quarta-feira, 28 de novembro de 2012

São Nicolau - Um Reflexo Dourado da Bondade de Deus

6 de Dezembro
São Nicolau, Bispo e Confessor
(+ Ásia Menor, 324)







I  WANT  TO  WANT  WHAT  GOD  WANTS

Eu quero querer aquilo que Deus quer



Bispo de Mira, na Ásia Menor, durante a perseguição de Diocleciano foi preso e torturado por ser cristão, mas não chegou a ser martirizado.
Participou do Concílio de Nicéia, no qual foi condenada a heresia ariana.
Na abertura desse concílio, o imperador Constantino ajoelhou-se diante de São Nicolau e de outros santos varões que haviam padecido na última perseguição, e beijou com respeito suas gloriosas cicatrizes. 


São Nicolau icone Ucraiana
Свети Николај Чудотвора



São Nicolau é um santo especialmente querido pelos ortodoxos, e em particular, pelos russos.É padroeiro da Rússia. Ele ajuda ràpidamente em diversas calamidades da vida e perigos das viagens.   Seu culto difundiu-se primeiro no Oriente e depois em toda a Igreja. No Ocidente, é venerado de modo especial na França, Alemanha, Inglaterra e Irlanda. Suas relíquias foram levadas para Bari, na Itália, onde há um templo em sua honra.


Boyana Angel St.Nicolas Sofia Bulgaria

Saint Nicolas de Bari  Corrado Giaquinto XVIII seculo Naples

 Nasceu na Ásia Menor no final do séc. III, e desde a sua infância, demonstrou a sua profunda religiosidade e aproximou-se do seu tio, bispo da cidade de Patara sendo, ainda jovem, ordenado sacerdote.
Após a morte dos seus pais, Nicolau herdou uma grande fortuna a que começou a distribuir entre os pobres. Ele se empenhou em ajudar secretamente, para que ninguém pudesse agradecer-lhe.


icone ortodoxa Νικόλαος ὁ Θαυματουργός

O seguinte caso mostra, como ele ajudava aos infelizes:

 Um dia, soube de três moças que, por serem pobres, não encontravam pretendentes para casamento, e o pai pretendia encaminhá-las a prostituição. Nicolau foi, então, de noite, e atirou para dentro do quarto do homem uma bolsa com moedas de ouro.

Fra Angelico  St.Nicolas Giving Dowry to Three Poor Girls 1447-48


Poucos dias depois, casava-se a filha mais velha. Repetiu Nicolau o gesto e, logo após, casava-se a segunda filha.



 Gentile de Fabriano Heilige Nicolas wirft der goldene Kugeln in das Zimmer der dreier armer Mädchen 1425 Pinacoteca Vaticano
No momento em que ele se preparava para atirar pela terceira vez o dinheiro, foi descoberto. Saindo das sombras onde estava escondido, o pai lançou-se aos pés de seu benfeitor, chorando de arrependimento e gratidão. Desde então, não se cansou de apregoar por toda parte os favores recebidos.


Fra Angelico Perugia Triptych  The Birth of St.Nicolas; Calling and Giving of Alms  1447-48


 Misteriosamente, em três ocasiões diferentes, um saco de ouro apareceu em sua casa oferecendo-os dotes necessários. Os sacos de ouro, jogou por uma janela aberta, e eles teriam caídos em meias ou sapatos que estavam próximas de  fogo para secar. Isto levou ao costume das crianças pendurar as meias ou sapatos e de colocar os para fora, aguardando ansiosamente os presentes. Às vezes a história é contada com bolas de ouro em vez de sacos de ouro. É por isso que três bolas de ouro, às vezes representados como laranjas, são um dos símbolos de São Nicolau.




 
São Nicolau desejou visitar os lugares santos e embarcou num barco de Patara para a Palestina. O mar era calmo, mas ao Santo foi revelado que em breve haveria uma tempestade e ele avisou aos outros viajantes. Veio uma tremenda tempestade e o barco virou um brinquedo indefeso nas ondas violentas.

Fra Angelico  Perugia Triptych  St.Nicolas Saving a Ship at Sea  and Propagation of Wheat
                                                  São  Nicolau fornecendo alimento durante o tempo da fome
 
Como todos sabiam que São Nicolau era padre, pediram que rezasse pela salvação dos que ali estavam. Após a oração do Santo, o vento se acalmou e veio uma grande calmaria. Depois disto, um dos barqueiros foi derrubado pelo vento do mastro ao convés e morreu. São Nicolau, com suas orações, o fez voltar à vida.
É assim por que São Nicolau é o padroeiro dos marinheiros e viajantes.


