Santa Alegria dos Filhos de Deus
“Alegrai-vos sempre no Senhor;
repito, alegrai-vos!”
Esta ordem
que São Paulo deixou como legado à Igreja, algumas vezes é esquecida. Não
raramente, as pessoas pensam ser a alegria incompatível com a vida entregue a
Deus; criam na sua fantasia um protótipo de cristão que não condiz com a
realidade: extremamente sério, até mesmo carrancudo, fechado, que nunca brinca
nem ri jamais.Filosoficamente, podemos concluir: se o homem é imagem de Deus,
logo o riso também é um “atributo” divino.A alegria é necessária ao cristão!
Jesus mesmo disse: “Que a minha alegria esteja em vós e que a vossa alegria
seja completa” (Jo 15,11). E por muitas vezes o tema da alegria é retomado nas
Escrituras! A história da Igreja também é cheia de exemplos e de ensinamentos
acerca da alegria.
Mas esta alegria não é apenas uma dádiva da
natureza, mas acima de tudo, um dom de Deus. Prêmio que é dado àqueles
que incansavelmente procuram o Amado, que aceitam o mistério do sofrimento, que
mergulham no sangue redentor. Essa alegria não é superficial e efêmera, mas
profunda e duradoura.
Olhando a vida dos santos, em praticamente todos
eles encontramos momentos hilários ou palavras dirigidas acerca da alegria. Os santos eram inimigos da
tristeza. Nem a morte, nem a mais terrível das experiências humanas podia
abalar sua serenidade e seu otimismo cristão. Todos repetiam que “um santo
triste é um triste santo”. São Francisco de Assis ordenou aos seus
discípulos que mandassem a tristeza para o diabo. “No coração que ama a Deus e
os irmãos, é sempre primavera, i.é, é sempre bom tempo” dizia o santo cura
d’Ars.
San Filippo Neri
Eles
tinham seus momentos de lazer. São Carlos Borromeu jogava xadrez e São
Luis Gonzaga jogava bola. Santo Afonso tocava piano durante o
recreio para alegrar os seus confrades. Costumava dizer que “os filhos de Deus
não têm motivo para andar tristes e sorumbáticos. Mencionemos a esmo, alguns santos que tiveram posição humilde: São José
foi carpinteiro; Baldomiro (24\8) carpinteiro, ferreiro; São Bento Labre,
mendigo e andarilho; Santo Andrônico, barbeiro; São Alexandre,
carvoeiro, Santa Margarida de Cortona, costureira; São Wilfrido,
padeiro; Santo Erveu, cantor ambulante. Tinha um cão que o acompanhava
em seus espetáculos; São Julião, taverneiro; São João de Deus,
livreiro; Santo Omobuono, negociante de tecidos. Santa Zita
(27\4), empregadinha doméstica. Houve santos artistas, cozinheiros e até
escravos.
San Filippo Neri
Citando
apenas um, São João Clímaco diz: “Deus não pede nem deseja que o homem se
aflija; prefere que ele se rejubile e ria por causa do amor que Deus prova por
ele”. A perfeita alegria é um dom de Deus, proveniente da nossa união com Ele.
É esta a única forma de chegarmos á perfeição da caridade e a perfeita alegria.
Podemos
daí concluir que Deus tem senso de humor. Quando convivemos com uma pessoa,
acabamos de uma forma ou de outra assimilando características suas. Quanto mais
rezamos, mais vemos a vida de forma bela e engraçada, logo, é possível afirmar
que é assim que Deus a vê, apesar de tudo!
O humor,
na verdade é uma excelente prevenção contra a angústia. Diante de uma situação
difícil, temos duas opções: distanciar-nos um pouco e rir, ou ficar presa a ela
e nos angustiar.
San Filippo Neri
A alma humana é imensa, por isso é tão fácil ao
homem se enrolar nos problemas, por não conhecê-la tanto. O humor é um remédio
contra isso, dá leveza à vida e faz apreciar as coisas de forma mais colorida;
ajuda-nos a tomar certa distância dos problemas: de longe, as colinas não têm
mais aparência de montanhas, então compreendemos o que verdadeiramente tem
importância e o que não tem. É o Espírito quem nos ajuda a manter a distância
adequada.
Na vida
cristã, o humor está ligado ao discernimento e ao bom-senso. Por isso, é
preciso pedi-lo a Deus e aprender a exercer o humor, antes de qualquer coisa, a
respeito de si mesmo.
O humor dá clareza ao olhar, o senso real da vida,
coloca as coisas em seu devido lugar.
A sabedoria do sorriso.
Entrevista
com Moni Ovadia e Enzo Bianchi
Torino
Spiritualità, o
festival dedicado ao espírito, que será realizado nos dias 26 a 30 de setembro,
se concentra neste ano sobre o tema da alegria. Filósofos, sábios e escritores
tentam indagar em uma chave diferente para compreender a nós mesmos e a
contemporaneidade.
A sabedoria do sorriso, esse é o fio no labirinto do Torino Spiritualità 2012. O sorriso que ensina, acolhe, conta e cura. Tentamos nos orientar com a ajuda de Moni Ovadia e de Enzo Bianchi, o grande autor e ator e o monge prior de Bose. Na quietude do mosteiro, interrompida apenas pelo toque de uma tímida campainha, os primeiros sorrisos se desenham justamente nos seus rostos. E dizem muito.
Eis a entrevista.
Em que consiste, em sua opinião, "a sabedoria do sorriso"?
Moni Ovadia – No início da aventura do monoteísmo judaico, há uma anunciação que precede em 1.500 anos a cristã. Abraão, circuncidado e centenário, está em comunicação com o divino e fica sabendo que a sua esposa, Sara, 90 anos e estéril, lhe dará um filho. Em sua reação, Abraão cai na gargalhada, é óbvio que não acredita, enquanto o riso de Sara é mais vergonhoso, mas não menos cético. Nove meses depois, o Santo Bendito se apresenta para anunciar que o nascituro se chamará Isaac, nome que em italiano diz pouco, mas que em hebraico é o futuro do verbo rir. Ei-lo, o filho para aqueles dois que tanto riram no momento da Anunciação. A identidade judaica é uma explosão de risos, como o abrir-se à utopia, ao curto-circuito entre sentido e contrassenso. Talvez, a risada judaica comece com Caim, que pergunta: "Sou talvez o guarda do meu irmão?", depois de tê-lo matado. Mas Deus capta a provocação, dizendo: "Que ninguém toque em Caim".
Enzo Bianchi – Nós, cristãos, somos sempre surpreendidos por como os judeus, lendo a Bíblia, são capazes de humor e de sorriso. O Novo Testamento nunca diz que Jesus riu ou sorriu, mas lembro que Pasolini no Evangelho segundo Mateus faz abrir um grande sorriso no rosto de Jesus no momento da entrada em Jerusalém, na presença das crianças. Quando eu vi essa imagem, foi como uma revelação. Os cristãos, ao contrário dos judeus, não são capazes de sorrir de Deus, nem de brigar com ele. Os únicos que sorriem para Ele são os chamados "santos loucos", especialmente na tradição ortodoxa, personagens que hoje chamaríamos de perturbados. Pregadores nus, com a garrafa na mão, capazes de cuspir nas velas para apagá-las ou de abraçar os muros dos prostíbulos: provocadores, dessacradores do poder. Alguns até mesmo modelos de virtude. Melhor eles do que um certo sorriso estereotipado das imagenzinhas e produtos religiosos.
O Deus da Bíblia muitas vezes é cruel e vingativo, nunca sorri. Por quê?
