"Não vos deixarei órfãos"
-
Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eu não vos deixarei órfãos: irei, mas voltarei,
e o vosso coração muito há de se alegrar (Jo 14, 18)
- Eu não vos deixarei órfãos: irei, mas voltarei,
e o vosso coração muito há de se alegrar (Jo 14, 18)
Descent of Holy Spirit on the Apostles Mikhail Vrubel
Sete Dons do Espírito Santo
The Pentecost Giorgio Vassari 16th century
Klosterneuburg
The Pentecost Pier Francesco Mazzucchelli 1615
The Pentecost Pier Francesco Mazzucchelli 1615
“Quando
vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade” (Jo 16,
13a).
Mas atenção! Se o Espírito Santo nos encaminhará para toda a verdade,
isso é feito aos poucos. Ela se exprime no tempo e na história... numa
evolução.
O exegeta francês Jean Debruynne escreve: “A verdade é um
caminho: ‘Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam
capazes de suportar’... O Espírito de Deus está encarregado de nos encaminhar
para toda a verdade.
É uma
aproximação, um passo a passo. É uma história. O Espírito não trabalha segundo
trâmites, nem segundo a lógica empresarial. A verdade não se adquire como um
diploma. O Espírito é uma pessoa. A terceira pessoa da Trindade”.
O futuro
está sempre para ser feito. Recordemos o que Jesus dizia: “Mas o Defensor, o
Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as
coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse” (Jo 14, 26). Mas como,
então, o Espírito pode ser memória do futuro? É simples: a Palavra é uma
semente e uma semente cresce. Portanto, nada foi dito uma vez para sempre. A
Palavra está em devir e isso porque nós estamos muito mais próximos da colheita
hoje do que quando a Palavra de Cristo foi semeada. Ao mesmo tempo, a nossa
compreensão de Deus também evolui.
. Não é a
esperança o melhor da fé? Recordemos o que disse Charles Péguy: “A fé
que eu prefiro, diz Deus, é a esperança. A fé, e isso me surpreende, não é
admirável... Mas a esperança, diz Deus, e isto me surpreende. Isso é incrível.
No caminho da salvação, na estrada interminável, no caminho entre essas duas
irmãs, a fé e a caridade, a pequena esperança avança. É ela, essa pequena, que
arrasta tudo. Porque a fé vê apenas o que é. Ela vê o que será. A caridade ama
apenas o que é. Ela ama o que será. A fé vê o que é. No tempo e na eternidade.
A esperança vê o que será. No tempo e para a eternidade. Por assim dizer, no
futuro da própria eternidade”.
Raymond
Gravel,
Pentecostes Cathedral de Burgos
Holy Spirit Main
“E eu rogarei ao Pai, e ele
vos dará outro Consolador, para que fique eternamente convosco, o Espírito de
verdade… ficará convosco e estará em vós… O Consolador que é o Espírito Santo,
a quem o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará todas as coisas e vos fará
lembrar de tudo o que vos tenho dito” (S. João, XIV, 16, 17, 26). “Quando,
porém, vier o Consolador, aquele Espírito de verdade que procede do Pai, que eu
vos enviarei da parte do Pai, ele dará testemunho de mim; e também vós dareis
testemunho” (S. João, XV, 26, 26), “Eu tenho ainda muitas coisas que vos dizer,
mas vós não as podeis suportar agora. Quando vier, porém, aquele Espírito de
verdade, ele vos ensinará todas as verdades… e anunciar-vos-á as coisas que
estão para vir” (S. João, XVI, 12,13).
Madonna del Cenacolo
The Descent of Holy Spirit
LEITURA I Actos 2, 1-11
«Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar»
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Quando chegou o dia de Pentecostes,
os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar.
Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu,
um rumor semelhante a forte rajada de vento,
que encheu toda a casa onde se encontravam.
Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo,
que se iam dividindo,
e poisou uma sobre cada um deles.
Todos ficaram cheios do Espírito Santo
e começaram a falar outras línguas,
conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem.
Residiam em Jerusalém judeus piedosos,
procedentes de todas as nações que há debaixo do céu.
Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se
e ficou muito admirada,
pois cada qual os ouvia falar na sua própria língua.
Atónitos e maravilhados, diziam:
«Não são todos galileus os que estão a falar?
Então, como é que os ouve cada um de nós
falar na sua própria língua?
Partos, medos, elamitas,
habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia,
do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília,
do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene,
colonos de Roma, tanto judeus como prosélitos,
cretenses e árabes,
ouvimo-los proclamar nas nossas línguas
as maravilhas de Deus».
Palavra do Senhor.
Jean Baptiste Jouvenet La Pentecôte 1708
LEITURA II 1 Cor 12, 3b-7.12-13
«Todos nós fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só Corpo»
Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
Irmãos:
Ninguém pode dizer «Jesus é o Senhor»,
a não ser pela acção do Espírito Santo.
De facto, há diversidade de dons espirituais,
mas o Espírito é o mesmo.
Há diversidade de ministérios,
mas o Senhor é o mesmo.
Há diversas operações,
mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Em cada um se manifestam os dons do Espírito
para o bem comum.
Assim como o corpo é um só e tem muitos membros,
e todos os membros, apesar de numerosos,
constituem um só corpo,
assim também sucede com Cristo.
Na verdade, todos nós
- judeus e gregos, escravos e homens livres -
fomos batizados num só Espírito,
para constituirmos um só Corpo.
E a todos nos foi dado a beber um único Espírito.
Palavra do Senhor.
The Descent of Holy Spirit Anthony van Dyck 1618-1620
EVANGELHO Jo 20, 19-23
«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o
Espírito Santo»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João:
Na tarde daquele dia, o primeiro da semana,
estando fechadas as portas da casa
onde os discípulos se encontravam,
com medo dos judeus,
veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes:
«A paz esteja convosco».
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.
Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.
Jesus disse-lhes de novo:
«A paz esteja convosco.
Assim como o Pai Me enviou,
também Eu vos envio a vós».
Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes:
«Recebei o Espírito Santo:
àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados;
e àqueles a quem os retiverdes serão retidos».
Palavra da salvação.
Pentecote Eglise ancien Hospital Innsbruck Tirol
Pentecostes (em grego antigo: πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo
[dia]") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e
comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O
Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de
Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus
Vigilie Pinsteren Fernando Gallego XV cent.
"Espírito Santo com a agilidade de Sua bondade e de Seu amor a
nós, infunde-Se rapidamente em todas as almas dispostas a recebê-lo. Quem
poderia enunciar os maravilhosos efeitos que Ele produz em qualquer lugar onde
é recebido! Fala sem articular palavras, e todos ouvem Seu divino silêncio.