St. Nicholas-Lycia-Turkey Igreja San Nicholas Demre



St.Nicolas of Bari  Fra Angelico 1423



"Não te esqueças São Nicolau, peça a Deus,tu,
 que ao céu foste elevado: 
que as ovelhas busquem todas
do Pastor o verde prado. "

"Glória à Trina Divindade
que, num servo tão fiel,
recompensa os ministérios
com o júbilo do céu."


Oração das Horas

São Nicolau séc.XIII-XIV  Ermitage  St.Petersburg


São Nicolau de Mira  taumaturgo




 Uma das mais antigas histórias que mostra São Nicholau como um protetor das crianças ocorreu muito tempo depois de sua morte. Narra  que São Nicolau ressuscitou a três crianças que haviam sido assassinadas e deixadas em um barril de sal.














ortodox icon

Aconteceu, que saiu do Egito para a Líbia um barco. Em alto mar começou uma horrível tempestade e o barco estava já quase afundando. Algumas pessoas se lembraram de São Nicolau e começaram a rezar a ele. Viram claramente como o Santo corria em direção a eles por sobre as ondas enfurecidas e, entrando no barco, tomou o leme com as suas mãos. A tempestade acalmou e o barco chegou a salvo no porto.



Gentile da Fabriano  St.Nicolas saves a Storm Tossed Ship 1425 Pinacoteca Vaticano


Marinheiros, alegando  São Nicolau como patrono, carregam histórias a seu favor e proteção em toda parte. Capelas de São Nicolau foram construídas em muitos portos. Como sua popularidade se estendeu durante a Idade Média, tornou-se o santo padroeiro da Apúlia (Itália), Sicília, Grécia e Lorraine (França), e muitas cidades na Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Rússia, Bélgica e Países Baixos . Depois do seu batismo, em Constantinopla , Vladimir I da Rússia trouxe histórias de São Nicolau e devoção a São Nicolau à sua terra natal, onde Nicolau tornou-se o santo mais querido.
São Nicholau foi tão reverenciado que mais de 2.000 igrejas foram nomeados por ele, incluindo 300 na Bélgica, 34 em Roma, 23 na Holanda e mais de 400 na Inglaterra.




Mesmo nos dias de hoje os marinheiros da Holanda, no momento de desejarem uma boa viagem aos seus companheiros, dizem:  "Que São Nicolau manobre o leme!"







Miracle de Saint Nicolas apaisant la tempêre. Speculum historiale V.Beauvais XVe.


Saint Nicolas sauvant les Naufrages  Corrado Giaquinto XVIIIe.



Saint Nicolas sauvant les Naufrages






Fra Angelico  Perugia Triptych  St.Nicolas Frees the Innocents  and His Death


Seria uma tarefa quase impossível enumerar todos os seus feitos, de ajuda ao próximo e de milagres que ocorreram por seu intermédio


 Fra Angelico  Perugia Triptych  St.Nicolas Frees the Innocents

Como São  Nicholau orou fervorosamente a Deus e os três rapazes foram restaurados à vida e à integridade

St.Nicolas Lipensky  1294  Novgorod  russian icon

  São Nicolau é conhecido como o amigo e protetor de todos em apuros ou necessidade Ele fez muitos atos generosos em segredo, sem esperar nada em troca.

São Nicolau Salva as Moças na Noite de Natal  Lübeck  Annenmuseu


St.Nicolas et les trois enfants tués par le charcutier XIIIe.


Após a sua ordenação, São Nicolau resolveu: "Até agora pude viver para mim mesmo e para a salvação de minha própria alma, mas daqui em diante, todo o tempo da minha vida deve ser dedicado aos outros." E, esquecendo-se de si mesmo, abriu a porta de sua casa a todos, tornando-se o verdadeiro pai dos órfãos e pobres, defensor dos oprimidos e benfeitor de todos. Conforme testemunho de seus contemporâneos, ele era humilde, pacífico, vestia-se com simplicidade, alimentava-se com o estritamente necessário e uma única vez por dia, à noite.


São Nicolau nomeado bispo de Myra  Paulo Veronesse 1582



Ilja Jefimowitsch Repin  St.Nicolas saves three Innocent from Death 1888 Russian Museum


San Nicolas Resuscitates the Children


San Nicolas


Saint Nick and three Children



Tintoretto San Nicolas  1554



Gentiile da Fabriano Madonna and Child with St. Nicolas and Sta.Catarina


St.Nicolas of Bari Bartolomeo Vivarini


Poucos santos gozam de tanta popularidade, e a poucos são atribuídos tantos milagres. Dele, São João Damasceno fez o seguinte elogio: "Todo o universo tem em ti um pronto auxílio nas aflições, um encorajamento nas tristezas, uma consolação nas calamidades, 
um defensor nas tentações, um remédio salutaríssimo nas enfermidades".



três bolas de ouro, às vezes representadas como laranjas, são um dos símbolos de São Nicolau.




