Ubi Petrus, Ibi Ecclesia, Et Ubi Ecclesia Vita Eterna
Cum Petrus et sub Petrus
“Sigam a Pedro!”
"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, as portas do inferno não prevalecerão contra Ela"
Mt 16,28
Mt 16,28
Tu es Petrus,
et super hanc petram ædificabo Ecclesiam meam, et portæ inferi non prævalebunt
adversus eam
Botticelli San Pietro
Louvor a
Deus pela vocação cristã
"3Bendito seja Deus,
Pai do Nosso Senhor Jesus Cristo,
que na sua grande misericórdia
nos gerou de novo
- através da ressurreição de
Jesus Cristo dentre os mortos -
para uma esperança viva,
4para uma herança incorruptível,
imaculada e indefectível,
reservada no Céu para vós,
5a quem o poder de Deus guarda,
pela fé,
até alcançardes a salvação que
está pronta
para se manifestar no momento
final."1Pd,1
Ludovico Brea St.Peter
Thou art Peter orthodox icon
Saint Pierre Apôtre
· “Resistite, fortes in fide”
Resisti, firmes na Fé
1 Pd5,9
“Vem-me em mente uma
lindíssima palavra de 1Pedro, 22. Em latim soa assim: “Castificantes animas
nostras in obedientia veritatis”.
A obediência à verdade
deveria “castificar” a nossa alma, e desta forma guiar à reta palavra e à reta
ação. Por outras palavras, falar para encontrar aplausos, falar orientando-se
segundo o que os homens querem ouvir, falar em obediência à ditadura da
opiniões comuns é considerado como uma espécie de prostituição da palavra e da
alma. A castidade à qual o apóstolo Pedro faz alusão não é submeter-se
a estes protótipos, não procurar os aplausos mas procurar a obediência à
verdade. Papa Bento XVI 2006
Thou art Peter orthodox icon
Saint Pierre Apôtre
«Colocai nas mãos de Deus qualquer preocupação,
pois é Ele que cuida de vós»
1 Pd 5,7
"6É por isso que exultais de alegria, se bem que, por algum tempo,
tenhais de andar aflitos por diversas provações; 7deste modo, a
qualidade genuína da vossa fé - muito mais preciosa do que o ouro perecível,
por certo também provado pelo fogo - será achada digna de louvor, de glória e
de honra, na altura da manifestação de Jesus Cristo."
"8Sem o terdes visto, vós o amais; sem o ver ainda, credes nele e
vos alegrais com uma alegria indescritível e irradiante, 9alcançando
assim a meta da vossa fé: a salvação das almas."1Pd
São Pedro
“10Esta salvação foi objeto das buscas e averiguações dos
profetas, que predisseram a graça que vos estava destinada. 11Eles
investigavam a época e as circunstâncias indicadas pelo Espírito de Cristo, que
neles morava e que profetizava os padecimentos reservados a Cristo e a glória
que se lhes seguiria. 12Foi-lhes revelado - não para seu proveito,
mas para vosso - que eles estavam ao serviço destas realidades que agora vos
foram anunciadas por aqueles que vos pregaram o Evangelho, em virtude do
Espírito Santo enviado do Céu; as mesmas que os Anjos avidamente contemplam. “1Pd
Domenico Ghirlandaio The Calling of the Apostles 1481
Pedro era um nativo de Bethsaida,
perto do lago Tiberias, era filho de João e trabalhava, como o seu irmão Santo
André, como pescador no Lago Genesareth. André ( primeiro discípulo de Jesus)
introduziu Pedro a Jesus e Jesus chamou Pedro para se tornar um de seus
discípulos (Mt4:18-20 ;Mc1:16-18;Lc5:1-11 e Jo1:40-42).
“9Vós, porém, sois linhagem
escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade, a fim
de proclamardes as maravilhas daquele que vos chamou das trevas para a sua
luz admirável; 10a vós que outrora não éreis um povo, mas
sois agora povo de Deus, vós que não tínheis alcançado misericórdia
e agora alcançastes misericórdia.”1Pd
Caravaggio The Calling of St Peter and Saint André (1571-1610)
"3E quem vos poderá fazer mal, se fordes zelosos em praticar o bem? 14Mas, se tiverdes de padecer por causa da justiça, felizes de vós!"1Pd
"3E quem vos poderá fazer mal, se fordes zelosos em praticar o bem? 14Mas, se tiverdes de padecer por causa da justiça, felizes de vós!"1Pd
"Não temais as suas ameaças, nem vos deixeis
perturbar; 15mas, no íntimo do vosso coração, confessai Cristo
como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele
que vo-la peça; 16com mansidão e respeito, mantende limpa a
consciência, de modo que os que caluniam a vossa boa conduta em Cristo sejam
confundidos, naquilo mesmo em que dizem mal de vós."1Pd
Ottavio Vannini Vocazione di Sant'Andre e San Pietro
"17Melhor é padecer por fazer o bem, se é essa a vontade de Deus,
do que por fazer o mal."1Pd
Então Jesus perguntou-lhes: “E
vocês, quem dizem que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho
do Deus vivo.” Jesus disse: “Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não
foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso
eu lhe digo: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e o
poder da morte não poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o
que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será
desligado no céu.”
Não há
dúvida de que Cristo confere a Pedro um poder singular, que sempre foi
entendido na Igreja como poder infalível (o que ligar na terra, será ligado no
céu) e condicionado à vontade divina (o papa não força Deus a ligar ou
desligar, mas só pode ligar ou desligar o que Deus quer no céu), e que foi
ratificado no Concílio Vaticano I, no século XIX, com a solene
proclamação do dogma da Infalibilidade Papal.
Raphael Sanzi Christ's charge to Peter 1515 Victoria and Albert Museum Londres
Cabe a Pedro abrir ou fechar
o acesso ao Reino dos Céus, por meio da Igreja. "Ligar" e
"desligar" são dois termos técnicos da linguagem rabínica que
referem-se primeiramente ao domínio disciplinar da excomunhão, também
referem-se as decisões doutrinais ou jurídicas. Responsável por administrar a
comunidade em matéria de Fé e de moral.
Jacoppo Tintoretto Christ on the See of Galilee 1575-80
Pieter Breughel Christ in the Storm on the See of Galilee 1596
Rembrandt van Rijn Christ in the Storm on the Lake of Galilee 1633 Boston
De acordo com os evangelhos, num final de tarde, Jesus e
seus discípulos estavam cruzando o Mar de Galileia num barco quando uma forte tempestade
irrompeu, com fortes ondas ameaçando o barco, a ponto de quase afundá-lo. Jesus
estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e foi acordado pelos discípulos "Mestre,
não se te dá que pereçamos?". O Evangelho de Marcos continua:
Buckhuysen Ludolf Christ in the Storm on the See of Galilee 1695 Museu of Art Indianópolis
«Ele,
tendo acordado, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, emudece. Cessou o
vento, e houve grande bonança. Então
lhes perguntou: Por que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé? Eles,
cheios de medo, diziam uns aos outros: Quem, porventura, é este, que até
o vento e o mar lhe obedecem?» (Marcos
4:39-41)
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Eugene Delacroix Christ Asleep During the Tempest
Ao perguntar "Por que sois assim tímidos?",
Jesus estava pedindo aos discípulos que explorassem suas próprias mentes em
busca da causa e da origem do medo, com o objetivo que eles percebessem que
todo o medo tem suas raízes na afeição e no pensamento natural (terrenas),
separadas da afeição e do pensamento espiritual. E, ao perguntar "Como é
que não tendes fé?", Jesus estaria apontando diretamente um defeito em
seus princípios espirituais.
Clowes
segue comentando que, através da última pergunta, Jesus estaria diretamente
instruindo seus discípulos e, através deles, todas as futuras gerações da
humanidade, que o "medo" seria um resultado constante da fraqueza dos
princípios espirituais na mente humana.
Tempestade acalmada sec.XI Nurenberg
E, ao perguntar "Como é
que não tendes fé?", Jesus estaria apontando diretamente um defeito em
seus princípios espirituais.
Christ on the See of Galilee 1914 Vatican Collection of Modern Religious Art
Através da última pergunta, Jesus estaria diretamente
instruindo seus discípulos e, através deles, todas as futuras gerações da
humanidade, que o "medo" seria um resultado constante da fraqueza dos
princípios espirituais na mente humana.
Cristo Acalmando a Tempestade
Cristo Acalmando a Tempestade
The Storm at Sea
Cristo Acalmando a Tempestade
Christ Walking on the Water Julius Sergius von Klever
Cristo Acalmando a Tempestade
The Storm at Sea
Cristo Acalmando a Tempestade
Christ Walking on the Water Julius Sergius von Klever
JESUS
CAMINHA SOBRE AS ÁGUAS E PEDRO COM ELE
(Mt 14,
22-33)
“22 Logo em seguida, forçou os
discípulos a embarcar e aguardá-lo na outra margem, até que ele despedisse as
multidões. 23 Tendo-as despedido, subiu ao monte, a fim de orar a sós.
Ao chegar a tarde, estava ali, sozinho. 24 O barco, porém, já estava a
uma distância de muitos estádios da terra, agitado pelas ondas, pois o vento
era contrário.
Christ Walking on the See of Galilee
25 Na quarta vigília da noite, ele dirigiu-se a eles,
caminhando sobre o mar. 26 Os discípulos, porém, vendo que caminhava
sobre o mar, ficaram atemorizados e diziam: ‘É um fantasma!’ E gritaram de
medo. 27 Mas Jesus lhes disse logo: ‘Tende confiança, sou eu, não
tenhais medo’.
28 Pedro, interpelando-o, disse: ‘Senhor, se és tu, manda
que eu vá ao teu encontro sobre as águas’. 29 E Jesus respondeu: ‘Vem’.
Descendo do barco, Pedro caminhou sobre as águas e foi ao encontro de Jesus. 30
Mas, sentindo o vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: ‘Senhor,
salva-me!’
Gustave Doré Cristo andando sobre as águas
“Se, porém, alguém sofrer por ser cristão, não se envergonhe.
Antes glorifique a Deus por este nome!” 1Pedro 4,16
The Disciples see Christ walking on the Water Henry Osawa Tanner 1907
The Disciples see Christ walking on the Water Henry Osawa Tanner 1907
Pedro Andando sobre as Águas
Philip Otto Runge Pedro Andando sobre as Águas
"Se vos
assaltar o temor, gritai: Ó meu Salvador, salvai-me! Dar-vos-á a mão; apertai-a
e ide contentes sem filosofar sobre o vosso mal. Enquanto São Pedro confiou,
não o submergiu a tempestade; mas quando temeu, afogou-se."
São Francisco de Sales
São Francisco de Sales
Pedro Andando sobre as Águas
Po vodam 1888 Christ Walking on the See of Galilee Ivan Konstantinovitch Aivazovsky
Alessandro Allori St Peter Walking on the Water 1590 Gall. Uffizi Florence
São João Crisóstomo escreve: “Jesus ensinou a Pedro a
conhecer, por experiência própria, que toda a sua fortaleza lhe vinha do
Senhor, enquanto de si mesmo só podia esperar fraqueza e miséria”
St.Peter Walking on the Water Lluis Borrassa 1411-13
31 Jesus estendeu a mão prontamente e o segurou,
repreendendo-o: ‘Homem fraco na fé, por que duvidaste?’
32 Assim que
subiram ao barco, o vento amainou. 33 Os que estavam no barco
prostraram-se diante dele dizendo: ‘Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”
Duccio di Buoninsegna Christ's Appearance on Lake Tiberias
São
Pedro, que pediu o auxílio de Deus e a rede estalou de tão cheia. Se não
tivermos isto em mente nosso apostolado corre o risco de ser minguado, corre o
risco de ser um apostolado ilusório. Por quê? Porque exatamente a graça de Deus
não veio. Então, a referência à pesca milagrosa vem muito a propósito para
termos isto em mente; para termos, ao longo de nosso apostolado, aquela
humildade, aquele espírito sobrenatural, para compreendermos que de nós para
nós não somos coisa nenhuma e que na ordem sobrenatural não conseguimos nada;
na própria ordem natural precisamos o auxílio de Deus.
A Pesca Milagrosa Rafael Sanzi Victoria and Albert Museum Londres
Porque um tesouro está em nós: o Verbo de Deus. A
confissão de Jesus o põe em nossos lábios. É por isto que Ele diz a Simão:
Vai
ao mar alto, isto é, ao coração do homem, porque o coração do homem em seus
recônditos é como as águas profundas. Vai ao mar alto, isto é, a Cristo, porque
Cristo é o reservatório profundo das águas vivas no qual estão os tesouros da
sabedoria e da ciência.
Todos os dias Pedro continua a pescar. Todos os
dias o Senhor lhe diz: vai ao mar alto. Mas parece-me ouvir Pedro: Mestre,
trabalhamos toda a noite, sem nada conseguir. Pedro sofre em nós quando nossa
devoção é trabalhosa.
Konrad Witz The Miracle of the Fishes
Há uma distinção entre apostolado de rede e apostolado
de anzol, que costumamos usar em nossa linguagem.
Apostolado de rede são certas
campanhas gerais que se destinam a atrair muita gente.
Apostolado
de anzol, ou de pinça -- o anzol não é senão uma pinça aquática -- é feito para
pegar este ou aquele ou aquele outro. E assim temos duas modalidades de
apostolado aqui expressas. Ele fala a respeito do apostolado de rede e depois
do anzol, e quando fala do anzol tem palavras muito bonitas. O anzol fere,
machuca a boca do peixe, mas com o sangue com que o peixe se apresenta, vem o
pagamento da conversão.
Isto quer
dizer que muitas vezes há conversões duras, conversões ao longo das quais a
pessoa sofre, sangra, mas essas conversões feitas com sangue vêm trazendo
consigo o preço de si mesmas. O sangue paga a dívida daquele que deve ser
convertido. Esse é um tipo de conversão e é uma conversão que se opera por meio
da dor.
Jacopo Bassano The Miracle of the Fishes 1545
Em Lucas é recontada a história de que Pedro, capturando imensa
quantidade de peixes, ajoelhou-se diante de Jesus e o Senhor lhe disse: “Não
tenhas medo por que de agora em diante serás pescador de homens(5:10).
Pesca Milagrosa Losenko
Mas há outro tipo de conversão que se opera de um modo mais largo, de modo menos dolorido, que é pela rede. Pega-se um mundo de gente, e a ação da misericórdia é mais palpável. Então, vê-se aí um grande número de pessoas convertidas, e convertidas com pouca dor.
Pesca Milagrosa Joaquim Beuckelaer 1563
http://www.ecclesia.com.br/sinaxe/lucas-1.html
Pesca Milagrosa orthodox icon
http://www.ecclesia.com.br/sinaxe/lucas-1.html
*É de singular importância
observarmos que Lucas relata que o Senhor está dentro da barca quando começa a
pregar.Depois da pregação, eis que surgiu um pedido feito ao proprietário do
barco: “Avança para as águas mais profundas”. Em meio à uma mescla de
admiração, com tons de contestação, diante daquele pedido, no entanto, surgiram
palavras de confiança: “Senhor, trabalhamos a noite toda e nada pescamos. Mas
por tua palavra, lançarei as redes”. A ordem de Jesus seria cumprida, não
porque concluíssem que havia nelas uma razão plausível, mas porque Jesus pediu.
“Por tua palavra”, disse Pedro, “lançarei as redes”. Diante de um pedido de
Deus, a razão humana cede seu lugar à obediência e a lógica passa a se orientar
não mais por premissas do homem, mas por premissas explicáveis somente
pela fé.
A palavra de Deus está presente
no mundo, porém poucos a ouvem e por isso poucos a praticam. Por não se ouvir
tais palavras, as redes teimam em permanecer no chão, ou quando são jogadas ao
mar, são lançadas em águas rentes.
Nosso Deus é o Deus da
profundidade. Ele conhece o coração do homem. Ele sonda nossos caminhos.
“Sondas-me, ó Deus, e conheces o meu coração! Prova-me, e conheces os meus
sentimentos!. Conheces até o fundo de minha alma” (Sl 139).
Por isso mesmo, pede que
joguemos as redes da pesca nas profundezas, pois lá encontra-se o verdadeiro
homem, e é este homem que Deus quer “pescar” em suas redes.
Para lançar as redes em águas
mais profundas, é necessário sair da margem e da superfície. Nas margens, as
águas são tranqüilas, calmas e não oferecem perigo nenhum. As águas mais
profundas estão no mar aberto, longe do litoral, onde rodeia o perigo e a
insegurança e é neste lugar que Jesus pede que façamos a pesca. Os que querem
segurança e calmaria continuarão a sentir a frustração de uma pesca fracassada.
Os que se arriscam, “por Tua palavra”, sentirão insegurança, medo por causa das
intempéries das águas profundas, porém terão uma dupla satisfação: a de
obedecer a Palavra de Deus e se arriscar por ela e a alegria de sentir o peso
das redes cheias, pois a pesca foi abundante.
Na superfície, poucos peixes
existem, talvez inexistam totalmente. Se quisermos encontrar coerência na
obediência da palavra de Deus que prestamos, é preciso sair da superfície e
lançar as redes longe dela, para trazer para o Senhor peixes melhores.
Pesca Milagrosa orthodox icon
*Hoje somos convidados a seguir
Jesus e nos tornar pescadores de homens para o Reino. Estes homens estarão nos
lugares mais escondidos, mais insondáveis, isto é, nas águas mais profundas. Os
chamados por Jesus, nos tempos hodiernos, antes de tudo, são convidados a
experimentar o convívio com o Senhor, para depois partirem. É desta experiência
pessoal com Deus que brota a coragem de se fazer ao largo e pescar longe das
calmarias. É por causa dela que, de fato, nos reconheceremos pecadores, mas
mesmo assim responderemos positivamente ao chamado que nos é feito, como
aconteceu com Pedro, Tiago e João. A experiência pessoal com Jesus fará que
tenhamos consciência de outra realidade: para lançarmos as redes em águas mais
profundas, teremos necessidade de uma embarcação. É impossível permanecer longe
das margens sem se fazer uso delas, ainda mais quando somos chamados a pescar.
The Miraculous Draught of Fishes Il Pozzoserrato 1580
The Miraculous Draught of Fishes Jean Baptist Jouvenet 1706 Louvre
São Máximo de Turim (?-c. 420), Bispo
Sermões atribuídos a São Máximo de Turim, 39
The Miraculous Draught of Fishes Rafaello Sanzio A Pesca Milagrosa tapeçaria seda 1519 Vaticano
*O símbolo do barco é forte. A
Igreja é este barco. A certeza de estarmos pescando para o Reino é o fato de
estarmos cumprindo nossa vocação inserido nela. Sem o barco ou sem a Igreja,
corremos o risco de estar pescando não para Deus, mas para satisfazer nosso
próprio ego. A vocação dos primeiros chamados se deu quando Jesus estava
sentado no barco e, de dentro dele, lançou o convite para que Pedro, Tiago e
João se tornassem pescadores de homens. O que nos credencia, de fato, a sermos
vocacionados é a pertença a uma comunidade eclesial. Deus ainda é quem dirige
este barco e, dele, ainda lança convites, ainda chama mais pescadores que
tenham a coragem e o desprendimento de deixar tudo para segui-Lo.
A palavra grega «Ecclesia»
significa assembléia, reunião daqueles que são chamados, convocados. A Igreja é
a comunhão dos chamados por Deus a viver no amor. Cada batizado é chamado pelo
Senhor a «lançar as redes em águas mais profundas», lançar-se ao largo, sem
medo. E, para isso é necessário fazer a experiência do Encontro com o Senhor,
como fizeram os discípulos, seguir seus passos, sentir sua Presença em nossas
vidas. Quem faz esta experiência com o Deus-Amor, é imediatamente compelido a
uma adesão e a um compromisso de anunciar, de evangelizar. Amém. Pe Pavlos Tamanini
The Miraculous Draught of Fishes Jean Baptist Jouvenet 1706 Louvre
São Máximo de Turim (?-c. 420), Bispo
Sermões atribuídos a São Máximo de Turim, 39
« Serás pescador de homens»
Quando o Senhor, sentado no barco de pesca,
disse a Pedro «faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca», quis
aconselhá-lo não tanto a lançar às profundezas da água as redes de pesca, mas a
derramar no fundo dos corações as palavras da pregação. Foi neste abismo do
coração que São Paulo penetrou quando clamou «oh, que profundidade de riqueza,
de sabedoria e de ciência é a de Deus!» (Rm 11,33). [...] Tal como as redes
trazem nas suas malhas, para dentro do barco, os peixes que apanharam, assim a
fé conduz ao seu seio, para o descanso, todos os homens recolhidos por ela.
Para fazer ainda crer que o Senhor estava a
referir-Se à pesca espiritual, disse Pedro: «Mestre, trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos, mas
porque Tu o dizes, lançarei as redes». O Senhor, nosso Salvador, é o Verbo, a
Palavra de Deus; [...] e Pedro, ao lançar as redes a esta Palavra, estende a
sua eloqüência por todo o lado. Assim, Pedro estende as malhas da rede
aparelhada segundo as diretrizes do seu Mestre, lançando, em nome do Senhor,
palavras claras e eficazes que permitem salvar homens e já não criaturas sem
razão.
«Trabalhamos durante toda a noite e nada apanhamos».
Sim, toda a noite trabalhara Pedro [...] mas, assim que brilhou a luz do
Senhor, dispersaram-se as trevas e a fé permitiu-lhe distinguir nas profundezas
da água aquilo que os seus olhos não podiam ver. Pedro sofreu a noite inteira
até que o dia que é Cristo viesse em seu auxílio, conforme as palavras do
apóstolo Paulo: «A noite adiantou-se e o dia está próximo» (Rm 13,12).
The Miraculous Draught of Fishes Rafaello Sanzio A Pesca Milagrosa tapeçaria seda 1519 Vaticano
"Eis que vou enviar grande número de
pescadores que os pescarão, oráculo do Senhor" (Jr 16,16).
Mostra-nos
assim a nossa grande missão: a pesca. Diz-se ou escreve-se por vezes que o
mundo é como um mar. Há muita verdade nesta comparação. Na vida humana, como no
mar, há períodos de calma e de tempestade, tranquilidade e ventos violentos. Os
homens encontram-se frequentemente em águas amargas, entre grandes vagas;
avançam no meio de tormentas quais tristes navegadores, até quando parecem
alegres, mesmo exuberantes: as suas gargalhadas tentam dissimular o seu
desencorajamento, a sua decepção, a sua vida sem caridade nem compreensão.
Devoram-se uns aos outros, como os peixes.
Fazer de modo a que todos os homens entrem, de boa vontade, nas redes divinas e
se amem uns aos outros, eis a tarefa dos filhos de Deus. Se somos cristãos,
devemos transformar-nos nestes pescadores que descreve o profeta Jeremias com a
ajuda de uma metáfora que Jesus Cristo igualmente empregou por várias vezes:
"Vinde após mim e farei de vós pescadores de homens", disse ele a
Pedro e a André.
S. José Maria Escrivá de Balaguer (1902-1975),
Massaccio Pagamento de Tributo 1406 Florence
Massaccio Pagamento do Tributo
Cristo
manda pagar o tributo do templo por si e por Pedro, quando os coletores de
impostos vão à casa deste cobrar pelo Mestre ” ... vosso mestre não paga a
didracma? Ele (Pedro) respondeu-lhes: sim. E depois que entrou em casa , Jesus
o preveniu, dizendo: Que te parece Simão? De quem recebem os reis da terra o
tributo ou o censo? De seus filhos ou de estranhos? E Ele (Pedro) respondeu: dos
estranhos. Disse-lhe Jesus: logo são isentos os filhos. Todavia, para que os
não escandalizemos, vai ao mar e lança o anzol, e o primeiro peixe que subir
toma-o, e, abrindo-lhe a boca, acharás dentro um estater: tira-o e dá-lho por
mim e por ti.“(Mateus, XVII, 24-27).
Sobre
esse texto, Clemente de Alexandria exclamava: “Bem aventurado Pedro, o
escolhido, o preferido, o primeiro dos discípulos, único pelo qual Cristo pagou
tributo.” (Qui dives Salvetur, 21, Migne, Patrologia serie Grega, IX, 625.
– citado pelo Padre Leonel Franca).
Quais são nosso tributos a pagar a Deus?
Piedade
justiça
e louvor
A
Igreja, diz Santo Ambrósio , é um navio onde Pedro deve pescar e nessa pesca
ele recebe ordens de usar ora a rede, ora anzol. Grande mistério, porque essa
pesca é toda espiritual. A rede protege, o anzol fere, mas a rede é multidão, o
anzol o peixe solitário. O bom peixe não repele o anzol de Pedro; ele não mata,
mas consagra. Preciosa ferida a sua, que no sangue faz encontrar a
moeda necessária ao pagamento do tributo do apóstolo e mestre.
Tendo-se retirado os numerosos discípulos e a multidão dos judeus, Jesus ficou sozinho com os doze e dirigiu-lhes uma pergunta, assumindo todo risco que ela implicava:"Não quereis também vós ir embora?" Simão Pedro respondeu-lhe:"Senhor a quem iremos? Tu tens palavras da vida eterna"(Jo,6,68)
Santo Agostinho (354-430)
Bispo de Hipona (Norte de África), Doutor da Igreja
Homilia 25 sobre São João, 14-16
«Também vós quereis ir
embora?»
«Meu Pai é que vos dá o verdadeiro pão que
vem do Céu, pois o pão de Deus é o que desce do Céu e dá a vida ao mundo» (Jo
6,32-33). [...] Vós desejais este pão do céu, ele está à vossa frente e não o
comeis. «Eu já vos disse: Vós vedes-Me e não Me acreditais» (Jo 6,36). «Que
importa se alguns deles não creram? Acaso a sua incredulidade destruirá a
fidelidade de Deus?» (Rm 3,3) Vede então: «Tudo o que o Pai Me dá virá a Mim e
não repelirei aquele que vem a Mim» (Jo 6,37).
Que interioridade é esta de onde
não se sai? Um grande recolhimento, um doce segredo. Um segredo que não cansa,
liberto da amargura dos maus pensamentos, isento do tormento das tentações e das
dores. Não será num segredo destes que entrará aquele servo fiel que ouve
dizer: « Entra no gozo do teu senhor» (Mt 25,21)?
«Não repelirei aquele que vem a Mim, porque
desci do Céu não para fazer a Minha vontade mas a d'Aquele que Me enviou» (Jo
6,38). Mistério profundo! [...]
Sim, para curar a causa de todos os males, isto
é a soberba, o Filho de Deus desceu e fez-Se humilde. Por que és arrogante, ó
homem? Deus fez-Se humilde por tua causa. Talvez te envergonhes por imitar a
humildade de um homem; imita então a humildade de Deus. [...] Deus fez-Se
homem; tu, ó homem, reconhece que és homem: toda a tua humildade consiste em
conheceres-te. E é porque Deus ensina a humildade que disse: «Desci do Céu para
fazer a vontade d'Aquele que Me enviou. [...] Desci do Céu humilde, para
ensinar a humildade como mestre de humildade. Aquele que vem a Mim tornar-se-á
membro do Meu Corpo; aquele que vem a Mim tornar-se-á humilde. [...] Não fará a
sua vontade, mas a de Deus; por isso não será repelido como quando era arrogante»
(cf Gn 3,24).
Duccio di BuoninsegnaTambém vós quereis ir embora?
Santo
Agostinho disse: “Vejam como Pedro, pela graça de Deus, por inspiração do
Espírito Santo, compreendeu? Por que compreendeu? Porque acreditou. Tu tens
palavras de vida eterna. Tu nos dás a vida eterna, oferecendo o teu corpo e o
teu sangue. E nós cremos e conhecemos. Ele não disse: nós conhecemos e cremos,
mas nós cremos e conhecemos. Nós cremos para poder conhecer; se, de fato,
quiséssemos conhecer antes de crer, não teríamos conseguido nem conhecer, nem
crer.
* É essa resposta de Pedro que Jesus esperava de todos os demais ouvintes.[...]Nesse momento Pedro dirigiu-se diretamente ao Senhor, dizendo-lhe"Tu". Portanto ele se torna o modelo do verdadeiro discípulo de Jesus, ou seja, cada fiel é convidado a fazer sua a resposta de Pedro:" Senhor, a quem iremos?"Para mim não há outra possibilidade de existência, fora de teu seguimento. Tu somente tens palavras de vida eterna. Sem o sustento de tuas palavras, que comunicam espírito e vida, desfaleço irremediavelmente na travessia dos desertos da vida. Sim, tuas palavras, são o pão para minha fome e a água para minha sede. Só elas me comunicam o espírito vivificador que sai da boca de Deus.
Ó Senhor! Dá me ouvido de discípulo atento às tuas palavras, para que nunca me falte desse Pão Vivo!
*Frei Aloísio de Oliveira OFM Conv Evangelhos Dominicais Comentados "O Mensageiro de Santo Antônio"
«Simão, Simão, eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar
como trigo; Eu, porém, orei por ti, a fim de que tua fé não desfaleça. Quando,
porém, te converteres, confirma teus irmãos.» (Lucas 22:31-32)
AFASTA-TE DE MIM, SATANÁS!
(Mt 16, 21-27)
"21 A partir dessa época, Jesus
começou a mostrar aos seus discípulos que era necessário que fosse a Jerusalém
e sofresse muito por parte dos anciãos, dos chefes dos sacerdotes e dos
escribas, e que fosse morto e ressurgisse ao terceiro dia. 22 Pedro, tomando-o
à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: 'Deus não o permita, Senhor! Isso
jamais te acontecerá!' 23 Ele, porém, voltando-se para Pedro, disse: 'Afasta-te
de mim, Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço, porque não pensas as coisas
de Deus, mas as dos homens!' 24 Então disse Jesus aos seus discípulos: 'Se
alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 25
Pois aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la, mas o que perder a sua
vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26 De fato, que aproveitará ao homem se
ganhar o mundo inteiro mas arruinar a sua vida? Ou que poderá o homem dar em
troca de sua vida? 27 Pois o Filho do Homem há de vir na glória do seu Pai, com
os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com o seu
comportamento".
Em Mt 16, 22-23 diz: "Pedro,
tomando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: 'Deus não o permita,
Senhor! Isso jamais te acontecerá!' Ele, porém, voltando-se para Pedro, disse:
'Afasta-te de mim, Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço, porque não pensas
as coisas de Deus, mas as dos homens!"
Pietro Perugino Jesus entrega a Chave do Reino ao Pedro Capela Sistina século 15
Consegna dele Chiave Lorenzo Veneziano 1370 A Entrega da Chave
O “Tu
es Petrus”
Se todos
esses episódios nos servem para reconstituir o quadro da predileção por Pedro,
a passagem da grande promessa é o momento solene da confirmação dessa vocação
singular. Cristo dirige-se a Pedro, após sua maravilhosa profissão de fé (“Que
dizem os homens de mim (…) que dizeis vós?” “Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo”!),
e confirma sua promessa: “Bem aventurado és Simão Barjona, porque não foi a
carne e o sangue que a ti revelou, mas sim meu Pai que está nos céus, e eu digo
que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja e as portas do
inferno não prevalecerão sobre ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus,
e tudo o que ligares na terra será ligado também nos céus“(S.Mateus, XVI,
16-19)
Pedro recebeu
do SENHOR, as “Chaves” de comando. A “entrega das chaves” é um ato simbólico
que confere autoridade, direito e poder, assim como total liberdade para
administrar, podendo abrir e fechar um recinto, uma organização ou uma cidade,
a fim de que impere o direito, a justiça e o amor fraterno. Naquela época uma
cidade era cercada com muralhas para ficar protegida contra as invasões dos
inimigos e malfeitores, e tinha um grande portão de acesso, com fechadura. Dar
a chave da cidade era uma honra que ainda permanece em nossos dias, ainda que
hoje não haja muros e portões fechando as cidades, mas significa conceder livre
acesso e autoridade sobre aquela cidade. E no caso de Pedro, a cidade da qual
ele estava recebendo as chaves nada mais é do que a Cidade Eterna, o Reino de
DEUS.
Ultima Cena (copia) Dettaglio Cesare da Sesto Allievo di Leonardo da Vinci Pietro
Last Supper Jacopo Bassano 1542 Peter sits at Jesus's Right Hand
“Pasce
oves mea” "Apascente as minhas ovelhas!"
Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama mais que estes outros?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, Tu sabes que eu te amo.” Jesus disse: “Cuide de meus cordeiros”. Jesus perguntou de novo a Pedro: “Simão, filho de João, você me ama?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor Tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Tome conta de minhas ovelhas”. Pela terceira vez Jesus perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, você me ama?”Então Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Disse a Jesus: “Senhor, tu conheces tudo, e sabe que eu te amo”. Jesus disse: “Cuide das minhas ovelhas”.
Pedro recebendo as Chaves Peter Paul Rubens
"Pasce Oves mea!"
"Pasce Oves mea!" Feed my Sheeps Tapestry Vaticano
Ora, Cristo não possuía nem cordeiros nem ovelhas. O que Ele confia a Pedro é seu rebanho de almas, constituindo-o seu pastor.
Sendo identificados como ovinos, necessitamos para nossa sobrevivência um pastor resoluto e enérgico que nos conduza, sem nos perguntar constantemente o que desejamos, já que nem somos capazes de saber o que queremos, o que precisamos, nem sabemos para onde ir e compreender quem somos.
Francesco Signorelli The Capture of Christ 1502
The
Arrest of Jesus Fra Angelico
Captura e Cristo e São Pedro Anonimus 1520
Anibal Carracci Quo Vadis Domine 1601-02 National Gallery London
A expressão "Quo vadis, Domine?" (Aonde vais, Senhor?)
provem de uma tradição cristã, registrada em livros apócrifos, segundo a qual, Jesus
apareceu a Pedro, que deixava Roma para escapar à perseguição de Nero, e quando
indagado pelo apóstolo: "Aonde vais, Senhor?",Ele responde: "Romam vado iterum crucifigi." ("Eu estou indo para
Roma para ser crucificado de novo"). Peter, assim, ganha a coragem
para continuar seu ministério e retorna para a cidade, para, eventualmente, ser
martirizado por ser crucificado de cabeça para baixo .
A frase também ocorre algumas vezes na Vulgata
tradução da Bíblia , nomeadamente em João 13:36 quando Pedro pergunta a Jesus a
mesma pergunta, ao que ele responde: "Para onde eu vou, tu não podes agora
seguir-me, mas tu o acompanhamento me. "
Duccio di Buoninsegna Pedro Negando Jesus 1308-11
São Pedro
também caiu vergonhosamente: “Pedro estava sentado fora, no pátio. Aproximou-se dele uma
criada, dizendo: ‘Também tu estavas com Jesus, o Galileu!’ Ele, porém, negou
diante de todos, dizendo: ‘Não sei o que dizes’. Saindo para o pórtico, uma
outra viu-o e disse aos que ali estavam: ‘Ele estava com Jesus, o Nazareu’. De
novo ele negou, jurando que não conhecia o homem. Pouco depois, os que lá
estavam disseram a Pedro: ‘De fato, também tu és um deles; pois o teu dialeto
te denuncia’. Então ele começou a praguejar e a jurar, dizendo: ‘Não conheço o
homem!’ E imediatamente o galo cantou” (Mt 26, 69-74).
São Pedro
se arrependeu e também foi perdoado: “Saindo dali, ele chorou amargamente”
(Mt 26, 75).
Em Lc 22,
61 diz: “... e o Senhor, voltando-se, fixou o olhar em Pedro”. No meio
daquele aturdimento, o olhar sereno do Senhor conforta a fé de Pedro; e as
lágrimas de dor purificam-na. Olhar de perdão!
George de la Tour Le Reniement du Saint Pierre
The Denial of St.Peter Caravaggio 1610
The Denial of St.Peter
The Denial of St.Peter Gerard van Honthorst ( 1590-1656)
The Denial of St.Peter
The Denial of St.Peter Gerard van Honthorst ( 1590-1656)
Georges de la Tour The Tears of St.Peter 1648 As Lágrimas de Pedro
Cristo,
sem dúvida, fez Pedro compreender o horror do pecado e o perigo de não se fugir
da ocasião de pecado. O Evangelho nos conta que Pedro chorou amargamente. De
fato, que dor não deve ter experimentado o Apóstolo, ao cair num pecado
justamente contrário à virtude que mais vemos presente nele: a defesa pública
da verdade, o desafiar o respeito humano. Aliás, essa virtude ele que irá
praticar em grau heróico a partir de então, dando sua vida pela expansão da
Igreja.
Rembrandt van Rijn São Pedro na Prisão
São
Pedro foi encarcerado e em seguida milagrosamente libertado graças à
‘prodigiosa intercessão do anjo’. O apóstolo havia sido preso por decisão
de Herodes. Na prisão, acorrentado, ele fica tranqüilo e confiante, porque está
certo que a comunidade, reunida, reza por ele. Pedro sabe que não está só: o
Senhor o acompanha, a força de Cristo se realiza na fragilidade. Bento XVI
explicou que seguindo Jesus, Pedro encontrou a verdadeira liberdade e por isso,
deu testemunho até o martírio, confirmando que o Senhor havia ressuscitado e o
salvou.
Este
episódio, narrado por Lucas, nos adverte que a Igreja, ou seja, cada um de nós,
ao atravessar a noite de provações, se vê confortado pela oração vigilante,
perseverante e confiante no Senhor, porque ele nos liberta das correntes,
concede serenidade e nos ajuda a enfrentar as dificuldades, mesmo diante da
recusa, da oposição e da perseguição.
São Pedro e São Paulo sendo conduzidos para prisão; Mattia Preti Chiesa del Gesuiti La Valetta Malta
4Depois de o mandar prender, meteu-o na prisão, entregando-o à guarda de quatro piquetes, de quatro soldados cada um, na intenção de o fazer comparecer perante o povo, a seguir à Páscoa. 5Enquanto Pedro estava encerrado na prisão, a Igreja orava a Deus, instantemente, por ele.Atos 4-5
São Pedro libertado pelo Anjo do Senhor; Murillo sec.17
São Pedro libertado pelo Anjo do Senhor Lucca Giordano sec.17
Raffaello Sanzi Liberacion di Pietro 1513-14 Pinakoteka Vaticano
Preso pelo rei Herodes Agrippa , ele foi ajudado a escapar por um anjo.
Sebastiano Ricci Befreiung des hl.Petrus durch einen Engel 1710
Alegria na perseguição - "12Caríssimos,
não estranheis a fogueira que se ateou no meio de vós para vos pôr à prova,
como se vos acontecesse alguma coisa estranha. 13Pelo contrário,
alegrai-vos, pois assim como participais dos padecimentos de Cristo, assim
também rejubilareis de alegria na altura da revelação da sua glória. 14Se
sois ultrajados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sois vós, porque o
espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vós."1Pe,4
"Depois de terdes padecido por um
pouco de tempo, o Deus que é todo graça e vos chamou em Jesus Cristo à sua
eterna glória, há-de restabelecer-vos e consolidar-vos, tornar-vos firmes e
fortes. 11Para Ele o poder pelos séculos dos séculos. Ámen."1Pe5
Konrad Witz Befreiung Petri Musée d'Art et d' Historie 1444
A
força da prece incessante da Igreja se eleva a Deus, e o Senhor escuta e
realiza uma libertação impensável e inesperada, enviando seu anjo.
“De
repente apresentou-se um Anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando
no lado de Pedro, o Anjo o despertou(At12,7). Segue-me ! É um insistente
convite a seguir:
não se vive a verdadeira liberdade a não ser saindo de si mesmo
para pôr-se a caminho com o Senhor e fazer sua vontade.
Anjo Libertando São Pedro na Prisão The Liberation of St.Peter Giovanni Battista Carraciolo 1615
O Anjo Libertador de Pedro Philippe de Champaigne ( Detail)
The Deliverance of St.Peter Hendrick Terbrugghen
O Anjo Libertador de Pedro Philippe de Champaigne ( Detail)
The Deliverance of St.Peter Hendrick Terbrugghen
São Pedro sendo Libertado da Prisão Massaccio 1481-82 Florence
A
comunidade que acompanha o encarceramento de Pedro, ao contrário, é uma comunidade
que reza verdadeiramente por toda a noite unida. E não pode conter aquela
alegria que invade o coração de todos quando o apóstolo bate à porta de modo
inesperado. São a alegria e o encanto diante
da ação de Deus que escuta.
São Paulo visita São Pedro na Prisão Massaccio 1481-82 Florence
São Pedro consagra São Estevão como Diácono Fra Angelico1447-49 Capella Nocollina Vaticano
INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS
INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS
Como cresceu muito
o número de fieis, os Apóstolos reuniram a Comunidade com objetivo de
escolher alguns cristãos, para ajudá-los no serviço:
"Não nos convém abandonar a Palavra de Deus para servir às mesas( o Ágapé e a Fração do Pão).Procuremos, entre vós irmãos, sete homens de boa reputação, repletos do Espírito e de Sabedoria e nós os colocaremos na direção deste ofício." (At 6,2-3)
A proposta agradou a todos, e foram
escolhidos: Estevão, Felipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Parmenas e Nicolau, que
foram os primeiros Diáconos da Igreja.
A Palavra do SENHOR era divulgada
fervorosamente, atraindo um número cada vez maior de discípulos e sacerdotes
judeus, que se convertiam ao cristianismo e obedeciam à fé.
São Pedro consagra São Estevão como Diácono Fra Angelico 1447-49 Capella Nocollina Vaticano (detail)
Giovanni Lanfranco S.Pedro curando Santa Ágata martiziada
São Pedro, apóstolo, ensina que no momento em que Nosso Senhor Jesus Cristo
descer, envolto em nuvens de glória para julgar os vivos e os mortos, o mundo
terá acabado por meio do fogo. Uma conflagração universal será o ato
preparatório do Juízo, pois servirá para purificar todos os elementos e
dispô-los para serem úteis no novo estado de coisas.
O fogo da conflagração final atuará como instrumento da divina justiça para
que nele possam expiar as suas faltas, as almas que deveriam estar mais ou
menos tempo no Purgatório. Deus graduará a intensidade e energia desse fogo
purificador conforme ao que cada um deve padecer.
Gravidade da apostasia - "20Com
efeito, se aqueles que fugiram da corrupção do mundo, pelo conhecimento de
Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, se deixam de novo enredar e vencer por
ela, o seu último estado torna-se pior do que o primeiro.
21Melhor lhes fora não ter conhecido o
caminho da justiça do que, depois de o conhecer, voltar atrás, abandonando a
lei santa que lhes foi transmitida."2Pe,2
Atos 9,40-42
Pedro
curando e ressuscitando os mortos
em nome de Jesus!
" Pedro, pediu a todos para sair da sala, então ele se ajoelhou e rezou Virando-se para o corpo, ele disse." Levanta-te, Tabitha "E ela abriu os olhos quando viu Pedro, sentou-se.! !" No afresco a cena (embora Pedro não está ajoelhado e todos não sairam da sala ...)
" Pedro, pediu a todos para sair da sala, então ele se ajoelhou e rezou Virando-se para o corpo, ele disse." Levanta-te, Tabitha "E ela abriu os olhos quando viu Pedro, sentou-se.! !" No afresco a cena (embora Pedro não está ajoelhado e todos não sairam da sala ...)
Antonio Bosseli San Pietro Apostolo 1500-10
São
Pedro, após a ascensão de Cristo, assumirá seu dever de pastor universal,
conduzindo a Igreja nascente. Após sua morte, será substituído, no decorrer dos
séculos, pelos seus legítimos sucessores, os papas, até a consumação dos
tempos, sob a assistência infalível de Cristo.
Peter in Chora mosaico Istambul
Πέτρος,
Pétros,
"Com efeito, Deus não poupou os anjos que pecaram mas,
precipitando-os no Inferno, entregou-os a um fosso de trevas, onde estão
reservados para o Juízo; 5e não poupou o mundo antigo,
embora tenha preservado oito pessoas, contando Noé, o arauto da
rectidão, quando desencadeou o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; 6e
condenou as cidades de Sodoma e Gomorra à destruição, reduzindo-as a
cinzas, para servirem de exemplo aos ímpios que viriam depois; 7mas livrou o justo Lot, deprimido pela vida dissoluta daquela gente depravada, 8pois
este justo, morando no meio deles, sentia atormentada a sua alma recta,
devido às obras malvadas que via e ouvia, dia após dia.
9É que o Senhor sabe livrar da provação quem é piedoso e reservar os maus para o castigo do dia do juízo, 10principalmente aqueles que correm atrás dos desejos impuros do corpo e desprezam a autoridade do Senhor." 2Pedro 2
São Pedro Pregando Massaccio 1426-27 Florence
"8Mas há uma coisa, caríssimos, que não
deveis esquecer: um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um só
dia. 9Não é que o Senhor tarde em cumprir a sua promessa, como
alguns pensam, mas simplesmente usa de paciência para convosco, pois não quer
que ninguém pereça, mas que todos se convertam.
10Porém, o Dia do Senhor chegará como
um ladrão: os céus desaparecerão com estrondo, os elementos do mundo abrasados
dissolver-se-ão, assim como a terra e as obras que nela houver."2Pe,3
Fall of Simon Magus Benozzo Gozzoli 1461-64
As gárgulas de Notre-Dame Paris ao pôr de sol
1Pedro 5,8-11
"8Sede sóbrios e vigiai, pois o vosso adversário, o diabo, como
um leão a rugir, anda a rondar-vos, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe,
firmes na fé, sabendo que a vossa comunidade de irmãos, espalhada pelo mundo,
suporta os mesmos padecimentos.
10Depois de terdes padecido por um pouco de tempo, o Deus que é
todo graça e vos chamou em Jesus Cristo à sua eterna glória, há-de
restabelecer-vos e consolidar-vos, tornar-vos firmes e fortes. 11Para
Ele o poder pelos séculos dos séculos. Ámen."
wolves
{...} Rezai por mim,
para que eu aprenda a amar cada vez mais o seu rebanho, a Santa Igreja, cada um
de vós singularmente e todos vós juntos. Rezai
por mim, para que eu não fuja, por receio, diante dos
lobos." -
Homilia do Papa Bento XVI pelo início do Ministério Petrino, 24 de abril de
2005.
Cathedral Orvieto Italy
Urgência de estar preparados - "11Uma
vez que todas as coisas serão assim destruídas, como deve ser santa a vossa
vida e a vossa piedade, 12enquanto esperais e apressais a chegada do
dia de Deus, quando os céus, a arder, se desintegrarem e os elementos do mundo,
com o ardor do fogo, se derreterem! 13Nós, porém, segundo a sua
promessa, esperamos uns novos céus e uma nova terra, onde habite a
justiça.
14Portanto, caríssimos, enquanto
esperais estes acontecimentos, esmerai-vos para que Ele vos encontre
imaculados, irrepreensíveis e em paz. 15Considerai que a paciência
de Nosso Senhor é para nossa salvação."2Pe3
Varias vezes imediatamente
após a Ressurreição, Pedro é inquestionavelmente o líder dos apóstolos. Sua
posição ficou ainda mais evidente quando ele indicou o substituto de Judas
Iscariot e foi o primeiro a falar para as multidões que se juntaram após a
descida do Espirito Santo no Pentecostes. Foi o primeiro apóstolo a fazer
milagres em nome do Senhor e o primeiro a fazer julgamento após a decepção de
Ananias e Sapphira. Pedro foi o instrumento para trazer o evangelho a todos.
Batizando o pagão romano Cornélius, e dando no Consílho de Jerusalém o sua
orientação para que a Nova Igreja convertesse a todos e se tornasse universal.
Esta é a grande mensagem de Pedro:
A Igreja de Jesus é universal!
Hans S. Kulmbach Sermão de Sao Pedro 1514-16 Gall.Uffizi Florence
The Ananias Death Masaccio 1426 Florence
The Death of Sapphira Nicolas Poussin 1652
The Death of Sapphira the Wife of Ananias 1632
The Death of Ananias Raphael Sanzi 1516
The Death of Sapphira and Ananias Aubin Vouet 1632
The Baptism of Neophitos Massaccio 1426 Florence
São Pedro Batizando os NeófitosAtos 10,44-48
Baptismo dos primeiros pagãos - 44Pedro estava ainda a
falar, quando o Espírito Santo desceu sobre quantos ouviam a palavra. 45E
todos os fiéis circuncisos que tinham vindo com Pedro ficaram estupefactos, ao
verem que o dom do Espírito Santo fora derramado também sobre os pagãos, 46pois
ouviam-nos falar línguas e glorificar a Deus. Pedro, então, declarou: 47«Poderá
alguém recusar a água do baptismo aos que receberam o Espírito Santo, como
nós?»
48E ordenou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo. Então
eles pediram-lhe que ficasse alguns dias com eles.
San Pietro Anonimus Veneza seculo XVIII
Pedro sempre foi mencionado
como o primeiro dos apóstolos em todas as passagens do Novo Testamento e um
membro do circulo interno de Jesus com Tiago e João. Ele é mencionado, mais do
que qualquer outro discípulo, e estava ao lado de Jesus na Transfiguração
(Mt17;1-8) na cura da filha de Jairus, na agonia do Jardim das Oliveiras. Ele ajudou
a organizar a Ultima Ceia e teve um papel relevante na Paixão. Quando o Mestre
foi preso ele cortou com espada a orelha direita do escravo do Sumo Sacerdote
Malchus.
Grão Vasco São Pedro 1535-42 Viseu
Esta é a grande mensagem de Pedro:
a Igreja de Jesus é Universal!
Raffaelo
Sanzio (1483 –
1520) pintou várias obras sobre a vida e atos dos apóstolos de Cristo. Em
1515 fez um desenho retratando o primeiro milagre de Pedro após a
crucificação de Cristo: ” The heal of Lame Man” – A cura do homem
coxo (aleijado, manco).
A
figura relata o momento em que os Apóstolos Pedro e
João encontram na porta do Templo de Jerusalém um homem coxo pedindo
esmolas e lhe dão a cura de seu mal. Pedro, apontando para o céu, disse:
“Não tenho ouro nem prata , mas o que eu tenho eu te dou. Em nome de Jesus, o
Nazareno, levanta-te e
anda! ” Pedro pegou-o pela mão e levantou-o, agora os
pés e os tornozelos do homem estavam fortes, ele levantou-se e
começou a andar ao redor, entrou no templo andando e louvando a Deus juntamente
com Pedro e João.
Atos 9,32-35
O francês Nicolas Poussin
(1594 – 1665) também pintou em óleo sobre tela esse episódio em 1655
(acima). A tela está exposta no Museu Metropolitano de Nova Iorque.
