Officium parvum Conceptionis Immaculatae 1
Causa nostrae Letitiae
G.B.Tiepolo The Immaculate Conception 1767-69 Prado Madrid
O Ofício
da Imaculada Conceição é uma oração composta para ser cantada ou recitada (de
uma só vez ou seguindo a Liturgia das Horas), a fim de proteger a santidade da
Imaculada Conceição. Este Ofício foi escrito originalmente em latim no século
XV pelo monge franciscano Bernardino de Bustis, que desejava proteger a
Imaculada Conceição dos inúmeros combates que vinha sofrendo desde o século
XII. Aprovado pelo Papa Inocêncio XI em 1678, foi enriquecido por Pio IX em 31
de março de 1876 com 300 dias de indulgência cada vez que recitado. Na reforma
do Concílio Vaticano II, Paulo VI modificou a doutrina das Indulgências,
concedendo agora Indulgência Plenária a aqueles que rezarem o Ofício da
Imaculada Conceição com fé. Procuremos rezar particularmente o Ofício todos os
sábados, pois assim a tradição da Igreja o faz.
Falando em tradição, conta-se
ao longo da história que quando se reza o Ofício da Imaculada Conceição, a
própria Nossa Senhora se ajoelha no céu em intercessão.
Martino Altomonte The Immaculate Conception 1719 Nat. Gallery of Slovenia Ljubljana
Ad Matutinum
Deus vos salve Virgem, Filha de Deus Pai!
Deus vos salve Virgem, Mãe de Deus Filho!
Deus vos salve Virgem, Esposa do Divino Espírito Santo!
Deus vos salve Virgem, Templo e Sacrário da Santíssima Trindade
Deus vos salve Virgem, Templo e Sacrário da Santíssima Trindade
Murillo Immaculate Conception 1650 Prado
Eia,
mea labia, nunc annuntiate,
laudes et præconia Virginis beatæ.
laudes et præconia Virginis beatæ.
Agora,
lábios meus, dizei e anunciai
os grandes louvores
da Virgem Mãe de Deus
Mateo Cerezo The Immaculate Conception Ermitage
Domina, in adiutorium meum intende.
Me de manu hostium potenter defende
Me de manu hostium potenter defende
Sede em meu favor, Virgem soberana,
livrai-me do inimigo com o vosso valor.
livrai-me do inimigo com o vosso valor.
Carlo Crivelli, A Imaculada Conceição, 1492, têmpera a ovo sobre madeira, 194,3 x 93,3 cm, National Gallery, Londres.
Carlo Crivelli, A Imaculada Conceição, 1492, têmpera a ovo sobre madeira, 194,3 x 93,3 cm, National Gallery, Londres. (detail)
Carlo Crivelli, A Imaculada Conceição, 1492, têmpera a ovo sobre madeira, 194,3 x 93,3 cm, National Gallery, Londres. (detail)
Provavelmente a primeira representação da concepção de Maria personificada
em uma mulher aparece em uma obra de Carlo Crivelli, de 1492, hoje no National
Gallery. Nela se pode observar uma mulher com as mãos postas e sobre ela, dois
anjos erguem uma faixa onde se lê: Ut in mente Dei ab initio concepta fui
ita facta sum (desta maneira na mente de Deus desde o início fui concebida
e assim fui feita). Na parte superior da composição, aparece Deus olhando para
baixo, contemplando sua criação. A direita da mulher aparecem uma maçã e uma
abóbora, simbolizando a ressurreição (abóbora) como antídoto contra a morte e o
mal (maçã); à sua esquerda cinco peras e um pêssego: o número cinco alude às
cinco chagas de Cristo, a pêra alude ao Cristo encarnado e seu amor pela
humanidade, e o pêssego simboliza o fruto da salvação.Também à sua esquerda,
logo abaixo das peras e do pêssego, há um jarro transparente com lírios
brancos, simbolizando a pureza da virgem. O lírio é particularmente associado à
Imaculada Concepção e a referência vem da canção de Salomão (2:1): Eu sou a
rosa de Saron, o lírio dos vales. A direita da mulher, uma outra jarra, de
aparência mais rústica, com rosas – um atributo tradicional da Virgem, herdado
da Vênus romana, que se tornando a ‘rosa sem espinhos’ simboliza Maria,
preservada das conseqüências do pecado original.
