"Ó portas, levantai vossos frontões"
Elevai vos bem mais alto, antigas portas,
a fim de que o Rei da glória possa entrar!"
Portal Duomo Florence 15th century
"Ó Deus, pela glorificação do Cristo e pela iluminação do Espírito Santo,
abriste para nós as portas da vida eterna"
Oração Laudes Liturgia das Horas Tempo Pascal
Gothic Cathedral Prague
Cambridge King's Colledge Chapel
Podemos
compreender melhor o sentido que era atribuído a uma catedral gótica,
considerando o texto da inscrição gravada no pórtico central de Saint-Denis, em
Paris:
“Viandante, que queres louvar a beleza destes
pórticos,
não te deixes ofuscar pelo ouro,
nem pela magnificência, mas
sobretudo pelo trabalho cansativo.
“Aqui brilha uma obra famosa,
mas queira o céu que
esta obra famosa que brilha
faça resplandecer os espíritos,
a fim de que com as
verdades luminosas
se encaminhem para a verdadeira luz,
onde Cristo é a
verdadeira porta”.
Basilique Cathédrale de Saint Denis
Basilique Cathédrale de Saint Denis
"O Rei da glória é o Senhor onipotente,
o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!"!
a fachada coberta de belos mosaicos de ouro
Roseta com mosaicos representando os 4 doutores da Igreja
Santo Agostinho, Ambrósio, Gregório e Jerônimo
acima do portal principal da catedral gótica Orvieto Itália
Portal da Igreja São Jorge Hungria
"Ó portas, levantai vossos frontões"Dizei-nos: " Quem é este Rei da glória?"
Elevai vos bem mais alto, antigas portas,
a fim de que o Rei da glória possa entrar!"
"O Rei da glória é o Senhor onipotente,
o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!"!
Cathedral da Santa Maria Nascente Milan Italy
"Senhora gloriosa,
bem mais que o sol brilhais,
do céu abris a porta
e os tristes abrigais.
Da luz brilhante porta,
sois pórtico do Rei.
Da Virgem veio a vida
Remidos,bendizei!"
laudes
PORTA
"Senhora gloriosa,
bem mais que o sol brilhais,
do céu abris a porta
e os tristes abrigais.
Da luz brilhante porta,
sois pórtico do Rei.
Da Virgem veio a vida
Remidos,bendizei!"
laudes
PORTA
“Transpor o limiar, “passar a porta” esses gestos
aparentemente insignificantes encerram um mistério da “passagem”! Daí a
existência nas sociedades tradicionais de “ritos de passagem”. Transpor uma
posta para penetrar, ainda que na habitação mais humilde constitui algo grave e
solene , que se torna naturalmente um rito.
A sacralidade da passagem e da porta assume todo o
seu valor quando se trata do templo, razão pela qual se colocavam à entrada dos
edifícios sagrados “guardas do limiar”, estátuas de arqueiros, de dragões, de
leões ou esfinges, personagens semidivinas, e até divinas, como Jano dos
Romanos, deus da porta-janua- e do primeiro mês do ano, aquele que “abre” o
ano- januarius. Esses guardas do limiar tinham por missão recordar a quem se
dispunha a entrar o caráter temível do ato que se preparava para executar ao
penetrar no domínio sagrado.
”Tu que entras, volta-te para o céu”, adverte uma
inscrição sobre a porta da igreja de Mozat.
Um fato verificado por todos os que visitaram as
igrejas românicas e góticas é a enorme importância atribuída à decoração das
portas e, sobretudo, do portal principal. Isto explica-se facilmente se
observarmos que os diferentes motivos de ornamentação, meticulosamente
dispostos, visam realçar e explicitar o simbolismo fundamental da porta
Se o templo é uma imagem do mundo, por outro lado,
pode ser considerado uma porta aberta para o Além, segundo a palavra da
Escritura que sagrada liturgia lhe
aplica:”Quão venerável é este lugar! Não é ele senão a Casa de Deus e esta é a
porta do Céu."(Gen.28,17)
Ora,
demonstrou-se que a própria porta é um resumo de todo o templo.[...]é
igualmente um símbolo místico. Uma vez que o templo representa o Corpo de
Cristo, a porta, que é o seu resumo, também deve representar Cristo. Ele
próprio disse de uma forma em clara:”Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem"João 10,9
A porta da igreja transforma-se efetivamente nesta
porta mística e crística pelo rito de consagração, durante o qual o prelado faz
uma unção de santo crisma em cada um dos umbrais, dizendo:”Bendita e consagrada
seja esta porta.... que ela seja uma entrada de salvação e de paz; que seja uma
porta de paz, por intercessão d’Aquele que a si mesmo chamou a Porta, Nosso
Senhor Jesus Cristo”.
Sendo o templo cristão igualmente a figura da
Jerusalém celeste, ou seja, do mundo renovado e transfigurado, do Paraíso
reencontrado, é pelo Cristo-Porta que se penetra nele.
Jean
Hani “Simbolismo do Templo Cristão” Coleção
Esfinge 1998
Portal de Bronze detail Cathedral Milan Italy
Portal principal da catedral Orvieto Italia
The Gothic façade of the Orvieto Cathedral is one of the great
masterpieces of the Late Middle Ages. Perhaps the most beautiful and
eye-catching section is the golden frontage. It is decorated by large
bas-reliefs and statues with the symbols of the Evangelists created between
1325 and 1330.
a fachada coberta de belos mosaicos de ouro
The Duomo was started by Pope Urban IV in the late 14th century. It
features a large rose window, golden mosaics, huge bronze doors, and beautiful
frescoed chapels.
But what attracts most folks is the incredible large rose window, built
by the sculptor and architect Orcagna from 1354 to 1380. The religious
symbolism in the rose window is significant. It features the twelve apostles,
twelve Old Testament prophets, spandrels around decorated with mosaics
representing the four Doctors of the Church, the frame of the window holds 52
carved heads, and the center of the window holds a carved head of the Christ.
Incredible!
Roseta com mosaicos representando os 4 doutores da Igreja
Santo Agostinho, Ambrósio, Gregório e Jerônimo
acima do portal principal da catedral gótica Orvieto Itália
Portal da Igreja São Jorge Hungria
Deus, àqueles que ama,
fecha todas as portas,
menos a única.
fecha todas as portas,
menos a única.
O
portal da Igreja medieval era exclusivamente simbólico. As palavras de Jesus
forneceram a chave para ele: " Eu sou a porta; por mim, se alguém entrar,
ele será salvo, e entrará e sairá, e achará pastagem “(João 10:9). Esta figura de linguagem tornou-se uma base
para a alegorização da igreja que era comum na Idade Média.
As
inscrições do portal era freqüentemente dirigida aos fiéis a adotar um estado
de espírito penitencial antes de entrar na igreja.
Beavais, Catedral de São Pedro
" Na verdade um só dia em Vosso templo vale mais do que milhares fora dele!
Prefiro estar no limiar de Vossa casa,a hospedar-me na mansão dos pecadores!"
Salmo 83,11
Catedral Salisbury
Quão amável,ó Senhor,é Vossa casa,
quanto a amo, Senhor Deus do universo!
Salmo 83,2
vitrais
foto Gustavo Kralj
foto Gustavo Kralj
vitrais foto Gustavo Kralj
efeito das luzes - vitrais
foto Gustavo Kralj
Basílica Menor da Nossa Senhora do Rosário Caieiras Brasil ala lateral Arautos do Evangelho
Basílica Menor da Nossa Senhora do Rosário Caieiras Brasil Arautos do Evangelho
foto Gustavo Kralj
vitrais
foto Gustavo Kralj
foto Gustavo Kralj
vitrais foto Gustavo Kralj
efeito das luzes - vitrais
foto Gustavo Kralj
Basílica Menor da Nossa Senhora do Rosário Caieiras Brasil ala lateral Arautos do Evangelho
Basílica Menor da Nossa Senhora do Rosário Caieiras Brasil Arautos do Evangelho
foto Gustavo Kralj
"Ó portas, levantai vossos frontões"
Saint Patrick New York
Dizei-nos: " Quem é este Rei da glória?" "O Rei da glória é o Senhor onipotente, o Rei da glória é o Senhor Deus do universo!"!
Catedral gótica Beauvais
A
Catedral é a figura da Cidade de Deus, da Jerusalém celeste, imagem do
Paraíso –
a liturgia da sagração das igrejas o afirma; as paredes laterais são a imagem do Antigo e do Novo Testamento; os pilares e as colunas são os profetas e os Apóstolos que sustentam a abóbada de que Cristo é a chave; as janelas translúcidas que nos separam da tempestade e derramam sobre nós a claridade são os Doutores; o portal é a entrada do Paraíso, embelezada pelas imagens em pedra, pelos baixos-relevos pintados e dourados, e pelos suntuosos batentes de bronze. A Casa de Deus deve ser iluminada pelos raios do sol, resplandecente de claridade como o próprio Paraíso, porque Deus é a Luz e a luz dá beleza às coisas. Assim também se deve aumentar a iluminação interior da Catedral, abrindo janelas tão grandes quanto possível, do vértice das grandes arcadas às próprias abóbadas.
(LE GOTHIQUE A SON APOGEE – Marcel Aubert, p. 22)
stained glass
Jamais
se construíram tão belas obras de arte, como na Idade Média,
especialmente suas Catedrais grandiosas e cheias de unção,
as quais até
hoje elevam a Deus um louvor perene e enlevado.
E elas que demonstram o
espírito católico que reinava nos corações dos homens.
"Ó portas, levantai vossos frontões"
Lincoln Catedral
"Felizes os que habitam Vossa casa;
para sempre haverão de Vos louvar!
Salmo 83,5Basílica São Pedro foto Gustavo Krajl "Diante dele vão a glória e a majestade" Exeter Catedral
"Nesta casa visível, que nos
destes a graça de construir,
incessantemente concedeis os Vossos favores à Vossa família que, neste lugar, peregrina para Vós.
Aqui nos dais o sinal admirável
da Vossa comunhão connosco,
e nos fazeis participar no mistério da Vossa aliança;"
Prefácio da Dedicação de uma
igreja
«A Minha
casa será uma casa de oração» (Is 56,7)
Até
hoje especialistas tentam decifrar como fizeram os arquitetos da Idade
Média para,
com tão pobres instrumentos, criarem obras colossais que “humilham” as técnicas modernas mais avançadas. Mergulham eles nos “mistérios das catedrais”.
Enquanto
o mundo parece rumar para uma modernidade cada vez mais caótica,
as catedrais góticas em seu mutismo eloqüente apontam um caminho inteiramente diverso.
A
primeira e mais imediata consideração é sobre a sabedoria dos
construtores.
Monges, teólogos, arquitetos, artistas, simples pedreiros, neles parecia habitar uma sabedoria que ia muito além de suas naturezas humanas, por vezes rudes e imperfeitas.
Da sabedoria sobrenatural que só a graça divina dispensa às suas almas mais amadas.
Foi essa sabedoria sobrenatural, de que a Igreja Católica é a tesoureira, que gerou aqueles homens e suas catedrais. Longe da Igreja, o homem do terceiro milênio sente-se apequenado, tristonho e cheio de incertezas.
Catedral de Salisbury
Catedral de Tours
Nunca me
cansarei de admirar a beleza da Igreja!
Catedral de Burges-Cúpula da capilla del condestable
Um dos inúmeros destaques do templo é a “capilla Del Condestable”,
uma verdadeira obra prima decorativa. Devido à sua grandiosidade, é considerada uma catedral dentro de outra catedral. Construída no final do séc. XV pelo arquiteto Simon de Colônia, nela também trabalharam os geniais Gil e Diego de Siloé. Catedral de Burges
No alto da nave central, admiramos o majestoso cimbório,
obra de Juan de Vallejo, um arquiteto burgalês.
Nas palavras do rei Felipe II, ” mais parece ser feita
por anjos,
de que por homens”.
Reims nave central
“Hec Domini porta via.
. . est omnibus horta.
Ianua soma vite, por me gradiendo Venite. “
Esta é a porta do Senhor, o
caminho ... é aberto a todos.
Eu sou a porta da vida, venham e passem através de mim.
Catedral Lichtfield
Mosteiro São Gerônimo Portugal
Jesus
disse então:Em verdade, em verdade vos digo:eu sou a porta das ovelhas.
Todos aqueles que viera antes de mim são ladrões e assaltantes,
mas as ovelhas não os escutam.
"Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo,poderá entrar e sair,
e encontrará pastagem"
Jo10,7
Mosteiro San Cugat Espanha
Santa Maria de los Reyes Laguárdia Álava Porta Santa
Uma
Porta Santa é uma porta aberta pelo Papa para marcar simbolicamente o
início de
um Ano Santo. Cada uma das basílicas maiores de Roma tem a sua Porta Santa, que é fechada e murada fora deste período especial.
A
tradição remonta a 1423, ano em que o Papa Martinho V abriu,
pela primeira vez na história, um ano jubilar através de uma Porta Santa na Basílica de São João de Latrão.
Rituais
de abertura e fecho
De
1500 a 1975, cada Porta Santa era trancada pelo lado de fora com uma parede.
Para abrir as portas do portão, era necessário derrubá-la: o Sumo Pontífice, de seguida, usava um martelo de prata para começar o derrube dando três pancadas, que não eram inteiramente simbólicas. O martelo utilizado era originalmente de um pedreiro, e depois tornou-se objeto de arte e de valor (o que foi utilizado em 1525 tinha um punho de ébano). Os operários, de seguida, completariam o trabalho de demolição.
A
porta era removida antes da parede de pedra ser derrubada
e era substituída logo depois porque era usada para fechar os templos de noite, quando os peregrinos não podiam visitá-los. I Os penintentes passavam depois panos impregnados com água benta sobre a porta.
No
Jubileu de 2000 o Santo Padre não demoliu o muro,
tendo apenas empurrado a Porta Santa, que foi completamente aberta por dois sampietrini (operários do Vaticano).
Quando
o Ano Santo termina, o Sumo Pontífice fecha ele mesmo a Porta Santa,
sempre ajudado pelos sampietrini. A reconstrução de um novo muro começa com pedras e tijolos previamente abençoados. Estes, e a argamassa usada para selá-los, têm uma devoção especial por parte dos peregrinos.
Antigamente
o Papa colocava a primeira pedra com uma espátula em ouro.
O seu uso foi relatado a partir de 1525. Pio XII foi o último a usá-la durante a cerimónia de encerramento do Ano Santo de 1950. Porta Dourada de Jerusalém Golden Gate A profecia da Porta Dourada de Jerusalém
A
“Porta Dourada” está cravada na muralha que rodeia a cidade velha de Jerusalém
A
melhor visão das portas gêmeas se tem quando estamos no Jardim Getsêmani,
no
Monte das Oliveiras, olhando para o Monte do Templo.
Lá está a Porta Oriental
ou também chamada na Bíblia de Porta do Vale.
O termo “dourado” é devido ao vão
da porta ter sido fechado com o mesmo tipo de pedra
da muralha, que por sua
coloração amarelada, reflete com intensidade
os raios do sol nascente, uma vez
que ela se localiza no lado oriental, ou seja,
frente ao leste.De acordo com a
Bíblia, Yeshua, atravessará o Vale do Cedron
e entrará no Monte do Templo
através desta Porta Oriental
como Ele fez há dois mil anos atrás.
Esta porta
conduzia naquela época direto ao pátio do Santuário e,
posteriormente, ao
Santíssimo lugar, o conhecido “Santos dos Santos”,
onde somente o sumo
sacerdote entrava uma vez por ano.
O profeta Ezequiel proclamou que o Messias
prometido entraria pela Porta Oriental,
acessando o Templo (terceiro) que em
breve será reconstruído (Ez 43:1-5).
O Profeta havia dito também que a Porta
Oriental seria selada (fechada) no futuro,
preservando-a para a gloriosa e
triunfal entrada do Messias (Ez 44:1-2).
Mas, no tempo que Jerusalém era
dominada pelos árabes, na época do Rei Saladino,
um estudioso muçulmano
foi ciente desta profecia bíblica quanto à vinda do Messias judeu
à Jerusalém,
de onde Ele reinaria sobre as nações.
No sentido de evitar este cumprimento
profético,
Saladino mandou então que esta porta fosse selada. Ironicamente,
selando ele esta porta,
mal sabia que estaria naquele momento,
facilitando na
íntegra o cumprimento desta profecia, pois o Messias Yeshua retornará
pelo
mesmo lugar onde passou outrora, pela Porta Dourada.
Tempos
mais tarde, outros muçulmanos fizeram um cemitério em frente à Porta Oriental,
pois eles sabem da “mitzvot” (mandamento judaico) que um sacerdote não pode passar por cima de um lugar onde esteja enterrado algum morto, pois de acordo com a Tora ( Num 19:16) tal atitude tornaria o sacerdote impuro. E o Messias, sumo sacerdote judeu, não atreveria descumprir esta lei. E agora? O curioso é que, a Bíblia nos revela também que uma fenda se abrirá no Vale de Cedron entre os Montes do Templo e da Oliveira, quando o Messias por ali regressar (Zc 14:4). Seria esta fenda a maneira gloriosa de remover estes túmulos muçulmanos e abrir definitivamente a Porta Dourada? Veremos! Sabemos que por duas vezes tentaram abrir esta porta, mas não conseguiram. Como profetizado, as portas permanecerão fechadas até o dia no qual o Messias passará por ela e adentrar ao Templo de onde reinará com seus vencedores (os crentes) por 1000 anos.
Muitos
cristãos ao olharem para essa porta fazem a seguinte oração:
"...Vem Senhor Messias Yeshua (Maran ata Mashiach Yeshua)!"
Porta Dourada de Jerusalém Golden Gate
Portico da Catedral de São Guilherme Bourghes
“Vos qui transitis, qui
crimina flere venitis, Per me transite soma Quoniam ianua vite.
Ianua
vite soma. volo
parcere. .
. Venite."
"Você que está passando, vocês
que estão chegando a chorar pelos seus pecados,
passam por mim desde que eu sou
a porta da vida. Eu sou a porta da vida."
Catedral de Burgos Espanha
O exterior da catedral é surpreendente,
com
cenas do Apocalipse de São João e do Novo Testamento.com suas portas esculpidas A catedral de Burgos foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984.
Westminster Catedral
O termo “gótico” ( gótico<godo=pinheiro alto), foi usado pela primeira vez pelo pintor,
arquiteto e historiador italiano Giorgio Vasari (1574-74) para descrever toda a arte entre a queda do império romano e o início da Renascença. O estilo contrastava com a perfeita harmonia da arquitetura clássica e por isso foi associado aos povos bárbaros, mais especificamente aos godos, daí o nome. Mas segundo Henry Lyon, essa ligação, baseada “na ignorância, não durou muito tempo, mas o nome, embora absurdo, sobreviveu,
Massaud Moisés
afirma que o estilo gótico esteve “em moda na Europa ocidental
entre os séculos XII e XIV, caracterizado sobretudo pela utilização de arcos em ogiva que simbolizavam, graças ao acentuado movimento vertical, a ascensão mística do homem medieval”.
O efeito causado pela luz que atravessa os vitrais,( grandes, coloridos, "Bíblia dos Pobres"),
O verdadeiro Templo é Jesus Cristo e o seu Corpo Místico.os arcos, a geometria da construção com seus ângulos acentuados, tudo isso visava criar um estado de deleite estético naquele que contemplasse a construção.
Westminster Abbey
Para
os cristãos franceses os labirintos eram chamados de Chemin de Jérusalem,
Labirinth Cathedral Chartresou Caminho de Jerusalém. E em igrejas como Chartres e Reims os peregrinos tinham de perfazer seu trajeto de onze voltas de joelhos. O onze estava associado ao pecado por ser o número que excedia aos dez mandamentos sagrados. Essa forma de peregrinação aludia à subida de Jesus ao Gólgota, onde ao chegar, e antes de expirar na cruz, ele encontra o seu Deus. Por isso a saída dos labirintos nos templos cristãos era defronte ao altar, para simbolizar esse encontro com o Divino. Os labirintos medievais encontravam-se sempre no portal oeste das igrejas Labirinth Cathedral Chartres
Alcobaça Mosteiro
Labirinto de Amiens Cathedral Cologne Cathedral Cologne Catedral Notre-Dame Paris Portas do Paraíso obra de Lorenzo Ghiberti elogiada pelo Miguelangelo Florença Deus, que abristes para nós as portas da Vossa Misericórdia, não nos deixeis jamais afastar do caminho da vida. igreja ortodoxa Portal da Catedra de Sevilha
"Ego sum óstio por si me QUIS
introierit salvabitur
et ingredietur et egredietur et pascua inveniet"
João 10,9
"Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo;
poderá entrar e sair, e encontrará pastagem"
A fachada principal de Notre-Dame de Paris, a única basílica com duas
torres quadradas
, vista para a praça em Ile de la Cité, tem a fachada com três grandes portas em arco.
As portas têm no centro e nos lados as estátuas.
Em ambos os lados da principal porta e no meio há uma estátua.
à direita : a mulher inclinando a cabeça e uma serpente
cobre seus olhos
como uma bandagem e arrogantemente sibila para nós do topo de sua cabeça. Uma coroa fica caída a seus pés, algumas tábuas de pedra parecem estar escorregando de sua mão direita, e ela está desanimada, segurando um estandarte quebrado.
Uma imagem sinistra, de fato.
como uma bandagem e arrogantemente sibila para nós do topo de sua cabeça algumas tábuas de pedra parecem estar escorregando de sua mão direita,
e ela está desanimada,
segurando um estandarte quebrado.
Uma coroa fica caída a seus pés
À
esquerda da porta do meio, a
estátua é decididamente mais alegre.
Com o peito e um impulso dos quadris, esta senhora está coroada e com um halo de santidade; a cálice transbordando na sua mão, confiante segura um estandarte com a cruz no peito. A pequena bolsa fixada no cinto está repleta de graças para serem distribuídas.
O que tudo isso pode significar?
Os nomes das estátuas vão nos dar alguma ideia. O personagem de cobra-citado acima é chamado de “sinagoga”.
E a outra é chamada de “Igreja”.
A “Sinagoga”, virando as costas
para a “Igreja”, simboliza que perdeu seu poder,
sendo derrotada e destronada; as tábuas de antiga lei de Moisés escorregam de sua mão.
A “Igreja” orgulhosamente detém
alta cruz de Cristo,
e o cálice simboliza a Santa Comunhão, a Última Ceia,
e outras
coisas que não são do interesse “Sinagoga”.
foto Gustavo Kralj Referências http://umolharsobreomundodasartes.blogspot.com.br/ http://arautos.org/photo/show/id/754.html http://paris-if-you-please.parissetmefree.com/2011/02/paris-places-snake-eyes-watching-you.html http://www.lonelyplanet.com/travelblogs/654/19708/Orvieto+%E2%80%93+Day+Trip+from+Rome%3F?destId=360086#ixzz28WbUAVIX http://umbrasileironaespanha.wordpress.com/2012/03/15/arquitetura-gotica/ http://cienciaconfirmaigreja.blogspot.com.br/ http://catedraismedievais.blogspot.com.br/ |