Rettenbach Decke H. Nicolas



Morte de São Nicolau


Túmulo de São Nicolau em Myra tornou-se um popular local de peregrinação. Por causa de muitas guerras e ataques na região, alguns cristãos estavam preocupados que o acesso ao túmulo poderia tornar-se difícil. Para conseguir  tanto a vantagem religiosa e comercial de um local de peregrinação, as cidades italianas de Veneza e Bari competiam para obter as relíquias de São Nicolau. Na primavera de 1087, marinheiros de Bari conseguiram subtrair os ossos do santo, trazendo-os para Bari, um porto na costa sudeste da Itália. Uma impressionante igreja foi construída sobre St. Nicholas ' cripta e muitos fiéis viajaram para homenagear o santo que havia resgatado as crianças, prisioneiros, marinheiros, vítimas da fome, e muitos outros através de sua compaixão, generosidade, e os inúmeros milagres atribuídos à sua intercessão. O  santuário de Bari foi um dos grandes centros de peregrinação da Europa medieval e Nicholas ficou conhecido como "Saint em Bari."
Até hoje os peregrinos e turistas visitam Bari grande Basilica di San Nicola.


Basilica di San Nicola Bari Italia






Cripta com relíquias de São Nicolau  Bari


Gentile de Fabriano 1425  Kranke und Pilger am Grab des Heiligen  Nat. Gall.of Art Washington
                                                                                  Peregrinos e os  doentes sendo levados à cripta de São Nicolau


Chrám Svatého Mikuláse  Malá Strana  Praha


Cathedral de St.Nicolas-St. Petersburg


Cathedral St.Nicolau Burgos  Espanha



O my heavenly Mother, open Your eye in my soul, so that I may see what is what—so that I may see who is dwelling in my soul and what sort of fruits are growing in her.
St Nikolai




St.Nicolas Altarpiece St.John is on your left and St.Lucy to your right  Lorenzo Lotto





São Nicolau morreu já muito idoso em meados do século IV, mas com a sua morte, não cessou sua ajuda aos que a ele recorrem. Durante mais de 1500 anos, muitos são os que atribuem a ele grande ajuda em atenção às suas orações e pedidos de intercessão

dia 6 de dezembro São Nicolau continua  andando de casa em casa distribuindo os presentes para as crianças da Europa .






Os protestantes quando chegaram na América, sentiram  saudades de São Nicolau. Como não podiam cultuar os santos católicos, revestiram São Nicolau com as roupas coloridas do inverno.



The metamorphosis of Saint Nicholas into the more commercially lucrative Santa Claus, which took several centuries in Europe and America, has recently been re-enacted in the saint's home town: the city of Demre. This modern Turkish town is built near the ruins of ancient Myra. As St. Nicholas is a very popular Orthodox saint, the city attracts many Russian tourists. A solemn bronze statue of the Saint by the Russian sculptor Gregory Pototsky, donated by the Russian government in 2000, was given a prominent place on the square in front of the medieval church of St. Nicholas.
In 2005, mayor Suleyman Topcu had the statue replaced by a red-suited plastic Santa Claus statue, because he wanted the central statue to be more recognizable to visitors from all over the world. Protests from the Russian government against this action were successful only to the extent that the Russian statue was returned, without its original high pedestal, to a corner near the church.

!

Poucos santos gozam de tanta popularidade, e a poucos são atribuídos tantos milagres quanto a São Nicolau. Sua bondade e generosidade nos inspira até hoje!
Nosso bondoso Deus  gosta também de nos surpreender. 
Ganhamos presentes d'Ele no decorrer da  caminhada da vida e na caminhada espiritual.
E que presentes!!! E Ele se deleita em nossa alegria; assim como nós nos deleitamos em contemplar os rostos felizes das nossas crianças desembrulhando os presentes.









Poderosa e rápida é a intercessão de São Nicolau. Deus obedece a quem O obedece e São Nicolau era obediente!



orthodox icon


Святителю ,Отче Николае , моли Бога о нас !





Hymn to St. Nicholas   Ortodox Church

O who loves Nicholas, the saintly, O who serves Nicholas,the saintly, Him will Nicholas receive, And give help in time of need, Nicholas, Nicholas.

O who dwells in God's holy mansions, Is our help on the land and oceans. He will guard us from all ills, Keep us pure and free from sins, Nicholas, Nicholas.




São Nicolau, nós te rogamos, interceda pela Graça de Proteção para as crianças do mundo inteiro!








Saint Nicolas  icône roumaine



" Au moment du danger, invoquons avec confiance le grand saint Nicolas."
Saint Bernard, Sermons.



St.Nicolai Russian icon






Referências: