The Creation from Catechism of St Pius V
" Quando se trabalha
pelo bem,
não se faz nada mais do que potencializar a lógica da criação."
The Creation of the World and the Expulsion of Paradise Giovanni di Paolo 1445
"A vida surge, o mundo existe, porque tudo obedece à
Palavra divina", diz Bento XVI
Deus é a origem de todas
as coisas e na beleza da criação se desdobra a sua onipotência de Pai que ama.
Michelangelo Criação de Adão Capela. Sistina |
Gênesis 2.18-25
E o Senhor Deus disse:
"Não é bom que o homem esteja só.
Vou-lhe fazer uma auxiliar que lhe corresponda".
"Não é bom que o homem esteja só.
Vou-lhe fazer uma auxiliar que lhe corresponda".
Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem para ver como os chamaria; cada ser vivo teria o nome que o homem lhe desse.
E o homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens.
E o homem deu nome a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens.
Mas entre todos eles não havia para o homem uma auxiliar que lhe correspondesse.
Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre o homem e ele adormeceu.
Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne.
Depois, da costela tirada do homem, o Senhor Deus formou a mulher e apresentou ao homem.
Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre o homem e ele adormeceu.
Tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne.
Depois, da costela tirada do homem, o Senhor Deus formou a mulher e apresentou ao homem.
E o homem exclamou:
"Desta vez sim, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne!
Chamar-se-á mulher
porque foi tirada do homem".
Por isso deixará o homem o pai e a mãe e se unirá à sua mulher e se tornarão uma só carne.
e carne da minha carne!
Chamar-se-á mulher
porque foi tirada do homem".
Por isso deixará o homem o pai e a mãe e se unirá à sua mulher e se tornarão uma só carne.
Ambos estavam nus, o homem e a mulher, mas não se envergonhavam.
Michelangelo Criação de Eva Capella Sistina
(1)[...]
Deus prepara todas as suas maravilhas do universo para receber a mulher, a
última das suas obras-primas. E ela nasce dum sono do primeiro homem, como um
sonho, uma visão, uma flor sagrada do céu, brotando-lhe das mãos de Deus.
A Criação de Eva é o quinto dos frescos realizados por Michelangelo na abóbada da Capella Sistina
Michelangelo Buonarroti
Descrição
A criação de Eva é uma cena pintada por Michelangelo, que não goza de muita popularidade, apesar de se encontrar junto ao fresco mais famoso de todos, o da "Criação de Adão". Nele encontramos a Deus pela primeira vez no ciclo de frescos, parado na Terra. Seu aspecto desta vez é mais terrenal.
Mesmo assim, conserva suas proporções herculares e segue sendo imponente, comparando seu tamanho com o de Eva.
Eva aparece na cena, confundida e nua. Parece que acaba de ser criada. Deus está conversando com ela e esta, ao que parece lhe está pedindo algo.
Adão permanece estendido, ainda dormido e alheio à situação que está ocorrendo. Isto, de acordo à história do Génesis que diz que a mulher foi criada graças à costela que Deus extraiu do corpo de Adão. Desta vez, Adão já não se parece ao Adão pálido e débil da cena anterior. Desta vez, Adão apresenta se forte, apesar de estar descansando. Seu rosto é parecido, mas agora é ruivo.
Por trás deles se encontra uma paisagem simples. Um céu azul no horizonte; o mar e o pasto estão bem perto. A ação está se realizando em um lugar entre pedras e árvores jovens. Esta paisagem está realizada com pouca maestría. Só se destacam os corpos de Adão, Eva e Deus.
Michelangelo Marcelo Venusti
Capela Sistina
"The Sistine Chapel, although it is part of a museum complex, is not a museum. It is a consecrated space. Moreover, it is the true and proper place of identity for the Roman Catholic Church. The great liturgies are celebrated here, the cardinals assembled in conclave elect the pontiff here.
"At the same time, the Sistine is the synthesis of Catholic theology.
The history of the world, from cosmogony to the last judgment, is represented here together with the destiny of man redeemed by Christ. The Sistine is the history of salvation for all and for each one, it is the affirmation of the primacy of the pope of Rome, it is the time 'sub gratia' that absorbs, transfigures, and assimilates the time 'sub lege' of the Old Testament. It is the ark of the new and definitive covenant that God has established with the Christian people.
Capela Sistina
"All of this to say that the Sistine is a place of art of absolute excellence, but is also a place of the highest catechesis, it is 'Painted Word', perfectly eloquent today just as yesterday. To keep it open for all so that all may see and understand is the duty and mission of those who administer the museums of the Holy See."
Professor Antonio Paolucci, Director of the Vatican Museums. in L'Osservatore Romano on September 13, 2010
Capela Sistina
http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html
http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html
O Conclave se realiza na Capela Sistina. Situada no Palácio
Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano, ela tem seu nome
em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477
e 1480.
Capela Sistina
A Capela Sistina é a mais famosa capela católica, situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitetura inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento e pela sua decoração com afrescos pintados pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli. A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que restaurou a antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480. Durante este período, uma equipe de pintores que incluiu Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico Ghirlandaio criou uma série de painéis de afrescos que retratam a vida de Moisés e de Cristo, juntamente com retratos papais e da ancestralidade de Jesus. Estas pinturas foram concluídas em 1482, e em 15 de agosto de 1483 Sisto IV consagrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção. Desde a época de Sisto IV, a capela serviu como um lugar para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.
Bertram of Minden Criação de Eva
Bertram of Minden Criação de Eva Shepping Eva 1383 Kunsthalle Hamburg
She Shall be Called Woman George Frederic Watts 1892
Ela será chamada Mulher
Criação de Eva Raffaello Sanzio
A mulher feita por Deus como Seu trabalho manual especial
A mulher não é somente feita para o homem; ela é também feita por Deus como um ato especial da criação. Tanto o homem como a mulher foram criações especiais de Deus. Eles foram criados em igual dignidade. Gênesis 2:21-22 diz: “E o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem e este adormeceu; tomou uma das costelas e fechou o lugar com carne”.Deus causou um profundo sono em Adão como um passo inicial na criação da mulher. Este “sono profundo” deve ter sido algo como uma anestesia hoje, e a operação que Deus realizou, semelhante à cirurgia médica. Deus extraiu uma das costelas do homem e preencheu o lugar vazio com carne, fechando a ferida.
Da costela, Deus então “fez” — literalmente, em hebraico, “edificou” ou “construiu” uma mulher. Deus miraculosamente, meticulosamente, belamente, laboriosamente, formou uma mulher com Suas próprias mãos, fazendo-a cada pedacinho, tão especial quanto o homem que Ele havia criado antes.
Existe algo particularmente belo, até mesmo poético, sobre esta criação. A mulher é feita para o homem e, por isso, poder-se-ia pensar nela como uma serva do homem. Gênesis porém, não diz isto.
Ao contrário, como coloca Matthew Henry:
“A mulher foi feita da costela do lado de Adão; não da sua cabeça, para não governá-lo; nem de seus pés, para não ser pisada por ele; mas do seu lado, para ser igual a ele, debaixo de seu braço, para ser protegida, e perto do seu coração, para ser amada”.
Então, o Pai amoroso apresentou ao homem a noiva que Suas próprias mãos tinham cuidadosamente formado. Ele “a trouxe para o homem”, o que é uma frase especial em hebraico que significa “apresentou-a ou conduziu-a ao homem”. A palavra também implica na entrega solene, formal da mulher dentro dos vínculos do pacto matrimonial, que Provérbios 2:17 chama “o pacto de Deus”. Deus, como Criador e Pai da mulher, trouxe-a ao homem.
Ao trazer a mulher para o homem, Deus estabeleceu o casamento como a primeira, a mais fundamental das instituições humanas. Antes que houvessem governos ou igrejas ou escolas ou quaisquer outras estruturas sociais, Deus estabeleceu uma família baseada no respeito e no amor mútuos de um esposo e uma esposa.
Há pontos importantes nos quais homens e mulheres são iguais. Ambos foram criados igualmente à imagem de Deus. Isto é que os fez companheiros idôneos um para o outro. Eles foram ambos, colocados sob o comando moral de Deus e, dessa maneira, lhes foram dadas responsabilidades morais.
Dr. Joel Beeke
Interessante o que diz o Alcorão:
“Ó muçulmanos! Eu os aviso para serem gentis com as mulheres, porque elas foram criadas de uma costela e a parte mais curva da costela é a superior. Se tentarem torná-la reta quebrará, e se a deixarem, continuará curva; então peço que cuidem das mulheres.” (Saheeh Al-Bukhari)
Adam and Eve in the Garden of Eden (Earthly Delights) by Hieronymus Bosch 1500
(1)[...]O
homem foi formado do limo da terra, mas a mulher, não;
Eva foi tirada do corpo de Adão, adormecido como num profundo êxtase.
Assim é que também ela, por
certo, vem do pó, mas indiretamente,
através dos ossos e da carne do homem, mais do que este, portanto, distanciada e desapegada da terra.
Não vedes
nisso, uma predestinação da mulher
de ser menos terra e menos material do que o homem?
Não descobres aí, desde logo, a sua vocação
a uma espiritualidade maior,
que há de ser todo o segredo da sua beleza e da sua glória?
[Dom
Aquino Corrêa, 9 de dezembro de 1934.
Discursos, vol. II, tomo II. Elevação
da mulher. pp. 133-135. Brasília, 1985.]
Hieronymus Bosch, Last Judgement, left wing of the Triptych
Akademie der Bildenden Kunste Vienna
Jan Brueghel the Elder Paradise and theFall 1615
O crente pode ler o grande livro da natureza e entender
sua linguagem (cf. Sal 19,2-5); mas é necessária a Palavra de Revelação, que
suscita a fé, para que o homem possa chegar à plena consciência da realidade de
Deus como Criador e Pai”
Ao citar o livro que trata da criação, o
Gênesis, Bento XVI, interpreta, a partir da revelação bíblica, que:
O primeiro
pensamento de Deus ao criar o mundo era encontrar um amor que respondesse ao
seu amor.
O segundo pensamento era criar um mundo material onde colocar este
amor, estas criaturas que em liberdade lhe responderiam.Papa Bento XVI
Adam and Eve in the Garden of Eden(detail) Peter Wenzel
“Isto
significa que não somos Deus, não nos fizemos por nós mesmos, somos terra; mas
significa também que viemos da terra boa, por obra do Criador bom.”
O
jardim do Éden diz que a realidade em que Deus colocou o ser humano não é uma
floresta selvagem, mas lugar que protege, alimente e sustenta. “
O
homem deve reconhecer o mundo não como propriedade a ser saqueada e explorada,
mas como dom do Criador, sinal de sua vontade salvifica, dom a cultivar e proteger,
de fazer crescer e desenvolver no respeito, na harmonia, seguindo os ritmos e a
lógica, segundo o desígnio de Deus (cf. Gn 2,8-15)”.Papa Bento XVI
Hieronymus Bosch, Haywain,left wing of the Triptych 1485-90
Monasterio de San Lorenzo El Escorial
The Garden of Eden Lucas Cranach the Elder 1536
"A
argila se tornou homem no momento em que um ser, pela primeira vez, embora do modo mais imperfeito, pôde formar o pensamento de Deus. O
primeiro tu - que por mais balbuciante que tenha sido- foi dito a Deus
Cardeal Joseph Ratzinger "Dogma e Anúncio"por boca humana designa o momento no qual o espírito surgiu no mundo."
The Garden of Eden Borgogne sec XVI
Todo o processo em que estamos inseridos é
logos mais caos.
Mesmo
os pensamentos que saem da nossa mente são o resultado dessa luta contínua
entre logos e caos. Quando o logos consegue vencer sobre o caos, gera-se o
cosmos; na medida em que temos uma mente ordenada, ela é cosmos, jardim, éden.
Diante da desordem caótica dos pensamentos, uma alma capaz de viver segundo uma
espiritualidade e segundo valores é o cosmos, jardim, beleza. Mas o jardim da
nossa mente requer que, todos os dias, nós trabalhemos para dar ordem ao caos,
porque o caos pressiona.
Quem
é o santo, o sábio, a pessoa luminosa? Aquele cuja existência é constantemente
cosmos, jardim. A meta é alcançar essa ordem, cada um segundo o seu próprio
estilo, as próprias características, a própria cultura, a própria tradição
espiritual. A meta é fazer de nós mesmos um jardim.
A Criação Contínua Vito Mancuso
The Paradise Lucas Cranach the Eldeder 1530 Kunsthistorisches Museen Vienna
A
Voz de
Deus The Voice of God
http://orthodoxphilokalia.wordpress.com/page/7/As in paradise, God walks in scripture, seeking man. Como no paraíso, Deus caminha nas Escrituras, buscando o homem. Santo Ambrósio de Milão
The Garden of Eden Jacob de Backer Groeninge 1559 Museum Bruges
Chesterton
Satan Watching the Caresses of Adam and Eve William Blake 1808
O Paraíso é uma área limitada!!!Pen and watercolor on paper, 505 x 380 mm Museum of Fine Arts, Boston The Century J.Fish O Paraíso é uma área limitada!!!
A figura da serpente representa o sinal da
tentação que objetiva levar o homem a romper a relação com Deus, colocando no
seu coração a dúvida e inimizade com o Criador.
Segundo o Papa, a
serpente levanta a suspeita de que a aliança com Deus seja como uma prisão que
une, que priva da liberdade e das coisas mais belas e preciosas da vida. A
serpente, como sinal da tentação, leva o homem a não aceitar os seus limites de
criatura e a pensar a dependência do amor criador de Deus, como um fardo do
qual deve se libertar.
Lucas Cranach the Elder Adam 1528 The Temptation and The Fall Rijksmuseum Tentação de Adão e Eva portal de leste de Catedral Notre Dame Paris Lucas Carnach the Elder Eva 1533
Adam and Eve Hans Baldung Grien Gall Uffizi Florence
Eve Hans Baldung Grien 1524 Budapest
Lucas Cranach the Elder Adam and Eve 1533
Eve, the Serpent and the Death Hans Baldung Grien 1510-15 National Gallery of Canada, Ottawa
William Blake The Temptation and The Fall of Eve
John Byam Shaw The Angel offering the Fruits of the Garden to Adam and Eve 1528
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Uma belíssima reflexão:
"Deus é Amor" (Jo 4,8). E o primeiro dom do Amor foi a vida. Esta era essencialmente uma comunhão. Para viver, o homem devia se nutrir, comer e beber, comungar o mundo. O mundo era, pois, amor divino tornado alimento, tornado corpo do homem. Estando vivo, isto é, comungando o mundo, o homem devia estar em comunhão com Deus, fazer de Deus a finalidade e a substância de sua vida.
Temptation (detail) Masolino da Panicale 1424
Temptation Masolino da Panicale Capella Brancacci Florence
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Hugo Van der Goes The Fall of Adam 1436-82
Adam and Eve Tician 1550 |
O
Santo Padre, comentando a realidade do pecado original, afirmou que “o pecado
gera pecado e todos os pecados da história estão ligados entre si.”
Segundo
ele, o pecado significa perturbar ou destruir a relação com Deus e sua essência está em colocar-se no lugar de Deus.
Viver de fé significa ao homem reconhecer a grandeza
de Deus, a pequenez humana e a sua condição de criatura.
A fé ilumina o
mistério do mal e traz a “certeza de que é bom ser um homem”.
Peter Paul Rubens Adam and Eve 1597 Anvers
Albrecht Durer 1507
Original Sin by Michiel van Coxcie 1770 |
O Homem Recebeu o Poder de Escolher
"E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás" (Gênesis 2:16-17).
"E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás" (Gênesis 2:16-17).
Henry Morris disse:
"Essa foi a prova mais simples que se possa imaginar da postura do homem para com o seu Criador. Será que ele 'confiaria e obedeceria' porque ele amava aquele que mostrou tanto amor por ele; ou será que duvidaria da bondade de Deus e se ressentiria do controle dele, rejeitando a sua palavra e lhe desobedecendo?"
The Fall Ramon de Mur 1412 Museu Episcopal
Para deixar clara a necessidade de obedecer, Deus fez acompanhar as mais terríveis conseqüências à sua ordem "Não comerás.". "Porque", diz ele, "no dia em que dela comeres, certamente morrerás" (Gênesis 2:17). Desde o começo, o salário do pecado era a morte (Romanos 6:23)
Eve Tempted by Satan William Blake
A figura da serpente como sendo o
sinal da tentação que objetiva levar o homem a romper a relação com Deus,
coloca no seu coração a dúvida e inimizade com o Criador.
Segundo o Papa, a serpente
levanta a suspeita de que a aliança com Deus seja como uma prisão que une, que
priva da liberdade e das coisas mais belas e preciosas da vida.
A serpente, como sinal
da tentação, leva o homem a não aceitar os seus limites de criatura e a pensar
a dependência do amor criador de Deus, como um fardo do qual deve se
libertar. O pecado gera pecado e todos os pecados da história
estão ligados entre si. O pecado significa perturbar ou destruir a relação com
Deus e sua essência está em colocar-se no lugar de Deus.
Viver de fé significa
ao homem reconhecer a grandeza de Deus, a pequenez humana e a sua condição de
criatura.
Lucas Cranach 1526 Adam e Eva
Eva Sendo Tentada George Frederic Watts
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The Fall of Man Cornelis van Haarlem
Lucas Cranach 1513
Lucas Cranach 1513
Isaías 3:11 afirma: "Ai do perverso! Mal lhe irá; porque a sua paga será o que as suas próprias mãos fizeram".
A primeira coisa que ocorreu com Adão e Eva é que os seus olhos foram abertos e souberam que estavam nus (Gênesis 3:7). Viram em seus corpos o potencial para o mal. A carne e o espírito lutariam pela supremacia no seu interior, e essa guerra mataria cada vida humana (Gálatas 5:17).
Raphaello Adam and Eve (ceiling panel) 1509-11 Fresco, 120 x 105 cm Stanza della Segnatura, Palazzi Pontifici, Vatican
Mabusse Adam and Eve |
Culpados e envergonhados, usaram folhas de figueira para cobrir a sua nudez um do outro (Gênesis 3:7). Também, se esconderam entre as árvores da presença de Deus (Gênesis 3:8).
A presença do Senhor dos exércitos sempre traz terror aos pecadores: eles "se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono, e da ira do Cordeiro" (Apocalipse 6:15-17). Almas impenitentes, atenção: "Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 10)
Albrecht Durer Adam e Eva 1507 |
Expulsão de Adão e Eva do Paraíso Benjamim West 1791
Adam and Eve expelled from Paradise Giuseppe Cesare 16th century
God judging Adam William Blake Deus julga Adão
The Temptation and Expulsion of Adam and Eve by Michelangelo Capp Sistina
|
Sendo afastados da presença de Deus, Adão e Eva, naquele dia, morreram espiritualmente. Pensem em tudo o que eles perderam! Eva tinha dito no coração: "Vou me fazer como o Altíssimo". Agindo assim, ela perdeu o direito ao esplendor do Paraíso. Decretaram-se maldições sobre ela (3:16), e sobre o homem (3:17-19). Ah, como caíram os valentes.
The Temptation and Expulsion of Adam and Eve by Michelangelo Capp Sistina |
Alexandre Cabanel Eve after Fall detail 19th century. Priv.Coll
Expulsão de Adão e Eva do Paraíso Charle Joseph Natoir
(1) [...]Onde, porém, o futuro da mulher, através
dos séculos, refulge com os esplendores dum íris avassalando os céus, é na
sentença que, aí mesmo, fulmina o Eterno contra o príncipe do mal,
transfigurado na serpente: “Porei inimizades entre ti e a mulher... ela há de
esmagar-te a cabeça!” (Gen. III, 15)
Não
sei de página literária, em que a aparição da mulher sobre a terra, nos demonstre
em tanta beleza, como nesses versículos de ouro, cuja simplicidade escandaliza
as vaidades da crítica. As filhas de Eva não precisam buscar fora da Bíblia os
pergaminhos da sua nobreza, nem o poema das suas glórias
Masaccio Expulsão |
Adam and Eve banished from Paradise 14th century
Cuidado, o Paraíso é uma Área Limitada!!
Adam e Eva denunciados George Frederic Watts 1865
Meister Bertram von Minden God in the Form of Jesus chides Adam and Eve for eating the forbidden Fruit,
Lilith as a serpent watches 1375-83 Hamburg
Lilith as a serpent watches 1375-83 Hamburg
The Fall of Adam and Eve Pontormo
Expulsão de Paraíso Aureliano Milani 17e
Sofrendo a morte espiritual, Adão e Eva também iniciaram o processo de morte física: "E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida" (Gênesis 3:24). Por causa do pecado deles, o homem, a mulher e os filhos de todas as épocas voltariam ao pó: "Em Adão, todos morrem" (1 Coríntios 15:22).
Kain and Abel Bring Offerings Bertram of Minden 1383 Kunstahall Hamburg
Adam and Eve bemoaning the Death of Abel Lucas van Leyden 1529 Michigan University Museum of Art
Kain and Abel Bring Offerings Bertram of Minden 1383 Kunstahall Hamburg
Adam and Eve bemoaning the Death of Abel Lucas van Leyden 1529 Michigan University Museum of Art
The Soul of Abel descending to Heaven Antonio Balestra 18th century
The First Mourning 1888 William Adolphe Bouguereau
Adam e Eva segurando o corpo morto de Abel - Primeiro sofrimento
|
Eclesiástico 9,2
"Não dês a mulher poder sobre ti,
para que não se meta no que é da tua competência e passes vergonha".
Maria x Eva
para que não se meta no que é da tua competência e passes vergonha".
Maria x Eva
(1)[...]
combater a serpente, eis a missão da mulher;
esmagar-lhe a cabeça,
esmagar-lhe a cabeça,
eis a sua
vitória!
Aflora ela assim, no mundo, feita aliada natural de Deus
para a guerra do bem contra o mal:
para a guerra do bem contra o mal:
que grandeza! que elevação!
e que glória!
Referências:
http://www.museumsyndicate.com/artist.php?artist=139
http://beinbetter.wordpress.com/2012/12/28/dom-aquino-de-fibra-combater-a-serpente-eis-a-missao-da-mulher/
http://vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com.br/2013/02/bento-xvi-fala-sobre-criacao-do-mundo-e.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Vocacionadosdedeusemaria+%28Vocacionados+Menores%29
1[Dom
Aquino Corrêa, 9 de dezembro de 1934. Discursos, vol. II, tomo II. Elevação
da mulher. pp. 133-135. Brasília, 1985.]
http://beinbetter.wordpress.com/2012/12/28/dom-aquino-de-fibra-combater-a-serpente-eis-a-missao-da-mulher/
http://vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com.br/2013/02/bento-xvi-fala-sobre-criacao-do-mundo-e.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Vocacionadosdedeusemaria+%28Vocacionados+Menores%29