Moni Ovadia – Trata-se de um grande equívoco, fruto de leituras erradas e de traduções aproximativas. O famoso estilo vingativo de Deus nada mais é do que a tentativa extrema de pôr o ser humano diante do seu destino. No uma ameaça, mas sim um grito de apelo. Algumas vezes, parece até que Deus levanta as mãos e se rende diante de certas brigas humanas, quando o põem no meio como juiz, e ele ri com misericórdia, certamente não com maldade. Deus talvez pode ser mau?
Enzo Bianchi – No Antigo Testamento, há fortes imagens de cólera divina, a proverbial ira de Deus. Não sabemos suportá-la, mas devemos entender que essa linguagem revela a paixão de Deus, a sua emotividade. Deus sabe se indignar, é um apaixonado pelo bem. Mas quando promete a Noé que não mandará outro dilúvio e, ao invés, olhará para o arco-íris como um arco deposto entre as nuvens, como não imaginar o seu sorriso? Quem de nós pode observar o fim da tempestade e o retorno da serenidade sem sorrir? Enquanto o ser humano está aqui, na Terra, Deus não pode castigá-lo, senão lhe tiraria a liberdade. Somos nós que erramos o caminho, quando isso acontece. E ninguém é enviado para o inferno com nome e sobrenome, enquanto há pessoas que são mandadas para o paraíso, os santos.
O sorriso é muitas vezes confundido com fraqueza, quase como um preconceito redutivo. Como se fosse uma forma de delicadeza. Isso não é profundamente injusto?
Moni Ovadia – É como o equívoco oposto, isto é, confundir seriedade e seriosidade. Ou não sorrir, mas sim ridicularizar ou zombar. Há frágeis limites. Há quem ri para ofender, há que zomba as mulheres ou os pobres. Há o sorrido hipócrita, falso. Como não sorrir, ao invés, cheios de luz, diante de certos comportamentos geniais das crianças? O riso judaico é de outra natureza, muitas vezes nasce da tragédia, é uma centelha de luz que desloca. Mas é sempre leveza e saúde, não pesadez e doença. Não causa risos, talvez, o fato de que o povo eleito foi composto pelos últimos dos últimos, e liderado por um profeta gaguejante como Moisés? Por isso, Deus colocou Aarão ao seu lado, que, ao invés, tinha a língua solta: eram como os dois policiais.
Enzo Bianchi – O sorriso nunca é frágil. Para sorrir, é preciso um grande domínio do coração, é preciso exercitar-se muito. É zombar ou ridicularizar, o meu amigo Moni tem razão, ou exibir um meio sorrisinho de superioridade. Mas o verdadeiro sorriso é acolhida, é abertura do rosto ao outro: movem-se todos os músculos da face, e os olhos se abrem mais. O verdadeiro sorriso fala sem necessidade de palavras, ao invés, as precede, senão é apenas egoísmo e frieza. A linguagem do sorriso é a mais carnal, a mais corpórea: ninguém pode dizer bom dia de "cara amarrada". Infelizmente, trocou-se a bondade pelo "bonismo", e isso é diabólico, é como despojar o ser humano das suas mais profundas capacidades. O mesmo tratamento reservado à mansidão. Eu penso que a verdadeira crise não é a falta de fé em Deus, mas sim nos outros. Fé e confiança são a mesma palavra na Bíblia. E os outros se acolhem sorrindo.
Qual é a sua relação pessoal com o sorriso?
Moni Ovadia – Eu, como autor e ator, faço coleção de sorrisos. Eu tenho o privilégio de me encontrar com muitas pessoas, e quando eu sorrio é como se lhes abrisse a porta. Não mando ninguém embora. Entendo como foi o espetáculo a partir do sorriso do público. Lembro quando eu me apaixonei pela minha esposa, três anos antes de namorar: no início, ela me olhava como uma alcachofra. Depois, eu a revi, exatamente três anos depois, em uma festa, e a olhei sorrindo. Ela, um dia, me disse: ninguém, nem antes nem depois daquela vez, me sorriu como tu.
Enzo Bianchi – Eu sorrio de muito bom grado e ao mesmo tempo me agrada rir. Não de historinhas ou de piadas que eu não seu contar, mas sim do prazer da recordação com os amigos, da surpresa do passado. Educaram-me assim quando criança. Lembro de minha mãe já moribunda. Eu tinha oito anos, e ela me repetia: "Enzo, sorria". Nunca vou me esquecer disso. Mas devo admitir que também sou muito tentado pela cólera, especialmente diante da mentira e da injustiça: nesse caso, a minha face pode se tornar muito dura. E se na Bíblia nunca se fala do sorriso de Jesus, diz-se, ao contrário, que ele "endureceu o seu rosto" com relação a Jerusalém, quando viu os inimigos no horizonte, mas igualmente decidiu prosseguir.
Estamos cada vez mais rabugentos, vivemos de resmungos, insatisfações e lamentos contínuos. Um sorriso pode nos curar?
Moni Ovadia – Os judeus sabem sorrir de si mesmos até mesmo à beira do abismo. Aqui, no entanto, há pouco para rir, tudo é competição, individualismo e mercado. Não vivemos, sobrevivemos. Corre-se como hamsters na roda, o sorriso implodiu em uma careta ou se plastificou. Sem esquecer, além disso, aquela perversão que é o lifting: há pessoas embalsamadas em vida. Os faraós, ao menos, esperavam estar mortos.
Enzo Bianchi – Para tirar o "beiço", é preciso aprender a viver sem estratégias. É preciso reencontrar o estupor e a escuta, senão adoecemos. O rosto se deforma, e, depois dos 40 anos, não há mais nada a fazer, a boca se torna um lamentável "U" invertido. E depois dos 40 anos, como dizem os sábios, cada um tem a cara que merece.
A sabedoria do sorriso, esse é o fio no labirinto do Torino Spiritualità 2012. O sorriso que ensina, acolhe, conta e cura. Tentamos nos orientar com a ajuda de Moni Ovadia e de Enzo Bianchi, o grande autor e ator e o monge prior de Bose. Na quietude do mosteiro, interrompida apenas pelo toque de uma tímida campainha, os primeiros sorrisos se desenham justamente nos seus rostos. E dizem muito.
Eis a entrevista.
Em que consiste, em sua opinião, "a sabedoria do sorriso"?
Moni Ovadia – No início da aventura do monoteísmo judaico, há uma anunciação que precede em 1.500 anos a cristã. Abraão, circuncidado e centenário, está em comunicação com o divino e fica sabendo que a sua esposa, Sara, 90 anos e estéril, lhe dará um filho. Em sua reação, Abraão cai na gargalhada, é óbvio que não acredita, enquanto o riso de Sara é mais vergonhoso, mas não menos cético. Nove meses depois, o Santo Bendito se apresenta para anunciar que o nascituro se chamará Isaac, nome que em italiano diz pouco, mas que em hebraico é o futuro do verbo rir. Ei-lo, o filho para aqueles dois que tanto riram no momento da Anunciação. A identidade judaica é uma explosão de risos, como o abrir-se à utopia, ao curto-circuito entre sentido e contrassenso. Talvez, a risada judaica comece com Caim, que pergunta: "Sou talvez o guarda do meu irmão?", depois de tê-lo matado. Mas Deus capta a provocação, dizendo: "Que ninguém toque em Caim".
Enzo Bianchi – Nós, cristãos, somos sempre surpreendidos por como os judeus, lendo a Bíblia, são capazes de humor e de sorriso. O Novo Testamento nunca diz que Jesus riu ou sorriu, mas lembro que Pasolini no Evangelho segundo Mateus faz abrir um grande sorriso no rosto de Jesus no momento da entrada em Jerusalém, na presença das crianças. Quando eu vi essa imagem, foi como uma revelação. Os cristãos, ao contrário dos judeus, não são capazes de sorrir de Deus, nem de brigar com ele. Os únicos que sorriem para Ele são os chamados "santos loucos", especialmente na tradição ortodoxa, personagens que hoje chamaríamos de perturbados. Pregadores nus, com a garrafa na mão, capazes de cuspir nas velas para apagá-las ou de abraçar os muros dos prostíbulos: provocadores, dessacradores do poder. Alguns até mesmo modelos de virtude. Melhor eles do que um certo sorriso estereotipado das imagenzinhas e produtos religiosos.
O Deus da Bíblia muitas vezes é cruel e vingativo, nunca sorri. Por quê?
Moni Ovadia – Trata-se de um grande equívoco, fruto de leituras erradas e de traduções aproximativas. O famoso estilo vingativo de Deus nada mais é do que a tentativa extrema de pôr o ser humano diante do seu destino. No uma ameaça, mas sim um grito de apelo. Algumas vezes, parece até que Deus levanta as mãos e se rende diante de certas brigas humanas, quando o põem no meio como juiz, e ele ri com misericórdia, certamente não com maldade. Deus talvez pode ser mau?
Enzo Bianchi – No Antigo Testamento, há fortes imagens de cólera divina, a proverbial ira de Deus. Não sabemos suportá-la, mas devemos entender que essa linguagem revela a paixão de Deus, a sua emotividade. Deus sabe se indignar, é um apaixonado pelo bem. Mas quando promete a Noé que não mandará outro dilúvio e, ao invés, olhará para o arco-íris como um arco deposto entre as nuvens, como não imaginar o seu sorriso? Quem de nós pode observar o fim da tempestade e o retorno da serenidade sem sorrir? Enquanto o ser humano está aqui, na Terra, Deus não pode castigá-lo, senão lhe tiraria a liberdade. Somos nós que erramos o caminho, quando isso acontece. E ninguém é enviado para o inferno com nome e sobrenome, enquanto há pessoas que são mandadas para o paraíso, os santos.
O sorriso é muitas vezes confundido com fraqueza, quase como um preconceito redutivo. Como se fosse uma forma de delicadeza. Isso não é profundamente injusto?
Moni Ovadia – É como o equívoco oposto, isto é, confundir seriedade e seriosidade. Ou não sorrir, mas sim ridicularizar ou zombar. Há frágeis limites. Há quem ri para ofender, há que zomba as mulheres ou os pobres. Há o sorrido hipócrita, falso. Como não sorrir, ao invés, cheios de luz, diante de certos comportamentos geniais das crianças? O riso judaico é de outra natureza, muitas vezes nasce da tragédia, é uma centelha de luz que desloca. Mas é sempre leveza e saúde, não pesadez e doença. Não causa risos, talvez, o fato de que o povo eleito foi composto pelos últimos dos últimos, e liderado por um profeta gaguejante como Moisés? Por isso, Deus colocou Aarão ao seu lado, que, ao invés, tinha a língua solta: eram como os dois policiais.
Enzo Bianchi – O sorriso nunca é frágil. Para sorrir, é preciso um grande domínio do coração, é preciso exercitar-se muito. É zombar ou ridicularizar, o meu amigo Moni tem razão, ou exibir um meio sorrisinho de superioridade. Mas o verdadeiro sorriso é acolhida, é abertura do rosto ao outro: movem-se todos os músculos da face, e os olhos se abrem mais. O verdadeiro sorriso fala sem necessidade de palavras, ao invés, as precede, senão é apenas egoísmo e frieza. A linguagem do sorriso é a mais carnal, a mais corpórea: ninguém pode dizer bom dia de "cara amarrada". Infelizmente, trocou-se a bondade pelo "bonismo", e isso é diabólico, é como despojar o ser humano das suas mais profundas capacidades. O mesmo tratamento reservado à mansidão. Eu penso que a verdadeira crise não é a falta de fé em Deus, mas sim nos outros. Fé e confiança são a mesma palavra na Bíblia. E os outros se acolhem sorrindo.
Qual é a sua relação pessoal com o sorriso?
Moni Ovadia – Eu, como autor e ator, faço coleção de sorrisos. Eu tenho o privilégio de me encontrar com muitas pessoas, e quando eu sorrio é como se lhes abrisse a porta. Não mando ninguém embora. Entendo como foi o espetáculo a partir do sorriso do público. Lembro quando eu me apaixonei pela minha esposa, três anos antes de namorar: no início, ela me olhava como uma alcachofra. Depois, eu a revi, exatamente três anos depois, em uma festa, e a olhei sorrindo. Ela, um dia, me disse: ninguém, nem antes nem depois daquela vez, me sorriu como tu.
Enzo Bianchi – Eu sorrio de muito bom grado e ao mesmo tempo me agrada rir. Não de historinhas ou de piadas que eu não seu contar, mas sim do prazer da recordação com os amigos, da surpresa do passado. Educaram-me assim quando criança. Lembro de minha mãe já moribunda. Eu tinha oito anos, e ela me repetia: "Enzo, sorria". Nunca vou me esquecer disso. Mas devo admitir que também sou muito tentado pela cólera, especialmente diante da mentira e da injustiça: nesse caso, a minha face pode se tornar muito dura. E se na Bíblia nunca se fala do sorriso de Jesus, diz-se, ao contrário, que ele "endureceu o seu rosto" com relação a Jerusalém, quando viu os inimigos no horizonte, mas igualmente decidiu prosseguir.
Estamos cada vez mais rabugentos, vivemos de resmungos, insatisfações e lamentos contínuos. Um sorriso pode nos curar?
Moni Ovadia – Os judeus sabem sorrir de si mesmos até mesmo à beira do abismo. Aqui, no entanto, há pouco para rir, tudo é competição, individualismo e mercado. Não vivemos, sobrevivemos. Corre-se como hamsters na roda, o sorriso implodiu em uma careta ou se plastificou. Sem esquecer, além disso, aquela perversão que é o lifting: há pessoas embalsamadas em vida. Os faraós, ao menos, esperavam estar mortos.
Enzo Bianchi – Para tirar o "beiço", é preciso aprender a viver sem estratégias. É preciso reencontrar o estupor e a escuta, senão adoecemos. O rosto se deforma, e, depois dos 40 anos, não há mais nada a fazer, a boca se torna um lamentável "U" invertido. E depois dos 40 anos, como dizem os sábios, cada um tem a cara que merece.
A reportagem é de Maurizio Crosetti, publicada no jornal La
Repubblica, 25-09-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
"Quando cominciamo ad essere buoni?"
"Então, caros amigos, quando é que começaremos
a amar a Deus?"
Filippo Neri
Filippo Neri
Saint Philip Romolo Neri
(italiano: Filippo Neri) (21 de julho de 1515 - 25 maio 1595)
Felipe Néri tornou-se conhecido
como o "santo da alegria", pois encantou a Igreja com seu jeito
criativo, alegre e otimista de viver o Evangelho.
San Filippo Neri Santa Maria Vallicella Rome
A vida de
São Felipe Néri abarca quase todo o século XVI, um dos mais turbulentos da
Idade Moderna, época do Renascimento e da pseudo-reforma protestante.
Segundo o Cardeal Angelo
Bagnasco, viveu numa época na qual "a Igreja conheceu um inaudito
florescimento - seria melhor dizer uma ‘verdadeira concentração'- de santos e santas
que, por número e qualidade, dificilmente se encontra na História da
Igreja". Nesse contexto, seu papel não foi pequeno.
Nasceu em
Florença no dia 21 de julho de 1515, numa família profundamente cristã. Seus
membros haviam exercido cargos na magistratura da “cidade das flores”, por
muitas gerações, o que lhes permitiu ocupar um lugar na nobreza toscana. Mas
isso não dispensava o pai, Francisco Néri, de trabalhar arduamente como
tabelião para sustentar a família.
Felipe
perdeu a mãe muito cedo, mas encontrou na madrasta uma digna sucessora que o
amou como filho. Neri foi cuidadosamente criado, e recebeu seu ensino precoce
dos frades em San Marco , o famoso mosteiro Dominicano em Florença. Conservou como
um tesouro a formação religiosa recebida dos dominicanos do Convento de São Marcos:
"Tudo quanto tenho de bom, recebi dos padres de São Marcos", repetirá
ao longo da vida.
San Filippo Neri
Aos 16
anos seu pai o enviou para São Germano, aos pés de Monte Cassino, para aprender
a arte do comércio com seu tio Rômulo. Apesar de Felipe se dedicar com empenho
ao negócio, suas cogitações estavam muito acima das mercadorias com que
tratava. Logo se viu que ele não tinha senso comercial, mas divino. Apenas
terminado o trabalho do dia, retirava-se para alguma igreja ou um dos oratórios
abundantes na Itália. Servia-se também do emprego para fazer apostolado,
perguntando aos fregueses se sabiam o Pai-Nosso ou se haviam feito a Páscoa. O
tio comentava: “Felipe nunca será um bom comerciante. Eu deixaria a ele toda
minha herança, se não fosse essa mania de rezar”. Para Felipe isso não era uma
“mania”, mas necessidade. “Nada ajuda mais o homem do que a oração”, dirá mais
tarde. Por isso, quando fez 20 anos, deixou a casa do tio e levado por um instinto
sobrenatural, foi para Roma.
San Filippo Neri Guercino San Marino1656
Na
cidade eterna, estudou filosofia na universidade La Sapienza, e teologia na de
Santo Agostinho, mantendo-se com aulas particulares. Os que tratavam com
ele ficavam admirados de sua sabedoria, profundidade de pensamento e vida
santa. Nessa época ele já vivia a pão e água uma vez só por dia, dormia apenas
algumas horas no chão duro, e passava parte da noite em oração. À noite
costumava visitar as sete principais igrejas de Roma, retirando-se depois para
a catacumba de São Sebastião.
. ... madrugada de
1544. A célebre Via Ápia, outrora palmilhada nessas horas pelos vigias de César
e por cristãos que procuravam refúgio nas catacumbas, presenciava agora os
passos de um humilde fiel chamado Filipe Néri, então com 29 anos de idade.
Percorreu pouco mais de três quilômetros até a ponta da escadaria da Catacumba
de São Sebastião, seu local predileto de oração e recolhimento.
Seu exemplo atraiu muitos companheiros, que se
juntaram a ele nesses santos exercícios.
Catacumba
de São Sebastião,
Catacumba
de São Sebastião,
San Filippo Neri
A virtude
resplandecia nele. Alguns diziam ver sua cabeça envolta em luz sobrenatural,
quando rezava. Apesar de sempre sorridente e amável, sua modéstia e virginal
pudor faziam-no ser respeitado até pelos mais dissolutos. Via-se sempre a
alegria transparecer em seu rosto, e a doçura estava de tal modo em seus
lábios, que era uma grande satisfação estar com ele.
Corrado Guiaquinto Virgem aparece ao San Filippo Neri sec XVIII
Santa alegria dos filhos de Deus
Dizia:“Livrando-nos das vaidades damos lugar a Deus em nós”
“A HUMILDADE É ALEGRE”
“- O Senhor Deus é bom, como não vai alegrar-se de que seus
filhos riam?
A tristeza nos faz dobrar o pescoço e não nos permite olhar o Céu.
Devemos combater a tristeza, não a alegria.
A tristeza nos faz dobrar o pescoço e não nos permite olhar o Céu.
Devemos combater a tristeza, não a alegria.
DEUS SE ALEGRA CONOSCO”!
San Filippo Neri
O problema de uma vocação
"oficial" não se pôs para este jovem, já decidido a entregar-se a Deus.
Não quis ser padre,nem ir para um convento, nem integrar qualquer
instituição eclesial da época. Entretanto, dificilmente encontraremos entre o
clero, nos claustros ou confrarias daquele século, pessoa mais devota do que
ele. Desde sua juventude, Filipe teve a característica de escapar dos esquemas
habituais, para mostrar que a única regra perfeita em si mesma é a caridade, e
nenhuma disciplina tem valor quando se afasta da obediência a Jesus Cristo.
The Virgin Appearing to St.Philip Neri Giovanni Battista Piazzetta
Entre seus seguidores encontrava-se um que é considerado o maior
compositor do século XVI, Giovanni Pierluigi da Palestrina, cujas músicas
passaram a fazer parte do repertório dos seguidores de São Felipe. Pois a
música desempenhava papel importante em seu apostolado.
Em pouco tempo, por toda a Roma, comentava-se a santidade desse peregrino de vida edificante. Solidificado
na virtude, pelo longo período de recolhimento, ele sentiu ter chegado a hora
de iniciar sua obra evangelizadora. Para isso, escolheu as regiões mais pobres
e "em todos os bairros, mesmo nos de pior fama, pregava ao ar livre a
ouvintes benévolos e obtinha conversões extraordinárias.Sua fórmula para
interpelar um pecador consistia em pousar a mão em seu ombro, no lugar onde o
encontrasse, e dizer: "Vamos ver, irmão, é hoje que nos decidimos a
comportar-nos bem?" ou "Então, caro amigo, quando é que começaremos
a amar a Deus?"
Saint Philippe de Neri et Saint Charles Borromée Anonyme du XVIIe Bourgogne
Ele era sobretudo um apóstolo e um semeador da santa alegria dos filhos
de Deus.
Dotado de grande atrativo
pessoal, Filipe Néri difundia ao seu redor a alegria da santidade, perto da qual
a satisfação efêmera do pecado não passa de grotesca caricatura. Todos queriam
estar perto dele e receber o transbordamento de seu amor a Deus. Os jovens se
comprimiam ao seu redor, para ouvi-lo falar das coisas do Céu.
Chamado ao apostolado com a
juventude
São
Felipe Néri se sentia chamado especialmente para cuidar da juventude. Para
colocar os jovens em guarda contra as seduções da idade e conservar todo
frescor da virtude, ele lhes dizia para se lembrarem sempre das palavras do profeta:
“Bem-aventurado o homem que leva o jugo do Senhor desde sua adolescência”.
Havia em sua voz e em suas maneiras tanto atrativo, que muitos, cedendo ao
ascendente que Felipe tinha sobre eles, renunciavam às frivolidades do mundo e
se entregavam inteiramente a Deus. Assim ele enviou a Santo Inácio, para sua
recém-fundada Companhia de Jesus, muitos novos recrutas.
San Filippo Neri em levitação
Admirado pela legião de
pessoas que, movidas por suas palavras, abraçavam a vida consagrada, Santo
Inácio o cognominou de "o Sino", dando a seguinte explicação:
"Assim como um sino de paróquia, que chama todo mundo para a igreja e
permanece no seu lugar, este homem apostólico faz os outros entrarem na vida
religiosa e permanece de fora". Em contrapartida, Filipe - que se sentia
chamado para suscitar religiosos, mas não para ser um deles - manifestava
grande entusiasmo pelo Santo Inácio; chegou a afirmar que nunca contemplava sua
fisionomia sem vê-lo resplandecente como um Anjo de luz. Assim era a amizade de tais santos!
Santa Maria Vallicella Rome
Os santos
se atraem. São Felipe teve relações com todos os santos que viviam então na
Cidade Eterna: São Carlos Borromeu, São Camilo de Lelis, Santo Inácio de Loyola
e São Félix de Cantalício.
“São
Carlos Borromeu tinha tanta estima e veneração por ele que, todas as vezes que
o encontrava, prosternava-se diante dele e suplicava que o deixasse beijar suas
mãos. Santo Inácio de Loyola não fazia menos caso de sua santidade, e via-se
freqüentemente esses dois ilustres fundadores olharem-se sem nada dizer, na
admiração mútua que tinham pela virtude que reconheciam um no outro”.
San Filippo Neri
O que caracteriza este santo? Em primeiro lugar,
uma rara combinação de piedade alimentada pela espiritualidade dos Padres do
Deserto e, em segundo lugar, um ministério ativo entre a juventude abandonada
da cidade eterna.
Roma século XVI
Duomo St.Peter's Basilica Vatican City
São Filipe Neri desde o
primeiro momento em que ele acordava de manhã, dizia a Deus:
"Senhor, cuide
de mim, porque senão, posso te trair”.
The Angel with the Lance Bernini Ponte Sant'Angelo Rome
Marco Benefial (1684 - 1764)The Virgin Appearing to St.Philip Neri
1721
The work depicts St Philip Neri, co-founder of the Oratorian order of
secular clergy, levitating before a vision of the Virgin and Child, whilst a
little girl, shushed by her mother, suggests the Saint is the devil. The
painting has references to the 'Oratorio' or sacred music drama which was a
feature of the Oratorian movement. Benefial was one of the most important
painters working in Rome in the early eighteenth century but most of his work
is still in situ in Italy, which explains why he is not particularly well-known
outside that country.
Madonna in Glória con Bambino e San Filippo Neri Giovanni Battista Tiepolo1739-40 Chiesa di San Filippo Neri
A grande graça de Pentecostes
A Santa Igreja atravessava as
conturbações religiosas do século XVI. Preparavam-se em Trento as seções do
grande Concílio e o mundo cristão vivia uma encruzilhada histórica, de desfecho
pouco previsível. Posto nessa situação, Filipe erguia do fundo daquelas úmidas
e escuras galerias das catacumbas uma prece que se confundia com o clamor dos mártires:
"Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e renovareis a face da Terra".
Autore ignoto San Filippo Neri ed fanciulli,Battistero della Basilica di S.Giovanni in Laterano,Roma
No
dia de Pentecostes de 1545, quando suplicava ardentemente ao Divino Espírito
Santo que lhe enviasse seus dons, enquanto rezava, sentiu seu
coração encher-se "de grande e inusitada alegria, uma alegria feita de
amor divino, mais forte e veemente que qualquer outra sentida antes". Uma
bola de fogo - símbolo do Espírito Santo - refulgiu diante dele, entrou por sua
boca e pousou em seu coração.Tal foi a veemência de amor de Deus que sentiu, que julgou que iria
morrer. Caiu no chão, gritando: “Basta, Senhor, basta! Não resisto mais!” Num instante, viu-se tomado de excepcional amor e
entusiasmo pelas coisas divinas, bem como de uma capacidade incomum de
comunicá-los. Sua constituição física, não podendo conter o ímpeto da ação sobrenatural,
modelou-se milagrosamente a ela: o coração aumentou de tamanho e buscou lugar
entre a quarta e a quinta costelas, as quais se arquearam docilmente para dar lhe
um maior espaço.
O mais
notável é que seu peito dilatou-se, mesmo fisicamente, na altura do coração.
Isto foi constatado depois da morte pelo médico Andréa Cesalpino, que fez a
autópsia: “Percebi que as costelas estavam rompidas naquele ponto, isto é,
estavam separadas da cartilagem. Só dessa maneira era possível que o coração
tivesse espaço suficiente para levantar-se e abaixar-se. Cheguei à conclusão de
que se tratava de algo sobrenatural, de uma providência de Deus para que o
coração, batendo tão fortemente como batia não se machucasse contra as duras
costelas”.
Este
fenômeno está na mesma categoria que as estigmas de São Francisco de Assis
Carlo Maratti Visão da Virgem de São Filipe Neri 1675
Esse fogo divino continuou a inflamar seu coração
todos os dias, por isso ele foi até forçado, durante o inverno frio, abrir as
janelas do seu quarto para tentar se esfriar um 'pouco.Pela mesma razão conseguiu do Papa a dispensa de
vestir o casaco quanto às confissões. Com este coração ardente
São Filipe,vai aquecer trazendo de volta à vida, as almas de toda a Roma
renascentista.
Era a Chama de
Amor Vivo.Fogo do Amor Divino que já Santo Antão mencionara.
San Filippo Neri Fondateur de l'Oratoir Carlo Dolci
Sacerdote do Altíssimo, dedicado
ao confessionário
Quando
Felipe tinha 36 anos, seu confessor Pe. Persiano ordenou-lhe, em nome de Deus,
que se fizesse sacerdote. Depois de mais alguns estudos, ordenou-se, celebrando
sua primeira missa no dia 23 de maio de 1551.
Como
sacerdote, São Felipe dedicou-se especialmente ao confessionário, onde passava
grande parte do dia.
Muitos de
seus penitentes, levados pelo desejo de recolher a doutrina desse pai
espiritual, passaram a ir diariamente visitá-lo. “Pouco a pouco os discípulos
se tornaram tão numerosos, que foi preciso ter a reunião numa igreja; e por fim
a concorrência cresceu tanto, que foi necessário distribuí-la em grupos, à
frente dos quais o mestre punha um de seus discípulos mais capazes. Assim
nasceu o instituto do Oratório, sem mais regras que os cânones, sem mais votos
que os compromissos do batismo e da ordenação, sem mais vínculos que a
caridade”.
San Filippo Neri Santa Maria Vallicella Rome
Como santo da jovialidade, simplicidade infantil e confiança na
Divina Providência, Felipe fundou a Congregação do Oratório. Fundou não
propriamente uma ordem religiosa, mas uma obra que se chamava Oratório: grupos
de padres que moravam juntos. Não faziam os três votos – de pobreza, obediência
e castidade — mas sujeitavam-se a um certo regulamento comum. Era grande orador
sacro e exímio teólogo. Conhecia soberbamente a doutrina católica. Essa obra
que São Felipe Néri fundou espalhou-se pela Europa, tendo sido muito
perseguida. Por quê? Boa parte do clero do tempo dele antipatizava com a
excelente orientação espiritual que o Santo proporcionava aos sacerdotes, e,
através deles, aos jovens que procuravam os padres chamados oratorianos.
Qual era a acusação que lançavam contra São Felipe
Néri? Diziam que ele tinha fundado uma seita! A Santa Inquisição após muitos exames, não encontrou nada que poderia ser incriminado!
Corrado Giaquinto San Filippo Neri
"Roma
será a tua Índia"
Ouvindo
contar as maravilhas operadas por São Francisco Xavier na Índia, São Felipe
pensou muito em ir também para o Oriente.As cartas do Apóstolo do Oriente estavam na ordem
do dia, nos ambientes eclesiásticos romanos. Dirigiu-se então ao santo religioso
Agostinho Ghattino, muito favorecido por Deus, pedindo-lhe que consultasse o
Senhor sobre esse seu projeto. A resposta divina foi: “Felipe não deve buscar
as Índias, mas Roma, onde o destina Deus, assim como a seus filhos, para salvar
almas”.
Pai
Philip vai dizer - e seus discípulos, repitam, convictos - "Quem faz o bem
em Roma é bom para o mundo":
Saint Philippe de Neri et Saint Charles Borromée et Saint Inacio Loyola
Como
todos os santos, teve que enfrentar muitas calúnias. ; foi vítima de calúnias;
esquivou-se de ser cardeal, mas não da salvação das almas e do seu lema:
"Pecados e tristeza estejam longe de minha casa".
San Filippo Neri image 1515
A peregrinação às sete igrejas
Contava 36 anos,
quando recebeu a ordenação sacerdotal e agora executaria, como ministro do Senhor, os trabalhos de sua vinha. No
exercício do ministério sacerdotal, aos discípulos pobres se juntariam nobres,
burgueses, artistas e cardeais. Qual o principal método de atuação escolhido
por São Filipe para atraí-los? A originalíssima "peregrinação às sete
igrejas".
Pompeo Batoni The Vision of Saint Philip Neri 1733-1734 Rome Gall.Nazionale d'Arte Antica
O programa da
"peregrinação" começava na Basílica de São Pedro, onde, após a
leitura espiritual, fazia-se uma exposição doutrinária. Os participantes
meditavam, comentavam, e Padre Filipe tirava a conclusão. Em seguida, todos se
levantavam e se dirigiam para a Basílica de São Paulo, cantando hinos e salmos
em compenetrada devoção. Ali chegando, ouviam uma nova conferência sobre a História
da Igreja, a vida dos santos ou a Bíblia. E assim prosseguiam até o meio dia,
quando assistiam à Missa e comungavam na Igreja de São Sebastião ou na de Santo
Estêvão.
San Filippo Neri
Em seguida, servia-se uma
refeição nos jardins da redondeza, sempre animada pela contagiante alegria de
São Filipe. A "peregrinação" recomeçava com novo cortejo musical,
passando por outros templos veneráveis. O número de conversões ultrapassava
todas as expectativas.
San Filippo Neri
Membros de importantes
famílias, como a dos Médici e a dos Borromeu, estiveram, lado a lado, com
crianças órfãs e humildes artesãos nesse exercício que, por seu fervor,
censurava os cristãos tíbios e ao mesmo tempo os conclamava. Poderemos contar
até mil pessoas peregrinando juntas num mesmo dia, entre elas quatro futuros papas
- Gregório XIII, Gregório XIV, Clemente VIII e Leão XI - e o genial compositor
Giovanni Pierluigi da Palestrina. São Filipe, porém, dava pouca importância aos
cargos e talentos, se discernia nas almas a fealdade do pecado. Ele cumpria sua
missão de purificá-las e torná-las humildes, quaisquer que fossem.
San Filippo Neri D'après Nature Piere Paul Rubens XVII e
Ao cair da tarde, findava a
meditação na Basílica de Santa Maria Maior, todos voltavam para casa carregados
de bons propósitos e, o que é mais importante, com força para cumpri-los.
Pietro da Cartona S.Filippo Neri guarisce Papa Clemente VIII dala gotta 1646
O esquema em primeiro lugar não era mais que uma
série de reuniões à noite em um salão (Oratório), em que havia orações, hinos,
leituras da Escritura, dos pais da igreja, e do Martirológio, seguido de uma
palestra, ou por discussão de algumas propostas para questão religiosa
consideração. As seleções musicais (configurações de cenas da história sagrada)
eram chamados de oratórios . O sistema foi desenvolvido, e os membros da
sociedade empreendeu vários tipos de trabalho missionário em toda Roma,
nomeadamente a pregação de sermões nas igrejas diferentes a cada noite, uma
idéia completamente nova na época. Ele também passava muito do seu tempo
ouvindo confissões, e efetuou muitas conversões dessa maneira.
L'estase di San Filippo Neri
"Ah, se os leigos soubessem como um sacerdote que segue sua missão é feliz! "
Acredite no poder de seu sacerdócio "São Filipe Neri acreditou no poder de seu sacerdócio, e de que a fé flui em sua característica marcante: uma alegria contagiante.
"Como inefável sua alegria será, e como sublime, quando você colher o fruto da fé, a salvação das vossas almas "(1 P 1:8-9).
"Ah, se os leigos soubessem como um sacerdote que segue sua missão é feliz! "
Acredite no poder de seu sacerdócio "São Filipe Neri acreditou no poder de seu sacerdócio, e de que a fé flui em sua característica marcante: uma alegria contagiante.
"Como inefável sua alegria será, e como sublime, quando você colher o fruto da fé, a salvação das vossas almas "(1 P 1:8-9).
Que São Filipe Neri obtenha para nós hoje corações abertos para a alegria a qual ninguém
pode tirar de nós e, com você, que ele possa interceder por todos os sacerdotes
que, como ele, podem ser especialistas em alegria.
The Virgin Appearing to St.Philip Neri
Uma comunidade de sacerdotes seculares, chamada de Congregação
do Oratório era formalmente
organizada, com a permissão de uma bula papal de 15
de Julho 1575
O
Oratório, embora erigida canonicamente
pela Igreja, no momento mesmo em que se reconhece a Congregação dos
padres Oratório ao serviço, não tem o
caráter de uma associação: ela tem um registo de membros, ou estatutos
que impõem obrigações especiais. É um
grupo de amigos que, seguindo os passos de P. Igreja Philip, a presença viva de Cristo, desejando dar testemunho,
animado pela alegria do que "Entusiasmo pela vida" que
é o "cêntuplo" prometido por Cristo, já neste mundo, aqueles que o
recebem. O Oratório é uma comunhão
que se expressa na oração, a
participação na vida sacramental
da Igreja, na ajuda fraterna a crescer
em virtude, e em todas essas obras
que fé, esperança e amor cristão de liberdade na produção os filhos de Deus
São Felipe Neri na consagração da Santa Missa
(Joan Llimona, 1902)
|
Outra nota marcante na vida de São Felipe Néri foi seu amor pela Eucaristia.
Muitas vezes, São Felipe levitava
durante a Consagração, [como retratou o artista na imagem acima]
Seu amor à Santa Igreja, sua entranhada devoção
à Santa Missa e à Santíssima Virgem, somados à disposição de servir o próximo, produziram
copiosos frutos. Sofreu o inenarrável por causa de uma frágil saúde,
perseguições e invejas, sem por isso perder o sorriso, quase sempre mantido com
heroísmo.
San Filippo Neri celebrant la Messe Paolo di Matheist desin etude XVI secgiclee print
"A devoção ao Santíssimo Sacramento e a
devoção a Santíssima Virgem são,
não o melhor, mas o único meio, para se conservar a pureza".
San Filippo Neri
não o melhor, mas o único meio, para se conservar a pureza".
San Filippo Neri
San Filippo Neri Guercino 1656
São Filipe Neri, tendo deixado tudo, recebia de Deus consolação
tão viva,
que, ao deitar-se, exclamava: “Meu Jesus, deixai-me dormir.”
St.Philip chapel Santa Maria Vallicella Rome
Este santo compreendeu bem sua época e procurou
remediar seus males. A extraordinária bondade de seu coração e constante
sorriso foram sua maior arma de apostolado.
Notre Dame avec nottamment Saint Jean Baptiste et Saint Philppe Néri Pietro da Cortona XVII
Resta
enfatizar a eficácia da fórmula do Oratório. Nessas reuniões a música encontra
o seu cumprimento em estar a serviço da Palavra de Deus ea contemplação das
coisas celestiais. Nenhuma outra língua da alma tem a capacidade de libertar o
homem de seus cuidados e preocupações, para levantá-la em tempo real no mais
decente a sua responsabilidade como o ajuste única criatura a entrar em diálogo
com o Divino. Nessas reuniões, a Palavra de Deus, a experiência de vida dos
santos, páginas de música executada ao vivo com a orquestra, se reúnem para
oferecer a alegria da contemplação, a alma.
Orar com a ajuda da música é definitivamente algo
novo para experimentar.
Pittatore San Filippo Neri
Seu "método" de evangelizar era
incentivar um encontro pessoal com Jesus, única pessoa que pode dar sentido e
beleza à sua vida. As palavras envolvia, e Filipe fascinava porque, em sua
pessoa era visível a presença de algo grande, e sua verdadeira humanidade,
habitada por Graça, apaixonada pela vida e salvação de cada um, atraiu todos. Sua pregação não era
estilizada e cheia de retórica: ele não queria acariciar os ouvidos, mas sim "
despertar os corações com as palavras de fogo do Espírito."
Sabastiano Ceccarini Ecstasi di San Filippo Neri XVII sec.Feno
São
Filipe era um homem de cultura e de estudo, caridade e organização do ensino e
da oração, era um sacerdote santo, um incansável confessor, educador e amigo de
todos engenhoso, e foi assessor especial perito e diretor de consciências
delicadas. Ele recorreu Papas e Cardeais, Bispos e sacerdotes, príncipes e
políticos, religiosos e artistas, no coração de seu pai e amigo de confiança da
Palestrina, compositor San Carlo Borromeo, Santo Inácio de Loyola e Federico
cardeal Borromeo. "
São Filipe Néri com Jesus Cristo Crucificado e Santa Tereza D'Avila, Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier e Santo Isidro Lavrador.
Filipe Neri morreu por volta do final do dia 25 de
Maio de 1595, Corpus Christi daquele ano, depois de ter passado o dia ouvindo
confissões e recebendo os visitantes. Em torno de meia-noite começou a
hemorragia, e Baronius leu as orações de recomendação sobre ele. Baronius pediu
que ele possa abençoar os seus filhos espirituais antes de morrer, e embora ele
já não podia falar, ele abençoou-os com o sinal da cruz e morreu.
Foi beatificado por Paulo V em
1615, e canonizado por Gregório XV em 1622,
27 anos depois,juntamente com Santo Isidro Lavrador, Santo Inácio de Loyola, São Francisco
Xavier e Santa Teresa D’Ávila.". Seu memorial é comemorado em 26 de
Maio no calendário tradicional e em 25 de maio no calendário reformada. Seu
corpo está no Nuova Chiesa.- Santa Maria Vallicella Rome
Visão de San Filippo Neri
"Guarde-se
o moço da luxúria e o velho da avareza:
e ambos serão Santos".
São Filipe Néri
San Filippo Neri
“É
possível restaurar as instituições com a santidade,
e não restaurar a santidade com as instituições".
São Filipe Néri
e não restaurar a santidade com as instituições".
São Filipe Néri
San Filippo Neri
"Somente
a Comunhão pode conservar puro um coração aos vinte anos!
Não pode haver castidade sem Eucaristia".
São Filipe Néri
Não pode haver castidade sem Eucaristia".
São Filipe Néri
Visão de São Filipe Néri Giuseppe Passeri 1700
"Quem
não puder dedicar longo tempo a oração deve, pelo menos, elevar muitas vezes o
seu coração a Deus". São Filipe Néri
“Só um coração que ama vê a necessidade alheia antes que a própria”São Filipe Néri
Chiese Marcantonio Franceschini La Glória di San Filippo Neri 1714
Filipe não era um santo
escritor; ele mesmo confessou relutância quase invencível para levar a caneta à mão (bem como para falar de si mesmo: Secretum meum mihi ...). "
San Filippo Neri Bartolomeo Murillo XVII sec.
"Sede humildes e humilhai-vos,
porque o verdadeiro guarda da pureza é a humildade"
porque o verdadeiro guarda da pureza é a humildade"
São Filipe Néri
"Um homem sem oração é um animal sem
razão"
São Filipe Néri
San Filippo Neri en Congregados Igreja Braga Portugal
Por que é tão difícil seguir o Evangelho?
-Porque é simples!
-Porque é simples!
( São Filipe Neri)
Santas peripécias
A alegria deste santo provinha de sua união com Deus, do sentir em seu interior a
presença consoladora do Espírito Santo e poder comunicá-la ao mundo. Melhor que
ninguém, conhecia a imensa riqueza que significa a posse do estado de graça,
bem preciosíssimo, em comparação com o qual nada tem valor. A consideração dos
mistérios divinos o cumulava de imensa felicidade, e desta brotava peculiaridade de sua atividade evangelizadora. Seus métodos pitorescos e cheios de vivacidade,
ele os empregava com muito critério e na hora certa, sempre visando extirpar ou
ridicularizar o erro, conduzir à virtude e, por vezes, ocultar sua santidade ou
seus dons sobrenaturais.
FRANCESCHINI, Marcantonio
(Bologne , 1648 - Bologne , 1729 )
Vierge à l'Enfant avec saint Ignace de Loyola, saint Charles Borromée, saint
François de Sales, saint Philippe Neri et sainte Catherine Vigri XVIIe
siècle, 4ème quart XVIIIe siécle, 1ére moitié
Numa "peregrinação às
sete igrejas", São Filipe notou a presença de certa dama da nobreza que
ostentava um aparatoso vestido, joias e imenso penteado. Percebendo não estar a
senhora tão preocupada com as coisas de Deus quanto com sua aparência pessoal,
o Santo pendurou- lhe no nariz seus próprios óculos. O público estalou em
sonoras risadas. Ela entendeu a lição e terminou com devoto recolhimento o
exercício começado com frivolidade.
Alessandro Algardi San Filippo Neri 1636-38 mármore Santa Maria Vallicella Rome
“Quando nos preocupa o mundano, não nos preocupa o essencial. (São Felipe Neri)
Se
se pede a Deus o senso de humor, Ele vai dar, e cada um o recebe na sua própria
maneira e na sua própria medida.
"O GENEROSO NÃO EXIGE SEUS DIREITOS”
(San Filippo Neri)
“ÁGUA MÁGICA”
“A graça aperfeiçoa inclusive o sentido comum”
Uma mulher, com a língua solta foi a ver o santo para pedir-lhe conselho. -Meu
marido e eu não conseguimos pôr-nos de acordo. Nós brigamos por tudo. E o pior
é que ele me pega, eu grito, os vizinhos acodem… Creia-me, Padre! é um
verdadeiro inferno. O que me aconselha?- Boa senhora, tenho justamente o que
você necessita, um remédio infalível, um cura-tudo milagroso. Toma este frasco;
quando vosso marido começar a brigar, beba um gole e mantenha-o um momento na
boca. Faça sempre o mesmo quando esteja iniciando a discussão. Verá que o
resultado será seguro. Alguns dias depois, a mulher voltou com o frasco vazio. -
Sucedeu exatamente como o senhor disse padre Felipe. Funcionou! Meu marido
segue brigando, porém eu estou curada. Dê-me outra vez desse frasco. - Com gosto,
sorriu o sábio Felipe entregando-lhe outro frasco de água pura recolhida da
fonte.
Chiese Marcantonio Franceschini La Glória di San Filippo Neri 1714 (detail)
“Dois guardas saindo da Missa”
São Felipe Neri sabia todas as piadas. Por
exemplo, não queria que se falasse de sua santidade, por isso tentava
desorientar os fiéis e confundi-los.Seu humorismo tinha também o fim de
camuflar sua piedade sem limites, fazendo chamar a atenção sobre seus defeitos
externos e suas extravagâncias.Mas seu irresistível gosto pelas piadas e o
desejo de frustrar alguns preconceitos e de confundir os soberbos, os levava no
sangue desde pequeno.