Gloria
Patri, et Filio, et Spiritui Sancto. Sicut erat in principio,
et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.
et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.
Alleluia.
Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus em Pessoas três, agora e sempre, e sem fim.
que é um só Deus em Pessoas três, agora e sempre, e sem fim.
Amém.
Hino
Salve, mundi Domina,caelorum Regina:
Salve, Virgo virginum,stella matutina.
Deus vos salve, Virgem, Senhora do mundo,
Rainha dos céus e das virgens, Virgem.
Alonso Cano Immaculada Conception sec.XVII
Salve, Virgo virginum,stella matutina.
Deus vos salve, Virgem, Senhora do mundo,
Rainha dos céus e das virgens, Virgem.
Alonso Cano Immaculada Conception sec.XVII
Salve,
plena gratia,clara luce divina.
Mundi in auxilium,Domina, festina.
Mundi in auxilium,Domina, festina.
Estrela da manhã, Deus vos salve, cheia
de graça divina, formosa e louçã.
Diego Velasquez Imaculada Conceição 1619 National Gallery Londres
Ab aeterno Dominus te praeordinavit
matrem unigeniti Verbi, quo creavit.
Deus vos nomeou desde eternidade
para a Mãe do Verbo, com o qual criou.
Terram, pontum, aethera, te pulchram ornavit
sibi Sponsam, quae in Adam non peccavit.
Terra, mar e céus, e vos escolheu,
quando Adão pecou, por esposa de Deus.
sibi Sponsam, quae in Adam non peccavit.
Terra, mar e céus, e vos escolheu,
quando Adão pecou, por esposa de Deus.
Filippino Lippi Madonna and Child1483
Elegit
eam Deus, et præelegit eam.
In tabernaculo suo habitare fecit eam.
In tabernaculo suo habitare fecit eam.
Deus
vos escolheu, e já muito dantes
em seu tabernáculo morada Lhe deu.
em seu tabernáculo morada Lhe deu.
João Nepomuceno Correia e Castro sec XVIII Imaculada Conceição Ouro Preto
Domina,
protege orationem meam.
Et clamor meus ad te veniat.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração.
Toquem vosso peito os clamores meus.
Et clamor meus ad te veniat.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração.
Toquem vosso peito os clamores meus.
Julius Schnorr Carolsfeld The Virgin and Child
Oremus
Sancta
Maria, Regina cælorum, Mater Domini nostri Iesu Christi, et mundi Domina, quæ
nullum derelinquis, et nullum despicis: respice me, Domina, clementer
oculo pietatis, et impetra mihi apud tuum dilectum Filium cunctorum veniam
peccatorum: ut qui nunc tuam sanctam et immaculatam conceptionem devoto affectu
recolo, æternæ in futurum beatitudinis, bravium capiam, ipso, quem virgo
peperisti, donante Domino nostro Iesu Christo: qui cum Patre et Sancto Spiritu
vivit et regnat, in Trinitate perfecta, Deus, in sæcula sæculorum.
Amen.
Oração
Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, por mercê do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.
Immaculate Conception
Ad
Primam
Domina, in adiutorium meum intende.
Me de manu hostium potenter defende
Me de manu hostium potenter defende
Sede em meu favor, Virgem soberana,
livrai-me do inimigo com o vosso valor.
livrai-me do inimigo com o vosso valor.
Luis de Morales La Virgem del Sombrero 16th century Badajoz
Gloria
Patri, et Filio, et Spiritui Sancto. Sicut erat in principio,
et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.
et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.
Alleluia.
Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus em Pessoas três, agora e sempre, e sem fim.
que é um só Deus em Pessoas três, agora e sempre, e sem fim.
Amém.
Francisco Pacheco Immaculate Conception
Hino
Salve, Virgo sapiens,domus Deo dicata,
columna septemplici mensaque exornata.
Deus vos salve, mesa para Deus ornada,
coluna sagrada, de grande firmeza.
columna septemplici mensaque exornata.
Deus vos salve, mesa para Deus ornada,
coluna sagrada, de grande firmeza.
The Sleep of Infant Jesus Sassoferro Louvre
Ab
omni contagio mundi præservata.
Semper sancta in utero matris, ex qua nata.
Semper sancta in utero matris, ex qua nata.
Casa
dedicada a Deus sempiterno,
sempre preservada virgem do pecado.
sempre preservada virgem do pecado.
Madonna in Sorrow Sassoferro 17th century
Antes que nascida, fostes, Virgem santa,
no ventre ditoso de Ana concebida.
no ventre ditoso de Ana concebida.
Murillo The Immaculate Conception Prado
Nova stella Iacob, Domina angelorum.
Sois Mãe criadora dos mortais viventes.
Sois dos Santos porta, dos Anjos Senhora
Sois dos Santos porta, dos Anjos Senhora
Zabulo
terribilis acies castrorum.
Porta et refugium sis Christianorum.
Porta et refugium sis Christianorum.
Sois forte esquadrão contra o inimigo,
Estrela de Jacó, Refúgio do cristão.
Estrela de Jacó, Refúgio do cristão.
Sano di Pietro Virgin and Child XV th century
Ipse
creavit illam in Spiritu Sancto.
Et effundit illam super omnia opera sua.
A Virgem, a criou Deus no Espírito Santo,
e todas as suas obras, com elas as ornou.
Et effundit illam super omnia opera sua.
A Virgem, a criou Deus no Espírito Santo,
e todas as suas obras, com elas as ornou.
Virgin of Annunciation Guido Reni Landesmuseum Oldenburg 17th century
Domina,
protege orationem meam.
Et clamor meus ad te veniat.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração.
Toquem vosso peito os clamores meus.
Et clamor meus ad te veniat.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração.
Toquem vosso peito os clamores meus.
Oremus
Sancta
Maria, Regina cælorum, Mater Domini nostri Iesu Christi, et mundi Domina, quæ
nullum derelinquis, et nullum despicis: respice me, Domina, clementer
oculo pietatis, et impetra mihi apud tuum dilectum Filium cunctorum veniam
peccatorum: ut qui nunc tuam sanctam et immaculatam conceptionem devoto affectu
recolo, æternæ in futurum beatitudinis, bravium capiam, ipso, quem virgo
peperisti, donante Domino nostro Iesu Christo: qui cum Patre et Sancto Spiritu
vivit et regnat, in Trinitate perfecta, Deus, in sæcula sæculorum.
Amen.
Oração
Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, por mercê do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.
Immaculate Conception Francesco Signorelli 1523
Francesco Signorelli, Imaculada Conceição com os Santos
Italiano, ca.1523
Cortona, Museo Diocesano
Aqui, Maria está acima de árvore da Vida confirmada pelos querubins. Debaixo da árvore Adão e Eva estão aceitando o fruto fatal de Satanás. Mais uma vez, os santos são representados com seus escritos mantendo pergaminhos e placas contribuindo para os debates sobre a Imaculada Conceição.
Italiano, ca.1523
Cortona, Museo Diocesano
Aqui, Maria está acima de árvore da Vida confirmada pelos querubins. Debaixo da árvore Adão e Eva estão aceitando o fruto fatal de Satanás. Mais uma vez, os santos são representados com seus escritos mantendo pergaminhos e placas contribuindo para os debates sobre a Imaculada Conceição.
Ad
Tertiam
Domina, in adiutorium meum intende.
Me de manu hostium potenter defende
Me de manu hostium potenter defende
Sede em meu favor, Virgem soberana,
livrai-me do inimigo com o vosso valor.
livrai-me do inimigo com o vosso valor.
Gloria
Patri, et Filio, et Spiritui Sancto. Sicut erat in principio,
et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.
et nunc, et semper, et in saecula saeculorum.
Alleluia.
Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também,
que é um só Deus em Pessoas três, agora e sempre, e sem fim.
que é um só Deus em Pessoas três, agora e sempre, e sem fim.
Amém.
Immaculate Conception José Antonilez 1665 Museum Bellas Artes Bilbao
Hino
Salve,
arca foederis,thronus Salomonis,
arcus pulcher ætheris,rubus visionis.
arcus pulcher ætheris,rubus visionis.
Deus Vos
salve, trono do grão Salomão,
Arca do Concerto, Velo de Gedeão.
Arca do Concerto, Velo de Gedeão.
Mariano Salvador de Maela Immaculate Conception 1781 Prado Madrid
Virga
frondens germinis,vellus Gedeonis,
porta clausa numinis,favusque Samsonis.
Íris do céu clara, Sarça da visão,
Favo de Sansão, Florescente vara,
porta clausa numinis,favusque Samsonis.
Íris do céu clara, Sarça da visão,
Favo de Sansão, Florescente vara,
Murillo Imaculated Conception 1678 Madrid
Decebat
tam nobilem natum præcavere
ab originali labe matris Evæ.
ab originali labe matris Evæ.
A qual escolheu para ser mãe sua,
e de vós nasceu o Filho de Deus
Peter Paul Rubens The Immaculate Conception
Almam,
quam elegerat,Genetricem vere,
nulli prorsus sinens culpæ subiacere.
nulli prorsus sinens culpæ subiacere.
Assim Vos livrou da culpa original,
de nenhum pecado há em Vós sinal.
de nenhum pecado há em Vós sinal.
Francisco de Zubaran The Immaculate Conception
Ego in altissimis habito.
Et thronus meus in columna nubis
Vós, que habitais lá nessas alturas,
e tendes Vosso Trono sobre as nuvens puras.
e tendes Vosso Trono sobre as nuvens puras.
Domina,
protege orationem meam.
Et clamor meus ad te veniat.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração.
Toquem vosso peito os clamores meus.
Et clamor meus ad te veniat.
Ouvi, Mãe de Deus, minha oração.
Toquem vosso peito os clamores meus.
Oremus
Sancta
Maria, Regina cælorum, Mater Domini nostri Iesu Christi, et mundi Domina, quæ
nullum derelinquis, et nullum despicis: respice me, Domina, clementer
oculo pietatis, et impetra mihi apud tuum dilectum Filium cunctorum veniam
peccatorum: ut qui nunc tuam sanctam et immaculatam conceptionem devoto affectu
recolo, æternæ in futurum beatitudinis, bravium capiam, ipso, quem virgo
peperisti, donante Domino nostro Iesu Christo: qui cum Patre et Sancto Spiritu
vivit et regnat, in Trinitate perfecta, Deus, in sæcula sæculorum.
Amen.
Oração
The Immaculate Conception A. Cortina
Ofício da Imaculada Conceição é uma das mais belas e tradicionais
orações a Nossa Senhora cantada no mundo inteiro;
uma oração que proporciona um genuíno e profundo prazer para
todos aqueles que amam verdadeiramente a Nossa Senhora.
A
autoria do Ofício é atribuída a Frei Bernardino de Busti, grande e
ilustre pregador franciscano que viveu na Itália entre os anos de1450 e 1513.
Nossa gratidão pela sua bela confissão de amor à
Nossa Senhora e a todos nós!!!
Agradecimento pela brilhante tradução do Ofício para português, - precisa, bela e leal. Nosso agradecimento aos monges !
O Oficio de Nossa Senhora,embora de origem medieval, é patrimônio da fé do povo brasileiro a Maria ,Mãe de Deus.
Agora, do
mais alto dos Céus, continua a emanar de Maria toda sorte de benevolência e de
bondade, atraindo todos seus filhos e filhas. Ela é a Virgem melíflua, cuja
suavidade atrai toda alma que para Ela se abre: “Se a doçura está em proporção
com a pureza e com a caridade, que auge de perfeição não atingiu a doçura de
Maria, a mais pura, a mais humilde e a mais amável das criaturas?”
A Santa
Igreja, em sua liturgia, não deixa de ressaltar essa amabilidade de Maria,
nestes breves, mas expressivos termos: “Vossos lábios são como um favo de mel
que destila a suavidade; o leite e o mel estão sobre vossa língua, tanto vossas
palavras são deliciosas.”3
Como
verdadeiros filhos de Maria Santíssima, deixemo-nos envolver por tão excelsa e
inefável doçura e peçamos a Ela que desperte nossa entusiasmada admiração,
nossa confiança sem limites n’Ela e, sobretudo, que procuremos imitá-La em cada
momento de nossa existência.