Massaccio Pietro sana con su Sombra 1425
Pedro cura por meio de sua sombra
Cada vez mais aumentava a multidão dos homens e mulheres que
acreditavam no Senhor. De maneira que traziam os doentes para as ruas e
punham-nos em leitos e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, ao menos a
sua sombra cobrisse alguns deles.
(At 5, 14-15).
São Pedro e Cego
Saint Peter Revives Thalita Guercino
Atos 9,36-43
40Pedro mandou sair toda a gente, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se depois para o corpo, disse: «Tabitá, levanta-te!» Ela abriu os olhos e, ao ver Pedro, sentou-se. 41Tomando-a pela mão, Pedro ajudou-a a erguer-se. Chamando então os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. 42Toda a cidade de Jope soube deste acontecimento e muitos acreditaram no Senhor. 43Pedro ficou em Jope bastante tempo ainda, em casa de um curtidor chamado Simão.
São Pedro batiza Cornélio Francesco Trevisani 1709
‘Cornélio, a tua oração foi atendida e as tuas esmolas foram recordadas diante de Deus. 32Envia, pois, emissários a Jope e manda chamar Simão, cujo sobrenome é Pedro.
Atos 9,31-32
Peter's Vision Doug Jaques
Act 11,5-10
Estava eu orando na cidade de Jope, e em êxtase tive
uma visão; descia um objeto, como se fosse um grande lençol, sendo baixado do
céu pelas quatro pontas, e chegou perto de mim.6E, fitando nele os olhos, o contemplava, e vi quadrúpedes da
terra, feras, répteis e aves do céu.7Ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e
come.8Mas eu respondi: De modo nenhum, Senhor, pois nunca em minha
boca entrou coisa alguma comum e imunda.9Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum
ao que Deus purificou.10Sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao
céu.
«O que foi purificado por Deus não o consideres tu impuro.»Atos 9
Peter Healing Cripple Massolino
Pedro, na sua caminhada evangelizadora chegou
em Lida. Lá foi convidado a visitar um paralítico e rezar por ele. Entrou na
casa e encontrou Enéias, que estava paralítico há 8 anos prostrado num leito.
Disse-lhe: “Enéias, JESUS CRISTO te restitui à saúde: levanta-te e arruma a tua
cama.” (At 9,34) Ele se levantou imediatamente e a alegria foi geral, todos
sorriam e louvavam a DEUS ao mesmo tempo em que abraçavam e beijavam as mãos do
Apóstolo. Os habitantes de Lida e da planície de Saron que conheciam Enéias,
ficaram emocionados e se converteram ao SENHOR.
Raising of Son of Teóphilis and St Pieter Enthroned Massaccio
Raising of Son of Teóphilis and St Pieter Enthroned Massaccio (detail)
Uma vez que todas as coisas serão assim destruídas, como
deve ser santa a vossa vida e a vossa piedade, 12enquanto esperais e apressais
a chegada do dia de Deus, quando os céus, a arder, se desintegrarem e os
elementos do mundo, com o ardor do fogo, se derreterem! 13Nós, porém, segundo a
sua promessa, esperamos uns novos céus e uma nova terra, onde habite a justiça. 14Portanto, caríssimos, enquanto esperais estes
acontecimentos, esmerai-vos para que Ele vos encontre imaculados,
irrepreensíveis e em paz. 15Considerai que a paciência de Nosso Senhor é para
nossa salvação.2Pd,3
Madonna com Saõ Pedro e uma Mártir Paulo Veronesse 1560
Bartolomeo Vivarini São Pedro e São Paulo
"A porta da Fé continua aberta! Atos 14,27
Massolino Peter Healing Cripple 1426-27 Florence
"Dou-te o que tenho: em nome de
Jesus, levanta-te e anda."
Atos dos
Apóstolos 3, 1-10
Naqueles dias, 1Pedro e João subiam ao templo
para a oração das três horas da tarde. 2Trouxeram então um homem,
coxo de nascença, que colocavam todos os dias à porta do templo, chamada Porta
Formosa, para pedir esmola aos que entravam. 3Ao ver Pedro e João,
que iam a entrar no templo, pediu-lhes esmola. 4Pedro, juntamente
com João, olhou fixamente para ele e disse-lhe: «Olha para nós». 5O
coxo olhava atentamente para Pedro e João, esperando receber deles alguma coisa.
6Pedro disse-lhe: «Não tenho ouro nem prata, mas dou-te o que tenho:
em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda». 7E,
tomando-lhe a mão direita, levantou-o. Nesse instante fortaleceram-se-lhe os pés e
os tornozelos, 8levantou-se de um salto, pôs-se de pé e começou a
andar depois entrou com eles no templo, caminhando, saltando e louvando a Deus.
9Toda a gente o viu caminhar e louvar a Deus 10e, sabendo
que era aquele que costumava estar sentado, a mendigar, à Porta Formosa do
templo, ficaram cheios de admiração e assombro pelo que lhe tinha acontecido.
«Colocai nas mãos de Deus qualquer preocupação,
pois é Ele que cuida de vós» 1 Pd 5,7
O nosso muito amoroso Salvador assegura-nos em vários
lugares das Suas sagradas Escrituras que tem um cuidado e uma vigilância
constantes em relação a nós, que nos traz e sempre nos trará ao colo, no Seu
coração e nas Suas entranhas (Is 46,3-4). E não Se contentou em dizê-lo só uma
ou duas vezes, mas di-lo e repete-o cinco vezes na mesma passagem.
Fra Angelico St Peter Preaching in the Presence of St.Mark 1433
“Quam pulchri super montes pedes adnuntiantis et prædicantis pacem”.
“Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que
anuncia a paz”.
*Cristo Chefe principal da Igreja e o Papa seu Vigário na terra
A “prima Sede” é um elemento constitutivo
essencial da Igreja. O Papa assegura a vida, a unidade, a apostolicidade e a
catolicidade da Igreja, que foi querida e fundada por Cristo sobre Pedro e os
seus sucessores até o fim do mundo. Sobre Pedro a Igreja encontra a rocha sobre
a qual se assenta e que não a faz cair. Então, aqueles que não reconhecem em
Pedro e nos Papas a rocha inexpugnável, não reconhecem a Igreja .
São Pedro
* “Petrus petra, petra Ecclesia”
Em suma a
Igreja tem por fundamento Pedro, que é o Vigário de Cristo sobre a terra. Jesus
é o chefe principal e invisível, enquanto Pedro e o Chefe secundário,
subordinado e visível da Igreja. Então, Pedro, a rocha também subordinada a
Cristo, é seu prolongamento histórico nesta terra, na cadeia ininterrupta de
seus sucessores em pessoa que sintetiza a Igreja.
Francesco del Cossa San Pietro
*Portanto “ubi Petrus, ibi Ecclesia” e “sine
Petro, nulla Ecclesia”. Sempre Santo Agostinho escreve “Ergo in Petri
nomine figurata est Ecclesia” e ainda: “Sic Petrus ab hac petra
appellatus, personam Ecclesiae figuraret”. Mas, como explica São Paulo “Petra
autem erat Christus” (1 Cor., 10, 4).
Saint Peter icon from Saint Sinai Catherine's Monastery 6th century Mont Sinai
*Então a Pedra, que secundariamente é Pedro,
principalmente é Cristo. Santo Agostinho com um dos seus jogos de palavras,
explica: “Non dictum est illi “Tu es petra”, sed “Tu es Petrus”. Petra
autem erat Christus; quem confessus Simon, dictus est Petrus”.
São Pedro icone Macedônia
Fragment of a Deesis with
portraits of the apostles, 15th c., Saint Clement, Ohrid
This Deesis icon was
discovered in 1960 by a collaborator of the Icon Collection of Saint Clement in
Ohrid. The work in question is a frieze representing, in the center, the Deesis
(Christ, the Virgin and St. John the Baptist) flanked on both sides by
portraits of the apostles, The panel groups together scenes, which are normally
the subject of, separate icons and which is part of the iconostasis; it must
therefore come from a very small and narrow church. The icon is badly damaged,
but the subtlety of the color shows, despite the clumsiness of certain details,
the love which the painter felt for his subject .
Saint Pierre Marco Zoppo XVe
* A Cátedra da qual
ensina, governa e santifica Pedro foi instituída por Cristo para confirmar a Fé
dos crentes e para garantir a unidade, a santidade, a catolicidade e a
apostolicidade da Igreja. Pedro e Roma têm uma proeminência sobre todos os
Apóstolos e Bispos, enquanto são secundariamente “a
pedra [principal] que é Cristo”.
“Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele
que vos pedir a razão de vossa esperança." (I Pedro 3,15)
que vos pedir a razão de vossa esperança." (I Pedro 3,15)
São Pedro Lippo Memmi, saint Pierre
*Então sem Pedro ou Papa não
subsiste a Igreja, que está em comunhão com Cristo através do Primeiro e Príncipe
dos Apóstolos. Então, tudo que acontece fora da cadeia de Pedro e de seus
sucessores está fora da apostolicidade formal da Igreja e evidência os ramos secos destacados do
tronco vital da Igreja de Cristo. Os ramos secos não tem a vida que é Cristo “Ego sum Vita…” e eles são os
hereges e cismáticos formais, aos quais falta a seiva vital da planta que é a Igreja,
que é Pedro e Cristo . Os Bispos são “pastores” dos fiéis ou “cordeiros”, mais
“ovelhas” de Pedro, o “Príncipe dos Pastores”, a escola do único Mestre, “Via, Verità e Vita” (Caminho, Verdade
e Vida), que é Cristo .
São Pedro e São Paulo com uma Alma suplicante afresco do século XIV Catalúnia
*Sem Apóstolos não subsiste a Igreja de Cristo, porque Jesus mesmo a fundou sobre eles. Mas sem o Príncipe dos Apóstolos, sem Pedro, que é a ‘pedra’ secundária e subordinada a Cristo, os Apóstolos estão desligados de Cristo.
Saint Peter the Apostle Guiseppe Nogari 1743
«Deus também concedeu aos pagãos o arrependimento que conduz à Vida!»
Alessandro Guardassoni Saint Piere XIXe
*A sucessão apostólica verdadeira
é aquela formal,
alimentada pela sua raiz, que é a “Pedra”, Cristo,
e o seu Vigário na terra, “Pedro”.
alimentada pela sua raiz, que é a “Pedra”, Cristo,
e o seu Vigário na terra, “Pedro”.
Gaetano Gandolfi Martirio di San Pietro 1750 Parma
Caravaggio The Crucifixion of st.Peter 1601-02
Guido Reni Crocifissione di San Pietro
Luca Giordono La crocifissione di San Pietro 1660
La crocifissione di San Pietro Guido Reni
Michelangelo Martirio do San Pietro 1546-50
Filippino Lippi Crocifissione di San Pietro 1481-82 Florence
É certo que Pedro morreu em
Roma e que seu martírio ocorreu no reinado do Imperador Nero, provavelmente em
64 DC. Testemunhos do seu martírio são extensos inclusive os de Origines,
Eusébio da Cesárea, São Clemente de Roma e São Irineu. De acordo com a tradição
Pedro foi crucificado de cabeça para baixo porque declarou não ter o mérito de
ser morto da mesma maneira que o seu Mestre.
Matia Preti Crucifixione of Saint Pieter 1656-60
Massaccio Crucifixão de São Pedro Pisa
«Tu es Christus, Filius Dei vivi»
Francisaco Zubarán Apparition de Saint Pierre à Saint Dominique XVII e
As escavações sob a Basílica de São Pedro teriam encontrado sua tumba e suas relíquias estão debaixo do altar de São Pedro. Desde dos primeiros anos da Igreja, Pedro é reconhecido com o Príncipe dos Apóstolos e o Primeiro Sumo Pontífice. Assim teve uma posição de supremacia sobre toda a Igreja Católica.
Peter Paul Rubens S.Pietro apostolo XVII sec.Prado
«Colocai nas mãos de Deus qualquer preocupação,
pois é Ele que cuida de vós» (1 Pd 5,7)
O nosso muito amoroso Salvador assegura-nos em vários
lugares das Suas sagradas Escrituras que tem um cuidado e uma vigilância
constantes em relação a nós, que nos traz e sempre nos trará ao colo, no Seu
coração e nas Suas entranhas (Is 46,3-4). E não Se contentou em dizê-lo só uma
ou duas vezes, mas di-lo e repete-o cinco vezes na mesma passagem.
Peter Paul Rubens São Pedro 1616
Jusepe de Ribera Saint Peter and Saint Paul 1616
Giuseppe Cesari Madonna con San Pietro e San Paulo 1608-09
Madonna with Child and St John the Baptist and St Peter Catena Vicenzo di Biagio 1512
Martino de Bartolomeu St Peter
São Pedro é também Protetor dos Pescadores e das Viúvas
Madonna with Child and St John the Baptist and St Peter Catena Vicenzo di Biagio 1512
Martino de Bartolomeu St Peter
São Pedro é também Protetor dos Pescadores e das Viúvas
Guido di Grazziano St.Peter 13th century Pinakoteka Nazionale di Siena
“Resistite, fortes in fide” Resisti, firmes na Fé 1 Pd5,9
Apotheose de Saint Piere Bacciccio 1709
São
Pedro Apóstolo, vós que nos ensinastes a reconhecer a Divindade de JESUS quando
proclamastes: ‘‘TU és o Messias, o FILHO de DEUS Vivo’’, dai-nos um verdadeiro
espírito de Fé e uma aceitação total da Revelação
Saint Peter Georges de laTour 1620
The Chair of Saint Peter - Cathedra Gian Lorenzo Bernini 1666 Vaticano
São Pedro Basílica São Pedro Vaticano
1Pedro 4,17 "Pois chegou o tempo de julgamento,que deve começar pela casa de Deus. Ora, se começa por nós, qual será o fim dos que se recusam a crer no evangelho de Deus?"
Baldacchino Bernini; no alto a Cruz dos Cartuxos
"STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS"
"STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS"
Baldaquino da Basílica moderna de São Pedro, de Bernini.
O túmulo de São Pedro encontra-se diretamente abaixo desta estrutura.Foi provado que sob o altar da basílica está enterrado São
Pedro (de onde provém o nome da basílica) um dos doze apóstolos de Jesus e o
primeiro Papa e, portanto, o primeiro na linha da sucessão papal.
Relíquias de São Pedro
Saint Peter's chains San Pietro di Vincoli As Correntes de São Pedro
Papa rezando diante do túmulo do Apóstolo Pedro
Vaticano Basílica de São Pedro
Saint Pierre by P.Étienne Monnot Rome
· “Resistite, fortes in fide” Resisti, firmes na Fé 1 Pd5,9
Se for fiel aos princípios da moral católica atrairás contra si a censura do mundo. Esta se manifestará sempre com o objetivo de nos desencorajar no caminho da perfeição suprema que Nosso Ssehor nos indicou como meta. Serão usadas as armas do suborno; da lisonja e do ridículo. Serão levantadas ameaças, e chegarão até a perseguição. Sem descanço ...investindo contra nós, esperando ver-nos prostrados, ou pelo menos vascilantes.
Bartolomeo Montagna Saint Peter Blessing 1505
“Resistite, fortes in fide” Resisti, firmes na Fé 1 Pd 5,9
Símbolo dos Mártires
"Petrklíč" "A Chave de São Pedro" A chave que abre a primavera!
Nasce livremente nos campos no início da primavera; é assim como pela primeira vez as crianças conhecem São Pedro: - "não arranque a flor, - é a chave de São Pedro - é a chave dele - a chave do céu!"
Petrklíč para São Pedro pelas belíssimas páginas de suas duas Cartas de riqueza espiritual inesgotável com profundo agradecimento!
Thank you, Holy Father,
for teaching us with your words and your
deeds!
Thank you for your witness of a life
wholly dedicated to the
service of Christ and the Church!
Sylvester Heereman, LC
"Não ardiam os nossos corações, quando ele nos falava pelo caminho?’.
“Were not our
hearts burning within us, while he spoke to us along the way?”
(Lk 24:32).
28/2/2013
In Tempore Sedis Vacantis
Sua Santidade Papa Francisco
13/03/2013
HIS HOLINESS POPE FRANCIS SUPREME ROMAN PONTIFF
In Tempore Sedis Vacantis
“Annuntio vobis gaudium magnum:
habemus Papam!”
habemus Papam!”
Sua Santidade Papa Francisco
13/03/2013
HIS HOLINESS POPE FRANCIS SUPREME ROMAN PONTIFF
Dominus conservet eum, et
vivificet eum,
et beatum faciat eum in
terra,
et non tradat eum in animam inimicorum eius.
“Francisco,
vai e reconstrói a Minha Igreja!”
"Francesco, va e ripara la mia casa!"
vai e reconstrói a Minha Igreja!”
"Francesco, va e ripara la mia casa!"
São Pedro persisitindo na firmeza de uma rocha,
que de Cristo recebeu,
não solta o leme desta barca que é a Igreja do Senhor.
Oração da Horas 10 de novembro
Referências:
Referência: − Padre Tomaz Pégues, O. P. – “A Suma Teológica de São
Tomás de Aquino em forma de catecismo” – Taubaté – 1942 − Bref Resumé
de la Foi Catholique – Saint Thomas d’Aquin