Está sempre imóvel e sempre em movimento, e Sua imobilidade móvel comunica-se a
todos. Permanece sempre em repouso e, não obstante, age sempre; e no Seu
repouso realiza as mais dignas e admiráveis obras. Sempre em movimento, sem
nunca mudar de lugar, confirma e ao mesmo tempo destrói tudo onde penetra. Sua imensa
e penetrante ciência tudo conhece, tudo ouve e tudo descobre. Sem necessidade
de estar atento, ouve a menor palavra dita no mais íntimo do coração".
The Descent of Holy Spirit
Papa Francisco: "Um dos Padres da Igreja usa uma expressão de que
gosto muito: o Espírito Santo «ipse harmonia est – Ele próprio é a
harmonia». Só Ele pode suscitar a diversidade, a pluralidade, a multiplicidade
e, ao mesmo tempo, realizar a unidade."
Pentecostes
O
Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais
externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da
descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo. Para
os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a
missão universal.
Pentecostes coptic icon
** Pe. Antoine Coelho, LC:
**Quem
nunca teve a experiência de ser invadido com força pelo Espírito Santo
dificilmente poderá entender o que experimentaram os Apóstolos no dia de
Pentecostes. O que não foi conseguido depois de três anos com o Senhor, depois
de serem testemunhas de Sua morte e Ressurreição, foi conseguido por este fogo
divino que lhes encheu os corações, liberando-os do seu medo, dos bloqueios
interiores e sobretudo de uma existência centrada sobre si mesmos.
Corrado Giaquinto The Holy Spirit
**Conta
são Lucas que ouviram primeiro um rumor como uma forte rajada de vento, que
encheu toda a casa, e depois viram línguas como de fogo, pousando-se sobre cada
um deles. Invadiu-os uma alegria inimaginável e uma força ardente. Por momentos
o céu inclinou-se para eles, dando-lhes a entender com mais nitidez o que
significa viver em Deus.
Pentecostes Giotto 1303-04 Padua
**Depois, sabemos o que ocorreu: “saturados” de Deus, sairam a anunciá-lo. Era quase mais forte que eles,[...]Diversos elementos são necessários para que se produza esta experiência transformante, na qual Deus começa realmente a tomar as rédeas das nossas vidas, na qual sentimos que já deixamos de recolher nas nossas redes alguns peixes e que a pesca começa a ser miraculosa.Em primeiro lugar, Cristo tem de ser realmente o centro das nossas vidas.
O Espírito vem de Cristo.
Andrea da Firence Descent of Holy Spirit 1365-68 Santa Maria Novella Florence
**[...]Esse
é pois o caminho: que nada seja mais importante que Cristo, nada mais
prioritário do que a oração e que a nossa vida seja um aceitar ser guiado por
Cristo. A primeira comunidade cristã soube integrar muito bem estes elementos.
Por isso Pentecostes foi realmente para ela uma revolução, uma força de
irradiação que, logo na primeira pregação da história cristã, conseguiu 3 mil
conversões!! Mas como dizíamos ao início, não o vejamos como um acontecimento
exclusivo dos primeiros tempos. Seria um grave erro. “Farão obras maiores que
as minhas”, diz Cristo no Evangelho. Isso aplica-se aos cristãos de todos os
tempos, a todos os que querem lançar-se com seriedade e radicalidade na
aventura cristã
da homilia
do Pe. Antoine Coelho, LC
Pentecostes El Greco (detail)
O Espírito Santo é quem nos impulsiona na caminhada, ele é o que transforma as nossas vidas, e é em nome de Jesus que ele quebranta o nosso coração. Santo Agostinho já dizia “se amas, faças o que quiseres”, ame a Cristo, e viva um pentecostes a cada dia, clame ao Senhor pois ele te ouve e esta te esperando. Ore no Espirito todos os dias, e faça dessa graça o mover de sua vida para o céu
Jorge Afonso Pentecostes 1515 Retábulo da Igreja Madre de Deus Portugal
Jeronimo Jacinto Espinosa Adoration of Eucharist 1650 Valentia Spain
É o Espírito Quem nos faz
compreender - muitas vezes às apalpadelas (cf. At 17, 27), como se andássemos
às escuras - os ensinamentos revelados pela Palavra da verdade. É por um dom do
Paráclito que aos poucos vamos conhecendo- os e constituindo uma noção cada vez
menos imprecisa a respeito da Santíssima Trindade. Por isso, pedimos na Oração
do Dia: "Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o
Espírito Santificador, revelastes o vosso inefável mistério, fazei que,
professando a verdadeira Fé, reconheçamos a glória da Trindade e adoremos a
Unidade onipotente".
Para bem entendermos este
versículo, precisamos considerar a rudeza dos Apóstolos, sua condição de
pessoas simples e a sublimidade dos ensinamentos que lhes seriam confiados.
Tudo isto exigia, segundo o padre Tuya, "uma transformação radical que, no
plano do Pai, estava reservada ao Pentecostes, como ponto inicial da ação do
Espírito sobre eles".
Necessitavam dos dons do Paráclito para compreender certas verdades
reveladas, que ultrapassam a capacidade humana de entendimento.
Jeronimo Jacinto Espinosa Adoration of Eucharist 1650 Valentia Spain
Depois
de terem recebido o Espírito Santo, os Apóstolos foram iluminados para pregar o
que antes por forma alguma compreendiam; tornados ardentes de amor de Deus e de
zelo pela salvação das almas, eles – que antes eram pusilânimes e tímidos,
abandonando, por isso, vilmente Jesus Cristo no Getsémani –, foram depois
fortes e corajosos para afrontar fadigas, perseguições, martírios de toda a
espécie, não só com generosidade, mas até com alegria, pois, tendo um dia sido
açoitado pelo Sinédrio, por ódio a Jesus Cristo, “eles saíram alegres de diante
do conselho, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de
Jesus” (Atos dos Apóstolos, V, 41).
Pentecostes el Greco
Vimos
a verdadeira Luz, recebemos o Espírito celeste, encontramos a verdadeira fé:
adoramos a Trindade indivisível, pois foi ela quem nos salvou" (Catecismo
da igreja católica, parágrafo 732)
Com efeito, no decurso da era da
Nova Aliança, o Espírito Santo não deixa de inspirar progressivamente as almas
no sentido de melhor entenderem a riquíssima doutrina deixada por Nosso Senhor.
Tudo quanto Ele ensinou será passível de desdobramentos e aprofundamentos até o
fim do mundo. E sempre haverá novas pérolas a descobrir nesse inesgotável
tesouro, pois, "embora a Revelação esteja terminada, não está explicitada
por completo; caberá à Fé cristã captar gradualmente todo o seu alcance ao
longo dos séculos".
Discesa dello Spirito Santo by Giovanni Maria Morandi sec XVII
Em
Pentecostes, uma figura se sobressai: o Espírito Santo! É por meio d’Ele que a
obra de renovação acontece nos corações e na face da Terra. Não foi à toa, não
foi por acaso que o Pai e o Filho quiseram derramar neste dia o Espírito Santo.
Como vimos, para os judeus já era um dia festivo, um dia de alegria no Senhor.
E para que a alegria fosse plena em nós, quis Deus enviar-nos seu Espírito. Por
isso, toda vida triste, toda vida quebrada, viciada ou perdida, não realiza,
não manifesta Pentecostes...
Uma vida plena do Espírito é uma vida cheia de felicidade, de amor, de integridade, de paz, de respeito, de esperança, de justiça! Quando o Espírito vem, é Festa!
Uma vida plena do Espírito é uma vida cheia de felicidade, de amor, de integridade, de paz, de respeito, de esperança, de justiça! Quando o Espírito vem, é Festa!
Duccio di Buoninsegna Pentecostes 1308
"Marie préside en connaisseuse à
la venue de l'Esprit qui fera des apôtres des fils configurés au Fils...
Pentecostes
é Festa da Unidade: “Todos” estavam reunidos, “todos” ficaram cheios do
Espírito Santo e “todos” escutaram a Palavra de Deus em sua língua... “Todos”.
A obra do Espírito é esta: não deixar ninguém de fora, incluir a todos na
lógica do amor. Quando o Senhor Deus Espírito Santo vem sobre a Igreja, vem
sobre nós, vem para re-unir os que estavam dispersos, vem para banir
discórdias, brigas, rivalidades, ciúmes. Por isso, se hoje é Pentecostes para
você, reconcilia-te! Vai ao teu irmão e implora com ele o Espírito sobre ambos
para que as divisões e ressentimentos não ganhem força, mas apenas o amor que
tudo espera, tudo perdoa, tudo alcança!
Jean Restout Pentecost 1732 Musée du Louvre Paris
Jean Restout Pentecost 1732 Musée du Louvre Paris detail
Pentecostes
é Festa dos Dons: “Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza
todas as coisas em todos”(1 Cor 12,6). Deus é muito criativo e concede seus
carismas a quem quer e como quer; para Ele não há barreiras, não há receios,
não há limites, não há preconceitos. O Espírito sempre dá o que deseja em todos
os tempos e a todos as pessoas. Faz maravilhas que não se podem imitar, nem
prever. Diante d’Ele, ninguém é judeu, grego, escravo ou livre, isto é, não
somos classificáveis, não temos títulos ou posições; somos enquanto estivermos
n’Ele.
Pentecostes bizantine icon
Pentecostes
é Festa do Ressuscitado: Hoje é o último dia da Páscoa. Como ouvimos no
Evangelho, é da boca do Cristo ressuscitado que procede o Sopro do Espírito: “E
depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito
Santo’”(Jo 20,22). O bafejar do Ressuscitado sobre os Apóstolos é dom de paz; o
halitar de Jesus sobre eles é remédio contra o pecado... Este “sopro”, o “ruah”
que modifica tudo por onde passa, concedendo vida ao que está morto, ao caído,
é o Divino Espírito Santo.
Pentecoste
São Bernardo (1091-1153)
Monge cisterciense e Doutor da Igreja
3º sermão para o Pentecostes
«É melhor para vós que Eu vá»
O Espírito Santo estendeu sobre a Virgem Maria a Sua sombra (Lc 1,35) e,
no dia de Pentecostes, fortificou os apóstolos; a Ela, fê-lo para suavizar o
efeito da vinda da divindade ao seu corpo virginal e a eles, para os revestir
com a força do alto (cf. Lc 24,49), isto é, com a mais ardente caridade. [...]
Como teriam eles, na sua fraqueza, podido cumprir a sua missão de triunfar
sobre a morte sem «esse amor, mais forte que a morte», e de não permitir que
«as portas do abismo prevalecessem sobre eles» sem esse amor mais inflexível
que o abismo? (cf. Mt 16,18; Ct 8,6) Ora, ao ver esse zelo, alguns julgavam-nos
ébrios (cf. Act 2,13). Efectivamente, estavam ébrios, mas de um vinho novo
[...], aquele que a «verdadeira videira» deixara derramar do alto do céu,
aquele que «alegra o coração do homem» (cf. Jo 15,1; Sl 103,15). [...] Era um
vinho novo para os habitantes da terra mas, no céu, encontrava-se em abundância
[...], jorrava em golfadas pelas ruas e pelas praças da cidade santa, por onde
espalhava a alegria do coração. [...]
Assim, havia no céu um vinho especial que a terra desconhecia. Mas a terra tinha também qualquer coisa que lhe era própria e que era a sua glória - a carne de Cristo - e os céus tinham uma grande sede da presença dessa carne. Quem poderia impedir essa troca tão certa e tão rica em graça entre o céu e a terra, entre os anjos e os apóstolos, de forma que a terra possuísse o Espírito Santo e o céu a carne de Cristo? [...] «Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós», disse Jesus. Quer dizer, se não deixais partir aquilo que amais, não obtereis o que desejais. «É melhor para vós que Eu vá» e que vos transporte da terra ao céu, da carne ao espírito; pois o Pai é espírito, o Filho é espírito e o Espírito Santo é também espírito. [...] E o Pai «é espírito; por isso, os que O adoram devem adorá-Lo em espírito e verdade» (Jo 4,23-24).
Assim, havia no céu um vinho especial que a terra desconhecia. Mas a terra tinha também qualquer coisa que lhe era própria e que era a sua glória - a carne de Cristo - e os céus tinham uma grande sede da presença dessa carne. Quem poderia impedir essa troca tão certa e tão rica em graça entre o céu e a terra, entre os anjos e os apóstolos, de forma que a terra possuísse o Espírito Santo e o céu a carne de Cristo? [...] «Se Eu não for, o Paráclito não virá a vós», disse Jesus. Quer dizer, se não deixais partir aquilo que amais, não obtereis o que desejais. «É melhor para vós que Eu vá» e que vos transporte da terra ao céu, da carne ao espírito; pois o Pai é espírito, o Filho é espírito e o Espírito Santo é também espírito. [...] E o Pai «é espírito; por isso, os que O adoram devem adorá-Lo em espírito e verdade» (Jo 4,23-24).
detail de Anunciação Champignon Descida do Espírito Santo
"Quando, porém, vier o Espírito da Verdade,
Ele vos conduzirá à plena verdade".
"Conduzir
à plena verdade não significa ensinar de qualquer maneira toda a verdade, mas
agir de modo que o mestre leve quase pela mão o discípulo, e vá ensinando-lhe o
caminho da verdade mais adequado à sua inteligência; ou seja, não expor-lhe
todas as coisas ao mesmo tempo ou em desordem, mostrando primeiro o difícil e
depois o fácil, mas ao contrário, propondo primeiro o fácil e em seguida o
difícil, cada coisa a seu tempo, de acordo com o aproveitamento e a capacidade
de quem aprende".
ortodox icon
Dons de Santificação, são
dons que o espírito de Deus nos concede para estarmos em sintonia com o próprio
Deus, é a luta contra o pecado, é o nosso retorno com Deus. Os dons de
santificação são sete entre eles temos:
- Dom da Fortaleza
- Dom da Piedade
- Dom de Sabedoria
- Dom do Conhecimento
- Dom do Conselho
- Dom do Entendimento
- Dom do Temor de Deus
Na
verdade, enquanto Jesus estava subindo para Jerusalém, ele declarou aos seus
discípulos: "Eu vim lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que fosse
aceso!" (Lucas
12:49). Estas
palavras encontram a sua realização mais evidente aos 50 dias após a Ressurreição,
no Pentecostes.
ortodox icon Esperando Pentecostes
Diz
um texto oriental litúrgica da festa de Pentecostes:
"Bendito és Tu, Cristo nosso Deus: Tu fez a pescadores mais sábios, enviando-lhes o Espírito Santo, e através deles você pregou no mundo. Amigo da humanidade, glória a Ti ".
"Bendito és Tu, Cristo nosso Deus: Tu fez a pescadores mais sábios, enviando-lhes o Espírito Santo, e através deles você pregou no mundo. Amigo da humanidade, glória a Ti ".
Aurel Ianescu Pentecoste ortodox icon
Pentecostes
The Pentecost Juan Bautista Maino 1620-25
Pentecostes
The Pentecost Juan Bautista Maino 1620-25
Hildegard de Bingen
“O Espírito Santo é a vida que dá vida,
motor do universo e raiz de todo ser criado,
Ele purifica o universo de impurezas,
Ele cancela a culpa e acalma as feridas,
assim ele é vida que ilumina, digna de louvor,
que desperta e faz ressurgir o universo sempre de novo” [13].
motor do universo e raiz de todo ser criado,
Ele purifica o universo de impurezas,
Ele cancela a culpa e acalma as feridas,
assim ele é vida que ilumina, digna de louvor,
que desperta e faz ressurgir o universo sempre de novo” [13].
Nós
não estamos sozinhos, o Senhor repete isso de várias maneiras. A memória de suas palavras nos conforta, como
também a experiência viva da fé que não abandona aqueles que examinam
cuidadosamente as Escrituras, nem aqueles que vivem suas vidas diárias com
coração generoso e acolhedor. Se medirmos as nossas forças, percebemos que
somos fracos e necessitados, mas se nós reconhecemos do que fomos feitos, aquela
Palavra entra em nós como Espírito vivificante, prometido para preencher nossas
lacunas, para ampliar nossos horizontes e fortalecer os muros dos nossos
corações estremecidos pelo medo...
Pentecoste
O que o
Espírito Santo operou nos Apóstolos continua a operar na Igreja (docente), à
qual assiste e guia na verdade, e confere aos sagrados Pastores virtude e força
para continuarem, na Igreja, a missão dos Apóstolos, de quem são legítimos
sucessores.
Ele
conserva, santifica e vivifica a Igreja; é para a Igreja o que a alma é para o
nosso corpo, ao qual vivifica.
O
Espírito Santo não vivifica só a Igreja como corpo místico de Nosso Senhor
Jesus Cristo, mas santifica e vivifica também cada alma em particular.
Santifica
as almas por meio dos sacramentos; consagra como seu templo, todo o homem no
santo Batismo, confere-lhe dons e graças sobrenaturais e (se a Ele se
corresponde) desenvolve e forma nele (homem) o caráter de cristão.
Pentecoste ortodox icon
Se
hospedarmos o Espírito, nós cultivaremos com ele a esperança da qual podemos
ter razão com a alegria e a segurança dos filhos de Deus. "Caríssimos, adorai ao Senhor Jesus Cristo
em vossos corações, sempre prontos para responder a quem lhes perguntar o
motivo da esperança que há em vós.” A vida testemunhada também pelas motivações e
aprofundamentos de nossa fé.
Gustave Doré Le Pentecôte
Assim
como Deus manda à natureza, em tempo oportuno: o orvalho, a chuva, o sol e mil
outros auxílios, segundo as suas sábias leis; assim o Espírito Santo envia a
todo o verdadeiro católico incontáveis auxílios de graça eficaz, ilustrações,
estímulos, “raios de sol” sobrenatural, orvalho e chuva do alto; e ainda
“relâmpagos” deslumbrantes que advertem e despertam; “raios e tempestades”, mas
sempre de modo que tudo concorra para o bem daqueles que amam a Deus.
Pentecostes Jorge Afonso 1515
Pedro,
chamado pelo Senhor Jesus e enviado a confirmar os seus irmãos e guiar a Igreja
de ontem e de hoje, convida-nos a todos à doçura, ao respeito, à retidão que
faz discernir a vontade de Deus. É um caminho em direção à nossa
verdadeira identidade mais profunda, que não teme ameaças externas e que é
reforçada na adversidade. É então que podemos atestar a força do Espírito Santo
que age em nós; somente com esta disponibilidade se pode superar aquilo que sacode
as águas e tira a estabilidade do nosso barco.
iluminura medieval
Ingebog Psalter
O Saltério
de Ingeborg é um manuscrito medieval ricamente iluminado, criado para a rainha Ingeborg da Dinamarca em torno de 1200, e
que está depositado atualmente no Museu Condé, em Chantilly, França.O nome do
autor das iluminuras é desconhecido, sendo chamado atualmente de O Mestre do
Saltério de Ingeborg, cuja mão foi reconhecida em outros manuscritos da
época . Parece que outro artista também trabalhou na obra. O estilo das
ilustrações representa uma mudança na tradição românica de ilustrações
altamente estilizadas em favor de uma representação mais naturalista do mundo.
Outras características notáveis são o modelado tridimensional das figuras, suas
proporções inovadoras e sua grande expressividade, além do intenso colorido,
que já atualizam o estilo gótico que se tornava dominante na Europa
Holy Spirit Cenáculo
Mudança
de rumo é perigosa, arriscamos não encontrar aquele que nunca deixou de nos dar
indicações claras e inequívocas para alcançar a meta, para nos mostrar o
caminho mais simples e direto, aquele que, talvez, por natureza, nunca teríamos
escolhido.
Juan de Flandes Pentecost Museo del Prado Spain
"Quem
me ama será amado por meu Pai e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Será
possível que alguém se atemorize com um convite para amar e ser amado?"Vinde
e vede as obras de Deus, em suas maravilhas no meio dos homens! Vinde escutar,
vós todos que temeis a Deus e narrarei o que ele fez por mim." Este é
o nosso compromisso como cristãos, pequenos espelhos que refletem os raios de
luz em um mundo envolto em trevas.
Pentecostes les Très Riches Heures du Duc Berry,Folio Musée Conde Chantilly
O
apóstolo Pedro, entusiasmado pelo Senhor, nos faz um convite de uma beleza
surpreendente. Um apelo urgente: aquele de adorar o Senhor na interioridade,
nas profundezas do coração. Um convite que se desdobra nesta outra solicitação:
aquela de estar sempre pronto para dar expressão convincente da própria fé com
esperança. O autor sagrado também não deixa de ensinar o modo como este
testemunho deve ser feito. É hoje uma recomendação ainda mais relevante do que
nunca.
Jaques Blanchard Pentecostes sec XVII(detail)
Jaques Blanchard Pentecostes sec XVII( Detail)
Acolhendo
a presença do Espírito Santo prometido, e aprofundando a nossa vida de fé para
dar as razões de nossa esperança poderemos, como os apóstolos, ver as
maravilhas da evangelização e dos sinais pela pregação proclamada. Não é à toa
que Pedro nos diz, antes de tudo: Adorai a Cristo em vossos corações. A fé está
em ti. A fé é uma Pessoa. É preciso que façamos o encontro pessoal com Ele,
caminho, verdade e vida, Espírito que nos convida a contemplar a Verdade da fé.
ortodox icon
A missão do Espírito Santo, enviado pelo Pai em
nome do Filho e pelo Filho "de junto do Pai" (Jo 15,26), revela que o
Espírito é com eles o mesmo Deus único. "Com o Pai e o Filho é adorado e
glorificado".
Chassuble pour la Pentecôte
velours et fil d'or réalisée
par les carmélites de Blois fin XVIIe.
Descent of the Holy Spirit Ticiano Veccelio
Papa Bento XVI:
O Evangelho nos oferece também uma imagem
maravilhosa para esclarecer a relação entre Jesus, o Espírito Santo e o Pai: o
Espírito Santo é representado como o sopro de Jesus Cristo ressuscitado (cf. Jo
20,22). O evangelista João retoma aqui a imagem da narração da criação, onde se
diz que Deus soprou nas narinas do ser homem um hálito de vida (cf. Gn 2, 7). O
sopro de Deus é vida. Agora, o Senhor sopra em nossa alma um novo hálito de
vida, o Espírito Santo, a sua mais íntima essência, deste modo nos acolhe na
família de Deus. Com o Batismo e o Crisma nos é dado este dom de maneira
específica, e com os Sacramentos da Eucaristia e da Penitência esse dom se
repete continuamente: o Senhor sopra em nossa alma um hálito de vida. Todos os
sacramentos, cada um à sua maneira, comunicam ao homem a vida divina, através
do Espírito Santo que neles age.
Pentecostes
- Pentecostes, uma teofania (símbolos: pomba, línguas de fogo sobre a cabeça dos apóstolos e Maria). Nas teofanias bíblicas elemento visual é um pouco desfocado e concentra a atenção sobre a presença de Deus falando. Em Pentecostes, eles ouviram um estrondo de trovão do céu, como um vento forte, viram línguas de fogo e a palavra ecoou através da boca dos apóstolos que deram testemunho de que Jesus morreu e ressuscitou. É o nascimento da Igreja, chamada a anunciar o Evangelho até os confins da terra.
Anton Raphael Mengs Pentecostes 1765 Ermitage
- Os apóstolos (um semicírculo). O arranjo lembra as representações dos concílios ecumênicos: as igrejas orientais comemoram os grandes concílios como as festas do Espírito Santo, e por esta razão os apóstolos não discutem e não dizem nada, numa atitude de escuta da Palavra de Deus.
Pentecostes autor desconhecido
- A Igreja "apostólica" é universal; o caráter da Igreja apostólica que não é somente de ser o povo de Deus,mas também é em destaque a salvação universal trazida pelos apóstolos e seus sucessores. Todo o universo criado, gemendo «aguarda ansiosa a revelação dos filhos de Deus" (Rom 8,19-21).
Grão Vasco Pentecostes Capela da Portaria do Mosteiro Santa Cruz de Coimbra Portugal 1534-1535 ass.Velasco
Quem participa nesta vida nova no Espírito conserva sua individualidade. O colégio dos apóstolos não é uma comunidade, mas uma comunhão: todo mundo tem uma aparência diferente e uma particular expressão facial, mas todos são um ícone de Cristo.
Icone de la Pentecôte L'Esprit Saint Descent sur le Group des Apotres
Os Apóstolos, reunidos no Cenáculo de Jerusalém,
“eram perseverantes e unânimes na oração, junto com algumas mulheres e a Maria,
mãe de Jesus, e seus irmãos” (Atos 1.14). Estavam reunidos na humilde e
confiante expectativa de que se cumprisse a promessa do Pai que lhes foi
comunicada por Jesus: “Vós, daqui a poucos dias, sereis batizados com o
Espírito Santo… recebereis a força do Espírito Santo que descerá sobre vós”
(Atos 1,5.8 ).
Papa Bento XVI
Pentecostes Maria
O Espírito Santo é sobretudo Espírito Criador e o
Pentecostes é a festa da criação. Para nós cristãos, o mundo é fruto de um ato
de amor de Deus, que fez todas as coisas e Ele se alegra porque “é coisa boa”,
“coisa muito boa” (cf. Gn 1,1-31). Portanto, Deus não é o totalmente Outro,
inominável e obscuro. Deus se revela, tem um rosto, Deus é razão, Deus é
vontade, Deus é amor, Deus é beleza. A fé no Espírito Criador e a fé no
Espírito que o Cristo Ressuscitado doou aos Apóstolos e doa a cada um de nós,
são inseparavelmente unidas.
Papa Bento XVI
Juan de Flandes The Pentecost 1504
http://www.ihu.unisinos.br/
Pelo Espírito,
tudo que pertence ao Cristo
e, por conseqüência, a Deus
torna-se nosso e “permanecerá para sempre conosco”. O Espírito não tem nada
de particular a nos ensinar, nenhuma mensagem pessoal, mas irá repetir para nós
tudo o que Jesus
nos disse. Por que esta repetição? Porque temos que ouvir novamente esta ou
aquela palavra de Jesus
em função do que temos que viver. Pelo Espírito,
a palavra de Jesus
deixa o domínio das generalidades para vir se encarnar bem ali, onde nos
encontramos. Por isso, em meio às sugestões e solicitações que nos atacam,
vamos poder discernir a voz do Espírito.
Esta é a voz d’Aquele que nos defende, nos assiste e nos consola, conforme o
sentido mais rico do nome “Defensor”.
Compreende-se que a presença interior do Espírito
possa nos dar segurança e nos trazer a paz. Por isso, no mesmo momento em que
nos anunciou o dom do Espírito,
Jesus
nos disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou.”
A reflexão é de Marcel Domergue,
sacerdote jesuíta francês
http://www.ihu.unisinos.br/
The Pentecost
O
Espírito Santo é quem nos faz reconhecer em Cristo o Senhor, e nos faz
pronunciar a profissão de fé da Igreja: “Jesus é o Senhor” (cf. 1 Coríntios 12,
3b). Senhor é o título atribuído a Deus no Antigo Testamento, título que na
leitura da Bíblia tomava o lugar de seu impronunciável nome. O Credo da Igreja
nada mais é do que o desenvolvimento do que se diz com esta simples afirmação:
“Jesus é o Senhor”.Desta profissão de fé São Paulo nos diz que se trata
realmente da palavra e da obra do Espírito Santo. Se queremos estar no Espírito
Santo, temos de aderir a esse credo. Fazendo-o nosso, aceitando-o como nossa
palavra, temos acesso à obra do Espírito Santo.
Papa Bento XVI
Papa Bento XVI
Merazhoffen Pfarrkirche Josephsaltar Altar Blatt Pfingswunder Fidelis Shabet XIX sec.
Descent of the Holy Spirit Benfatto del Friso Alvise 1580 Ermitage
Dumitri Staniloae:
O Espírito Santo, introduzindo a energia divina nas
profundezas da criatura, suscita ao mesmo tempo, na medida em que esta energia
vem inteiramente de Cristo, uma sensibilidade para Deus, pela presença e ação
divinas na vida humana e no mundo. “Sem o Espírito Santo, escreve santo
Atanásio, somos estranhos a Deus e estamos longe d’Ele. Pelo Espírito
participamos de Deus. Pois estar em Deus não depende de nós, mas do Espírito
que está em nós e habite em nós, enquanto o conservamos em nós pela confissão
(da fé)” (Or. III contra Arianos, PG 26, 373).
No Espírito Santo e, por conseguinte, em Cristo, Deus
deifica a criatura, porque o Espírito a faz transparente a Deus. “N’Ele (no
Espírito), nota de santo Atanásio, o Verbo glorifica a criatura e, deificado-a,
apresenta-a ao Pai. Mas, Aquele que unifica a criatura com o Verbo não podia
ser ele mesmo uma criatura” (Ep. Ad Serapionem, PG 26, 589).
Dumitru Staniloae
Pentecôte Master of Crucifix of Pesaro 1380 Musée des Beaux Arts de Strasbourg
Milano San Marco Cappella di S.Guiseppe Pentecostes
Giotto di Bondone Pentecostes
Recitando o Credo, nós entramos no mistério do
primeiro Pentecostes: da confusão de Babel, daquelas vozes que clamam uma
contra a outra, acontece uma transformação radical: a multiplicidade torna-se
unidade multiforme, do poder unificador da Verdade cresce a compreensão. No
Credo que nos une de todos os cantos da Terra, que, através do Espírito Santo,
faz com que nos compreendamos mesmo na diversidade de línguas, através da fé,
esperança e amor, se forma a nova comunidade da Igreja de Deus.Papa Bento XVI
Grão Vasco Pentecostes Capela da Portaria do Mosteiro Santa Cruz de Coimbra Portugal 1534-1535 ass.Velasco (detail)
O Evangelho nos oferece também uma imagem maravilhosa para esclarecer a relação entre Jesus, o Espírito Santo e o Pai: o Espírito Santo é representado como o sopro de Jesus Cristo ressuscitado (cf. Jo 20,22). O evangelista João retoma aqui a imagem da narração da criação, onde se diz que Deus soprou nas narinas do ser homem um hálito de vida (cf. Gn 2, 7). O sopro de Deus é vida. Papa Bento XVI
Jean Baptiste Jouvenet La Pentecôte 1708
VENI, Sancte Spiritus, reple tuorum corda
fidelium,
et tui amoris in eis ignem accende.
Vinde,
Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis
e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Emitte Spiritum tuum et creabuntur;
Et renovabis faciem terrae.
e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Emitte Spiritum tuum et creabuntur;
Et renovabis faciem terrae.
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado,
e renovareis a face da terra.
e renovareis a face da terra.
Oremus:
DEUS, qui corda fidelium Sancti Spiritus illustratione docuisti: da nobis in eodem Spiritu recta sapere, et de eius semper consolatione gaudere
DEUS, qui corda fidelium Sancti Spiritus illustratione docuisti: da nobis in eodem Spiritu recta sapere, et de eius semper consolatione gaudere
Oremos:
Deus, que instruístes os corações dos
vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas
as coisa, segundo o mesmo Espírito, e
gozemos sempre da Sua consolação,
Per
Christum Dominum nostrum. Amen.
por Cristo Senhor Nosso. Amém!"
The Pentecost Juan Bautista Maino 1615-20 Prado Spain
O Espírito Santo nos dá testemunho de que somos filhos e filhas de Deus.
Pentecostes iluminura
Senhor Jesus,enviai o Espírito Santo aos corações de vossos fiéis, para que sejam purificados e fortalecidos.