Dolci Mary with the Infant Jesus
OFÌCIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO 1
Explicação de algumas das metáforas:
AGORA LÁBIOS MEUS – O Ofício começa com a palavra Agora. Não é um simples advérbio de tempo, indicando o começo da ação, mas é uma palavra conclusiva, que comemora os favores recebidos, enriquecida de gratidão e de carinho para com a Mãe de Deus, que é também nossa Mãe. O agora deste Ofício é muito parecido com o entusiasmo do velho Simeão quando recebeu nos braços o Salvador “Agora, Senhor, podes deixar-me partir em paz…”
SEDE EM MEU FAVOR – imploramos a intercessão de Maria contra os inimigos sejam eles materiais (físicos) ou espirituais. A conclusão glorificando o Pai, o Filho e o Espírito Santo mostra a íntima ligação do Mistério de Maria com o Mistério da Santíssima Trindade, sobretudo na pessoa do Filho. O Mistério de Maria é essencialmente Cristológico.
Maria vive em íntima união com a Santíssima Trindade. Assim disse
o Concílio Vaticano II: “Maria é dotada com a missão sublime e
a dignidade de se ser Mãe de Deus, e por isso, filha predileta do Pai
e sacrário do Espírito Santo” (LG 53). A virgem Imaculada vive imersa
no mistério da Trindade, louvando a glória de Deus e intercedendo
pela humanidade (Puebla, 293)
SENHORA
DO MUNDO -
proclamam-no todas as línguas Domina Nostra, Madonna Mia, Notre Dame,
Nuestra Señora, Nossa Senhora… É uma vassalagem universal. Lemos no livro
do Êxodo (Cf. Ex 15, 20-21) que Maria, irmã de Moisés, foi guiando as
mulheres. Esta Maria era figura da Santíssima Virgem que também se chamou
Maria, mestra e senhora que nos guia para o outro lado, para o céu. O fato de
ser Mãe de Deus é que confere a Maria os direitos de domínio do mundo.
ESTRELA
DA MANHÃ -
os antigos acreditavam que cada homem nascia sob a proteção de uma estrela.
Maria é esta estrela. Estrela da manhã porque foi ela quem precedeu, na mente
do Altíssimo, ao dia da Criação. Foi ela quem precedeu ao dia da Redenção.
Desde que se levantou radiosa, sempre seu brilho venceu o das demais e nunca
teve o ocaso sombrio do pecado. Feliz aquele que se deixa guiar por esta
Estrela. Mais recentemente o Papa a declarou Estrela da Nova Evangelização.
FORMOSA E LOUÇÃ - pela graça divina, é realmente a Virgem Maria “formosa e louçã”. Diz um autor: “Como não sereis toda engraçada em vós, e para nós toda graciosa, se sois a Mãe da Divina Graça? Ó Santíssima, ó Suavíssima, ó toda formosa e engraçada Maria!”
DEFENSORA DO MUNDO - o mundo está com muita pressa de auxílio. E a quem recorremos senão àquela que é um “forte esquadrão contra o inimigo”?
ESPOSA DE DEUS -
Maria é a Virgem desposada por Deus. Maria “Esposa de Deus” diz respeito
diretamente à relação Maria e a Igreja que ocorre amplamente nas reflexões dos
Padres da Igreja (Clemente de Alexandria, Ambrósio, Agostinho, Leão Magno, e
tantos outros). Isaac de Estela, discípulo de São Bernardo, dizia: “Ambas Mães,
ambas Virgens, ambas concebem por obra do espírito Santo… Maria… gerou ao Corpo
a sua Cabeça; a Igreja… dá a esta Cabeça o seu corpo. Uma e outra são Mães de
Cristo, mas nenhuma delas o gera todo inteiro sem a outra. Por isso justamente,
aquilo que é dito em geral da Virgem Mãe Igreja se entende igualmente da Virgem
Mãe Maria.
MESA PARA DEUS ORNADA /
COLUNA SAGRADA DE GRANDE FIRMEZA - casa a Deus dedicada
com sete colunas e mesa preparada. Refere-se àquela passagem dos Provérbios (9,
1-2): “A sabedoria edificou para si uma casa, levantou sete colunas… e dispôs
sua mesa”. Diz São Bernardo que“aquela Sabedoria, que era o próprio Deus,
edificou para si uma casa que foi sua própria Mãe, na qual ergueu sete colunas
que são as virtudes teologais e cardeais (Fé, Esperança, Caridade,
Justiça, Temperança, Fortaleza e Prudência).
MÃE CRIADORA -
Nova Eva. Da mesma sorte que Adão é figura de Cristo (novo Adão), Eva é
figura de Maria (Nova Eva). Este é um singular paralelismo que percebemos
nos Padres da Igreja feito entre Eva e Maria, modelado e inspirado no
paralelismo entre Cristo e Adão (Rm 5,14; 1Cor 15, 22.45). O paralelismo
entre Eva e Maria foi constituído já no século II por Justino e Ireneu: a
Velha Eva que também era Virgem preferiu ouvir a voz da Serpente gerando,
portanto, o pecado; a Nova Eva, Maria, a Virgem que soube ouvir a Palavra de
Deus, gerou no seu santíssimo ventre, o próprio Filho de Deus. Assim a primeira
Eva trouxe a tristeza e o pecado. Já a Nova Eva, trouxe-nos a paz, a esperança,
o perdão e a graça salvífica. E por isso chamada Mãe da nova Criação. “Enquanto
peregrinamos Maria será a Mãe e a educadora da fé. Ela cuida que o Evangelho
nos penetre intimamente, plasme nossa vida de cada dia e produza em nós frutos
de santidade” (Puebla 290). Ao pé da cruz, Maria recebeu de Jesus agonizante a
missão de ser mãe de todos os que seriam seus discípulos (Jo 19,26).
SOIS DOS SANTOS PORTA -
Maria, porta do céu. As figuras de “porta, limiar, entrada, umbral”, já
desde a época dos Padres da Igreja, se aplicam à Virgem Maria para
esclarecer sua função de Nova Eva, ou sua maternidade virginal ou sua
intercessão suplicante em favor dos fiéis. Eva inocente, que venceu pela
humildade o orgulho da primeira mulher, abrindo o que esta fechara: Virgem
humilde que nos abriu a porta da vida eterna: o que Eva incrédula fechara –
aquela fiel abriu. As portas do paraíso que Eva fechou foram abertas por ti,
Virgem Maria. Maria é porta radiante luz, pela qual, Cristo, Luz do Mundo,
refulgiu para nós. A Igreja não duvida disto: pela bem aventurada Virgem Maria,
de quem nos veio o Salvador, nos descerão dons da graça celeste e se nos abrirá
a feliz porta do céu.
DOS ANJOS SENHORA -
Santo Tomás, explicando a Saudação Angélica, observa que no Antigo
Testamento era grande honra para os seres humanos a aparição dos seres
angélicos. E grande honra também era poderem os homens reverenciar aos
Anjos. Que um Anjo, porém, reverenciasse ao homem, nunca se ouviu contar,
a não ser depois da saudação a Maria, quando se verificou que, na natureza
humana, havia quem fosse maior do que os anjos na plenitude da graça e
intimidade com Deus.
ESTRELA DE JACÓ - Nm 24,17: “Eu vejo – mas não agora,
eu o contemplo – mas não de perto: um astro procedente de Jacó se torna chefe,
um cetro se levanta procedente de Israel. E esmaga as têmporas de Moab…” A
estrela de Jacó é Maria que descende do grande patriarca. E Jesus é o cetro que
se levantou de Israel e feriu os capitães de Moab, isto é, o mal e a morte, e
nos deu a vitória.
REFÚGIO DOS CRISTÃOS - Maria Santíssima que reina
gloriosa no céu trabalha misteriosamente na terra, mostrando a seus filhos
o caminho da verdade. Não raro sucedeu que os fiéis, por guardarem sempre
vigoroso o amor e o culto à Mãe de Jesus, mesmo destituído de todo auxílio
espiritual, conservaram contudo integralmente sua fé. Maria é o amparo na fé.
Quando Pio VII (+1823) foi arrancado da Sé de Pedro pela violência das armas e
detido em estrita prisão, toda a Igreja erguia preces a Deus pela intercessão
da Virgem Maria: sucedeu então, sem se esperar, a libertação do Sumo Pontífice
e a sua volta para Roma em 24 de maio de 1814, e sua restituição ao trono
pontifício. Por isso o Papa pio VII decretou que se celebrasse para sempre em
Roma, a 24 de maio, uma festa em honra de Maria, Auxilio dos cristãos. Ela é o
auxílio do cristão para que, com a proteção dela, trave o combate da fé com
intrepidez, permaneça firme na doutrina dos apóstolos e caminhe seguro entre as
tempestades do mundo.
A VIRGEM A CRIOU DEUS NO
ESPÍRITO SANTO / E TODAS AS SUAS OBRAS COM ELA AS ORNOU -
já vimos que nada se fez sem o Verbo. Mas nada se fez também sem o
Espírito Santo que é o Amor do Pai e do Filho. Sem o Amor nada se faz. Aquele
mesmo Espírito de quem diz o Gênesis (1,2) que, fecundando, pairava sobre as
águas, já preparava o mais lindo ornamento de todas as obras: Maria.
TRONO DE SALOMÃO - 1Rs 10, 18-20. Do trono de
Salomão diz a Sagrada Escritura que nunca se fez coisa tão preciosa
pelos reinos do mundo. Era de marfim coberto de ouro finíssimo, com seis
degraus e sustentado por duas mãos. Maria é o trono do verdadeiro
Salomão ou Rei Pacífico, Jesus. É trono de marfim, por sua pureza e
inocência, revestido do ouro finíssimo da mais ardente caridade. Duas
mãos a sustentam, que são a humanidade e a divindade de Jesus.
ARCA DO CONCERTO (DA ALIANÇA) - Ex 25, 10-16. A Arca
da Aliança, conservada e venerada no Templo de Salomão, coberta por
fora e por dentro do mais puro ouro. Continha as duas tábuas da lei que
Deus havia promulgado no Sinai. Conservava-se ali também um vaso
que continha um pouco do maná que durante tantos anos caíra do céu para
alimento do povo hebreu no deserto. Figura belíssima de Maria. Virgem,
dotada de todas as graças e enriquecida da mais imaculada pureza tanto
no que diz respeito ao corpo como no que se refere à alma, ela trouxe no
seu casto seio o Verbo Eterno, o legislador divino da lei da graça, o
autor da nova aliança entre Deus e os homens. Ela deu ao mundo Jesus
Cristo, nosso Redentor, que é o verdadeiro maná, o pão celeste, o pão da
vida, descido do céu. Lembramos ainda das passagens que dizem que Maria
guardava as Palavras de Jesus no seu coração e as meditava (Lc 2,19.
51).
VELO DE GEDEÃO - Jz 6, 36-40. O velo de Gedeão é
símbolo de muitos mistérios mas principalmente de Maria Imaculada.
Querendo Gedeão esclarecer-se a respeito de milagrosa aparição que
tivera, deixou do lado de fora de sua casa, durante a noite, o velo de
um carneiro (couro de carneiro com a lã). E com grande espanto verificou
pela manhã que o relento caíra todo no velo, enquanto tudo em redor
ficara seco. Na noite seguinte repetiu a mesma prova desta vez o velo
estava seco e tudo o mais coberto de orvalho. Com este milagre ficou
sabendo Gedeão que seria eleito para vencer os inimigos de seu povo
depois de sete anos de dura opressão. São Bernardo comenta que o velo
simboliza Maria que, única, foi concebida sem pecado original e, por
primeira recebeu de Jesus a sua graça que havia de espalhar-se depois
pelo mundo. A Igreja reconhece no velo recoberto de orvalho uma figura
do Mistério da Encarnação do Verbo Divino no seio puríssimo da Virgem
Maria dizendo: Senhor, quando nasceste de um modo inefável da Virgem,
cumpriram-se as Escrituras que diziam “desceste como orvalho no velo a
fim de salvar o gênero humano. E São Bernardo ainda diz: “Tu és, ó
Maria, o terreno umedecido, impregnado de celeste orvalho”.
ÍRIS DO CÉU CLARA -
Gn 9, 8-17. Quando Deus fez as pazes com a terra, depois do dilúvio,
deixou um símbolo agradabilíssimo de união e de paz: o arco-íris. E, no
Novo Testamento, para mostrar a sua misericórdia para com os homens,
deixou não apenas um símbolo, mas um verdadeiro traço de união: a Virgem Maria
– Rainha da Paz. O arco-íris tem sete cores. Maria tem os sete dons do Espírito
Santo. O arco-íris foi o sinal da aliança depois do dilúvio. Maria foi o sinal
da aliança depois do pecado.
SARÇA DA VISÃO - Ex 3,1-6. Maria imaculada, como a
sarça que ardia sem se consumir, deu à luz seu filho sem perder o
privilégio da virgindade. São Gregório de Nissa diz: “Não é porventura
um grande milagre ver uma virgem que se torna mãe sem deixar de ser
virgem?” E São Bernardo acrescenta: “O que podia designar a sarça que
ardia e não se consumia a não ser a virgem que deu à luz sem sentir as
dores do parto?”. E canta assim a liturgia bizantina: “Como a sarça que
não se consome ardendo, assim a Virgem deu à luz. Cristo com o fogo de
sua divindade não fez arder a criatura na qual se encarnoou, antes
conservou intacta a sua virgindade”.
FAVO DE SANSÃO - Jz 14, 5-9. Conta o livro dos
Juízes que indo Sansão viajando com seus pais para a casa de sua noiva,
ao se aproximarem das vinhas da cidade, apareceu um leão novo, feroz e
que rugia fortemente e avançou contra Sansão. Mas o espírito do Senhor
apossou-se de Sansão e ele depedaçou o leão como se fosse um cordeiro,
sem arma alguma na mão . Mas nada disse a seus pais. Quando voltavam
alguns dias depois Sansão afastou-se do caminho para ver o cadáver do
leão e eis que na boca do leão estava um enxame de abelhas e um favo de
mel. E, tomando-o nas mãos ia comendo pelo caminho, e chegando onde
estavam seu pai e sua mãe, deu-lhes uma parte que eles também comeram.
Assim como, dentro da boca de uma fera, se encontrou um favo, também no
seio da humanidade não tão humana, encontrou-se Maria. E assim como, no
seio da morte (no cadáver do leão), encontrou-se a vida (enxame de
abelhas), assim também dentro da humanidade pecadora encontrou-se Maria:
concebida sem pecado. Maria, laboriosa e humilde abelha que nos
preparou o favo dulcíssimo, Jesus, que saboreamos pelo caminho da nossa
vida toda vez que recebemos a Eucaristia.
FLORESCENTE VARA - Nm 17, 16-26; Is 11, 1-2. O livro
dos números conta que a escolha de Aarão foi feita da seguinte forma:
Deus mandou que um varão de cada tribo de Israel colocasse uma vara
junto ao Tabernáculo e a vara do escolhido florescia. Foi o que
aconteceu coma vara de Aarão onde apareceram botões, depois flores e
frutos sem prejudicar o seu frescor. Essa vara, diz São Bernardo, é
figura de Maria que floresceu sem raízes e sem a seiva da natureza; pois
ela se tornou fecunda e deu à Luz Jesus sem a mínima alteração de sua
pureza virginal, à maneira da vara de Aarão que nada perdia de sua verde
folhagem, produzindo flores e frutos. No texto de Isaías lemos que “um
ramo brotará do trono de Jessé”. Jessé foi o Pai do rei Davi, de quem
Jesus era chamado filho (Mt 21,9), por ser descendente seu. Maria é este
ramo de floresce quando dela nasce Jesus.
http://reporterdecristo.com/a-profundidade-teologica-do-oficio-da-imaculada-conceicao/
Referências: