que é a verdade? Num certo sentido, é o próprio Deus, mas podemos tentar ser mais precisos: para o homem, a verdade é o que o faz existir realmente, o que o põe em direção à sua criação. A mentira, pelo contrário, é o que o engana, levando-o a uma via sem saída e a enredar-se em impasses. Existe, pois, uma conivência entre o homem e o testemunho do Cristo: a verdade se impõe (poder) porque ela é a própria vida do homem. Como diz Paulo (2Cor 13,8): “Não temos poder algum (...) exceto pela verdade”. Verdade que ultrapassa quem a anuncia. O que justifica o poder do Cristo é que Ele convoca o homem à sua plena realização.

[1] A reflexão de Marcel Domergue, sacerdote jesuíta francês, publicada no sítio Croire.


"A verdade do Evangelho  ultrapassa quem o anuncia."


Giotto di Bondone  (Last Judgment - detail)  1306

"Centro e Esperança da História,
antes dos tempos, sois Vós.
Vós imperais sobre tudo,
reinai também sobre nós."


Giotto do Bondone The Last Judgment Capella Scrovegni Padua 1306


O único Rei-Messias capaz de realizar o reinado de Deus sobre seu povo,
 sem traí-lo é Jesus Cristo.



[1] Qual tomada do poder? Cristo toma o poder - em parte, mas é fundamental - através de uma demonstração: submetendo-se à violência (submissão que é o contrário do poder). Ele mostra publicamente que o poder verdadeiro não é poder-dominação, manifestando assim a vaidade e a perversidade das condutas que visam a dispor-se dos outros. Este aniquilamento do Cristo foi apresentado por João como um “elevar-se”: o Cristo crucificado foi levantado da terra e, naquele momento, os olhares todos se voltam para ele. Ele atrai todos os homens, porque a verdade atrai tudo o que em nós existe de verdadeiro. Por que a palavra “demonstração”? Porque Jesus põe a nu, diante dos nossos olhos, o pecado do homem, a sua mentira, e a verdade do amor. Ele não nos impõe a verdade, pois isto seria voltar às atitudes de violência que são o contrário da verdade; sem sentido, portanto. Ele nos mostra a verdade: “Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz (Jo 18,37) e se torna seu discípulo. Esta é a Realeza do Cristo, não semelhante a nenhuma outra, uma vez que se apresenta sob a figura do contrário da realeza. O senhor é aquele que se faz o servidor e só pode ser senhor quem se faz servidor.
[1] A reflexão de Marcel Domergue, sacerdote jesuíta francês, publicada no sítio Croire.


Ortodox icon

"Senhor, venha a nós o Vosso Reino!"

ortodox icon


Em Jesus Cristo, Deus restaurou o Universo.


ortodox icon

Ele é o centro do Universo por quem e para quem tudo foi feito


ortodox icon

O seu reinado se confirmou na cruz

 
Antonio da Firenze The Crucifixion with Mary and St.John the Evangelist  1400-50 Ermitage

 Tentado pela boca dos circunstantes , 
aproveitando-se da sua fraqueza e do seu abandono gitavam:
" Salva-te a ti mesmo !"



Hieronymus Bosch  Christ carryiing the Cross 1480 Prado Madrid

Sarcasmo dos próprios soldados romanos:
" Se és rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!"


Albert Altdorfer  The Crucifixion 1526 
Também um dos malfeitores crucificados com ele , dizia:"Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!
Esse clamor representa a expectativa de todo ser humano; cada um está sempre pronto a salvar a si mesmo inclusive em detrimento do outro. 

Como compreender um reinante em tal impotência e fraqueza?

Pesselino -The Crucifixion  National Gallery Washington
Na ânsia de salvar a si mesma a pessoa busca o ter, o poder e o prestígio.
Ao insistente apelo a salvar-se a si mesmo, 
Jesus respondeu com a entrega de si mesmo.


"Jesus Cristo se humilhou e se fez obediente até a morte na cruz. 
Por isso Deus o exaltou sobremaneira em sua glória 
e deu-lhe o nome mais sublime, muito acima de outro nome."


Velázquez  Christ on the Cross 1632  Prado Madrid


 “Essa festa real, esse coroamento de Jesus, esse sagrado (sacre) é uma massacre (massacre). A coroa desse réu é de espinhos, o manto real é um pano vermelho... Mas o paradoxo quer que seja Pilatos, o representante do imperador de Roma, que concede por si só, sem se dar conta, o título de rei a Jesus. É Pilatos que mandará cravar na cruz de Jesus o sinal que o designa como o rei dos judeus... O único reinado de Jesus é aquele de um crucificado.
Jean Debruynne



Injuriado e maltratado foi crucificado no meio de dois malfeitores
 que representam, na verdade, a totalidade da humanidade, pois,
 somos todos malfeitores; 
não há ninguém que pratique o bem, nenhum sequer.


Andrea Solari  The  Lamentation of Christ 1509 Louvre
É a solidariedade total  do justo para com os injustos


Holy Trinity  Pieter van Aelst Coecke   Prado Madrid

Miquéias 6(ano 740-700  a.C.):     

"Meu povo, que te fiz eu? Ou em que te maltratei, responda-me!"

"Já te foi indicado, ó homem, o que é bom, o que o Senhor exige de ti.
É só praticar o direito, amar a misericórdia e
 caminhar humildemente com teu Deus."


Velázquez  Christ on the Cross (detail) 1632  Prado Madrid

Eis aqui a presença do mistério de  Deus
 no centro de nossas misérias e de nossas cruzes.

Giovanni Battista Tiepolo Santa Catarina de Siena



Santa Catarina de Sena






                        A Coroa de Espinhos
Em uma visão, O Senhor se apresentou com duas coroas, uma de ouro e outra de espinhos, convidando-a a escolher a que mais lhe atraia. Ela respondeu: “Eu desejo, oh Senhor, viver aqui sempre conformada a Tua Paixão e a Tua dor, encontrando na dor e no sofrimento minha resposta e deleite”. Então, com decisão tomou a coroa de espinhos e a pressionou com  força sobre sua cabeça.






ortodox icon

A pior blasfêmia, o pior pecado contra Deus, é não reconhecê-lo na cruz, onde Ele se revela plenamente, com todo o esplendor de sua Misericórdia, que rege todo o universo.


Cristo Rei Christ the Hight Priest   the stained glass - vitral


Giotto di Bondone  The Stefaneschi Triptych: Christ Entroned  1330  Pinacoteca Vatican




.[...] Jesus toma sobre Si mesmo todo o peso do Seu império; abraça a cruz e quer morrer nela para reinar no nosso coração.» E Tertuliano diz que enquanto os monarcas da terra «trazem o cetro na mão e a coroa na cabeça como emblemas do seu poder, Jesus Cristo levou a cruz aos ombros. E a cruz foi o trono aonde Ele subiu para fundar o Seu reino de amor». [...]
Apressemo-nos pois a consagrar todo o amor do nosso coração a esse Deus que, para o obter, sacrificou o Seu sangue, a Sua vida, a Si próprio. «Se conhecesses o dom de Deus, diz Jesus à samaritana, e Quem é Aquele que te diz 'Dá-me de beber'» (Jo 4,10). Isto é: se conhecesses a grandeza da graça que recebes de Deus. [...] Oh, se a alma compreendesse que graça extraordinária Deus lhe faz quando lhe pede o seu amor nestes termos: «Amarás o Senhor teu Deus». Não ficaria um súbdito que ouvisse o seu príncipe dizer-lhe: «Ama-me» cativado por este convite? E não conseguirá Deus conquistar o nosso coração quando nos pede com tanta bondade: «Meu filho, dá-me o teu coração»? (Pr 23,26) Mas Deus não quer apenas metade deste coração; quere-o todo, sem reservas; este é o Seu preceito: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração».
Santo Afonso Maria de Ligório
(1696-1787), Bispo e Doutor da Igreja
6º Discurso para a novena de Natal



Christ in Glory  Annibale Carracci 1595 Florence

"Legislador, sacerdote,
na veste em sangue trazeis escrito:
"Chefe dos chefes e Rei supremo dos reis".


ortodox icon

Separar Jesus da cruz é privá-lo de sua glória e convertê-lo em um ídolo.Tal pecado é mais comum que parece. Com frequência , nós nos comportamos como inimigos da cruz de Cristo buscando somente a nossa salvação.




  Um dos hinos litúrgicos (Hino do Ofício de Leitura das Sextas-feiras) mais belos que eu conheço.


Atei os meus braços com a tua Lei, Senhor,
E nunca os meus braços chegaram tão alto.

Ceguei os meus olhos com a tua Luz, Senhor,

E nunca os meus olhos viram tão longe!

Só desde que Te dei a minha alma, Senhor,

Ela é verdadeiramente minha.

Por isso, hei-de subir até à Vida,

Despedaçando o corpo na subida.
Por isso, hei-de gritar, de porta em porta,
A mentira das noites sem estrelas;

Hei-de fazer florir açucenas nos meus lábios;

Hei-de apertar a mão que me castiga;
Hei-de beijar a cinza dos escombros;
Hei-de esmagar a dor
E hei-de trazer, aqui, sobre os meus ombros,
A tua cruz, Senhor!

Atei os meus braços com a tua Lei, Senhor,

E nunca os meus braços chegaram tão alto.

Ceguei os meus olhos com a tua Luz, Senhor,

E nunca os meus olhos viram tão longe!

Só desde que Te dei a minha alma, Senhor,

Ela é verdadeiramente minha.

Por isso, hei-de subir até à Vida,

Despedaçando o corpo na subida.
Por isso, hei-de gritar, de porta em porta,
A mentira das noites sem estrelas;

Hei-de fazer florir açucenas nos meus lábios;

Hei-de apertar a mão que me castiga;
Hei-de beijar a cinza dos escombros;
Hei-de esmagar a dor
E hei-de trazer, aqui, sobre os meus ombros,
A tua cruz, Senhor!
Holy Cross Adam Elsheimer 
"Gloria ao Deus Pai, ao Espírito
e a Vós, ó Cristo Jesus,
que aos resgatados no sangue
levais ao Reino da luz."



"Sol nascente Ele é chamado:
reinará assentado em Seu trono
e de paz falará às  nações."


Christ in Majesty Boccaccino 1506


 

Christ the Kinglord shell  sit as king for ever



Cristo entronizado



São Boaventura , bispo (Do Opusculo Itinerário da Mente para Deus)

[...]quem realiza com Ele a Páscoa,por meio do lenho da cruz, atravessa o mar Vermelho, saindo do Egito e entrando no deserto, onde saboreia o maná escondido. Descansa também no túmulo com Cristo, parecendo exteriormente morto, mas experimentando, tanto quanto possível à sua condição de peregrino, aquilo que foi dito pelo próprio Cristo ao ladrão que o reconhecera:"Ainda hoje estarás comigo no Paraíso."
 Nesta passagem para ser perfeita, é preciso deixar todas as operações intelectuais, e que o ápice de todo o afeto seja transferido e transformado em Deus. 
Estamos diante de uma realidade mística e profundíssima: Ninguém a conhece a não ser quem a recebe;ninguém a recebe, se não a deseja; nem a deseja, se não for inflamado,até à medula, pelo fogo do Espírito Santo, que Cristo enviou ao mundo. Por isso o Apóstolo diz que essa sabedoria mística é revelada pelo Espírito Santo.(cf.1Cor2,13)




Se portanto queres saber como isso acontece, interroga a graça, e não ciências;
o desejo, e não a inteligência;o gemido da oração, e não o estudo dos livros; 
o esposo, e não o professor;Deus e não o homem ; 
a escuridão, e não a claridade.
 Não interrogues a luz, mas o fogo que tudo inflama e transfere para Deus,
 com unções suavíssimas e afetos ardentíssimos.
 Esse fogo é Deus; a sua fornalha está em Jerusalém.
 Cristo acendeu-a no calor da sua ardentíssima Paixão. [...]
São Boaventura , bispo (Do Opusculo Itinerário da Mente para Deus)


Albrecht Dürer - Adoração à Santíssima Trindade

Somente Filho de Deus, 
Aquele que é a perfeita expressão de seu Ser
 ao vir habitar no meio de nós,
 baixou o Céu à Terra e elevou a Terra ao Céu.



Jesus Cristo sempre fala com muita autoridade,
a autoridade do Rei do Universo.


Cristo Rei Hans Memling XV seculo

"O Senhor Lhe deu poder,
deu-Lhe honra e realeza,
toda língua,povos,tribos só a Ele servirão".


Fra Angelico  The Last Judgement 1450

João 12 ,48 "Quem me rejeita e não acolhe as minhas palavras 
já tem quem o julgue:
 a palavra que eu falei o julgará no último dia"


Ipoolito Scarzella-Scarsellino Virgin and Angels imploring Christ  not to punish Lust,Avarice and Pride Pinacoteca Vaticano
Maria e os Anjos intercedendo por nós pecadores.

“De Maria numquam satis”, dizem os Santos.



"Tudo foi criado por meio dEle e para Ele.
Ele existe ante de todas as coisas e todas têm nEle a Sua consistência.
Ele é a cabeça do corpo, isto é, da Igreja.
Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo Ele tem a primazia."
Cl 1;16b-18








Jesus nos governa com enorme doçura
e suavidade, grande empenho e dedicação




Demos graças a nosso Salvador, 
que veio a este mundo para ser Deus-conosco e o aclamemos dizendo:
 " Cristo, Rei da Glória, seja nossa Luz e Alegria!"



"Salmodiai ai som da harpa ao nosso Rei!
Porque Deus é o grande Rei de toda a terra.


"Eu sou a Alfa  e o Omega 
Eu sou o Início e o Fim"


ortodox icon



Cristo é centro dos acontecimentos da História. 
O mundo antigo O esperou; 
o mundo moderno e todo o futuro descansam  sobre Ele;



"Cristo, Rei da Glòria, seja nossa Luz e Alegria"


"Às vezes, ao longo da história, os poderosos deste mundo atraem para si o reino de Deus; mas justamente então ele está em perigo: eles querem conectar o seu poder com o poder de Jesus, e justamente assim deformam o seu reino, o ameaçam. 
Ou seja, ele é submetido à insistente perseguição por parte dos dominadores, que não toleram nenhum reino e desejam eliminar o rei sem poder, cujo poder misterioso, no entanto, eles temem


Papa Bento XVI, A Infância de Jesus.2012




ortodox icon


A Redenção da Humanidade em Cristo é a maior façanha da História Universal;





Sua vida, a memória  é a mais alta e bela que possui a humanidade


Cristo onividente ortodox icon


Sua doutrina é a medida com que há de se apreciar todas as coisas. 




Cristo Pantocrator - Ο Χριστός Παντοκράτω, (acima).
Ícone Bizantino que remonta ao século VI preservado na península do Sinai no Mosteiro de Santa Catarina. Muitos estudiosos dizem que devido a excelente técnica iconográfica , o mesmo deve ter sido escrito em Constantinopla e enviado para o Egito no reinado do Imperador São Justiniano I.

A iconografia retrata a descrição de um Cristo monumental vestido com uma túnica vermelha que segura na mão esquerda o Evangelho e com a mão direita o sinal da benção, esta posição da indica sua dupla natureza - a divina e a humana - indicada nos dois dedos erguidos e sua participação na Trindade como segunda Pessoa indicada pelos três dedos unidos nas pontas.Seu rosto é ligeiramente assimétrico denotando sua natureza dual (humana e divina) ou o Seu lado protetor e juiz.A palavra Pantocrator (Παντοκράτωρ) foi a tradução grega usada na Septuaginta para os termos hebraicosSENHOR dos exércitos e Deus Todo Poderoso.



“O ícone, visto com os olhos do coração iluminados pela fé, nos abre para a realidade invisível, para o mundo do Espírito, para a economia divina, para o mistério cristão na sua totalidade ultraterrena. É lugar teológico” 
(Maria. Donadeo, em Os Ícones, Imagens do Invisível, p. 20).




 Christ the Savior copta icon


"Sobre o trono de Davi se assentará
e reinará eternamente, Aleluia!"



Christ in Majesty Book cover plaque 1210-20

"Vosso Reino é eterno,
e se estende Vosso império através das gerações!"




Ulmer Meister Christus als  Weltenherrscher



“Aclamai com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!”





 O Senhor procura corações cheios de amor a Deus e ao próximo. 
 Este é o trono sobre o qual ele gosta de sentar e 
em que Ele aparecerá na plenitude da glória celeste. 
"Meu filho, dá-me o teu coração, e todo o resto eu também darei a você,
 porque é no coração do homem, que o reino de Deus existe. . .






Jesus Reinante Vitral Ashfield

"Traz escrito em seu manto real:
Rei dos reis e Senhor dos Senhores.
Glória a Ele e poder pelos séculos".





“Meu reino não é deste mundo”  Jo 18,36ª

Jesus nunca aceitou o título de “Messias”, tão importante e desejado na época. A razão de sua rejeição era porque tal título continha fortíssimas conotações política.
Jesus sempre preferiu o título de Filho de Homem. [...] Contudo, a inscrição afixada à cruz: ”Jesus Nazareno, Rei dos Judeus”  (cf.Jo19,19) atesta que Ele foi crucificado sob a acusação de agir como “Messias”. Para os romanos, ”rei” é o equivalente de “Messias”.
[...] Com efeito, na narração do processo diante de Pilatos, segundo o evangelho de João, a correção feita por Jesus à acusação que Lhe era imputada constitui uma interpretação própria do que a realeza significava para Ele. Isto se torna evidente em suas respostas às três perguntas que Pilatos Lhe faz. Na primeira, Pilatos pergunta-Lhe se Ele é rei. Jesus responde-lhe com outra pergunta: “Falas assim por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?” ( Jo 18, 34)[...] Pilatos confirma que a acusação provinha, efetivamente dos mandatários judeus e pergunta ao acusado o que o credencia a agir como rei.(cfJo 18,35) Jesus responde negativamente, dizendo que Seu reinado não tem caráter político:”Meu reino não é deste mundo”.[...]
Enfim, Jesus é rei e Messias no sentido que torna presente no mundo o reinado de Deus que não subjuga ninguém, mas realiza a liberdade de todos que O acolherem:”conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”(Jô 8,32) e “se, pois o Filho vos libertar, serei realmente livres”(Jo 8,36).
Frei Aloísio de Oliveira OFMConv Especialista em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade de Roma







- " O Rex gentium ".

" O Rex gentium, et desideratus earum,
Lapisque angularis, qui facis utraque unum :
Veni, et salva hominem quem de limo formasti."



”Ó Rei das nações.Desejado dos povos;
Ó Pedra angular,que opostos unis:
Oh,vinde e salvai este homem tão frágil
Que um dia criaste do barro da terra!”





Jesus King of Kings  copta icon


  "Todo o poder foi-me dado no céu e na terra,
afirmou o Senhor"!



"PUBLICAI ENTRE AS NAÇÕES: REINA O SENHOR!"
 Salmo 95



"Senhor, venha a nós o Vosso Reino!"


 Jesus Cristo Rei



If only everyone could experience the joy of being Christian, being loved by God who gave his Son for us!
Se todos pudessem experimentar o prazer de ser cristão e amado por Deus, que deu seu Filho  por nós!”




Jesus Cristo Rei




Cristo Rei afresco  Orvieto Italia



RATZINGER, Joseph. Jesus de Nazaré. Primeira Parte: do Batismo no Jordão à Transfiguração. 

O autor explica o Reino em três dimensões a partir dos Padres da Igreja:

- dimensão cristológica: Jesus como o Reino de Deus em pessoa – “autobasiléia”;
- dimensão idealista ou mística: vê o Reino essencialmente na interioridade do homem;
- dimensão eclesiológica: que vê o Reino próximo à Igreja, mas colocados de um modo distinto um em relação ao outro.

O tema do Reino de Deus só é compreendido a partir da totalidade da pregação de Jesus, que tem Deus como centro. Mas precisamente porque Jesus é o Filho, “toda a sua pregação é mensagem do seu próprio mistério, a cristologia, isto é, discurso acerca da presença de Deus na sua própria ação e no seu próprio ser” (p. 70).




"Vosso cetro real é sinal de justiça!"



Salvator Mundi  Leonardo da Vinci c. 1500 private collection

The orb symbolizes the world, which literally is in the hand of Christ. With his other hand he blesses the spectator.For many years, this work was either considered lost or attributed to Giovan Antonio Boltraffio, a pupil of Leonardo's. That changed when it was acquired by a group of American art dealers in 2005. They had it verified as a genuine Leonardo, and paid for the restoration.It was painted on a walnut panel, probably between 1499 and 1519.



Peter and Paul Fortress

O Emmanuel, 
Rex et Legifer foster, 
exspectatio gentium, 
et salvator earum; 
veni ad salvandum nos, 
Domine Deus noster.




Um grandiosíssimo mosaico na abside da Basílica Sacré-Coeur


Jesus Cristo  na  plenitura da Graça Sacramental

"Sejamos como peças do grande mosaico da santidade que Deus vai criando na História,para que o rosto de Cristo resplandece. Não tenhamos medo de tender para o alto, para as alturas de Deus;não tenhamos medo que Deus nos peça demasiado, mas deixemo-nos guiar em todas as ações cotidianas pela sua Palavra,mesmo se nos sentimos pobres, inadequados, pecadores; será Ele que nos transformará segundo o seu amor." 
Audiência Geral 18/04/2011 Papa Bento XVI





"Todos nós
 recebemos da sua plenitude 
graça após graça.
 Aleluia!"




Salmo 109

"O Senhor estenderá desde Sião
vosso cetro de poder,pois Ele diz:
Domina com vigor teus inimigos".



"Tu és príncipe desde o dia que nasceste;
na glória e esplendor da santidade,
 como o orvalho, 
antes da aurora eu te gerei!"

 
"Vós sois digno, Senhor nosso Deus, de o livro nas mão receber e de abrir suas folhas lacradas!
Porque fostes por nós imolado; para Deus nos remiu vosso sangue dentre todas as tribos e línguas, dentre os povos da terra e nações."



"Sois tão belo, o mais belo entre os filhos dos homens! Vossos lábios espalham a graça, o encanto."




Jesus Cristo Rei e Vencedor para sempre!
"Fizestes de nós para Deus sacerdotes e povo de reis."








"Quanto a nós, Vosso rebanho e Vosso povo, 
celebremos Vosso  nome para sempre, 
de geração em geração vos louvaremos!"




Jesus Cristo Rei  ortodox icon


"Senhor, venha a nós o Vosso Reino!"

Ego in hoc natus sum et ad hoc veni in mundum, ut testimonium perhibeam veritati: omnis, qui est ex veritate, audit vocem meam – Eu para isso nasci e para isto vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade, ouve minha voz” (Jo 18,37).
 



"Eu sou a videira e vós sois os ramos"








"Quando eu for elevado da terra
 atrairei para mim todo ser. Aleluia!"

HINO A CRISTO REI




Gloria, laus et honor sit semper Domini Nostri Jesu Christi,
 per omnia secula seculorum in universa terra, 
quia dignus regnare est in cordibus omnium hominum.



 Christ the  Redeemer blessing Rio de Janeiro Brazil

Christ the Redeemer at Rio de Janeiro, Brazil. 
Yes, we are blessed!
Cristo Redentor Rio de Janeiro - Sim, somos abençoados!

Rio de Janeiro  Cristo Redentor



Rio de Janeiro  Cristo Redentor


Rio de Janeiro  Cristo Redentor

pintura religiosa   image pienses  Danny Hahlbohm


 Jesus,  King of Love
draw all hearts to Thyself!


Rio de Janeiro  Cristo Redentor





Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, é considerado uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, sendo a única maravilha brasileira, ao lado de importantes outras maravilhas, como a Muralha da China, o templo helênico de Petra na Jordânia, Machu Pichu no Peru, Coliseu de Roma na Itália, Taj Mahal na Índia e o templo da civilização maia de Chichén Itzá, no México.
Do alto de seus 38 metros e apoiado sobre os 710 metros do Morro do Corcovado, o Cristo é a atração turística mais fotografada do país. Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Assim, não será mais preciso enfrentar os 220 degraus que levam ao pé da estátua.


Face of Cristo Redentor statue. This monument was sculpted by French sculptor Paul Landowsk. 
A face do Cristo. O monumento foi esculpido pelo escultor francês Paul Landowsk.


Rio de Janeiro Cristo Redentor


"A idéia de se construir a estátua do Cristo Redentor (que hoje pode-se encontrar embelezando o Rio de Janeiro) partiu da Princesa Isabel após a assinatura da Lei Áurea: diante da euforia do povo que a queria homenagear com um monumento em sua honra pela remissão da escravatura, a monarca disse que eles deviam era erigir uma estátua em honra de Cristo, o verdadeiro Redentor da humanidade".Dom Bertrand-Conferência Círculos Católicos 2012



"PUBLICAI ENTRE AS NAÇÕES:
 REINA O SENHOR!









Referências:
Liturgia das Horas;Oração das Oras textos;Salmos, Antífonas
http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/iconografia/index.html
http://www.wga.hu/
http://ecclesia.com.br/news/2012/?p=9173#.T8tRmD54fpE.facebook
http://www.lovethesepics.com/2011/04/christ-the-redeemer-statue-1-of-7-new-wonders-of-the-world-45-inspiring-pics/
Frei Aloísio de Oliveira OFMConv Especialista em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade de Roma
Mensageiro de Santo Antonio
http://www.deuslovult.org/2012/11/21/rascunhos-sobre-a-conferencia-de-dom-bertrand-no-circulo-catolico/
http://www.ihu.unisinos.br/
http://filosofosdadiocesedecruzalta.blogspot.com.br/2008/07/ratzinger-joseph-jesus-de-nazar.html