sábado, 4 de agosto de 2012

SÃO LOURENÇO - Saint Lawrence





Quem de nós já não foi queimado por fazer o bem?!



“Fiquei tostado como um odre no fumeiro, 
mesmo assim não esqueci vossos preceitos.”
 Salmo 118 ,83
Houve um santo que não foi somente queimado, mas assado vivo!
São Lourenço ;  Lorenzo; Laurent; Lawrence; svatý Vavřinec   
 - mártir o mais venerado e respeitado entre os mártires em todo mundo.


São Lourenço diácono icone bizantina
 
Seu nome significa coroado de louros.
Lourenço nasceu no ano 230 em  Osca – Aragão na Espanha numa família nobre. Os pais dele eram Orancius e Patientie.
Estudou ciências humanas e teologia em Zaragoza,onde se concentravam na época os mais eruditos professores .
 Ainda jovem  Lourenço  viajou para  Roma onde  tinha sido notado pelo Papa Sisto II por causa de uma boa formação acadêmica, pureza de seus costumes e grandes virtudes.

Ordenação de São Lourenço  Fra Angélico 1447-49
 
Assim o Papa Sisto II o havia ordenado no ano 257 como o principal dos 7 diáconos da Igreja romana- o arcediácono.       
O cargo era de muita resposabilidade e importância. Depois do Papa, era São Lourenço o responsável pela igreja, isso quer dizer que ele era um dos primeiros diáconos da Igreja, o assistente do Papa nas celebrações e na distribuição da eucaristia. Mas além disso era único administrador dos bens da Igreja, cuidando das construções dos cemitérios, igrejas e da manutenção das obras assistenciais destinafas ao amparo dos pobres, órfãos, viúvas e doentes.
  A Igreja de Roma constava naquele tempo com aproximadamente 40.000 fiéis.   E Lourenço era digno de tal honra.

 
São Lourenço Recebe os Tesouros da Igreja para Administrar  Fra Angélico 1447-50


Papa Sisto II e seus Companheiros Mártires.

No mesmo ano de 257, o imperador Valeriano publicava seu segundo edito de perseguição contra a religião cristã, o que levou a um recrudescimento de buscas, violências e suplícios. A primeira vítima foi, em Roma, o próprio papa São Sixto II.  





No dia 6 de agosto 258, tinha ido oferecer o Santo Sacrifício numa capela subterrânea do cemitério de Pretextato.

Foi descoberto e preso juntamente com os diáconos que o rodeavam, sendo
conduzido imediatamente diante de um dos prefeitos que atuavam em permanência para julgar os cristãos. Bastava constatar sua identidade: seguia-se a morte, sem processo nenhum. O pontífice foi condenado a ser decapitado no mesmo lugar de culto onde tinha sido preso. Sendo assim conduzido, o arcediácono Lourenço apressadamente juntou-se a ele derramando as lágrimas perguntou:
_ Aonde vais, pai, sem o teu filho? Aonde vais, padre santo, sem o vosso diácono? Jamais o senhor ofereceu o sacrifício sem a minha assistência. Que é que em mim desagradou ao senhor? Comovido com estas queixas, o mártir o consolou:
_ Não te abandono, meu filho. Maiores combates te esperam. Já estou velho, vou receber a recompensa de uma luta fácil; mas a tua juventude alcançara um triunfo mais glorioso frente ao tirano.Não chores. Dentro de 3 dias tu me seguirás.Pegue todos os tesouros da Igreja e os meus bens   pessoais e distribua tudo aos pobres para que não sejam confiscados.
  Lourenço não tinha sido ainda preso com Papa Sixto II e os outros diáconos, porque sabiam que ele era o encarregado dos interesses da comunidade cristã; era o único que poderia entregar-lhes o inventário e a possessão destes bens. Já nesse tempo a Igreja apesar de ainda pequena usava belíssimos vasos de ouro e prata e pedras preciosas.



St. Laurence before Valerianus Fra Angélico  1387 Pinacoteca Vaticana Rome
 

-->E assim, logo se apoderaram dele. Foi conduzido à presença do prefeito de Roma, Cornelius Secularius; este lhe ordenou a entrega ao Fisco dos tesouros confiados à sua guarda. Lourenço recusou-se a isto; no entanto, pediu o tempo necessário para reunir os bens da Igreja e os apresentar.  

 
São Lorenzo Distribuindo os Bens da Igreja para os Pobres  Michael Pacher 1465-70 Munich



 Nicol dei Tolentini The Charity of St.Lawrence 1639-40 Venice

Obteve a permissão, e durante 3 dias procurou juntar os pobres, viúvas, velhos e órfãos que eram sustentados pela comunidade cristã distribuindo entre eles  os bens da Igreja, vendendo vasos e candelabros  de ouro e distribuindo o dinheiro arrecadado.


St.Lawrence  Distributing the Riches of the Church 1625  Saint Louis Art Museum USA

Entretanto, tinha sempre que voltar de noite à prisão, à sua cela. Isto porque se mostra ainda hoje esta cela transformada em igreja, e porque a tradição conta que ele converteu e batizou o oficial da milícia encarregado de sua guarda, que se chamava Hipólito.

São Lourenço Distribuindo a  Dinheiro  para os Pobres Fra Ahgélico 1445-50 Capella Niccolina


Giovane Palma  St. Lawrence Giving the Wealth to the Poor  1581
Terceiro dia o prefeito Cornelius já o aguardava olhando da janela do palácio.
 Lourenço   reapareceu no tribunal,seguido de uma multidão de mais de 1500 pessoas.
- Pois bem! disse lhe o prefeito. Estás pronto para manter sua palavra? Onde estão os tesouros?
Reunindo no átrio todos os pobres que a Igreja socorria  Lourenço  respondeu ao prefeito : "Aqui tens os tesouros da Igreja que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte!Verdadeiro ouro é a luz do céu, luz do Evangelho do Cristo que santifica estes infelizes. Em toda a miséria são ricos em virtude. São eles o tesouro da Igreja. Nestes miseráveis órfãos, viúvas consagradas estás vendo nossas pérolas e brilhantes. Receba estes tesouros e enfeita com eles a Roma, vai enriquecer o imperador e a você mesmo”.
Existem documentos que atestam que no século III, a Igreja em Roma sustentava mais de 1.500 pobres.
Cornelius  compreendeu que ele tinha sido enganado. E, talvez mais humilhado pela caridosa e piedosa mistificação que decepcionado na sua avareza, condenou Lourenço ao último suplício, o de ser queimado numa grelha. A punição reservada aos mais perigosos criminosos.

Martyrdom of St. Lawrence  Pellegrino Tibaldi

Deu ordens para que fizessem Lourenço morrer de morte longa e cruel. E assim foi feito. A tradição indica o lugar onde a sentença seria executada: um calabouço subterrâneo situado debaixo da igreja de São Lourenço in panisperna .  O juiz queria, pelo horror e pela duração da tortura, arrancar qualquer revelação da  vítima. Mas Lourenço mais uma vez desfez suas esperanças.

Martyrdom of St. Lawrence  Valentin de Boulogne 1622 Madri

        Lourenço foi carregado para a colina Viminale em Roma, açoitado cruelmente , atormentado e finalmente acorrentado despido à uma grelha sobre brasas para morrer lentamente. O suplício ocorreu numa noite. Lorenzo exclamou:

” Minha noite não é escura, nela brilha a luz!”


Pietro da Cortona Martirio di San Lorenzo  Florence

” Minha noite não é escura, nela brilha a luz!”


Petr Brandl Martírio de São Lourenço  1723  Prague

Depois de algum tempo nesse martírio, Lourenço com um sorriso celestial, falou aos algozes: "Se quiserdes, podeis me virar, visto que deste lado já estou assado". E pouco depois: "Agora o meu corpo já está completamente assado, pronto para ser comido".

Peter Paul Rubens Martírio de São Lorenço

“O fogo do amor de Deus que ardia no coração do São Lourenço foi muito mais forte do que o fogo que queimou o seu corpo.”
Santo Ambrósio


Martírio de São Lourenço  Francisco Goya


Dizia São Lourenço na oração:" Minha noite não conhece escuridão, 
tudo nela resplandece como luz"! 


Martírio de São Lourenço  Giovanni Battista Tiepolo 1567 Monastério   Escorial

"Mea nox obscurum non habet,
sed omnia in luce clarescunt !"






" Minha noite não conhece escuridão,
 tudo nela resplandece como luz"!






José Ribera  El Martirio de San Lorenzo

Impassível e como que não experimentando nenhuma dor, escarnecia da crueldade impotente dos perseguidores .  O bom  humor cristão dele testemunha  a sua força interior e aceitação da morte de mártir com alegria.Durante o suplício, seu corpo tinha exalado um delicioso perfume emanando uma luz. Somente os cristãos viram e sentiram; os pagãos não viram nem sentiram nada.“por mais que olhem, não enxergam, por mais que escutem, não entendem, e não se convertem, nem são perdoados.”Isaías 6,9


Martirio di San Lorenzo

A tela O Martírio de São Lourenço mostra um jovem deitado sobre uma mesa envolvida em chamas, com a boca aberta, expressão de dor e a mão estendida em busca de ajuda.

O diário L'Osservatore Romano, do Vaticano, informou que uma nova pintura do artista italiano Michelangelo Merisi de Caravaggio foi descoberta em Roma. A pintura O Martírio de São Lourenço (Martirio di San Lorenzo), que pertence à ordem sacerdotal católica dos jesuítas, ainda não tenha sido identificada como uma obra de Caravaggio.


Agnolo Bronzino The Martyrdom of St.Lawrence1560 San Lorenzo  Florence

"Aquele que ama, não sente o sofrimento, 
ou se o sente, o ama."
Santo Agostinho

Daniel Seyter  Martírio de São Lourenço 1705 Turin

Comme la corde rend sous l'archet sa mélodie, ainsi, tendu sur la lyre des tourments, il fit monter vers Jésus-Christ sa confession harmonieuse.

Martyrdom of Saint Lawrence  Fra Angelico

Je me sais indigne, je le reconnais, indigne que le Christ m'exauce; mais protégé par les Martyrs, on peut obtenir le remède à ses maux. Ecoute un suppliant : dans ta bonté, délie mes chaînes, affranchis-moi de la chair et du siècle.

The Martyrdom of St. Lawrence

“Foi o fogo do teu amor, Senhor, que permitiu ao diácono São Lourenço permanecer fiel” (Coleta)

O exemplo de São Lourenço encoraja-nos a dar a vida, ilumina a fé, atrai a devoção. Não são as chamas da fogueira, mas as chamas de uma fé viva, que nos consomem. O nosso corpo não foi queimado pela causa de Jesus Cristo, mas a nossa alma é transportada pelos ardores do seu amor […], o nosso coração arde de amor por Jesus. Não foi o próprio Salvador que disse, acerca deste fogo sagrado: “Vim lançar fogo sobre a terra; e que quero Eu senão que ele já se tenha ateado?” (Lc 12, 49)? Cléofas e o companheiro experimentaram os seus efeitos quando diziam: “Não estava o nosso coração a arder cá dentro, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24, 32).
Foi também graças a este incêndio interior que São Lourenço permaneceu insensível às chamas do martírio; arde em desejo de estar com Jesus, e não sente a tortura. Quanto mais cresce nele o ardor da fé, menos sofre a tortura. […] A força do braseiro divino que tem aceso no coração acalma as chamas do braseiro ateado pelo carrasco.

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África) e doutor da Igreja
Sermão 206 (atrib.)


pintura medieval


The Martyrdom of St. Lawrence Ludovico Cardi Il Cigoli 17th century


"Mea nox obscurum non habet,
sed omnia in luce clarescunt !"




     
" Minha noite não conhece escuridão, 
tudo nela resplandece como luz"!

Martírio de São Lourenço  pintura medieval



Martírio de São Lourenço  Jean Baptist de Champaigne 1660


Marco Antonio Franceschini sec.17 Igreja Real di San Lorenzo Torino

Señor, que fortaleciste al Diácono San Lorenzo para que resistiera el sufrimiento y diera testimonio de Ti, te pedimos por su intercesión nos concedas proclamar Tu nombre con firmeza y valentía y así seamos dignos de entrar en tu morada eterna. Por Jesucristo, nuestro Señor, amén.

Martírio de São Lourenço  Giuseppe Creti sec.18



Martírio de São Lourenço Escola flamenga sec 17 Los Angels Country Museum



 The Martyrdom of St. Lawrence  Tiziano Vecellio 1567

"Mea nox obscurum non habet,
sed omnia in luce clarescunt !"




     
" Minha noite não conhece escuridão, 
tudo nela resplandece como luz"!



The Martyrdom of St. Lawrence    Antonio Campi 1581 Milan



Giovane Palma  The Martyrdom of St. Lawrence  1581

Lourenço continuando suas orações pela Igreja,pela conversão de Roma ,sereno, entregou sua alma a Deus.Suas últimas palavras já quase silenciosas pertenciam a Deus:”Eu vos agradeço meu Senhor, por ter merecido passar pelo portão do seu Reino.”
 Era o dia 10 de agosto do ano 258.
Lourenço estava na flor da idade,tinha 33anos .

 Alejo Vera The Burial of Saint Lawrence in the Catacombs Rome 1962  Prado


 
La notte di stelle cadenti - Notte di San Lorenzo 

Quando São Lourenço morreu e os cristãos rezavam olhando para o céu e viram o céu chorar as lágrimas de fogo perante cruel morte do seu mártir.E chamaram as estrelas cadentes de Lágrimas de São Lourenço.



                            A associação com as "estrelas cadentes" se deu, além da memória do martírio do santo em brasas, porque o dia coincide com o período em que é visível a chuva de meteóros "Perseidas", que passa através da órbita terrestre no período estivo do hemisfério norte, a partir do fim de julho até 20 de agosto. Visível a olho nú, a chuva de meteóros tem seu pico de visibilidade dia 12, podendo ser vistas cerca de 100 "estrelas cadentes" por hora.


                        Os cristãos levaram o corpo dele em triunfo para o cemitério de Verano e depois lá foi construída uma célebre Basílica em sua homenagem. Mais sete outras basílicas foram construídas na Cidade Eterna a este grande herói e baluarte da cristandade, cantado pelos poetas e representado nas mais belas pinturas dos grandes mestres. E esse heróico testemunho de fé prestado pelo mártir também foi exaltado pelo Papa Dâmaso que admirava as virtudes dele e edificou-lhe a segunda Igreja, sobre as ruínas do teatro de Pompeu. No total, a cidade de Roma dedicou-lhe trinta e quatro Igrejas, sendo a primeira no lugar do martírio.
                           É um dos santos mais venerados da Antiguidade Cristã. Sua Basílica em Roma é a segunda em importância depois da Basílica de São Pedro e São Paulo. Ela tem o altar papal, onde somente o papa pode celebrar a missa. A história de São Lourenço foi muito divulgada por escritores daquela época, como Prudêncio; a imagem dele foi imortalizada pelos afrescos do Bem-aventurado Angélico na Capela vaticana do Papa NicolauV.
                       Por que então tanta devoção a São Lourenço? Foram a coragem e o humor que ele demonstrou com certa irreverência aos carrascos em seu martírio que estimularam na imaginação popular o seu heroísmo. São Lourenço foi declarado o Padroeiro dos diáconos, cozinheiros, confeiteiros e bombeiros.

São Lourenço Glorificado  Fra Filippo Lippi 1432 Metropolitan Museum of Art New York



Saint Catherine of Siena and Saint Lawrence  Domenico Ghirlandaio 1498



São Lourenço  Carlo Crivelli

Señor Dios: Tú le concediste a este mártir un valor impresionante
para soportar sufrimientos por tu amor, y una generosidad
 total en favor de los necesitados. Haz que esas dos cualidades
las sigamos teniendo todos en tu Santa Iglesia:
generosidad inmensa para repartir nuestros bienes entre los pobres,
y constancia heroica para soportar los males y
dolores que tú permites que nos lleguen.


Basílica de São Lourenço fora dos Muros - Roma


 Saint Lawrence Jeronimo Jacinto Espinosa 1660 Spain


St Laurent libère une âme du Purgatoir  Francesco di Cenni XVIe




The Triumph of Saint Lawrence Jeronimo Jacinto Espinosa 1660 Valencia Spain

São Lourenço nos deixa um ensino do Poder da Oração afirmando que:

  • A oração aplaca a ira de Deus, que logo perdoa a quem com humildade lhe pede;
  • Concede-nos todas as graças pedidas;
  • Vence todas as forças do inimigo;
  • Transforma cegos em iluminados;
  • Transforma a fraqueza em força, os pecadores em santos;
  • Vence o impossível;
  • Leva-nos para Deus;
A Oração é a FORÇA do cristão, com ela estamos em Deus e com Deus e nada temeremos!!!


A população mostrou-se muito grata a são Lourenço, que, pelo seu feito, é chamado de "príncipe dos mártires".
Os romanos ergueram, ao longo do tempo, tantas igrejas em sua homenagem que nem mesmo São Pedro e são Paulo, os padroeiros de Roma, possuem igual devoção

San Lorenzo's grill Igreja San Lorenzo en Lucina
O povo de Roma guardou a grelha do martírio como relíquia.




Martyre de Saint Laurent Corrado Giaquinto XVIIIe.



 The Apparition of the Virgin Mary to Laurence   El Greco 1580





Igreja de São Lourenço  Florença 1419-1460  Arquiteto Filippo Brunelleschi 
 Patrimônio Mundial




Mausoleo Gala Placidia San Lorenzo







Complexo do Escorial -Jóia da arquitetura espanhola. Distante a 40 km de Madrid, onde se acham o palácio e o mosteiro construídos por rei Filipe II(1562-1584), em cumprimento de um voto.Durante a batalha de S.Quintino, tendo a artilharia espanhola destruído uma igreja dedicada a S.Lorenzo, Filipe II fez o voto de erguer um mosteiro em honra desse santo. Mandou construir o Escorial e deu lhe forma de uma grelha, em memória ao suplício de San Lorenzo.Hoje o Complexo está sob a proteção do UNESCO.



Altar-mor da Basílica de São Lourenço do Escorial






"Meu servo, não temas, contigo estou! 
Tu podes passar no meio das chamas;
nem cheiro de fogo em ti ficará."



Juan de Miranda S.Lorenzo martiro 1785  Chiesa N.S. della Concezione,Santa Cruz de Tenerife



Concedei-nos, Senhor, nós Vos suplicamos,
para extinguir as chamas do vício dentro de nós,
assim como Tu fortalecestes e  abençoastes São Lourenço
para superar seus  ardentes  tormentos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Senhor.


The Royal Monastery of San Lorenzo de el Escorial 



 
"Os nossos dias são também de provas e dor para o Corpo Místico de Cristo, a Igreja Católica. Por isso, “temos de pedir ao Senhor, com um clamor que não cesse (cfr. Is LVIII, 1), que os abrevie, que olhe com misericórdia para a sua Igreja e conceda novamente a luz sobrenatural às almas dos pastores e às de todos os fiéis”.

Spinello  Aretino  San Lorenzo

Lourenço entrou no combate dos mártires e deu testemunho de Cristo.

Bartolomeu Vivarini  San Lorenzo
"Minha alma se agarra  em vós, ó meu Deus, pois por vós foi queimado o meu corpo no fogo."


 Jean d'Evreux  reliquirário do dedo sec.13 Louvre

São Lourenço




"Tem, irmãos, tem no jardim do Senhor não apenas rosas dos mártires; tem também lírios das virgens, heras dos casados, violetas das viúvas."
 Santo Agostinho

Símbolo dos Mártires


Mais Cristãos são mortos hoje do que na Roma antiga



Cristãos queimados vivos






Referências:
Bibliografia:
 
Moreau, Saints et Saintes de Dieu, tomo II).
Liturgia das Horas;
Santo Ambrósio (c. 340-397),
«Sobre os Ofícios dos ministros» I, 84; II, 28; PL 16, 84
(a partir da trad. Bouchet, Lectionnaire, p. 468)
http://198.106.89.60/historia_da_arte/fra_angelico.htm