Pentecost brugesa 1489
Agora, o Senhor sopra em nossa alma um novo
hálito de vida, o Espírito Santo, a sua mais íntima essência, deste modo nos
acolhe na família de Deus. Com o Batismo e o Crisma nos é dado este dom de
maneira específica, e com os Sacramentos da Eucaristia e da Penitência esse dom
se repete continuamente: o Senhor sopra em nossa alma um hálito de vida. Todos
os sacramentos, cada um à sua maneira, comunicam ao homem a vida divina,
através do Espírito Santo que neles age. Papa Bento XVI
26É assim que também o Espírito vem em auxílio da
nossa fraqueza, pois não sabemos o que havemos de pedir, para rezarmos como
deve ser; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis. 27E
aquele que examina os corações conhece as intenções do Espírito, porque é de
acordo com Deus que o Espírito intercede pelos santos.Rm 8,26
Jan Joest von Kalkar Pentecost 1508
O
Espírito Santo é Criador, é ao mesmo tempo Espírito de Jesus Cristo, de modo
que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um e único Deus. Papa Bento XVI
Santo Spirito Pentecostes
E à
luz da primeira leitura, podemos acrescentar: o Espírito Santo vivifica a
Igreja. Ela não deriva da vontade humana, da reflexão, da habilidade do homem e
da sua capacidade de organização, porque se assim fosse há muito tempo ela
teria morrido, conforme passam todas as coisas humanas. Papa Bento XVI
Guido Reni The Descent of Holy Spirit
Ela
é o Corpo de Cristo, animada pelo Espírito Santo. As imagens do vento e do
fogo, usados por São Lucas para representar a vinda do Espírito Santo (cf. At
2, 2-3), recordam o Sinai, onde Deus se revelou ao povo de Israel e lhe
ofereceu a sua aliança; “o Monte Sinai estava coberto de fumo – lê-se no Livro
do Êxodo – porque sobre ele desceu o Senhor no fogo” (19, 18). Papa Bento XVI
The Pentecost Luis M.Toque
Descida do Espírito Santo ( detail) mestre de Vychobrod Petr Sádlecek 1350 Monasterio Sta Agnes Rep Tcheca
The Descent of the Holy Spirit to Mary and Apostles
Mariotto di Nardo Pentecostes sec XIV
The Pentecostes Juan Bautista Maino 1612-14 Prado Spain
Desde o início, a Igreja é una, católica e
apostólica: esta é a sua verdadeira natureza e como tal deve ser reconhecida.
Ela é santa, não por causa da capacidade de seus membros, mas porque o próprio
Deus, com o seu Espírito, a cria e santifica para sempre. Papa Bento XVI
Pentecôte Large Fresco du Maurice Denis Eglise du Saint Esprit Paris
Texto das catequeses de São Cirilo de Jerusalém
(séc. IV).*
[....] Com o
Espírito Santo acontece o mesmo. Sendo único, com uma única maneira de ser e
indivisível, distribui a graça a cada um conforme lhe apraz. E assim como a
árvore ressequida, ao receber água, produz novos rebentos, assim também a alma
pecadora, ao receber do Espírito Santo o dom do arrependimento, produz frutos
de justiça. O Espírito tem um só e o mesmo modo de ser; mas, por vontade de
Deus e pelos méritos de Cristo, produz efeitos diversos.
Pentecostes Grão Vasco
Serve-se
da língua de uns para comunicar o dom da sabedoria; ilumina a inteligência de
outros com o dom da profecia. A este dá o poder de expulsar os demônios; àquele
concede o dom de interpretar as Sagradas Escrituras. A uns fortalece na
temperança, a outros ensina a misericórdia; a estes inspira a prática do jejum
e como suportar as austeridades da vida ascética; a outros ainda prepara para o
martírio. Enfim, manifesta-se de modo diferente em cada um, mas permanece
sempre igual a si mesmo, como está escrito: “A
cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum” (1Cor 12,5).*
Pentecostes
Branda e
suave é a sua aproximação; benigna e agradável é a sua presença; levíssimo é o
seu jugo! A sua chegada é precedida por esplêndidos raios de luz e ciência. Ele
vem com o amor entranhado de um irmão mais velho: vem para salvar, curar, ensinar,
aconselhar, fortalecer, consolar, iluminar a alma de quem o recebe e, depois,
por meio desse, a alma dos outros.*
Pentecostes
Quem se
encontra nas trevas, ao nascer do sol recebe nos olhos a sua luz, começando a
enxergar claramente coisas que até então não via. Assim também, aquele que se
tornou digno do Espírito Santo, recebe na alma a sua luz e, elevado acima da
inteligência humana, começa a ver o que antes ignorava.*
ortodox icon
No Pentecostes, quando os discípulos tomarão consciência
de que são investidos pelo Espírito de Cristo, eles sairão do Templo para
anunciar pelo mundo inteiro, em todas as línguas, a salvação oferecida
gratuitamente a todas e todos. São Paulo dirá que a Igreja é Corpo de Cristo e
São Mateus resumirá muito bem a missão confiada a toda a Igreja: “Portanto, vão
e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome
do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que
ordenei a vocês.
Eis que eu estou com vocês todos os dias, até o fim do mundo”
(Mt 28, 19-20).
Jean Debruynne
Pentecostes ortodox icon
Quando
vier o Espírito da Verdade, ele encaminhará vocês para toda a verdade” (Jo 16,
13a).
Mas atenção! Se o Espírito Santo nos encaminhará para toda a verdade,
isso é feito aos poucos. Ela se exprime no tempo e na história... numa
evolução.
O exegeta francês Jean Debruynne escreve: “A verdade é um
caminho: ‘Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas agora vocês não seriam
capazes de suportar’... O Espírito de Deus está encarregado de nos encaminhar
para toda a verdade.
. É uma
aproximação, um passo a passo. É uma história. O Espírito não trabalha segundo
trâmites, nem segundo a lógica empresarial. A verdade não se adquire como um
diploma. O Espírito é uma pessoa. A terceira pessoa da Trindade”.
O futuro
está sempre para ser feito. Recordemos o que Jesus dizia: “Mas o Defensor, o
Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as
coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse” (Jo 14, 26). Mas como,
então, o Espírito pode ser memória do futuro? É simples: a Palavra é uma
semente e uma semente cresce. Portanto, nada foi dito uma vez para sempre. A
Palavra está em devir e isso porque nós estamos muito mais próximos da colheita
hoje do que quando a Palavra de Cristo foi semeada. Ao mesmo tempo, a nossa
compreensão de Deus também evolui.
. Não é a
esperança o melhor da fé? Recordemos o que disse Charles Péguy: “A fé
que eu prefiro, diz Deus, é a esperança. A fé, e isso me surpreende, não é
admirável... Mas a esperança, diz Deus, e isto me surpreende. Isso é incrível.
No caminho da salvação, na estrada interminável, no caminho entre essas duas
irmãs, a fé e a caridade, a pequena esperança avança. É ela, essa pequena, que
arrasta tudo. Porque a fé vê apenas o que é. Ela vê o que será. A caridade ama
apenas o que é. Ela ama o que será. A fé vê o que é. No tempo e na eternidade.
A esperança vê o que será. No tempo e para a eternidade. Por assim dizer, no
futuro da própria eternidade”.
Raymond
Gravel,
Pentecostes ortodox icon
Santo Isaac, o monge, da Síria e
do bispo de Nínive,
vivendo em século VII
“Quando
o Espírito
Santo vem habitar em um homem, este
homem não pode parar de orar, pois o Espírito ora nele constantemente.
Ele dorme, mas a oração em seu coração ainda está trabalhando.
Ele come, bebe, descansa ou trabalha,e o incenso da oração se eleva espontaneamente do seu coração.
A oração não é mais ligada a um momento específico, ela é contínua.
Mesmo em seu sono ela vai, bem escondida.
Porque o silêncio de um homem que se tornou livre, já é uma oração;seus pensamentos são inspirados por você, meu Deus.
O menor movimento de seu coração é como uma voz, silêncio e segredo,
Você canta para o Invisível.”
Ele dorme, mas a oração em seu coração ainda está trabalhando.
Ele come, bebe, descansa ou trabalha,e o incenso da oração se eleva espontaneamente do seu coração.
A oração não é mais ligada a um momento específico, ela é contínua.
Mesmo em seu sono ela vai, bem escondida.
Porque o silêncio de um homem que se tornou livre, já é uma oração;seus pensamentos são inspirados por você, meu Deus.
O menor movimento de seu coração é como uma voz, silêncio e segredo,
Você canta para o Invisível.”
relief marfim
orthodox icon
orthodox icon
Luís Tristan Pentecostes sec XVI
Algumas palavras de um autor que muito da tradição ortodoxa falou do Espírito Santo (Olivier Clément, os feriados cristãos, Qiqajon, Mosteiro de Bose, Magnano (BI), 2000, p 73-77.):
"Quão difícil é evocar o espírito, ele é o Deus escondido, o silêncio, a celebração mais do que o célebre. Ele é a vida da vida, a beleza de beleza, o silêncio no coração da palavra. É em cada um de nós o "fundo inesgotável da alma", aquele que molda a vida interior de cada pessoa."
ancient scene of the Pentecost
Maria viaja pelo Mar com São João Mother of Priest by Sea
Jerusalém no dia de Pentecostes 2011
Jesus Cristo é o Amigo e Aquele que é a Verdade que faz os
homens viver; e o que Ele doa não é uma alegria qualquer, mas a própria
alegria, dom do Espírito Santo. Sim, é bonito viver porque sou amado, e a
Verdade é quem me ama. Os discípulos se alegraram quando viram o Senhor. Hoje,
no Pentecostes, esta expressão também é destinada a nós, para que na fé
possamos vê-lo; na fé Ele vem em nosso meio e também nos mostra as mãos e o
lado, e nos alegramos. Por isso, queremos rezar: Senhor, mostra-te! Faça-nos o
dom de sua presença e teremos o presente mais bonito: a tua alegria. Amém!
Papa Bento XVI
"Perfumei
minha habitação"
(Eclo24, 21).
O fogo do
Espírito Santo
O excerto de um dos sermões de
Santo Antônio de Pádua traz até nós o ardor e a profundidade teológica das
pregações do "Doctor Evangelicus".
O que o fogo material faz com o ferro, faz o fogo
do Espírito com o coração malvado, frio e endurecido. Pela infusão desse fogo,
a alma aparta de si toda imundície, insensibilidade e dureza, e se transforma à
semelhança d'Aquele que a inflamou. [...]
Graças ao abrasamento do fogo divino, o homem
torna-se totalmente incandescente, arde por inteiro e se dissolve no amor de
Deus, como diz o Apóstolo: "O amor de Deus foi derramado em nossos
corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5, 5).
Considera que o fogo, ao queimar as coisas altas,
as diminui; aglutina o que está dividido, como o ferro com o ferro; clarifica
as coisas obscuras; penetra nas duras; está sempre em movimento; dirige para
cima todos os seus movimentos ou ímpetos, fugindo da terra; e envolve em sua
própria ação (de queimar) todas as coisas por ele atacadas.
Estas sete propriedades do fogo podem ser aplicadas
aos sete dons do Espírito Santo: pelo dom do temor, Ele abaixa as coisas altas,
ou seja, humilha os soberbos; pelo dom da piedade, une as coisas divididas,
isto é, os corações discordantes; pelo dom da ciência, esclarece as coisas
obscuras; pelo dom da fortaleza, penetra nos corações endurecidos; pelo dom do
conselho, está sempre em movimento, porque aquele que recebeu a inspiração não
enlanguesce na ociosidade, mas se move com fervor para procurar a sua salvação
e a de seu próximo, pois a graça do Espírito Santo não conhece esforços lentos
e tardios; pelo dom do entendimento, influi em todos os sentimentos, porque com
sua inspiração dá ao homem a capacidade de entender – isto é, de ler dentro,
ler no coração – para buscar as coisas celestes e fugir das terrenas; pelo dom
de sabedoria, transforma a mente, na qual se infunde, segundo sua própria
operação, tornando-a capaz de saborear as coisas do espírito. Diz o Eclesiástico:
"Perfumei minha habitação" (24, 21).
(Excertos do Sermão 76 –Na festa de Pentecostes)
" Deus tem mil maneiras - para cada um a sua -
de fazer-se presente na alma,
de mostrar que existe, que me conhece e ama."
PapaBento XVI
Referências:
http://www.elledici.org/liturgia/pasqua/icona_pentecoste.phphttp://pt.wikipedia.org/wiki/Pentecostes
***Pe. Antoine Coelho, LC
Dom Orani
João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro – RJ
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro – RJ
Homilia do Santo Padre Papa Bento XVI para a solenidade de Pentecostes
http://www.aascj.org.br/home/2012/07/20/o-espirito-santo-terceira-pessoa-da-santissima-trindade-e-que-vivifica-a-santa-igreja/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+boletim-ultima-semana+%28Boletim+Sagrado+Cora%C3%A7%C3%A3o%29