Uma vez, vendo que vários dos fiéis saíam
da igreja depois de receber a comunhão, sem dedicar um momento de ação de graças
ao Senhor, mandou dois coroinhas com duas velas acesas para que seguissem estes
“apressados”.Por quê? Perguntou um deles. E o santo lhes contestou:“Simplesmente
para que acompanhem ao Santíssimo que tu recebeste faz um momento e o louvem
por tua parte”.
“Se podes, seja bom!”
(San Filippo Neri)
"Eu não quero nada, somente a sua
santíssima vontade, Ó meu Jesus"
« Io non voglio altro se non la tua
santissima volontà, o Gesù mio » (San Filippo Neri)
Oratorio di San Filippo Neri
A
igreja St. Maria em Vallicella em esplêndido barroco chamado , começou a
construção em torno de 1575. Aparentemente São Filipe Neri queria paredes caiadas de branco puro, mas patronos ricos continuaram empilhando coisas de decoração.
The
Church of Santa Maria in Vallicella is also called the Chiesa Nuova in Rome
Italy
Trindade em Glória & Assunção
Pietro da Cortona 1647-1651 e 1655-1660. Afrescos. Santa Maria em Vallicella, Roma.
Decorando a cúpula da Nuova Chiesa em Roma foi a primeiro grande trabalho do Pietro da Cortona na Cidade Eterna.
Trindade em Glória & Assunção
Pietro da Cortona 1647-1651 e 1655-1660. Afrescos. Santa Maria em Vallicella, Roma.
Decorando a cúpula da Nuova Chiesa em Roma foi a primeiro grande trabalho do Pietro da Cortona na Cidade Eterna.
Oratório
A
proibição pela Inquisição da apresentação de Ópera dentro da Igreja deu origem
a um gênero vocal-instrumental similar, mas, sem encenação onde a ação
era destinada ao narrador, não deixando, todavia, de absorver o seu elemento
principal que é a expressividade dramática, ausente, até então, da música
sacra.
Esta forma musical,possui, como a ópera, árias, coros, recitativos, mas, é
baseada, principalmente, em temas religiosos (fatos bíblicos ou vidas de
santos). Sua origem data do sec. XVI, quando São Filippo Neri encenou pequenas peças sobre episódios bíblicos, para as quais solicitou a colaboração de compositores como Giovanni Animuccia e G. P. da Palestrina. Essas encenações aconteciam na Igreja de Santa Maria in Vallicella - Roma onde São Filippo Neri havia estabelecido uma congregação de sacerdotes seculares, a “Congregazione dell’Oratorio”, fundada por ele. Daí o nome “Oratório” dado à nova forma de composição.
A festa do santo
na Igreja Santa Maria em Vallicella em Roma, é um
"casamento feliz da Palavra de Deus e música: que é a Palavra de Deus, mas
ainda expressa por sons humanos, a música é humana, mas que também contém
expressões arcanas Deus ... "(Introdução do Pai Superior).
La confédération de l'Oratoire Saint Philippe Néri
La Congrégation de Dijon est la 83ème congrégation de la Confédération, qui
rassemble des maisons établies en Europe (Italie, Espagne, Allemagne, Autriche,
Suisse, Pologne, Lituanie, Pays-Bays, Royaume-Uni, France), aux Amériques
(Canada, USA, Mexique, Colombie, Brésil, Chili, Costa Rica, Argentine) et
Afrique (Afrique du Sud).
Selon l'histoire et la taille des congrégations, le charisme se déploie de
façon diverse : séminaires, patronages de jeunes, groupes de prière, apostolat
liturgique, direction spirituelle, paroisses). Les membres des congérgations
collaborent également à l'Eglise diocésaine par différents ministères.
A Congregação por ele fundada,
inovadora sob muitos aspectos, assumiu a missão de continuar sua obra baseada
na caridade, isenta de rígidas normas que poderiam cercear uma atividade
evangelizadora a ser exercida no meio do mundo, em benefício das almas imersas
nas preocupações mundanas.
A Congregação do Oratório, hoje Confederação
do Oratório (Confoederatio Oratorii Sancti Philippi Nerii), também
conhecida como Oratorianos ou Ordem de São Filipe Néri, é uma sociedade
de vida apostólica fundada em 1565, em Roma, por São Filipe Néri, para clérigos
seculares, sem votos de pobreza e obediência, dedicando-se à educação cristã da
juventude e do povo e a obras de caridade.
Reúne todas as congregações cujos membros são
conhecidos como oratorianos ou filipinos, e pospõem aos seus nomes a sigla C.O.,
instituídas ao longo dos séculos, pela Santa Sé segundo o espírito da primeira,
fundada em Roma, com a bula Copiosus in misericordia Deus (1575) do Papa
Gregório XIII.
Os jovens " filippinos " italianos de hoje
Semana Santa na Paróquia do
Oratório de São Filipe Néri de São Paulo
Atualmente, a Congregação do Oratório de São
Paulo localizada no Parque São Lucas (Região Belém/Arquidiocese de São Paulo) é
o único oratório do mundo na língua portuguesa, fundada pelo padre italiano Aldo
Giuseppe Maschi (1920-1999) que chegou ao Parque São Lucas por acaso, já que
fora enviado em missão para outra região de São Paulo, mas se encantou com a
população local e decidiu ficar no bairro, onde existia uma pequena capela
(Capela de Santo Antônio). O Pe. Aldo construiu aí, no lugar dessa capela uma
grande paróquia Paróquia São Filipe Neri em homenagem a São Filipe Neri, se
tornando o prepósito e fundador da Congregação do Oratório de São Paulo. Esta
congregação hoje é composta de 4 padres, 3 irmãos, 2 noviços e 2 postulantes,
como também ampliou sua fundação trazendo para o bairro um convento feminino,
as Irmãs Auxiliadoras do Oratório, que já possui 6 irmãs, além dos
vocacionados(as).
Rinascimento Sacro rinascerà!
pe Paulo Sampaio Sandes CO
"Eu prefiro o Paraíso!!"
San Felipe Neri ¡1a. parte película completa! preferisco il paradiso
belíssimo filme!
San Felipe Neri ¡2a. parte película completa! preferisco il paradiso
Oração
Ó Deus que não cessais de elevar à glória da santidade os vossos servos fiéis e prudentes, concedei que nos inflame o fogo do Espírito Santo que ardia no coração de São Filipe Néri.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Oração das Horas
26 de maio
Referências:
http://pacemdomine.blogspot.com.br/2011/05/o-apostolo-de-roma.htmlhttp://www.arautos.org.br/especial/15830/Sao-Filipe-Neri--Profeta-da-alegria-crista.html
google images
http://www.comshalom.org/formacao/vidacrista/alegria_humor.htm
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139
http://www.wga.hu/index1.html
Padri Filippini - Congregazione dell'Oratorio di S. Filippo Neri - Biella
http://www.catolicismo.com.br/index.cfm
http://www.acateweb.it/public/archivio-notizie/89-geom-biagio-distefano/3794-acate-san-filippo-neri-terza-ed-ultima-parte-del-geometra-biagio-distefano.html
http://www.oratoriosanfilippo.org/massime.html
: http://amigocruz.blogspot.com/2011/01/frases-de-santos-sao-felipe-neri.html#ixzz1uPkhU7M0
http://www.salvemaliturgia.com/2012/05/semana-santa-na-paroquia-do-oratorio-de.html
http://www.rinascimentosacro.org/hello-world/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Congrega%C3%A7%C3%A3o_do_Orat%C3%B3rio
http://dghphoto.wordpress.com/2011/10/
http://bettybaroque.wordpress.com/2011/04/01/week-10-pietro-da-cortona-1596-1669/
http://www.ihu.unisinos.br/