domingo, 25 de março de 2012

Ave Maria - Ave Bernard - Anunciação


A Visão de Saõ Bernardo da Virgem com Menino  Esteban Murillo


Saint Bernard of Clairvaux


São Bernardo de Claraval,
O "Doutor Melífluo" foi, sem dúvida, o monge mais afamado e de maior influência religiosa, cultural e política de seu século. Nasceu na Borgonha, de uma família
nobre aparentada com os duques da Borgonha. Quando, ainda jovem, ingressou na recém fundada Abadia de Cister, que contava somente 20 monges, arrastou atrás de
si, com seu exemplo e entusiasmo, um tio, quatro irmãos e 25 amigos, todos da nobreza. Dois anos depois foi mandado, por seu superior, para a fundação de um
novo mosteiro, em Claraval. Em breve esse novo mosteiro já contava com 500 monges e se tinha tornado famoso em toda a Europa. Nos 38 anos que São Bernardo
dirigiu, de Claraval, a Ordem cisterciense, esta cresceu até atingir 165 mosteiros, dentre os quais 68 fundados pessoalmente por ele. Pregou, por ordem
do Papa Eugênio IV, a segunda Cruzada. Escreveu a regra para a Ordem dos Cavaleiros Templários. Era conselheiro espiritual de Papas, soberanos e
prelados. Foi por conselho seu que D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, prestou vassalagem a São Pedro. É imensa sua obra intelectual, que lhe
valeu o título de Doutor da Igreja. Muito devoto da Santíssima Virgem, deu grande desenvolvimento à Mariologia.
 http://www.lepanto.com.br/catolicismo/vida-de-santos/sao-bernardo-de-claraval/


Visão de São Bernardo  Fra Bartolomeo 1504


 
São Bernardo (1090-1153)
 
São Bernardo
vendo estátua de Nossa Senhora
cumprimentou-a com
"Salve Regina!" ou "Ave Maria!"
para sua surpresa, ouviu Sua resposta
"Bernarde Salve!" ou "Bernarde Ave!"

Quando um homem devotamente saúda a Virgem
ele é saudado por ela em troca.
Entre todas as  rainhas,
a Gloriosa Virgem Maria é
a mais educada, a mais cortês.

É impossível cumprimentá-la
sem receber uma saudação em troca.

É por isso que,
se ao longo do dia
você diz devotamente "Ave Maria!" mil vezes
você será saudado mil vezes
pela Virgem santa.


Filippino Lippi Apparition of the Virgin to St Bernard 1486
 
Quam homo dedicar salutat Virginem
resalutatur ab illa.

Est enim urbanissima,
curialissima Regina,
gloriosa Virgem Maria.

Nec postest salutari
sine resalutatione miranda.

Si mille Ave Maria dicis in die, dedicar,
Millies um resalutaris Virgine


Alonso Cano    The Vision of Saint Bernard  1650  Prado Madrid

"Se você devotamente mil vezes por dia dizer "Ave Maria",
mil vezes em resposta  Santa Virgem te saudará!"



Vision du Saint Bernard      Pietro de Cristoforo Vannucci de Pérugin XVIe


"Essa é a vontade de Deus, que quis que nós devemos ter todas as coisas por meio de Maria .... Este fluxo da fonte celestial desce até nós através de um aqueduto... O aqueduto em si é sempre cheio, para que todos possam receber da sua plenitude, ainda não a plenitude em si .... um aqueduto que, recebendo a plenitude da Fonte do coração do Pai, transmitiu-nos, se não como é em si mesmo, pelo menos na medida em que poderia contê-lo. "
São Bernardo de Claraval, Sermão Para a festa da Natividade da Virgem Santa Maria (também chamado No Aqueduto da Graça Divina)



Apparition of the Virgin to St Bernard           Fra Filippo Lippi 1447 National Gallery of Londres




 Philippe Quantin (d. 1636) Saint Bernard of Clairvaux writing Musée des beaux-arts, Dijon
 
"Jesus is honey on the lips, melody in the ear, joy in the heart."
Jesus é como mel nos lábios,melodia para os ouvidos e alegria no coração."
 Saint Bernard of Clairvaux
 


Anunciação
Nicholas of Verdun, Annunciation of the Lord
Middle Row - Events Under Grace
Mosan School, 1181
Klosterneuburg Abbey, Austria



 Altarpiece of Annunciation  Fra Angelico 1426 Prado




Fra Angelico, na sua belíssima Anunciação em 1430-2, que hoje faz parte da colecção de arte do Museu do Prado, inaugurou a tradição italiana de pintar o Anjo e Maria num pórtico, em que a coluna serve para criar um espaço a cada um dos personagens conforme a sua natureza: celestial, a de Gabriel, terrena a da Virgem, vendo-se no canto superior esquerdo a pomba representando o Espírito Santo, que sai das mãos de Deus em direcção a Maria.
Para uma melhor composição plástica do quadro , o pintor incluiu Adão e Eva sendo expulsos do paraíso, pois será Jesus que virá redimir o homem do pecado original.
Diz-se que esta pintura levou o seu autor ao êxtase. Pode acontecer-nos o mesmo.
Quem já visitou o Convento de São Marcos, em Florença, para ver as pinturas que Fra Angélico fixou nas celas que os frades habitavam, teve com certeza um tremor: ao subir a escadaria que conduz ao primeiro piso, surge diante de nós, num instante, a Anunciação.
Ele rezava antes de pegar no pincel, jamais retocando suas obras, porque refletiam a vontade divina.
Fra Angélico criou uma obra que nunca foi superada na profunda sinceridade de sua concepção.
 

 Altarpiece of Annunciation  Fra Angelico 1426 Museo del Prado ( detail)

As tintas usadas pelo monge pintor eram de uma beleza incomparável. Produzidas por ele, apresentavam uma arrebatadora variedade cromática.
 As suas pinturas são uma oração que ressoa através dos séculos.
 Esta alma de uma simplicidade evangélica, soube viver com o coração no céu, se consagrando num incessante trabalho.


 Altarpiece of Annunciation  Fra Angelico 1426 Museo del Prado ( detail  hands of God Father)

Os frades diziam que suas obras refletiam tanta serenidade que pareciam pintadas por anjos.
 Para Fra Angelico, seus quadros convertiam-se em espaços onde se anunciava o Evangelho.
 Recebeu o apelido de Angélico também pelo valor teológico de suas pinturas.


 Altarpiece of Annunciation  Fra Angelico 1426 Museo del Prado ( detail  Adam and Eve)

A santa austeridade, os estudos profundos, a perene elevação da alma a Deus, mediante as orações contemplativas, apuraram o seu espírito e lhe abriram horizontes ocultos. 
Sua pintura traz consigo um caráter de catequese espiritual, que visa mostrar a bondade infinita e a perfeição do Criador. Ele buscava representar a história sagrada com beleza, mas, sobretudo, com simplicidade.


The Ghent Altarpiece Mary of Annunciation  Jan van Eyck 1432 Cathedral of St.Bavo Ghent



Jan van Eyck  Annunciation  1434 Natt. Gall of Washington







"This is the moment God's plan for salvation is set in motion. Through Christ's human incarnation the old era of the Law is transformed  into a new era of   Divine Grace “


Annunciation  Francesco Albani  Ermitage

Após a Anunciação, 
Maria viveu durante nove meses no mais íntimo contato com Jesus,
 servindo de altar para o perfeitíssimo oferecimento d'Ele ao Pai.


Annunciation  Francisco de Zurbarán

Durante nove meses, operou-se em Maria a Transubstanciação

                                                                     Giovanni Odazzi The Annunciation


Saint Bernard of Clairvaux

Comentário ao Evangelho do dia feito por São Bernardo
(1091-1153), monge cisterciense e doutor da Igreja - Homilia 4 sobre o «Missus est», §§ 8-9


«Maria, não temas»

Ouviste, ó Virgem, que conceberás e darás à luz um Filho, não de um homem - como compreendeste -, mas do Espírito Santo. O anjo espera a tua resposta: tem de regressar para junto d'Aquele que o enviou. Nós também esperamos, ó Senhora nossa. Miseravelmente acabrunhados por uma sentença de condenação, esperamos uma palavra de piedade. Ora, eis que te é oferecido o resgate da nossa salvação. Aceita e somos livres. Todos fomos criados no Verbo Eterno de Deus; mas, infelizmente, a morte fez a sua obra em nós. Uma breve resposta tua basta para nos recriar, de modo que sejamos de novo chamados à vida. [...]

Não demores, Virgem Maria, dá a tua resposta. 
Ó Senhora nossa, pronuncia essa palavra que a terra, os infernos e até os próprios céus esperam. Vê: o Rei e Senhor do universo, Ele que «Se deixou prender pela tua beleza» (cf Sl 44,12), deseja, com o mesmo ardor, o sim da tua resposta. Ele quis fazer depender da tua resposta a salvação do mundo. Agradaste-Lhe com o teu silêncio; agradar-Lhe-ás ainda mais agora com a tua palavra. Eis que Ele próprio te interpela lá do alto: «ó mais bela das mulheres, [...] deixa-Me ouvir a tua voz» (Ct 1,8; 2,14). [...] Sim, responde rapidamente ao anjo, ou antes, pelo anjo, ao Senhor. Responde numa palavra e acolhe o Verbo; pronuncia a tua própria palavra e concebe o Verbo divino; emite uma palavra passageira e envolve o Verbo eterno. [...]

Maria disse então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra.»




Amaury Duval  The Annunciation



ortodox icon Annunciation




Bartolomeo Vivarini  The Annunciation



 copta icon  Egypt



Master der Braunschweig Magdeburger



Filippino Lippi The Annunciation 1445-46




Jorge Afonso Annunciation


Annonciation  Niccolo Pomarancio 16th century



A humildade da Virgem trouxe a salvação ao mundo.
Sua admirável santidade tornou delicioso o templo de Deus.

Sospitati dedit mundum Virginis humilitas.
Templum Dei fit iocundum eius mira sanctitas.


Giovanni Lanfranco  Annunciation  1616



Eis o caminho por onde a verdadeira divindade chegou até nós.
Eis Maria, que com sua santa bondade nos acalma.

Hæc est via per quam venint ad nos vera deitas.
Hæc Maria cuius cenit et sancta benignitas.



Vittore Carpacci  Annunciation  1504


"Por ti nascerá um mundo novo,
Aurora de um dia brilhante como o ouro..."

 Prudêncio (348-após 405), poeta em Espanha
«Emerge, dulcis pusio», extrato do hino de Natal


 

Annunciation  Fra Filippo Lippi 1616 San Lorenzo  Florence



Annunciation  Fra Filippo Lippi 1616 San Lorenzo  Florence (detail)





Virgem da Anunciação Frederico Zuccari século XVI  Ancone





Pinturicchio  Bernardino di Beto Annunciation 1561 S.Maria Maggiore Baglione Chapel Spello Peruga Italy



Pinturicchio  Bernardino di Beto Annunciation 1561 S.Maria Maggiore Baglione Chapel Spello Peruga Italy
(detail)



Annunciation  Leonardo da Vinci









Leonardo da Vinci (1452 - 1519) é autor de ampla obra artística e científica, célebre por seus escritos, pelos retratos e pela invenção da técnica do esfumato ("fumo", "fumaça"), em que se vale da justaposição de tons e cores diferentes, de modo que se misturem "sem limites ou bordas, à maneira da fumaça".











Com essa singeleza, o arcanjo transmite a mensagem
aguardada durante milênios pelos Patriarcas e pelos Profetas.

As asas do anjo foram pintadas com precisão naturalista, um exemplo da curiosidade científica típica da carreira de Leonardo. Usou o seu conhecimento sobre as asas de pássaros para fazer as asas do anjo.
No primeiro plano, o pintor representa um tipo de tapete em flor no qual todas as flores foram pintadas com precisão.
Mais adiante, o mar e as montanhas, emergindo da névoa azul clara que reflete com cuidado o modo de acordo com o qual as cores mudam com a variação da luz: o chiaroscuro e o sfumatto.




Annunciation Simone Martini Uffizi






Annunciation  Sandro Botticelli   1489 Gall. Uffizi







Petrus Christus Anunciação 1444






Ludovico Manzati Anunciação séc XVII








Anunciação  Filippo Lippi 1443








Anunciação  Gerard Davi  1506 Metropolitan Museum of Art New York



 Annunciation  Parmiggianino

 


Annunciation  Piero della Francesca fresco 1452-56  Arezzo










Massolino Anunciation 1425-30  National Gallery of Art Washington



Frederico Barroci Anunciação

orthodox icon




The Annunciation Pierre Auguste Pichon


 The Annunciation Miguel Jacinto Meléndez 1710 The Museum of Fine Arts San Francisco USA


Causa de Nossa Alegria
Rogai por nós!



Andrea del Sarto The Annunciation

 


Josefa Obida  Anunciação sec 16
Josefa de Óbidos, foi uma das pouquíssimas mulheres artistas


O Concílio de Trento, que durou de 1545 a 1563, decretou que o Arcanjo Gabriel, 
dada a grandeza da sua mensagem,
 devia chegar sobre uma nuvem e acompanhado de um cortejo de anjos.
No quadro de Josefa de Óbidos acima apresentado, 

e que faz parte do Museu Nacional de Arte Antiga, 
já se podem observar estas disposições.


Fra Bartolomeo  The Annunciation 1497




Bellini The Annunciation 1444




 Bellini The Annunciation



 The Annunciation Tiziano Vecellio




 The Annunciation Tiziano Vecellio 1535



Champaigne The Annunciation 1644


Champaigne The Annunciation 1644(detail)

 


Grão Vasco Anunciação






José Antolines The Annunciation


Franceschini The Annunciation 1700






Peter Paul Rubens The Annunciation 1609




The Annunciation  Fra Filippo Lippi   1443 Alte Pinakothek Munchen



The Annunciation  Fra Filippo Lippi (detail)  1443 Alte Pinakothek Munchen





The Annunciation  Fra Filippo Lippi 1445 San Lorenzo Florence



The Annunciation  Fra Filippo Lippi(detail) 1445 San Lorenzo Florence





The Annunciation  Fra Filippo Lippi 1448-50  National Gall.Londres











Ela então deu a resposta mais dócil do mundo:
“Eis aqui a Escrava do Senhor, faça-se em mim segundo 
a vossa palavra” ‒ 
“Ecce Ancilae Domini, fiat mihi secundum 
verbum tuum”.











Referências:




                                                      http://www.wga.hu/index1.html
http://obaudahistoria.blogspot.com.br/search/label/Arte?updated-max=2011-04-02T21:27:00%2B01:00&max-results=20&start=20&by-date=false